Jardel Francisco Bonfim Chagas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6361251696710098
  • Última atualização do currículo em 29/01/2018


Possui graduação em Física - Modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Piauí (2008), mestrado em Ensino de Física pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2017) e pós-graduação a nível de Especialização em Educação Especial pela Faculdade Evangélica do Meio Norte (FAEME). Atualmente é docente efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN e professor/tutor do Centro de Ensino a Distância da Universidade Federal do Piaui (CEAD - UFPI). Tem experiência na área de Física, com ênfase em ensino de Física. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jardel Francisco Bonfim Chagas
Nome em citações bibliográficas
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Mestrado profissional em Mestrado em Ensino de Física.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Título: GUIA DE ELABORAÇÃO DE ITENS NO ENSINO DE FÍSICA: Entendendo o Enem e a Teoria da Resposta ao Item, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Jacques Cousteau da Silva Borges.
2010 - 2011
Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 600h).
Faculdade Evangélica do Meio Norte, FAEME, Brasil.
Título: O Ensino de Física e o deficiente visual.
2005 - 2008
Graduação em Física - Modalidade Licenciatura.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: Analogias no Ensino de Física.
Orientador: Maria de Nazaré Bandeira dos Santos.




Formação Complementar


2010 - 2010
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL. (Carga horária: 40h).
Governo do Estado do Piauí, GOVERNO/PI, Brasil.
2010 - 2010
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES - TUTORES EAD. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Aberta do Piaui, UAPI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina, Carga horária: 20


Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40


Associação de Ensino Superior do Piauí, AESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor


Instituto Dom Barreto, DOM BARRETO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 14


Instituto Antoine Lavoisier de Ensino, IALE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6


Secretaria da Educação do estado do Piauí, SEDUPI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 20


Sociedade Educacional Livramento - Colégio Mérito D'Martone, MÉRITO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Integrando Física e Química como ciência comum
Descrição: Articular o conhecimento físico com conhecimentos de outras áreas do saber científico é uma tarefa que exige dedicação e conhecimento do docente. Utilizar conhecimento de Química para entender a Física como Ciência é fundamental para a formação de um bom profissional. Este projeto buscar estudar os planos de curso de Química voltado para a Física sugerir a construção de um novo, fazendo com que a disciplina de Química vista durante o curso de graduação em Física sirva de embasamento para as futuras disciplinas cursadas na Licenciatura. A ideia do projeto surgiu da dificuldade encontrada por professores de Física em ministrar conteúdos ligados a Química, em que percebiam, a falta de conhecimento básicos necessários ao entendimento dos mesmos. Para a realização busca-se fazer levantamento teórico e realizar discussões entre profissionais de Química e Física, para que o projeto seja concluído e sirva de referência para a utilização no curso de Física do IFRN - João Câmara e outros curso de Licenciatura em Física do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Jardel Francisco Bonfim Chagas - Coordenador / Emanuel Freitas de Almeida - Integrante / George Alexandre da Silva Franco - Integrante / Sergio Damasceno da Silva - Integrante.
2015 - 2016
Potencial de captação de água de chuva no Campus Macau - IFRN
Descrição: O presente Projeto de Pesquisa aborda estimativas da quantidade de agua de chuva que poderia ser captada no Campus Macau/IFRN. Esta poderia ser utilizada no próprio, tendo o intuito de diminuir o custo financeiro que se tem atualmente. Para sua realização é proposto medições de áreas de telhados das instalações prediais que existem, e o dimensionamento de uma cisterna que poderia ser construída para o armazenamento dessa agua captada. Serão utilizados dados meteorológicos provenientes da estação do INMET que se encontra nas instalações do Campus. Serão analisados cenários, com base em análises estatísticas, para estimar o volume de agua captada..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Conhecendo as funções e programas do governo vinculados ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Descrição: O Exame Nacional do Ensino Médio ? Enem, é o exame de larga escala mais conhecido no Brasil. Aplicado desde 1998 e reformulado a partir de 2009 apresenta uma grande importância no cenário educacional do país. É através de seus resultados que estudantes podem ingressar em Instituições de Ensino Superior ? IES, participar de programas do governo Federal, como Ciência sem Fronteiras, Programa Universidade Para Todos ? PROUNI e Financiamento Estudantil ? FIES. Com base nos resultados do Enem podemos também avaliar a qualidade do ensino em cada região do país, avaliando onde estamos trabalhando de maneira correta e onde estamos conseguindo evoluir baseado em resultados anteriores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A REALIDADE ACADÊMICA NO IFRN MACAU
Descrição: Das primeiras plataformas de jogos de entretenimento lançadas especialmente na segunda metade do século XIX, aos difusos aplicativos em smartphones, tablets ou laptops, os jogos eletrônicos deram origem a um fenômeno mundial que influenciou e influencia as últimas gerações de modo direto. Seja pela forma como compelem a uma mudança de hábitos ou mesmo pela implicação direta quanto as sociabilidades dos indivíduos, os jogos exercem um papel preponderante no cenário do comportamento humano observado, por exemplo, o quanto dedicamos tempo nessas atividades, ou mesmo a forma abrangente com que atende um público cada vez mais amplo não importando etnia, gênero ou mesmo idade. Nesse sentido importa-nos atentar para como esse fenômeno repercute em nosso contexto na conformação da realidade escolar no que tange a esfera acadêmica dos alunos do IFRN Macau..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
A GUERRA EM ESSÊNCIA: O USO DE ARMAS QUÍMICAS NA 2ª GUERRA MUNDIAL
Descrição: Após 70 anos de dissolução do conflito nominado de 2ª Guerra Mundial, observamos, ainda, os efeitos devastadores do sangrento conflito que opôs as principais potências do mundo nas décadas de 1930 e 1940 além dos anos que se seguiram com a famigerada Guerra Fria. A humanidade como um todo não pode sair incólume aos seus efeitos. O símbolo maior da devastação causada pela guerra é tipificado pelos campos de concentração do Eixo e o uso de armas químicas para eliminação sistemática de prisioneiros. Apesar de terem sido os judeus a principal população afetada por essa tecnologia com o episódio conhecido como Holocausto, o genocídio de judeus durante a 2ª Guerra, esse não foi o único exemplo de uso de agentes químicos contra seres humanos no conflito. A fim de fomentar um estudo histórico com ênfase no uso de agente químicos como armas de destruição em massa na 2ª Guerra Mundial e instigar em especial os alunos/pesquisadores do projeto provenientes do curso Técnico Integrado de Química do IFRN Macau, o projeto de pesquisa proposto atende a um legítimo interesse científico de aliar conhecimentos multidisciplinares na construção de um trabalho que atende aos interesses da instituição e aprofunda saberes específicos com a finalidade de tornar significante o conteúdo histórico abordado em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Curso de Física para olimpíadas
Descrição: Este projeto traz consigo uma proposta de tentativa de melhoria no desempenho dos alunos na disciplina de física do IFRN ? Macau e das demais redes de ensino da região. Dentre os objetivos, pretendemos: (a) estudar os assuntos referentes ao ensino médio; (b) trabalhar as deficiências dos alunos nos assuntos abordados; (c) oferecer a todos os participantes que estejam interessados, um estudo mais direcionado para as olimpíadas na área de física, como é o caso da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). (d) Fazer uma competição interna entre os participantes, que consistirá de quatro provas onde serão abordados assuntos estudados durante o curso, onde aqueles que atingirem melhor pontuação serão premiados com material didático voltado para olimpíadas. Os recursos utilizados durante o projeto se resumem a: resmas de papel, pincel de quando branco (já disponíveis na instituição) e livros de física e medalhas que serão utilizados na premiação, totalizando um custo de (R$ 500,00). As atividades terão início no final de Abril e irá até Dezembro de 2016, atuando assim no intervalo de tempo em que ocorrerão as duas olimpíadas citadas anteriormente e onde à mesma servirá de parâmetro de avaliação do presente projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Observações de Astros Celestes
Descrição: Muitas pessoas estão interessadas no que está além da Terra e da lua. Os seres humanos, por natureza, são curiosos e por isso, é natural que as pessoas queiram aprender e entender mais e mais sobre estrelas, planetas, cometas e galáxias. Além disso, as séries populares de ficção científica de televisão e filmes alimentam ainda mais o desejo de olhar para o espaço. Desta forma, pretende-se propor essa experiência a comunidade do Campus Macau do IFRN..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Física para o Enem
Descrição: O Enem começou a ser aplicado no Brasil no ano de 1998. A princípio, servia como forma de autoavaliação por parte dos estudantes e também era visto como forma de avaliar a qualidade geral do Ensino Médio. Em 2009 ele sofre uma reformulação e passa a ser chamado de Novo Enem, apresentando novas características em relação ao antigo exame. As provas passam a ser organizadas por áreas de conhecimento e sua nota passa servir também como forma de acesso a cursos de nível superior de diversas IES do país, incluindo um curso em nossa instituição Macau. Com aulas contextualizadas e interdisciplinares, pretendemos realizar um curso preparatório para o Enem, para que com isso, a comunidade do Campus Macau do IFRN possa estar mais preparada para esta nova etapa da vida acadêmica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
PROENEM DIGITAL
Descrição: O PROENEM DIGITAL é um projeto que visa a produção e disponibilização de material didático voltado para o público que deseja se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cuja aplicação está prevista para novembro do presente ano. A execução do projeto prevê a utilização de uma carga horária mínima anual de 180 horas e objetiva a produção de vídeo aulas e de material didático de suporte ao estudo do aluno. As aulas e o material didático serão produzidos por professores do IFRN, tendo como público alvo externo os alunos que concluíram o ensino médio no IFRN ou na rede pública estadual do Rio Grande do Norte, e aqueles que estejam concluindo o ensino médio em 2015, nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte. O público alvo interno é compreendido pelos alunos que estejam concluindo o ensino médio nos diversos Campi do IFRN no presente ano. Espera-se que este projeto contribua para a consolidação da aprendizagem, contemplando a democratização do acesso à cultura e à educação superior para os alunos egressos da rede pública. O projeto prevê a disponibilização 3 (três) diferentes subsídios à aprendizagem do aluno: 1) Vídeo aulas. 2) Material didático de apoio ao acompanhamento das vídeo aulas, que será disponibilizado para os alunos em formato eletrônico (extensão pdf), contendo suporte teórico e exercícios, em conformidade com o conteúdo, as competências e as habilidades constantes na Matriz de Referência do ENEM. 3) Realização de provas simuladas do ENEM..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; BORGES, J. C. S. . Guia de elaboração de itens no ensino de física no ENEM. 1. ed. , 2017. v. 1. 52p .

2.
MOURA, B. L. ; MIRANDA, D. S. ; BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco . Física Ensino semi-presencial. 1. ed. Fortaleza: Dince, 2015. v. 1. 100p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; OLIVEIRA, L. M. ; ALMEIDA, A. M. M. ; FERREIRA, M. F. ; ALMEIDA, E. F. . ANALISANDO A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. In: II Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, 2016, Belo Horizonte. Anais II Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino (edição 2016), 2016.

2.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; XAVIER, D. P. ; FRANCO, G. A. S. ; XAVIER, T. G. M. . A ABORDAGEM HISTÓRICA NO ENSINO DE LEIS DE NEWTON NO IFRN ? CAMPUS MACAU. In: XI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPI, 2016, Alagoas. Anais do XI CONNEPI, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; XAVIER, D. P. ; XAVIER, T. G. M. . UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. Produção de Energia Eólica no estado do Rio Grande do Norte: cenários e perspectivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; MEDEIROS, F. A. . SUGESTÃO DE MUDANÇA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA PARA FÍSICA NO ENSINO À DISTÂNCIA DA UFPI / CEAD. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. PARA QUE O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; LOPES, W. C. . USO DO MODELLUS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; CAMPELO, J. F. B. ; ALMEIDA, C. A. B. . PROJETO DE EXTENSÃO: OBSERVAÇÃO DE ASTROS CELESTES. RELATANDO EXPERIÊNCIAS DE OBSERVAÇÕES NO IFRN/MACAU. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; MACIEL, S. C. ; ALMEIDA, C. A. B. ; MUNIZ, F. T. L. ; AZEVEDO, C. A. F. ; CAMPELO, J. F. B. ; OLIVEIRA, V. H. B. ; SANTOS, J. A. N. . FÍSICA PARA O ENEM ? UM RELATO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO REALIZADAS NO IFRN/MACAU. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ALMEIDA, C. A. B. ; BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco ; CAMPELO, J. F. B. ; OLIVEIRA, V. H. B. ; PADILHA NETO, N. A. ; SILVA, M. G. ; SANTOS, J. A. N. . OBSERVAÇÕES ASTRONÔMICAS NO CAMPUS MACAU/ IFRN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ALMEIDA, C. A. B. ; OLIVEIRA, I. A. ; CAMPELO, J. F. B. ; MARTINS, R. T. ; NASCIMENTO, A. T. ; BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco . ANÁLISE DO REGIME PLUVIOMÉTRICO MENSAL NO MUNICIPIO DE MACAU/RN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; PAZ, E. M. ; OLIVEIRA, J. A. ; PINHEIRO, P. D. S. . ENSINANDO ELETRIZAÇÃO DOS CORPOS ATRAVÉS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; COSTA, F. A. R. ; SOUSA, W. M. . O QUE ALUNOS SABEM SOBRE MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. Como ensinar Física através de Analogias. 2016. .

2.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. Metodologias Inovadoras no Ensino. 2012. .

3.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. O PROFESSOR E A FORMAÇÃO CONTINUADA. 2011. .

4.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. METODOLOGIA DAS ANALOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA. 2009. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; MARTINS, J. R.; LIRA, M. A. T.. Participação em banca de Sávia Pinto de Sousa. UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO PARA ENSINO DE MOVIMENTO UNIFORME E UNIFORMEMENTE VARIADO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Física) - Universidade Federal do Piauí.

2.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; MARTINS, J. R.; LIRA, M. A. T.. Participação em banca de Sanclé de Castro. O ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES AUDITIVO E VISUAL NA ESCOLA REGULAR: Um levantamento das publicações referentes ao tema nos EFNNE's de 2006 a 2015. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Física) - Universidade Federal do Piauí.

3.
LIRA, M. A. T.; MARTINS, J. R.; BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. Participação em banca de Maria Edileuza de Souza. MAPA CONCEITUAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO RELACIONADO AO CALOR. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Física) - Universidade Federal do Piauí.

4.
LIRA, M. A. T.; MARTINS, J. R.; BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. Participação em banca de Osana Divina Fontenele. O ensino de Física no 2o ano de uma escola de Piracuruca/PI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Física) - Universidade Federal do Piauí.

5.
LIRA, M. A. T.; ARAUJO JUNIOR, J. M.; BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. Participação em banca de Francisco Fontenele de Brito. O uso do PhET para o ensino de eletrodinâmica no ensino médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Física) - Universidade Federal do Piauí.

6.
LIRA, M. A. T.; ARAUJO JUNIOR, J. M.; BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. Participação em banca de Alexandre da Costa Ferreira. A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SUNDATA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA NO ENSINO MÉDIO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Física) - Universidade Federal do Piauí.

7.
LIRA, M. A. T.; ARAUJO JUNIOR, J. M.; BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. Participação em banca de WANDERSON ROCHA DE CARVALHO. UTILIZAÇÃO DO JOGO SPRACE COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE FÍSICA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Física) - Universidade Federal do Piauí.

8.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; LIRA, M. A. T.; MARTINS, J. R.. Participação em banca de Wilton de Carvalho Lopes. USO DO MODELLUS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA: Uma pesquisa sobre a utilização do software por professores e alunos em escolas do Piauí. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Física) - Universidade Federal do Piauí.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, A. M.; MEDEIROS, G. C. M.; BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. Participação em banca de ANNDYARA MARIA TEIXEIRA DE MIRANDA.A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DAS PUBLICAÇÕES ACERCA DO TEMA NOS SNEF's, EPEF's E ENPEC's DE 2007 A 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

2.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; MELO, C. A. S.; NUNES, R. G. R.; FERREIRA, E. R. A.. Participação em banca de David Oliveira Reis Pereira.Super Trunfo dos Físicos: Uma proposta de jogo didático para o Ensino de Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Piauí.

3.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; SILVA JUNIOR, J. F.; MESQUITA, M. D. S.. Participação em banca de Francisco das Chagas de Sousa Oliveira.Análise da Inserção de Física Moderna e Contemporânea em Livros Didáticos de Física do PNLD 2015 utilizando como parâmetro o tema "Efeito Fotoelétrico". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

4.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; OLIVEIRA, A. L. P.; ALMEIDA, C. A. B.. Participação em banca de Daiana Pereira Xavier.UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ABORDAGEM HISTÓRICA DAS LEIS DE NEWTON NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ENSINO MÉDIO DO IFRN - CAMPUS MACAU. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

5.
PINHEIRO, P. D. S.; BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; LIRA, M. A. T.; LOPES, W. C.. Participação em banca de ERALDO MEMORIA DA PAZ; JOSE ARNALDO DE OLIVEIRA.ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E MANIPULAÇÃO DE COMPONENTES PARA O ENSINO DE FÍSICA ? ELETRICIDADE NO ENSINO MÉDIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física - Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal do Piauí.

6.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; LIRA, M. A. T.; LOPES, W. C.; FONTENELE, O. D.. Participação em banca de FRANCISCO DAS CHAGAS COSTA LIMA.LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO ESTUDO DE CAMPO ELÉTRICO NO ENSINO MÉDIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física - Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal do Piauí.

7.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; LIRA, M. A. T.; FONTENELE, O. D.; LOPES, W. C.. Participação em banca de FRANCISCO AIRTON RODRIGUES DA COSTA; WATILA DE MORAES SOUSA.DIFICULDADES DE INTERPRETAR FISICAMENTE UM MODELO MATEMÁTICO NO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física - Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal do Piauí.

8.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; ARAGAO, A. J. L.; LOPES, W. C.; PINHEIRO, P. D. S.. Participação em banca de SANCLÉ DE CASTRO; VERA LÚCIA VIEIRA.OS AVANÇOS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO PIAUÍ E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA NO PÓLO DE PIRACURUCA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física - Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal do Piauí.

9.
MARTINS, J. R.; FONTENELE, O. D.; BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; CARVALHO, W. R.. Participação em banca de ELISÂNGELA CARDOSO SANTOS; MARIA GORETE VIEIRA DE SOUSA.AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE BRASILEIRA ? PI NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física - Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal do Piauí.

10.
MARTINS, J. R.; BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; FONTENELE, O. D.; LOPES, W. C.. Participação em banca de DEUSA FONTENELE DE CARVALHO.UMA VISÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA FÍSICA POR ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física - Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal do Piauí.

11.
PINHEIRO, P. D. S.; BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; LOPES, W. C.; ARAGAO, A. J. L.. Participação em banca de FRANCISCO JOSE DA SILVA; EDINALDO BARROS DE MELO.ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES COMO PRÁTICA EXPERIMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física - Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal do Piauí.

12.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco; LOPES, W. C.; FONTENELE, O. D.. Participação em banca de CARLOTA LUIZA DE BRITO NETA; AURELINO RODRIGUES DE BRITO;.HISTORIA DO ENSINO DE FÍSICA EM PIRACURUCA NO PERÍODO DE 1990 A 2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FÍSICA - MODALIDADE A DISTÂNCIA) - Universidade Federal do Piauí.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5a Exposição Científica, Tecnológica e Cultural do IFRN - Campus Macau. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA. 2016. (Exposição).

2.
INTERNATIONAL MASTERCLASSES HANDS ON PARTICLE PHYSICSCS. 2016. (Oficina).

3.
IV EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E CULTURAL. PARA QUE SERVE O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM. 2016. (Exposição).

4.
V Congresso Nordestino de Engenharia Florestal - CONEFLOR. 2016. (Congresso).

5.
V Semana Acadêmica de Química da UFPI - SQUFPI.SUGESTÃO DE MUDANÇA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA PARA FÍSICA NO ENSINO À DISTÂNCIA DA UFPI / CEAD. 2016. (Outra).

6.
XVI Encontro de Astronomia do Nordeste. 2016. (Encontro).

7.
XXXIII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE.USO DO MODELLUS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA. 2015. (Encontro).

8.
XXXII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE.ENSINANDO ELETRIZAÇÃO DOS CORPOS ATRAVÉS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. 2014. (Encontro).

9.
Encontro de Estudantes de Física da UFPI.Metodologia das Analogias no Ensino de Física. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA. 2014. .

2.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA. 2013. .

3.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. VXI OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA. 2013. .

4.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA. 2012. .

5.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA. 2011. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sávia Pinto de Sousa. UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO PARA ENSINO DE MOVIMENTO UNIFORME E UNIFORMEMENTE VARIADO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Física) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jardel Francisco Bonfim Chagas.

2.
Sancle de Castro. O ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES AUDITIVO E VISUAL NA ESCOLA REGULAR: Um levantamento das publicações referentes ao tema nos EFNNE's de 2006 a 2015.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Física) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jardel Francisco Bonfim Chagas.

3.
Wilton de Carvalho Lopes. USO DO MODELLUS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA: Uma pesquisa sobre a utilização do software por professores e alunos em escolas do Piauí. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Física) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jardel Francisco Bonfim Chagas.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daiana Pereira Xavier. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ABORDAGEM HISTÓRICA DAS LEIS DE NEWTON NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO ENSINO MÉDIO DO IFRN - CAMPUS MACAU. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Jardel Francisco Bonfim Chagas.

2.
FRANCISCO DAS CHAGAS COSTA LIMA. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO ESTUDO DE CAMPO ELÉTRICO NO ENSINO MÉDIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física - Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jardel Francisco Bonfim Chagas.

3.
FRANCISCO AIRTON RODRIGUES DA COSTA; WATILA DE MORAES SOUSA. DIFICULDADES DE INTERPRETAR FISICAMENTE UM MODELO MATEMÁTICO NO MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física - Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jardel Francisco Bonfim Chagas.

4.
SANCLÉ DE CASTRO; VERA LÚCIA VIEIRA. OS AVANÇOS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO PIAUÍ E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA NO PÓLO DE PIRACURUCA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física - Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jardel Francisco Bonfim Chagas.

5.
AURELINO RODRIGUES DE BRITO. HISTORIA DO ENSINO DE FÍSICA EM PIRACURUCA NO PERÍODO DE 1990 A 2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM FÍSICA - MODALIDADE A DISTÂNCIA) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jardel Francisco Bonfim Chagas.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA. 2012. .

2.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA. 2013. .

3.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA. 2014. .

4.
BONFIM CHAGAS, Jardel Francisco. OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA. 2011. .



Outras informações relevantes


Participou como avaliador de PROJETOS e APRESENTAÇÕES ORAIS na V Exposição Científica, Tecnológica e Cultural / EXPOTEC do IFRN - Campus Macau no ano de 2016.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 7:25:44