Osnildo Andrade Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1838274662197107
  • Última atualização do currículo em 14/09/2018


Graduado em Matemática pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana-Ba). Especialista em Educação Matemática com novas tecnologias pela FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências). Mestre em Matemática UFRB-SBM (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e a Sociedade Brasileira de Matemática). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA (antigo Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia -Cefet). Está vinculado ao Grupo de Pesquisa: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias - NIPEDICMT, situado ne UFBA onde atua como professor pesquisador. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Didática da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa e desenvolvimento de situações didáticas para o ensino de Matemática, transposição didática, Teoria Antropológica do Didático-TAD, Teoria da Instrumentação, pesquisa e desenvolvimento de situações didáticas com enfase nos sotwares Geogebra, Winplot e Graphequation. Tem interesse em Avaliação Formativa, Ambientes Virtuais e Ensino de Cálculo Diferencial e Integral (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Osnildo Andrade Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, Osnildo Andrade;CARVALHO, O.A.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal da Bahia.
Av. Deputado Luis Eduardo Magalhães, Rod. BR 324, KM 102,11
Aviário
44096486 - Feira de Santana, BA - Brasil
Telefone: (75) 32216475
URL da Homepage: http://www.feiradesantana.ifba.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: ANÁLISES DE PRÁTICAS EM AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITES DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL REAL,
Orientador: Luiz Marcio Santos Farias.
Coorientador: Itamar Miranda da Silva.
Palavras-chave: Cálculo Diferencial e Integral; Ambiente Virtual; Avaliaçaõ Formativa.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2014
Mestrado em Mestrado em Matemática.
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Título: UMA ABORDAGEM DE GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: GEOMETRIA ESFÉRICA,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Dr. Juarez dos Santos Azevedo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2007 - 2009
Especialização em Educação Matemática com novas tecnologias. (Carga Horária: 450h).
Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.
Título: Perfil do estudante frente aos estudos de matemática no Cefet Bahia unidade de ensino de Santo Amaro na modalidade integrada ao ensino médio.
Orientador: Dr. André Ricardo Magalhães.
2000 - 2005
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1995 - 1997
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Estadual Alberto Torres, CEAT, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Minicurso: Os princ. testes estatísticos utiliz. no campo da Ed. Matemática. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2018 - 2018
Formação em Pesquisa Qualitativa: (vídeo)etnografia e outras questões. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2018 - 2018
Educação Aberta Online. (Carga horária: 1h).
Higher Education Pearson Brasil, PEARSON, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Tendência em Educação Matemática com enfase em produção de vídeos. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Desenho de tarefas para o desenvolvimento da Metaco. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2015 - 2015
Curso de GeoGebra. (Carga horária: 59h).
UNESPAR - Campus Apucarana, UNESPAR, Brasil.
2015 - 2015
Disseminando a Aprendizagem Colaborativa através do Ambiente Canvas. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2013 - 2013
Mágicas com fundamentação matemática. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Matemática, SBM, Brasil.
2013 - 2013
A importância da redação matemática no processo de ensino e aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Matemática, SBM, Brasil.
2012 - 2012
My English On-line. (Carga horária: 60h).
National Geographic Learning, NGL, Brasil.
2011 - 2011
Introdução ao Matlab. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2011 - 2011
Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
2011 - 2011
Curso de aperfeiçoamento para Prof. de Matemática. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2011 - 2011
Metodologia Científica. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2011 - 2011
Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
2011 - 2011
Doenças Profissionais. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
2010 - 2010
Robótica. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
2010 - 2010
Educação Matemática e Cidadania: Reflexões de suas limitações.. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2010 - 2010
O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC'S). (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 100h).
FISK - English Courses, FISK, Brasil.
2010 - 2010
Montagem e Manutenção de Micro Computador. (Carga horária: 40h).
Lider Cursos - Centro de Capacitação Profissional, LIDER, Brasil.
2010 - 2010
Introdução a Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 5h).
Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
2009 - 2009
Oficina Dificuldade de Aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
2005 - 2005
Sensoriamento Remoto - Fundamentos e Aplicações. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
Introdução a probabilidade e suas aplicações. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2004 - 2004
Utilizando Jogos Matemáticos no Ensino Médio. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2003 - 2003
Excel, Star Calc e Stat Disk. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2001 - 2001
Simulação Monte Carlo de Envelhecimento Biológico. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2000 - 2000
Mecânica Quântica para o ensino médio. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1995 - 1995
MS-DOS, Wordestar, Supercalc e D Base. (Carga horária: 100h).
SYSCOL - Sistemas e Computadores Ltda, SYSCOL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público Federal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
2017.1 Disciplinas Lecionadas: Cálculo Diferencial e Integral I 2017.2 Disciplinas Lecionadas: Cálculo Diferencial e Integral I Matemática Discreta


Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC, FTC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor para o curso de Licenciatura em Matemática - Ead (Educação a distância)


Centro Educacional Cruzalmense, CEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Cooperativa Educativa de Santo Antonio de Jesus, COOPEDUCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 12


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da Rede Uneb 2000 - Ministrando a disciplina: Ensino da Matemática no curso de graducação em Pedagogia


Colégio Estadual Alberto Torres, CEAT, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Física do Ensino Médio


Colégio Estadual Lauro Passos, CELP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Matemática e Física do Ensino Médio


Colégio Cruz das Almas, CCA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Matemática: Ensino Fundamental e Médio


Colégio Estadual Eliel Martins, CEEM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Matemática: Ensino Fundamental e Médio



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
ANÁLISES DE PRÁTICAS EM AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITES DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL REAL
Descrição: O projeto de pesquisa tem como motivação o alto índice de evasão e reprovação nos cursos de Cálculo Diferencial e Integral. Temos como hipótese que a incompreensão do conceito de limites de funções de uma variável real está atrelado a esta hipótese. Diante disto, estamos investigando a construção do conceito de limites através da avaliação formativa tendo como suporte um ambiente virtual de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Osnildo Andrade Carvalho - Coordenador / Luiz Marcio Santos Farias - Integrante / Itamar MIranda da Silva - Integrante.
2014 - Atual
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologia NIPEDICMT
Descrição: Descrição: O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino, Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias (NIPEDCMT) objetiva desenvolver, articular e integrar pesquisas em Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias, desenvolvidas nas Universidades, ao processo de ensino e de aprendizagem, voltando também um olhar para a escola. O NIPEDICMT é idealizado para ser um espaço colaborativo. Enquanto estudantes, professores e pesquisadores, da UFBA, bem como, de outras instituições e centros de ensino, cremos no espaço formativo, que possa oferecer oportunidades interdisciplinares de atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão universitária (cursos, oficinas, seminários, ciclos de estudos, entre outros). Desta forma, o NIPEDICMT, visa proporcionar a aproximação entre a prática e a teoria, por meio da inter-relação da produção acadêmica e da produção dos professores e futuros professores, possibilitando com isso intervenções significativas de cunho teórico e prático, referentes à implementação de elementos do Ensino, Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Osnildo Andrade Carvalho - Integrante / Luiz Marcio Santos Farias - Coordenador / Edmo Fernandes Carvalho - Integrante / Jany Santos Souza Goulart - Integrante / Eliane Santana de Souza - Integrante / Rosileia Santana da Silva - Integrante / Teresa Cristina Silva de Souza Souto - Integrante / Joselia França de Holanda Cavalcanti - Integrante / Saddo Ag Almouloud - Integrante / Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires - Integrante.


Outros Projetos


2017 - 2017
Reforçando para aprender
Descrição: O projeto Reforçando para aprender visa suprir as necessidades dos alunos que apresentam dificuldades relacionadas à aprendizagem da matemática, uma vez que esta é uma ferramenta imprescindível nas diversas áreas do conhecimento. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Feira de Santana oferece os cursos técnico em Eletrotécnica, em redes de computadores, em Edificações e Bacharelado em Sistema de Informação; nos quais é fundamental que o aluno apresente um bom conhecimento em matemática para entender e compreender os conteúdos de tais áreas e avançar nos estudos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Osnildo Andrade Carvalho - Coordenador / Amanda Briena Batista Flores da Cunha - Integrante.
2016 - 2016
Refroçando para aprender
Descrição: O projeto Reforçando para aprender visa suprir as necessidades dos alunos que apresentam dificuldades relacionadas à aprendizagem da matemática, uma vez que esta é uma ferramenta imprescindível nas diversas áreas do conhecimento. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Feira de Santana oferece os cursos técnico em Eletrotécnica, em redes de computadores, em Edificações; nos quais é fundamental que o aluno apresente um bom conhecimento em matemática para entender e compreender os conteúdos de tais áreas e avançar nos estudos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Reforçando para aprender
Descrição: O projeto Reforçando para aprender visa suprir as necessidades dos alunos que apresentam dificuldades relacionadas à aprendizagem da matemática, uma vez que esta é uma ferramenta imprescindível nas diversas áreas do conhecimento. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Feira de Santana oferece os cursos técnico em Eletrotécnica, em redes de computadores, em Edificações e Bacharelado em Sistema de Informação; nos quais é fundamental que o aluno apresente um bom conhecimento em matemática para entender e compreender os conteúdos de tais áreas e avançar nos estudos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2012
Reforçando para aprender: Monitoria de Matemática
Descrição: O projeto Reforçando para aprender visa suprir as necessidades dos alunos que apresentam dificuldades relacionadas à aprendizagem da matemática, uma vez que esta é uma ferramenta imprescindível nas diversas áreas do conhecimento. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Feira de Santana oferece os cursos de Eletrotécnica, Tecnologia da Informação e Edificações nos quais é fundamental que o aluno apresente um bom conhecimento em matemática para entender e compreender os conteúdos de tais áreas e avançar nos estudos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2009
Reforçando para aprender
Descrição: O projeto ?reforçando para aprender? visa suprir as necessidades dos alunos que apresentam dificuldades relacionadas à matemática, uma vez que esta é uma ferramenta imprescindível nas diversas áreas do conhecimento. O IFBA do campus Santo Amaro oferece os cursos de Eletromecânica, Tecnologia da Informação e Segurança do Trabalho nos quais é fundamental que o aluno apresente um bom conhecimento em matemática para entender e compreender os conteúdos de tais áreas e avançar nos estudos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2008 - 2008
Reforçando para aprender
Descrição: O projeto ?reforçando para aprender? visa suprir as necessidades dos alunos que apresentam dificuldades relacionadas à matemática, uma vez que esta é uma ferramenta imprescindível nas diversas áreas do conhecimento. O IFBA do campus Santo Amaro oferece os cursos de Eletromecânica, Tecnologia da Informação e Segurança do Trabalho nos quais é fundamental que o aluno apresente um bom conhecimento em matemática para entender e compreender os conteúdos de tais áreas e avançar nos estudos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2007 - 2007
Revisando para aprender
Descrição: O projeto ?revisando para aprender? visa suprir as necessidades dos alunos que apresentam dificuldades relacionadas à matemática, uma vez que esta é uma ferramenta imprescindível nas diversas áreas do conhecimento. O CEFET da Unidade de Ensino de Santo Amaro oferece o curso de Eletromecânica e de Tecnologia da Informação, nos quais é fundamental que o aluno apresente um bom conhecimento em matemática para entender e compreender os conteúdos de tais áreas e avançar nos estudos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Um olhar sobre o trinômio quadrado perfeito nas equações quadráticas e cônicas através da Teoria Antropológica do Didático. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Poster - Um olhar sobre o trinômio uqadrado perfeito nas equações quadráticas e cônicas através da teoria antropólógico do didático. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Poster - A transposição didática e o ensino de Determinantes: Uma análise à luz da Teoria Antropológico do Didático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CARVALHO, Osnildo Andrade; FARIAS, L. M. S. ; MADRIZ, M. E. S. ; VELAME, G. C. . A transposição didática e o ensino de Determinantes: : Uma análise à luz da Teoria Antropológico do Didático - SIPEMAT. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Relato de Experiência: Uma Abordagem de geometrias Não-Euclidianas na Educação Básica: Geometria Esférica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CARVALHO, Osnildo Andrade; MADRIZ, M. E. S. . Comportamento dos alunos diante de uma situação adidática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARVALHO, Osnildo Andrade. A importância do ato de estudar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CARVALHO, Osnildo Andrade. III Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão d iCETENS- UFRB. 2017.

2.
CARVALHO, Osnildo Andrade. II Colóquio Internacional Sobre Ensino e Didática das Ciências: Perseverança e Superação Escolar. 2016.

3.
CARVALHO, O.A.; FARIAS, L. M. S. ; CARVALHO, E. F. ; SOUZA, E. S. . III Seminário Regional do LIAPEME. 2014.

4.
CARVALHO, Osnildo Andrade; FARIAS, L. M. S. ; CARVALHO, E. F. ; SOUZA, E. S. . I Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
CARVALHO, O.A.. Elaborador de questões para o processo seletivo do IFBA - integrado e subsequente. 2016.

2.
RIOS, C. F. M. ; CARVALHO, Osnildo Andrade . Webquest: uma prática colaborativa para a aprendizagem matemática na formação do pedagogo. 2015.

3.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Elaborador de questões para o processo seletivo do IFBA - integrado e subsequente. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, Osnildo Andrade. O estudo de comportamento de funções no GEOGEBRA para o entendimento de limites no curso de Cálculo Diferencial e Integral. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Torneio de Xadrez Blitz - SNCT 2017. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Geometria das Abelhas - Oficina. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Calculando distâncias inacessíveis através da trigonometria - Oficina. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Mini-curso: Tratamento de Funções Senoidais e exponenciais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Mini-curso: Introdução ao xadrez. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Oficina: Desmistificando o Cubo Mágico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Mini-curso: Conexões entre Matemática e Física. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Mini-curso: Curso Básico de Xadrez para Principiantes. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Brincando com a Matemática. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Mini-curso: Demonstrações Matemáticas através do quadro magnético. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Mini-curso: Demonstrações Matemáticas através do quadro magnético. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARVALHO, Osnildo Andrade; SANTOS, Marcele Almeida; LIMA, Ana Lúcia Pinheiro. Banca Examinadora da área de Conhecimento de Matemática. 2010. Instituto Federal da Bahia.

2.
CARVALHO, Osnildo Andrade; SANTOS, Marcele Almeida; BASTOS, Fernanda Santos. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, na área de Matemática. 2010.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2o Seminário de Matemática PROFMAT/ UFRB (12h). 2017. (Seminário).

2.
Semana Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia -. Seja um Luthier! A matemática nos instrumentos musicais. 2017. (Olimpíada).

3.
Seminário Phénomènes transpositifs hors des institutions scolaires: le cas la mathématisation en économie(4h). 2017. (Seminário).

4.
II Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências: Persevera-(30h)nça e superação escolar. 2016. (Outra).

5.
II Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências: Perseverança e superação escolar. 2016. (Outra).

6.
V SNCT - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016. Exposição do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática - LEMA. 2016. (Exposição).

7.
2ª Ciranda da PRODIN (16h). 2015. (Seminário).

8.
4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática 24h). 2015. (Simpósio).

9.
Disseminando a Aprendizagem Colaborativa através do Ambiente Canvas (08h). 2015. (Oficina).

10.
I Seminário Temático do NIPEDICMT: A integração das calculadoras no ensino da matemática. 2015. (Seminário).

11.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2015. (Outra).

12.
SIPEMAT - 4º Simpósio Internacional de Pesuisa em Educação Matemática (24h). 2015. (Simpósio).

13.
I Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências. 2014. (Outra).

14.
III Seminário Regional do LIAPEME - 53h. 2014. (Seminário).

15.
IV Seminário Institucional PIBID - UEFS (20h). 2014. (Seminário).

16.
1º Simpósio Nacional da Formação do Prof. de Matemática-(25 h). 2013. (Simpósio).

17.
I Seminário de Educação à Distância do Instiruto Federal da Bahia.(16h).. 2012. (Seminário).

18.
5º Encontro da RPM - Revista Professor de Matemática. (16h).. 2011. (Encontro).

19.
I Simpósio de Física e Matemática da UFRB. (16h). 2011. (Simpósio).

20.
IV Seminário de Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento. 2011. (Seminário).

21.
XIV Encontro Baiano de Educação Matemática - SBEM. (20h).. 2011. (Encontro).

22.
Encontro com Professores Autores.(2h). 2010. (Encontro).

23.
Encontro de Professores Autores; Palestra: Limites e sua importância para o desenvolvimento mental do adolescente. 2010. (Encontro).

24.
III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2010. (Outra).

25.
III Seminário de Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento (12h). 2010. (Seminário).

26.
Palestra ministrada por José Roberto Bonjorno (2h) - UEFS. 2009. (Seminário).

27.
Programa de Cursos (7h30min) Editora Positivo. 2005. (Oficina).

28.
V Seminário de Matemática (16h) - UEFS. 2005. (Seminário).

29.
Fórum Baiano sobre Currículo de Matemática da Escola Básica do Brasil (8h). 2004. (Outra).

30.
I Encontro de Matemática e Pedagogia - UEFS. 2004. (Encontro).

31.
Programa de Cursos (7h30min) Editora Positivo. 2004. (Oficina).

32.
Utilizando Jogos Matemáticos (mini-curso 04h) - UEFS. 2004. (Oficina).

33.
VI Semana de Matemática (40h) - A Beleza Oculta da Matemática - UEFS. 2004. (Outra).

34.
3º Circuito de Seminário do Recôncavo Sul e Baixo Sul (03h). 2003. (Seminário).

35.
II Encontro de Estatística Computacional. 2003. (Encontro).

36.
Oficina de Matemática (8h) - Editora Ática. 2003. (Oficina).

37.
Programa de Cursos (7h30min) Editora Positvo. 2003. (Oficina).

38.
V Semana de Matemática (40h) - UEFS. 2002. (Outra).

39.
IV Semana de Física. 2001. (Outra).

40.
IV Semana de Matemática (40h) - UEFS. 2001. (Outra).

41.
III Semana de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 2017. 2017. (Outro).

2.
CARVALHO, O.A.; FARIAS, L. M. S. ; CARVALHO, E. F. ; COSTA JUNIOR, C. A. ; LELOUP, P. C. S. D. . I Colóquio Internacional sobre o Ensino e Didática das Ciências. 2014. (Outro).

3.
CARVALHO, Osnildo Andrade; RODRIGUES, J. A. ; FIUZA, R. P. . Gincana de Conhecimentos. 2014. (Outro).

4.
CARVALHO, E. F. ; COSTA JUNIOR, C. A. ; RIBEIRO, C. S. ; LELOUP, P. C. S. D. ; GOULART, J. S. S. ; SILVA, J. O. ; FARIAS, L. M. S. ; OLIVEIRA, M. L. C. ; CARVALHO, O.A. . III Seminário Regional do LIAPEME. 2014. (Outro).

5.
CARVALHO, O.A.; SOARES, M. R. . II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - II SNCT - IFBA - campus Feira de Santana. 2013. (Outro).

6.
CARVALHO, O.A.. II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia. 2013. (Outro).

7.
CARVALHO, Osnildo Andrade. IV Seminário de Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento - IV SEMAD. 2011. (Outro).

8.
SILVA, Marcelo Santana ; CARVALHO, Osnildo Andrade . III Seminário de Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento - III SEMAD. 2010. (Outro).

9.
Santana, Francisco J. S. B. ; CARVALHO, Osnildo Andrade . II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - II SNCT - IFBA - campus Santo Amaro. 2009. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, Osnildo Andrade. A importância do ato de estudar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Relato de Experiência: Uma Abordagem de geometrias Não-Euclidianas na Educação Básica: Geometria Esférica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CARVALHO, Osnildo Andrade; MADRIZ, M. E. S. . Comportamento dos alunos diante de uma situação adidática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARVALHO, Osnildo Andrade; FARIAS, L. M. S. ; MADRIZ, M. E. S. ; VELAME, G. C. . A transposição didática e o ensino de Determinantes: : Uma análise à luz da Teoria Antropológico do Didático - SIPEMAT. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Um olhar sobre o trinômio quadrado perfeito nas equações quadráticas e cônicas através da Teoria Antropológica do Didático. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Geometria das Abelhas - Oficina. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Calculando distâncias inacessíveis através da trigonometria - Oficina. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CARVALHO, Osnildo Andrade. Oficina: Desmistificando o Cubo Mágico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, O.A.; FARIAS, L. M. S. ; CARVALHO, E. F. ; COSTA JUNIOR, C. A. ; LELOUP, P. C. S. D. . I Colóquio Internacional sobre o Ensino e Didática das Ciências. 2014. (Outro).

2.
CARVALHO, O.A.. II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia. 2013. (Outro).

3.
CARVALHO, E. F. ; COSTA JUNIOR, C. A. ; RIBEIRO, C. S. ; LELOUP, P. C. S. D. ; GOULART, J. S. S. ; SILVA, J. O. ; FARIAS, L. M. S. ; OLIVEIRA, M. L. C. ; CARVALHO, O.A. . III Seminário Regional do LIAPEME. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovações em concursos públicos:
Professor de Matemática para a Secretaria de Educação de Cruz das Almas - Ba (2006)
Professor de Matemática para a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (2006)
Professor de Matemática para o Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica da Bahia (2006)
Disciplinas cursadas como aluno especial no Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC):
FISC04 TE - Fundamentos e métodos da Pesquisa em Didática da Matemática
FISC26 TE - Teorias, Métodos e Investigações em Didática



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 10:34:59