Marina Macedo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0607146039406813
  • Última atualização do currículo em 23/07/2018


Atualmente Mestre em Ciências, pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), possuo extensão universitária em Educação à Distância (USP) e um curso de aperfeiçoamento em Educação Ambiental (UNIFESP). Formada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Sorocaba), apresento qualificação para atuar como bióloga, lecionar aulas de Ciências (para ensino fundamental II), Biologia (para ensino médio e pré-vestibular) e ensino superior, já possuindo experiência profissional como docente. Além disso, desde a graduação, participo de programas para formação continuada, sendo que realizo, concomitante a estes fatos, participação em eventos acadêmicos, dentre os quais geraram publicações de importância na área da educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina Macedo
Nome em citações bibliográficas
MACEDO, M.;Marina Macedo


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) SOBRE ECOSSISTEMAS DE SÃO PAULO: ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE BIOLOGIA EM PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL, INSERIDOS NO PIBID.,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Suzana Ursi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação Inicial; Ensino - Aprendizagem; PIBID; Biomas de São Paulo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.
2014 - 2014
Aperfeiçoamento em Educação Ambiental. (Carga Horária: 180h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: LIXO ELETRÔNICO: DE ONDE VEM? PRA ONDE VAI?. Ano de finalização: 2014.
Orientador: Professor Doutor Marcus Vinicius Craveiro.
2007 - 2010
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Entre Imagens, Sons e Palavras: A Escola como ambiente Interdisciplinar para o Ensino de Ciências e Biologia..
Orientador: Professora Doutora Viviane Melo de Mendonça.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Introdução ao ambiente virtual de aprendizagem .... (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
AE Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2010 - 2010
Mini Curso 'Anatomia das Orquídeas'. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
ACIEPE - Viagens - Olhares naturalistas. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O programa REDEFOR (Rede São Paulo de Formação Docente) visa oferecer à sociedade cursos semi-presenciais, encerrando a conjunção dos valores que sempre alimentaram a universidade: educação aperfeiçoada; formação dos jovens; compromisso público; percepção da mudança; preservação do espírito acadêmico.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) visa o oferecimento de uma formação continuada entre estudantes e professores, com o intuito de oferecer a inserção e o aperfeiçoamento da área acadêmica docente.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 2
Outras informações
Monitor voluntário na disciplina de 'Biologia das Fanerógamas'.


Colégio Cunha Carvalho, CC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9
Outras informações
Professora de Biologia para Ensino Médio


Cursinho Universitáario, UNI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Professora de Biologia para Curso Pré Vestibulinho e Plantonista Pré Vestibular.


Parque estadual do Jaraguá, PICO DO JARAGUÁ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
Guia de Trilha


Grupo Educacional Heitor Garcia, HG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de Ciências para Ensino Fundamental e Biologia para Ensino Médio.


Colégio Brida, BRIDA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de Ciências para Ensino Fundamental.


Escola Fazarte, FAZARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15
Outras informações
Professora de Ciências para Ensino Fundamental.


Colégio Treviso, TREVISO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de Ciências para Ensino Fundamental.


Colégio Gibran, GIBRAN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Biologia para Ensino Fundamental.



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Construção do PCK sobre biomas de São Paulo: estudo de caso com professores de biologia em programa de formação inicial.
Descrição: O presente trabalho visa investigar as possíveis influências da participação em programa de imersão na escola, na formação inicial de licenciandos do curso de Ciências Biológicas. Como objetivo específico, o projeto verificará se e como ocorre a construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK, conforme definido por Shulman, 1986) sobre Biomas do Estado de São Paulo de participantes do PIBID Subprojeto Biologia (USP)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marina Macedo - Integrante / URSI, Suzana - Coordenador.
2009 - 2011
PROJETO SUBMETIDO E INTEGRADO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ? PIBID/CAPES
Descrição: Espaço de formação compartilhada entre professores da educação básica e licenciados, tendo em vista a articulação e coordenação de atividades de prática de ensino, estágio supervisionado, conteúdos curriculares e extracurriculares com ações colaborativas junto aos professores das escolas públicas de São Carlos e Sorocaba e seus alunos. Espaço integrado de iniciação a Docência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Marina Macedo - Integrante / Viviane Melo de Mendonça - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MACEDO, M.. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: AÇÕES E REFLEXÕES EM DIFERENTES ESPAÇOS. 20. ed. São Carlos: Appris, 2013. v. 2. 209p .

Capítulos de livros publicados
1.
MACEDO, M.; Barbosa, PP. . Dificuldades inerentes ao ensino de botânica: como superá-las?. Botânica no Inverno. 1ed.: , 2015, v. , p. 77-.

2.
Barbosa, PP. ; MACEDO, M. . O auxílio das tecnologias de informação e comunicação no ensino de temas complexos da botânica: o caso da ?fotossíntese?. Botânica no Inverno. 1ed.: , 2015, v. , p. 85-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Barbosa, PP. ; MACEDO, M. ; URSI . USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO CONTEXTUALIZADO DE ?FOTOSSÍNTESE?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO. SBEnBIo, Revista da SBEnBio, p. 2244 - 2255, 03 dez. 2016.

2.
MACEDO, M.; URSI . BOTÂNICA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTOLOGIA VEGETAL. SBEnBio, São Paulo, p. 2723 - 2733, 03 dez. 2016.

3.
URSI ; Towata, N. ; Saito, LC. ; Barbosa, PP. ; MACEDO, M. ; VIANA, A. O. ; BERCHEZ, F. . INFLUÊNCIAS DO PROJETO TRILHA SUBAQUÁTICA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE AMBIENTES MARINHOS E COSTEIROS. SBEnBio, São Paulo, p. 3524 - 3536, 03 dez. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Barbosa, PP. ; MACEDO, M. ; BUENO,C. A. ; URSI . As tecnologias de informação e comunicação e o ensino: como professores de biologia fazem uso de animações?. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC 2015, 2015.

2.
MACEDO, M.; KATON, G. ; Towata, N. ; URSI . CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA. In: IV Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências, 2012, Porto Alegre. Anais do IV Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Ensino de Ciências Actas del IV Encuentro Iberoamericano sobre Investigación en Enseñanza de las Ciencias. Porto Alegre, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
Towata, N. ; Lima, TF. ; Barbosa, PP. ; MACEDO, M. ; Aluani, T. ; Martins, PCM. ; Leme, JS. ; URSI . Ambiente marinho: concepções de professores de Biologia participantes de um curso de especialização oferecido na modalidade Educação a Distância.. Atas do ... ENPEC, 2013.

2.
Barbosa, PP. ; Towata, N. ; Lima, TF. ; MACEDO, M. ; Saito, LC. ; DELITTI, W. ; URSI . Papel do fórum na Educação a Distância: estudo de caso enfocando uma discussão sobre ambiente marinho na Rede São Paulo de Formação Docente.. Atas do ... ENPEC, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
MACEDO, M.; Barbosa, PP. . Dificuldades inerentes ao ensino de botânica: como superá-las?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MACEDO, M.; MENDONÇA, V.M. ; MESSIAS, P.A. ; NASCIMENTO, F. . Agentes da Bio: Relato de experiências no PIBID da área de Biologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OLIVEIRA, C.R ; MACEDO, M. ; MESSIAS, P.A. ; MENDONÇA, V.M. . A importância da Utilização do laboratório nas atividades práticas e dos incentivos às oficinas lúdicas, no Ensino de Ciências e Biologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MESSIAS, P.A. ; MACEDO, M. ; OLIVEIRA, C.R ; MARADINI, A.C. ; PEIXOTO, B. ; FREITAS, M.E. ; GOMES, H. ; RIBEIRO, P. ; MENDONÇA, V.M. ; NASCIMENTO, F. . Sala da Diversidade: Uma Experiência Interdisciplinar de Discussões e Reflexões. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MACEDO, M.; MESSIAS, P.A. ; OLIVEIRA, C.R ; MENDONÇA, V.M. . Diversidade: Porque levantar Esta Discussão Dentro Das Salas de Aula?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MESSIAS, P.A. ; NASCIMENTO, F. ; MARADINI, A.C. ; MACEDO, M. ; MENDONÇA, V.M. . PIBID: Uma imersão na realidade da Escola Estadual Monteiro Lobato. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Workshop PAE 2017.CONHECENDO BORORÉ: UM PROJETO DE PESQUISA REALIZADO NA DISCIPLINA DE ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA (2016).. 2017. (Outra).

2.
Jovens Empreendedores Primeiros Passos - 6° ao 9° Ano. 2016. (Outra).

3.
VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro regional de Ensino de Biologia 3.BOTÂNICA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTOLOGIA VEGETAL.. 2016. (Encontro).

4.
VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro regional de Ensino de Biologia 3.INFLUÊNCIAS DO PROJETO TRILHA SUBAQUÁTICA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE AMBIENTES MARINHOS E COSTEIROS.. 2016. (Encontro).

5.
VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro regional de Ensino de Biologia 3. 2016. (Encontro).

6.
VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro regional de Ensino de Biologia 3.USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO CONTEXTUALIZADO DE "FOTOSSÍNTESE": UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO.. 2016. (Encontro).

7.
VI ENEBIO. Uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino contextualizado de "fotossíntese": uma porposta para o ensino médio.. 2016. (Congresso).

8.
VI ENEBIO. Botânica na escola: uma proposta para o ensino de histologia vegetal.. 2016. (Congresso).

9.
VI ENEBIO. Influências do projeto Trilha Subaquática na percepção de estudantes sobre ambientes marinhos e costeiros.. 2016. (Congresso).

10.
How to Write for and Get Published in Scientific Journals. 2015. (Outra).

11.
V Botânica no Inverno.Dificuldades inerentes ao ensino de botânica: como superá-las?. 2015. (Simpósio).

12.
X ENPEC. As tecnologias de informação e comunicação e o ensino: como professores de biologia fazem uso de animações?. 2015. (Congresso).

13.
Fórum Permanente e Interdisciplinar de Energia e Ambiente. 2011. (Outra).

14.
I CIEC (Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias). 2011. (Congresso).

15.
VIII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). 2011. (Encontro).

16.
IV Semana da Biologia - UFSCar Sorocaba.A importância da Utilização do laboratório nas atividades práticas e dos incentivos às oficinas lúdicas, no Ensino de Ciências e Biologia. 2010. (Outra).

17.
IV Semana da Biologia - UFSCar Sorocaba. 2010. (Outra).

18.
V Seminário Fala outra Escola, Carregando Sonhos. 2010. (Seminário).

19.
V Seminário Fala Outra Escola, Carregando Sonhos.Diversidade: Porque levantar Esta Discussão Dentro Das Salas de Aula?. 2010. (Seminário).

20.
V Seminário Fala Outra Escola, Carregando Sonhos.Sala da Diversidade: Uma Experiência Interdisciplinar de Discussões e Reflexões. 2010. (Seminário).

21.
X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento. 2010. (Congresso).

22.
XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. PIBID: Uma imersão na realidade da Escola Estadual Monteiro Lobato. 2010. (Congresso).

23.
XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Agentes da Bio: Relato de experiências no PIBID da área de Biologia. 2010. (Congresso).

24.
I Seminário de Pesquisa da Área de Proteção Ambiental (APA) Itupararanga. 2009. (Seminário).

25.
II Semana da Biologia. 2008. (Outra).

26.
Projeto de Extensão: Educação: questões contemporâneas. 2008. (Outra).

27.
Projeto Pró Docência. 2008. (Outra).

28.
Projeto Super Férias 2008.Conscientização Ambiental. 2008. (Outra).

29.
I Semana da Sustentabilidade de Sorocaba. 2007. (Outra).

30.
Projeto Pró Docência. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACEDO, M.. VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2018. (Outro).

2.
MACEDO, M.. III Semana da Biologia. 2009. (Outro).

3.
MACEDO, M.. I Seminário de Pesquisa da Área de Proteção Ambiental (APA) Itupararanga. 2009. (Outro).

4.
MACEDO, M.. MIXBIO - I Mostra de Ciência, Arte e Educação. 2008. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 18:43:46