Maria Helena Favaro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2392049692377634
  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


Doutoranda do programa Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre em Linguística Aplicada (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC e graduada em Letras com habilitação em línguas inglesa e portuguesa e respectivas literaturas pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2005). Tem interesse em pesquisas que envolvam os usos da linguagem em processo de ensino-aprendizagem de língua adicional (Língua Inglesa) e especial interesse no processo de ensino-aprendizagem de inglês para surdos, e suas relações com a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e com a ASL. Professora de inglês no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. E-mail: maria.favaro@ifsc.edu.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Helena Favaro
Nome em citações bibliográficas
FÁVARO, M. H.;FÁVARO, MARIA HELENA;FAVARO, M. H.;FAVARO, MARIA HELENA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Palhoça Bilíngue.
Rua João Bernadino da Rosa
Pedra Branca
88137010 - Palhoça, SC - Brasil
Telefone: (48) 33419700


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: ?EU NÃO CONSEGUI RESPONDER ÀS MENSAGENS DE ANIVERSÁRIO NO MEU FACEBOOK?: MÍDIAS SOCIAIS E (IM)POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO DO SUJEITO SURDO,
Orientador: Solange Gallo.
Palavras-chave: Facebook; Sujeito surdo; Interação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ADICIONAL DO PNLD E O ALUNO LOCAL: COMO ESSA RELAÇÃO FAZ SENTIDO EM SALA DE AULA?,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Maria Inêz Probst Lucena.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: PNLD. Livro didático. Aluno local. Usos autênticos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Especialização em Estudos da Linguagem - Eixo de Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
Título: Gêneros Textuais e Produção Escrita em Língua Estrangeira: uma análise dos comandos de produção textual do material American English File..
Orientador: Jefferson Fernando Voss dos Santos.
2002 - 2005
Graduação em Letras.
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
Título: Língua Inglesa e Formação Crítica.
Orientador: Soraia Teixeira Sonsin.




Formação Complementar


2009 - 2009
Introdução ao Pensamento de Bakhtin e sua Relação. (Carga horária: 40h).
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profesor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Redatora de relatório, Carga horária: 30


CELIN - Centro de Línguas da Fecilcam, CELIN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Graham Bell - Educ. Infantil e Ens. Fundamental, EGB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Wizard, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Inglês para surdo
Descrição: Projeto que visa ensinar inglês para alunos surdos, principalmente por intermédio de sua primeira língua (Libras).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1FÁVARO, MARIA HELENA2012FÁVARO, MARIA HELENA. O livro didático de línguas estrangeira sob as lentes dos novos estudos de letramento. Working Papers em Linguística (Online), v. 13, p. 61-78, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FAVARO, M. H.; FERREIRA, B. C. F. ; CADORE, Aluizia Aparecida . Relatório final : aspectos gerais do Curso de Capacitação Trabalho Social em Programas de Habitação de Interesse Social. 2. ed. FLORIANOPOLIS: NUTE/UFSC, 2014. v. 1. 272p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FAVARO, M. H.. O ALUNO ?LOCAL? E O ALUNO ?DO LIVRO DE INGLÊS?: COMO ESSA RELAÇÃO FAZ SENTIDO EM SALA DE AULA?. In: V FLAEL, 2018, Fortaleza, ce. Anais do V Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas. Fortaleza: Eulália Vera Lúcia Fraga Leurqui, 2016. v. 1. p. 368-436.

2.
FÁVARO, M. H.. ENSINO DE LÍNGUAS E PÓS-COLONIALISMO: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA ADICIONAL. In: CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011.

3.
FÁVARO, M. H.; SANTOS, J. F. V. . Gêneros Textuais e Produção Escrita em Língua Estrangeira: uma análise dos comandos de produção textual do material American English File.. In: VI ERIC - ENCONTRO REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2010, MANDAGUARI. Anais do ... ERIC. MANDAGUARI-PR: EDITORA DA FAFIMAN, 2010. p. 195-209.

4.
FÁVARO, M. H.; SANTOS, J. F. V. . CONFLITANDO COMANDOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM ?LE? COM A PERSPECTIVA DE GÊNEROS DO DISCURSO: A PROPÓSITO DO MATERIAL AMERICAN ENGLISH FILE 1. In: V EPCT - Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2010, Campo Mourão. V EPCT. Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTE, I. G. ; FÁVARO, M. H. . POS-COLONIALISMO E LINGUAGEM EM TEMPOS HIBRIDOS. In: SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2011.

2.
FÁVARO, M. H.; SANTOS, J. F. V. . CONFLITANDO COMANDOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM ?LE? COM A PERSPECTIVA DE GÊNEROS DO DISCURSO: A PROPÓSITO DO MATERIAL AMERICAN ENGLISH FILE 1. In: V EPCT - Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2010, Campo Mourão. V EPCT. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010.

3.
FÁVARO, M. H.. Língua Inglesa e Formação Crítica. In: VI ? Semana de Iniciação Científica, 2005, Campo Mourão. VI ? Semana de Iniciação Científica. Campo Mourão - Pr: Editora da FECILCAM, 2005. p. 36-37.

Apresentações de Trabalho
1.
FAVARO, MARIA HELENA. O ALUNO ?LOCAL? E O ALUNO ?DO LIVRO DE INGLÊS?: COMO ESSA RELAÇÃO FAZ SENTIDO EM SALA DE AULA?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FÁVARO, M. H.. Ensino reflexivo pós-colonial: autobiografia e constituição identitária de uma profesora de inglês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FÁVARO, M. H.; CARPEJANI, V. . 'The (non) Objetification of the Discursive Genre in a Brazilian School'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FÁVARO, M. H.. AUTOBIOGRAFIA E FORMAÇÃO REFLEXIVA DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA ADICIONAL: UMA ANÁLISE SOB AS LENTES DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FÁVARO, M. H.. O ALUNO ?LOCAL? E O ALUNO ?DO LIVRO DE INGLÊS?: A LINGUAGEM E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROPOSTAS PELO LIVRO TEXTO DO PNLD FAZEM SENTIDO NA SALA DE AULA?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FÁVARO, M. H.; LUCENA, M. I. P. . O ALUNO ?LOCAL? E O ALUNO ?DO LIVRO DE INGLÊS?: COMO A LINGUAGEM E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROPOSTAS PELO LIVRO TEXTO DO PNLD FAZEM SENTIDO NA SALA DE AULA?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FÁVARO, M. H.. ENSINO DE LÍNGUAS E PÓS-COLONIALISMO: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA ADICIONAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAVALCANTE, I. G. ; FÁVARO, M. H. . PÓS-COLONIALISMO E LINGUAGEM EM TEMPOS HÍBRIDOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FÁVARO, M. H.; SANTOS, J. F. V. . CONFLITANDO COMANDOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM ?LE? COM A PERSPECTIVA DE GÊNEROS DO DISCURSO: A PROPÓSITO DO MATERIAL AMERICAN ENGLISH FILE 1. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FÁVARO, M. H.; SANTOS, J. F. V. . Gêneros Textuais e Produção Escrita em Língua Estrangeira: uma análise dos comandos de produção textual do material American English File.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FÁVARO, M. H.. Língua Inglesa e Formação Crítica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FÁVARO, M. H.. A História e a Ficção em Incidente em Antares. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CADORE, Aluizia Aparecida ; FERREIRA, B. C. F. ; FÁVARO, MARIA HELENA . Relatório Final: aspectos gerais do curso de capacitação Trabalho Social em Programas de Habitação de Interesse Social. Florianopolis: NUTE/UFSC, 2014 (Relatório).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LUCENA, M. I. P.; BALTAR, M. A. R.; SARMENTO, S.; WIELEWICKI, H. G.; GIL, G.; FÁVARO, M. H.. Participação em banca de Maria Helena Favaro. O LIVRO DIDÁTICO DE LINGUA ADICIONAL DO PNLD E O ALUNO LOCAL: COMO ESSA RELAÇÃO FAZ SENTIDO EM SALA DE AULA?. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FAVARO, M. H.. BANCA DE PROCESSO DE RSC. 2017. Instituto Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V FLAEL. O ALUNO ?LOCAL? E O ALUNO ?DO LIVRO DE INGLÊS?: COMO ESSA RELAÇÃO FAZ SENTIDO EM SALA DE AULA?. 2016. (Congresso).

2.
Genre 2012: Rethinking Genre Twenty Years Later. The (non) Objetification of the Discursive Genre in a Brazilian School. 2012. (Congresso).

3.
I Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação e VII Encontro do NEL - III. 2012. (Outra).

4.
I Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação e VII Encontro do NEL - III.O ALUNO ?LOCAL? E O ALUNO ?DO LIVRO DE INGLÊS?: COMO A LINGUAGEM E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROPOSTAS PELO LIVRO TEXTO DO PNLD FAZEM SENTIDO NA SALA DE AULA?. 2012. (Outra).

5.
III Congresso Internacional da ABRAPUI. O ALUNO ?LOCAL? E O ALUNO ?DO LIVRO DE INGLÊS?: A LINGUAGEM E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROPOSTAS PELO LIVRO TEXTO DO PNLD FAZEM SENTIDO NA SALA DE AULA?. 2012. (Congresso).

6.
III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade.Ensino reflexivo pós-colonial: autobiografia e constituição identitária de uma profesora de inglês. 2012. (Simpósio).

7.
VI Semana acadêmica de Letras da UFSC.O ALUNO ?LOCAL? E O ALUNO ?DO LIVRO DE INGLÊS?: A LINGUAGEM E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROPOSTAS PELO LIVRO TEXTO DO PNLD FAZEM SENTIDO NA SALA DE AULA?. 2012. (Outra).

8.
18º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. 2011. (Congresso).

9.
CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.ENSINO DE LÍNGUAS E PÓS-COLONIALISMO: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA ADICIONAL. 2011. (Seminário).

10.
SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.FALAR INGLÊS: COMO NATIVO OU COMO BRASILEIRO?. 2011. (Outra).

11.
Simpósio Internacional Linguagens e. 2011. (Simpósio).

12.
V EPCT - Encontro de Produção Científica e Tecnológica.CONFLITANDO COMANDOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM ?LE? COM A PERSPECTIVA DE GÊNEROS DO DISCURSO: A PROPÓSITO DO MATERIAL AMERICAN ENGLISH FILE 1. 2010. (Encontro).

13.
VI Encontro Regional de Iniciação Científica.Gêneros Textuais e Produção Escrita em Língua Estrangeira: uma análise dos comandos de produção textual do material American English File.. 2010. (Encontro).

14.
VI Semana de Iniciação Científica.LINGUA INGLESA E FORMAÇÃO CRÍTICA. 2005. (Seminário).

15.
VI Semana de Iniciação Científica. 2005. (Outra).

16.
V Semana de Iniciação Científica. 2004. (Seminário).

17.
V Semana de Iniciação Científica.A HISTÓRIA E A FICÇÃO EM INCIDENTE EM ANTARES. 2004. (Seminário).

18.
IV Semana de Iniciação Científica. 2003. (Outra).

19.
XIV Semana de Letras - O Trabalho do Educador em Letras. 2003. (Oficina).

20.
III Semana de Iniciação Científica. 2002. (Outra).

21.
XII Semana de Letras - Communicative Task in the Classroom. 2002. (Oficina).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 8:27:37