Bruna Damiana de Sá Sólon Heinsfeld

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3277884898568993
  • Última atualização do currículo em 29/09/2018


Mestre em Educação pela PUC-Rio, integrante do grupo de pesquisa Formação Docente e Tecnologias (ForTec/PUC-Rio). Especialista em Planejamento, implementação e gestão da educação a distância pela UFF. Graduada em Letras Inglês/Literaturas pela UERJ. Graduada em Letras Inglês/Literaturas pela UERJ. Experiência como Analista em Tecnologia e Educação, Analista Educacional, Designer Instrucional, Conteudista, Assistente de Coordenação Pedagógica e Docente. Formação complementar em e-learning e culturas digitais, tendências e tecnologias educacionais, fundamentos da EaD, tecnologia da informação na educação, teoria e prática do design instrucional. Google Certified Educator Nível 1. Atualmente pesquisa as percepções sobre conhecimento e tecnologia no discurso das políticas públicas em educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Damiana de Sá Sólon Heinsfeld
Nome em citações bibliográficas
DAMIANA, Bruna;HEINSFELD, B. D. S. S.;HEINSFELD, Bruna Damiana;HEINSFELD, Bruna;HEINSFELD, Bruna Damiana de Sá Sólon


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Conhecimento e tecnologia: uma análise do discurso das Políticas Públicas em Educação,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Magda Pischetola.
Palavras-chave: Tecnologia; Políticas Públicas; Epistemologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cultura digital.
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2015
Especialização em Planejamento, implementação e gestão da EaD. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: O material didático impresso: educação, design e cognição.
Orientador: Daniela Ribeiro Monteiro.
2007 - 2011
Graduação em Letras - Inglês/Literaturas (Bacharelado).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Desenho de cursos: introdução ao modelo ADDIE. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2015
Gestão para a Aprendizagem: Módulo Gestão Estratégica.
Fundação Lemann, FL, Brasil.
2015 - 2015
Emerging Trends & Technologies in the Virtual K-12.
University of California, Irvine, UCI, Estados Unidos.
2015 - 2015
University Teaching 101.
Johns Hopkins University, JHU, Estados Unidos.
2014 - 2014
Construção da Sala de Aula na Plataforma Moodle/CE. (Carga horária: 30h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2014 - 2014
Fundamentals of Virtual Instruction.
University of California, Irvine, UCI, Estados Unidos.
2013 - 2013
Teoria e Prática do Design Instrucional. (Carga horária: 50h).
Livre Docência Tecnologia Educacional, LD, Brasil.
2013 - 2013
E-learning and Digital Cultures.
University of Edinburgh, EDINBURGH, Escócia.
2012 - 2012
Tecnologia da Informação na Educação. (Carga horária: 33h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2012 - 2012
De acordo com o Novo Acordo. (Carga horária: 10h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2012 - 2012
Introdução ao e-Learning. (Carga horária: 12h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2012 - 2012
Comunicação Escrita. (Carga horária: 91h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2012 - 2012
Conhecimento, saber e ciência. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Preparatório CAE. (Carga horária: 100h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa S/A, CULTURA INGLESA, Brasil.
2005 - 2005
Express Plus.
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa S/A, CULTURA INGLESA, Brasil.
2002 - 2004
Young Express. (Carga horária: 450h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa S/A, CULTURA INGLESA, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docente na disciplina de graduação e curso de extensão "Elaboração e produção de materiais didáticos", sob orientação da professora Magda Pischetola.


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica em EaD e Divulgação Científica, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação como Designer Instrucional de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) em projetos para graduação, extensão, educação de jovens e adultos, entre outros. Colaboração na construção dos ambientes virtuais de aprendizagem. Revisão e primeira triagem dos artigos enviados para submissão na "Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância" (RBAAD). Participação no desenvolvimento do Planejamento Estratégico do setor de Desenvolvimento Instrucional. Participação em grupos de pesquisa sobre Game Design e Gamificação e Novas Tecnologias em Educação. Atuação também na revisão de língua portuguesa e revisão tipográfica dos materiais dos projetos EJA/CEJA.


Cengage Learning, CENGAGE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Designer Instrucional/Conteudista
Outras informações
Soluções instrucionais e conteúdos para cursos de idioma online. Criação de storyboards, briefing de imagens e jogos educacionais, design instrucional para a plataforma Moodle.


ID Projetos Educacionais, ID, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista Educacional, Carga horária: 40
Outras informações
Desenho instrucional de conteúdos voltados para EaD, tanto para mídias impressas quanto storyboards para plataformas online. Atuação em projetos para clientes como Gerdau, Light, Votorantim Cimentos, Klabin, Grupo Pão de Açúcar, Souza Cruz, entre outros.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPQ, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) membro do projeto "Iconicidade em Eça de Queiroz: leitura para o domínio da língua", integrante do grupo de pesquisa Semiótica, leitura e produção de textos (SELEPROT), sob orientação da Profª. Drª. Darcilia Marindir Pinto Simões.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Língua Inglesa Instrumental para Leitura no Projeto PROINICIAR - UERJ Docência em língua inglesa instrumental para leitura. Produção de conteúdo para aulas na modalidade de ensino a distância e manutenção de páginas na plataforma virtual Moodle.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora Linguística I e Linguística II, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora das disciplinas Linguística I - Fundamentos Teóricos e Linguística II - Fundamentos Teóricos, de acordo com a disciplina ministrada pelo orientador no semestre em questão. Orientações: Profª. Drª. Zinda Maria Carvalho de Vasconcellos (2008) e Prof. Dr. Ricardo Joseh Lima (2009). Aulas de apoio, correção de trabalhos e orientação na pesquisa e produção de seminários. Pesquisa, produção e confecção de material didático tanto para uso presencial quanto para trabalho online com a plataforma virtual Moodle. Criação e manutenção de weblogs com fins didáticos, bem como criação e manutenção de perfis em redes sociais.


Secretaria Municipal de Educaçao, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária do Projeto Sala de Leitura, Carga horária: 20
Outras informações
Auxílio e orientação na leitura, produção de textos e pesquisa escolar aos alunos do 6º ao 9º ano. Leitura e contação de histórias infantis para alunos do 1º ao 5º ano.


Skill Idiomas, SKILL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação Pedagógica, Carga horária: 44
Outras informações
Responsável pelos cuidados com as rotinas pedagógicas, bem como pela relação entre professor/coordenação, professor/aluno e coordenação/responsáveis. Elaboração de material didático, planejamento de cursos, cronogramas, organização de atividades extra curriculares, projetos e atuação como docente de língua inglesa em todos os níveis e faixas etárias.


Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa S/A, CULTURA INGLESA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Monitora de Língua Inglesa, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas de apoio, aplicação de provas e simulados, correção de provas, confecção de material didático. Intenso trabalho com as plataformas virtuais específicas do curso.


SESC - Departamento Nacional, SESC DN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista em Tecnologia e Educação, Carga horária: 40
Outras informações
Analista em Tecnologia e Educação na Gerência de Educação do Departamento Nacional do Sesc.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Epistemologia e didática com uso de mídias
Descrição: O projeto de pesquisa representa um desdobramento do projeto "Desafios à sustentabilidade dos programas de inclusão digital para a educação básica: Formação de professores e apoio à prática pedagógica", desenvolvido entre outubro de 2014 e dezembro de 2015 pelo grupo de pesquisa em Formação docente e Tecnologias (ForTec) do PPGE/PUC-Rio. Os resultados apresentam as percepções dos professores sobre as tecnologias e sua adaptação nas escolas como processos inevitáveis, mas ao mesmo tempo demonstram pouca reconfiguração das práticas didáticas. Na maioria dos casos, as tecnologias não são percebidas como artefatos culturais e as experiências dos alunos, imersos na cultura digital, não são valorizadas. A partir dessas considerações, põem-se novos e interessantes questionamentos. Há uma relação entre a concepção de conhecimento e a prática pedagógica? Qual a visão epistemológica dos professores subjacente ao discurso de integração das tecnologias em educação? E ainda, mais especificamente: as tecnologias da informação e da comunicação estariam apontando para uma "revolução paradigmática" da educação (Behrens, 2000; Moraes, 2010)? Embasados em autores como Sterling (2010), Machado (2002) e Serres (1995), entre outros, procuramos responder a essas perguntas, voltando ao contexto escolar com uma nova investigação de abordagem qualitativa. A pesquisa será realizada em duas das oito escolas selecionadas anteriormente, escolhidas por apresentarem uma visão dos professores mais próxima do nosso conceito de sustentabilidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Bruna Damiana de Sá Sólon Heinsfeld - Integrante / Magda Pischetola - Coordenador / Maria Paula Rossi Nascentes da Silva - Integrante / Danielle Fucs Ghelman - Integrante / Juliana Gomes Correa - Integrante.
2014 - 2016
Desafios à sustentabilidade dos programas de inclusão digital para a educação básica: formação de professores e apoio à prática pedagógica
Descrição: A pesquisa visa aprofundar as questões relativas à introdução da tecnologia digital em oito escolas municipais de ensino fundamental na cidade do Rio de Janeiro, indicadas pela Secretaria Municipal de Educação como ?sustentáveis? do ponto de vista da integração de tecnologias no cotidiano escolar. Nessa perspectiva, propõe-se uma reflexão com base em dois eixos: avaliar as estratégias que possibilitam a sustentabilidade econômica e cultural de um projeto; analisar as práticas didáticas com uso tecnologia nas escolas pesquisadas. O projeto de pesquisa tem como objetivo a formulação de uma proposta de formação de professores, fundamentada nos dados coletados, para incentivar e ampliar a integração das TIC nas práticas de ensino-aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Bruna Damiana de Sá Sólon Heinsfeld - Integrante / Magda Pischetola - Coordenador / Maria Paula Rossi Nascentes da Silva - Integrante / Danielle Fucs Ghelman - Integrante / Joao Paulo Leite Cabrera - Integrante / Laryssa Amaro Naumann - Integrante / Tatiana de Alemar Rios - Integrante / Amalia Maria Mattos de Araujo de Souza - Integrante.
2010 - 2011
PROCIÊNCIA - Iconicidade em Eça de Queiroz: Leitura para o domínio da língua
Descrição: O Projeto de pesquisa ICONICIDADE EM EÇA DE QUEIROZ: LEITURA PARA O DOMÍNIO DA LÍNGUA objetiva Estimular a leitura do texto clássico, a partir de um trabalho intensivo com os contos de Eça de Queiroz, para melhorar a competência verbal dos estudantes no terceiro grau. Pretende-se atingir a meta proposta da seguinte maneira: (a) levantar palavras e expressões-chave nominais que possam caracterizar a presença da ironia nos contos que constituem o corpus da pesquisa; (b) identificar as palavras e expressões-chave que funcionam como âncoras textuais, permitindo inferir isotopias subjacentes aos contos; (c) desenvolver a habilidade de leitura de textos literários; (d) promover a ampliação do repertório verbal e enciclopédico do estudante-leitor; (e) praticar a produção textual com a reutilização dos dados léxicos explorados na pesquisa; (f) praticar a leitura intertextual e interdisciplinar a partir do diálogo entre Literatura e História que atravessa o corpus da pesquisa e (g) demonstrar a importância da leitura do texto clássico na formação do leitor e na ampliação da competência verbal do estudante de terceiro grau..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Bruna Damiana de Sá Sólon Heinsfeld - Integrante / Darcilia Marindir Pinto Simões - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Desenho Instrucional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Lingüística.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise Crítica do Discurso.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
TOEFL, ETS.
2017
Google Certified Educator Level 1, Google.
2014
Aprovada, convocada e empossada no concurso para Técnico em Educação a Distância e Divulgação Científica da Fundação CECIERJ., Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
2012
BRAZ-TESOL membership, BRAZ-TESOL (Association of teachers of English to speakers of other languages).
2011
Certificate in Advanced English (CAE), University of Cambridge, England.
2010
Aprovada e convocada no concurso do magistério municipal e convocada para o cargo de Professor I - Língua Inglesa (3ª CRE), Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ.
2010
Aprovada no concurso do magistério para a Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC/RJ) para o cargo de Professor I - Língua Inglesa, Governo do Estado do Rio de Janeiro - RJ.
2004
Preliminary English Test (PET), University of Cambridge, England.
2002
Key English Test (KET), University of Cambridge, England.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PISCHETOLA, M.2018 PISCHETOLA, M. ; HEINSFELD, Bruna Damiana . Eles já nascem sabendo!: desmistificando o conceito de nativos digitais no contexto educacional. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-10, 2018.

2.
HEINSFELD, Bruna Damiana2018 HEINSFELD, Bruna Damiana; SILVA, M. P. R. N. . As versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o papel das tecnologias digitais: conhecimento da técnica versus compreensão dos sentidos. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 18, p. 668-690, 2018.

3.
PISCHETOLA, M.2018PISCHETOLA, M. ; HEINSFELD, Bruna Damiana . Technologies and Teacher's Motivational Style: A Research Study in Brazilian Public Schools. Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies, v. 1, p. 163-177, 2018.

4.
HEINSFELD, B. D. S. S.2017 HEINSFELD, B. D. S. S.; PISCHETOLA, M. . Cultura digital e educação, uma leitura dos Estudos Culturais sobre os desafios da contemporaneidade. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1349-1371, 2017.

5.
HEINSFELD, B. D. S. S.2017HEINSFELD, B. D. S. S.; PENA, A. L. . Design educacional e material didático impresso para educação a distância: um breve panorama. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP, v. 98, p. 783-804, 2017.

6.
PENA, A. L.2016PENA, A. L. ; DAMIANA, Bruna . Material impresso para educação a distância: a linguagem em perspectiva dialógica. ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), v. 01, p. 1-12, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, F. R. O. ; HEINSFELD, B. D. S. S. . Reforma do Ensino Médio de 2017 (Lei nº 13.415/2017): um estímulo à visão utilitarista do conhecimento. In: IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE / VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/CÁTEDRA UNESCO, 2017, Curitiba. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba: PUCPRess - Editora Universitária Champagnat, 2017. p. 18284-18300.

2.
NUNES, BERNARDO PEREIRA ; MARTINS, IGOR ; CAMPOS, GILDA HELENA BERNARDINO DE ; HEINSFELD, Bruna ; CHERMAN, ALEXANDRE ; HAUN, LUIS GUILHERME . iPlanetário Da Terra ao Universo. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017, Recife, 2017. p. 192-199.

3.
PISCHETOLA, M. ; HEINSFELD, B. D. S. S. . Tecnologias, estilo motivacional do professor e democracia em sala de aula. In: IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2017, Rio de Janeiro. IX Seminário Internacional Redes Educativas e Tecnologias - Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário. Rio de Janeiro: UERJ, 2017. v. 1.

4.
DAMIANA, Bruna. Poder e supremacia: a venda do ensino de língua inglesa como língua estrangeira no Brasil. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2010, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2010. v. XV. p. 877-886.

5.
DAMIANA, Bruna. Poder e supremacia: a venda do ensino de língua inglesa como língua estrangeira no Brasil. In: VII Jornada de Estudos da Linguagem, 2010, Rio de Janeiro. Linguagem: Teoria, Análise e Aplicações (6), 2010. p. 380-395.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DAMIANA, Bruna; GOMES, S. L. O. ; TEIXEIRA, Y. N. S. . O texto clássico de volta às aulas. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF - Livro de Resumos, 2011. v. XV. p. 113-113.

2.
DAMIANA, Bruna. Poder e supremacia: a venda do ensino de língua inglesa como língua estrangeira no Brasil. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2010, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF - Livro de Resumos, 2010. v. XV. p. 123-123.

Artigos aceitos para publicação
1.
HEINSFELD, Bruna Damiana; PISCHETOLA, M. . O discurso sobre tecnologia nas políticas públicas em educação. EDUCAÇÃO E PESQUISA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PISCHETOLA, M. ; SANTOS, E. R. B. ; LENZ-CESAR, P. L. A. ; HEINSFELD, B. D. S. S. ; SILVA, M. P. R. N. . Inovação pedagógica com uso de tecnologias: entre tecnicismo e imersão cultural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PISCHETOLA, M. ; HEINSFELD, B. D. S. S. . Tecnologias, estilo motivacional do professor e democracia em sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RAMOS, F. R. O. ; HEINSFELD, B. D. S. S. . Reforma do Ensino Médio de 2017 (Lei nº 13.415/2017): um estímulo à visão utilitarista do conhecimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DAMIANA, Bruna. Da página para a tela: inglês para leitura no PROINICIAR online. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
DAMIANA, Bruna. Linguagem, gramática, cognição, cultura e sociedade: questões práticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
DAMIANA, Bruna. A Função da Monitoria e do Monitor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
DAMIANA, Bruna. Leitura e formação do leitor 2. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Didático).

2.
DAMIANA, Bruna. Leitura e intertextualidade. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Didático).

3.
DAMIANA, Bruna. Nossa língua é normal: por um ensino de língua portuguesa centrada no uso. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

4.
DAMIANA, Bruna. Quem você é para falar assim? Por um ensino de língua materna que considere as diferenças. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

5.
DAMIANA, Bruna. Leitura e processamento de textos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

6.
DAMIANA, Bruna. Leitura e percurso de sentidos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

7.
DAMIANA, Bruna. Leitura e Análise do Discurso. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

8.
DAMIANA, Bruna. Leitura, interpretação e compreensão. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

9.
DAMIANA, Bruna. Leitura e formação do leitor I. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

10.
DAMIANA, Bruna. O classicismo francês. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

11.
DAMIANA, Bruna. A ascensão do romance no século XVIII: o romance inglês e as relações da literatura com a filosofia nas narrativas francesas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

12.
DAMIANA, Bruna. O romantismo: alemanha, inglaterra, frança. A questão do nacional. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

13.
DAMIANA, Bruna. ?Nós matamos o Cão-Tinhoso?, de Luís Bernardo Honwana. A narrativa curta moçambicana a serviço da ?causa? nacional.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

14.
DAMIANA, Bruna. As transformações do espaço colonial. Luandino Vieira e os impactos da colonização em A cidade e a infância.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

15.
DAMIANA, Bruna. Luuanda: uma nova forma de ler o mundo colonial. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

16.
DAMIANA, Bruna. Pepetela e a escrita da nova nação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

17.
DAMIANA, Bruna. Fraturas do real e o imaginário: contos de Mia Couto. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

18.
DAMIANA, Bruna. Moçambique em transe, uma ?Terra sonâmbula?. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

19.
DAMIANA, Bruna. Balada de amor ao vento, de Paulina Chiziane: corpo, mulher e escrita.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

20.
DAMIANA, Bruna. Niketche, de Paulina Chiziane: espaços e narrativas no feminino. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

21.
DAMIANA, Bruna. Gêneros textuais: percursos, filiações e conceito. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

22.
DAMIANA, Bruna. Sincretismo e gêneros discursivos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

23.
DAMIANA, Bruna. Trabalho, Sociedade, Capitalismo e Desigualdades. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Unidade de Livro).

24.
DAMIANA, Bruna. Comunicação, consumo e indústria cultural. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Unidade de Livro).

25.
DAMIANA, Bruna. Trabalho, Sociedade, Capitalismo e Desigualdades. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material do Professor).

26.
DAMIANA, Bruna. Redescobrindo a Cartografia. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Unidade de Livro).

27.
DAMIANA, Bruna. A atualidade de Shakespeare. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno didático).

28.
DAMIANA, Bruna. Relatório Final referente à bolsa de iniciação científica CNPq. 2011. (Relatório de pesquisa).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DAMIANA, Bruna. Seleção pública de bolsistas para atuação nos projetos e ações pedagógicas da Fundação CECIERJ. 2016. Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Educação 360 - Tecnologia. 2017. (Encontro).

2.
I TEIAS - SILID|SIMAR, III SETEPS e I SEDUC@MIDIA.COM:. 2017. (Congresso).

3.
IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias.Tecnologias, estilo motivacional do professor e democracia em sala de aula. 2017. (Seminário).

4.
XIII Congresso Nacional de Educação / IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE / VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/CÁTEDRA UNESCO. Reforma do Ensino Médio de 2017 (Lei nº 13.415/2017): um estímulo à visão utilitarista do conhecimento. 2017. (Congresso).

5.
IV Encontro Institucional do PIBID/PUC-Rio. 2016. (Encontro).

6.
Seminário Hub de Ideias - Confia em mim que eu te conto. Gestão do conhecimento nas organizações: mecanismos sociais, trocas e compartilhamento. 2016. (Seminário).

7.
Seminário Hub de Ideias - Marketing Digital e Comunicação para Web - ​​Quanto mais eu penso​,​ pior fica​.. 2016. (Seminário).

8.
Seminário Hub de Ideias - Narrativas animadas na Educação. 2016. (Seminário).

9.
20º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2014. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DAMIANA, Bruna; SHEPHERD, T. M. G. . III Escola Brasileira de Linguística Computacional. 2009. (Congresso).

2.
DAMIANA, Bruna; GUEDES, P. V. . A voz e o olhar do outro: questões de gênero e/ou etnia nas literaturas de língua inglesa. 2009. (Outro).

3.
DAMIANA, Bruna; SHEPHERD, T. M. G. . 8th Brazilian Corpus Linguistics Meeting. 2009. (Outro).

4.
DAMIANA, Bruna; ROCHA, D. O. S. . IV Jornadas de Estudos da Linguagem. 2008. (Congresso).



Outras informações relevantes


Participação como pesquisadora no grupo "ForTec - Formação docente e Tecnologias", da PUC-Rio. 

O ForTec desenvolve estudos sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar, com foco especifico na formação de professores, percebida como revisão das metodologias para uso da mídia em sala de aula. O grupo aborda assuntos relacionados com os conceitos de inclusão digital, mídia educativa, cultura digital e inovação escolar, sustentabilidade cultural.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 3:33:13