Rita de Cássia Liberatori

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9004868432448819
  • Última atualização do currículo em 05/11/2018


Bacharel em Ciências Sociais com Habilitação em Políticas Culturais e Produção Cultural pelo IUPERJ ? UCAM / Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro da Universidade Cândido Mendes (2010); Formação de Professores pelo ISERJ ? Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (2013); Especialista em Educação Museal - Pós Graduação Lato Sensu em Educação Museal ISERJ parceria com os Museus Castro Maia e Museu da República, IBRAM ? Instituo Brasileiro de Museus e Ministério da Cultura(2015);atualmente Mestranda em fase de qualificação na Linha de Museus e Museologia pelo Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio da Parceria da UNIRIO / Universidade Federal do Rio de Janeiro e MAST/ Museu de Astronomia e Ciências Afins (2016). Atuou na Comissão Organizadora da I Jornada dos Pós Graduandos em Museologia e Patrimônio: ?Pesquisas em Museologia e Patrimônio: Debates e Questões Contemporâneas? (junho 2016); Mediadora da apresentação do trabalho acadêmico de Carlos Alexandre Cardoso, com o Tema A Importância do Museu de Conhecimento Gerais na Divulgação e Defesa da Educação e Cultura. Foi Docente 40 h na FAETEC ( set /2012 a jan /2016 ), designada a uma Sala de Leitura onde implantou um sistema de Biblioteca, sendo autora do Projeto Tecnologia da Leitura, com o devido Registro na Fundação Biblioteca Nacional, que virou disciplina; atua também na área de Teoria Teatral como pesquisadora, tendo realizado toda pesquisa das peças Aurora da Minha Vida ? Vianninha e Basta um Dia, adaptação da Tragédia Grega Medéia de Eurípedes e Gota D?Água de Chico Buarque e Direção de Flávio Sanctu ( julho de 2016). Outros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rita de Cássia Liberatori
Nome em citações bibliográficas
LIBERATORI, R. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Reitoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).
Avenida Pasteur - até 213/214
Botafogo
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25421031
URL da Homepage: http://ppg-pmus.mast.br/


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Museologia e Patrimönio.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: AS CARTAS ENTRE ONEYDA ALVARENGA E MÁRIO DE ANDRADE ENQUANTO PATRIMÔNIO DOCUMENTAL E OBJETO MUSEAL: QUE POESIA É ESSA?,Orientador: Diana Farjalla Correia Lima.
2016 - 2018
Mestrado em Museologia e Patrimönio.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: AS CARTAS DE ONEYDA ALVARENGA: UMA PROPOSTA DE VISIBILIDADE EM PERCEPÇÕES MUSEOLÓGICAS,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: PRISCILLA SIQUEIRA KUPPERMAN.
Coorientador: HELENA CUNHA DE UZEDA.
Palavras-chave: ONEYDA ALVARENGA, MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO,; PATRIMÔNIO CULTURAL; PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO; ACERVOS E COLEÇÕES; IDENTIDADE NACIONAL.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2014
Especialização em andamento em Pós- Graduação Lato Sensu em Educação Museal. (Carga Horária: 360h).
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, ISERJ, Brasil.
Título: As Cartas entre Oneyda Alvarenga e Mário de Andrade.
Orientador: Dra.Kátia Frecheiras.
2013
Especialização em andamento em Formação Pedagógica. (Carga Horária: 360h).
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, ISERJ, Brasil.
Título: A IMPORTÂNCIA DE ONEYDA ALVARENGA PARA A DIVULGAÇÃO DAS FESTAS FOLCÓRICAS NO BRASIL.
Orientador: Vera Lúcia Martins Sarubbi.
2017
Aperfeiçoamento em andamento em Arte e Patrimônio II- Patrimônio e Contemporaneidade Arte Afro-brasileira. (Carga Horária: 60h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Orientador: Cristina Pierre de França.
2017 - 2017
Aperfeiçoamento em História Comparada. (Carga Horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Afinal, o que é arqueologia ?. Ano de finalização: 2017.
Orientador: Jandira Neto.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento em História do Conema. (Carga Horária: 24h).
Caixa Econômica Federal, CEF/DF, Brasil.
Título: Bons Roteiros, Filmes Clássicos. Ano de finalização: 2013.
Orientador: Careimi Ludwig Assmann.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento em Capacitação Pedagògica.
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Título: Capacitação Pedagógica. Ano de finalização: 2013.
Orientador: Roselene Lemos.
2006 - 2010
Graduação em Ciências Sociais - Produção e Política Cultural.
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Por um reconhecimento de Oneyda Alvarenga.
Orientador: Felipe da Veiga Berocan.




Formação Complementar


2015
Especialização em Formação Pedagógica. (Carga horária: 360h).
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, ISERJ, Brasil.
2014 - 2016
Especialização em Educação Museal. (Carga horária: 360h).
Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Sociologia Urbana. (Carga horária: 16h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2008 - 2008
O Refluxo da Diáspora: a saga dos libertos no Bras.
Centro Cultural José Bonifácio, CCJB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 15


FAETEC, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2007 - 2008
Por um reconhecimento positivo do povo cigano
Descrição: Sob orientação da Professora Dra Míriam Alves de Souza.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Os Ciganos Calon na Cidade Nova
Descrição: Projeto de Iniciação Científica Os Ciganos Calon da Cidade Nova : história e memória urbana do Rio, sob orientação da Professora Dra. Míriam Alves de Souza e do Professor Dr. Felipe Berocan.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2008 - 2008
Sociologia Urbana
Descrição: Curso de Extensão regular em Sociologia Urbana, ministrado pelo Professor Ms. José Colaço.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2007
FotoRio
Descrição: O FotoRio2007 - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, tem como objetivo valorizar a fotografia como bem cultural, contribuindo para dar maior visibilidade aos acervos e coleções públicas e privadas e à produção fotográfica contemporânea brasileira e estrangeira. Nesta terceira edição, o FotoRio reúne 193 exposições, projeções, intervenções urbanas, palestras, debates e oficinas em 102 museus, centros culturais, galerias comerciais e espaços alternativos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rita de Cássia Liberatori - Integrante / Ana Latanzi - Integrante / Felipe Berocan Veiga - Integrante / Milton Guran - Coordenador / Alexandre Maciel - Integrante / Camila Vasconcelos - Integrante / Diego Abeyá - Integrante / Julia Pinto - Integrante / Juliana Castro - Integrante / Maria Clara Mallet - Integrante / Melina Assaf D'Ávila - Integrante / Miguel Prista - Integrante / Náshara Alvarenga - Integrante / Rodrigo Bellusci - Integrante / Simone Gruba - Integrante / Suemi Terra - Integrante.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Moção de Congratulações: O Dia Internacional da Mulher Negra Latina Americano e Caribenha, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
2007
137 anos da Lei do Ventre Livre, Fundação para Infância e Adolescência.
2006
Moção de Louvor e Reconhecimento, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
LIBERATORI, R. C.. AS CARTAS ENTRE MÁRIO DE ANDRADE E ONEYDA ALVARENGA SÃO UM PATRIMÔNIO SÃO DOCUMENTAL?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIBERATORI, R. C.. Tecnologia da Leitura em Artes Cênicas e Técnicas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SANTOS, F. C. ; LIBERATORI, R. C. . Aurora da Minha Vida. 2016. Teatral.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MI Montreal Informática S/A. Benefícios da Leitura. 2017. (Feira).

2.
I COLÓQUIO Teoria, Epistemologia e Interdisciplinaridade em Ciência da Informação I TEICI IBICT 2016 Rafael Capurro e a Ciência da Informação. 2016. (Outra).

3.
Paixão de Ler.Um Rio de Literatura - Marcas do Tempo. 2016. (Seminário).

4.
"Cachaça do Rio de Janeiro : Qualidade e Perspectivas para Certificação". 2011. (Seminário).

5.
Encontros de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia ( PPGSA ), do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro."Encontros de Pesquisa ". 2011. (Encontro).

6.
I Seminário do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étinico - Racial do Estado do Rio de Janeiro."Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Reeducação das Relações Étnico -raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana ". 2011. (Seminário).

7.
FotoRio.Forró dos Sentidos. 2007. (Encontro).

8.
FotoRio.Universidade Federal. 2007. (Encontro).

9.
FotoRio.Espaços Encontrados. 2007. (Encontro).

10.
FotoRio.Território do Olhar. 2007. (Encontro).

11.
FotoRio.Cidades Reveladas. 2007. (Encontro).

12.
FotoRio.Heróis siòreH. 2007. (Encontro).

13.
FotoRio.Limiares Urbanos(Coletiva Pan-Americana). 2007. (Encontro).

14.
III Semana de Iniciação Científica.Culturas Cariocas. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIBERATORI, R. C.. I Jornada dos pós-graduandos em Museologia e Patrimônio. 2016. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LIBERATORI, R. C.. AS CARTAS ENTRE MÁRIO DE ANDRADE E ONEYDA ALVARENGA SÃO UM PATRIMÔNIO SÃO DOCUMENTAL?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
LIBERATORI, R. C.. Tecnologia da Leitura em Artes Cênicas e Técnicas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIBERATORI, R. C.. I Jornada dos pós-graduandos em Museologia e Patrimônio. 2016. (Outro).


Artes Cênicas
1.
SANTOS, F. C. ; LIBERATORI, R. C. . Aurora da Minha Vida. 2016. Teatral.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 23:06:44