Taiana Gabriela Moretti Bonadio

graduate at Física from Universidade Estadual de Maringá (2009).
(Text informed by the author)

Last updated 11/17/2013
Address to access this CV:
http://lattes.cnpq.br/7766755148242956

17/11/2013

Personal Information
NameTaiana Gabriela Moretti Bonadio
Bibliographic CitationBONADIO, T. G. M.;Bonadio, T.G.M.
Professional AddressUniversidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas.
Colombo
zona 7
87080-000 - Maringa, PR - Brasil
Phone: (44) 32614330
Website URL: www.uem.br

Formal Education/Degree
2011Ph.D. in progress in Física .
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil. Advisor: Mauro Luciano Baesso.
Grantee of: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior .
Keywords: Apatite; SBF; composite.
Major Area: Exact and Earth Sciences / Área: Physics.
Major Area: Biological Sciences / Área: Biophysics.
Activities Sectors: Atividades profissionais, científicas e técnicas.
2010 - 2011Master´s in Física .
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil. Year of degree: 2011.
Advisor: Mauro Luciano Baesso.
Grantee of: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ,CNPq ,Brasil .
Keywords: Apatite; composite; Nióbium Pentoxide; Rietveld; SBF.
Major Area: Exact and Earth Sciences / Área: Physics.
Major Area: Biological Sciences / Área: Biophysics.
Activities Sectors: Atividades profissionais, científicas e técnicas.
2006 - 2009Graduation in Física .
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Advisor: João Mura.


Complementary Education
2012 - 2012 Continuing education in IV Curso Teórico-Prático de Microscopia Eletrônica. (Credit hours: 101h).
Laboratório Nacional de Nanotecnologia.
2010 - 2010 Continuing education in Método Rietveld de Refinamento de Estrutura. (Credit hours: 40h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Professional Experience
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Contract
2008 - 2009 Type of contract: Colaborator, Functional Placement: , Credit Hours: 12
Activities
2013 - PresentProject participation activities, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Ciências Morfofisiológicas.
Research Projects
Compósito de hidroxiapatita-pentóxido de nióbio (HAp-Nb2O5): um biomaterial promissor para o reparo ósseo? Estudo ex vivo em escafolde.
2013 - PresentProject participation activities, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Física.
Research Projects
Estudo das Relações Nanoestrutura/Propriedades em Materiais Multifuncionais
2012 - PresentProject participation activities, Centro de Ciências Exatas, .
Research Projects
Compósito de hidroxiapatita-pentóxido de nióbio (HAp- Nb2O5): um biomaterial promissor para o reparo ósseo? Estudo ex vivo.
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Contract
2007 - 2008 Type of contract: aluno bolsista, Functional Placement: , Credit Hours: 20
Activities
2007 - 2007Project participation activities, Secretaria de Educação Superior, .
Research Projects
PET


Research Projects
2013 - PresentCompósito de hidroxiapatita-pentóxido de nióbio (HAp-Nb2O5): um biomaterial promissor para o reparo ósseo? Estudo ex vivo em escafolde.
Description: Para o desenvolvimento de arcabouços de biomateriais com ótimo desempenho no reparo ósseo, é extremamente importante compreender a interação células osteogênicas-arcabouço. A hidroxiapatita (HAp) é um dos materiais que apresenta maior biocompatibilidade e bioatividade mas tem a desvantagem de não oferecer resistencia à pressão; entretanto a HAp pode ser enriquecida com outros tipos de materiais mais resistentes como o nióbio (Nb), na forma de pentóxido de nióbio, formando um compósito hidroxiapatita-pentóxido de nióbio (HAp-Nb2O5). O pentóxido de Nb é um óxido biocompatível, resistente à corrosão e capaz de nuclear-se com a apatita, tornando-se bioativo. Nosso grupo esta avaliando a interface biomaterialcompósito do ponto de vista morfológico e físico-químico e os resultados tem demonstrado que o compósito apresenta as mesmas características de bioatividade da hidroxiapatita com a vantagem de ter maior dureza e resistência do nióbio. Entretanto não foi possível avaliar a osteointegração com o compósito uma vez que este foi manufaturado com poros na ordem de nanômetros. Desta forma, a presente proposta tem como objetivo avaliar a interação do compósito, na forma de escafolde, com o tecido ósseo no processo de regeneração de defeitos de tamanho crítico na calvária de ratos. Na calvária de ratos Wistar será confeccionado um defeito de 10mm de diâmetro que será preenchido com um escafolde na forma de pastilha de HAp-Nb2O5 (grupo experimental) ou HAp (grupo controle). Os animais serão mortos 15, 45, 60 e 90 dias após a colocação das pastilhas e as amostras da calvária serão coletadas. Para o estudo histológico amostras serão fixadas em paraformaldeído 4% e processadas para inclusão em parafina para realização de cortes histológicos que serão corados com H&E e pela técnica de Azan, imunocorados para detectar a expressão de VEGF, osteocalcina, RANKL e TUNEL. Será realizada análise da fosfatase alcalina como um marcador da formação óssea. Também serão realizadas físico-químicas: difratometria de raios X, para identificar a estrutura cristalina das amostras, microscopia eletrônica de varredura (MEV) para avaliar a microestrutura do material e espectroscopia de energia dispersiva (EDS) para identificar os elementos químicos presentes na amostra. A associação das técnicas de microscopia com as análises físico químicas possibilitará que se compreenda as interações que se estabelecem na interface biomaterial-osso no escafolde. .
Situation: in Progress; Nature: Research.
Participant Students: Graduation ( 2) / Master's ( 3) / Ph.D. ( 1) .
Participants: Taiana Gabriela Moretti Bonadio - Participant / Mauro Luciano Baesso - Participant / Wilson Ricardo Weinand - Participant / Francielle Sato - Participant / Luzmarina Hernandes - Co-ordinator / Humberto Bordini do Amaral Pasquinelli - Participant / Jonathan Ferezini - Participant / Fernanda Losi Alves de Almeida - Participant.
Sponsor(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Grant ..
2013 - PresentEstudo das Relações Nanoestrutura/Propriedades em Materiais Multifuncionais
Description: Nas últimas décadas, a busca por novas tecnologias tem movido a comunidade científica e industrial. Tal busca se concentra na inovação de dispositivos do dia-a-dia das pessoas, pensados para proporcionar-lhes maior conforto e comodidade. Os materiais compostos por BiFeO3 estão sendo apontados como possíveis candidatos para as aplicações magnetoelétricas, tornando-se foco de inúmeras pesquisas dessa área. No entanto, suas respostas magnéticas, elétricas e, consequentemente, magnetoelétricas ainda são limitadas para seu uso nos citados dispositivos. Um candidato promissor para essas aplicações é o composto BiFeO3-PbTiO3, o qual, dopado com La (BFPT-L), apresenta boas perspectivas para a confecção dos dispositivos magnetoelétricos. Os dois objetivos principais desse projeto são: desenvolver e aperfeiçoar um sistema de separação das nanopartículas obtidas por moagem e estudar a influencia do tamanho de grãos/partículas nas propriedades ferroelétrica, piezelétrica, magnética e magnetoelétrica do composto BFPT-L.. Essas nanoestruturas podem ser obtidas pela equipe de trabalho via duas rotas diferentes de síntese: sol-gel e moagem de altas energias em moinho de bolas, as quais serão empregadas nesse estudo. Pretendemos também desenvolver e empregar uma nova técnica de separação de tamanhos de partícula, utilizando uma centrifuga em meio líquido, a qual nos permitirá selecionar as menores partículas da ampla distribuição de tamanhos de partículas obtidas no processo de moagem. Como principais objetivos específicos temos: Estudar a estrutura magnética e atômica das cerâmicas nanoestruturadas por difração de raios X, nêutrons e elétrons, seguido de refinamento Rietveld, procurando mudanças físicas (simetria estrutural, parâmetros de rede, volume de cela, tamanho de cristalito, etc) como função do tamanho dos grãos das cerâmicas; Determinar as propriedades físicas (piezelétrica, ferroelétrica e magnética) como função do tamanho de grão das cerâmicas, objeto de estudo dessa proposta; Caracterizar, em especial, a influência do tamanho de grãos/partículas nas propriedades piezelétrica, ferroelétrica, magnética e magnetoelétrica do composto BFPT-L. .
Situation: in Progress; Nature: Research.
Participant Students: Master's ( 1) Ph.D. ( 3) .
Participants: Taiana Gabriela Moretti Bonadio - Participant / Luiz Fernando Cótica - Participant / Valdirlei Fernandes Freitas - Co-ordinator / Ivair Aparecido dos Santos - Participant / PROTZEK, O. A. - Participant / Ricardo Yoshimitsu Miyahara - Participant / Tânia Toyomi Tominaga - Participant.
Sponsor(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Grant ..
2012 - PresentCompósito de hidroxiapatita-pentóxido de nióbio (HAp- Nb2O5): um biomaterial promissor para o reparo ósseo? Estudo ex vivo.
Description: Descrição: Para o desenvolvimento de arcabouços de biomateriais com ótimo desempenho no reparo ósseo, é extremamente importante compreender as interações entre as células osteogênicas, e tal arcabouço. A hidroxiapatita (HAp) é um dos materiais que apresenta maior biocompatibilidade e bioatividade mas não oferece resistencia à presão, entretanto pode ser enriquecida com outros tipos de materiais mais resistentes como o nióbio (Nb), na forma de pentóxido de nióbio, um óxido biocompatível, resistente à corrosão capaz de nuclear-se com a apatita, tornando-se bioativo. A associação destes materiais ainda não foi testada em modelos animais, portanto o objetivo deste trabalho é avaliar ex vivo a biocompatibilidade e bioatividade do composito hidroxiapatita- pentóxido de nióbio (HAp-Nb2O5) no reparo de defeitos ósseos na calvária de ratos Wistar. Na calvária de ratos Wistar será confeccionado um defeito de 10 mm de diâmetro que será preenchido com uma pastilha de HAp-Nb2O5 (grupo experimental) ou HAp (grupo controle). Os animais serão mortos 7, 15, 30 e 45 dias após a colocação das pastilhas e as amostras da calvária coletadas. Para o estudo histológico amostras serão fixadas em paraformaldeído 4% e processadas para inclusão em parafina para realização de cortes histológicos que serão corados com H&E para avaliação histopatológica ou imunocorados com anticorpos anti-VEGF para estudo da angiogênese, anti-PCNA, para análise da proliferação celular, anti-osteocalcina para avaliar a atividade osteoblástica e TUNEL para verificar a ocorrência de morte celular programada. A associação das técnicas de microscopia com as análises físico químicas possibilitará que se compreenda as interações que se estabelecem na interface biomaterial-osso..
Situation: in Progress; Nature: Research.
Participant Students: Graduation ( 2) / Master's ( 2) / Ph.D. ( 1) .
Participants: Taiana Gabriela Moretti Bonadio - Participant / Mauro Luciano Baesso - Participant / Wilson Ricardo Weinand - Participant / Luzmarina Hernandes - Co-ordinator / Aline Gabriela Cândido - Participant / Helio Jesus Kiyoshi - Participant / Bruno Filipe Viotto Petta - Participant / Jonathan Frezini - Participant.
Sponsor(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Grant ..

Scientific Journal Referee
2013 - Present Journal: Powder Technology (Print)

Areas of Expertise

Languages
English Comprehends Well, Speaks Reasonably, Reads Well, Writes Well.

Awards and Titles
2013Menção Honrosa no III Congresso Luso-Brasileiro de Patologia Experimental, Universidade Federal de São João Del Rei.


Scientific, Technological, Artistic and Cultural Production
Bibliographical Production
Articles in Scientific Journals
1.   FREITAS, V. F. ; BONADIO, T. G. M. ; DIAS, G. S. ; PROTZEK, O. A. ; MEDINA, A. N. ; CO'TICA, L. F. ; SANTOS, I. A. ; GARCIA, D. ; EIRAS, J. A. . . Journal of Applied Physics, v. 113, p. 114105, 2013.
2. BONADIO, T. G. M. ; F. Sato ; MEDINA, A. N. ; Weinand W R ; BAESSO, M. L. ; Lima W M . Bioactivity and structural properties of nanostructured bulk composites containing Nb2O5 and natural hydroxyapatite. Journal of Applied Physics, v. 113, p. 223505, 2013.
3. FREITAS, V. F. ; MONTANHER, D. Z. ; BONADIO, T. G. M. ; MAZZOCCHI, V. L. ; MESTNIK-FILHO, J. ; PARENTE, C. B. R. ; GARCIA, D. ; EIRAS, J. A. ; CO'TICA, L. F. ; SANTOS, I. A. . . Journal of Applied Physics, v. 114, p. 134102, 2013.
4. Nascimento, W.J. ; BONADIO, T. G. M. ; Freitas, V.F. ; Weinand, W.R. ; Baesso, M.L. ; Lima, W.M. . . Materials Chemistry and Physics, v. 130, p. 84-89, 2011.
Book Chapter Published
1. BONADIO, T. G. M. ; Marcos ; SAVI, E. L. ; CARVALHO FILHO, I. G. ; J.L. Paula ; PEREIRA, J. N. ; PEREIRA, L. N. ; GONCALVES, L. B. ; SOARES, M. M. ; RIBEIRO, M. R. A. ; FERREIRA, M. J. ; PORTES, P. N. ; SIMONARIO, P. S. ; PEZARINI, R. R. ; PEREIRA, R. F. . Da Terra, Da Lua e Além. In: Marcos César Danhoni Neves, Ricardo Pereira. (Org.). 1 ed. Maringá: Editora Massoni, 2008, v. 1, p. 67-145.
Summary published in proceedings of conferences
1. HERNANDES, L. ; KIYOSHI, H. J. ; CANDIDO, A. G. ; Bonadio, T.G.M. ; PETTA, B. V. ; FEREZINI, J. ; ALMEIDA, F. L. A. ; Baesso, M.L. ; Weinand, W.R. . Hydroxyapatite, beta- Tricalcium Phosphate (b-TPC) and Niobium Pentoxide a Promising Biomaterial on Bone Repair, 2013, Tiradentes. XI International Symposium on Experimental Techniques LUSO-BRAZILIAN CONGRESS OF EXPERIMENTAL PATHOLOGY, 2013.
2. ROSSO, J. M. ; BONADIO, T. G. M. ; Freitas, V.f ; Cótica, L. F ; Santos I. A . Dielectric investigations in PVDF/Ba0.3Na 0.7Ti 0.3Nb0.7O3, 2013, João Pessoa. 6th International Conference on Electroceramics, 2013.
3. MEDINA, A. N. ; BONADIO, T. G. M. ; F. Sato ; Weinand, W.R. ; Baesso, M.L. ; Lima, W.M. . Estudo das propriedades estruturais e bioatividade de compósitos nanoestruturados de hidroxiapatita natural e Nb2O5, 2013, Fortaleza. 3 Encontro Brasileito de Espectroscopia Raman, 2013.
4. Freitas, V.f ; BONADIO, T. G. M. ; PROTZEK, O. A. ; MONTANHER, D. Z. ; ROSSO, J. M. ; CO'TICA, L. F. ; Santos I. A . La doped BiFeO3-PbTiO3 compounds: potentialities for pratical applications in multiferroic-based devices, 2013, João Pessoa. 6th International Conference on Electroceramics, 2013.
5. Freitas, V.f ; MONTANHER, D. Z. ; BONADIO, T. G. M. ; Cótica, L. F ; Santos I. A ; GARCIA, D. ; EIRAS, J. A. . Magnetoelectric angle: Physical and practical implications , 2013, Àguas de Lindóia. Electrical Propertires XXXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2013.
6. Bonadio, T.G.M. ; Weinand W R ; Baesso, M.L. ; HERNANDES, L. ; CANDIDO, A. G. ; KIYOSHI, H. J. ; LIMA, W. M. . 'In vitro' and in vivo evaluation of nanostructured Nb2O5- hydroxyapatite for bone repair, 2012, Florianópolis. Anais 11 encontro SBPMaT, 2012.
7. ROSSO, J. M. ; BONADIO, T. G. M. ; ZAMPIERE, R. B. ; Freitas, V.f ; Cótica, L. F ; Santos I. A . Dielectric Investigations in Polymer-Ceramic Composite, 2012, Florianópolis. XI Encontro da SBPMat 2012, 2012.
8. BONADIO, T. G. M. ; Lima W M ; BAESSO, M. L. ; Weinand W R . Apatite Formation on Nanostructured Composite Hydroxyapatite-Niobium Pentoxide in Simulated Body Fluid, 2011, Foz do Iguaçu. Encontro de Física, 2011.
9. ALVES, M. F. S. ; BONADIO, T. G. M. ; SANTOS, G. M. ; Cótica, L. F ; Freitas, V.f ; Santos I. A . BaTiO3 nanoparticles obtained by the Pechini method: synthesis and characterization, 2011, Foz do Iguaçu. Encontro de Física 2011, 2011.
10. BONADIO, T. G. M. ; Nascimento , W.J ; Weinand W R ; Lima W M ; BAESSO, M. L. . Characterization of the x HAp + (1-x) Nb2O5 nanostructured composite via Rietveld method, 2010, Ouro Preto. SBPMat, 2010.
Presentations of Work
1. ROSSO, J. M. ; Bonadio, T.G.M. ; CO'TICA, L. F. ; BAESSO, M. L. ; Weinand, W.R. ; Santos I. A . Synthesis and Characterization of PVDF/Ca10(PO4)6(OH)2 Nanostructured Composite. 2013. (Presentation/Congress).
2. Bonadio, T.G.M. ; HERNANDES, L. ; KIYOSHI, H. J. ; CANDIDO, A. G. ; LIMA, W. M. ; Weinand W R ; Baesso, M.L. . 'In vitro' and in vivo evaluation of nanostructured Nb2O5- hydroxyapatite for bone repair. 2012. (Presentation/Congress).
3.   BONADIO, T. G. M. ; Weinand W R ; BAESSO, M. L. ; Lima W M . Apatite Formation on Nanostructured Composite Hydroxyapatite- Niobium Pentoxide in Simulated Body Fluid. 2011. (Presentation/Congress).
4.   BONADIO, T. G. M. ; Nascimento , W.J ; Weinand W R ; Lima W M ; BAESSO, M. L. . Characterization of the x HAp + (1-x) Nb2O5 nanosttructured composite via Rietveld method. 2010. (Presentation/Congress).
5. BONADIO, T. G. M. ; Marcos . Red-shift: O Alicerce Cosmológico. 2007. (Presentation/Symposium).

Events
Participation in events
1. ."In vitro" and in vivo evaluation of nanostructured Nb2O5- hydroxyapatite for bone repair. 2012. (Participation In Events/ Congresses).
2. .Apatite Formation on Nanostructured Composite Hydroxyapatite- Niobium Pentoxide in Simulated Body Fluid. 2011. (Participation In Events/ Congresses).
3. . 2007. (Participation In Events/ Seminary).
4. . 2007. (Participation In Events/ Workshops).
5. .Red-shift: O Alicerce Cosmológico. 2007. (Participation In Events/ Meetings).
6. . 2007. (Participation In Events/ Meetings).
7. . 2007. (Participation In Events/ Meetings).
8. . 2006. (Participation In Events/Other).
Organization of Events
1. Bonadio, T.G.M. ; Marcos . Pet com as escolas. 2007. (Event Production/ Other).
Page generated by Lattes Database System - CNPq at 30/07/2014 - 18:16:27