Marcelo de Magalhães Cunha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9916723742185228
  • Última atualização do currículo em 30/10/2018


Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG (FaE-UFMG) com pesquisa em Psicologia da Educação Musical. Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2001). Graduado em música pela UNICAMP (1994). Professor da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU/UEMG). Músico instrumentista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em instrumento musical, Contrabaixo e Psicologia da Educação Musical. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo de Magalhães Cunha
Nome em citações bibliográficas
CUNHA, M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música.
Rua Riachuelo, 1321
Padre Eustáquio
30720060 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 34798300
URL da Homepage: www.uemg.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Educação.
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, FAE UFMG, Brasil.
Título: Motivação para o aprendizado da música: um estudo de caso com músicos de orquestra, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Profa. Dra. Regina Helena de Freitas Campos.
Coorientador: Profa. Dra. Silvia Parrat-Dayan.
Palavras-chave: Música, Orquestra, Educação, Psicologia, Motivação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2001
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A Sonata para Contrabaixo e Piano de Andersen Vianna: Análise da Obra, seus Aspectos Idiomáticos e Interpretativos e a Relação Compositor - Intérprete,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Fausto Borém de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Contrabaixo, Sonata, Andersen Viana.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Análise.
Setores de atividade: Educação.
1995 interrompida
Graduação interrompida em 1995 em Licenciatura.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Ano de interrupção: 1995
1992 - 1994
Graduação em Bacharelado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1986 interrompida
Graduação interrompida em 1991 em Bacharelado em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Ano de interrupção: 1991




Formação Complementar


2016
Curso de Psicanálise. (Carga horária: 192h).
Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, IPSM-MG, Brasil.
2007 - 2007
Aperfeiçoamento Instrumental. (Carga horária: 15h).
Fundação Clóvis Salgado, FCS, Brasil.
2006 - 2006
Aperfeiçoamento Instrumental. (Carga horária: 30h).
Fundação Clóvis Salgado, FCS, Brasil.
2000 - 2000
Análise Musical. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
1999 - 1999
Técnica de Alexander. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
1994 - 1994
Instrumento e Prática de Orquestra. (Carga horária: 74h).
Centro Cultura Musical de Campos, CCMC, Brasil.
1991 - 1991
Instrumento e Prática de Orquestra. (Carga horária: 12h).
Sociedade Cultural Ad Libitum, SCAD, Brasil.
1990 - 1990
Instrumento e Prática de Orquestra. (Carga horária: 70h).
Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
1989 - 1989
Criação Musical. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1985 - 1985
Instrumento e Prática de Orquestra. (Carga horária: 78h).
Sociedade Cultural Ad Libitum, SCAD, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Extensão da Escola de Música da UEMG, CENEX UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador do Centro de Extensão da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Coordenador e Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Contrabaixo. Literatura do Instrumento e Prática do Repertório Orquestral. Ex Coordenador do Centro de Extensão de 2005 até 2009. Ex Coordenador do Curso de Bacharelado e atual pesquisador em Psicologia da Educação Musical.


Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de História da Música, Carga horária: 5


Centro de Musicalização Infantil da UFMG, CMI/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5


Conservatório de Música de Contagem, CMC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: professor contrato temporário, Enquadramento Funcional: professo, Carga horária: 5


Conservatório Carlos Gomes, CCG, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Escola Pro-Música de Campinas, EPMC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, OFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Músico Instrumentista, Carga horária: 20


Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, OSMG, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2008
Vínculo: Servidor em férias prêmios, Enquadramento Funcional: Músico Instrumentista, Carga horária: 20


Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, OSMC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Músico com contrato temporário, Enquadramento Funcional: Músico Instrumentista, Carga horária: 20


Orquestra Sinfônica de Santo André, OSSA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Músico Bolsista, Enquadramento Funcional: Músico Instrumentista, Carga horária: 10


Centro de Pesquisa da Escola de Música da UEMG, CPESMU/UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivado, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisador


Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, ESMU/UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Representante do Corpo Docente em Colegiado, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador do Curso de Bacharelado da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.


Colegiado do Curso de Bacharelado da Escola de Música da UEMG, BAC ESMU UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Representante do Corpo Docente no Colegiado do Curso de Bacharelado em Música da Escola de Música da UEMG.



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Tradução do livro de Paul Brun, A History of the Double Bass
Descrição: Este livro é um dos mais importantes sobre a história do contrabaixo, tanto dentro como fora do meio acadêmico. A tradução para o português tem autorização do autor, que é francês, mas publicou o livro em inglês. É um projeto de Iniciação Científica com o aluno Daniel Figueiredo e envolve uma pesquisa principalmente na tradução de termos técnicos e específicos da área. O objetivo final é publicar a versão em português pela editora da UEMG..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcelo de Magalhães Cunha - Coordenador / Daniel Figueiredo - Integrante.
2011 - 2011
Motivação para o estudo da música: um estudo de caso com alunos da escola de música da Universidade do Estado de Minas Gerais
Descrição: A pesquisa pretende investigar como os alunos de graduação, de instrumento e/ou canto, se motivam para o aprendizado e prática dos estudos de música. Ela se relaciona à área da psicologia da educação e o referencial teórico se apoia no interacionismo (Piaget) e sócio-interacionismo (Vygotsky). A metodologia consta de três fases: a primeira, com entrevistas abertas e individuais; a segunda com entrevistas abertas e coletivas, através de um Grupo Focal; e a terceira por questionário fechado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Motivação para o aprendizado da música: um estudo de caso com músicos de orquestra
Descrição: O objetivo geral é: Analisar como o músico de orquestra quando estudante se motivava para o aprendizado e o estudo da música. Como objetivos específicos: - Avaliar em que grau o método de ensino ao qual foi submetido influenciou nesta motivação. - Avaliar quais outros fatores contribuíram para esta motivação: professor, escola, ambiente, família, etc. - Avaliar se usou de auto-motivação e como foi este processo. - Avaliar como o músico se relacionava com o dia-a-dia dos estudos, no sentido de como a motivação auxiliava na disciplina diária e na concentração das atividades de repetição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Grupo de Contrabaixos
Descrição: O grupo de contrabaixo da Escola de Música da UEMG foi criado em 2014 e vem mantendo suas atividades com concertos, participações em seminários, eventos da Escola de música da UEMG e universidades do Estado de Minas Gerais. Seus integrantes são alunos do bacharelado e da licenciatura, todos eles regularmente matriculados. Com um ensaio por semana, o grupo desenvolve não só o repertório proposto para essa formação mas também técnica e o estudo do instrumento na pratica em conjunto. Hoje o grupo está com 09 (nove) integrantes tendo como seu orientador e coordenador o Prof. Valdir Claudino e vice-coordenador, o prof. Marcelo Cunha, professores da classe de contrabaixo. Um dos objetivos desta formação é o aproveitamento das aulas individuais aplicada à pratica em conjunto. O repertório vai desde arranjos de obras populares brasileira ao erudito e algumas escritas originalmente para esta formação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Marcelo de Magalhães Cunha - Integrante / CLAUDINO, Valdir - Coordenador.
2008 - 2009
Trio de Violões
Descrição: Trio composto por três alunos da Escola de Música da UEMG, que se apresentaram em Belo Horizonte e interior do Estado de Minas Gerais, como projeto de extensão, representando a Universidade do Estado de Minas Gerais..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcelo de Magalhães Cunha - Coordenador / Lúcio Fonseca Guimarães - Integrante / Cleidir Pereira Lorêdo - Integrante / Fabiano Henrique Viana - Integrante.
2008 - 2009
Duo Brandi
Descrição: Projeto de Extensão formado por alunos da Escola de Música da UEMG. São dois irmãos, um ao piano e outro na flauta. Realizaram apresentações em Belo Horizonte e interior de Minas Gerais, representando a Universidade do Estado de Minas Gerais..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcelo de Magalhães Cunha - Coordenador / Daniel Brandi Pimentel - Integrante / Elton Brandi Pimentel - Integrante.
2008 - 2009
Quinteto Minas
Descrição: Trata-se de um quinteto de sopros de alunos da Escola de Música da UEMG, que já entrosados realizaram apresentações em Belo Horizonte e interior do Estado de Minas Gerais, como um Projeto de Extensão da Escola de Música da UEMG..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Marcelo de Magalhães Cunha - Coordenador / Denise Guedes Carneiro - Integrante / Francisco Augusto Valim - Integrante / Diogo Artur Bianco - Integrante / Fernando Diniz - Integrante / Alphonsus Silveira - Integrante.
2006 - 2010
Orquestra Sinfônica da ESMU/UEMG
Descrição: A Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UEMG foi criada para prática do repertório sinfônico, por parte dos alunos. Com a participação também de professores, apresenta concertos para a comunidade como um projeto de extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Marcelo de Magalhães Cunha - Coordenador / Arnon Sávio Reis de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Fundação Renato Azeredo - Bolsa / Universidade do Estado de Minas Gerais - Cooperação.
2006 - 2010
Banda da Escola de Música da UEMG
Descrição: Serve como laboratório para os alunos praticarem o repertório das grandes bandas de sopro. Apresenta-se para a comunidade como projeto de extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (29) / Especialização: (1) .
Integrantes: Marcelo de Magalhães Cunha - Coordenador / Claudiomarcus Serafim Floriano - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Cooperação / Fundação Renato Azeredo - Bolsa.
2006 - 2010
Big Band da Escola de Música da UEMG
Descrição: O projeto prevê a prática do repertório das Big-Bands inspiradas no estilo musical surgido nos EUA, na década de 40, com as grandes orquestras de Glenn Miller, Duke Ellington, Artie Shaw, Benny Goodman e Tommy Dorsey. Apresenta-se para a comunidade como projeto de extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Marcelo de Magalhães Cunha - Coordenador / Ivan Egídio da Silva Júnior - Integrante.Financiador(es): Fundação Renato Azeredo - Bolsa / Universidade do Estado de Minas Gerais - Cooperação.
2005 - 2005
Arte X Drogas
Descrição: Aulas e apresentações musicais junto à dependentes químicos internos da Fazenda Caná, na região metropolitana de Belo Horizonte. O projeto tem por objetivo recuperar a auto-estima dos pacientes e possibilitar a reintegração na sociedade através de atividades musicais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Marcelo de Magalhães Cunha - Coordenador / Cibele Lauria Silva - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa / Universidade do Estado de Minas Gerais - Cooperação.
2003 - 2010
Coro de Extensão da ESMU/UEMG
Descrição: O Coro inclui pessoas da comunidade e alunos da Escola de Música da UEMG. Pratica o canto coral com obras originais para coro a capela e por vezes com orquestra. Apresenta-se para comunidade como projeto de extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Marcelo de Magalhães Cunha - Coordenador / César Timóteo de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Cooperação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: CONTRABAIXO ENSINO.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: CONTRABAIXO E LITERATURA DO INSTRUMENTO.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: CONTRABAIXO E PRÁTICA DE ORQUESTRA.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Psicologia da Educação.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Projetos de Extensão em Música.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Coordenação de Curso.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1CUNHA, M. M.2013 CUNHA, M. M.; Campos, Regina Helena de Freitas . Motivação para o estudo da música com base em pressupostos interacionistas piagetianos. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 19, p. 187-214, 2013.

2.
2CUNHA, M. M.2013 CUNHA, M. M.. Motivação para o aprendizado da música: uma revisão da literatura publicada. Modus: Revista da Escola de Música da UEMG, v. VIII, p. 57-72, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CUNHA, M. M.. Andersen Viana, Sonata para Contrabaixo e Piano. 1a. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2015. v. 1. 164p .

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, M. M.; Campos, Regina Helena de Freitas . Motivação para o estudo da música com base em pressupostos interacionistas piagetianos: dois estudos de caso. In: XXX Encontro Anual Helena Antipoff, 2012, Belo Horizonte. SESSÕES COORDENADAS: ESCOLA, DESENVOLVIMENTO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Belo Horizonte: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 2012. p. 123-124.

2.
CUNHA, M. M.. Motivação e auto-estima no aprendizado musical em crianças e adolescentes, com base na Metodologia Suzuki e apoiadas nas teorias de Gardner e do construtivismo.. In: XXVII Encontro Anual Helena Antipoff, 2010, Belo Horizonte. SESSÕES COORDENADAS: A CRIANÇA, O JOVEM E A FORMAÇÃO ESCOLAR. Belo Horizonte: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 2010. p. 116-117.

3.
CUNHA, M. M.. A Sonata para Contrabaixo e Piano de Andersen Viana: Análise da Obra, seus Aspectos Idiomáticos e Interpretativos e a Relação Compositor-Intérprete. In: I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical da Escola de Música da UFMG, 2000, Belo Horizonte. Anais do I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical da Escola de Música da UFMG. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA, M. M.. Motivação e auto-estima no aprendizado musical de crianças e adolescentes, com base na metodologia Suzuki e apoiadas nas teorias de Gardner e do construtivismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CUNHA, M. M.. Motivação para iniciação musical de crianças com base na metodologia Suzuki. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CUNHA, M. M.; Andersen Viana . A Sonata para Contrabaixo e Piano de Andersen Vianna: Análise da Obra, seus Aspectos Idiomáticos e Interpretativos e a Relação Compositor - Intérprete. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
CUNHA, M. M.; Cláudio Martins Simões . Sonata para Contrabaixo e Piano de Andersen Viana, 2001. (Partitura Musical/Outro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CUNHA, M. M.. Programa Harmonia. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CUNHA, M. M.. História da Música. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
CUNHA, M. M.. Curso Básico de Música. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
CUNHA, M. M.; Nepomuceno . GUARNIERI e NEPOMUCENO. 2016. Registro Fonográfico.

2.
CUNHA, M. M.; Villa-Lobos . A Floresta do Amazonas. 2010. Registro Fonográfico.

3.
CUNHA, M. M.; Beethoven . Nona Sinfônia de Beethoven. 2008. Registro Fonográfico.

4.
CUNHA, M. M.; Brahms ; Liszt . Brahms & Liszt. 2008. Registro Fonográfico.

5.
CUNHA, M. M.; José Maria Xavier . Ofício de Trevas. 2004. Registro Fonográfico.

6.
CUNHA, M. M.; Mozart . Missa Solene. 2002. Registro Fonográfico.

7.
CUNHA, M. M.; Nepomuceno . Concertos Lix da Cunha. 1993. Registro Fonográfico.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir. Participação em banca de André Dias Ferreira.Estudos Preparatórios para o 1o movimento do Concerto em Mi Maior, para Contrabaixo e Orquestra, de Karl Dittersdor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Contrabaixo) - Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir. Participação em banca de Daniel Campos Menezes.Transcrição para contrabaixo, peças 1 Romancette e 4 Fugato (all'antica) da Pequena Suite para Violoncelo e Piano, de Heitor Villa-Lobos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura com habilitação em contrabaixo) - Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir; BRANDÃO, Domingos Sávio Lins. Participação em banca de Thiago Pedro Calheiros Correia de Melo Amaral Franco.Analise da peça MODINHA para contrabaixo e piano de Santino Parpinelli. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contrabaixo) - Escola de Música da UEMG.

4.
CUNHA, M. M.. Participação em banca de Eliane Maria de Moura Pacífico Homem.A participação dos pais no ensino do violino para crianças: uma investigação dos procedimentos adotados no Método Suzuki. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
CUNHA, M. M.. Participação em banca de Aluísio Delane de Oliveira Silva.Análise e revisão da obra CHORON, para Contrabaixo e Piano, De Villani-Cortês. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CUNHA, M. M.. Projetos Edital PAEx 01/2014. 2014. Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXII Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise. 2018. (Congresso).

2.
XI Seminário Integrado dos Cursos de Graduação.GePMUS: Interfaces com a Educação e a Sociedade. 2013. (Seminário).

3.
IX Seminário de Graduação da Escola de Música da UEMG.Motivação para o estudo da música: um estudo de caso com alunos da escola de música da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2011. (Seminário).

4.
XXIX Encontro Helena Antipoff.MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO DA MÚSICA: Um Estudo de Caso com Músicos de Orquestra. 2011. (Encontro).

5.
III Seminário de Pesquisa do Laboratório de Psicologia e Educação Helena Antipoff.Motivação para iniciação musical de crianças com base na metodologia Suzuki. 2010. (Seminário).

6.
VIII Seminário Itegrado de Cursos de Graducação e III Seminário de Progressos da Escola de Música da Universidade do Estado de Mianas Gerais.Motivação e auto-estima no aprendizado musical de crianças e adolescentes, com base na metodologia Suzuki e apoiadas nas teorias de Gardner e do construtivismo.. 2010. (Seminário).

7.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

8.
XXVIII Encontro Anual Helena Antipoff.Motivação e auto-estima no aprendizado musical de crianças e adolescentes, com base na metodologia Suzuki e apoiadas nas teorias de Gardner e do construtivismo.. 2010. (Encontro).

9.
Festival de Música de Brive-la-Gaillarde FRANÇA.Orquestra Jovem de Contagem MG. 2005. (Encontro).

10.
XIV Encontro Anual da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical).oficinas: Psicologia da Aprendizagem e da Performance Musical e Ensinando Música Através da Formação de Conjuntos Instrumentais e Pequenas Orquestras. 2005. (Encontro).

11.
III Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da Escola de Música da UEMG.Grupo de Fagotes da ESMU. 2004. (Seminário).

12.
I Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da Escola de Música da UEMG.Recital de Contrabaixo e Piano. 2003. (Seminário).

13.
VI EINCO (Encontro Internacional de Contrabaixistas), promovido pela ABC (Associação Brasileira de Contrabaixistas).Master-Class. 2002. (Encontro).

14.
I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical.A Sonata para Contrabaixo e Piano de Andersen Vianna: Análise da Obra, seus Aspectos Idiomáticos e Interpretativos e a Relação Compositor - Intérprete. 2000. (Seminário).

15.
IV Encontro Internacional de Contrabaixistas.master-class. 1996. (Encontro).

16.
II Encontro Nacional de Contraixo.master-class. 1992. (Encontro).

17.
VII Ciclo de Música Contemporânea de Belo Horizonte.ISSEI - Koellreutter. 1990. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir . V Dia do Contrabaixo. 2018. (Outro).

2.
CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir . IV Dia do Contrabaixo. 2017. (Outro).

3.
CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir . Recital e Master Class do contrabaixista chileno Sebastian Espinosa. 2017. (Concerto).

4.
CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir . III Dia do Contrabaixo. 2016. (Outro).

5.
CUNHA, M. M.; PEREIRA, M. D. ; Lopes, Simone Teles . XIII Seminário Integrado dos Cursos de Graduação. 2015. (Congresso).

6.
CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir . II Dia do Contrabaixo. 2015. (Outro).

7.
CUNHA, M. M.. XII Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da Escola de Música da UEMG. 2014. (Congresso).

8.
CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir . I Dia do Contrabaixo. 2014. (Outro).

9.
CUNHA, M. M.. Workshop com o saxofonista alemão Kilian Hubinger. 2008. (Concerto).

10.
CUNHA, M. M.. Rectal de Música Contemporânea do clarinetista francês Michel Aumont. 2008. (Concerto).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Dias Ferreira. Estudos Preparatórios para o 1o movimento do Concerto em Mi Maior, para Contrabaixo e Orquestra, de Karl Dittersdor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Contrabaixo) - Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo de Magalhães Cunha.

2.
Daniel Campos Menezes. Transcrição para contrabaixo, peças 1 Romancette e 4 Fugato (all'antica) da Pequena Suite para Violoncelo e Piano, de Heitor Villa-Lobos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura com habilitação em contrabaixo) - Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcelo de Magalhães Cunha.

3.
Thiago Pedro Calheiros Correia de Melo Amaral Franco. Analise da peça ?Modinha? para contrabaixo e piano de Santino Parpin. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado) - Escola de Música da UEMG. Orientador: Marcelo de Magalhães Cunha.

4.
Eliane Maria de Moura Pacífico Homem. A participação dos pais no ensino do violino para crianças: uma investigação dos procedimentos adotados no Método Suzuki. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Música da UEMG. Orientador: Marcelo de Magalhães Cunha.

5.
Cassiano Vinícius Silva. . O Concerto para Contrabaixo e Orquestra de Segei Koussevitzky: uma visão interpretativa.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado) - Escola de Música da UEMG. Orientador: Marcelo de Magalhães Cunha.



Outras informações relevantes


Participação em Festivais de Música: Brive-la-Gaillarde (França) em 2005, Campos-RJ em 1994, Ouro Preto (VII CINVES) em 1991, Brasília 1990, Festival de Inverno da UFMG em 1989 e Juiz de Fora 1985. Cursos de extensão: aperfeiçoamento, como músico instrumentista com o Prof. Fausto Borém ( Escola de Música da UFMG) em 2006, ?Técnica de Alexander? para Músicos em 1999, Análise Musical com o Prof. Oilliam Lanna (UFMG) em 1999, contrabaixo com Prof. Milton Masciadri da University of Geórgia/USA em 1991. Participações em Encontros e Seminários: XIV Encontro Anual da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), nas oficinas: Psicologia da Aprendizagem e da Performance Musical e Ensinado Música Através da Formação de Conjuntos Instrumentais e Pequenas Orquestras, em 2005; III Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da Escola de Música da UEMG; VI EINCO (Encontro Internacional de Contrabaixistas), promovido pela ABC (Associação Brasileira de Contrabaixistas), em 2002; I Seminário Integrado dos Cursos de Graduação, promovido pela Escola de Música da UEMG, em 2002; I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical, promovido pelas Escolas de Músicas da UEMG e UFMG, em 2000; I Seminário de Percepção Musical da Escola de Música da UEMG, em 1999; IV EINCO (Encontro Internacional de Contrabaixistas), promovido pela ABC (Associação Brasileira de Contrabaixistas), em 1996; II Encontro Nacional de Contrabaixos, Instituto de Artes da UNESP (São Paulo-SP), em 1992. Como professor substituto: Conservatório Carlos Gomes e Escola Pro-Música, Campinas/SP, em 1992 e 1993; Centro de Musicalização Infantil. Atualmente faz curso de formação em psicanálise no Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de MG, para iniciar pesquisa sobre psicanálise e educação musical.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 9:11:01