Sérgio Luciano da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7071428767698686
  • Última atualização do currículo em 18/08/2018


Graduação (1991) e Especialização (2006) em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado (2011) e Doutorado em andamento em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Pesquisador do grupo do CNPq Design e Representações Sociais (2011) e professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (2013). Suas investigações avançam em duas linhas: TEORIA E CRÍTICA DO DESIGN - apropria-se de conceitos da Filosofia e da Comunicação para a fundamentação do Design; ESTUDOS DA ESCRITA - baseia-se em sua metodologia de mestrado unindo as escritas grega, latina, cirílica e hebraica à caligrafia medieval e renascentista, direcionando-as ao design tipográfico multiescrita. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sérgio Luciano da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, S.L.;SILVA, SÉRGIO LUCIANO DA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Design - Laboratório de Design Gráfico (LDG).
Av. Presidente Antônio Carlos, 7545, sala 53 (LDG)
Bairro São Luiz
31275083 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34396511
URL da Homepage: www.ed.uemg.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Design.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: As relações entre design e arte e seus pressupostos ontológicos,
Orientador: Prof. Dr. Dijon Moraes Junior.
Palavras-chave: Teoria e Crítica do Design; Ontologia; Metafísica; Epistemologia; Estética; comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ontologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2009 - 2011
Mestrado em Design.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: Faces e fontes multiescrita: fundamentos e critérios de design tipográfico,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Antônio Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: fontes multiescrita; Design tipográfico; tipografia grega; tipografia latina.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual / Especialidade: Design gráfico.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual / Especialidade: Design da Informação.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Edição e edição integrada à impressão; Fabricação de produtos diversos.
1992 - 2006
Especialização em Filosofia (Epistemologia). (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O princípio de causalidade em Descartes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1986 - 1991
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
ARTE E VERDADE EM HEIDEGGER (Estética Clássica). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
CAUSALIDADE E TEORIA QUÂNTICA (Filosofia da Ciência). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
CALIGRAFIA ARTÍSTICA (Nível Básico). (Carga horária: 66h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
2008 - 2008
CALIGRAFIA ARTÍSTICA (Nível Avançado). (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
2008 - 2008
HEBRAICO MODERNO. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
GREGO ANTIGO (Leitura de textos). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2008
LATIM (Curso em 3 estágios). (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
A CRÍTICA DE C. GREENBERG (Hermenêutica da Obra de Arte). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2006 - 2007
GREGO ANTIGO (Curso em 3 Estágios). (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2006 - 2006
A ESTÉTICA DE A. DANTO (Hermenêutica da obra de arte). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2006 - 2006
KANT E SCHILLER (Estética Clássica). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2005
CETICISMO EM HUME (Epistemologia). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2005
ARISTÓTELES - POÉTICA E ÉTICA (Estética Clássica). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
METAFÍSICA (História da Filosofia Moderna). (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1992 - 1992
LEITURAS DE MONTAIGNE:questões de Ética e Política. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor Educação Superior, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Orientador de Projetos de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Design Gráfico.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina Optativa "Tipografia Eementar e Livro Independente: Teoria e Prática" ministrada sob orientação do Prof. Dr. Sérgio Antônio Silva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
08/2018 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia do Direito - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
08/2018 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Hermenêutica Jurídica - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Design, Laboratório de Design Gráfico (LDG).

03/2018 - 07/2018
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
03/2018 - 07/2018
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia do Direito - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
03/2018 - 07/2018
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Hermenêutica Jurídica - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
08/2017 - 12/2017
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fatores filosóficos, sociais e culturais II - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
08/2017 - 12/2017
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática Caligráfica aplicada ao Design Tipográfico (Módulo 2: Insular Minúsculo, Gótico Textura Quadrata e Gótico Maiúsculo) - DISCIPLINA OPTATIVA
09/2015 - 12/2017
Serviços técnicos especializados , Escola de Design, .

Serviço realizado
Orientador de Estágio Supervisionado.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fatores filosóficos, sociais e culturais I - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
Fatores filosóficos, sociais e culturais III
03/2017 - 07/2017
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fatores filosóficos, sociais e culturais I - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
08/2016 - 12/2016
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fatores filosóficos, sociais e culturais II - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
08/2016 - 12/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática Caligráfica aplicada ao Design Tipográfico (Módulo 2: Insular Minúsculo, Gótico Textura Quadrata e Gótico Maiúsculo) - DISCIPLINA OPTATIVA
03/2016 - 07/2016
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fatores filosóficos, sociais e culturais I - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
Fatores filosóficos, sociais e culturais III - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
03/2016 - 07/2016
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fatores filosóficos, sociais e culturais I - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
08/2015 - 12/2015
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Materiais e Processos de Produção I - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
08/2015 - 12/2015
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática Caligráfica aplicada ao Design Tipográfico (Modulo 1: Carolíngio, Humanista Maiúsculo e Foundational Hand) - DISCIPLINA OPTATIVA
02/2015 - 07/2015
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática Caligráfica aplicada ao Design Tipográfico (Módulo 2: Insular Minúsculo, Gótico Textura Quadrata e Gótico Maiúsculo) - DISCIPLINA OPTATIVA
02/2015 - 07/2015
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Projetual III (Design Editorial) - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
08/2014 - 12/2014
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Materiais e Processos de Produção I - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
08/2014 - 12/2014
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática Caligráfica aplicada ao Design Tipográfico (Modulo 1: Carolíngio, Humanista Maiúsculo e Foundational Hand) - DISCIPLINA OPTATIVA
02/2014 - 07/2014
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Projetual III (Design Editorial) - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
02/2014 - 07/2014
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática Caligráfica aplicada ao Design Tipográfico (Módulo 2: Insular Minúsculo, Gótico Textura Quadrata e Gótico Maiúsculo) - DISCIPLINA OPTATIVA
08/2013 - 12/2013
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Materiais e Processos de Produção I - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
08/2013 - 12/2013
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática Caligráfica aplicada ao Design Tipográfico (Modulo 1: Carolíngio, Humanista Maiúsculo e Foundational Hand) - DISCIPLINA OPTATIVA
02/2013 - 07/2013
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Projetual III (Design Editorial) - DISCIPLINA OBRIGATÓRIA

Grupo de Pesquisa Design e Representações Sociais, DRS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Atua nas Linhas de Pesquisa -grafia: Estudos da Escrita e Design e Culturas Urbanas

Atividades

06/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Design e Representações Sociais (Linha de pesquisa do Grupo do CNPq DRS), .


Centro Cultural UFMG, CCULT-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ministrante
Outras informações
Ministrante da "Oficina de caligrafia medieval e renascentista: estilos Carolíngio Minúsculo e Humanista Maiúsculo" - OBJETIVO: aguçar a percepção e desenvolver a habilidade manual em caligrafia dos interessados em projetar fontes tipográficas. TEMA: são dois os estilos de escrita estudados. O Carolíngio que foi elaborado na Idade Média (século VIII), base às letras minúsculas atuais. E o Humanista constituído na Renascença a partir das formas das letras dos monumentos romanos de quase 2.000 anos atrás. RELEVÂNCIA: no século XV esses dois estilos complementares foram adaptados para a então emergente tecnologia de impressão, tornando-os indissociáveis da mesma e um dos fundamentos da criação tipográfica desde então.


Adaequatio Estúdio de Criação Ltda, AD, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2016
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio Diretor
Outras informações
Atua em direção de arte, finalização e produção gráfica



Linhas de pesquisa


1.
TEORIA E CRÍTICA DO DESIGN (Bases Ontológicas, Metafísicas e Epistemológicas para Fundamentação do Design)

Objetivo: Investigar quais princípios e conceitos podem apoiar a constituição de bases ontológicas, metafísicas e epistemológicas para o nascente campo do Design. A fonte de fundamentos da linha são os instrumentos e recursos da Filosofia, da Estética e da Comunicação extraídos do diálogo e das polêmicas entre autores clássicos como Platão e Aristóteles, Hume e Kant e Nietzsche e Heidegger, assim como os contemporâneos Arthur Danto, Umberto Eco, Philippe Lacoue-Labarthe, Clement Greenberg, Thierry de Duve, Thomas Khun, Karl Popper e Ernst Cassirer.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ontologia e Epistemologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e filosofia da arte.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Teoria e Crítica do Design; Ontologia; Metafísica; Epistemologia; Estética; comunicação.
2.
ESTUDOS DA ESCRITA (Teoria e Prática Caligráfica, Design Tipográfico Multiescrita e Editorial)

Objetivo: Pesquisar acerca dos fundamentos e história da escrita desde o seu período manuscrito passando pelas diversas etapas de criação e produção do modelo tipográfico Gutenberguiano até a incorporação das estruturas caligráficas à tecnologia digital e à comunicação globalizada da atualidade. Os estudos, de caráter multiescrita, concentram-se em três alfabetos (o latino, o grego e o cirílico) e em um abjad (o hebraico) tendo como principais bases a metodologia elaborada na dissertação de mestrado e o no ensino e na pesquisa de teoria e prática caligráfica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
Setores de atividade: Edição e edição integrada à impressão.
Palavras-chave: Escritas alfabéticas; Escritas abjádicas; Caligrafia Medieval e Renascentista; Design tipográfico; Multiescrita; Editorial.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
ANIMANDO O ANO DA LUZ: o design apresenta a astronomia para crianças

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita Aparecida da Conceição Ribeiro em 07/08/2016.
Descrição: O projeto continua a parceria entre o grupo de pesquisa Design e Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Design da UEMG e o Grupo de Astronomia da UFMG, que administra o Observatório Astronômico Frei Rosário (OAFR). A parceria firmada a partir do edital MCTI/CNPq/SECIS Nº 90/2013, com o intuito de criar uma identidade e produzir materiais de divulgação científica para o OAFR direcionados para crianças a partir dos oito anos de idade. Os novos produtos possibilitam uma ampliação das informações e despertem a curiosidade de um público mais jovem, utilizando a tridimensionalidade, realizando drops para internet e novos materiais interativos para as crianças na faixa de quatro a seis anos. Nossa proposta alia o conhecimento específico acerca da Astronomia aos processos de construção simbólica do Design adaptando-os às linguagens e comunicações que permitam apresentar a ciência para crianças em seus primeiros contatos com o ensino formal.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Sérgio Luciano da Silva - Integrante / Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Anderson Antônio Horta - Integrante / Renato Las Casas - Integrante / Camilo de Lélis Belchior - Integrante / Clara Santana de Lins Cerqueira - Integrante / Michelle de Alvarenga Pinto Cotrim - Integrante / Rosemary Portugal Gonçalves de Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2014 - 2017
TITIVILLUS: design tipográfico contemporâneo com bases caligráficas medievais
Descrição: Titivillus é uma figura medieval lendária que se tornou patrono da caligrafia e da tipografia, estimulando o zelo e a busca por excelência de pesquisadores e profissionais. O projeto apropria-se dos resultados da dissertação de mestrado (Faces e fontes multiescrita: fundamentos e critérios de design tipográfico) e da reedição continuada dos dois módulos da disciplina optativa (Teoria e prática caligráfica aplicada ao design tipográfico) que fomenta nos alunos de graduação o interesse pelo tema da caligrafia medieval em prol da criação tipográfica. Os objetivos da pesquisa são: 1)Despertar no estudante de graduação o interesse pela pesquisa científica e tecnológica, no âmbito do design tipográfico, e contribuir para a sua formação enquanto pesquisador. 2) Subsidiar a aprendizagem e o domínio do projeto de fontes tipográficas OpenType através do estudo do referencial teórico e da metodologia da dissertação, assim como da capacitação do estudante nas técnicas caligráficas e tipográficas. 3) Estabelecer as bases para a implementação de um Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Design Tipográfico nas dependências do Laboratório de Design Gráfico (LDG) da Escola de Design da UEMG.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sérgio Luciano da Silva - Coordenador / Emerson Nunes Eller - Integrante / Caio Ferreira Campos Rodrigues - Integrante / Paula Cristina Pereira Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2013 - 2016
OLHE PARA O CÉU: o design criando interfaces para a divulgação da astronomia
Descrição: O projeto viabiliza a parceria entre o grupo de pesquisa Design e Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Design da UEMG e o Grupo de Astronomia da UFMG, que administra o Observatório Astronômico Frei Rosário. O Observatório, inaugurado em novembro de 1973, está localizado na Serra da Piedade, a 1751 m de altitude, aproximadamente a 50 km de Belo Horizonte. Em suas instalações acontece extensa programação em parceria com a comunidade, promovendo visitas abertas ao público, palestras em escolas da rede metropolitana de Belo Horizonte e visitas agendadas das escolas ao Observatório. A riqueza de informações passadas aos visitantes, no entanto, se perde no encerramento da visita, na falta de material de apoio para distribuição local e divulgação eficiente através do site. O objetivo do projeto é utilizar a expertise do Design para criar identidade para o Observatório, a ser aplicada em impressos e no site, ampliando as possibilidades de divulgação das atividades do mesmo e disseminação da ciência.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Sérgio Luciano da Silva - Integrante / Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Anderson Antônio Horta - Integrante / Cristiane Aparecida Gomes Faria - Integrante / Orlando Gama da Silva Junior - Integrante / Renato Las Casas - Integrante / Weslei Clem de Menezes - Integrante / Sergio A. Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2016
REDESENHANDO A BORRACHALIOTECA
Descrição: Borrachalioteca? Mistura de borracharia com biblioteca? Tudo surgiu com a ideia de Marcos Túlio Damascena, filho do dono do estabelecimento, de colocar livros na borracharia, localizada num dos bairros periféricos da cidade de Sabára (MG). Outras unidades foram inauguradas entre 2008 e 2010: a Sala Son Salvador, no bairro Cabral; a Casa das Artes, com livros infantojuvenis e literatura de cordel; e o Espaço Libertação pela Leitura, no presídio municipal de Sabará. Mesmo com todo êxito (a iniciativa já recebeu o Prêmio Viva Leitura 2007, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura, ação do Ministério da Educação e Cultura, MEC), os espaços das Borrachaliotecas não receberam nenhum tipo de planejamento. O projeto tem como objetivo desenvolver um mobiliário específico para a Borrachalioteca, utilizando os materiais presentes ali, ou seja, os pneus. Nossa ideia é aliar à experiência da leitura à noção da reciclagem. Da mesma forma que um espaço pode se transformar em função do uso, uma borracharia se transforma em espaço de difusão cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Sérgio Luciano da Silva - Integrante / Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Anderson Antônio Horta - Integrante / Orlando Gama da Silva Junior - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
LUMINAR: núcleo de edição e publicação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sérgio Antônio Silva em 30/07/2014.
Descrição: O Projeto Luminar é uma resposta à crescente demanda da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais por um núcleo de edição e publicação, com ISBN, de textos de alunos e professores. A linha editorial do projeto propõe abordagem das reflexões em Design por eixos temáticos na forma de livros. O projeto, em andamento, se consolidou a partir de duas publicações: Pensamentos em design: aspectos tangíveis e intangíveis da pesquisa, que reúne artigos dos egressos das duas primeiras turmas do Programa de Pós-Graduação da Escola e Baú de Letras: a memória da tipografia na Escola de Design/UEMG, que resulta de um projeto de pesquisa homônimo, na modalidade Iniciação Científica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
KAPPA: design tipográfico em escrita latina, grega, cirílica e hebraica
Descrição: A letra x minúscula é referência, na caligrafia e no design tipográfico, para a criação das demais letras latinas na medida em que sua altura regula o tamanho e a proporção das mesmas. Na escrita grega a letra kappa, por seu traçado retilíneo na base e no topo, tem a mesma função correlata ao x latino. Por seu valor paradigmático (no sentido primordial da língua grega de paradeigma, modelo, referência) o nome καππα foi escolhido para um projeto pioneiro no Brasil: ampliar e disseminar os fundamentos de design tipográfico multiescrita. A base metodológica para o projeto, estabelecida em 2011, na dissertação de mestrado Faces e Fontes multiescrita: fundamentos e critérios do design tipográfico, aborda duas escritas: a latina e a grega. A partir de 2012 o projeto ampliou o escopo da pesquisa para as escritas cirílica e hebraica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Revista Transverso


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Design/Especialidade: Teoria e crítica do design.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Design gráfico e tipográfico.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ontologia/Metafísica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e filosofia da arte.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Latim
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Hebraico
Compreende PoucoLê Pouco.
Grego
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
26º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Categoria Trabalho Escrito não Publicado), Museu da Casa Brasileira.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, S. A.2017SILVA, S. A. ; SILVA, S.L. . Uma abordagem metodológica sobre as possibilidades e limites da comunicação em multiescrita. ALCEU (ONLINE), v. 18, p. 168-179, 2017.

2.
SILVA, S.L.;SILVA, SÉRGIO LUCIANO DA2013 SILVA, S.L.; RIBEIRO, R. A. C. . As relações entre arte e design: uma análise de discursos subjacentes e de pressupostos de comunicação. Alceu (Online), v. 13, p. 116-126, 2013.

3.
SILVA, S.L.;SILVA, SÉRGIO LUCIANO DA2013 SILVA, S.L.; SILVA, S. A. . O conceito aristotélico de Mímesis aplicado ao processo criativo em design. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE), v. 21, p. 1-14, 2013.

4.
SILVA, S.L.;SILVA, SÉRGIO LUCIANO DA2012SILVA, S.L.. Alfabeto: o melhor sistema de escrita? Uma querela induzida entre Flusser e Havelock versus Daniels e Man. Revista Transverso, v. 3, p. 102-113, 2012.

5.
SILVA, S.L.;SILVA, SÉRGIO LUCIANO DA2011SILVA, S.L.; SILVA, S. A. . Dez conceitos fundamentais para a tipografia digital. Maestria (Sete Lagoas), v. 9, p. 201-224, 2011.

6.
SILVA, S.L.;SILVA, SÉRGIO LUCIANO DA2010 SILVA, S.L.; SILVA, S. A. . Influências latinas na tipografia grega: análise histórica e abordagem não predatória de projetos multiescrita. Infodesign (SBDI. Online), v. 7, p. 27-39, 2010.

7.
SILVA, S.L.;SILVA, SÉRGIO LUCIANO DA2010 SILVA, S.L.; SILVA, S. A. . Quatro princípios ópticos para a construção de glifos: estabilidade, obstrução, densidade e demarcação. Infodesign (SBDI. Online), v. 7, p. 11-21, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, S.L.. Faces & Fontes Multiescrita: fundamentos e critérios do design tipográfico. 1. ed. Belo Horizonte: Adaequatio Editora, 2016. v. 1. 232p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, S.L.. As possibilidades do design tipográfico multiescrita na comunicação globalizada. In: Rita A. C. Ribeiro; Sérgio Antônio Silva. (Org.). Pensamentos em design: aspectos tangíveis e intangíveis da pesquisa. 1ed.Belo Horizonte: , 2013, v. 1, p. 109-123.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, SÉRGIO LUCIANO DA; DOMINGUES, FELIPE ; DIAS, MARIA REGINA ÁLVARES CORREIA . A Teoria de Solução de Problemas Inventivos (TRIZ) como complementar aos processos intuitivos de criatividade no design. In: Colóquio Internacional de Design 2017, 2018, Minas Gerais. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2017. v. 4. p. 44-53.

2.
SILVA, SÉRGIO LUCIANO DA. Alfabeto: o melhor sistema de escrita? Uma querela induzida entre Flusser e Havelock versus Daniels e Man. In: Colóquio Internacional de Design 2017, 2018, Minas Gerais. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2017. v. 4. p. 76-85.

3.
RIBEIRO, R. A. C. ; SILVA, S.L. . Olhe para o céu: o design criando interfaces para a divulgação da astronomia. In: XIV CONGRESO REDPOP: Arte, tecnología, ciencia Nuevas maneras de conocer, 2015, Medellín. Anais do XIV Congresso Redpop 2015. Medellín: RedPop, 2015. p. 388-395.

4.
SILVA, P. C. P. ; SILVA, S.L. ; SILVA, S. A. . Tipografia como voz de uma cultura: uma investigação de aspectos tipográficos de edições indígenas contemporâneas no Brasil. In: Colóquio Internacional de Design - Edição 2015 - Design para o futuro, 2015, Belo Horizonte. Anais do Colóquio Internacional de Design - Edição 2015 - Design para o futuro. Belo Horizonte: Adaequatio Estúdio, 2015. v. 1. p. 1-727.

5.
SILVA, SÉRGIO LUCIANO DA. DESIGN TIPOGRÁFICO HEBRAICO: UM APARENTE PARADOXO ENTRE SIMPLICIDADE E COMPLEXIDADE. In: 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014, Gramado. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Edgard Blücher. p. 135.

6.
SILVA, SÉRGIO LUCIANO DA. Incorporating Cyrillic typography to the multi-script design methodology. In: 6th Information Design International Conference, 2013. v. 1. p. 1440.

7.
SILVA, S.L.; SILVA, S. A. ; Lana, S.L.B. . O design simultâneo e incremental em projetos tipográficos multiescrita. In: 5º CIDI - Congresso Internacional de Design da Informação, 2011, Florianópolis. Anais Congresso Internacional de Design da Informação, 2011.

8.
SILVA, S.L.; SILVA, S. A. . Mímesis criativa: um conceito aristotélico aplicado ao design. In: 9º Simpósio Interdisciplinar do LaRS: palavras e coisas, 2011. Anais do IX Simpósio Interdisciplinar do LaRS: palavras e coisas. Rio de Janeiro: Departamento de Artes e Design, PUC-Rio, 2011.

9.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, R. A. C. . Arte e design: campos distintos, elementos comuns. In: 1º Colóquio Nacional de Design, 2011, Belo Horizonte. Anais do 1º Colóquio Nacional de Design. Belo Horizonte: Editora da Universidade de Minas Gerais - EDUEMG, 2011.

10.
SILVA, S.L.; SILVA, S. A. ; Lana, S.L.B. . Considerações metodológicas sobre design tipográfico em multiescrita. In: 9º P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010, 2010, São Paulo. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010. São Paulo: Blücher e Universidade Anhembi Morumbi, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, S.L.; MELO, F. D. M. ; DIAS, M. R. A. C. . A Teoria de Solução de Problemas Inventivos (TRIZ) como complementar aos processos intuitivos de criatividade no design. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, S.L.. Alfabeto: o melhor sistema de escrita? Uma querela induzida entre Flusser e Havelock versus Daniels e Man. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, P. C. P. ; SILVA, S.L. ; SILVA, S. A. . Tipografia como voz de uma cultura: uma investigação de aspectos tipográficos de edições indígenas contemporâneas no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, S.L.. Design tipográfico hebraico: um aparente paradoxo entre simplicidade e complexidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, S.L.. Incorporating cyrillic typography to the multiscript design methodology. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, S.L.. Quatro princípios ópticos para o design tipográfico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SILVA, S.L.. Caligrafia: Introdução ao estilo Foundational Hand. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SILVA, S.L.. Design tipográfico multiescrita: módulo latino e grego. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SILVA, S.L.; SILVA, S. A. ; Lana, S.L.B. . O design simultâneo e incremental em projetos tipográficos multiescrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, S.L.; SILVA, S. A. . Mímesis criativa: um conceito aristotélico aplicado ao design. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, R. A. C. . Arte e design: campos distintos, elementos comuns. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SILVA, S.L.. Quatro princípios ópticos para o design tipográfico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. ; AURELIANO, L. G. . Projetos de ambientação expográfica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SILVA, S.L.; SILVA, S. A. ; Lana, S.L.B. . Considerações metodológicas sobre design tipográfico em multiescrita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
SILVA, S.L.. A heterogeneidade entre causa e efeito em Descartes. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SILVA, S.L.. BR SANS - Família de fonte tipográfica (Design tipográfico de 8 estilos: 6 em alfabeto latino e grego politônico). 2011.

2.
SILVA, S.L.. AGAQUÊ - Família de fonte tipográfica (Design tipográfico de 7 estilos para histórias em quadrinhos). 2005.

3.
SILVA, S.L.. BR SANS BOLD - Fonte tipográfica (Design tipográfico para sinalização de rodovias do Brasil). 2003.

4.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . ÍCONES DA CANASTRA - Fonte tipográfica (Design tipográfico para sinalização). 2002.

Processos ou técnicas
1.
SILVA, S.L.; DOMINGUES, F. . (Preparação de originais) Pensamentos em design: aspectos tangíveis e intangíveis da pesquisa. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, S.L.; CURVO, S. R. ; DUTRA, L. R. ; CARVALHO, S. R. L. . Livro Baú de Letras: a Tipografia da Escola de Design da UEMG. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
AURELIANO, L. G. ; SILVA, S.L. . Tratado das Plantas Medicinais, Mineiras, Nativas e Cultivadas. 2014. (Blog).

2.
AURELIANO, L. G. ; SILVA, S.L. . BLOG: -grafia: Estudos da Escrita. 2012. (Blog).

3.
AURELIANO, L. G. ; SILVA, S.L. ; RIBEIRO, N. . SITE: Urban Building Maintenance (UBM). 2010. (Site).

4.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . SITE: Instituto Terra Brasilis. 2009. (Site).

5.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . SITE: Descaminhos (filme). 2007. (Site).

6.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . SITE: Valor Natural. 2006. (Site).

7.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . SITE: Ilana Lansky - Fotografia. 2003. (Site).

8.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . SITE: Usina de Cinema. 2002. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, S.L.. EDITORIAL - Faces & Fontes Multiescrita: fundamentos e critérios de design tipográfico. 2016. (Editoração/Livro).

2.
SILVA, S.L.; AURELIANO, L. G. ; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Cartilha: Viajando pelas cavernas da Serra do Espinhaço. 2014. (Editoração/Outra).

3.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Livro: Tratado das Plantas Medicinais: mineiras, nativas e cultivadas. 2014. (Editoração/Livro).

4.
AURELIANO, L. G. ; SILVA, S.L. ; RIBEIRO, N. . MOSTRA: Ilustrações do Tratado das Plantas Medicinais: mineiras, nativas e cultivadas. 2014. (Projeto gráfico da exposição).

5.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Livro: IV Curso de Espeleologia e Licenciamento Ambiental. 2013. (Editoração/Livro).

6.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . DIGITAL: CD-Rom do IV curso de espeleologia e licenciamento ambiental. 2013. (Projeto gráfico e produção do CD-ROM).

7.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. ; AURELIANO, L. G. . EDITORIAL - Livro: Boas práticas na truticultura. 2012. (Editoração/Livro).

8.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Livro: Uma floresta de oportunidades: um novo olhar sobre a Mata Atlântica do Nordeste. 2012. (Editoração/Livro).

9.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Livro: Incorporando a teoria ao planejamento regional da conservação. 2011. (Editoração/Livro).

10.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Calendário educativo ambiental da Campanha 'Procura-se Vivo' do Programa Pato-Mergulhão. 2011. (Calendário).

11.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Livro: As pontes de cantaria da Estrada Real: recuperação de patrimônio. 2009. (Editoração/Livro).

12.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Revista do Projeto de Construção Participativa do Corredor Ecológico da Mantiqueira. 2009. (Editoração/Periódico).

13.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. ; AURELIANO, L. G. . EXPOSIÇÃO AMBIENTAL: Casa Bandeirista - Parque Estadual do Itacolomi, MG. 2009. (Projeto gráfico da exposição ambiental).

14.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. ; AURELIANO, L. G. . EXPOSIÇÃO AMBIENTAL: Parque Estadual do Itacolomi. 2009. (Projeto gráfico da exposição ambiental).

15.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. ; AURELIANO, L. G. . EXPOSIÇÃO AMBIENTAL: Museu do Chá - Parque Estadual do Itacolomi, MG. 2009. (Projeto gráfico da exposição ambiental).

16.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . DIGITAL: Digitalização do livro Grundlegung zur Metaphysik der Sitten de Immanuel Kant. 2009. (Digitalização de documentos antigos e raros).

17.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . DIGITAL: Digitalização da revista de Filosofia Analytica - Números 1 e 2. 2009. (Digitalização de documentos).

18.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA E IDENTIDADE CORPORATIVA: Daniela Cravo - Advogada. 2009. (Criação de Marca e Identidade corporativa).

19.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Caderno de Educação Ambiental do Corredor Ecológico da Mantiqueira de Míriam Ester Soares e Cláudia Maria Rocha Costa. 2008. (Editoração/Outra).

20.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . DIGITAL: CD-Rom comemorativo dos 60 anos da revista de filosofia Kriterion. 2008. (Digitalização de documentos antigos e raros, Projeto gráfico e produção do CD-Rom).

21.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . DIGITAL: Digitalização dos 100 primeiros números da revista de filosofia Kriterion. 2008. (Digitalização de documentos antigos e raros).

22.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. ; AURELIANO, L. G. . EXPOSIÇÃO AMBIENTAL: Parque Estadual do Rio Doce. 2008. (Projeto gráfico da exposição ambiental).

23.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . SINALIZAÇÃO: Projeto de requalificação da região do Mercado Central e centro antigo de Belo Horizonte. 2008. (Projeto gráfico de Sinalização).

24.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. ; AURELIANO, L. G. . SINALIZAÇÃO: Exposição 'Evolução das Plantas' no Jardim Botânico da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte. 2008. (Projeto de sinalização).

25.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA: Selo comemorativo dos 10 anos do Instituto Terra Brasilis. 2008. (Criação de selo comemorativo).

26.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. ; AURELIANO, L. G. . MARCA E IDENTIDADE CORPORATIVA: Looping Consultoria. 2008. (Criação de Marca e Identidade corporativa).

27.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EXPOSIÇÃO AMBIENTAL: Casa da Serra - Prados, MG. 2007. (Projeto gráfico da exposição ambiental).

28.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Calendário educativo ambiental da Campanha 'Procura-se Vivo' do Programa Pato-Mergulhão. 2007. (Calendário).

29.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto educativo da Campanha 'Procura-se Vivo' do Programa Pato-Mergulhão. 2007. (Folheto).

30.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA E IDENTIDADE CORPORATIVA: Conservador das Águas. 2007. (Criação de Marca e Identidade corporativa).

31.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto do lançamento da coleção Sayonara Lopes Verão 2008. 2007. (Folheto).

32.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA: Lançamento do Filme 'Descaminhos'. 2007. (Criação de Marca e Identidade corporativa).

33.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Cartaz, folheto, volante e convite para o filme 'Descaminhos'. 2007. (Folheto).

34.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Blocos de anotações comemorativos dos 10 anos da Sete Soluções e Tecnologia Ambiental. 2007. (Bloco de Anotações).

35.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Calendário do Corredor Ecológico da Serra da Mantiqueira. 2007. (Calendário).

36.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Livro: Plano de ação do Corredor Ecológico da Mantiqueira de Cláudia Costa e Gisela Herrmann. 2006. (Editoração/Livro).

37.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Livreto: Planejando a Propriedade Rural: Um guia para o Corredor Ecológico da Mantiqueira de Nilo Salgado Jardim. 2006. (Editoração/Outra).

38.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Livro: Pato aqui água acolá: educação ambiental para professores de Marta Bouissou Morais. 2006. (Editoração/Livro).

39.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EXPOSIÇÃO AMBIENTAL: Parque Estadual do Ibitipoca - Centro de Visitantes Saint-Hilaire, Lima Duarte, MG. 2006. (Projeto gráfico da exposição ambiental).

40.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . SINALIZAÇÃO: Clínica Cisver em São João Del Rei. 2006. (Projeto de sinalização).

41.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . SINALIZAÇÃO: Clicovia e pista de caminhada ? Revitalização da Avenida Vilarinho. 2006. (Projeto de sinalização).

42.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Calendário educativo ambiental da Campanha 'Procura-se Vivo' do Programa Pato-Mergulhão. 2006. (Calendário).

43.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Guia e Mapa dos circuitos do Parque Estadual do Ibitipoca. 2006. (Folheto).

44.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA: Projeto de revitalização da Avenida Vilarinho. 2006. (Criação de Marca e Identidade corporativa).

45.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto do lançamento da coleção Sayonara Lopes Inverno 2007. 2006. (Folheto).

46.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto do lançamento da coleção Sayonara Lopes Verão 2007. 2006. (Folheto).

47.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EXPOSIÇÃO ITINERANTE: Pato-Mergulhão - Região do Parque Nacional da Serra da Canastra. 2005. (Projeto de exposição ambiental).

48.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA E IDENTIDADE CORPORATIVA: Valor Natural. 2005. (Marca e Identidade corporativa).

49.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Calendário educativo ambiental da Campanha 'Procura-se Vivo' do Programa Pato-Mergulhão. 2005. (Calendário).

50.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto educativo da Campanha 'Procura-se Vivo' do Programa Pato-Mergulhão. 2005. (Folheto).

51.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto do lançamento da coleção Sayonara Lopes Verão 2006. 2005. (Folheto).

52.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto do lançamento da coleção Sayonara Lopes Inverno 2006. 2005. (Folheto).

53.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto do Corredor Ecológico da Serra da Mantiqueira. 2005. (Folheto).

54.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MAPA: Mapa Turístico da cidade de Ouro Preto. 2004. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

55.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. ; RIGUEIRA, S. E. ; GRILLO, F. C. . AUTORIA: Manual de Sinalização do Parque Nacional da Serra da Canastra. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sinalização Indicativa e Interpretativa).

56.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Livro: Manual de Sinalização do Parque Nacional da Serra da Canastra de Flávio Grillo, Nélio Ribeiro, Sérgio Luciano e Sônia Rigueira. 2004. (Editoração/Livro).

57.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Livro: Vivenciando Expedições Ambientais: Propostas educativas para a região da Usina Hidrelétrica de Aimores de Miriam Ester Soares. 2004. (Editoração/Livro).

58.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . SINALIZAÇÃO: Centro histórico da cidade de Ouro Preto. 2004. (Projeto de sinalização).

59.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . SINALIZAÇÃO: Parque Nacional da Serra da Canastra. 2004. (Projeto de sinalização).

60.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . DIGITAL: CD-ROM do mapa turístico da cidade de Ouro Preto. 2004. (Projeto gráfico e produção do CD-Rom interativo).

61.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto do lançamento da coleção Sayonara Lopes Inverno 2005. 2004. (Folheto).

62.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA E IDENTIDADE CORPORATIVA: BH Brasil Fashion. 2004. (Criação de Marca e Identidade corporativa).

63.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Convite lançamento do filme 'Vinho de Rosas' de Elza Cataldo. 2004. (Cartão Postal).

64.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Maquetes da Pampulha - Casa do Baile - Isabela Vecci. 2003. (Editoração/Outra).

65.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EXPOSIÇÃO AMBIENTAL: Centro de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica de Aimorés. 2003. (Projeto de exposição ambiental).

66.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA E IDENTIDADE CORPORATIVA: Ilana Lansky - Fotografia. 2003. (Criação de Marca e Identidade corporativa).

67.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA COMEMORATIVA: 20 anos da Estação Ecológica de Caratinga. 2003. (Criação de Marca comemorativa).

68.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA: Selo comemorativo dos 6 anos do Instituto Terra Brasilis. 2003. (Criação de Marca comemorativa).

69.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Convite lançamento da exposição de fotografia - Albano Afonso, Alex Cabral, Fábio Carvalho e Frederico Câmara/Galeria Circo Bonfim. 2003. (Cartão Postal).

70.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Convite lançamento da exposição de gravura - Laerte Ramos, Leya Mira Brander, Lotus Lobo/Galeria Circo Bonfim. 2003. (Cartão Postal).

71.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA E IDENTIDADE CORPORATIVA: Pousada Mirante do Café. 2003. (Criação de Marca e Identidade corporativa).

72.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . DIGITAL: CD-ROM de Ilana Lansky - Fotografia. 2003. (Projeto gráfico e produção do CD-ROM).

73.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Maquetes da Pampulha - Igreja São Francisco de Assis - Isabela Vecci. 2002. (Editoração/Outra).

74.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Livro: Interpretar o Patrimônio: um exercício do olhar de Stela Maris Murta e Celina Albano. 2002. (Editoração/Livro).

75.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . SINALIZAÇÃO: Centro histórico da cidade de Tiradentes - Minas Gerais. 2002. (Projeto de sinalização).

76.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . DIGITAL: CD-ROM - Participação comunitária no manejo de unidades de conservação de Maria A. Drumond. 2002. (Projeto gráfico e produção do CD-Rom interativo).

77.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA E IDENTIDADE CORPORATIVA: Programa Pato-Mergulhão. 2002. (Marca e Identidade corporativa).

78.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA E IDENTIDADE CORPORATIVA: Sayonara Lopes. 2002. (Criação de Marca e Identidade corporativa).

79.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Livro: Vinho de Rosas de Cristina Ávila. 2001. (Editoração/Livro).

80.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Convite lançamento da coleção Sayonara Lopes Verão 2002. 2001. (Cartão Postal).

81.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto de abertura da Exposição de Arte Contemporânea - Guilherme Machado/Galeria Circo Bonfim. 2001. (Folheto).

82.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto de abertura da Exposição de Arte Contemporânea - Sérgio Machado/Galeria Circo Bonfim. 2001. (Folheto).

83.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto de abertura da Exposição de Arte Contemporânea -Bordadeiras de Estórias da Vila Mariquinhas/Galeria Circo Bonfim. 2001. (Folheto).

84.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto de abertura da Exposição de Arte Contemporânea - Walton Hoffmann/Galeria Circo Bonfim. 2001. (Folheto).

85.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto de abertura da Exposição de Arte Contemporânea - Marta Neves/Galeria Circo Bonfim. 2001. (Folheto).

86.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto de abertura da III Bienal de Artes Visuais do Mercosul - Galeria Circo Bonfim. 2001. (Folheto).

87.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Convite lançamento do Projeto Cinema Vivo - Associação Mineira de Cineastas. 2001. (Cartão Postal).

88.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto Cinema Vivo - Calendário de eventos em Araguari, Paracatu, Teófilo Otoni e Ubá. 2001. (Folheto).

89.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA E IDENTIDADE CORPORATIVA: Departamente Estadual de Telecomunicações (DETEL). 2001. (Criação de Marca e Identidade corporativa).

90.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA E IDENTIDADE CORPORATIVA: Cinema Vivo. 2001. (Criação de Marca e Identidade corporativa).

91.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA: III Festival Internacional de Curtas Metragens de BH. 2001. (Criação de Marca e Identidade corporativa).

92.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . EDITORIAL - Libreto Tiradentes: Ópera Lírica em Quatro Atros. 2000. (Editoração/Outra).

93.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . MARCA E IDENTIDADE CORPORATIVA: Usina de Cinema. 2000. (Marca e Identidade corporativa).

94.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto da Feira de Arte Contemporânea em Lisboa - Galeria Circo Bonfim. 2000. (Folheto).

95.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . IMPRESSO: Folheto reabertura da Galeria Circo Bonfim. 1999. (Folheto).

96.
SILVA, S.L.. MARCA E IDENTIDADE CORPORATIVA: Wise Imóveis. 1998. (Criação de Marca e Identidade corporativa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, S.L.; FREITAS, Marcelo Braga de; RODRIGUES, C. S.. Participação em banca de Guilherme Sander Drummond.Projeto Reflexos: Ensaio sobre o Suicídio (Projeto experimental). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
SILVA, S.L.; MARTINS, D. M.; PORTILHO, R.. Participação em banca de Bárbara Niriz Oliveira Maciel.Tipografia como principal elemento de comunicação de mensagem da banda The Beatles (Projeto prático). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
SILVA, S.L.; MARTINS, D. M.; PORTILHO, R.. Participação em banca de Bruno Passos Vieira Bahia.De quando éramos seis: memória e design editorial (Projeto prático). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
SILVA, S.L.; MARTINS, D. M.; PORTILHO, R.. Participação em banca de Jacimar de Oliveira Souza.Poesia concreta: projetar é poetizar (Projeto prático). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
SILVA, S.L.; ADVERSE, A. O.; OLIVEIRA, S. S.. Participação em banca de Gabriela Rezende Gandra de Araújo.Experimentações gráficas em Mindfullness (Projeto experimental). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
SILVA, S.L.; BARROCA, R. N.; SILVA, S. A.. Participação em banca de Marina Castro de Souza Neta.Vivernacular: os pintores de letras e as ruas da cidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

7.
SILVA, S.L.; CADOR, A. B.; RODRIGUES, C. S.. Participação em banca de Vitor de Carvalho Luís.Biblioteca Irradiada (Projeto prático). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

8.
SILVA, S.L.; MOL, I. A.; OLIVEIRA, S. S.. Participação em banca de Ana Paula Silva Fonseca.Crescer sem rótulos: releitura de conto de fadas ilustrado (Projeto prático). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

9.
SILVA, S.L.; MOL, I. A.; OLIVEIRA, S. S.. Participação em banca de Giselle Taynara Cardoso de Souza.Cotidiano invisível: a delicadeza do olhar (Projeto prático). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

10.
SILVA, S.L.; SILVA, Elisangela Batista da; RIBEIRO, R. A. C.. Participação em banca de Laís de Kuzendorff e Souza Lima.A interface da cidade: navegando a metrópole do século XXI (Monografia). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

11.
SILVA, S.L.; Mourão, Fernanda; SILVA, S. A.. Participação em banca de Juliana Oliveira Guimarães.Design e educação: uma estratégia para a escrita manual cursiva na era dos nativos digitais (Monografia). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

12.
SILVA, S.L.; PORTILHO, R.; OLIVEIRA, D. L.. Participação em banca de Daniel Augusto Ferreira e Santos.A memória é uma casa: lembranças pálidas da cidade (Projeto prático). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

13.
SILVA, S.L.; PORTILHO, R.; OLIVEIRA, D. L.. Participação em banca de Isabella Henriques Szrajbman.Redesign do livro Matupás do meu lago (Projeto prático). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

14.
SILVA, S.L.; PORTILHO, R.; OLIVEIRA, D. L.. Participação em banca de Jamile Faller Soares.Ensaios sobre ecos - poemas e interpretações gráficas (Projeto experimental). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

15.
SILVA, S.L.; PORTILHO, R.; OLIVEIRA, D. L.. Participação em banca de Taiana Amorim Rocha.Para você: diário romântico (Projeto prático). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

16.
SILVA, S.L.; OLIVEIRA, G. H.; OLIVEIRA, D. L.. Participação em banca de Walquíria Cristina Silva Monteiro.Tribal Fusion: multiplicidade e harmonia (Projeto prático). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

17.
SILVA, S.L.; SOUSA, F. J. V.; OLIVEIRA, D. L.. Participação em banca de Fernando Dias De Oliveira Melo.Terremoto sonoro: um registro do movimento cultural Tecnobrega (Projeto prático). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

18.
SILVA, S.L.; SOUSA, F. J. V.; OLIVEIRA, D. L.. Participação em banca de Carolina Moraes Pinto Coelho de Santana.Uma Tradução do Imaginário do Sertão Profundo (Projeto experimental). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

19.
SILVA, S.L.; SILVA, S. A.; RIBEIRO, R. A. C.. Participação em banca de Paula Maria Areias de Freitas.A reconfiguração da estética pop dos anos 90 a partir da cena Manguebit (Monografia). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

20.
SILVA, S.L.; Mourão, Fernanda; SILVA, S. A.. Participação em banca de Alexandre Torres de Oliveira.Entre a arte e o design: a produção de livros de artista (Monografia). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

21.
SILVA, S.L.; Mourão, Fernanda; SILVA, S. A.. Participação em banca de Jucélia Alves Silva.O design gráfico em livros infantojuvenis: um estudo dos Contos maravilhosos infantis e domésticos, dos irmãos Grimm pela Cosac Naify (Monografia). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

22.
SILVA, S.L.; PORTILHO, R.; OLIVEIRA, D. L.. Participação em banca de Lucas de Avelar Rodrigues Santos.Re-design de capas de discos: uma observação com King Crimson (Projeto prático). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

23.
SILVA, S.L.; PORTILHO, R.; OLIVEIRA, D. L.. Participação em banca de Taynná Xavier Pizarro.Eu não tenho a mínima ideia do que estou fazendo na cozinha: guia de culinária para principiantes (Projeto prático). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

24.
SILVA, S.L.; MESQUITA, R. M. B.; CORDEIRO, F. V.. Participação em banca de Bárbara Lima.Theyyam - Imagem: consciência e êxtase (Projeto prático). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade FUMEC.

25.
SILVA, S.L.; MESQUITA, R. M. B.; RODRIGUES, G. G.. Participação em banca de Carolina Ventura.Titanic: memória sobrevivente (Projeto prático). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade FUMEC.

26.
SILVA, S.L.; MESQUITA, R. M. B.; RIBEIRO, Juliana Pontes. Participação em banca de Guilhermo H. de Campos Clerch.Coleção Timberland Elemental: design de superfícies comemorativo nos 40 anos da marca para produtos e ambientação de lojas da Timberland (Projeto prático). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade FUMEC.

27.
SILVA, S.L.; AYRES, E.; SILVA, S. A.. Participação em banca de Josiane Santos Vertelo.O design dos rótulos das embalagens de água sanitária: configuração gráfica das informações e avisos de advertência e sua relação com a segurança do usuário (Monografia). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, S.L.. Participação do Comitê Avaliador do 12º P&D Design 2016 - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2015. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
SILVA, S.L.. Participação do Comitê Avaliador do 11º P&D Design 2014 - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Coloquio Internacional de Design - Edição 2017. A Teoria de Solução de Problemas Inventivos (TRIZ) como complementar aos processos intuitivos de criatividade no design. 2017. (Congresso).

2.
Coloquio Internacional de Design - Edição 2017. Alfabeto: o melhor sistema de escrita? Uma querela induzida entre Flusser e Havelock versus Daniels e Man. 2017. (Congresso).

3.
Colóquio Internacional de Design - Edição 2015. Tipografia como voz de uma cultura: uma investigação de aspectos tipográficos de edições indígenas contemporâneas no Brasil. 2015. (Congresso).

4.
11º P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Design tipográfico hebraico: um aparente paradoxo entre simplicidade e complexidade. 2014. (Congresso).

5.
Seminário Internacional "Design & Semiótica: linguagem, comunicação e cultura". 2014. (Seminário).

6.
15º Seminário de Pesquisa e Extensão.Caligrafia: Introdução ao estilo Foundational Hand. 2013. (Outra).

7.
3ª Semana UEMG.Design tipográfico multiescrita: módulo latino e grego. 2013. (Seminário).

8.
3ª Semana UEMG.Quatro princípios ópticos para o design tipográfico. 2013. (Outra).

9.
6º CIDI - Congresso Internacional de Design da Informação. Incorporando a tipografia cirílica à metodologia do design multiescrita. 2013. (Congresso).

10.
1º Colóquio Nacional de Design.Arte e design: campos distintos, elementos comuns. 2011. (Outra).

11.
4º InfoDesign Brasil - Congresso Brasileiro de Design da Informação. 2011. (Congresso).

12.
5º CIDI - Congresso Internacional de Design da Informação. O design simultâneo e incremental em projetos tipográficos multiescrita. 2011. (Congresso).

13.
5º CIDI - Congresso Internacional de Design da Informação. 2011. (Congresso).

14.
5º CONGIC - Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. 2011. (Congresso).

15.
IX Simpósio Interdisciplinar do LaRS: palavras e coisas.Mímesis criativa: um conceito aristotélico aplicado ao design. 2011. (Simpósio).

16.
Quinta é dia D! - FUMEC.Quatro princípios ópticos para o design tipográfico. 2011. (Outra).

17.
Quinta é dia D! - FUMEC.Projetos de ambientação expográfica. 2011. (Outra).

18.
Seminário Internacional Design e Inovação. 2011. (Seminário).

19.
9º P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010. 2010. (Congresso).

20.
9º P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010. Considerações metodológicas sobre design tipográfico em multiescrita. 2010. (Congresso).

21.
Design e Identidade - UEMG. 2009. (Seminário).

22.
VI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.A heterogeneidade entre causa e efeito em Descartes. 1994. (Encontro).

23.
Ciclo de conferências da semana Montaigne - UFMG. 1992. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, R. A. C. ; SILVA, S. A. ; SILVA, S.L. ; et al. . Colóquio Internacional de Design - Edição 2017. 2017. (Congresso).

2.
ENGLER, R. C. ; RIBEIRO, R. A. C. ; DIAS, M. R. A. C. ; SILVA, S.L. ; et al . P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2016. (Congresso).

3.
RIBEIRO, R. A. C. ; SILVA, S. A. ; SILVA, S.L. ; et al . Colóquio Internacional de Design - Edição 2015. 2015. (Congresso).

4.
RIBEIRO, R. A. C. ; SILVA, S. A. ; SILVA, S.L. ; et al . Colóquio Internacional de Design - Edição 2013. 2013. (Congresso).

5.
RIBEIRO, R. A. C. ; SILVA, S. A. ; SILVA, S.L. ; et al . 1º Colóquio Nacional de Design. 2011. (Congresso).

6.
MORAES, D. ; DIAS, M. R. A. C. ; SILVA, S.L. ; et al . Seminário Internacional Design e Inovação. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gisele Lopes Vieira. Design e educação infantil: uma abordagem sobre a comunicação tipográfica nos livros de letramento e alfabetização aprovados pelo PNLD (MONOGRAFIA). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sérgio Luciano da Silva.

2.
Luiza Erthal Rodrigues Máximo. Sobre BH, a cidade de cada um (PROJETO EXPERIMENTAL). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sérgio Luciano da Silva.

3.
Ariane Calista de Almeida Vieira. Abecedário de Processos (PROJETO EXPERIMENTAL). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sérgio Luciano da Silva.

4.
Caio Ferreira Campos Rodrigues. Produção contemporânea de tipo móveis: do gesto caligráfico à punção digital e o uso de tecnologias de prototipagem rápida (PROJETO EXPERIMENTAL). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sérgio Luciano da Silva.

5.
Carolina Cafiero Bicalho. Rua sem saída: uma pausa na passagem (PROJETO EXPERIMENTAL). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sérgio Luciano da Silva.

6.
Eline Porto Pimenta. Tão fácil quanto 1, 2, 3: o design como facilitador no ensino de bateria (PROJETO PRÁTICO). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sérgio Luciano da Silva.

7.
Renata Ferreira Bottoni. Mini-chef no comando: receitas que incentivam a criança a comandar a cozinha (PROJETO PRÁTICO). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sérgio Luciano da Silva.

8.
Frederico Vinicius Rinco Batista. Oscar: face tipográfica para sinalização de trânsito brasileira (PROJETO PRÁTICO). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sérgio Luciano da Silva.

9.
Letícia Antunes Naves. Adichie Script (PROJETO PRÁTICO). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sérgio Luciano da Silva.

10.
Ana Letícia Kossoski Felix Costa. Do abstrato ao legível: critérios e parâmetros para decifrar a pixação (MONOGRAFIA). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sérgio Luciano da Silva.

11.
Stephanie Talita Amaral. Antologia Áurea e o design editorial digital (PROJETO PRÁTICO). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sérgio Luciano da Silva.

12.
Bárbara Iolanda dos Santos Conceição. Na estrada de Wicked: um olhar sobre o design no espetáculo teatral (MONOGRAFIA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sérgio Luciano da Silva.

13.
Paula Cristina Pereira Silva. Tipografia como voz de uma cultura: uma investigação dos aspectos tipográficos de edições indígenas contemporâneas no Brasil (MONOGRAFIA). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sérgio Luciano da Silva.

Iniciação científica
1.
Caio Ferreira Campos Rodrigues. PROJETO TITIVILLUS: design tipográfico contemporâneo com bases caligráficas medievais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sérgio Luciano da Silva.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
SILVA, S.L.. BR SANS - Família de fonte tipográfica (Design tipográfico de 8 estilos: 6 em alfabeto latino e grego politônico). 2011.

2.
SILVA, S.L.. AGAQUÊ - Família de fonte tipográfica (Design tipográfico de 7 estilos para histórias em quadrinhos). 2005.

3.
SILVA, S.L.. BR SANS BOLD - Fonte tipográfica (Design tipográfico para sinalização de rodovias do Brasil). 2003.

4.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . ÍCONES DA CANASTRA - Fonte tipográfica (Design tipográfico para sinalização). 2002.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SILVA, S.L.. Faces & Fontes Multiescrita: fundamentos e critérios do design tipográfico. 1. ed. Belo Horizonte: Adaequatio Editora, 2016. v. 1. 232p .


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, S.L.. Quatro princípios ópticos para o design tipográfico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. ; AURELIANO, L. G. . Projetos de ambientação expográfica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, S.L.. Quatro princípios ópticos para o design tipográfico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SILVA, S.L.. Caligrafia: Introdução ao estilo Foundational Hand. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SILVA, S.L.. Design tipográfico multiescrita: módulo latino e grego. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SILVA, S.L.; MELO, F. D. M. ; DIAS, M. R. A. C. . A Teoria de Solução de Problemas Inventivos (TRIZ) como complementar aos processos intuitivos de criatividade no design. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
SILVA, S.L.. BR SANS - Família de fonte tipográfica (Design tipográfico de 8 estilos: 6 em alfabeto latino e grego politônico). 2011.

2.
SILVA, S.L.. AGAQUÊ - Família de fonte tipográfica (Design tipográfico de 7 estilos para histórias em quadrinhos). 2005.

3.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. . ÍCONES DA CANASTRA - Fonte tipográfica (Design tipográfico para sinalização). 2002.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SILVA, S.L.; RIBEIRO, N. ; RIGUEIRA, S. E. ; GRILLO, F. C. . AUTORIA: Manual de Sinalização do Parque Nacional da Serra da Canastra. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sinalização Indicativa e Interpretativa).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, S.L.; CURVO, S. R. ; DUTRA, L. R. ; CARVALHO, S. R. L. . Livro Baú de Letras: a Tipografia da Escola de Design da UEMG. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Redes sociais, websites e blogs
1.
AURELIANO, L. G. ; SILVA, S.L. . BLOG: -grafia: Estudos da Escrita. 2012. (Blog).

2.
AURELIANO, L. G. ; SILVA, S.L. . Tratado das Plantas Medicinais, Mineiras, Nativas e Cultivadas. 2014. (Blog).



Outras informações relevantes


Integrante do Grupo -grafia desde 2010. O grupo reúne professores e pesquisadores em torno do tema da escrita (www.grupografia.org)    Publicou em 2016 o livro Faces & fontes multiescrita: fundamentos e critérios de design tipográfico, resultado de sua dissertação de mestrado e disponível em arquivo digital para cópia livre (www.facesefontes.com.br).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 20:33:34