Milton do Prado Franco Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9859875937121118
  • Última atualização do currículo em 10/08/2017


Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em M.A. in Film Studies - Concordia University (2011). Atualmente é professor e coordenador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É sócio da produtora Rainer Cine LTDA, onde atua como montador e produtor. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, montagem, digital, mise en scène e Jacques Rivette. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Milton do Prado Franco Neto
Nome em citações bibliográficas
PRADO, Milton do;FRANCO NETO, M. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências da Comunicação.
Av. Unisinos, 950
Cristo Rei
93022000 - São Leopoldo, RS - Brasil
Telefone: (51) 35911122
Ramal: 1348
URL da Homepage: http://www.unisinos.br/graduacao/realizacao-audiovisual/presencial/sao-leopoldo


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Mestrado em M.A. in Film Studies.
Concordia University, CONCORDIA, Canadá.
Título: La mise en scène du corps dans La Belle noiseuse (1991, Jacques Rivette),Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Rosanna Maule.
Palavras-chave: cinema; Nouvelle Vague; Jacques Rivette; mise en scène.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pintura.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
1994 - 1997
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Alma Corsária - Uma análise do cinema de Carlos Reichenbach.
Orientador: Giba Assis Brasil.
1993 interrompida
Graduação interrompida em 1993 em Jornalismo.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Ano de interrupção: 1993
1990 interrompida
Graduação interrompida em 1992 em Medicina.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Ano de interrupção: 1992
1987 - 1989
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, ARQUIDIOCESANO, Brasil.
1979 - 1986
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, ARQUIDIOCESANO, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
O Ciclo das Fontaínhas. (Carga horária: 8h).
Tambor Multiartes, TAMBOR, Brasil.
2017 - 2017
A Montagem no Cinema de Pedro Costa. (Carga horária: 8h).
Tambor Multiartes, TAMBOR, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Semana Pedagógica 2016/2. (Carga horária: 6h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2008 - 2008
Em Torno de Cinema e Janelas - Encontros com Jean-Claude Bernardet. (Carga horária: 15h).
Casa de Cinema de Porto Alegre, CASA DE CINEMA, Brasil.
2000 - 2000
Direção de Atores com Walter Lima Jr.. (Carga horária: 48h).
Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, SMC-PA, Brasil.
1996 - 1996
Eletricista Cinematográfico. (Carga horária: 15h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
1996 - 1996
Maquinista Cinematográfico. (Carga horária: 15h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
1995 - 1995
Imagens no Papel - Curso de Introdução ao Roteiro de Cinema e Televisão. (Carga horária: 45h).
Casa de Cinema de Porto Alegre, CASA DE CINEMA, Brasil.
1994 - 1994
Oficina de Produção para Cinema e Vídeo. (Carga horária: 12h).
Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, SMC-PA, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Diagramação Jornalística e Editorial com José Coelho Sobrinho. (Carga horária: 44h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Tópicos de História da Ciência, Prof. Alexandre Gonçalves de Medeiros UFRPE. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Nietzche e a Filosofia. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Descobrindo o Universo, com o astrônomo Prof. Romildo Póvoa Faria. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
1993 - 1993
Datilografia. (Carga horária: 20h).
Escola de Datilografia Formação Profissional, EDFP, Brasil.
1992 - 1992
Cinema - Entre a Realidade e o Sonho, com José Carlos Avellar. (Carga horária: 11h).
SESC - Administração Regional de Sergipe, SESC/SE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 22
Outras informações
Coordenador-adjunto do curso entre 2010 e 2011. Coordenador do curso a partir de 2012.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor assistente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de curso de extensão, Carga horária: 6
Outras informações
Curso de Extensão: Noções de Montagem Cinematográfica. Duração: 24 horas.

Atividades

02/2012 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências da Comunicação, Coordenação do Curso de Realização Audiovisual.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
3/2009 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema Experimental e Videoarte
Especialidade em Montagem
Montagem 1
Montagem 2
Repertório Cinematográfico 1
Repertório Cinematográfico 2
Finalização
9/2016 - 9/2016
Extensão universitária , Pró-Reitor Acadêmico, Graduação.

Atividade de extensão realizada
Unisinos Conecta: oficinas e cursos na Feira das Profissões.
02/2010 - 01/2012
Direção e administração, Centro de Ciências da Comunicação, Coordenação do Curso de Realização Audiovisual.

Cargo ou função
Coordenador-adjunto.

Rainer Cine LTDA, RAINER, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: sócio, Enquadramento Funcional: gerente administrativo


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor do Curso de Especialização Cinema Expandido.

Atividades

9/2010 - 12/2010
Ensino, Cinema Expandido, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Potencialidades da Montagem

Cinematográfica Clube Silêncio, CLUBE SILÊNCIO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 10


Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul, APTC/ABD-RS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Segundo Tesoureiro, Enquadramento Funcional: Segundo Tesoureiro, Carga horária: 8
Outras informações
Presidente: Rogério Brasil Ferrari


Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, SMC-PA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 20
Outras informações
Programador da Sala de Cinema P. F. Gastal.

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: professor
Outras informações
Ministrande da Oficina de Vídeo em Belém Novo, dentro do Projeto TV na Praça, da Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre.

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: contratado
Outras informações
Direção, roteiro e montagem do vídeo Solar Lopo Gonçalves, para o Museu Joaquim José Felizardo, produzido pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 4
Outras informações
Produtor da primeira edição do projeto Curta nas Telas

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: contratado
Outras informações
Direção, roteiro e montagem do vídeo institucional Um Olhar sobre o Araújo, para o Auditório Araújo Viana, produzido pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre.

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio de comunicação e produção na Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia (CCVF) da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre (SMC-PMA)


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de curso de extensão, Carga horária: 6
Outras informações
Curso de Extensão em Cinema Digital, disciplina Montagem Cinematográfica.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de curso de extensão, Carga horária: 6
Outras informações
II Curso de Extensão em Cinema Digital, disciplina Montagem Cinematográfica.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário do Departamento de Difusão Cultural da Pro-Reitoria de Extensão (PROREXT) da UFRGS.


Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
Outras informações
Estagiário de Revisão das publicações do Centro de audiovisual do Centro de Cultura e Arte (Cultart) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob orientação do Dr. Antônio Carlos Mangueira Viana.



Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Teorema (Porto Alegre)


Revisor de projeto de fomento


2013 - 2013
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Montagem.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Análise Fílmica.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Técnicas de Registro e Processamento de Filmes.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Administração e Produção de Filmes.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Melhor Curta-Metragem pelo Júri da Crítica para "Os Filmes Estão Vivos", Festival de Cinema de Gramado.
2013
Prêmio Especial do Júri de Curta-Metragem para "Os Filmes Estão Vivos", Festival de Cinema de Gramado.
2013
Melhor Montagem para "Linda - Uma História Horrível", Close - Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual.
2008
Melhor montagem em curta-metragem 16mm (para "Odeon"), Festival Curta Santos.
2004
Kikito de Melhor Montagem de Curta-Metragem 35mm (para "Cinco Naipes"), Festival de Cinema de Gramado.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PRADO, Milton do2017PRADO, Milton do. Depois do Vendaval. TEOREMA (PORTO ALEGRE), v. 28, p. 63-68, 2017.

2.
PRADO, Milton do2016PRADO, Milton do. Sentimento em Três Tempos. Teorema (Porto Alegre), v. 27, p. 86-90, 2016.

3.
PRADO, Milton do2015PRADO, Milton do. Três vezes 3D. Teorema (Porto Alegre), v. 26, p. 51-57, 2015.

4.
PRADO, Milton do2014PRADO, Milton do. Tempo quebrado, espaço estilhaçado. Teorema (Porto Alegre), v. 25, p. 69-73, 2014.

5.
PRADO, Milton do2014PRADO, Milton do. O Retorno da Fascinação pela Imagem Fabricada. Teorema (Porto Alegre), v. 24, p. 17-20, 2014.

6.
PRADO, Milton do2013PRADO, Milton do. Béla Tarr em Porto Alegre. Teorema (Porto Alegre), v. 22, p. 59-63, 2013.

7.
PRADO, Milton do2012 PRADO, Milton do. O Espectro do Homem-Máquina. Teorema (Porto Alegre), v. 21, p. 47-51, 2012.

8.
PRADO, Milton do2010PRADO, Milton do; SOUZA, Fabiano Grendene de . Intriga Internacional. Teorema (Porto Alegre), v. 16, p. 37-42, 2010.

9.
PRADO, Milton do2005 PRADO, Milton do. Pesadelo Americano. Teorema (Porto Alegre), v. 8, p. 12-16, 2005.

10.
PRADO, Milton do2003PRADO, Milton do. Sentimento do Mundo. Teorema (Porto Alegre), v. 4, p. 15-21, 2003.

11.
PRADO, Milton do2002PRADO, Milton do. A edição digital e o fetiche tecnológico ? reflexão sobre a prática da montagem no mundo digital.. Teorema (Porto Alegre), v. 1, p. 21-25, 2002.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PRADO, Milton do. A Reinvenção de Martin Scorsese. Zero Hora, Porto Alegre, p. 3 - 3, 17 nov. 2012.

2.
PRADO, Milton do. A alma corsária de Carlos Reichenbach. Plano Geral, Aracaju-SE, p. 7 - 10, 04 nov. 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
PRADO, Milton do. Aquarius: narrativa e mise en scène de uma resistência. Revista Nava, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
PRADO, Milton do. O teatro nos filmes de Jacques Rivette e Eduardo Coutinho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PRADO, Milton do. A montagem figurativa em Paranoid Park. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PRADO, Milton do. A encenação do corpo em A Bela intrigante, de Jacques Rivette. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PRADO, Milton do. A encenação do corpo em A Bela Intrigante, de Jacques Rivette. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PRADO, Milton do; LUNARDELLI, Fatimarlei . Cléo de 5 às 7. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PRADO, Milton do. supervisão da montagem do filme Pela Rua. 2002.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
PRADO, Milton do. Nouvelle Vague: Um Cinema à Francesa (2a edição). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PRADO, Milton do. Nouvelle Vague: Um Cinema à Francesa (1a edição). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PRADO, Milton do. Oficina Repensando a Nouvelle Vague. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PRADO, Milton do; SOUZA, Fabiano Grendene de . Curso 'Curta do Roteiro ao Projeto'. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SOUZA, Fabiano Grendene de ; VARGAS, G. ; SPOLIDORO, G. ; PETERS, D. ; PRADO, Milton do . Oficina Giratória de Roteiro e Projeto de curta-metragem. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
PRADO, Milton do. Oficina de montagem cinematográfica na Semana Acadêmica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
PRADO, Milton do; AMARAL, C. . Oficina de Montagem Cinematográfica. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
PRADO, Milton do; FREIRE, S. . Oficina de Vídeo na Vila Cristal. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
PRADO, Milton do. Oficina de vídeo para crianças no 1º Divercine ? Festival de Cinema Infanto-Juvenil. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SOUZA, Fabiano Grendene de ; PRADO, Milton do . Nós Duas Descendo a Escada. 2015. Filme.

2.
SOUZA, Fabiano Grendene de ; PRADO, Milton do ; GERBASE, Carlos ; POLIDORO, B. ; QUEIROZ, J. G. . Ocidentes (série de TV em quatro episódios). 2014. Outra.

3.
PRADO, Milton do; SOUZA, Fabiane Grendene de . Os Filmes Estão Vivos. 2013. Filme.

4.
SOUZA, Fabiano Grendene de ; PRADO, Milton do . A Última Estrada da Praia. 2010. Filme.

5.
PRADO, M. do. Cinco Naipes. 2004. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MELLO, M.; SOUZA, Fabiano Grendene de; PRADO, Milton do. Participação em banca de Matheus de Melo Bonez. O duplo nos cinemas clássico e moderno: entre Alfred Hitchcock e David Lynch. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cinema Expandido) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REYES, J.; HEINZ, R.; PRADO, Milton do. Participação em banca de Deise Gabriela Hauenstein.Nathalie Granger e a expressividade do não dito: a construção do silêncio feminino no cinema. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
ZANDAVALLI, R.; MORENO, V.; PRADO, Milton do. Participação em banca de Fabiane Lorscheiter.Cinema e sonho: a narrativa onírica de David Lynch. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
REYES, J.; KRAEMER, L.; PRADO, Milton do. Participação em banca de Clarissa Von Hütten Virmond.Entre o um e o outro: uma leitura do filme 35 Doses de Rum, de Claire Denis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

4.
ASSIS BRASIL, G. P.; MORENO, V.; PRADO, Milton do. Participação em banca de Leonardo Medeiros Michelon.A fé na realidade e o milagre do cinema: uma análise de A Palavra, de Carl Th. Dreyer. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

5.
PRADO, Milton do. Participação em banca de Daniel Schurmann Eizirik.O Caso Space is the Place. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Realização Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

6.
PRADO, Milton do; ASSIS BRASIL, G. P.. Participação em banca de Tiago Cruz Rezende.Família Soprano: Narrativa Seriada na Televisão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Realização Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

7.
PRADO, Milton do; LUNARDELLI, Fatimarlei; MASCARELLO, Fernando. Participação em banca de Daniel de Oliveira Donato.A estética de Tsai Ming-Liang. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Realização Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MACHADO, R.; FURTADO, B.; MELO, L. R.; PESSOA, J.; PRADO, Milton do. 17a Mostra de Cinema de Tiradentes. 2014. Universo Produção.

2.
PRADO, Milton do; LIMA, F. F.; CARVALHO, J. M.. Comitê de avaliação do Edital Fapergs nº 08/2013 - Programa Arranjos Produtivos de Conteúdos Digitais. 2013. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

3.
PRADO, Milton do. 3˚ Histórias Curtas da RBSTV. 2003. Televisão Gaucha.

4.
PRADO, Milton do; SELONK, A.; PERIN, G.. 1˚ Santa Maria Vídeo e Cinema. 2002. Santa Maria Vídeo e Cinema.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Mostra de Cinema A Vingança dos Filmes B.Sessão Crazy Willy - Viver e Morrer em Los Angeles. 2016. (Outra).

2.
18a Mostra de Cinema de Tiradentes.Debate sobre o filme Teobaldo Morto, Romeu Exilado. 2015. (Outra).

3.
Cinejus: Em Perspectiva de Gênero 2015.Cinejus: curtas do CRAV. 2015. (Outra).

4.
II Encontro Teccine: Olhares do Cinema Contemporâneo.Potencialidades da Montagem. 2015. (Seminário).

5.
1˚ Encontro da Escola da Indústria Criativa. Gaúchos no Festival de Berlim. 2014. (Exposição).

6.
15 anos da Sala de Cinema P. F. Gastal.40 anos de O Fantasma do Paraíso, de Brian DePalma. 2014. (Outra).

7.
17a Mostra de Cinema de Tiradentes.Membro do Júri da Crítica. 2014. (Outra).

8.
2˚ Festival Diálogo de Cinema.Debate da Mostra Diálogo #4. 2014. (Outra).

9.
3 Colóquio Cinema, Estética e Política. 2014. (Seminário).

10.
A Vida em Fatias: Conversas sobre séries de TV.Escrevendo, dirigindo e montando séries. 2014. (Seminário).

11.
Cinejus: Em Perspectiva de Gênero.Cinejus apresenta: Dogville, de Lars Von Trier. 2014. (Outra).

12.
Diálogos transversais entre o teatro e o cinema.A teatralidade em Glauber. 2014. (Seminário).

13.
Jornada das Profissões do Colégio Farroupilha. O mercado audiovisual no Brasil e no Rio Grande do Sul. 2014. (Feira).

14.
Kinepoliticon/PPG PUCRS apresenta Cine Político: 50 anos do Golpe Militar no Brasil.Cabra Marcado para Morrer. 2014. (Encontro).

15.
Plataforma: Lab 2014.As universidades de cinema e a produção nacional independente. 2014. (Encontro).

16.
Projeto Raros.Les Bons Débarras (1979), de Francis Mankiewicz. 2014. (Outra).

17.
XVII Encontro Socine. O teatro nos filmes de Jacques Rivette e Eduardo Coutinho. 2014. (Congresso).

18.
Mostra Jacques Rivette: Já Não Somos Inocentes.Paris nos Pertence: primeiro longa de Jacques Rivette. 2013. (Outra).

19.
Homenagem a Carlos Reichenbach.Filme Demência, de Carlos Reichenbach. 2012. (Encontro).

20.
XVI Encontro Socine. A montagem figurativa em Paranoid Park. 2012. (Congresso).

21.
XV Encontro Socine - Rio de Janeiro. A encenação do corpo em A Bela intrigante, de Jacques Rivette. 2011. (Congresso).

22.
Cinephilia?s Missing Term : Découpage. 2010. (Outra).

23.
Congresso APCG 2010. A encenação do corpo em A Bela Intrigante, de Jacques Rivette. 2010. (Congresso).

24.
Modernity and archaïsm in the New Wave. 2010. (Outra).

25.
Mostra Nouvelle Vague: Uma Câmera na Mão e uma Ideia na Cabeça.Os Incompreendidos, de François Truffaut. 2009. (Outra).

26.
O Estado da Crítica.A Crítica de Cinema no Rio Grande do Sul. 2009. (Seminário).

27.
Projeto Raros (Sala P. F. Gastal).Céline et Julie vont en bateau. 2009. (Outra).

28.
Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira.Montagem Hoje: técnica e arte. 2008. (Oficina).

29.
« J?étais hier au Royaume des ombres ». Pour redécouvrir le Cinématographe Lumière. 2007. (Simpósio).

30.
From Text to Experience. 2007. (Encontro).

31.
Projeto Raros (Sala P. F. Gastal) 100.Lilian M. - Relatório Confidencial. 2007. (Outra).

32.
Midis Brésil Brunché.Culture de banlieue sous le soleil des tropiques. 2006. (Encontro).

33.
Journée technologique au 33e Festival du Nouveau Cinéma. 2004. (Seminário).

34.
Projeto Raros (Sala P. F. Gastal).La Jetée (Chris Marker) e Di (Glauber Rocha). 2004. (Outra).

35.
Projeto Raros (Sala P. F. Gastal).Freaks, de Tod Browning. 2003. (Outra).

36.
Projeto Raros (Sala P. F. Gastal).Fando y Liz, de Alejandro Jodorowski. 2003. (Outra).

37.
Seminário "Cinema Brasileiro" do Curta-SE 2003.O cinema feito no Rio Grande do Sul. 2003. (Seminário).

38.
A Palavra em Movimento.Narrativa Clássica e Labiríntica. 2002. (Seminário).

39.
O futuro do Festival de Gramado.O futuro do Festival de Gramado. 2002. (Encontro).

40.
Cinema em Transe - Cinemas Novos e Revolução. 1998. (Seminário).

41.
Seminário "Tempo de Violência". 1997. (Seminário).

42.
Seminário Cultura, Universidade e Sociedade.Mesa Redonda: A Responsabilidade da Universidade na Área Cultural. 1995. (Seminário).

43.
A Experiência do Cinema. 1994. (Seminário).

44.
Ciclo de Palestras Memória da Imprensa Gaúcha. 1994. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BEHS, E. ; FURTADO, T. ; PRADO, Milton do ; TREIN, S. ; HIWATASHI, E. ; SALLET, B. ; BEHS, M. V. ; MIGOTTO, I. ; BITTENCOURT, D. . Prêmio Unicos. 2016. (Concurso).

2.
PRADO, Milton do; BEHS, E. ; BEHS, M. V. ; BITTENCOURT, D. ; FURTADO, T. ; TREIN, S. ; SALLET, B. ; HIWATASHI, E. ; MIGOTTO, I. . Prêmio Unicos. 2014. (Concurso).

3.
PRADO, Milton do; LOPEZ, L. C. . Projeto Cinema História: a história do Brasil em discussão. 2003. (Outro).

4.
PRADO, Milton do. A Palavra em Movimento. 2002. (Outro).

5.
PRADO, Milton do; BARCELLOS, B. ; MAGALHAES, L. . 1˚ Prêmio Santander Cultural / Prefeitura de Porto Alegre para Desenvolvimento de Projetos de Longa-Metragem. 2002. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Frederico Maximiano Moura. Nasce um novo sertão: a criação de um roteiro de curta-metragem de ficção tendo como referência o cinema moderno nacional e obras da literatura de cordel.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cinema Expandido) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Milton do Prado Franco Neto.

2.
Leonardo Josef Schifino Wittmann. ?Paris, Texas? e ?Estrela Solitária?: as personagens sem rumo de Wim Wenders e Sam Shepard. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cinema Expandido) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Milton do Prado Franco Neto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Matheus Weyh da Cruz Duarte. John Cassavetes e o cinema noir: uma investigação do gênero em "A Morte de um Bookmaker Chinês". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Milton do Prado Franco Neto.

2.
Victória Rambor Valença. Trailers do universo Marvel: uma leitura do sentido de sua montagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Milton do Prado Franco Neto.

3.
Eduarda Flores Nedel. A estética da melancolia em Paranoid Park. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Realização Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Milton do Prado Franco Neto.

4.
Filipe Renne Rossato. O Prazer de Ser Independente: Análise Fílmica de The Pleasure of Being Robbed sob a luz do Mumblecore. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Realização Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Milton do Prado Franco Neto.

5.
Marina Rosa Rossi. O Surrealismo de Luís Buñuel: uma Análise Fílmica de O Anjo Exterminador. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Realização Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Milton do Prado Franco Neto.

6.
Diego Leite de Oliveira. Para Além do Verde no Gramado: Análise Fílmica de Quatro Filmes de Stan Brakhage. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Realização Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Milton do Prado Franco Neto.

7.
Amanda Nunes Moreno. O herói frente ao acaso. Um estudo do herói trágico nos filmes de Woody Allen. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Realização Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Milton do Prado Franco Neto.

8.
Germano Teixeira de Oliveira. Articulações de linguagem dentro do novo cinema sul-coreano, Estudo de abordagem de encenação em Oldboy e O Hospedeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Realização Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Milton do Prado Franco Neto.

9.
Andréia Tonet. Cinema Voyeur. O Voyeurismo em quatro filmes.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Realização Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Milton do Prado Franco Neto.

10.
Guilherme Zanella. Hal Hartley / Godard: uma análise comparativa de estilo cinematográfico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Realização Audiovisual) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Milton do Prado Franco Neto.



Outras informações relevantes


Montador de cinema e televisão desde 1996.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 1:11:34