Kate Dayana Rodrigues de Abreu

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8210155781838401
  • Última atualização do currículo em 23/05/2016


Graduada em Administração com ênfase em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Senac-SP. Mestre e doutoranda em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Pesquisadora no Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da citada Fundação (GVCEAPG), desde 2012. Pesquisa iniciativas de geração de renda e redução da pobreza - especialmente políticas sociais para a agricultura familiar, e de gestão ambiental local. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kate Dayana Rodrigues de Abreu
Nome em citações bibliográficas
ABREU, K. D. R.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Doutorado em Administração Pública e Governo.
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP,, Brasil.
Orientador: Peter Kevin Spink.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Administração Pública e Governo.
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP,, Brasil.
Título: A implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em municípios de pequeno porte: Implicações práticas e teóricas.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Peter Kevin Spink.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: PNAE; agricultura familiar; implementação; comercialização; merenda escolar.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2007 - 2010
Graduação em Administração com enfase em Gestão Ambiental.
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Título: Agricultura Familiar e Políticas Públicas: Um olhar sobre o Programa de Aquisição de Alimentos e o desenvolvimento dos agricultores familiares..
Orientador: Profº José Luis da Silva de Oliveira.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.




Atuação Profissional



Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP,, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (GVCEAPG)


Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental, ABES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente técnico, Carga horária: 0
Outras informações
Dentre as atividades desenvolvidas junto a Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas estão: Pesquisa e levantamento de tecnologias sociais e/ou de baixo custo de saneamento básico; acompanhamento de programas públicos de saneamento básico orientados para pequenas comunidades e/ou rurais; desenvolvimento de ações em projetos sociais. E assessoria às atividades do Fórum Lixo e Cidadania do Estado de São Paulo.


Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Pinheiros, SABESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30
Outras informações
Participação no desenvolvimento e organização de documentos licitatórios no Setor de Suprimentos, especificamente no Departamento de Licitações de Obras.


Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, SVMA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30
Outras informações
Realização de visitas a campo no Programa de Manutenção de Praças e Áreas Verdes Públicas da Cidade de São Paulo.



Projetos de pesquisa


2014 - 2014
Fortalecendo a Gestão Ambiental Municipal ? Mecanismos Financeiros e Visibilização de Boas Práticas
Descrição: Teve a finalidade de contribuir para a gestão ambiental municipal, por meio da identificação das principais fontes de recursos financeiros municipais e análise das principais fontes federais de financiamento não reembolsáveis e os obstáculos que os municípios possuem para acessá-las..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Kate Dayana Rodrigues de Abreu - Coordenador / Julia Mantovani Guerreiro - Integrante / Fernando Burgos Pimentel dos Santos - Integrante.Financiador(es): Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - Remuneração.
2013 - 2013
Ampliação da Cadeia de Valor da Agricultura Familiar: Governança em Projetos de Desenvolvimento Socioterritorial
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Kate Dayana Rodrigues de Abreu - Integrante / Zilma Borges de Souza - Coordenador / Marília Ortiz - Integrante / Talita Hernandes Borges - Integrante.
2012 - 2012
Cadeia de valor da Agricultura Familiar ? inovações e necessidades apontadas por experiências brasileiras
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo identificar e analisar fatores condicionantes e oportunidades para a agricultura familiar brasileira. Através do levantamento de experiências pesquisadas nos anos de 1996 a 2005, dentro do Banco de Experiências Inovadoras do Programa Gestão Pública e Cidadania, realizar uma categorização por tipo de experiências e práticas registradas, e escolher casos de estudo aprofundado, através de visitas de campo, para obter uma atualização da situação em que se encontram os casos catalogados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Kate Dayana Rodrigues de Abreu - Coordenador / Graziela Azevedo - Integrante / Zilma Borges de Souza - Integrante / Marco Antonio Carvalho Teixeira - Integrante / Pedro Molinar - Integrante / Marília Ortiz - Integrante.
2009 - 2010
A interferência do ruído no desempenho de alunos e professores em sala de aula: uma metodologia de avaliação proposta para o Centro Universitário Senac
Descrição: Um estudo de caso foi conduzido no Campus do Centro Universitário Senac em Santo Amaro, com a finalidade de elaborar uma metodologia para avaliação da possível interferência do ruído no desempenho de alunos e professores durante as aulas. A metodologia elaborada abordou o levantamento de dados de localização, uso e ocupação do CAS; a definição, dentre os prédios do CAS, daquele(s) onde se realizará a pesquisa; a elaboração de procedimento para escolha das salas de aula a serem estudadas, de questionários para alunos e professores e, um procedimento para análise e interpretação dos dados levantados. O trabalho traz aplicações de parte da metodologia na forma de exemplos como forma de facilitar sua futura execução na prática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Kate Dayana Rodrigues de Abreu - Coordenador.Financiador(es): Centro Universitário Senac - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, Adriano Borges. F. ; ABREU, K. D. R. . O Programa Água Doce: transformando uma tecnologia convencional em tecnologia social. In: Adriano Borges da Costa. (Org.). Tecnologias sociais & políticas públicas. 1ed.São Paulo; Brasília: Instituto Pólis; Fundação Banco do Brasil, 2013, v. , p. 153-183.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ABREU, K. D. R.. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): desafios da compra de produtos da agricultura familiar em municípios de pequeno porte. In: IX Congreso sociedades rurales latinoamericanas: Diversidade contrastes y alternativas, 2014, Cidade do México. IX Congreso sociedades rurales latinoamericanas: Diversidade contrastes y alternativas, 2014.

2.
ABREU, K. D. R.. Agricultura Familiar e Políticas Públicas: Um olhar sobre o Programa de Aquisição de Alimentos e o desenvolvimento dos agricultores familiares. In: VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, 2012, São Paulo. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Gestão Social. Gestão Social: Mobilizações e Conexões., 2012.

3.
ABREU, K. D. R.. A interferência do ruído no desempenho de alunos e professores em sala de aula: uma metodologia de avaliação proposta para o Centro Universitário Senac. In: V Congresso de Iniciação Científica do Centro Universitário, 2010, São Paulo. Anais do V Congresso de Iniciação Científica do Centro Universitário Senac ? V CIC. São Paulo: Senac, 2010. p. 18-20.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RUIZ, E. F. ; ABREU, K. D. R. . Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE): Uma avaliação democrática para um modelo top-down de implementação. In: Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas: aproximando agendas e agentes, 2013, Araraquara-SP. Participação, democracia e políticas públicas: Aproximando agendas e agentes, 2013.

2.
PERES, ; SILVA, Deise Costa ; DANTAS, Breno Aldo Amaral ; PATRAO, Daniela Noguti ; SOARES, Fernando de Freitas Valle ; SALLES, Karen ; BELLAGAMBA, Lis Carmona de Azevedo ; SANTOS, Sandra Regina Nunes dos ; ABREU, K. D. R. . Gerenciamento de Resíduos Sólidos Domiciliares do bairro de Itatuba , São Lourenço - SP. In: I SIGA Ciência - Simpósio Científico de Gestão Ambiental, 2010, Piracicaba. I SIGA Ciência - Simpósio de Gestão Ambiental, 2010.

3.
SILVA, Deise Costa ; SALLES, Karen ; ABREU, K. D. R. ; SANTOS, Sandra Regina Nunes dos . Áreas Contaminadas: Um panorama da cidade de São Paulo. In: I SIGA Ciência - Simpósio Cientifico de Gestão Ambiental, 2010, Piracicaba. I SIGA Ciência - Simpósio de Gestão Ambiental, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
ABREU, K. D. R.; SALLES, Karen ; SANTOS, Sandra Regina Nunes dos ; SILVA, Deise Costa . Áreas Contaminadas: um panorama da cidade de São Paulo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
ABREU, K. D. R.; BURGOS, F. ; CRISOSTOMO, A. C. ; AZEVEDO, A. . Fortalecendo a Gestão Ambiental Municipal: Mecanismos financeiros e visibilização de boas práticas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

2.
ABREU, K. D. R.; BURGOS, F. ; CRISOSTOMO, A. C. ; AZEVEDO, A. . Boletim Amazônia em Pauta: Financiamentos não reembolsáveis para a gestão ambiental municipal e seus desafios. 2015. (Boletim).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio Internacional de Epidemiologia e Saúde Ambiental e I Workshop Internacional de Epidemiologia e Saúde Ambiental. 2011. (Simpósio).

2.
I Workshop Panorama do Setor de Saneamento para Jovens Profissionais. 2011. (Encontro).

3.
Oficinas de Trabalho Saneamento e Populações Vulneráveis. 2011. (Oficina).

4.
Seminário - Desafio da Universalização do Saneamento: Atendimento Sustentável das Comunidades Isoladas. 2011. (Seminário).

5.
II Fórum de Sustentabilidade do Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro.Áreas Contaminadas: Um panorama da cidade de São Paulo. 2009. (Outra).

6.
6ª Conferência Municipal de Produção Mais Limpa. 2007. (Congresso).

7.
Curso de Capacitação em Meio Ambiente da APA Bororé-Colônia. 2007. (Seminário).

8.
SIGAS 2007 - II Simpósio Internacional em Gestão Ambiental. 2007. (Simpósio).

9.
VII Encontro Verde das Américas. 2007. (Congresso).

10.
V Painel de debates sobre Áreas Contaminadas - Modelos de Gerenciamento. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Nayara Noronha; Isabela Moura. Central Veredas: artesanato e comercialização no Vale do Rio Urucuia. 2014. Orientação de outra natureza - Fundação Getulio Vargas - SP. Orientador: Kate Dayana Rodrigues de Abreu.

2.
Alice Cristófaro Bolonhês; Pedro Sonego de Oliveiras. Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco. 2013. Orientação de outra natureza - Fundação Getulio Vargas - SP. Orientador: Kate Dayana Rodrigues de Abreu.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 10:01:18