Gabriele Bonotto Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5398486673964684
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Doutoranda em Educação na Universidade La Salle, Bolsista CAPES/PROSUC. Mestre em Educação na linha de pesquisa Formação de professores: teorias e práticas educativas, pela Universidade La Salle (2014), APROVADA COM LOUVOR. Possui graduação em Pedagogia - Anos Iniciais e Orientação Educacional (2009), Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2011) e MBA em Gestão de instituições Escolares - In company Província Lassalista (2013). Atualmente é professora universitária no Cesuca - Faculdades Inedi e Especialista em Educação Básica - Coordenadora Pedagógica no Município de Canoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem da Matemática, Ensino de Ciências Naturais, Alfabetização e letramento, Metodologias e Práticas de Ensino, Teoria dos Campos Conceituais, Metodologias Ativas e Habilidades e Competências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriele Bonotto Silva
Nome em citações bibliográficas
BONOTTO, Gabriele;BONOTTO, GABRIELE;SILVA, Gabriele Bonotto;SILVA, GABRIELE BONOTTO


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Título: Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Superior: uma proposta de ensino de matemática para o curso de pedagogia com foco na teoria dos campos conceituais,
Orientador: Vera Lucia Felicetti.
Palavras-chave: Metodologias ativas; Teoria dos Campos Conceituais; Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas
2013 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Título: Teoria dos Campos Conceituais, Habilidades e Competências: uma experiência de ensino em Matemática,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Vera Lucia Felicetti.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Matemática; Situações-problema; Competências e habilidades; Teoria dos Campos Conceituais; Estruturas Aditivas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Matemática.
2011 - 2013
Especialização em MBA em Gestão de Instituições Escolares. (Carga Horária: 400h).
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Título: Coordenação Pedagógica na Escola La Salle Sapucaia:um enfoque da gestão do conhecimento sobre as reuniões pedagógicas..
Orientador: Jaime Antonio Nalin.
2009 - 2011
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 600h).
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Título: A influência da negligência familiar na aprendizagem de indivíduos da escola popular.
2005 - 2009
Graduação em Pedagogia.
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Título: Inclusão, Linguagem e Cultura Surda: Como a LIBRAS Influencia na Aprendizagem.
Orientador: Cláudia Acosta Alves.




Formação Complementar


2018 - 2018
Dia D da Base Nacional Comum Curricular. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Canoas, PMC, Brasil.
2018 - 2018
Seminário Municipal de Equipes Diretivas. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Canoas, PMC, Brasil.
2018 - 2018
I Fórum de Avaliação do Plano Municipal de Educação. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Canoas, PMC, Brasil.
2018 - 2018
Lançamento do Projeto Saberes em Diálogo 2018: Docência Pesquisa e Prátic. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Canoas, PMC, Brasil.
2018 - 2018
Prática docente e os desafios da educação Inclusiva. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Canoas, PMC, Brasil.
2017 - 2017
Seminário Municipal de Equipes Diretivas. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Canoas, PMC, Brasil.
2017 - 2017
Formação Plano de Metas: organização e prática. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Canoas, PMC, Brasil.
2017 - 2017
Formação PARECER DESCRITIVO. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Canoas, PMC, Brasil.
2017 - 2017
Formação continuada para Equipes Pedagógicas das EMEFs. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Canoas, PMC, Brasil.
2017 - 2017
Formação Plano de Metas: organização e prática. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Canoas, PMC, Brasil.
2016 - 2016
9ª Formação de Professores para o Modelo de Avaliação ENADE. (Carga horária: 20h).
Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Atendimento educacional especializado/autismo. (Carga horária: 40h).
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Construindo as bases do pensar reflexivo com crianças, adolescentes e joven. (Carga horária: 80h).
Centro de Filosofia Educação para o Pensar, S.E.R, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em LIBRAS - Nível III. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em LIBRAS - Nível II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em LIBRAS - Nível I. (Carga horária: 60h).
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas Ministradas 2017/1: Práticas Recreativas e Lúdicas Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia Seminário Integrador Metodologia e Prática da Produção Cultural Metodologia e Prática do Ensino da Matemática Metodologia e Prática do Ensino de Ciências Metodologia e Prática do Ensino da História, Geografia e Cultura Religiosa Matemática nos Anos Iniciais e na Educação Infantil Ciências nos Anos Iniciais e na Educação Infantil Prática II: Anos Iniciais, Educação Infantil e EJA Prática IV: ambientes não-escolares Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização
Biologia aplicada a educação
Matemática nos Anos Iniciais e na Educação Infantil
Metodologia e Prática do Ensino da Matemática
Metodologia e Prática do Ensino de Ciências
Prática II: Educação Infantil, Anos Iniciais e EJA
Metodologia e Prática da Educação Psicomotora
08/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas recreativas e lúdicas
Recursos pedagógicos, tecnológicos e multimídia
Educação a distância
02/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização
Biologia aplicada a educação
Matemática nos Anos Iniciais e na Educação Infantil
Metodologia e Prática do Ensino de Ciências Naturais

Secretaria Municipal de Educação do Município de Canoas, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Educação Básica, Carga horária: 32


Colégio La Salle São João, LSSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22


Escola Estadual de Ensino Fundamental Fátima, E.E.E.F.F., Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 20


Escola Fundamental La Salle Sapucaia, EFLSS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Escola La Salle Pão dos Pobres, E. L.P.P., Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar Pedagógico, Carga horária: 30


Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Biblioteca, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
RIES (Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior) / Qualidade da Educação Superior
Descrição: Este projeto rede é um guarda chuva que abriga outros diversos projetos, inclusive o mais recente, aprovado em 2016, que caracteriza-SE como PRONEX - CNPq, FAPERGS: Educação Superior e Contextos Emergentes (PRONEX/CNPQ/FAPERGS 2017-2020) RIES - Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior, criada em 1999, é por excelência um lócus privilegiado para pesquisas, pois envolve grupos de pesquisa de diferentes IES: PUCRS, UNISINOS, UFRGS, UFSM, UNILASALLE, UNICRUZ e outras. Tem por objetivo maior, configurar a Educação Superior como campo de produção de pesquisa nas Instituições de Ensino Superior através de duas ordens de objetivos específicos: a ordem de clarificar a produção no campo de conhecimento; e a ordem de desenvolver condições de produção, ou seja, de consolidar a rede de pesquisadores na área. Em 2005 a RIES tb foi reconhecida como Núcleo de Excelência em Ciência e Tecnologia na área da Educação Superior (Grupo de pesquisadores de comprovada competência, de reputação técnico-científica reconhecida nacional e internacionalmente, organizado para desenvolver projetos de pesquisa científica e tecnológica que possam contribuir significativamente para o avanço e difusão do conhecimento). As pesquisas que ao longo de trajetórias de quase três décadas, desenvolvidas pelos grupos ligados as referidas IES apresentam a potencialidade necessária, na perspectiva teórica e dos problemas práticos para configurar contextos emergentes da Educação Superior, entendidos como construções observadas em sociedades contemporâneas e que convivem em tensão com concepções pré-existentes, refletoras de tendências históricas. Neste contexto assume-se a dialeticidade das tendências tradicionais na medida em que elas alavancam a emergência do novo no entorno de tendências liberais que configuram os cenários. RIES é um Núcleo de Excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação -CNPq/FAPERGS - PRONEX, Observatório de Educação CAPES/INEP - Indicadores de qualidade da Educação Superior, Programa de Pesquisa Conjunto CAPES/Utexas e Diretório de Pesquisa CNPq. Tem como objetivos: organizar conhecimentos sobre Educação Superior nos campos de políticas e de práticas pedagógicas de diferentes áreas de conhecimento; desenvolver estudos que se concretizam sob a forma de redes acadêmicas nacionais e internacionais; contribuir para a integração pós-graduação/graduação através de: a) seminários, oficinas conjuntas; b) inserção da pesquisa no curso de graduação; c) participação de bolsistas IC, AT e professores da graduação no diretório; e disponibilizar fontes de produção científica na biblioteca virtual. A RIES objetiva a fortificação de uma cultura de parceria, onde a perspectiva individual abre-se para a produção e o repartimento no grupo; a implantação de uma comunicação virtual e face a face; a implantação de site como fonte de informações e espaço de discussão acadêmica e a inserção de discentes de IES de menor porte. A RIES desenvolve o projeto Qualidade da Educação Superior (Observatório de Educação CAPES/INEP) com os objetivos de: configurar e mapear os indicadores de desempenho do sistema de Educação Superior brasileiro e internacionais relativos à qualidade do Ensino Superior; selecionar e construir indicadores nas categorias identificadas como denotativas da qualidade da Educação Superior no país; analisar a qualidade do Ensino Superior a partir dos indicadores construídos utilizando a base de dados disponibilizada pelo INEP/MEC com possíveis bases complementares; relacionar os indicadores de qualidade do Ensino Superior construídos pela REDE RIES com o que está posto nas políticas constitutivas da Educação Superior brasileira. No âmbito deste projeto guarda-chuva insere-se o grupo de pesquisa CERNE da UNILASALLE que investiga o Estudantes na e da Educação Superior sob diferentes perspectivas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Gabriele Bonotto Silva - Integrante / Vera Lúcia Felicetti - Integrante / PEREIRA, Marcelo Almeida de Camargo - Integrante / Marília Costa Morosini - Coordenador / Dânia Barro - Integrante / Jaime Antõnio Nalin - Integrante / Silvio Denicol Junior - Integrante / Thaís Marquat Galão - Integrante.
2017 - Atual
Formação continuada na Educação Básica no Município de Canoas: pesquisa em Rede, com a Rede e na Rede
Descrição: Descrição: O objetivo desta pesquisa visa constituir um espaço privilegiado de trabalho com os professores da Rede Municipal de Ensino de Canoas, enfatizando o protagonismo docente como elemento fundante da ação investigativa. A pesquisa, amparada em metodologias ativas, participativas e essencialmente colaborativas mobiliza um coletivo de educadores para, a partir de preocupações próprias que perfazem o cotidiano do chão da escola, construir conhecimentos e desencadear estratégias para a produção de saberes e conhecimentos dirigidos a ultrapassar a prática clássica da pesquisa ?diagnóstica? em educação, característica marcante nestas últimas décadas da produção do conhecimento no campo da formação de professores e da educação de forma em geral. Obstina-se ultrapassar a fase diagnóstica, já em sua acepção inicial, pois a pesquisa que se estrutura emerge de dentro da rede, por aqueles que a compõe. A aposta é pela assunção do lugar epistêmico ao docente, como produtor de conhecimento. Tal premissa de trabalho ampara-se no fato de que se o docente pode pesquisar e refletir sobre o que faz na educação básica, também pode assumir o lugar de intelectual e produtor de conhecimento no espaço da própria escola, criando com isso um deslocamento de lugar epistemológico de produção privilegiada de conhecimento, comumente encontrada na universidade a concentração desta atividade. Em síntese a pesquisa coloca em movimento um conjunto de educadores da rede Municipal de Ensino de Canoas via práticas de pesquisa e estratégias de criação de grupos de estudos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Gilberto Ferreira da Silva - Coordenador / Vera Lucia Felicetti - Integrante / JULIANA AQUINO MACHADO - Integrante / Rejane Ledur - Integrante / Gabriele Bonotto Silva - Integrante / Carolina Monteiro - Integrante / Juliana Cristina da Silva - Integrante / Flávio César Oliveira da Rosa - Integrante / Grazielli Fernandes - Integrante / Ana Paula da Silva - Integrante / Cidia Silveira - Integrante / Cristiane De Boite - Integrante / Gisele Bervig - Integrante / Marcos Salmo Silva de Lima - Integrante / Thiago Goulart Prietto - Integrante / Guilherme Barboza de Fraga - Integrante / Carla Maciel Severo - Integrante / Silmara Coelho - Integrante / Renato Avellar de Albuquerque - Integrante.Financiador(es): Prefeitura Municipal de Canoas - Outra..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Projeto Biblioteca Viva: espaço de apoio ao processo de ensino e aprendizagem
Descrição: Descrição: O espaço de uma biblioteca necessita contemplar ações tanto de cunho pedagógico como de cunho cultural através da utilização de seu acervo. O projeto Biblioteca Viva: espaço de apoio ao processo de ensino e aprendizagem desenvolvido na biblioteca da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Alcides Cunha na cidade de Porto Alegre é composto de três fases. Na primeira fase, julho de 2016 a setembro de 2016, o objetivo é revitalizar o espaço físico da biblioteca realizando atividades como pintura, limpeza e conserto elétrico. A segunda fase ocorre concomitante a terceira tendo a segunda os objetivos de restaurar e organizar o acervo, bem como a renovação do mobiliário. Nesta fase, há a necessidade de alunos bolsistas de iniciação científica júnior ? IC-EM que paralelamente ao trabalho de organização receberão preparação para a realização de pesquisa escolar no âmbito da biblioteca. Já o objetivo geral da terceira fase é desenvolver atividades educacionais de orientação e incentivo à leitura e pesquisa com a parceria de docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro Universitário La Salle ? UNILASALLE associada à participação ativa de docentes e alunos da escola. Esta fase inclui oficinas de formação pedagógica e didática aos professores da escola. Também na terceira fase é desenvolvida a hora do conto em língua espanhola pela Bolsista PNPD/CAPES Adriana Pineda Robayo, onde a mesma contará com o apoio dos bolsistas de IC-EM. Além da bolsista PNPD está prevista a participação na hora do conto de um professor visitante, especialista no ensino de Inglês para estrangeiros da Universidade de Utah ? Estados Unidos. Espera-se com este projeto construir uma relação entre a cultura, o acervo e a função pedagógica docente de modo a apoiar o processo de ensino e aprendizagem na comunidade escolar através de diferentes atividades, envolvendo as diversas áreas do conhecimento em trabalho conjunto entre Educação Básica e Pós-graduação. Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Educação Básica. Pós-graduação em Educação. Biblioteca. Este projeto conta a participação de 5 bolsistas de Iniciação Científica Júnior - IC-EM apoiados pelo CNPq..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriele Bonotto Silva - Integrante / Vera Lúcia Felicetti - Coordenador / Thaís Marquat Galão - Integrante / Leonidas Roberto Taschetto - Integrante / Adriana Pineda Robayo - Integrante / Meirilene Alves Fernandes - Integrante / Marina Camargo Mincato - Integrante / Antonio Filipe Szezecinski - Integrante / Fernando Júnior Biedermann - Integrante / Andressa Katiele de Mello - Integrante / Luciana Gonçalves Cavalheiro Morel - Integrante / Hemily Almeida Farias - Integrante / Suelen Santana Gonçalves - Integrante / Gabriel Celestino Rosa - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia de ensino da matemática.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia do ensino de ciências.


Prêmios e títulos


2018
Professora Paraninfa, Faculdade Cesuca Inedi.
2018
Professora Homenageada, Faculdade Cesuca Inedi.
2016
Se esse bairro fosse meu - Honra ao Mérito, SINEPE.
2016
Ler faz crescer - Honra ao Mérito, SINEPE.
2014
Dissertação de Mestrado aprovada com louvor, Unilasalle.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BONOTTO, Gabriele2017BONOTTO, Gabriele; FELICETTI, VERA LUCIA . Uma experiência de ensino e aprendizagem em matemática: situações-problema no desenvolvimento de competências e habilidades (Artigo em Versão Preliminar - v. 71, p. 06-22). BOLETIM GEPEM (ONLINE), v. 71, p. 3-20, 2017.

2.
BONOTTO, GABRIELE2014BONOTTO, GABRIELE; FELICETTI, VERA LUCIA . Habilidades e competências na prática docente: perspectivas a partir de situações-problema. Educação Por Escrito, v. 5, p. 17-29, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Domingues, Cristiane Lumertz Klein (Org.) ; SILVA, Gabriele Bonotto (Org.) . Era uma vez: as alunas da Pedagogia contam histórias. 1. ed. Porto Alegre: Marcon Brasil, 2017. 112p .

Capítulos de livros publicados
1.
Domingues, Cristiane Lumertz Klein ; SILVA, Gabriele Bonotto . Formação de leitores: uma perspectiva lúdica. In: Cristiane Lumertz Klein Domingues; Gabriele Bonotto Silva. (Org.). Era uma vez: as alunas da Pedagogia contam histórias. 1ed.Porto Alegre: Marcon Brasil, 2017, v. , p. 13-23.

2.
BONOTTO, Gabriele; FELICETTI, V. L. . Teoria dos Campos Conceituais: desafios no ensino da Matemática. In: Cristiane Lumertz Klein Rodrigues; Patrícia Leal de Vargas. (Org.). As Interfaces da Pedagogia. 1ed.Porto Alegre: RS Marcon Brasil, 2016, v. 1, p. 42-63.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BONOTTO, Gabriele. Compartilhar o conhecimento emociona. Revista Integração, p. 49 - 49, 15 dez. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Domingues, Cristiane Lumertz Klein ; BONOTTO, Gabriele ; VARGAS, Patrícia Leal de . Metodologias ativas no ensino superior.. In: II Jornada Ibero -Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e experiências Interdisciplinares na Educação, 2017, Natal. Anais II Jornada Ibero -Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e experiências Interdisciplinares na Educação. Natal, 2017. v. 2. p. 158-169.

2.
SILVEIRA, Andressa Raiane ; SILVA, Gabriele Bonotto . Avaliação da aprendizagem em diferentes contextos. In: XI Mostra Científica do Cesuca, 2017, Cachoeirinha. Anais da XI Mostra Científica do Cesuca, 2017.

3.
ANGELI, C. R. ; REZENDE, Evelyn ; SILVA, Gabriele Bonotto . Personalidade e aprendizagem: considerações sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino. In: XI Mostra Científica do Cesuca, 2017, Cachoeirinha. Anais da XI Mostra Científica do Cesuca, 2017.

4.
SILVA, Gabriele Bonotto; FELICETTI, VERA LUCIA . Ensino e aprendizagem de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: situações-problema de transformação baseada na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. In: II Colóquio Internacional sobre a Teoria dos Campos Conceituais, 2017, Porto Alegre. Anais do II Colóquio Internacional sobre a Teoria dos Campos Conceituais, 2017.

5.
BONOTTO, Gabriele; TRAJANO, A. G. M. ; ANGELI, C. R. . A matemática antes da escola: o que o aluno já sabe sobre matemática?. In: Mostra de Iniciação Científica do Cesuca, 2016, Cachoeirinha. Anais da Mostra Científica do Cesuca, 2016. v. X.

6.
BONOTTO, Gabriele; ALVES, A. L. ; FARIAS, P. F. L. . O brincar como instrumento de auxílio no processo de alfabetização na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: Mostra de Iniciação Científica do Cesuca, 2016, Cachoeirinha. Anais da Mostra Científica do Cesuca, 2016. v. X.

7.
FONSECA, C. C. ; BONOTTO, Gabriele ; FELICETTI, V. L. . ProUni: Análise de dissertações do banco de dados da CAPES (2006 2007). In: III CLABES Tercera Conferencia Latinoamericana sobre el abandono en la Educación Superior.. In: III CLABES Tercera Conferencia Latinoamericana sobre el abandono en la Educación Superior., 2013, Cidade do México. IIICLABES. TERCERA CONFERENCIA LATINOAMERICANA SOBRE EL ABANDONO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR.. Madrid, 2013. v. 1. p. 18.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Gabriele Bonotto; Marcelo Almeida de Camargo Pereira ; FELICETTI, VERA LUCIA ; MELO, J. M. . ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um novo emergente. In: Seminário Internacional de Educação Superior: conhecimento em contextos emergentes no centenário da reforma de Córdoba., 2017, Porto Alegre. Anais do X Seminário Internacional de Educação Superior. Porto Alegre: UFRGS, 2017.

2.
BONOTTO, Gabriele; FELICETTI, VERA LUCIA . Competência docente: um olhar de estudantes brasileiros e colombianos. In: X Sefic, 2014, Canoas. X Sefic, 2014.

3.
BONOTTO, Gabriele. Inclusão, linguagem e cultura surda: como a LIBRAS influencia na aprendizagem. In: XI e XII Jornada de estudos pedagógicos, 2009, Canoas. Caderno de resumos, 2009. p. 17.

4.
BONOTTO, Gabriele. O uso de LIBRAS, no ensino regular, para a aprendizagem do aluno surdo. In: X Jornada de Estudos Pedagógicos, 2008, Canoas. Caderno de Resumos: X Jornada de Estudos Pedagógicos. Canoas: Unilasalle. v. X. p. 43-44.

5.
BONOTTO, Gabriele; GOBBI, D. ; ZANONI, D. . Liberdades com limites. In: VII Jornada de Estudos Pedagógicos, 2007, Canoas. Caderno de Resumos: VII Jornada de Estudos Pedagógicos. Canoas: Unilasalle, 2007. v. VII. p. 69.

6.
BONOTTO, Gabriele. Meio ambiente: aprendendo a preservar. In: VII Jornada de estudos pedagógicos, 2007, Canoas. Caderno de Resumos, 2007. p. 36.

7.
BONOTTO, Gabriele; TAVARES, C. ; FAGUNDES, T. R. . Gravidez na Adolescência. In: IV Jornada de Estudos Pedagógicos, 2005, Canoas. Caderno de Resumos: IV Jornada de Estudos Pedagógicos. Canoas: Unilasalle, 2005. v. IV. p. 31-31.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Gabriele Bonotto; Pereira, Marcelo Almeida de Camargo ; FELICETTI, V. L. ; MELO, J. M. . Alunos surdos na Educação Superior: um novo emergente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ANGELI, C. R. ; REZENDE, Evelyn ; SILVA, Gabriele Bonotto . Personalidade e aprendizagem: considerações sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVEIRA, Andressa Raiane ; SILVA, Gabriele Bonotto . Avaliação da aprendizagem em diferentes contextos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SILVA, Gabriele Bonotto; FELICETTI, VERA LUCIA . Ensino e aprendizagem de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: situações-problema de transformação baseada na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BONOTTO, Gabriele. Sustentabilidade: o jogo em diferentes linguagens. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TRAJANO, A. G. M. ; ANGELI, C. R. ; SILVA, Gabriele Bonotto . A matemática antes da escola: O que o aluno já sabe sobre matemática?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ALVES, A. L. ; FARIAS, P. F. L. ; SILVA, Gabriele Bonotto . O brincar como instrumento de auxílio no processo de alfabetização na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
Domingues, Cristiane Lumertz Klein ; SILVA, Gabriele Bonotto . Era uma vez: as alunas da Pedagogia contam histórias. Porto Alegre, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BONOTTO, Gabriele; GOMES, F. B. ; BIEHL, D. L. ; KOLLING, V. . Trabalhando com as diferenças: respeito, tolerância e amizade. 2016.

2.
BONOTTO, Gabriele; GOMES, F. B. ; BIEHL, D. L. ; KOLLING, V. . Alimentação saudável. 2016.

3.
BONOTTO, Gabriele; GOMES, F. B. ; BIEHL, D. L. ; KOLLING, V. . Descobrindo o mundo animal. 2016.

4.
BONOTTO, Gabriele; GOMES, F. B. ; BIEHL, D. L. ; KOLLING, V. . Ler faz crescer. 2016.

5.
BONOTTO, Gabriele; GOMES, F. B. ; BIEHL, D. L. ; KOLLING, V. . O valor do trabalho de cada um para o bem estar de todos. 2016.

6.
BONOTTO, Gabriele. Ciência, pra que te quero?. 2016.

7.
BONOTTO, Gabriele; FLECK, R. G. ; RUIZ, T. S. D. . Aprendendo a ser e a conviver na diversidade - 3ª edição. 2015.

8.
BONOTTO, Gabriele; FLECK, R. G. ; RUIZ, T. S. D. . Mostra de conhecimentos: bairros de Porto Alegre. 2015.

9.
BONOTTO, Gabriele; FLECK, R. G. ; RUIZ, T. S. D. . Se esse bairro fosse meu. 2015.

10.
BONOTTO, Gabriele; FLECK, R. G. ; RUIZ, T. S. D. . Refletindo dobre as virtudes. 2015.

11.
BONOTTO, Gabriele. Gamers: explorando o universo matemático. 2015.

12.
BONOTTO, Gabriele; FLECK, R. G. ; RUIZ, T. S. D. . Gincana criativa. 2015.

13.
BONOTTO, Gabriele; FLECK, R. G. . Aprendendo a ser e a conviver na diversidade - 2ª edição. 2014.

14.
BONOTTO, Gabriele; NEITZEL, S. T. L. ; FLECK, R. G. . Conhecendo o nosso bairrro - 3ª edição. 2014.

15.
BONOTTO, Gabriele; NEITZEL, S. T. L. ; FLECK, R. G. . Meio ambiente: qual é o nosso papel? - 3ª edição. 2014.

16.
BONOTTO, Gabriele; NEITZEL, S. T. L. . Aprendendo a ser e a conviver na diversidade. 2013.

17.
BONOTTO, Gabriele; NEITZEL, S. T. L. . Conhecendo o nosso bairrro - 2ª edição. 2013.

18.
BONOTTO, Gabriele; NEITZEL, S. T. L. . Meio ambiente: qual é o nosso papel? - 2ª edição. 2013.

19.
BONOTTO, Gabriele; GOMES, L. B. ; NEITZEL, S. T. L. . Biblio sacola na minha casa. 2012.

20.
BONOTTO, Gabriele; GOMES, L. B. ; NEITZEL, S. T. L. . Conhecendo o nosso bairro. 2012.

21.
BONOTTO, Gabriele; GOMES, L. B. ; NEITZEL, S. T. L. . Meio ambiente: qual é o nosso papel?. 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Colóquio Internacional sobre a Teoria dos Campos Conceituais.Ensino e aprendizagem de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: situações-problema de transformação baseada na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. 2017. (Outra).

2.
EPEL - Encontro Provincial de Educadores Lassalistas - A Inovação na Educação: reflexões necessárias para competências, habilidades, resultados e excelência. 2015. (Encontro).

3.
12º Congresso do Ensino Privado Gaúcho - A Maestria do Professor na Arquitetura da Aprendizagem. 2013. (Congresso).

4.
EPEL - Encontro Provincial de Educadores Lassalistas. 2013. (Encontro).

5.
EPEL - Encontro Provincial de Educadores Lassalistas. 2012. (Encontro).

6.
Encontro das Escolas de Serviço Educativo aos Pobres: Neurociência e Aprendizagem. 2011. (Encontro).

7.
XV Fórum Lassalista. 2011. (Congresso).

8.
Encontro de Serviço Educativo aos Pobres. 2010. (Encontro).

9.
Escola da Ponte: o dia a dia de uma experiência educativa que prioriza a autonomia do aprendente. 2006. (Outra).

10.
X Fórum Permanente de Educação Lassalista: Gestão nas Organizações - Irmãos e Colaboradores como Gestores es e Educadores. 2006. (Encontro).

11.
IV Jornada de estudos pedagógicos - Unilasalle. 2005. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 22:14:38