Érica Leonardo de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3568292035632978
  • Última atualização do currículo em 09/09/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é prof. de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, prof. de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, professora de ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, prof. de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e prof. de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Érica Leonardo de Souza
Nome em citações bibliográficas
LEONARDO DE SOUZA, E.;SOUZA, E. L.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Unidade Maracanã.
Rua Senador Furtado, 121
Maracanã
20270021 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 39785918
URL da Homepage: www.ifrj.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Filosofia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Origem Matemática da Técnica e da Ciência modernas, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Gilvan Fogel.
Palavras-chave: Edmund Husserl; Fenomenologia; Martin Heidegger; Metafísica da Técnica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Moderna e Contemporânea.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica da Técnica.
2000 - 2002
Mestrado em Filosofia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A subjetividade transcendental como fundamento do conhecimento na fenomenologia de Husserl,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Telma Aparecida Donzelli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Edmund Husserl; Fenomenologia; Subjetividade Transcendental.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1995 - 1999
Graduação em Filosofia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A subjetividade na fenomenologia de Husserl.
Orientador: Cléia Góes.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Um conceito fundamental da pedagogia: a via indireta ou o desvio. (Carga horária: 3h).
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM/RJ, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Capacitação: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, MEC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) é a nova designação para o Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (CEFET Química-RJ) através da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. A carreira do Magistério de Ensino de 1º e 2º graus foi reestruturada através da Lei 11.784, de 22 de setembro de 2008, que criou a nova carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (o que viabilizou a atuação dos profissionais de ensino com formação superior nos cursos de graduação e pós-graduação dos Institutos Federais).

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Curso Superior de Tecnologia em Gestão ambiental: Ética e Ética Ambiental. Especialização em Ensino de Ciências: História e Filosofia das Ciências. Ensino Médio: Filosofia, História da Filosofia e Ética.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Especialização: História e Filosofia das Ciências. Ensino médio: Filosofia, História da Filosofia e Ética.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Especialização em Ensino de Ciências: História e Filosofia das Ciências. Ensino médio: Filosofia, História da Filosofia e Ética.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ensino médio: Filosofia, História da Filosofia e Ética para os Cursos Técnicos de Meio Ambiente e Biotecnologia

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ensino médio: Filosofia, História da Filosofia e Ética nos Cursos Técnicos de Meio Ambiente e Biotecnologia.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Enisno médio: Filosofia, História da Filosofia. Curso Técnico: Ética

Atividades

11/2012 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética (Bioética)
08/2012 - Atual
Ensino, Pós-Graduação Lato-Sensu em Ensino de Ciências, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História e Filosofia das Ciências
01/2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia I (Filosofia Geral e História da Filosofia para o Ensino Médio)
Filosofia II (Filosofia Geral e História da Filosofia para o Ensino Médio)
Ética e Bioética (Curso Técnico de Biotecnologia)
Ética (Curso Técnico de Meio Ambiente)
Filosofia Geral (EJA- Curso Técnico de Informática)
01/2011 - Atual
Ensino, Pós-Graduação Lato-Sensu em Ensino de Ciências, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História e Filosofia das Ciências
2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus RJ, .

2011 - Atual
Ensino, Ens. Hist. e Culturas Africanas e Afrobrasileiras, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A Filosofia na colonização e na descolonização do pensamento
2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus São Gonçalo, .

Cargo ou função
Colegiado do Curso de Especialização em Histórias e Culturas Africanas.
2010 - Atual
Ensino, Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética
2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia I (Filosofia Geral e História da Filosofia para o Ensino Médio)
Filosofia II (Filosofia Geral e História da Filosofia para o Ensino Médio)
Ética e Bioética (Curso Técnico de Biotecnologia)
Ética (Curso Técnico de Meio Ambiente)
Filosofia Geral (EJA- Curso Técnico de Informática)
01/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Federal de Educação Tecnológica de Química RJ, .

2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus RJ, .

2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus RJ, .

01/2010 - 12/2010
Ensino, Pós-Graduação Lato-Sensu em Ensino de Ciências, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História e Filosofia das Ciências
01/2009 - 12/2009
Ensino, Pós-Graduação Lato-Sensu em Ensino de Ciências, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História e Filosofia das Ciências
01/2008 - 01/2009
Ensino, Pós-Graduação Lato-Sensu em Ensino de Ciências, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
HIstória e Filosofia das Ciências
2009 - 2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia I e II e Ética
2008 - 2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia I e II e Ética
01/2006 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia I (Filosofia Geral e História da Filosofia para o Ensino Médio)
Filosofia II (Filosofia Geral e História da Filosofia para o Ensino Médio)
Ética (Curso Técnico de Meio Ambiente)
Ética e Bioética (Curso Técnico de Biotecnologia)
Filosofia Geral (EJA- Curso Técnico de Informática)
2007 - 2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia I (Filosofia Geral e História da Filosofia para o Ensino Médio)
Filosofia II (Filosofia Geral e História da Filosofia para o Ensino Médio)
Ética e Bioética (Curso Técnico de Biotecnologia)
Ética (Curso Técnico de Meio Ambiente)
Filosofia Geral (EJA- Curso Técnico de Informática)
08/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia I ( Filosofia Geral e História da Filosofia para o Ensino médio)
Filosofia II ( Filosofia Geral e História da Filosofia para o Ensino médio)
Ética (Curso Técnico de Meio Ambiente)
Ética e Bioética ( Curso Técnico de Biotecnologia)

Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE FILOSOFIA, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
História e Filosofia das Ciências da Natureza

Objetivo: 1)Compreender filosoficamente a História das Ciências da Natureza, mais especificamente a denominada "Revolução Científica" da modernidade, tendo como meta salientar a sua peculiaridade: seu novo ethos, seu novo método e sua nova visão de mundo. 2)Dialogar filosófica e historicamente com a formação dos profissionais do Ensino de Ciências tendo como objetivo ampliá-la. 3)A investigação sobre a origem revolucionária da ciência moderna traduz-se na exposição de certos problemas e questões que dão conta exemplarmente da compreensão aprofundada da essência da técnica e da ciência modernas tendo como fio condutor a compreensão detalhada da matematização da natureza concebida pela física moderna. Nosso desejo é conceber uma investigação ampla a respeito da essência da ciência moderna, a partir do campo teórico de Edmund Husserl, que trata do problema da tecnização das ciências mais notoriamente na sua obra clássica A crise das ciências européias e a fenomenologia transcendental, e de Martin Heidegger, que trata da Questão da técnica na obra de mesmo nome e em diversas outras obras. O que nos se afigurou pertinente era evidenciar como algumas teses e visões defendidas por Husserl e Heidegger em relação à essência da ciência moderna, que podem ser resumidas na seguinte proposição: há, na origem da técnica e das ciências modernas, um projeto ou uma índole matemática que as liga, ou que as faz, singularmente na modernidade, idênticas em essência. Elucidar de que forma se deu a irrupção de um moderno projeto matemático e compreender como este projeto dá início a uma nova visão de mundo e de humanidade tornaram-se, assim, a nossa missão..
Palavras-chave: Edmund Husserl; Revolução Científica; Matematização da Natureza; Metafísica da Técnica.
2.
Semiótica, Ontologia e Representação na Educação Química

Objetivo: Desenvolvimento de estudos teóricos e empíricos para a demarcação de uma função representativa exclusiva para a Química, com vistas a contribuir com fundamentos para a criação de uma função epistemológica autônoma para a disciplina Química. Caracterização dos atributos pertinentes a uma ontologia para a Química, tendo como base teórica a regulação por processo. Pensar filosófica e historicamente os fundamentos ontológicos da Química..
3.
Educação Ambiental e Divulgação Científica

Objetivo: Pensar ética e filosoficamente nas possibilidades da Educação Ambiental no contexto da Divulgação Científica e nos problemas e limites da Educação Ambiental no paradigma das Ciências da Natureza Modernas de cunho altamente matemático-quantificador..
4.
Ensino e Aprendizagem das Ciências da Natureza


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) ? IFRJ/Campus São Gonçalo
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Laboratório de Estudos em Semiótica e Educação Química
Descrição: Desenvolvimento de estudos teóricos e empíricos para a demarcação de uma função representativa exclusiva para a Química, com vistas a contribuir com fundamentos para a criação de uma função epistemológica autônoma para a disciplina Química. Caracterização dos atributos pertinentes a uma ontologia para a Química, tendo como base teórica a regulação por processo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Ensino e Divulgação das Ciências da Natureza
Descrição: Atuação na Linha de Pesquisa Ensino de Ciências e Filosofia das Ciências.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Política.


Idiomas


Alemão
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAVALCANTI, K.2014CAVALCANTI, K. ; BRAGA, M. ; SOUZA, E. L. . Experimentacion in science teaching: an analysis of a thermochemistry experiment.. REVISTA DE EDUCACION DE LAS CIENCIAS, v. 15, p. 209, 2014.

2.
LEONARDO DE SOUZA, E.2009LEONARDO DE SOUZA, E.. O salto da intencionalidade de Husserl para a ex-stase de Heidegger.. Trama (UERJ), v. VII, p. 49-59, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
GOLDBACH, T. ; BOUHID, R. ; WANDERLEY JÚNIOR, E. S. ; PEREIRA, Marcus Vinicius ; WALVY, O. W. C. ; LEONARDO DE SOUZA, E. . Formação permanente de professores: expectativas dos alunos do Curso de Especialização em Ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro. In: Tânia Goldbach; Margarete Pereira Friedrich; Sidnei Quezada Meireles Leite. (Org.). Ensino de Ciências: saberes escolares e saberes científicos. 1ed.Nilópolis: Editora do CEFETQ, 2009, v. , p. 67-73.

2.
LEONARDO DE SOUZA, E.. O grande estilo de um mestre: força e serenidade.. In: Leonardo Mees, Romulo Pizzolante. (Org.). O presente do filósofo. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2008, v. 1, p. 77-91.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEONARDO DE SOUZA, E.; CAVALCANTI, K. . The Thermochemistry Experiment and the Proof of Hess's Law: an analysis and new approach proposal in the light of the philosophy of science.. In: IHPST, 2015, RIO DE JANEIRO. IHPST THIRTEENTH BIENNIAL INTERNACIONAL CONFERENCE RIO DE JANEIRO, 2015.

2.
LEONARDO DE SOUZA, E.. A geometria grega e sua ideia de exatidão enquanto origem esquecida e subvertida pela Física de Galileu. In: Scientiarum Historia V, Quinto Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, 2012, Rio de Janeiro. Scientiarum Historia V, Filosofia, Ciências e Artes: Conexões disciplinares, 2012.

3.
LEONARDO DE SOUZA, E.; ARAUJO NETO, W. N. . A fenomenologia de Husserl e suas contribuições para a problemática da representação em situações de ensino de química. In: Scientiarum Historia V, Quinto Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, 2012, Rio de Janeiro. Scientiarum Historia V, Filosofia, Ciências e Artes: Conexões disciplinares, 2012.

4.
LEONARDO DE SOUZA, E.. A transmutação radical da ideia de ciência na modernidade segundo Edmund Husserl. In: III Simpósio Internacional sobre Metafísica e Filosofia Contemporânea:, 2011, Montes Claro. Anais do III Seminário Internacional sobre Metafísica e Filosofia Contemporânea, 2011.

5.
LEONARDO DE SOUZA, E.. O que está. In: Congresso Scientiarum Historia, 2008. Livro de Anais do Congresso Scientiarum Historia, 2008, 2008.

6.
LEONARDO DE SOUZA, E.. A fenomenologia de Husserl como método e crítica do conhecimento científico.. In: ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF, 2000, Poços de Caldas. IX ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTI, K. ; BRAGA, M. ; SOUZA, E. L. . Experimentation in science teaching: an analysis of a thermochemistry experiment.. In: International Congress of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Journal of Science Education, 2014. v. v. 15. p. 209-209.

2.
SOUZA, A. S. ; LEONARDO DE SOUZA, E. . AS VISÕES DE GÊNERO DOS ALUNOS DE OITAVO ANO DE QUATRO ESCOLAS MUNICIPAIS DE MESQUITA E O PAPEL DA DISCIPLINA CIÊNCIAS NO ENSINO SOBRE SEXUALIDADE. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, 2014, Campina Grande. CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, 2014.

3.
LEONARDO DE SOUZA, E.. A complexidade teórica da visão de história em Marx e a importância desta concepção para a Filosofia e para a História, enquanto teorias e práxis.. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF, 2006, SALVADOR. XII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF, 2006.

4.
LEONARDO DE SOUZA, E.. A noção de subjetividade na fenomenologia, em Husserl e Sartre. In: 8º Semana de Iniciação Científica- UERJ, 1999, Rio de Janeiro. Livro de Resumos:8º Semana de Iniciação Científica, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVALCANTI, K. ; SOUZA, E. L. . The Thermochemistry Experiment and the Proof of Hess's Law: an analysis and new approach proposal in the light of the philosophy of science.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LEONARDO DE SOUZA, E.. A geometria grega e sua ideia de exatidão enquanto origem esquecida e subvertida pela Física de Galileu. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LEONARDO DE SOUZA, E.. A fenomenologia de Husserl e suas contribuições para a problemática da representação em situações de ensino de química. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LEONARDO DE SOUZA, E.. A transmutação da ideia de ciência na modernidade segundo Edmund Husserl. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Pitágoras e o sentido filosófico do .. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LEONARDO DE SOUZA, E.. A grande transmutação do sentido dos números necessária para a matematização da natureza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LEONARDO DE SOUZA, E.. O olhar de Edmund Husserl sobre o processo de algebrização ocorrido na modernidade e contido na transmutação radical da ideia de ciência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Desmistificando a Ciência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Técnica também é cultura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Filosofia da Ciência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
LEONARDO DE SOUZA, E.. O que está 'por trás da Revolução Científica? A matematização da natureza e da Ciência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LEONARDO DE SOUZA, E.. A Lei 10639/03 e a Descolonização do olhar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
LEONARDO DE SOUZA, E.. A História da Técnica e a Técnica da História. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SOUZA, E. L.. A complexidade teórica da visão de história em Marx e a importância desta concepção para a filosofia e para a história, enquanto práxis e teoria.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Aristóteles e a Ética. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Salto para o Futuro: Filosofia no Ensino Médio. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, E. L.. Participação em banca de Etiane Santos Neubra. História e Cultura africana e afro-brasileira para professores de Educação Infantil da rede particular. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afr) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
SOUZA, E. L.. Participação em banca de Carolina Moreira Fonseca. Minha raiz africana. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ens. Hist. e Culturas Africanas e Afrobrasileiras) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
LEONARDO DE SOUZA, E.; ARAUJO NETO, W. N.. Participação em banca de Márcio André de Oliveira Silva. As contribuições do uso do Role-playing game (RPG) para a área de Ensino de Ciências nos últimos dez: o estudo da arte do uso do RPG no ensino de Ciências. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato-Sensu em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
LEONARDO DE SOUZA, E.; Bouhid, R.R.. Participação em banca de Ana Flávia Fernandes Rocha Souza. O desenvolvimento de um projeto sobre o tema "lixo" em uma escola Municipal de Caxias. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato-Sensu em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Participação em banca de Viviane Paiva Albuquerque Tavares. Estudo sobre a aplicabilidade da Lei 10.639/03 na modalidade de ensino PROEJA em escolas do Município de Nilópolis. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PELLICCIONE, N. B.; Maria Von Bochkor; LEONARDO DE SOUZA, E.. Participação em banca de Fernanda Campello Nogueira Ramos.VERTENTES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRATADAS NA MÍDIA CIENTÍFICA: Análise comparativa entre dois periódicos entre 2000 e 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
PELLICCIONE, N. B.; Maria Von Bochkor; LEONARDO DE SOUZA, E.. Participação em banca de Thais de Melo Sampaio.O PAPEL DA MÍDIA NA COMUNICAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DE VEICULAÇÕES DA MÍDIA IMPRESSA DE 2000 ATÉ 2012.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Banca examinadora de elaboração e avaliação de Concurso de Professor Substituto, Área Sociologia e Ética. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Banca Examinadora de elaboração e avaliação de Concurso para Professor substituto de Filosofia. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Banca Examinadora de elaboração e avaliação de Concurso de Professor substituto de Artes (TEATRO). 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Banca examinadora de elaboração e avaliação de Concurso de PROFESSOR EFETIVO, Área Sociologia e Ética. 2008. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Banca Examinadora de elaboração e avaliação de Concurso para professor substituto de Filosofia. 2008. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

6.
LEONARDO DE SOUZA, E.; LEONARDO DE SOUSA, E.. Banca Examinadora de elaboração, e avaliação de Concurso de PROFESSOR EFETIVO de FILOSOFIA. 2006. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

7.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Banca Examinadora de elaboração e avaliação de Concurso para professore substituto de Filosofia. 2001. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Avaliador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Avaliador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Avaliador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Avaliação da trabalhos discentes. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Avaliação de Projetos Discentes. 2007. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Perspectivas Descoloniais. 2017. (Encontro).

2.
Encontro Nacional Prodocência. 2015. (Encontro).

3.
Congresso Scientiarum Historia. O que está "por trás" da Revolução Científica? A matematização da natureza e da ciência.. 2008. (Congresso).

4.
XVI Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ.Sobre a determinação ?natural? da coisa.. 2008. (Seminário).

5.
XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. A complexidade teórica da visão de história em Marx e a importância desta concepção para a Filosofia e para a História, enquanto teorias e práxis. 2006. (Congresso).

6.
Primeira Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2005. (Encontro).

7.
I Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ.O salto da intencionalidade de Husserl para a ex-stase de Heidegger. 2002. (Seminário).

8.
IX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.A fenomenologia de Husserl como crítica e método do conhecimento científico. 2000. (Seminário).

9.
Expositora da Oitava Semana de Iniciação Científica da UERJ.A noção de subjetividade na fenomenologia, em Husserl e Sartre. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEONARDO DE SOUZA, E.. SEMANA DA CULTURA: Técnica também é Cultura. 2010. (Outro).

2.
LEONARDO DE SOUZA, E.. SEMANA DA CULTURA: Quarenta anos de 68.. 2009. (Outro).

3.
LEONARDO DE SOUZA, E.. SEMANA DA CULTURA: Nós da America Latina ( Latinidades). 2008. (Outro).

4.
LEONARDO DE SOUZA, E.. SEMANA DA CULTURA: Mama África. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Raquel Alves de Almeida. ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA QUE VISAM AUXILIAR OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especializaçao em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Érica Leonardo de Souza.

2.
Emiliana Gloria Moreira da Cunha. INVESTIGAÇÕES HISTÓRICO-FILOSÓFICAS A RESPEITO DO TEMA: PRESA-PREDADOR.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato-Sensu em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Érica Leonardo de Souza.

3.
Ana Santtamini de Souza. AS VISÕES DE GÊNERO DOS ALUNOS DE OITAVO ANO DE QUATRO ESCOLAS MUNICIPAIS DE MESQUITA E O PAPEL DA DISCIPLINA CIÊNCIAS NO ENSINO SOBRE SEXUALIDADE.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especializaçao em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Érica Leonardo de Souza.

4.
Kaíza Martins Porto de Hollanda Cavalcanti. A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DE TERMOQUÍMICA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especializaçao em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Érica Leonardo de Souza.

5.
Ana Paula Diório. UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especializaçao em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Érica Leonardo de Souza.

6.
Carolina Castellar de Araujo.. DICOTOMIA SER HUMANO-ANIMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especializaçao em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Érica Leonardo de Souza.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CAVALCANTI, K.2014CAVALCANTI, K. ; BRAGA, M. ; SOUZA, E. L. . Experimentacion in science teaching: an analysis of a thermochemistry experiment.. REVISTA DE EDUCACION DE LAS CIENCIAS, v. 15, p. 209, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
CAVALCANTI, K. ; SOUZA, E. L. . The Thermochemistry Experiment and the Proof of Hess's Law: an analysis and new approach proposal in the light of the philosophy of science.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LEONARDO DE SOUZA, E.. Salto para o Futuro: Filosofia no Ensino Médio. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Projeto de doutorado aceito para formação e pesquisa junto ao Professor Dr. Hans-Helmuth Gander nos ARQUIVOS HUSSERL de Freiburg, Alemanha em 2004;

Aprovada na TERCEIRA COLOCAÇÃO em Concurso Público UFFF- Professor efetivo de Filosofia da Educação em 2017;

Aprovada na QUARTA COLOCAÇÃO em Concurso Público- Professor efetivo de Filosofia/Ensino de Filosofia/ Estágio/ Introdução à Filosofia. 

Aprovada na SEGUNDA COLOCAÇÃO em Concurso Público UNI-Rio- Professor efetivo de Filosofia da Educação em 2012;

Aprovada na PRIMEIRA COLOCAÇÃO em Concurso Público IFRJ (então CEFET- Química) em 2005;

Aprovada na SEGUNDA COLOCAÇÃO em Concurso público UFRJ- Professor Substituto- Políticas Sociais em 2005;

Curso de Alemão em Freiburg Alemanha em 2004;

APROVADA na PRiMEIRA COLOCAÇÃO na seleção de mestrado da UERJ em 2000;

Monitoria das Disciplinas História da Filosofia Antiga I e II , Curso de Filosofia, UERJ em 1997;

Iniciação Científica em 1998 e 1999 (Fenomenologia em Husserl e Sartre) Curso Filosofia UERJ;

Estudou Teatro no curso Tablado, turma 2012 e 2013, Hamilton Vaz Pereira.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 16:04:03