Taís Flores da Motta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8063605294395679
  • Última atualização do currículo em 10/01/2018


Atua como coordenadora dos Cursos de Relações Públicas da Unisinos (Presencial e Ead). É professora nos cursos de graduação em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É orientadora no programa de relacionamento com as escolas do Ensinos Médio da Unisinos - Conecta. É doutoranda em Comunicação (UNISINOS). Possui graduação em Relações Públicas (2003), Especialização em Cooperativismo (2009) e Mestrado em Ciências da Comunicação (2011) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Integra o Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM (Processos comunicacionais: Epistemologia, midiatização, mediações e recepção) (CNPq 2002-2014). Integra a Rede Temática (AMLAT- CNPq) Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina 2009-2014 (UNISINOS/ Universidad Nacional de Córdoba [Argentina]/ Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez [Venezuela]/ Universidad Central del Ecuador/ UFPB-UFRN-UFSC - IELUSC) (Edital MCT/CNPq Nº 11/2008). Principais áreas de interesse: comunicação, relações públicas, propaganda institucional, cooperativismo, metodologia de pesquisa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Taís Flores da Motta
Nome em citações bibliográficas
MOTTA, T. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Pró-Reitor de Administração, Unidades de Apoio.
Av. Unisinos
Cristo Rei
93022000 - São Leopoldo, RS - Brasil - Caixa-postal: 275
Telefone: (51) 35911100
Ramal: 3304
URL da Homepage: www.unisinos.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ciências da Comunicação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Provisório: NOVAS LÓGICAS DE PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA: UM OLHAR SOBRE A RECEPÇÃO DOS VÍDEOS HUMORÍSTICOS DO PORTA DOS FUNDOS,
Orientador: Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre.
Palavras-chave: Publicidade; recepção; Transmetodologia.
2009 - 2011
Mestrado em Ciências da Comunicação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Propaganda, cooperativismo e recepção,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Jiani Adriana Bonin.
Bolsista do(a): Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Palavras-chave: midiatização; recepção; cooperativismo; propaganda; filme publicitário.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Informação e comunicação.
2007 - 2008
Especialização em Curso de Especialização em Cooperativismo. (Carga Horária: 390h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: O papel da comunicação na disseminação dos valores da organização cooperativa.
Orientador: Vera Regina Schmitz.
Bolsista do(a): Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do RS, SESCOOP, Brasil.
1996 - 2003
Graduação em Relações Públicas.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: A percepção do público em relação ao processo de implantação de uma intranet.
Orientador: Hiliana Reis.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Capacitação para Professores e Tutores 2013/2. (Carga horária: 3h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Projeto Gráfico. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Gestão de Marcas. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Configuração de Equipamentos de Áudio e Vídeo. (Carga horária: 16h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Introdução ao Photoshop. (Carga horária: 12h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Flash 4.0. (Carga horária: 21h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Fundamentos de redes de comput. e redes locais. (Carga horária: 21h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Introdução ao Freehand. (Carga horária: 12h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Dreamweaver 3. (Carga horária: 21h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em HTML para iniciantes. (Carga horária: 21h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Introdução ao Corel Draw 8.0. (Carga horária: 12h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Criatividade - Um processo de Criação. (Carga horária: 40h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gestora, Carga horária: 36
Outras informações
Coordenadora da área de Eventos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora nos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda Professora na atividade acadêmica de Pesquisa Mercadológica em Publicidade e Propaganda.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Tutora EaD (8h -02/1012 >atual) Professora tutora no Curso de Graduação Relações Públicas 100% Ead Professora na atividade acadêmica de Comunicação e Gestão nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas. E da atividade acadêmica de Projeto Social, no curso de Análise de Sistemas. Professora temporária 12h -01/2012

Vínculo institucional

1998 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Funcionária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Agexcom - Agência Experimental de Comunicação Relações Públicas ? desde junho de 2004 (Principais atividades: Orientar e supervisionar equipe de estagiários de Relações Públicas na elaboração de projetos de comunicação, planejamentos, aplicação, tabulação e análise de pesquisas de opinião e mercado, organização e planejamento de eventos) Instituto de Idiomas ? UNILÍNGUAS Laboratorista ? agosto de 1998 ? junho 2004 (Atividades: Atendimento a alunos e professores em laboratório de informática. Planejamento de campanhas de comunicação interna e externa do Instituto, participação no planejamento e execução de 3 edições da Feira Salão do Intercâmbio, planejamento e coordenação de eventos culturais, participação no planejamento de 3 pesquisas de avaliação dos cursos).

Atividades

09/2011 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Mercadológica
02/2011 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitor de Administração, Unidades de Apoio.

Cargo ou função
Coordenadora da área de Eventos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS.
02/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Comunicação, .

04/2010 - 04/2010
Extensão universitária , Centro de Ciências da Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Organizadora e ministrante da Oficina de Comunicação interna e externa para empreendimentos econômicos solidários.
05/2009 - 05/2009
Extensão universitária , Centro de Ciências da Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Oficina de Pesquisa Quantitativa (Expirience - Unisinos).
12/2007 - 12/2007
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências da Comunicação, .

Serviço realizado
Jurada na banca de avaliação dos trabalhos da disciplina de estágio em Relações Públicas.
10/2006 - 11/2006
Extensão universitária , Centro de Ciências da Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Divulgação e Organização de Evento 2ª edição.
05/2006 - 06/2006
Extensão universitária , Centro de Ciências da Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Divulgação e Organização de Evento.
10/2005 - 11/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências da Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Pesquisando na Feira do Livro de Porto Alegre.
10/2004 - 10/2004
Extensão universitária , Centro de Ciências da Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
A intranet como ferramenta de Comunicação Interna nas diferentes culturas organizacionais.


Linhas de pesquisa


1.
Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
PUBLICIDADE, PROPAGANDA, ALTERIDADE E CIDADANIA: ESTRATÉGIAS TRANSMETODOLÓGICAS DE ANÁLISE DA DIVERSIDADE NOS CONTEXTOS DE MUDANÇA ECONÔMICA E SOCIAL DO BRASIL E DA ESPANHA
Descrição: O projeto de pesquisa, aprovado pelo PROGRAMA CAPES/DGPU nº 40/2014, tem como foco investigativo os sentidos construídos pela publicidade e propaganda televisivas em relação à diversidades e a alteridades socioculturais relativas a gênero, etnicidade, nacionalidade e fenótipos e as significações e apropriações realizadas por sujeitos socioculturalmente diversos, buscando pensar essa problemática na perspectiva da construção da cidadania comunicativa intercultural. A investigação se realizará em dois contextos, o espanhol e o brasileiro, que contemporaneamente passam por processos de mudanças sociomidiáticas apresentando, também, distinções em termos de configurações socioculturais. No decorrer da pesquisa pretendemos realizar um aprofundamento de perspectivas teóricas para fundamentar a investigação da referida problemática, com foco nos conceitos de publicidade e propaganda, recepção, cidadania comunicativa intercultural, diversidade cultural e alteridade. Como eixo estratégico epistemológico trabalharemos a perspectiva transmetodológica como concepção e orientação colaborativa que permita o conhecimento, intercâmbio, experimentação e confrontação de metodologias para a realização da investigação proposta. Nessa linha, pretendemos realizar experimentações metodológicas aproveitando as experiências dos grupos de pesquisa PROCESSOCOM (UNISINOS), MIGRACOM (UAB) e PRAGMA (UFRN) no desenvolvimento da pesquisa, em perspectivas transmetodológicas e multimodais. Nosso propósito é problematizar a propaganda e a publicidade brasileira e espanhola no que se refere a formas de incorporação da alteridade e da diversidade sociocultural em campanhas publicitárias audiovisuais veiculadas na TV aberta nos respectivos países. Trabalhamos com a hipótese de que imperam na propaganda e na publicidade fenótipos, estéticas, identidades e modos de ser caucasiano-ocidentais que não correspondem à diversidade social e cultural existente nos respectivos países. Entendemos a publicidade e a propaganda como elementos relevantes da institucionalização midiática, capazes de colaborar para o estabelecimento de determinada ordem social por meio da simplificação de seus significados...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Taís Flores da Motta - Integrante / Jiani Adriana Bonin - Coordenador / Nisia Martins do Rosário - Integrante / Alberto Efendy Maldonado - Integrante / Nicolás Lorite García - Integrante / Juciano de Souza Lacerda - Integrante / Marina Zoppas de Albuquerque - Integrante / Lívia Freo Saggin - Integrante / Maria Angela Pavan - Integrante / Maria do Socorro Veloso - Integrante / Lisabete Coradini - Integrante / Andres Kalikoske Teixeira - Integrante / Adriana Coca - Integrante / Lisiane Machado Aguiar - Integrante / Felipe Gué Martini - Integrante / Laura Wottrich - Integrante / Thais Costa Cardoso - Integrante / Francisco Gilberto Silva de Oliveira - Integrante / Odlinari Ramon Nascimento da Silva - Integrante / Ana Paula de Barros Ferreira - Integrante / Helio Ronyvon Gomes Rocha - Integrante.
2009 - Atual
Rede Temática Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina
Descrição: A problemática da comunicação na América Latina é uma área de investigação comum entre as instituições, investigadoras e investigadores, grupos e linhas convidadas para construir a rede temática de cooperação Comunicação, cidadania, educação e integração (REDE AMLAT). No último qüinqüênio os contatos e a cooperação acadêmica científica entre os proponentes (UNISINOS, Universidad Nacional de Córdoba, Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez Venezuela, Universidad Central del Ecuador, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Santa Catarina, IELUSC) se intensificaram mediante a participação de professores das várias instituições como docentes, conferencistas, estudantes de pós-graduação, membros de grupos de investigação e autores em periódicos das outras instituições. Na conjuntura latino-americana atual, na qual se apresentam condições favoráveis para a integração, pensamos que o trabalho cooperativo em ciência, educação e comunicação é um fator crucial para os projetos estratégicos de transformação e desenvolvimento sustentável. O objetivo do projeto é construir uma rede temática de cooperação científica/acadêmica sobre os eixos Comunicação, cidadania, educação e integração latino-americana, realizando um processo de aprofundamento metodológico e epistemológico sobre o trabalho de pesquisa e ensino que se faz nas Universidades participantes na perspectiva de integração científica e acadêmica latino-americana..A rede AMLAT busca contribuir significativamente na qualificação dos cursos de graduação, mestrado e doutorado das universidades participantes. Para isso a trajetória acadêmico-científica dos grupos, núcleos, investigadores e instituições vem sendo aproveitada e potencializada de modo a permitir o intercâmbio, a cooperação e a inserção de professores, estudantes, pesquisadores e bolsistas na realização de atividades de investigação e formação intelectual geradas pela rede AMLAT...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Taís Flores da Motta - Integrante / AGUIAR, Lisiane - Integrante / Maldonado, Alberto Efendy - Coordenador / Tabita Strassburger - Integrante / Juciano de Sousa Lacerda - Integrante / Jiani Adriana Bonin - Integrante / Carmem Virgínia Montenegro Sá Barreto - Integrante / Nisia Martins do Rosário - Integrante / María Cristina Mata - Integrante / Alberto Pereira Valarezo - Integrante / Rafael Tourinho Raymundo - Integrante / Bruno Schmidt Alencastro - Integrante / Adrián Padilla - Integrante / Julio Valdez - Integrante / Oscar Rodríguez Pérez - Integrante / Alejandrina Reyes - Integrante / María Liliana Córdoba - Integrante / Noel Padilla Fernández - Integrante / Dafne Reis Pedroso da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Supervisão e Orientação - A Rádio Web como ferramenta de relações públicas - 1º lugar- Expocom Sul, Intercom.
2010
Supervisão e orientação - 23º SET Universitário da PUCRS - Rádio Web - Frequencia RP, PUCRS.
2010
Supervisão e Orientação - A Rádio Web como ferramenta de relações públicas - 1º lugar- Expocom Nacional, Intercom.
2010
Supervisão e orientação - 23º SET Universitário da PUCRS - Campanha de Comunicação Interna - Seleção de Estagiários 2010, PUCRS.
2009
Supervisão e orientação - Projeto Institucional - Site de RP - Set Universitário, PUCRS.
2007
Supervisão e Orientação - Categoria Portfólio de Relações Públicas- 1º lugar- EXPOCOM SUL, Intercom.
2007
Supervisão e Orientação - Paredão da Comunicação - Jornal Mural - 1º lugar - EXPOCOM SUL, Intercom.
2007
Supervisão e Orientação - RP em Ação ? Organização de Eventos- 1º lugar - EXPOCOM SUL, Intercom.
2007
Supervisão e Orientação - Paredão da Comunicação - Jornal Mural - 3º lugar - EXPOCOM, Intercom.
2007
Supervisão e Orientação - RP em Ação ? Organização de Eventos- 2º lugar - EXPOCOM, Intercom.
2007
Supervisão e Orientação - Categoria Portfólio de Relações Públicas- 1º lugar - EXPOCOM, Intercom.
2006
Supervisão e Orientação - Pesquisa de Opinião - Cursos de Comunicação da Unisinos- 2º lugar- EXPOCOM, Intercom.
2006
Supervisão e Orientação - Categoria Portfólio de Relações Públicas- 2º lugar - EXPOCOM, Intercom.
2006
Supervisão e Orientação - Paredão da Comunicação - Jornal Mural - 1º lugar - EXPOCOM, Intercom.
2006
Supervisão e Orientação - Paredão da Comunicação - Jornal Mural - 1º lugar - Set Universitário, PUCRS.
2005
Supervisão e Orientação - Categoria Portfólio de Relações Públicas - 3º lugar - EXPOCOM, Intercom.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOTTA, T. F.2012MOTTA, T. F.. O contexto como reflexo da comunicação do sistema cooperativista. Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online), v. 4, p. 688-701, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, Jussana ; OSSANI, Adriane ; ESCOUTO, Lucas Rodrigues ; DURAYSKI, Juliana ; MOTTA, T. F. . Desvendando a captação de recursos para a realização de eventos. 1. ed. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2014. v. 1. 69p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOTTA, T. F.. Análisis de audiovisuales publicitarios: algunas perspectivas teórico-metodológicas. In: Jiani Adriana Bonin; Nicolás Lorite García; Alberto Efendy Maldonado. (Org.). Publicidad, propaganda y diversidades socioculturales. 1ed.Quito: CIESPAL, 2016, v. 1, p. 107-120.

2.
MOTTA, T. F.. A Pesquisa da Pesquisa como Farol de Múltiplas Problemáticas: um Relato de Experiência Coletiva. In: Adrián José Padilla Fernández; Alberto Efendy Maldonado; Norah S. Gamboa Vela. (Org.). Procesos comunicacionales, educación y ciudadanía en las luchas de los pueblos. 1ed.Caracas: Fondo Editorial CEPAP, 2015, v. 1, p. 97-106.

3.
MOTTA, T. F.; ESCOUTO, Lucas Rodrigues . O Festival de música como potencial para o desenvolvimento de ações de Marketing de Experiência. In: Motta, Taís Flores da. (Org.). Desvendando a Captação de Recursos para a Realização de Eventos. 1ed.São Leopoldo: Unisinos, 2014, v. ', p. 44-53.

4.
MOTTA, T. F.. Compreendendo e diferenciando formas de incentivo aos eventos e ações culturais, acadêmicas e sociais. In: Motta, Taís Flores da. (Org.). Desvendando a Captação de Recursos para a Realização de Eventos. 1ed.São Leopoldo: Unisinos, 2014, v. 1, p. 5-13.

5.
MOTTA, T. F.. O processo metodológico de uma pesquisa sobre a recepção dos filmes publicitários do Sicredi. In: BONIN, A. J.; MARTINS, N. R.; TORRE, A. E. M. G.. (Org.). Perspectivas metodológicas em comunicação: novos desafios na prática investigativa. 1ed.Salamanca-Sevilla: Comunicación Social, 2013, v. 1, p. 230-258.

6.
MOTTA, T. F.. El proceso metodológico de una investigación sobre la recepción de las publicidades del SICREDI. In: BONIN, A. J.; MARTINS, N. R.; TORRE, TORRE, E. M. G.. (Org.). Metodologías de investigación en comunicación: perspectivas transformadoras en la práctica investigativa. 1ed.Quito: Quipus CIESPAL, 2013, v. 1, p. 331-358.

7.
MOTTA, T. F.. Teoria e prática na área da comunicação. Relações Públicas: experiências práticas e conhecimentos teóricos. 1ed.São Leopoldo (RS): EDUNISINOS, 2013, v. 1, p. 09-15.

8.
MOTTA, T. F.. Organizações cooperativas: uma possibilidade fecunda para a atuação de relações públicas. Relações Públicas: uma carreira com diversas possibilidades. 1ed.São Leopoldo (RS): EDUNISNOS, 2013, v. 1, p. 25-34.

9.
MOTTA, T. F.. Revisitando o processo metodológico de uma pesquisa sobre a recepção dos filmes publicitários do Sicredi. In: NOVELLI, A. L.; MOURA, C. P., CURVELLO, J. J. A.. (Org.). ABRAPCORP 2013: teorias e métodos de pesquisa em comunicação organizacional e relações públicas : entre a tradição e a inovação. 1ed.EDIPUCRS: Porto Alegre (RS), 2013, v. 1, p. 668-689.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ESCOUTO, Lucas Rodrigues ; MOTTA, T. F. . Revisitando o processo metodológico de uma pesquisa sobre marketing de experiência em um festival de música.. Publi - REVISTA ACADÊMICA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNISINOS, São Leopoldo, p. 92 - 106, 01 abr. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Silvestre, Giulia Rodrigues ; MOTTA, T. F. . A publicidade no Porta dos Fundos e a cultura da convergência: relato de aproximação empírica. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicaçã, 2017, Curitiba. XL CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 40, 2017, Curitiba.. São Paulo: Intercom e ECA USP, 2017. v. 1. p. 1-11.

2.
MOTTA, T. F.. O início do percurso de uma pesquisa: entrando pela Porta do Fundos. In: III Jornada Gaúcha dos pesquisadores da recepção: Transformações epistemológicas na Recepção, 2016, São Leopoldo. Anais III Jornada Gaúcha dos Pesquisadores da recepção: transformações epistemológicas na recepção, 2016. v. 1. p. 609-621.

3.
MOTTA, T. F.. Uma reflexão sobre o fazer do pesquisador a partir da perspectiva da Transmetodologia. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2015, Joinville. Anais XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul 4 a 6 de junho de 2015. Comunicação e sociedade do Espetáculo., 2015.

4.
KIELING, P. S. S. ; MOTTA, T. F. . A Escola da Indústria Criativa da UNISINOS: uma possibilidade de formação diferenciada na área da Comunicação. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul ? Joinville -SC ? 04 a 06/06/2015, 2015, Joinville. Anais do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Comunicação e Sociedade do Espetáculo, 2015.

5.
CRISTIANETTI, J. ; MOTTA, T. F. . A Humanização Organizacional por meio da Comunicação: um estudo exploratório para identificação de indícios. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul ? Joinville - SC ? 04 a 06/06/2015, 2015, Joinville. Anais do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Comunicação e Sociedade do Espetáculo, 2015.

6.
MOTTA, T. F.; VENTURAQ, B. ; Antunes, Fernanda . O LANÇAMENTO DA ESCOLA DE HUMANIDADES DA UNISINOS: A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM UM PROJETO CENOGRÁFICO. In: EVENTOS BRASIL - 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos, 2014, São Paulo. EVENTOS BRASIL - 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos http://eventosbrasil.org.br, 2014.

7.
MOTTA, T. F.. Revisitando o processo metodológico de uma pesquisa sobre a recepção dos filmes publicitários do Sicredi. In: Congresso ABRAPCORP 2013, 2013, Brasília - DF. ABRAPCORP 2013: teorias e métodos de pesquisa em comunicação organizacional e relações públicas : entre a tradição e a inovação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. p. 668.

8.
MOTTA, T. F.. Construindo a problemática da pesquisa no encontro com o empírico. In: INTERCOM 2010 - XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caixas do Sul (RS). Anais XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul (RS): UCS, 2010. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOTTA, T. F.. O início de um percurso de pesquisa: entrando pela Porta do Fundos. In: III Jornada Gaúcha dos Pesquisadores de Recepção: transformações epistemológicas na recepção, 2016, São Leopoldo. Anais da III Jornada Gaúcha dos Pesquisadores de Recepção: transformações epistemológicas na recepção. São Leopoldo, 2016. v. 1. p. 116-117.

Apresentações de Trabalho
1.
Silvestre, Giulia Rodrigues ; MOTTA, T. F. . A publicidade no Porta dos Fundos e a cultura da convergência: relato de aproximação empírica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MOTTA, T. F.. O início de um percurso de pesquisa: entrando pela Porta dos Fundos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOTTA, T. F.. Uma reflexão sobre o fazer do pesquisador a partir da perspectiva da Transmetodologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MOTTA, T. F.; VENTURAQ, B. ; Antunes, Fernanda . O LANÇAMENTO DA ESCOLA DE HUMANIDADES DA UNISINOS: A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM UM PROJETO CENOGRÁFICO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MOTTA, T. F.. A Pesquisa da Pesquisa como Farol de Múltiplas Problemáticas: um Relato de Experiência Coletiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MOTTA, T. F.; Cavalheiro, Paula . Midiatização religiosa: O Tuíter do Papa Francisco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
MOTTA, T. F.. Revisitando o processo metodológico de uma pesquisa sobre a recepção dos filmes publicitários do Sicredi. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MOTTA, T. F.. Construindo a problemática da pesquisa no encontro com o empírico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MOTTA, T. F.. Valores e princípios do cooperativismo na construção da identidade organizacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MOTTA, T. F.. Valores e princípios do cooperativismo na construção da identidade organizacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MOTTA, T. F.. Refletindo sobre o processo metodológico da pesquisa de recepção do filme publicitário do Sicredi. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LOMANDO, Nadege ; MOTTA, T. F. ; KAFER, Stefani . Pesquisa de Perfil dos Alunos Formados em Relações Públicas. 2010.

2.
MOTTA, T. F.; LOMANDO, Nadege ; BALESTER, Letícia . Pesquisa - Cursos Extensão - Escola de Design. 2010.

3.
MOTTA, T. F.; LOMANDO, Nadege ; SCHAFER, Luciana . Pesquisa com os egressos do curso de jornalismo. 2010.

4.
MOTTA, T. F.; LOMANDO, Nadege ; MARTINS, Marina ; VAZ, Camila ; ALIATTI, Milena . Pesquisa de Comportamento com alunos de Graduação da Unisinos. 2008.

5.
MOTTA, T. F.; LOMANDO, Nadege ; ALIATTI, Milena . Pesquisa de Opinião para alteração do horário das aulas da graduação - Unisinos. 2008.

6.
MOTTA, T. F.; LOMANDO, Nadege ; VENTURAQ, B. . Pesquisa Satisfação Site Portal 3 ? Unisinos (alunos e coordenadores). 2008.

7.
MOTTA, T. F.; LOMANDO, Nadege ; ALIATTI, Milena ; ESTAGIARIA, R. T. . Pesquisa de Opinião ? Cursos de Comunicação - Unisinos (alunos). 2008.

8.
MOTTA, T. F.; LOMANDO, Nadege ; MARTINS, Marina . Pesquisa de Avaliação dos Cursos de Licenciaturas da Unisinos - professores. 2007.

9.
MOTTA, T. F.; LOMANDO, Nadege ; FLORES, Tatiane . Pesquisa de Opinião com os Alunos do Curso de Ciências Jurídicas. 2007.

10.
MOTTA, T. F.. Pesquisa de Satisfação Coopersinos. 2007.

11.
MOTTA, T. F.; LOMANDO, Nadege ; MOTTA, Priscila Floes da . Pesquisa de Mercado com Profissionais da área de Eventos. 2007.

12.
MOTTA, T. F.; NASCIMENTO, Caroline ; MÖLLER, Martina ; ROSA, Michele ; DORNELES, Valquíria ; MOTTA, Priscila Floes da . Pesquisa de Avaliação dos Cursos de Comunicação. 2006.

13.
MOTTA, T. F.; LOMANDO, Nadege ; NASCIMENTO, Caroline . Pesquisa de Avaliação dos Cursos de Licenciaturas da Unisinos - alunos. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
MOTTA, T. F.. Oficina de Comunicação interna e externa para empreendimentos econômicos solidários. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MOTTA, T. F.. Oficina de Comunicação interna e externa para empreendimentos econômicos solidários. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MOTTA, T. F.. Oficina de Pesquisa Quantitativa (Expirience - Unisinos). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MOTTA, T. F.. Oficina - Divulgação e Organização de Evento. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MOTTA, T. F.. Oficina - Divulgação e Organização de Evento. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MOTTA, T. F.. Oficina - Divulgação e Organização de Evento 2ª edição. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MOTTA, T. F.. Oficina - Divulgação e Organização de Evento 2ª edição. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MOTTA, T. F.. Pesquisando na Feira do Livro de Porto Alegre. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MOTTA, T. F.. Pesquisando na Feira do Livro de Porto Alegre. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MOTTA, T. F.. A intranet como ferramenta de Comunicação Interna nas diferentes culturas organizacionais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MOTTA, T. F.. A intranet como Ferramenta de Comunicação Interna nas Diferentes Culturas Organizacionais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOTTA, T. F.; Trein, Sergio Roberto; Thiemi, ROBERT. Participação em banca de Katharina Barkmeyer.O filme publicitário: "Xuxa e o baixinho que sumiu" da série Stranger Things e a construção de sentidos dos sujeitos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
Rosa, Ana Paula da; BERTONI, A. S.; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Lucas Morellato Rizzardo.Publicitário: agente social ou mercadológico? O uso da publicidade como ferramenta de impacto social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
Trein, Sergio Roberto; DELLAZZANA, A. L.; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Quenani Oliveira Leal.A fé e a sociedade de consumo: Uma análise da campanha "Eu sou a universal" da IURD. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

4.
MOTTA, T. F.; Lomando, Nadege Gonçalves; Rosa, Ana Paula da. Participação em banca de Sara Erhart Mazuco.A imagem de uma cooperativa de saúde a partir da relação médico paciente: O caso da Unimed Vale dos Sinos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

5.
BERTONI, A. S.; MOTTA, T. F.; RECKZIEGEL, J. L. C.. Participação em banca de Tamara Klein Stucky.O desenvolvimento dos desfiles de moda no Brasil para o formato See now, buy now. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

6.
RECKZIEGEL, J. L. C.; MOTTA, T. F.; DELLAZZANA, A. L.. Participação em banca de Valéria Silva de Vasconcellos.Ladurée uma experiência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

7.
Lomando, Nadege Gonçalves; Rosa, Ana Paula da; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Vanessa de Menezes Ferrão.Plataformas online que modificam as rotinas das assessorias e a distribuição de releases. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

8.
BERTONI, A. S.; MOTTA, T. F.; Cardoso, V.S.. Participação em banca de CAROLINA POLICARPO QUIRINO.O marketing de causas na categoria creative effectiveness do festival de cannes: um olhar sobre a campanha Real Beleza, da marca Dove.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

9.
PAZ, Helio; CAON, G.; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Isnei José Kliemann Júnior.The global goals no Porta dos Fundos: entendendo a sua relação com o Marketing Social, Marketing para Causas Sociais e Responsabilidade Social Empresarial.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

10.
BERTONI, A. S.; SUPERTI, Amanda H.; MOTTA, T. F.. Participação em banca de KATERINE SCHOLLES.Os bastidores do São Paulo fashion week: um etudo sobre a organização e patrocínio de um evento de moda no Brasil.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

11.
IWANCOW, A. E.; MOTTA, T. F.; d'Ávila, Lauro Antônio Lacerda. Participação em banca de MacArthur Gomes Lara.Cultura organizacional como fontes de vantagem competitiva: um estudo de caso sobre a Starbucks Coffee.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

12.
GONÇALVES, Gabriela; MOTTA, T. F.; d'Ávila, Lauro Antônio Lacerda. Participação em banca de Michelle Lopes de Carvalho.O uso do marketing relacionado a causas: uma parceria entre a Havaianas e o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

13.
Lomando, Nadege Gonçalves; Rosa, Ana Paula da; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Monique Reis de Matos.Os públicos das organizações sem fins lucrativos que se manifestam no facebook e as terminologias fã organizacional e usuário-mídia: Associação 101 Viralatas.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

14.
MOTTA, T. F.; Révillion, Anya; Molina, Marcia. Participação em banca de Umberto Gruber Gehlen.A EXPERIÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO: ITAÚ E AS BICICLETAS QUE MUDAM O MUNDO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

15.
MOTTA, T. F.; Lomando, Nadege Gonçalves; Rosa, Ana Paula da. Participação em banca de Débora Moreira de Andrade.Um estudo sobre a comunicação nos processos de mobilização a partir da formação da rede de movimento social ocorrida durante a greve de 2015 no INSS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

16.
MOTTA, T. F.; Révillion, Anya; IWANCOW, A. E.. Participação em banca de Maria Eduarda Neumann.O universo infantil do Vale do Paranhana: uma pesquisa sobre a compreensão das ações de comunicação e marketing. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

17.
Espindola, Poliane Merie; GONÇALVES, Gabriela; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Talita Santana Fracalossi.#sóquemvaisabe? Os usos que um evento pode fazer do facebook: Planeta Atlântida 2015. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

18.
MOTTA, T. F.; Lomando, Nadege Gonçalves; Rosa, Ana Paula da. Participação em banca de Jade Cristianetti.A Humanização Organizacional por meio da Comunicação: uma reflexão em torno da experiência da RedeHost Computadores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

19.
Carvalho, Cintia da Silva; Ruschel, Magda Rosí; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Jacqueline Gomes Morel.A influência da marca pessoal na carreira de líderes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

20.
MOTTA, T. F.; Espindola, Poliane Merie; ROSA, L.. Participação em banca de Marluce Oliveira de Bem.A tecnologia e sua valoração: como se estabelece a mudança de cultura de uma organização a partir da apropriação de técnicas comunicacionais pós-massivas?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

21.
Lomando, Nadege Gonçalves; Rosa, Ana Paula da; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Carolina Monteiro Volpatto.A comunicação e a captação de recursos em instiuição filantrópica: um estudo de caso sobre a Casa do Menino Jesus de Praga.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

22.
Lomando, Nadege Gonçalves; Rosa, Ana Paula da; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Cristiane Mirian Kasper.Os fatores de formação da reputação das organizações: estudo da pesquisa Brasil Reputation Pulse 2014.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

23.
MOTTA, T. F.; Espindola, Poliane Merie; BONIN, J. A.. Participação em banca de Evlyn Louise Zilch.Os sentidos ofertados pelos filmes publicitários do Pão de Açúcar e a produção de sentido dos receptores: Um estudo de recepção da campanha 'Pra ser Feliz'.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

24.
BONIN, J. A.; Espindola, Poliane Merie; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Mariana Mattos Paim Ferreira.Os sentidos de religião ofertados e a produção de sentido dos receptores: uma análise da fanpage oficial da IECLB no facebook.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

25.
MOTTA, T. F.; Espindola, Poliane Merie; Ruschel, Magda Rosí. Participação em banca de Israel Silveira Rocha.O tempo e o Vento: o reconhecimento da Cultura Gaúcha expressa pelas personagens e os cenários promovidos pelo autor da obra.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

26.
BONIN, J. A.; Trein, Sergio Roberto; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Taísa Sabei.Cartazes do festiqueijo e suas soberanas: um estudo sobre a produção de sentido do receptor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

27.
MOTTA, T. F.; RECKZIEGEL, J. L. C.; DELLAZZANA, A. L.. Participação em banca de Raquel Mazuco München.Comparativo de posicionamento de duas brigaderias no facebook: Maria Brigadeiro e Carolina Sales. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

28.
GONÇALVES, Gabriela; BERTONI, A. S.; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Fernanda De Pietro Antunes.A cultura regional nas micaretas brasileiras: estudo comparativo do folianópolis e da micareta de feira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

29.
Carvalho, Cintia da Silva; Lomando, Nadege Gonçalves; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Patrícia Streit Mendel.O uso de Storytelling como estratégia de comunicação organizacional: um estudo do vídeo institucional da Petrobras O que inspira você? I Paulo Tibana #meinspira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

30.
LOMANDO, Nadege; Guimarães, Ana Maria de Mattos; MOTTA, T. F.. Participação em banca de PRISCILA SOARES SIQUEIRA KIELING.A ESCOLA DA INDÚSTRIA CRIATIVA DA UNISINOS: uma nova possibilidade de formação para Relações Públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

31.
GONÇALVES, Gabriela; LOMANDO, Nadege; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Laura Galli.A PERCEPÇÃO DO TURISTA SOBRE A COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE GRAMADO: UMA REFLEXÃO SOBRE A ESTRATÉGIA CHAMADA NATAL LUZ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

32.
LOMANDO, Nadege; GONÇALVES, Gabriela; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Romeu Alves da Rosa.A construção da imagem institucional de uma empresa esportiva por meio de patrocínios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

33.
MOTTA, T. F.; GONÇALVES, Gabriela; LOMANDO, Nadege. Participação em banca de LILIANE GRAZIELE COSTA.UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A RECEPÇÃO DOS FILMES PUBLICITÁRIOS DA CAMPANHA EVIAN BABY&ME. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

34.
Espindola, Poliane Merie; Rosa, Ana Paula da; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Débora Moschen Portz.A importância das relações públicas internacionais e da interculturalidade na comunicação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

35.
Trein, Sergio Roberto; Rohden, Simoni Fernanda; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Kleber Augusto Becker.Teste para cardiaco: Um jogo entre Patrocínio Esportivo, marcas e Emoção no Esporte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

36.
Trein, Sergio Roberto; Ruschel, Magda Rosí; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Cássio Selois Esteves.A construção de um império africanista no Rio Grande do Sul através da comunicação social: um estudo de caso sobre o Ilê Oxum Docô. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

37.
Trein, Sergio Roberto; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Amanda Gerhard Mallet.Ações de Marketing e relacionamento da distribuidora Agrocult com seus representantes na venda do produto Cycloar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

38.
MOTTA, T. F.. Participação em banca de Pedro Lopes Romero.Alexandre Ribas: Empreendendo a comunicação em Jaguarão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

39.
Lomando, Nadege Gonçalves; GONÇALVES, Gabriela; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Cristiane Regina Pasquali da Costa Conceição.O papel do Mestre de Cerimônias em Eventos Públicos: uma reflexão do trabalho dos mestres de cerimônias dos poderes executivo, legislativo e judiciário e do ministério público do estado do RS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

40.
Lomando, Nadege Gonçalves; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Caren Paula Dutra Mattos.Comunicação Interna como fator determinante na motivação: um estudo de caso da empresa Brado SA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

41.
MOTTA, T. F.. Participação em banca de Paula de Oliveira Pitana.Novo posicionamento de comunicação Carrefour: um estudo de recepção com o consumidor de Porto Alegre. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

42.
MOTTA, T. F.; BONIN, J. A.; Espindola, Poliane Merie. Participação em banca de Paula Ferreira Cavalheiro.Midiatização e recepção religiosa: O Twitter do Papa Francisco. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

43.
MOTTA, T. F.. Participação em banca de Camila Longaray Alencastro.A Comunicação Interna no Contexto de Mudança de Cultura Organizacional: o Caso SENAC Passo dareia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

44.
MOTTA, T. F.. Participação em banca de Daniela Cristina Felix de Mello.O Programa de Relacionamento com o Formando da Unisinos: a percepção dos formandos em relação aos projetos que o compõem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

45.
MOTTA, T. F.; LUZ, L.. Participação em banca de Luiza Hansen.Comunicação e Educação como estratégia para a consolidação dos princípios do cooperativismo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

46.
MOTTA, T. F.; GONÇALVES, Gabriela; Vargas, Vera. Participação em banca de Mariana Schmidt da Silveira.A influência de mídias sociais na organização das celebrações de casamento: uma análise da fanpage e do blog Vestida de noiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

47.
Trein, Sergio Roberto; MOTTA, T. F.; CAON, G.. Participação em banca de Lucas Rodrigues Escouto.MARKETING DE EXPERIÊNCIA E FESTIVAIS DE MÚSICA: A ANÁLISE DE UMA AÇÃO DE MARKETING PROMOVIDA PELA HEINEKEN NO LOLLAPALOOZA BRASIL 2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

48.
MOTTA, T. F.. Participação em banca de Riciele da Cunha Garcia.A comunicação do sistema de cooperativismo. Estudo de caso: Cooperativa Unimed Vale dos Sinos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

49.
GONÇALVES, Gabriela; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Vanessa Cunha Santos.Complexo Cultural Theatro São Pedro: um olhar da comunicação mercadológica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

50.
MOTTA, T. F.; Espindola, Poliane Merie. Participação em banca de Camila Mengue Luz.A influência das diferenças culturais na comunicação internacional sob a ótica de relações públicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

51.
Lomando, Nadege Gonçalves; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Cássia Colombo Gribler.A importância da versão oficial das organizações no enfrentamento de crises de imagem: a operação Leite Conpen$ado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

52.
MOTTA, T. F.. Participação em banca de Micheli Andreis Coelho.Identidade Organizacional a partir de princípios organizacionais de uma empresa: a percepção através da Fanpage da Chocolates Brasil Cacau. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

53.
Trein, Sergio Roberto; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Jossana Brietzke Nilson.Cultura Organizacional e atendimento publicitário: a relação da cultura organizacional da agência Engenho de Ideais com o processo de atendimento publicitário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

54.
MOTTA, T. F.. Participação em banca de Nathalia Sarmento de Barros Falcão.Comunicação Integrada em uma empresa familiar: Comercial Arena Alimentos LTDA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

55.
MOTTA, T. F.. Participação em banca de Thiago Silva de Souza.O treinamento de porta-vozes das organizações com o advento das redes sociais virtuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

56.
HIWATASHI, Erica; PILZ, L. A.; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Marcia Vargas Rodrigues.A consciência dos profissionais de relações públicas em formação sobre questões sociais e étnicas nas organizações em que atuarão: o caso da questão indígena no curso de Relações Públicas da Unisinos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

57.
GONÇALVES, Gabriela; d'Ávila, Lauro Antônio Lacerda; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Tamara Nonnenmacher.Vinculação de marcas para a consolidação da imagem institucional: um estudo de caso sobre a Unisinos e a Companhia de Jesus. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

58.
d'Ávila, Lauro Antônio Lacerda; GONÇALVES, Gabriela; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Bárbara Fernanda Barbieri.Associação e percepção da marca: Massey Ferguson em 50 anos no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

59.
GONÇALVES, Gabriela; HIWATASHI, Erica; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Gabriela Calgarôto.O posicionamento estratégico da atividade de relações públicas nas organizações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

60.
PARADA, Augusto; LOMANDO, Nadege; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Guilherme Veit.O entendimento das vulnerabilidades na prevenção das crises de imagem organizacional dos pequenos empresários de São Leopoldo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

61.
LOMANDO, Nadege; MARTINS, D.; MOTTA, T. F.. Participação em banca de Priscila Miranda.A relação da identidade e da imagem de uma organização na percepção do cliente de uma agência de viagens: Nostra Serra Agência de Viagens e Turismo Ltda.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

62.
MOTTA, T. F.. Participação em banca de Amanda de Oliveira Fraga.A atividade de Relações Públicas como Ferramenta na Construção de uma Ouvidoria Organizacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

63.
MOTTA, T. F.; GONÇALVES, Gabriela; BORBA, S. M. C.. Participação em banca de LARA CERULLO OLIVEIRA.O evento como instrumento de comunicação no relacionamento organizacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

64.
LOMANDO, Nadege; HIWATASHI, Erica; MOTTA, T. F.. Participação em banca de RENATA VERBIST.A procura pelo curso superior de relações públicas em relação às oportunidades de trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

65.
GONÇALVES, Gabriela; MOTTA, T. F.; PARADA, Augusto. Participação em banca de LOURDES CLEDI DE ANDRADE RODRIGUES.A contribuição do marketing de relacionamento e das relações públicas no processo de fidelização de clientes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

66.
MOTTA, T. F.; Schmitz, Vera Regina; d'Ávila, Lauro Antônio Lacerda. Participação em banca de Ana Paula Flores.Relações Públicas e Cooperativismo: o desafio da casa cooperativa de Nova Petrópolis na construção da identidade da comunidade de Nova Petrópolis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

67.
MOTTA, T. F.; d'Ávila, Lauro Antônio Lacerda; Schmitz, Vera Regina. Participação em banca de Caroline de Avila Nascimento.Comunicação interna e inclusão de deficientes auditivos: O caso General Motors do Brasil - Fábrica Gravataí. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

68.
MOTTA, T. F.; d'Ávila, Lauro Antônio Lacerda; Schmitz, Vera Regina. Participação em banca de Letícia Balester.Economia solidária e comunicação pública: processos convergentes no estudo de caso da Cooperativa Central Justa Trama. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

69.
MOTTA, T. F.; Lomando, Nadege Gonçalves. Participação em banca de Renata Brill Thum.Redes Sociais Virtuais como Propulsoras de Crises de Imagem Organizacional: o Caso Meu Carro Falha. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

70.
MOTTA, T. F.. Participação em banca de Kamila Kaiser Azevedo.Eventos de Reconhecimento na Formação da Imagem Organizacional: o caso ADVB/RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

71.
MOTTA, T. F.. Participação em banca de Daniela dos Santos Canova.Comunicação Interna e Liderança: o Papel do Líder no Desenvolvimento da Comunicação Interna Organizacional da empresa Makena Ltda.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

72.
MOTTA, T. F.. Participação em banca de Eliza Corneli Ciarelli.Novos Horizontes da Comunicação. As Relações Públicas Internacionais e a Influência da Cultura nas Organizações Multinacionais. Estudo de caso de uma Multinacional Holandesa no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

73.
MOTTA, T. F.. Participação em banca de Paula Galvani da Cunha Lopes.Os Instrumentos de Comunicação Utilizados em Empresa Familiar. Um olhar de Relações Públicas sobre os Instrumentos Comunicacionais da Empresa Equipe Engenharia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MOTTA, T. F.. Jurada na banca de avaliação dos trabalhos da disciplina de estágio em Relações Públicas. 2007. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A publicidade no Porta dos Fundos e a cultura da convergência: relato de aproximação empírica. 2017. (Congresso).

2.
III Jornada Gaúcha de pesquisadores da Recepção: transformações.GT de recepção em publicidade. 2016. (Outra).

3.
III Jornada Gaúcha de pesquisadores da Recepção: transformações epistemológicas na recepção.O início de um percurso de pesquisa: entrando pela Porta dos Fundos. 2016. (Outra).

4.
XVI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL. Uma reflexão sobre o fazer do pesquisador a partir da perspectiva da Transmetodologia. 2015. (Congresso).

5.
EVENTOS BRASIL - 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos. O LANÇAMENTO DA ESCOLA DE HUMANIDADES DA UNISINOS: A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM UM PROJETO CENOGRÁFICO. 2014. (Congresso).

6.
XIV Simpósio Internacional IHU - Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedade. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea.Midiatização religiosa: o tuítter do Papa Francisco. 2014. (Simpósio).

7.
Congresso ABRAPCORP 2013. Revisitando o processo metodológico de uma pesquisa sobre a recepção dos filmes publicitários do Sicredi. 2013. (Congresso).

8.
VI Seminário de Metodologias Transformadoras.O papel da pesquisa exploratória na construção do problema de pesquisa: revisitando os caminhos trilhados. 2012. (Seminário).

9.
Gestão de Serviços - Módulo 3. 2011. (Seminário).

10.
Seminário Gestão de Serviços - módulo 2. 2011. (Seminário).

11.
V Seminário de Metodologias Transformadoras.A pesquisa de recepção dos filmes publicitários do Sicredi - Caminhos e decisões metodológicas. 2011. (Seminário).

12.
12º Encontro dos Profissionais de Comunicação de Cooperativas de Minas Gerais.Valores e Princípios do Cooperativismo na Construção da Identidade Organizacional. 2010. (Encontro).

13.
Curso de Pós Graduação em Cooperativismo.Valores e Princípios do Cooperativismo na Construção da Identidade Organizacional. 2010. (Outra).

14.
II Encontro discente da Rede AMLAT.Refletindo sobre o processo metodológico da pesquisa de recepção do filme publicitário do Sicredi. 2010. (Encontro).

15.
INTERCOM 2010 - XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Construindo a problemática da pesquisa no encontro com o empírico. 2010. (Congresso).

16.
Maximidia Sat Porto Alegre 2010. 2010. (Seminário).

17.
INTERCOM 2009 - XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2009. (Congresso).

18.
I Encontro Brasileiro sobre Pesquisa e Análise de Dados Quantitativos e Qualitativos. 2008. (Encontro).

19.
2° Seminário de Pesquisa do Gupo CEPOS. 2007. (Seminário).

20.
22° Congresso Nacional de Empresas e Profissionais de Eventos. 2005. (Congresso).

21.
II Fórum de Empreendedorismo - a prática da liderança. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BONIN, J. A. ; Alberto Efendy Maldonado Gomez de la Torre ; VALAREZO, A. P. ; ALBUQUERQUE, Marina Zoppas ; SAGGIN, Lívia Freo ; STRASSBURGER, T. ; MOTTA, T. F. . III Jornada Gaúcha de pesquisadores da Recepção: transformações epistemológicas na recepção. 2016. (Outro).

2.
MOTTA, T. F.; GONÇALVES, Gabriela ; Borba, Gustavo ; Palmitessa, Giulio . O TEDxUnisinos - Protagonistas da cultura do nosso tempo. 2016. (Outro).

3.
MOTTA, T. F.; Borba, Gustavo ; GONÇALVES, Gabriela ; VENTURAQ, B. . TEDx Unisinos: Inovação na Educação. 2014. (Outro).

4.
MOTTA, T. F.. TEDx Unisinos - Inovação na Educação. 2012. (Outro).

5.
MOTTA, T. F.. II Fórum Brasil Coréia. 2012. (Outro).

6.
MOTTA, T. F.. VI Seminário de Metodologias Transformadoras. 2012. (Outro).

7.
Borba, Gustavo ; Fischer, Gustavo ; Bittencourt, Daniel ; Palmitessa, Giulio ; Alves, Silvio ; Janner, Josiane ; VARGAS, Greyce ; MOTTA, T. F. . TEDx Unisinos - Inovação na Educação. 2011. (Outro).

8.
MALDONADO, Alberto Efendy ; BONIN, J. A. ; ROSARIO, N. M. ; MOTTA, T. F. . V Seminário de Metodologias Transformadoras. 2011. (Outro).

9.
Lisiane Aguiar ; Alberto Efendy Maldonado Gomez de la Torre ; MOTTA, T. F. . II Encontro discente da Rede Amlat. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
UMBERTO GRUBER GEHLEN. MARKETING DE EXPERIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO Itaú e as bicicletas que mudam o mundo. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Giulia Rodrigues Silvestre. A LUTA DAS MULHERES NAS REDES SOCIAIS: Estudo sobre as produções de sentido no movimento feminista #EstuproNãoÉCulpaDaVítima. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

2.
Katharina Barkmeyer. O filme publicitário: "Xuxa e o baixinho que sumiu" da série Stranger Things e a construção de sentidos dos sujeitos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

3.
CAROLINA POLICARPO QUIRINO. O marketing de causas na categoria creative effectiveness do festival de cannes: um olhar sobre a campanha Real Beleza, da marca Dove.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

4.
Isnei José Kliemann Júnior. The global goals no Porta dos Fundos: entendendo a sua relação com o Marketing Social, Marketing para Causas Sociais e Responsabilidade Social Empresarial.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

5.
KATERINE SCHOLLES. Os bastidores do São Paulo fashion week: um etudo sobre a organização e patrocínio de um evento de moda no Brasil.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

6.
Umberto Gruber Gehlen. A EXPERIÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO: ITAÚ E AS BICICLETAS QUE MUDAM O MUNDO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

7.
Talita Santana Fracalossi. #sóquemvaisabe? Os usos que um evento pode fazer do facebook: Planeta Atlântida 2015. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

8.
Jade Cristianetti. A humanização organizacional por meio da comunicação: uma reflexão em torno da experiência da RedeHost Internet. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

9.
Evlyn Louise Zilch. Os sentidos ofertados pelos filmes publicitários do Pão de Açúcar e a produção de sentido dos receptores: Um estudo de recepção da campanha 'Pra ser Feliz'.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

10.
Mariana Mattos Paim Ferreira. Os sentidos de religião ofertados e a produção de sentido dos receptores: uma análise da fanpage oficial da IECLB no facebook.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

11.
Taísa Sabei. Cartazes do festiqueijo e suas soberanas: um estudo sobre a produção de sentido do receptor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

12.
Raquel Mazuco München. Comparativo de posicionamento de duas brigaderias no facebook: Maria Brigadeiro e Carolina Sales. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

13.
Fernanda De Pietro Antunes. A cultura regional nas micaretas brasileiras: estudo comparativo do folianópolis e da micareta de feira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

14.
LILIANE GRAZIELE COSTA. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A RECEPÇÃO DOS FILMES PUBLICITÁRIOS DA CAMPANHA EVIAN BABY&ME. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

15.
Laura Galli. A PERCEPÇÃO DO TURISTA SOBRE A COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE GRAMADO: UMA REFLEXÃO SOBRE A ESTRATÉGIA CHAMADA NATAL LUZ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

16.
PRISCILA SOARES SIQUEIRA KIELING. A ESCOLA DA INDÚSTRIA CRIATIVA DA UNISINOS: uma nova possibilidade de formação para Relações Públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

17.
Caren Paula Dutra Mattos. Comunicação Interna como fator determinante na motivação: um estudo de caso da empresa Brado SA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

18.
Paula de Oliveira Pitana. Novo posicionamento de comunicação Carrefour: um estudo de recepção com o consumidor de Porto Alegre. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

19.
Paula Ferreira Cavalheiro. Midiatização e recepção religiosa: O Twitter do Papa Francisco. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

20.
Amanda Gerhard Mallet. Ações de Marketing e relacionamento da distribuidora Agrocult com seus representantes na venda do produto Cycloar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

21.
LUCAS RODRIGUES ESCOUTO. MARKETING DE EXPERIÊNCIA E FESTIVAIS DE MÚSICA: A ANÁLISE DE UMA AÇÃO DE MARKETING PROMOVIDA PELA HEINEKEN NO LOLLAPALOOZA BRASIL 2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

22.
LUIZA HANSEN. COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

23.
Daniela Cristina Felix de Mello. O Programa de Relacionamento com o Formando da Unisinos: a percepção dos formandos em relação aos projetos que o compõem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

24.
Jossana Brietzke Nilson. Cultura Organizacional e atendimento publicitário: a relação da cultura organizacional da agência Engenho de Ideais com o processo de atendimento publicitário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.

25.
Nathalia Sarmento de Barros Falcão. Comunicação Integrada em uma empresa familiar: Comercial Arena Alimentos LTDA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Taís Flores da Motta.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BONIN, J. A. ; Alberto Efendy Maldonado Gomez de la Torre ; VALAREZO, A. P. ; ALBUQUERQUE, Marina Zoppas ; SAGGIN, Lívia Freo ; STRASSBURGER, T. ; MOTTA, T. F. . III Jornada Gaúcha de pesquisadores da Recepção: transformações epistemológicas na recepção. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 20:53:21