Eduardo Cesar Valuche Oliveira Brito

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6055763843591235
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Têm experiência na área de História, com ênfase em História Econômico-Social do Rio de Janeiro; conservação de acervo em centro de documentação; História das Políticas para a Infância no Brasil; Ensino de História; História Política; História e Memória. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Cesar Valuche Oliveira Brito
Nome em citações bibliográficas
BRITO, E. C. V.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Hugh Clarence Tucker e o Instituto Central do Povo no Porto do Rio de janeiro: os metodistas na construção da República Brasileira (1866-1915).,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria Leticia Corrêa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2008 - 2013
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: O desenvolvimento urbano da cidade do Rio de Janeiro (XIX - XX): os sindicatos e os dramas pessoais do rábula Evaristo de Moraes.
Orientador: HONORATO, Cezar Teixeira.




Atuação Profissional



Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais, CBCISS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Pesquisa / Ensino / conservação de acervo, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisa em História; Ensino de História; Conservação e manutenção do acervo do Centro de Pesquisa Zeny Miranda - CBCISS.


Empresa Brasileira de correios e Telegráfos, ECT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Associação Mãe Affrica, AMA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Consultoria em História, Enquadramento Funcional: Consultor em História, Carga horária: 20
Outras informações
Consultor em História em pesquisas sobre o território urbano do Rio de Janeiro. Consultor em projetos educacionais em História. Formação e capacitação da equipe de trabalho.


Associação Mãe Africa, AMA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de História no Ensino Fundamental II (6º - 9º).


Asylo Espírita João Evangelista, AEJE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: PESQUISADOR, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR EM História, Carga horária: 20
Outras informações
Levantamento da história da instituição, fundada em 1923. Rua Visconde e Silva, 93, Humaitá - Rio de Janeiro



Outros Projetos


2011 - 2012
UM SÉCULO DE VIVÊNCIAS NUM PORTO MODERNO: RIO DE JANEIRO, 1910-2010
Descrição: Este projeto objetiva realizar uma exposição abordando o processo histórico de desenvolvimento da região portuária da cidade retratando de maneira especial as vivências da população que ali habita e freqüenta no último século (1910-2010). As obras de construção na região de um moderno porto transformaram profundamente a sua paisagem e a sua vida, implicando simultaneamente na convivência com os novos ares cosmopolitas da cidade e na resistência de valores e tradições ali constituídos. E, ao longo desse século, foram realizadas outras intervenções urbanas ? como a construção do Viaduto da Perimetral, da Rodoviária Novo Rio, do Hospital dos Servidores do Estado, da Vila do Samba, etc. - que fizeram com que a região apresente hoje um perfil multifacetado econômica, social e culturalmente. Essa percepção vem reforçar a necessidade de atualizar as reflexões que abordam este processo histórico. Além disso, a região portuária se apresenta como espaço fundamental dentro dos atuais debates de modernização da cidade, envolvendo seus atores em discussões que abordam a vida cotidiana das comunidades diretamente envolvidas em suas diversas dimensões: cultural, social, econômica e ambiental, daí se ter hoje como um paradigma acadêmico o conceito de ?comunidade portuária?. É importante dizer que há toda uma argumentação, a partir das consequências dos projetos históricos de modernização da área, para os riscos que envolvem a cultura e o modo de vida que ali floresceu. O evento pressupõe a integração entre a exposição, um seminário e uma ?Oficina de História?. O tema se desenvolverá em torno de 200 fotografias, reunindo elementos materiais históricos inéditos, tais como mapas, cenários e histórias de vida. Os conteúdos se harmonizam em torno de memórias da região, que aparece como um espaço de trabalho, moradia e celebração que se atualiza cotidianamente. O evento pressupõe a integração entre a exposição, um seminário e uma ?Oficina de História?, visando, por um lado, sua.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Eduardo Cesar Valuche Oliveira Brito - Integrante / cezar honorato - Coordenador / edvaldo roberto de oliveira - Integrante / Fernando Dumas - Integrante / STEPHANIE SOUZA - Integrante / Carolina de Jesus - Integrante / T. M - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2012 - 2013
Agência de fomento: Capemisa - Instituto de Ação Social


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: história das políticas públicas para a infância.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, E. C. V.. História Política e Marxismo: a contribuição de Antônio Gramsci e Edward Palmer Thompson para a historiografia.. In: Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História., 2016, São Gonçalo. Anais do IV Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História. Rio de Janeiro: Anpuh / RJ, 2016. v. 4. p. 1-2637.

2.
BRITO, E. C. V.. Balanço e perspectivas dos pós-graduandos do Rio de Janeiro. In: Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História, 2016, São Gonçalo. Anais do IV Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História. Rio de Janeiro: Anpuh / RJ, 2016. v. 4. p. 1-2637.

3.
BRITO, E. C. V.. Derrubando os ?muros? de 1930: Antônio Gramsci para a renovação da Historiografia na Primeira República Brasileira (1889 ? 1930).. In: XXVIII Simpósio Nacional de História Lugares dos historiadores : velhos e novos desafios., 2015, Florianopólis. Derrubando os ?muros? de 1930: Antônio Gramsci para a renovação da Historiografia na Primeira República Brasileira (1889 ? 1930).. Florianópolis: ANPUH, 2015. v. 28.

4.
BRITO, E. C. V.. O Instituto Central do Povo no Porto do Rio de Janeiro: os metodistas na construção da República Brasileira (1895 - 1910). In: IV Edição do Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHS - UERJ/FFP), 2015, São Gonçalo. O Instituto Central do Povo no Porto do Rio de Janeiro: os metodistas na construção da República Brasileira (1895 - 1910). São Gonçalo: UERJ, PPGHS, 2015. v. 4. p. 97-105.

5.
BRITO, E. C. V.. Posições de classe e condições de classe de Evaristo de Moraes e a Sociedade de Resistência dos Trabalhadores em Trapiche e Café na Modernidade Brasileira (1876 ? 1908): a disputa pela hegemonia política na Primeira Republica. In: XI Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano., 2015, Rio de Janeiro. Posições de classe e condições de classe de Evaristo de Moraes e a Sociedade de Resistência dos Trabalhadores em Trapiche e Café na Modernidade Brasileira (1871 ? 1906): a disputa pela hegemonia política na Primeira Republica. Rio de Janeiro: UERJ/Rede Sirius, 2015. v. XI.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, E. C. V.. O Instituto Central do Povo e o porto do Rio de Janeiro: o desenvolvimento do Evangelho Social da religião Metodista com os trabalhadores portuários (1906-1910). In: VI Encontro do GT Nacional de História das Religiões e das Religiosidades ANPUH: História das Religiões, Literatura, Conceitos, Identidades., 2016, Rio de Janeiro. O Instituto Central do Povo e o porto do Rio de Janeiro: o desenvolvimento do Evangelho Social da religião Metodista com os trabalhadores portuários (1906-1910). Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2016. v. VI.

2.
BRITO, E. C. V.. Hugh Clarence Tucker e o projeto de modernização do Evangelho Social: a história dos missionários metodistas e o desenvolvimento da religião Metodista no Brasil (1876-1910).. In: 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2016, Florianópolis. Hugh Clarence Tucker e o projeto de modernização do Evangelho Social: a história dos missionários metodistas e o desenvolvimento da religião Metodista no Brasil (1876-1910).. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de História da Ciência / Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. v. 15.

3.
BRITO, E. C. V.. Derrubando os ?muros? de 1930: Antônio Gramsci para a renovação da Historiografia na Primeira República Brasileira (1889 ? 1930).. In: XXVIII Simpósio Nacional de História Lugares dos historiadores : velhos e novos desafios., 2015, Florianopólis. Derrubando os ?muros? de 1930: Antônio Gramsci para a renovação da Historiografia na Primeira República Brasileira (1889 ? 1930).. Florianópolis: ANPUH, 2015. v. 1ª. p. 1428-1228.

4.
BRITO, E. C. V.. O Instituto Central do Povo no Porto do Rio de Janeiro: os metodistas na construção da República Brasileira (1895 - 1910). In: V Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHS - UERJ/FFP), 2015, São Gonçalo. O Instituto Central do Povo no Porto do Rio de Janeiro: os metodistas na construção da República Brasileira (1895 - 1910). São Gonçalo: UERJ, PPGHS, 2015. v. 4. p. 12-12.

5.
BRITO, E. C. V.. Posições de classe e condições de classe de Evaristo de Moraes e a Sociedade de Resistência dos Trabalhadores em Trapiche e Café na Modernidade Brasileira (1876 ? 1908): a disputa pela hegemonia política na Primeira Republica. In: XI Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano, 2015, Rio de Janeiro. Posições de classe e condições de classe de Evaristo de Moraes e a Sociedade de Resistência dos Trabalhadores em Trapiche e Café na Modernidade Brasileira (1876 ? 1908): a disputa pela hegemonia política na Primeira Republica. Rio de Janeiro: UERJ/Rede Sirius, 2015. v. XI. p. 18-18.

6.
BRITO, E. C. V.. 4 EPH!S. In: 4 Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais, 2015, Belo Horizonte. A renovação historiográfica da História Política: avanços e impasses da cultura política.. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2015. v. 1. p. 26-27.

Apresentações de Trabalho
1.
BRITO, E. C. V.. A renovação historiográfica da História Política: avanços e impasses da cultura política.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BRITO, E. C. V.. Derrubando os ?muros? de 1930: Antônio Gramsci para a renovação da Historiografia na Primeira República Brasileira (1889 ? 1930).. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
BRITO, E. C. V.. O Instituto Central do Povo no Porto do Rio de Janeiro: os metodistas na construção da República Brasileira (1895 - 1910). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BRITO, E. C. V.. Posições de classe e condições de classe de Evaristo de Moraes e a Sociedade de Resistência dos Trabalhadores em Trapiche e Café na Modernidade Brasileira (1876 ? 1908): a disputa pela hegemonia política na Primeira Republica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BRITO, E. C. V.. 'A História Oral na renovação dos estudos sobre a religião no Brasil: novas perspectivas da religião espírita nos movimentos de memória na cidade do Rio de Janeiro (2002-2015)'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BRITO, E. C. V.. Assistência na Colônia e Império Brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BRITO, E. C. V.. Missões protestantes do sul dos Estados Unidos no território brasileiro: os metodistas na construção da República Brasileira (1876 - 1895).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BRITO, E. C. V.. PEDAGOGIA PROBLEMATIZADORA: UMA CONCEPÇÃO FILOSÓFICA DE SOCIEDADE.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BRITO, E. C. V.; OLIVEIRA, E. R. . De ?Anjinhos? a ?Sujeitos de Direitos?: a História da Assistência a Infância no Brasil (séc. XVIII ? XXI)?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
BRITO, E. C. V.; LORENZATO, R. R. . A contribuição do CBCISS na História da política social do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LOPES, I. ; LORENZATO, R. R. ; BRITO, E. C. V. . Revista Debates Sociais. 2012.

Programas de computador sem registro
1.
OLIVEIRA, E. R. ; BRITO, E. C. V. . Edição e manutenção do portal "Aprender SUAS". 2011.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
BRITO, E. C. V.. 1º. Ciclo de Estudos sobre o Sistema único de Assistência Social. 2011. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
"Abrigos em Movimento" e Lançamento da Coleção "Abrigos em Movimento" - realizado pela UERJ. Carga Horária: 3 h.. 2011. (Outra).

2.
A Política de Enfrentamento ao Assassinato de Crianças e Adolescentes no Rio de Janeiro - OAB/RJ.. 2011. (Encontro).

3.
Encontro do Fórum Permanente Sobre Acolhimento - Realizado pela 2º. Vara Regional da Infância, da Juventude e do Idoso. Carga horária: 3 h.. 2011. (Encontro).

4.
Seminário da infância à Velhice: Políticas, Espaços Públicos e Movimentos Sociais - NUPESS - UFF. Carga Horária: 40 horas.. 2011. (Seminário).

5.
Biblioteca Nacional - "Biblioteca fazendo História": A civilização dos bichos"'. Carga horária: 2 horas. 2010. (Outra).

6.
Biblioteca Nacional - "Biblioteca fazendo História": Napoleão - O conquistador do Brasil"'. Carga horária:: 2 horas. 2010. (Outra).

7.
Faculdade de Educação - UFF. "'Gramsci e os movimentos populares"'. Carga horária: 30 horas. 2010. (Seminário).

8.
Grupos de Estudos Africanos - UFF. Encontro de Estudos Africanos. 2010. (Encontro).

9.
Instituto de Letras e Pós-Graduação em Letras - Grupo de Estudos Nação e Narração - UFF/CNPQ. Nação-Invenção:Literatura e Leitura. Carga horária: 20 horas. 2010. (Seminário).

10.
Jornada do NIEP -PréK - UFF. Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo - Pré-Capitalismo. Carga Horária: 15 horas. 2010. (Outra).

11.
Universidade Federal Fluminense - CEIA. '"Mini-curso de Metodologia da Pesquisa''. Carga Horária: 20 h. 2009. (Outra).

12.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. IFCS - "Semana de História de Antiga". Carga Horária: 46 horas. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRITO, E. C. V.. IV Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História. 2016. (Congresso).

2.
BRITO, E. C. V.. IV Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHS/FFP/UERJ). 2015. (Congresso).

3.
BRITO, E. C. V.. IX Encontro de Gerações de Assistentes Sociais - Os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro: o Estado, a Assistência e a emergência da Política de Assistência. 2015. (Congresso).

4.
OLIVEIRA, E. R. ; BRITO, E. C. V. ; NUNES, M. O. . Seminário. 2011. (Congresso).

5.
BRITO, E. C. V.; NUNES, M. O. ; OLIVEIRA, E. R. . 1º. Ciclo de Estudos sobre o Sistema único de Assistência Social. 2011. (Congresso).



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BRITO, E. C. V.; LORENZATO, R. R. . A contribuição do CBCISS na História da política social do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BRITO, E. C. V.. PEDAGOGIA PROBLEMATIZADORA: UMA CONCEPÇÃO FILOSÓFICA DE SOCIEDADE.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 8:22:37