Fátima Crislaine Batista Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4136794407065107
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Especialista em Análise do Espaço Geográfico pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB (2014). Graduada no curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB (2012). Pesquisadora na área das ciências humanas, com os seguintes temas: Trabalho, Produção do Espaço e Relação Campo-Cidade vinculada ao Grupo de Pesquisa Trabalho, Mobilidade e Relação Campo-Cidade e ao Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Re-ordenamentos Territoriais - GPECT. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fátima Crislaine Batista Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, F. C. B.;ROCHA, FÁTIMA CRISLAINE BATISTA


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Mestrado em Geografia: Produção do Espaço.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: Trabalho, divisão do trabalho e oposição entre campo e cidade na produção do espaço,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Suzane Tosta Souza.
Coorientador: Sócrates Oliveira Menezes.
Bolsista do(a): Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Palavras-chave: trabalho; Capital; Divisão do trabalho; Campo; Cidade; Produção do Espaço.
Grande área: Ciências Humanas
2013 - 2014
Especialização em Análise do Espaço Geográfico. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: Da expansão urbana à valorização de terras rurais: Uma reafirmação da dialética campo-cidade em Macaúbas- BA..
Orientador: Janio Roberto Diniz dos Santos.
2008 - 2012
Graduação em geografia.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: A relação campo-cidade em Macaúbas- BA. Entre a homogeneização, a diferenciação e a oposição..
Orientador: Janio Laurentino de Jesus Santos.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Formação Inicial e Continuada para professor(a)/monitor(a) do projeto UPT. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica universitária, Carga horária: 40
Outras informações
Exerceu atividades administrativas enquanto Técnica em Meteorologia coletando dados meteorológicos da Estação Convencional de Vitória da Conquista/ 4º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET localizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estagiária desempenhando as funções de armazenamento dos dados gerados pelos aparelhos meteorológicos manuais, bem como os dados produzidos pelas estações automatizadas e convencionais do estado da Bahia na Estação Meteorológica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora voluntária, Carga horária: 20
Outras informações
Participou do trabalho de campo da pesquisa intitulada: "A espacialidade da produção e do trabalho nas indústrias importadoras e exportadoras instaladas em Vitória da Conquista - BA, sob a coordenação da Profª MsC. Miriam Cléa Coelho Almeida.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsa de monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora da disciplina Geografia da População.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsa de monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora da disciplina Geografia da População.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 40
Outras informações
Monitora da VII Semana de Geografia: Território e Trabalho: por uma Geografia da transformação social.

Atividades

2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Geografia - DG, .

07/2016 - 09/2016
Extensão universitária , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, .

Atividade de extensão realizada
Atuou como professora/monitora do Projeto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em turmas preparatórias para o vestibular..


Linhas de pesquisa


1.
Relação Campo-cidade no processo de produção do espaço
2.
Trabalho e mobilidade
3.
Espaço Agrário


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Trabalho, mobilidade do trabalho e relação campo-cidade na produção do espaço.
Descrição: A proposta do Grupo de pesquisa é agregar pesquisadores da Geografia e áreas afins que desenvolvem ações no campo da pesquisa e da extensão acadêmica voltadas para a temática do trabalho e da mobilidade do trabalho, bem como esse processo repercute na produção do espaço geográfico, especificamente do campo e das cidades. Ressalta-se que na UESB este Grupo já vem funcionando há mais de 10 anos englobando estudos, inicialmente, voltados à compreensão do espaço agrário, luta pela terra e reprodução camponesa, desenvolvendo diversos projetos de pesquisa e extensão, que resultaram em dezenas de publicações em revistas, livros e anais de eventos. A essa temática também os professores vinculados ao grupo de pesquisa desenvolveram projetos de Mestrado e doutorado, bem como orientaram dezenas de trabalhos monográficos em nível de graduação e pós-graduação, reunindo importante acervo sobre a questão agrária regional. Posteriormente, com o retorno e qualificação dos professores do grupo, bem como, inserção de outros pesquisadores, novas temáticas de pesquisa foram surgindo, na medida em que se tornavam necessárias na compreensão da realidade. Assim, foram incorporadas as temáticas do trabalho e produção do espaço, mobilidade do trabalho e produção dos espaços no campo e nas cidades, dentre outras. Neste contexto, novas pesquisas vêm sendo desenvolvidas, bem como projetos de extensão, Grupos de leituras e pesquisa, realização de eventos e construção de revista eletrônica. O acervo de material, a experiência acumulada, o contato com a realidade concreta, as diversas publicações do grupo, dentre outras questões, leva-nos a acreditar que o mesmo adquiriu a maturidade suficiente, bem como conta com qualificado corpo de pesquisadores, para se constituir parte do diretório de pesquisadores do CNPq. Além disso, o cadastramento desse grupo e o reconhecimento de sua existência em escala nacional permitirá ampliar os horizontes e buscar o contato com outros grupos de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Fátima Crislaine Batista Rocha - Integrante / Janio Roberto Diniz dos Santos - Coordenador / Suzane Tosta Souza - Integrante / Aline Farias Fialho - Integrante / Maria Ieda da Silva - Integrante / Adma Viana Bezerra - Integrante / Weldon Pereira Silva de Novais - Integrante / Victor Andrade Silva Leal - Integrante / Wagnervalter Dutra Júnior - Integrante / Vandique Martiniano Campos Meira - Integrante / Tânia Regina Braga Torreão Sá - Integrante / Pedro Saulo Nascimento Mascarenhas - Integrante / Marcos Silva Marinho - Integrante / Marcelo Torreão Sá - Integrante / Joelisa Pereira dos Santos - Integrante / Gedeval Paiva Silva - Integrante / Fernanda Viana de Alcântara - Integrante / Erica Daniela Santos Silva - Integrante / Dayse Maria Souza - Integrante / Miryan Siomara de Almeida Cerqueira - Integrante / Jamile Santos Melo Silva - Integrante / Edilson Vieira da Silva - Integrante / Alberto Cristiano Pereira Santos - Integrante / Agnes Natália Santana Rodrigues Nunes Prates - Integrante / Jemeffer Souza Lebrão - Integrante / Sócrates Oliveira Menezes - Integrante / Alex Dias de Jesus - Integrante.
2011 - 2012
URBANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE CIDADES NA BAHIA
Descrição: O Grupo de pesquisa "Urbanização e produção de cidades na Bahia" tem como princípio fundamental discutir as modificações no processo de urbanização, pensando sua influência na produção de cidades no Estado da Bahia. A proposta é relevante porque, por um lado, proporciona à análise geográfica um aprofundamento sobre as questões teóricas que alicerçam o pensamento sobre a cidade, em especial, as pequenas e médias, com base na investigação sobre a realidade do processo no território baiano. Por outro, constitui-se como um instrumento importante para subsidiar estudos e pesquisas futuras sobre essas cidades que, em alguns casos, não possuem nenhum tipo de referência no que tange à análise do intraurbano, pois, geralmente, as pesquisas já realizadas se dedicaram à escala municipal. O Grupo assenta-se em projetos e subprojetos que se desdobram na análise sobre: a)o processo de reestruturação urbana e da cidade; b) as mudanças no conteúdo e na forma das pequenas cidade; c) as relações entre o campo e a cidade, no plano da mobilidade do trabalho; d) problemáticas urbanas relativas ao transporte público e moradia; e) processo de produção do espaço urbano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Fátima Crislaine Batista Rocha - Integrante / Carlos Ramos Pinto Júnior - Integrante / Adriano Caribé Cardoso Cardim - Integrante / Aleticia Alves Meira - Integrante / Edlene de Fátima Pereira Meira - Integrante / Chirlei Alves dos Santos - Integrante / Feliphe Caian Alves Lebrão - Integrante / Joscimara Nunes Lemos - Integrante / Mariana Sousa Silva - Integrante / Thiago Oliveira Sales - Integrante / Wanderson Oliveira Santos - Integrante / Jânio Laurentino de Jesus Santos - Coordenador / Deise Beatriz Luft - Integrante / Delton Tomaz de Oliveira - Integrante / Juliana Pereira Barbosa - Integrante / Milton Leandro Santos Leituga - Integrante.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEAL, Victor A. S.2017LEAL, Victor A. S. ; ROCHA, F. C. B. ; SANTOS, J. R. D. . O papel da técnica na produção do capitalismo: uma análise do desenvolvimento histórico da I Revolução Industrial. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências, v. 6, p. 11-33, 2017.

2.
SOUZA, SUZANE TOSTA2017SOUZA, SUZANE TOSTA ; SANTOS, JÂNIO ROBERTO DINIZ DOS ; LEAL, VICTOR ANDRADE SILVA ; ROCHA, FÁTIMA CRISLAINE BATISTA . A reafirmação da dialética campo-cidade na sociedade urbana: uma leitura dos conceitos a partir da realidade concreta. Campo.Território, v. 12, p. 70-93, 2017.

3.
Souza, S. T.2016Souza, S. T. ; SANTOS, J. R. D. ; ROCHA, F. C. B. ; LEAL, Victor A. S. . A categoria trabalho na ciência geográfica. O contexto do pensamento crítico.. Revista Pegada Eletrônica (Online), v. 17, p. 286-309, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, F. C. B.; LEAL, Victor A. S. . O trabalho na relação campo-cidade em Macaúbas-BA. In: IV Encontro Nacional e X Fórum Estado, Capital, Trabalho, 2017, São Cristovão. Anais do IV Encontro Nacional e X Fórum Estado, Capital, Trabalho, 2017. v. Único. p. 1-15.

2.
ROCHA, F. C. B.; LEAL, V. A. S. . Reprodução da classe trabalhadora na relação campo-cidade: Reflexões sobre a mobilidade do trabalho em Vitória da Conquista.. In: V Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia, 2016, Ilhéus. Anais do V Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia, 2016.

3.
SOUZA, S. T. ; SANTOS, J. R. D. ; ROCHA, F. C. B. ; LEAL, V. A. S. . A relação campo-cidade na produção do espaço urbano industrial: O bairro Lagoa das Flores em Vitória da Conquista/BA. In: V Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia, 2016, Ilhéus. Anais do V Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia, 2016.

4.
ROCHA, F. C. B.; SANTOS, J. R. D. . Expansão urbana e valorização de terras rurais na dialética campo-cidade em Macaúbas ? BA. In: IX Fórum e III Encontro Nacional do GPECT- As (ir) racionalidades do capital nos tempos e espaço da Barbárie., 2015, Sergipe. III ENGPECT e IX FÒRUM: As (IR) RACIONALIDADES DO CAPITAL NOS TEMPOS E ESPAÇO DA BARBÁRIE.. Aracaju- SE: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE/CAMPUS SÃO CRISTOVÃO., 2015.

5.
ROCHA, F. C. B.. A permanência camponesa em Macaúbas-BA: Um contraponto em meio às contradições. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG, 2012, Belo Horizonte. Entre escalas, poderes, ações, Geografias., 2012.

6.
PINTO JUNIOR, C. R. ; ROCHA, F. C. B. ; Alves, G.J. . Habitações precárias em Vitória da Conquista: O caso da ocupação do Conjunto da Vitória. In: XVIII Encontro Nacional de Estudantes de Geografia, 2010, Maceió. QUE CURRÍCULO? QUE GEOGRAFIA? Mercado, produtividade do conhecimento, academicismo, instituições... E A AUTONOMIA?, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, F. C. B.. A relação campo-cidade em Macaúbas - BA. Entre a homogeneização, a oposição e a diferenciação.. In: II Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia., 2011, Vitória da Conquista - Bahia. II Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia - Contradições, mudanças e permanências nos espaços urbanos., 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, F. C. B.; LEAL, V. A. S. . Reprodução da classe trabalhadora na relação campo-cidade: Reflexões sobre a mobilidade do trabalho em Vitória da Conquista.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROCHA, F. C. B.; LEAL, V. A. S. ; SANTOS, J. R. D. ; SOUZA, S. T. . Contradições expressas na divisão do trabalho entre o campo e a cidade de Macaúbas - BA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, S. T. ; SANTOS, J. R. D. ; ROCHA, F. C. B. ; LEAL, V. A. S. . A relação campo-cidade na produção do espaço urbano industrial: o bairro Lagoa das Flores em Vitória da Conquista/BA.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ROCHA, F. C. B.; SANTOS, J. R. D. . Expansão urbana e valorização de terras rurais na dialética campo-cidade em Macaúbas ? BA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ROCHA, F. C. B.. A permanência camponesa em Macaúbas-BA:Um contraponto em meio às contradições. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ROCHA, F. C. B.. A relação campo-cidade em Macaúbas - BA. Entre a homogeneização, a oposição e a diferenciação.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
ROCHA, F. C. B.. Contradições na Relação Cidade-Campo em Macaúbas: Entre a Homogeneização, a Oposição e a Diferenciação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ROCHA, F. C. B.. XVIII Encontro Nacional de Estudantes de Geografia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, F. C. B.. Revisão ENEM - Geografia e História. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais.Contradições expressas na divisão do trabalho entre o campo e a cidade de Macaúbas-BA. 2016. (Encontro).

2.
IX Fórum e III Encontro Nacional do GPECT - As (ir) racionalidades do capital nos tempos e espaço da barbárie.. 2015. (Encontro).

3.
Capital fictício e capital financeiro no processo de acumulação no I Seminário de ciências sociais aplicadas: Interdisciplinaridade em prol da sociedade contemporânea. 2014. (Outra).

4.
Extensão Prosas Geográficas: o campo em debatae. Palestra:A luta do movimento negro no Brasil e na Bahia. 2012. (Outra).

5.
Minicurso: Reestruturação Produtiva e o Mundo do Trabalho (1 de Maio no Cinema : Capital X Trabalho na Linguagem Cinegatográfica. 2012. (Simpósio).

6.
Simpósio 1º de Maio no Cinema: Capital X Trabalho na Linguagem Cinematográfica. 2012. (Simpósio).

7.
XVII Encontro Nacional de Geógrafos Brasileiros. 2012. (Encontro).

8.
III Simpósio de Ensino e Aprendizagem de Geografia. 2011. (Simpósio).

9.
II Seminário Aberto do Grupo de Estudos Urbanos - GEU. 2011. (Seminário).

10.
II Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia. 2011. (Simpósio).

11.
Maquete: (Projeto de Extensão e Assessoria Permanente aos Professores de Geografia do Ensino Fundamental e Médio).ELABORAÇÃO DE MAQUETE TRIDIMENCIONAL DO BRASIL.. 2011. (Outra).

12.
Oficina:III Simpósio de Ensino e Aprendizagem de Geografia.OFICINA PEDAGÓGICA: METEOROLOGIA E MEIO AMBIENTE: UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA. 2011. (Oficina).

13.
VI Forum e I Encontro Nacional Estado, Capital, Trabalho.. 2011. (Encontro).

14.
VIII Encontro Baiano de Geografia e da X Semana de Geografia da UESB "Questões Epistemológicas: A prática social da Geografia atual, sua relevância e contribuição para a Bahia Contemporânea". 2011. (Encontro).

15.
XII Simpósio Nacional de Geografia Urbana - Ciência e Utopia: Por uma Geografia do Possível. 2011. (Simpósio).

16.
Espaço e Cinema: Olhares Geográficos para o Mundo. 2010. (Oficina).

17.
II Ciclo de Debates da Pós- Graduação e do II Seminários Temáticos da Graduação.. 2010. (Seminário).

18.
II Simpósio de Ensino e Aprendizagem de Geografia. 2010. (Simpósio).

19.
Oficina: Oficina de Formação e Aperfeiçoamento do Olhar Para o Cinema (Evento: Espaço e Cinema: Olhares Geográficos Para o Mundo). 2010. (Oficina).

20.
XI Jornada de Trabalho - Trabalho e as escalas das práxis emancipatórias: autonomiade classe frente à territorialização do capital.. 2010. (Outra).

21.
XVIII Encontro Nacional de Estudantes de Geografia: QUE CURRÍCULO? QUE GEOGRAFIA? Mercado, produtividade do conhecimento, aca. 2010. (Encontro).

22.
Evento Geografia na Sala de Aula: Espaços de Aprendizagens. 2009. (Outra).

23.
I Ciclo de Debates. Geografia: questões conceituais da atualidade. 2009. (Outra).

24.
I Seminário e Ciclo de Debates do Curso de Geografia: Nosso Espaço em Questão.. 2009. (Seminário).

25.
Oficina: De quem é Praça? É nossa?! (Evento Geografia na Sala de Aula: Espaço de Aprendizagens). 2009. (Oficina).

26.
Oficina: Reflexão: Ética e Estética na Formação de Professores (Evento Geografia na Sala de Aula: Espaço de Aprendizagens). 2009. (Oficina).

27.
Oficina: Representações Cartográficas (Evento Geografia na Sala de Aula: Espaço de Aprendizagens). 2009. (Oficina).

28.
Seminário Encontro: Diálogos entre Filosofia, Psicanalise e Educação. 2009. (Seminário).

29.
VI Encontro Baiano dos estudantes de Geografia- EBEGEO. 2009. (Encontro).

30.
VIII Semana de Geografia: A relação Teoria e Prática e os Desafios para a Ciência Geográfica na Atualidade.. 2009. (Outra).

31.
XXVI EREGENE (Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste). 2009. (Encontro).

32.
A População no Sertão da Ressaca.Relatório sobre o bairro periférico Lagoa das Flores de Vitória da Conquista. 2008. (Seminário).

33.
Café com Ciência Ano I Nº 05. 2008. (Seminário).

34.
I Mostra de Resultados de Aulas de Campo em Geografia.Análise da relação do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) e os moradores de Rio de Contas - BA. 2008. (Encontro).

35.
Mini-curso: Estágio de Vivências em Comunidades Camponesas no Sudoeste da Bahia (Evento: VII Semana de Geografia. Território e Trabalho: por uma Geografia da transfosmação social). 2008. (Outra).

36.
VII Semana de Geografia.Território e Trabalho: Por uma Geografia da transfornação social. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PRIMO, E. ; ROCHA, F. C. B. . Mostra Cinema Conquista: Um olhar para o novo cinema.. 2014. (Festival).

2.
FIALHO, A. F. ROCHA, F. C. B. NOVAIS, W. P. S. LEAL, V. A. S. DUTRA JUNIOR, W. MEIRA, V. M. C. CONCEICAO, A. L. SA, T. R. B. T. MASCARENHAS, P. S. N. SILVEIRA, P. A. SOUZA, S. T. SILVA, M. I. MARINHO, M. S. SA, M. T. ALMEIDA, J. R. M. SANTOS, J. P. SANTOS, J. R. D. MELO, J. S. GERMANI, G. I. COSTA, G. B. A. ROCHA, G. S. SILVA, G. P. ALCANTARA, F. V. SILVA, E. D. S. ALCANTARA, D. M. , et al.SOUZA, D. M. SANTOS, A. S. FERRAZ, A. E. Q. ; I Simpósio Baiano de Geografia Agrária e XI Semana de Geografia da UESB: O campo baiano na relção Estado, Capital, Trabalho: Espaço de contradições, espaço de lutas.. 2013. (Outro).

3.
SANTOS, J. LOPES, D. M. F. CASTRO, J. R. B. DIAS, P. C. HENRIQUE, W. PEREIRA, A. S. CARDIM, A. C. C. MEIRA, A. A. AMORIM, A. DIAS, A. C. J. MEIRA, E. F. P. ROCHA, F. C. B. SANTOS, C. A. LEBRAO, F. C. A. BARROS, G. SANTOS, J. R. D. LEMOS, J. N. CARDOSO, L. P. TAVARES, M. SILVA, M. S. MARES, R. M. MOREIRA, S. O. SOUZA, S. T. FREITAS, T. A. SALES, T. O. , et al.SANTOS, W. O. ; II Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia. 2011. (Outro).

4.
ROCHA, F. C. B.; FIALHO, A. F. ; SENA JUNIOR, B. M. ; MEIRA, E. F. P. ; SOUZA, S. T. ; SANTOS, J. R. D. ; PINTO JUNIOR, C. R. ; Alves, G.J. . VIII Semana de Geografia: A relação teoria e prática para a ciencia geográfica na atualidade.. 2009. (Outro).



Outras informações relevantes


Coordenou a mesa redonda intitulada ENSINO DE GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, na VIII Semana de Geografia: A relação teoria e Prática para a Ciência Geográfica na Atualidade,2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 22:39:03