Paulo César Freire

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8571011314149797
  • Última atualização do currículo em 25/02/2018


Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo, Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo-UNIBAN. Possui graduação em Matemática pela Universidade de Santo Amaro (2003), Graduação em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (2011). Atualmente é coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática, Professor de Estatística Aplicada à Educação, Metodologia do Ensino da Matemática, Geometria analítica, Avaliação Educacional da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo César Freire
Nome em citações bibliográficas
FREIRE, P. C.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade da Aldeia de Carapicuiba, Departamento Pedagogico.
Estrada da Aldeinha, 245
Jardim Marilú
06343041 - Carapicuíba, SP - Brasil
Telefone: (11) 41465775


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
Título: Uma sequência didática para alunos cegos, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Lulu Healy.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2011
Mestrado em mestrado acadêmico em educação matemática.
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Título: Uma Jornada por Diferentes Mundos da Matemática Investigando os Números Racionais na Forma Fracionária,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Rosana Nogueira de Lima.
Bolsista do(a): Secretaria de educação de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
Palavras-chave: Frações; TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA; subconstrutos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Educação.
2004 - 2005
Especialização em Docencia do ensino superior. (Carga Horária: 420h).
Universidade Iguaçu, UNIG, Brasil.
Título: contribuição da equaterapia.
Orientador: Maria Socorro Gonçalves Torquado.
2010 - 2011
Graduação em Pedagogia.
Universidade Iguaçu, UNIG, Brasil.
2000 - 2003
Graduação em Matematica.
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Título: Sistemas de Qualidade Aplicado à Educação.
Orientador: Alvaro Seixas.




Formação Complementar


2011 - 2011
Curso monográfico: Matemática: Sua geração, organi. (Carga horária: 15h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2010 - 2010
Curso monográfico: A teoria dos campos conceituais. (Carga horária: 15h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2004 - 2004
Formação de Auditores Internos ISO 9001:2000. (Carga horária: 16h).
Key Associados, KEY, Brasil.
2003 - 2003
Solução de problemas e melhoria dos processos. (Carga horária: 16h).
Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade da Aldeia de Carapicuiba, FALC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2018
Vínculo: Professor / coordenador, Enquadramento Funcional: Professor / coordenador, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Matemática Aplicada e Coordenador do curso Tecnológico em Logística

Atividades

08/2012 - Atual
Direção e administração, Departamento Pedagogico, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Pedagogia.
08/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística aplicada à Educação
08/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento Pedagogico, .

Cargo ou função
Representante da Coordenção no Conselho Acadêmico.
08/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento Pedagogico, .

Cargo ou função
Coordenador do Núcleo Docente Estruturante.
02/2010 - Atual
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada
02/2009 - Atual
Ensino, Gestão Escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística aplicada à gestão escolar
02/2010 - 08/2012
Direção e administração, Departamento Pedagogico, .

Cargo ou função
Coordenador dos Cursos Tecnológicos.
02/2012 - 07/2012
Ensino, Análise de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada à Computação
02/2011 - 07/2012
Ensino, Gestão e Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Princípios de Finanças/Matemática
02/2009 - 07/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada
02/2009 - 07/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada

Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: mestrando, Carga horária: 1

Atividades

2/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, .


Colégio Doze de Outubro, CDO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

02/2007 - 08/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
02/2007 - 08/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Instituto Educacional Carapicuiba, IEC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2017
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

10/2004 - Atual
Ensino, Gestão Escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística aplicada à gestão escolar

secretaria da educação do estado e são paulo, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo de Matemática, Carga horária: 15

Atividades

02/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2003 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Matemática
03/2007 - 09/2007
Direção e administração, EE Maria Zilda Gamba Natel, .

Cargo ou função
Vice Diretor.

Colégio Apolo, CA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

Atividades

04/2000 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática


Linhas de pesquisa


1.
Educação matemática inclusiva


Projetos de pesquisa


2009 - Atual
Rumo a Educação Matemática Inclusiva
Descrição: Descrição: Apesar das leis destinadas a normatizar o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, muitas pessoas ligadas a Educação afirmam não se sentirem preparadas para enfrentar tal desafio (FERNANDES e HEALY, 2007). Assim, este projeto propõe uma pesquisa cujo objetivo central é preparar recursos humanos, teóricos, metodológicos, pedagógicos e materiais para sustentar práticas matemáticas de alunos cegos e alunos surdos incluídos nas salas regulares. Utilizando diversos elementos metodológicos associados a design-based research, o projeto pretende desenvolver e adequar materiais pedagógicos e intervenções de ensino para favorecer o acesso a conceitos matemáticos através dos sistemas háptico, visual e auditivo e comparar as interações de diferentes aprendizes, alunos regulares, alunos cegos e alunos surdos, nessas situações instrucionais. Visa ainda contribuir tanto para a formação de professores, instrumentalizando-os para trabalhar em classes inclusivas, quanto para a formação de pesquisadores para trabalho na produção de conhecimento na interface entre Educação Inclusiva e Educação Matemática. As análises dos dados coletados com os aprendizes se concentrarão em compreender como as experiências sensoriais e perceptivas influenciam os processos cognitivos, ou seja, como o tato, a visão, os gestos, os diálogos e as ferramentas materiais e computacionais ? instrumentos de mediação ? influenciam as interpretações dos fenômenos matemáticos. As evidências e os resultados obtidos poderão auxiliar numa compreensão mais profunda, não só dos processos de aprendizagem matemática de portadores de necessidades educacionais especiais, mas dos processos de modo geral, para que todos, independentemente de suas necessidades serem especiais ou não, tenham a oportunidade de construir conhecimentos matemáticos...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
O conceito de Equação: Uma análise com os Três Mundos da Matemática
Descrição: Como parte de um projeto de pesquisa mais amplo, que visa analisar se e como diferentes abordagens de conceitos algébricos contribuem para a construção do pensamento formal em Álgebra no Ensino Superior, este projeto tem por objetivo analisar se e como uma abordagem baseada nos Três Mundos da Matemática pode colaborar com o ensino e a aprendizagem de equações. O desenvolvimento deste projeto se dá por uma Etapa Investigativa, buscando compreender se a aprendizagem que alunos de diferentes níveis de escolaridade tiveram sobre equações propicia uma jornadas por diferentes mundos da Matemática; uma Etapa Interventiva, em que serão desenvolvidas e trabalhadas, com alunos de educação básica, atividades que propiciem ao aluno uma jornada pelos Três Mundos da Matemática, no caso de equações; e uma Etapa Analítica, a fim de analisarmos em que medida os Três Mundos da Matemática colaboram para o ensino e a aprendizagem de equações, bem como continuarmos o desenvolvimento desse quadro teórico.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Paulo César Freire - Integrante / Profa Dra Rosana Nogueira de Lima - Coordenador / Vera Helena Giusti de Souza - Integrante / Alessandro Jacques Ribeiro - Integrante / Tânia Maria Mendonça Campos - Integrante / David Tall - Integrante / Norberto Machado Angelini - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
2016 - Atual
Periódico: Guia do Estudante


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Eduacação Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Lima, Rosana de Lima2014 Lima, Rosana de Lima ; FREIRE, P. C. . MUNDO FORMAL: DECISIVO NO APRENDIZADO DE NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA FRACIONÁRIA. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7, p. 64-86, 2014.

2.
FREIRE, P. C.2014FREIRE, P. C.; Lima, Rosana de Lima . Uma Relação entre o Subconstruto Parte-Todo e outros Subconstrutos à Luz dos Três Mundos da Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7, p. 189-216, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREIRE, P. C.; Healy, L . CENÁRIOS MULTIMODAIS PARA UMA MATEMÁTICA INCLUSIVA: REPRESENTAÇÕES SONORAS DE NÚMERO RACIONAL NA FORMA FRACIONÁRIA. In: 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Ilheus, BA. Anais do 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasilia: SBEM, 2015.

2.
FREIRE, P. C.; Lima, Rosana de Lima . CORPORIFICADA OU SIMBÓLICA? UMA JORNADA PELA IMAGEM DE CONCEITO DE UM ALUNO. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. anis do VI SIPEM. Brasilia: SBEM.

3.
Lima, Rosana de Lima ; FREIRE, P. C. ; De Souza, V. H. G. . A journey through three worlds of mathematics considering rational numbers as quotient. In: International Congress on Mathematical Education, 2012, Seoul. Anais do ICME 12. Seoul: ICME, 2012.

4.
FREIRE, P. C.; Lima, Rosana de Lima . O subconstruto parte-todo: Uma análise com os Três Mundos da Matemática. In: V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Petrópolis. Anais do V SIPEM, 2012.

5.
FREIRE, P. C.. Uma Jornada por diferentes mundos da Matemática investigando os números racionais na forma fracionária. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2009, Goiânia. Anais do XIII EBRAPEM. Goiânia: UFG, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
FREIRE, P. C.; Lima, Rosana de Lima . CORPORIFICADA OU SIMBÓLICA? UMA JORNADA PELA IMAGEM DE CONCEITO DE UM ALUNO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FREIRE, P. C.; Healy, L . CENÁRIOS MULTIMODAIS PARA UMA MATEMÁTICA INCLUSIVA: REPRESENTAÇÕES SONORAS DE NÚMERO RACIONAL NA FORMA FRACIONÁRIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FREIRE, P. C.; Lima, Rosana de Lima . O subconstruto parte-todo: Uma análise com os Três Mundos da Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
FREIRE, P. C.; Lima, Rosana de Lima . Uma jornada por diferentes Mundos da Matemática investigando os Números Racionais na Forma Fracionária. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FREIRE, P. C.. Recepção de comissão do MEC para reconhecimento do curso de Licenciatura em Matemática. 2016.

2.
FREIRE, P. C.. Parecer para Programa Nacional do Livro Didático. 2015.

3.
FREIRE, P. C.. Projeto de curso de Licenciatura em Matemática. 2013.

4.
FREIRE, P. C.. Recepção de comissão do MEC para reconhecimento do curso de Tenológico em Recursos Humanos. 2012.

5.
FREIRE, P. C.. Projeto do curso de Pedagogia da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba. 2011.

6.
FREIRE, P. C.. Recepção de comissão do MEC para reconhecimento do curso de Tenológico em Logística. 2011.

7.
FREIRE, P. C.. Recepção de comissão do MEC para reconhecimento do curso de Licenciatura em Pedagogia. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
FREIRE, P. C.. Parecer para Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. 2016. (Parecerista).

2.
FREIRE, P. C.. Parecerista da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) 2016. 2016. (Parecerista).

3.
FREIRE, P. C.. Guia do Livro Didático. 2015. (Parecerista).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Subconstruto Parte- todo: Uma análise com os Três undos da Matemática. 2012. (Seminário).

2.
III Seminário Internacional de Educação Matemática - SIEMAT. 2011. (Seminário).

3.
Minicurso: Diagrama V. 2011. (Oficina).

4.
Seminário Internacional Satélite do 34o Congresso de Psicologia da Educação Matemática. 2010. (Seminário).

5.
II Seminário Internacional de Educação Matemática - SIEMAT. 2009. (Congresso).

6.
II Workshop de Matemática. 2009. (Outra).

7.
XIII EBRAPEM. Uma jornada por diferentes Mundos da Matemática investigando os Números Racionais na Forma Fracionária. 2009. (Congresso).

8.
Palestra: O ensino de Matemática: ponto de vista de educadores e de seus alunos sobre aspecto da prática pedagógica. 2000. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Lima, Rosana de Lima2014 Lima, Rosana de Lima ; FREIRE, P. C. . MUNDO FORMAL: DECISIVO NO APRENDIZADO DE NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA FRACIONÁRIA. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7, p. 64-86, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
FREIRE, P. C.; Lima, Rosana de Lima . O subconstruto parte-todo: Uma análise com os Três Mundos da Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:38:48