Aline de Araujo Torres Gabriel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6221632329796871
  • Última atualização do currículo em 06/03/2018


Bacharela e licenciada em Letras na habilitação Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui especialização na área de espanhol para leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestranda em letras neolatinas pela UFRJ, dedica-se à área de prosódia,centrando-se nos estudos dos enunciados interrogativos parciais do espanhol do México.Tem experiência na educação básica, cursos de idioma e cursos pré- vestibulares.Atuou como monitora de espanhol no CLAC (curso de línguas aberto à comunidade) da UFRJ entre os anos de 2011 e 2013. Foi tutora de espanhol no projeto Pré-vestibular social da Fundação CECIERJ atuando na educação à distância de espanhol como língua estrangeira entre os anos de 2013 e 2017.Ministrou aulas como professora substituta de língua espanhola no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp- UERJ) e UERJ no ano de 2017. atualmente exerce a função de professora substituta do Colégio de aplicação da UFRJ.Atua também como professora de língua portuguesa na educação básica de outras instituições de ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline de Araujo Torres Gabriel
Nome em citações bibliográficas
GABRIEL, A. A. T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Av.Brigadeiro Trompovisky s/n
Ilha do Fundão
21043500 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 31050242


Formação acadêmica/titulação


2015
Mestrado em andamento em Letras Neolatinas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Orientador: Leticia Rebollo Couto.
2015 - 2017
Especialização em Espanhol para leitura. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Análise do uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos Cercanía Joven e Enlaces: Español para jóvenes brasileños.
Orientador: Elda Firmo Braga.
2007 - 2011
Graduação em Letras - Português e Espanhol.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Elaboração de questões em espanhol como língua estrangeira. (Carga horária: 2h).
Pré Vestibular Social- Fundação CEDERJ/CECIERJ, PVS, Brasil.
2014 - 2014
Contato histórico do espanhol com o português na América. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2014
Análisis melódico del habla: enseñanza y aprendizaje de la entonación. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2014
Noções básicas de legemdagem. (Carga horária: 1h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2014 - 2014
I Fórum de estudos linguísticos Consuelo Alfaro Lagorio. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2014
Interfaces entre prática e reflexão numa introdução à tradução esp/port.. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2014
I |Encontro de tradução de espanhol. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2013
Licenciatura em letras Português- Espanhol. (Carga horária: 300h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em "Escritores no exílio - Literatura da pós-guerra espanhola". (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em "Olhar sobre a poesia espanhola e seus poetas II". (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Espanhol coloquial:elementos parta la intensificación y la atenuación. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio de aplicação da UFRJ, CAP UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: professora de espanhol, Carga horária: 20


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora de espanhol, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas ministradas: Produção de materiais didáticos para o ensino de espanhol como língua estrangeira Estágio supervisionado de espanhol II Espanhol I Espanhol II


Instituto Fernando Rodrigues da Silveira, CAP-UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas ministradas: Espanhol I Espanhol II


Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 4


Pré Vestibular Social- Fundação CEDERJ/CECIERJ, PVS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de espanhol, Carga horária: 20


Cursos de línguas abertos à comunidade da UFRJ, CLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20


Colégio ESC- Educação, sociabilização e cultura, ESC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4


Colégio Guido de Fontgalland, ---, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8


Projeto Conexões de Saberes da UFRJ, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20


Curso pré-Universitário de Nova Iguaçu, CPU- NI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20


Curso de idiomas Yes, YES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora de Ensino, Carga horária: 5


Curso de idiomas CNA, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora de Ensino, Carga horária: 5



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LETRAS - ESPANHOL.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Aprovada em 1º lugar no concurso para professora substituta de espanhol, Colégio de aplicação da UFRJ.
2016
Aprovada em processo seletivo para professora de espanhol, FME, niterói.
2016
Aprovada em 3º lugar no concurso público para professora de espanhol, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira- CAp UERJ.
2016
Aprovada em concurso público para professor de Espanhol, Prefeitura de Mesquita.
2016
Aprovada em concurso público para professor de Espanhol, Prefeitura de Niterói- FME.
2016
Aprovada em concurso público para professor de Espanhol, Prefeitura de Resende.
2013
Aprovada no concurso para Professor de língua Portuguesa, Estado do RJ,METROIII.
2012
Aprovada em 1° lugar no concurso para Professor I de língua espanhola, Prefeitura do RJ, SME 4ª CRE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GABRIEL, A. A. T.2016GABRIEL, A. A. T.; PEREIRA, T. V. R. . As histórias em quadrinhos nos livros didáticos de E/LE: uma análise do uso de HQs nos livros didáticos 'Cercanía Joven' e 'Enlaces - español para jóvenes brasileños'. CADERNOS NEOLATINOS (UFRJ), v. 1, p. 115-127, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GABRIEL, A. A. T.. ESTUDO ENTONACIONAL DE PERGUNTAS PARCIAIS COM PRONOME INTERROGATIVO ?QUÉ? EM CONVERSAS TELEFÔNICAS NA VARIEDADE MEXICANA. In: XVI colóquio da pós graduação em letras neolatinas, 2016, Rio de Janeiro. ANAIS DO XVI COLÓQUIO DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM LETRAS NEOLATINAS. Rio de Janeiro: UFRJ, 2016. v. 1. p. 19-32.

Apresentações de Trabalho
1.
GABRIEL, A. A. T.; GUIMARAES, D. P. ; FERNANDES, C. S. . Formas de tratamento nominais em conversas telefônicas: estudo prosódico comparado no espanhol do México e da Espanha. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GABRIEL, A. A. T.; PEREIRA, T. V. R. . 'Análise do uso de HQs nos livros didáticos Cercanía Joven e Enlaces: Español para jóvenes brasileños'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GABRIEL, A. A. T.. Estudo entonacional de perguntas parciais com pronome interrogativo ?qué? em conversas telefônicas na variedade mexicana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GABRIEL, A. A. T.; PEREIRA, T. V. R. . As histórias em quadrinhos nos livros didáticos 'Cercanía Joven' e 'Enlaces'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PINTO, M. S. ; GABRIEL, A. A. T. ; GUIMARAES, D. P. ; FERNANDES, C. S. . Prosódia dos enunciados interrogativos e assertivos nas variantes do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GABRIEL, A. A. T.; GUIMARAES, D. P. . Entoação de frases declarativas e interrogativas no falar fluminense e catarinense - Projeto AMPER RIO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GABRIEL, A. A. T.. Estudo de enunciados interrogativos (perguntas parciais) em conversas telefônicas na variedade mexicana.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GABRIEL, A. A. T.. Análise conversacional e entonacional das formas de tratamento nominais e seus intensificadores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GABRIEL, A. A. T.; FERNANDES, C. S. ; GUIMARAES, D. P. . Entoação de frases declarativas e interrogativas no falar fluminense e catarinense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Couto, L.R.; Dionisio, N.S; GABRIEL, A. A. T.. Processo seletivo de tutores do Pré-vestibular Social da Fundação CECIERJ. 2018. Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III CIPLOM- Congresso internacional de professores de línguas Oficiais d do MERCOSUL. Análise do uso de HQs nos livros didáticos Cercanía Joven e Enlaces: español para jóvenes brasileños.. 2016. (Congresso).

2.
III ENEALL- Encontro de ensino e aprendizagem em línguas e literaturas.. As histórias em quadrinhos nos livros didáticos "Cercanía Joven" e "Enlaces".. 2016. (Congresso).

3.
XVI Colóquio de pós-graduação e pesquisa em letras neolatinas.Estudo entonacional de perguntas parciais com pronome interrogativo "qué" em conversas telefônicas na variedade mexicana.. 2016. (Encontro).

4.
Análisis melódico del habla: enseñanza y aprendizaje de la entonación. 2014. (Simpósio).

5.
I Fórum de Estudos Linguísticos Consuelo Alfaro Lagorio. 2014. (Simpósio).

6.
Interfaces entre prática e reflexão numa introdução à tradução do espanhol para o português. 2014. (Simpósio).

7.
Contato histórico do espanhol com o português na América: O caso da fronteira uruguaio-brasileira no século XIX. 2013. (Outra).

8.
Feira Cultural CLAC 2013. Quien canta a sus males espanta. 2013. (Feira).

9.
I Encontro de Tradução de Espanhol. 2013. (Encontro).

10.
Noções básicas de legendagem. 2013. (Encontro).

11.
(CEFET/ RJ)Cineclube-clip:Cineclube na escola- espaço de criação, espaço de resistência.. 2012. (Oficina).

12.
(CEFET / RJ)Cineclube-clip:Da idealização à concepção de vídeos produzidos por alunos na sala de aula de E/LE.. 2012. (Oficina).

13.
Feira CLAC 2012. Un viaje por Perú. 2012. (Feira).

14.
I conversas em Prática. 2012. (Encontro).

15.
I seminário do GIEL (Grupo Interinstitucional de estudos de linguagens:usos, contatos e fronteirasnfs..Entoação de frases declarativas e interrogativas no falar fluminense e catarinense - Projeto AMPER RIO. 2012. (Seminário).

16.
I Seminário Escrita Docente e Discente. 2012. (Seminário).

17.
X Fórum CLAC- O Aspecto Processual da linguagem. 2012. (Seminário).

18.
XII Collóquio de pós-graduação e pesquisa em letras neolatinas.Análise conversacional e entonacional das formas de Tratamento Nominais e seus intensificadores. 2012. (Outra).

19.
XXXIV Joranada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural.Estudo de enunciados Interrogativos (perguntas parciais) em conversas telefônicas na variedade mexicana. 2012. (Outra).

20.
XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e cultural.Entoação de frases declarativas e interrogativas no falar fluminense e catarinense. 2011. (Outra).

21.
Escritores no exílio- Literatura da pós - guerra espanhola. 2009. (Oficina).

22.
As diferentes formas de violência nos Espaços Populares. 2008. (Seminário).

23.
II Encontro Estadual do Programa Conexões de Saberes. 2008. (Encontro).

24.
Olhar sobre a poesia espanhola e seus poetas II. 2008. (Oficina).

25.
Español Coloquial: Elementos para la intensificación y la atenuación en la conversación. 2007. (Oficina).

26.
II Simpósio Internacional de Letras Neolatinas - Culturas, Discurso e poder. 2007. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Amanda de Carvalho Ferreira. El bullying en las escuelas. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em letras) - Centro de Estudos da Faculdade de Engenharia da UERJ. Orientador: Aline de Araujo Torres Gabriel.

2.
Regiane Soares da Silva. Estrategias de lectura - video y lenguaje verbal. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em letras) - Centro de Estudos da Faculdade de Engenharia da UERJ. Orientador: Aline de Araujo Torres Gabriel.

3.
Ana Carolina Oliveira Guedes. La discriminación hacia la cultura gitana en España. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Aline de Araujo Torres Gabriel.

4.
Gabrielli Afonso Serafim. Educación inclusiva. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Aline de Araujo Torres Gabriel.

5.
Thiago Borba Barcelos. El umbandismo como cultura afrobrasileña. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Aline de Araujo Torres Gabriel.

6.
Gabriela Ribeiro Nunes. Los derechos conquistados por las mujeres en la sociedad. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Aline de Araujo Torres Gabriel.

7.
Priscilla da Conceição Silva. Las historietas de Mafalda. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Aline de Araujo Torres Gabriel.

8.
Glenda Mello. Violencia contra la mujer. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Aline de Araujo Torres Gabriel.

9.
Tatiane Ramos Paulino. Obesidad Infantil. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Aline de Araujo Torres Gabriel.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 10:15:26