Saulo Eduardo Ribeiro

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  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Possuo graduação em Filosofia - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Entre 2010 e 2012 atuei, na qualidade de colaborador, na orientação e supervisão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/ Filosofia/ UFSM). Em 2012 atuei, no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE/UFSM), como tutor a distância do Curso de Capacitação de Tutores e como tutor a distância no Curso de Capacitação de Professores Pesquisadores, pelo Programa Anual de Capacitação Continuada (PACC/UFSM). De dezembro de 2013 à maio de 2014 atuei como professor-formador no curso de aperfeiçoamento do Programa de Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Entre fevereiro de 2014 e agosto de 2015, e fevereiro de 2016 a agosto de 2016, atuei como professor convidado e professor substituto na Universidade de Passo Fundo, lecionando as disciplinas de Iniciação ao Conhecimento Acadêmico e Ética Geral, assim como a disciplina de Metodologia da Pesquisa na modalidade a distância do curso de MBA em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação e do curso de Especialização em Desenvolvimento de Software. Em 2017 lecionei como professor de filosofia para os anos iniciais e finais do ensino fundamental. Em 2016 ingressei no curso de Doutorado em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na linha de pesquisa de Educação, Desenvolvimento e Tecnologia, integrando o Grupo de Pesquisa em Educação Digital (GPe-dU), e o projeto "A cidade como espaço de aprendizagem: games e gamificação na constituição de espaços de convivência híbridos, multimodais, pervasivos e ubíquos para o desenvolvimento da cidadania", realizando, neste contexto, minha pesquisa de doutoramento sobre formação cidadã, educação básica e cidades inteligentes, ambos sob a coordenação e orientação da Profa. Dra. Eliane Schlemmer. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Saulo Eduardo Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, S. E.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: A cidadania, as tecnologias digitais e as formas colaborativa do agir na educação em tempos de Cidades Inteligentes,
Orientador: Eliane Schlemmer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cidadania; Educação Básica; Tecnologias Digitais; Mídias Sociais Digitais; Redes Sociais Digitais; Cidades Inteligentes.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Subjetividade, verdade e a problematização ética da docência em filosofia na contemporaneidade,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Elisete Medianeira Tomazetti.
Palavras-chave: Docência; Ética; Filosofia; Subjetividade; Verdade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia e Educação / Especialidade: Ensino de Filosofia.
2015 - 2016
Especialização em Design Instrucional. (Carga Horária: 420h).
Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, FACEL, Brasil.
Título: Design Instrucional do Curso de Ética Geral, Empresarial e Profissional.
Orientador: Sílvia Mara dos Santos.
2005 - 2010
Graduação em Filosofia Licenciatura Plena.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Design de Avaliação. (Carga horária: 40h).
Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional, IBDIN, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Empreendedorismo e Coaching de Carreira. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2014 - 2014
Formação docente em EAD: Planejamento de curso.. (Carga horária: 40h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2014 - 2014
Formação docente em EAD: Fundamentos de EAD. (Carga horária: 40h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Ambientação Administrativo-Pedagógica. (Carga horária: 8h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação em Fluência Pedagógica para Tutores. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2012 - 2012
Ler e Contar, Contar e Ler. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2012 - 2012
Convênio acadêmico entre UFSM, UBA e UNGS. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Capacitação de Tutores. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2007 - 2008
Leituras Orientadas: int. de textos filosoficos. (Carga horária: 72h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Curso de Extensão em Línguas Estrangeiras. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2006 - 2006
Seminário de Leituras: Crença e Conhecimento. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador


Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung, SAP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES/PROEX II, Carga horária: 10


Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 18

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 24

Atividades

04/2016 - 07/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Geral
02/2016 - 07/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação ao Conhecimento Acadêmico
02/2016 - 07/2016
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação ao Conhecimento Acadêmico
06/2016 - 06/2016
Ensino, Gestão e Governança da Tecnologia da Informação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
02/2016 - 04/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Geral
02/2016 - 04/2016
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Geral
03/2015 - 07/2015
Extensão universitária , Setor de Atenção ao Estudante, .

Atividade de extensão realizada
Professor apoiador.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação ao Conhecimento Acadêmico
02/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação ao Conhecimento Acadêmico
02/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Geral
02/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia de Produção Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Geral
02/2015 - 07/2015
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação ao Conhecimento Acadêmico
02/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação ao Conhecimento Acadêmico
08/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação ao Conhecimento Acadêmico
08/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Geral
08/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Geral
02/2014 - 7/2014
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação ao Conhecimento Acadêmico
02/2014 - 07/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação ao Conhecimento Acadêmico
02/2014 - 07/2014
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação ao Conhecimento Acadêmico
02/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação ao Conhecimento Acadêmico

Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, E.E.E.B.A.R., Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor-formador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Professor-formador no curso de aperfeiçoamento do Programa de Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF), responsável pela disciplina de Educação Linguística e Intercultural

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor/ bolsista do Curso de Capacitação de Professores Pesquisadores pelo Programa Anual de Capacitação Continuada (PACC).

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor/ bolsista do Curso de Capacitação de Tutores pelo Programa Anual de Capacitação Continuada (PACC).

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: aluno, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 14

Atividades

09/2008 - 03/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Comissão de Legislação e Normas.

Cargo ou função
Representante titular do Diretório Central dos Estudantes.
08/2008 - 03/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Conselheiro titular do Diretório Central dos Estudantes.
04/2008 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Curso, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Filosofia da UFSM.

Prefeitura Municipal de Sapiranga, PM/Sapiranga, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor III - Filosofia, Nível 03, Classe A, Carga horária: 22
Outras informações
Lecionei a disciplina de Filosofia para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A cidade como espaço de aprendizagem: uma proposta em rede colaborativa acerca da gamificação na educação na era da mobilidade
Descrição: Este projeto tem como objetivos construir uma rede de ensino e pesquisa com vistas a impulsionar o desenvolvimento de ações colaborativas e cooperativas, na perspectiva da qualificação da pós-graduação, bem como compreender como a cidade pode se constituir em espaços de convivência híbridos e multimodais de aprendizagem, utilizando o conceito de gamificação na educação. Esta proposta, que contempla pesquisadores três universidades brasileiras e seus respectivos programas de pós-graduação de regiões distintas do Brasil (UFS, UFMG e Unisinos), linhas e grupos de pesquisa, justifica-se pela necessidade de produção e difusão de conhecimento no campo da educação e da gamificação, bem como pela união de expertises e pela construção de uma perspectiva de ensino e pesquisa cooperativa, que possibilite contribuir para a qualificação do stricto sensu no que se refere à educação nas culturas digitais. Trata-se da criação de uma formação em rede colaborativa de ensino e pesquisa. Os docentes e discentes envolvidos poderão participar de atividades de cooperação nacional e internacional que estejam vinculados aos programas e aos grupos de pesquisa que integram esta proposta. Ao término deste projeto, um benefício significativo que merece destaque será a mobilidade entre os docentes e discentes, principalmente, para esses últimos, haja vista a oportunidade de vivenciar culturas e cotidianos diferentes, ressignificar referenciais teóricos para suas respectivas pesquisas, bem como redimensionar o ?olhar? sobre o seu objeto de estudo a partir de novas redes de conhecimento e de relações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (8) .
Integrantes: Saulo Eduardo Ribeiro - Coordenador / Eliane Schlemmer - Integrante / Simone de Lucena Ferreira - Integrante / Henrique Nou Schneider - Integrante / Keyne Ribeiro Gomes - Integrante / Marilene Batista da Cruz Nascimento - Integrante / Vanderlei José Zacchi - Integrante / Sandro José Rigo - Integrante / Cláudio Lima - Integrante / Denis Andrei de Araujo - Integrante / Eucidio Pimenta Arruda - Integrante / Fernando Selmar Rocha Fidalgo - Integrante / Bergston Luan Santos - Integrante / Paulo Roberto Boa Sorte Silva - Integrante / Sandra Virginia Correia de Andrade Santos - Integrante / Regina Helena Alves da Silva - Integrante / Durcelina Ereni Pimenta Arruda - Integrante / Telmo Adams - Integrante / Paulo Ricardo Muniz Barros - Integrante / Joselene Tavares de Lima - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
A cidade como espaço de aprendizagem: games e gamificação na constituição de Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos para o desenvolvimento da Cidadania
Descrição: O tema da pesquisa se relaciona aos processos de ensino e de aprendizagem numa cultura híbrida, multimodal, pervasiva e ubíqua. Tem como foco investigar a Educação para a Cidadania na configuração de Espaços de Convivência Híbridos (que integram tecnologias digitais e analógicas), Multimodais (envolvendo as modalidades presencial física e online) Pervasivos e Ubíquous (integrando diferentes espaços da cidade e do campo, utilizando marcadores e geolocalização) na perspectiva dos Games e da Gamificação. Essa pesquisa dá continuidade à trajetória de pesquisas desenvolvidas por Schlemmer (1999 a 2016) e amplia a tecnologia-conceito Espaço de Convivência Digital Virtual ? ECODI (Schlemmer (2006, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013), Schlemmer et al. (2006, 2007) e Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos, incluindo a perspectiva dos Games e da Gamificação (Schlemmer 2014, 2015, 2016). A pesquisa parte da seguinte problemática: Como os games e a gamificação, podem contribuir para a construção de situações de aprendizagem e práticas pedagógicas agregativas na Educação Básica, que utilizem a cidade como espaço para promover a educação para a cidadania, expressando um novo tipo de ecologia social, pós-urbana e atópica? O objetivo principal da pesquisa consiste em compreender como os games e a gamificação podem contribuir para a construção de espaços e situações de aprendizagem, bem como práticas pedagógicas agregativas que possibilitem transcender o espaço físico das escolas de Educação Básica, para a cidade e o campo, tendo em vista a educação para a cidadania. Com isso queremos compreender como os games e o conceito de gamificação, na perspectiva da constituição de espaços de convivência híbridos, multimodais, pervasivos e ubíquos, possibilitam a construção de novas metodologias e práticas pedagógicas na Educação Básica. A pesquisa é de natureza exploratória e abordagem qualitativa e quantitativa. Como metodologia para o seu desenvolvimento e para a análise dos dados será utilizado o método cartográfico de pesquisa intervenção proposto por Kastrup (2007; 2008), Passos, Kastrup e Escóssia (2009) e Passos, Kastrup e Tedesco (2014) e, como instrumentos: observação participante, entrevista semi-estruturada e registros realizados pelos sujeitos-participantes nos diferentes espaços de interação no contexto do hibridismo tecnológico digital, da multimodalidade, da pervasividade e da ubiquidade. Os dados serão organizados em subsistemas de informações, categorizados e armazenados em base de dados dinâmicos, utilizando o software NVivo. A interpretação dos dados será realizada considerando o referencial teórico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, os estudos de Matura e Varela, Latour, Lemos, entre outros. Espera-se como resultados desta pesquisa: o desenvolvimento de situações de aprendizagem, utilizando games e o conceito de gamificação, na perspectiva da configuração de Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos, tendo a cidade e o campo como espaço de aprendizagem para o desenvolvimento da cidadania no contexto Educação Básica; a compreensão da contribuição dos games, gamificação, realidade misturada, realidade aumentada, Internet das Coisas (IoT), para a aprendizagem; o aprofundamento teórico sobre a tecnologia-conceito Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubiquos; a identificação da contribuição da TAR e do método cartográfico de pesquisa-intervenção para a construção de metodologias e práticas pedagógicas inovadoras; a articulação entre a pesquisa, o ensino na Educação Básica, na graduação, na pós-graduação e na extensão e; principalmente, a construção de novas metodologias e práticas pedagógicas no contexto da Educação Básica, além da produção de material didático digital para subsidiar processos de formação em diferentes níveis e, publicações científicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Saulo Eduardo Ribeiro - Integrante / Daniel de Queiroz Lopes - Integrante / Eliane Schlemmer - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2014
Ensino e Aprendizagem Filosófica em Discurso
Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa insere-se na linha investigativa que toma a temática ensino e aprendizagem filosófica na escola de ensino média como central. Terá como foco de investigação os livros produzidos a partir do evento Simpósio Sul-Brasileiro de Filosofia e Ensino, organizado pelo Fórum Sul de Cursos de Filosofia, e posteriormente publicada em livro do evento. Desde o ano de 2000 até hoje, anualmente, é realizado o referido evento e constituída sua decorrente publicação, configurando uma década de produção de discursos sobre o ensino e a aprendizagem de filosofia no contexto do ensino médio e da formação dos professores de filosofia nas instituições de ensino superior. Conflui neste período a luta pelo retorno da disciplina ao currículo escolar, a sua efetiva volta no ano de 2008 e a consequente erupção de preocupações acerca das condições e desafios para que tal retorno seja coroado de sentido e de legitimidade. Esta investigação procurará responder - Como foram constituídos os discursos acerca do ensino e da aprendizagem de filosofia na escola de ensino médio nos textos publicados nos livros resultantes do Evento - Simpósio Sul-Brasileiro de Filosofia e Ensino?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Saulo Eduardo Ribeiro - Integrante / Elisete Medianeira Tomazetti - Coordenador / Tatiana de Mello Ribeiro - Integrante / Katiuska Marçal - Integrante / Ivonei Freitas da Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8
2009 - 2012
Maison du Brésil: Um território brasileiro em Paris
Descrição: A Maison du Brésil, que em 2009 completou 50 anos de funcionamento, vem abrigando sucessivas gerações de pesquisadores brasileiros na França, contribuindo para a efetivação da circulação internacional de nossas elites intelectuais durante seus processos de formação. Esta pesquisa se constitui em uma investigação antropológica e histórica que objetiva construir possíveis entendimentos acerca das peculiaridades deste território brasileiro em Paris entre 1959 e 2010. Neste sentido, deseja compreender a multiplicidade de significações que a Maison du Brésil adquire nas trajetórias individuais profissionais de alguns de seus antigos habitantes, na atualidade, bem como na trajetória de seus atuais residentes, em relação á elaboração e vivência desterritorializada das identidades regionais e nacionais brasileiras destes sujeitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
O Problema da Justificação na Epistemologia: O debate entre internalistas e externalistas
Descrição: O projeto está inserido no contexto do estudo sobre problemas filosóficos nas teorias epistemológicas contemporâneas, mais particularmente os problemas relacionados à justificação do conhecimento. A pesquisa teve como ponto de partida o debate entre as principais abordagens acerca da justificação em epistemologia, sendo que nessa disputa em torno dos argumentos que justificam as crenças e as legitimam como conhecimento, estrutura-se o debate entre internalistas e externalistas. Portanto o tema central do projeto consistiu na análise e no esclarecimento do modo como os principais autores contemporâneos se posicionam quanto ao problema da justificação de crenças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Saulo Eduardo Ribeiro - Integrante / Cinthia Roso Oliveira - Integrante / Patrícia Ketzer - Integrante / Itamar Luís Gelain - Integrante / Emanuele Abreu Rodrigues - Integrante / Márlon Henrique dos Santos Teixeira - Integrante / Laura Machado do Nascimento - Integrante / Albertinho Luiz Gallina - Coordenador.Financiador(es): Fundo de Incentivo à Pesquisa - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5


Projetos de extensão


2010 - 2012
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Filosofia (PIBID-Filosofia)
Descrição: Trata-se de um projeto de iniciação à docência, apoiado no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, que atende às atribuições legais da CAPES de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério (Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007), às diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007), aos princípios estabelecidos na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e Lei n 11.947, de 16 de junho de 2009, no seu art. 31), à Portaria Normativa MEC n 9, de 30 de junho de 2009. Compõe o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFSM - o projeto relativo ao ensino de filosofia nas escolas de ensino médio de Santa Maria, o qual visa desenvolver e implementar atividades acerca do aprimoramento da leitura e escrita filosófica dos alunos; utilização do cinema e do teatro como ferramentas metodológicas e filosófica nas aulas de filosofia. Este projeto é desenvolvido por vinte (20) alunos do curso de Filosofia, os quais recebem bolsa de inciação à docência e acompanhado e orientado por mestrandos, doutorando e alunos de inciação científica, sob coordenação da professora Elisete M. Tomazetti..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Saulo Eduardo Ribeiro - Integrante / Elisete Medianeira Tomazetti - Coordenador / Tatiana de Mello Ribeiro - Integrante / Katiuska Marçal - Integrante / Ivonei Freitas da Silva - Integrante / Átila Macedo Maia - Integrante / Ana Bighelini de Oliveira - Integrante / Everton Renan Cherubini - Integrante / Fernanda Veiverberg - Integrante / Jâneo Manoel Venturini - Integrante / Lorena Miranda - Integrante / Luciele da Silva - Integrante / Róbson Barcelos - Integrante / Daiane de Oliveira Pires - Integrante / Daniel Lopes Farias - Integrante / Ezequiel Cardoso da Silva - Integrante / Gabriel da Silva Vaccari - Integrante / Gabriel Donato - Integrante / Vanderlei Vidal Zênero - Integrante / Kety Élen Frazzon de Oliveira - Integrante / Lisiane Ramos Kaipper - Integrante / Lorena Miranda de Miranda - Integrante / Luis Fernando Borges - Integrante / Marcos Britto Corrêa - Integrante / Mariana Mendes - Integrante / Paulo Roberto Marques - Integrante / Róbson da Rosa Barcelos - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Projetos de ensino


2017 - Atual
TechSchool Social
Descrição: O Projeto TechSchool Social é um programa de estudo/aprendizagem desenvolvido com alunos do ensino médio da cidade de São Leopoldo/RS para alavancar o interesse por tecnologias bem como o aprendizado do idioma inglês..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Empresa, Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ação inclusiva, Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: O objetivo principal deste projeto é fomentar a curiosidade e o interesse de jovens estudantes do primeiro ano do ensino médio na área de STEM do inglês (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Em tradução livre para o português: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Estudos apontam para um déficit de mão de obra qualificada na área de STEM em torno de 40 milhões de pessoas em 2020. Tendo como base essas informações o projeto pretende fornecer aos jovens estudantes as habilidades de que precisam para enfrentar os problemas da sociedade e prosperar na economia digital..
Alunos envolvidos: Ensino médio: (30) .
Integrantes: Saulo Eduardo Ribeiro - Integrante / Adriel Silva - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Digital.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Filosofia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ética.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, S. E.2013RIBEIRO, S. E.. Cuidado de si e ensino de filosofia: problematizações em torno do filosofar e do ensinar a filosofar na educação básica. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 1, p. 25-40, 2013.

2.
RIBEIRO, S. E.2012RIBEIRO, S. E.. Ensino de Filosofia na Escola: (im) possibilidades ante a crise da modernidade. Impulso (Piracicaba), v. 21, p. 73-83, 2012.

3.
RIBEIRO, S. E.2012RIBEIRO, S. E.. O Ensino de Filosofia no contexto da sala de aula: a prática docente como um exercício de autorreflexão. Revista Digital do LAV, v. 8, p. 1-15, 2012.

4.
RIBEIRO, S. E.2011RIBEIRO, S. E.. O contrato didático na prática de ensino em filosofia: uma análise de caso a partir da teoria das situações de Guy Brousseau. Caderno de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFSM), v. 1, p. 33-42, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, S. E.. O problema da mestria: instruir e/ou emancipar?. In: IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências, 2012, Santa Maria. IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências, 2012. p. 1-12.

2.
RIBEIRO, S. E.. A constituição de um caminho de pesquisa sobre o ensino de filosofia como problematização ética de si. In: 2º Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia, 2012, Recife. 2º Congresso Brasileiro de Professores de Filosofi a - Filosofia: construindo os caminhos do ensinar e aprender. Recife: Fundação Antonio dos Santos Abranches, 2012. p. 1150-1161.

3.
RIBEIRO, S. E.. A prática docente em filosofia no ensino médio: uma proposta de pesquisa na perspectiva foucaultiana. In: IV Congresso Internacional de Educação: Educação, docência e humanização, 2011, Santa Maria. Anais do IV Congresso Internacional de Educação. Santa Maria: Editora Pallotti, 2011. p. 1-9.

4.
OLIVEIRA, A. B. ; MAIA, A. M. ; CHERUBINI, E. R. ; VEIVERBERG, F. ; VENTURINI, J. M. ; TEIXEIRA, J. ; MIRANDA, L. ; SILVA, L. ; BARCELOS, R. ; RIBEIRO, S. E. ; RIBEIRO, T. M. ; TOMAZETTI, E. M. . O ensino de filosofia como prática de pesquisa: um relato de experiência a partir do teatro, cinema e leitura e escrita. In: II Encontro Interinstitucional do PIBID e III Encontro Institucional PIBID-UFRGS, 2011, Porto Alegre. II Encontro Interinstitucional do PIBID e III Encontro Institucional PIBID-UFRGS, 2011. p. 1-5.

5.
RIBEIRO, S. E.. O Ensino de Filosofia no Contexto da Sala de Aula: A Prática Docente Como Um Exercício de Autorreflexão. In: IX Simpósio Sulbrasileiro Sobre o Ensino de Filosofia, 2010, Porto Alegre. A Filosofia e seu Ensino: Desafios Emergentes. Porto Alegre: Editora Universitária Metodista - IPA, 2010. p. 192-203.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, S. E.. O ensino de filosofia na perspectiva histórica das disciplinas e das instituições educativas. In: 26a Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. 26a Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, S. E.. A constituição de um caminho de pesquisa sobre o ensino de filosofia como problematização ética de si. In: 2º Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia, 2012, Recife. 2º Congresso Brasileiro de Professores de Filosofi a - Filosofia: construindo os caminhos do ensinar e aprender. Recefe: Fundação Antonio dos Santos Abranches, 2012. p. 219-219.

2.
RIBEIRO, S. E.. Cuidado de si e Ensino de Filosofia: problematizações em torno do filosofar e do ensinar a filosofar na Educação Básica. In: I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia, 2011, Salvador. O que queremos com o filosofar na Educação Básica?, 2011.

3.
RIBEIRO, S. E.. Elementos Para Uma Prática Pedagógico-Filosófica (Re) Criadora. In: VIII Semana Acadêmica do Curso de Filosofia: Filosofia da História e Historicidade, 2010, Santa Maria. Anais da VIII - Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS. Santa Maria: Pallotti, 2010.

4.
RIBEIRO, S. E.. Crítica quineana ao projeto reducionista de Carnap. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2008, Santa Maria, RS. 23ª Jornada Acadêmica Integrada, 2008.

5.
RIBEIRO, S. E.. A crítica quineana à noção de analiticidade. In: Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea, 2007, Toledo, PR. Caderno de Resumos. Cascavel, PR: Coluna do Saber, 2007. v. 1. p. 234-235.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, S. E.; SCHLEMMER, Eliane . Avaliando o papel das mídias digitais e das identidades culturais para a formação cidadã na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
RIBEIRO, S. E.. O problema da mestria: instruir e/ou emancipar?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RIBEIRO, S. E.. A constituição de um caminho de pesquisa sobre o ensino de filosofia como problematização ética de si. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MAIA, A. M. ; OLIVEIRA, A. B. ; CHERUBINI, E. R. ; VEIVERBERG, F. ; VENTURINI, J. M. ; TEIXEIRA, J. ; BARCELOS, R. ; RIBEIRO, S. E. ; RIBEIRO, T. M. . O ensino de filosofia como prática de pesquisa: um relato de experiência a partir do teatro, cinema e leitura e escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RIBEIRO, S. E.. A prática docente em filosofia no ensino médio: uma proposta de pesquisa na perspectiva foucaultiana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
RIBEIRO, S. E.. O contrato didático na prática de ensino em filosofia: uma análise de caso a partir da teoria das situação de Guy Brousseau. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RIBEIRO, S. E.. O ensino de filosofia na perspectiva histórica das disciplinas e das instituições educativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
RIBEIRO, S. E.. Cuidado de Si e Ensino de Filosofia: Problematizações Em Torno do Filosofar e do Ensinar a Filosofar na Educação Básica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RIBEIRO, S. E.. O Ensino de Filosofia no Contexto da Sala de Aula: A Prática Docente Como Um Exercício de Autorreflexão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RIBEIRO, S. E.. Elementos Para Uma Prática Pedagógico-Filosófica (Re) Criadora. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RIBEIRO, S. E.. A noção quineana de sentença observacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RIBEIRO, S. E.. As (Im)Possibilidades do Estágio Curricular Supervisionado no Contexto da Realidade Escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
RIBEIRO, S. E.. Relato de Experiência de Estágio Curricular Supervisionado Realizado no Colégio Estadual Coronel Pilar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
RIBEIRO, S. E.. Crítica quineana ao projeto reducionista de Carnap. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RIBEIRO, S. E.. A crítica quineana à noção de analiticidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RIBEIRO, S. E.; TOMAZETTI, E. M. . Filosofia na Escola V. Santa Maria: Centro de Educação, 2011 (Caderno de Ensino, Pesquisa e Extensão).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RIBEIRO, S. E.. Parecerista Ad Hoc do II Simpósio de Filosofia e Direito: Diversidade e Reconhecimento. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, S. E.. Google Earth Pro, Lógica Abdutiva e Cidades Inteligentes. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
TOMAZETTI, E. M.; RIBEIRO, S. E.; RIBEIRO, T. M.; MARCAL, K.. Banca de seleção de bolsista do Programa de Extensão Universitária - Filosofia. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TechSchool Social - EEEM Madezatti.Soft Skills: o que são e o que as tornam importantes?. 2018. (Outra).

2.
TechSchool Social - EEEM Polisinos.Por que as Soft Skills importam?. 2017. (Oficina).

3.
X Simpósio Nacional da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. 2017. (Simpósio).

4.
Aula Magna: A docência universitária como profissão: formação e ética. 2016. (Outra).

5.
21 Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2015. (Congresso).

6.
A inclusão do aluno surdo na universidade para professores dos alunos surdos. 2015. (Oficina).

7.
Aula Magna - Formação docente: exercício de experiência e sensibilidade. 2015. (Outra).

8.
X Seminário Filosofia na Escola.Produção de conteúdos de filosofia a partir da utilização de ferramentas de web analytics. 2015. (Seminário).

9.
X Seminário Filosofia na Escola e VI Sem. PIBID Fil.. 2015. (Seminário).

10.
Moodle Avançado. 2014. (Oficina).

11.
Saulo Eduardo Ribeiro. 2014. (Seminário).

12.
2º Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia. A constituição de um caminho de pesquisa sobre o ensino de filosofia como problematização ética de si". 2012. (Congresso).

13.
As figuras éticas e políticas do cuidado na contemporaneidade: o si mesmo em Heidegger, Foucault e Agamben. 2012. (Outra).

14.
O conceito de verdade no ensino de filosofia. 2012. (Outra).

15.
Experiência de escrita nas aulas de filosofia. 2011. (Oficina).

16.
Experiência de oralidade nas aulas de filosofia. 2011. (Oficina).

17.
I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia: o que queremos com o filosofar na Educação Básica?.Cuidado de Si e Ensino de Filosofia: Problematizações Em Torno do Filosofar e do Ensinar a Filosofar na Educação Básica. 2011. (Outra).

18.
II Encontro Interinstitucional do PIBID e III Encontro Institucional PIBID-UFRGS. 2011. (Encontro).

19.
Mini-curso: Ensino de Lógica e Argumentação. 2011. (Outra).

20.
Projeto Intercâmbio Sobre Ensino de Filosofia. 2011. (Outra).

21.
Educação, arte, filosofia: Deleuze e o Abecedário. 2010. (Outra).

22.
I Encontro Regional dos Estudantes de Filosofia da Região Sul: A formação do professor de Filosofia. 2010. (Encontro).

23.
PesquisaS em Educação. 2010. (Outra).

24.
51º Congresso da UNE. 2009. (Congresso).

25.
III Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências. 2009. (Seminário).

26.
IV Seminário Local de Filosofia na Escola. 2009. (Seminário).

27.
IV Seminário Local de Filosofia na Escola.Relato de Experiência de Estágio Curricular Supervisionado Realizado no Colégio Estadual Coronel Pilar. 2009. (Seminário).

28.
Seminário Sobre o Ensino de Filosofia: Realidade, Prática e Discurso.As (Im)Possibilidades do Estágio Curricular Supervisionado no Contexto da Realidade Escolar. 2009. (Seminário).

29.
VII Semana Acadêmica do Curso de Filosofia: (Im) Possibilidade da relação razão, ciência e fé. 2009. (Outra).

30.
XXV Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia.A noção quineana de Sentença Observacional. 2009. (Encontro).

31.
23ª Jornada Acadêmica Integrada.Crítica quineana ao projeto reducionista de Carnap. 2008. (Outra).

32.
I Encontro Estadual de Diretórios Acadêmicos dos Cursos de Filosofia. 2008. (Encontro).

33.
III Seminário Local - Filosofia na Escola. 2008. (Seminário).

34.
Marx - Atualidade e Controvérsia. 2008. (Seminário).

35.
V Semana Acadêmica da Filosofia: Filosofia e Contemporaneidade. 2008. (Simpósio).

36.
II Ciclo de Cinema da Filosofia. 2007. (Outra).

37.
III Simpósio Internacional de Filosofia: Identidade Pessoal e Reconhecimento. 2007. (Simpósio).

38.
IV Semana Acadêmica da Filosofia: Consciência e Ação. 2007. (Outra).

39.
Leituras Orientadas: interpretação de textos filosóficos. 2007. (Seminário).

40.
Mini-curso: Problemas fundamentais em Ser e Tempo 1 - Da Lógica à Ontologia: o problema do sentido do ser. 2007. (Outra).

41.
Mini-curso: Problemas fundamentais em Ser e Tempo 2 - A Hermenêutica da Facticidade. 2007. (Outra).

42.
XII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea.A crítica quineana à noção de analiticidade. 2007. (Simpósio).

43.
XII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea. 2007. (Simpósio).

44.
Seminário de Leituras: Crença e Conhecimento. 2006. (Seminário).

45.
Conferência: O problema da liberdade da vontade. 2005. (Outra).

46.
III Semana Acadêmica da Filosofia: Liberdade e Causalidade. 2005. (Outra).

47.
I Jornada Integrada de Direitos Humanos. 2005. (Seminário).

48.
I Simpósio Internacional de Filosofia: Verdade como Valor. 2005. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TOMAZETTI, E. M. ; TREVISAN, A. L. ; RIBEIRO, S. E. . Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências. 2012. (Outro).

2.
TOMAZETTI, E. M. ; RIBEIRO, S. E. ; SILVA, I. F. ; RIBEIRO, T. M. ; MARCAL, K. . Projeto Intercâmbio Sobre o Ensino de Filosofia. 2011. (Outro).

3.
RIBEIRO, S. E.. I Encontro Regional dos Estudantes de Filosofia da Região Sul: A formação do professor de Filosofia. 2010. (Outro).

4.
TOMAZETTI, E. M. ; TREVISAN, A. L. ; RIBEIRO, S. E. . III Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências.. 2009. (Outro).

5.
TOMAZETTI, E. M. ; RIBEIRO, S. E. . IV Seminário Local de Filosofia na Escola. 2009. (Outro).

6.
RIBEIRO, S. E.. V Semana Acadêmica da Filosofia. 2008. (Outro).

7.
RIBEIRO, S. E.; Bispo, A. . I Encontro Estadual de Diretórios Acadêmicos dos Cursos de Filosofia. 2008. (Outro).

8.
RIBEIRO, S. E.. IV Semana Acadêmica da Filosofia. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Ana Lúcia de Oliveira; Átila Maia; Daiane Pires et. all. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Filosofia. 2010. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Saulo Eduardo Ribeiro.




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