Caroline Antunes Martins Alamino

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  • Última atualização do currículo em 26/02/2018


Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2018). Mestra em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC (2013). Graduada em História pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2010). Membro do Grupo de Pesquisa Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos.Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Governo Vargas, presídio político,educação histórica, livro didático, patrimônio histórico, jogos digitais e ensino de história. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caroline Antunes Martins Alamino
Nome em citações bibliográficas
ALAMINO, C. A. M.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Presídio Maria Zélia: Repressão política no Governo Constitucional de Getúlio Vargas, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Adriano Luiz Duarte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: presídio político; Governo Vargas; Armando de Salles Oliveira.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
2011 - 2013
Mestrado em História.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: O pensamento histórico dos jovens sobre movimentos de resistência à escravidão e o uso dos livros didáticos de História (2001-2011),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Cristiani Bereta da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Histórica, escravidão, livro didático.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2004 - 2010
Graduação em História.
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.
Título: Paradoxos da construção de um local turístico e histórico na Vila de Paranapiacaba.
Orientador: José Amilton de Souza.




Formação Complementar


2010 - 2010
Negritude e Marxismo. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Conflitos Sociais na América Latina. (Carga horária: 32h).
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Social Marista, CSM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14
Outras informações
Professora de História para Ensino Fundamental II


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria Municipal da Educação de Florianópolis, SMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor ACT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de História para Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para Ensino Fundamental II.


Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de História para Ensino Médio e Ensino Fundamental II


Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: graduando, Enquadramento Funcional: estudante



Projetos de extensão


2008 - 2009
HISTÓRIA SOBRE TRILHOS: TRANSFORMAÇÃO SENSÍVEL
Descrição: Este projeto de extensão resgata a memória e o patrimônio material da primeira ferrovia construída em solo paulista, a São Paulo Railway. As transformações sensíveis serão recuperadas através do impacto que causou a implantação dos seus trilhos desde o século XIX até o esgotamento do sistema ferroviário na última década do século XX. Como esta trajetória é resultado das ações humano-societárias, propõe-se um movimento de sensibilização para redescoberta do transporte ferroviário como alternativa ao transporte individual do automóvel e um movimento junto aos poderes públicos para restabelecimento das linhas ferroviárias que foram sonegadas recentemente aos milhões de usuários da região metropolitana de São Paulo, além particularmente da população da Vila de Paranapiacaba.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Caroline Antunes Martins Alamino - Coordenador / Sebastiana Fontes da Silva - Integrante / Fabio Luiz Cardoso - Integrante / Emerson do Santos Queiroz - Integrante / Marina Rosmaninho - Integrante / Soraia Oliveira Costa - Integrante / Demócrito Mangueira Nitão Júnior - Integrante / Fernando Pereira da Silva - Integrante.
2008 - 2009
Transformação sensível: Neblina sobre os trilhos
Descrição: O filme documentário intitulado ?A transformação sensível, neblina sobre os trilhos? busca através do resgate da implantação e desenvolvimento da São Paulo Railway, a primeira via férrea construída no estado de São Paulo, mostrar a trajetória de luta dos ferroviários desde a construção da ferrovia, passando por todo o século XX colocando em contraste com a situação atual desta importante categoria profissional. Mostraremos o processo histórico de mudança em que todo o cenário da região foi se transformando sensivelmente com a presença da via férrea e como se encontram hoje as estações e cidades que surgiram e ainda hoje permanecem sob influência desta construção ocorrida no século XIX e os impactos desta influência para as comunidades da região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Caroline Antunes Martins Alamino - Coordenador / Sebastiana Fontes da Silva - Integrante / Fabio Luiz Cardoso - Integrante / Emerson do Santos Queiroz - Integrante / Marina Rosmaninho - Integrante / Soraia Oliveira Costa - Integrante / Demócrito Mangueira Nitão Júnior - Integrante / Fernando Pereira da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALAMINO, C. A. M.2015 ALAMINO, C. A. M.. REPRESSÃO E ASSASSINATO NO GOVERNO CONSTITUCIONAL DE GETÚLIO VARGAS: O CASO DE JOSÉ CONSTANCIO COSTA. SEMINA (UPF), v. 14, p. 67-83, 2015.

2.
ALAMINO, C. A. M.2014ALAMINO, C. A. M.. O ALMIRANTE NEGRO: DAS CHIBATADAS A CENSURA MUSICAL. SOBRE ONTENS, v. 2, p. 41-52, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
ALAMINO, C. A. M.. Perseguição política no governo constitucional de Getúlio Vargas: o caso de Augusto Pinto. In: Mourelle, Thiago; Fraga , André. (Org.). Olhares sobre o governo Vargas. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2017, v. , p. 76-96.

2.
ALAMINO, C. A. M.. Vila de Paranapiacaba: dilemas de um patrimônio histórico e ponto turísitico. In: LEAL, Elisabete ; PAIVA, Odair da Cruz. (Org.). Patrimônio de História. 01ed.Londrina: UniFil, 2014, v. 01, p. 201-212.

3.
ALAMINO, C. A. M.. Políticas educacionais no Estado Novo: o embate entre as propostas educacionais de Gustavo Capanema e Anísio Teixeira. In: Cristiani Bereta da Silva. (Org.). Educar para a Nação: cultura política, nacionalização e ensino de história nas décadas de 1930 e 1940. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. 01, p. 147-167.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALAMINO, C. A. M.. Considerações sobre leituras do material iconográfico sobre a escravidão em livros didáticos, a partir das interpretações de estudantes. In: IV Jornada de Ciências Sociais UFJF - Caminhos interseções, 2015, Juiz de Fora. IV Jornada de Ciências Sociais UFJF ? ?As Ciências Sociais: Caminhos e interseções?.. Juiz de Fora: UFJF, 2015.

2.
ALAMINO, C. A. M.. Ensino de História: considerações sobre consciência histórica a partir de interpretações de jovens sobre escravidão com base nos livros didáticos. In: III Semana de História do Pontal: a profissionalização do historiador, 2015, Uberlândia. Anais Eletrônicos da III Semana de História do Pontal. Uberlândia: UFU/FACIP, 2015. p. 1-11.

3.
ALAMINO, C. A. M.. Perseguição política no governo Constitucional de Getúlio Vargas: o caso de Nauricio Maciel Mendes. In: X Semana de História Política/ VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade - UERJ, 2015, Rio de Janeiro. Anais X Semana de História Política/ VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade - UERJ. Rio de Janeiro: UERj, 2015. v. 1. p. 522-528.

4.
ALAMINO, C. A. M.. Presídio político Maria Zélia: considerações teóricas a partir dos pensamentos de E. P. Thompson.. In: XV Encontro Estadual de História ?1964-2014: Memórias, Testemunhos e Estado-ANPUH-SC, 2014, Florianópolis. Anais do XV Encontro Estadual de História ?1964-2014: Memórias, Testemunhos e Estado?. Florianópolis: ANPUH-SC, 2014. p. 1-11.

5.
ALAMINO, C. A. M.. Lei de Segurança Nacional: perseguição política no governo Vargas. In: IX Semana de História Política/ VI Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade, 2014, Rio de Janeiro. IX Semana de História Política/ VI Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, 2014. v. 1. p. 578-584.

6.
ALAMINO, C. A. M.. Presídio Maria Zélia: repressão aos trabalhadores de 1936-1937. In: IV Simpósio de Pesquisa Estado e Poder : Ditaduras e Democracias, 2013, Marechal Cândido Rondon. IV Simpósio de Pesquisa Estado e Poder : Ditaduras e Democracias. Marechal Cândido Rondon: UNIOESTE, 2013. p. 72-75.

7.
ALAMINO, C. A. M.. Presídio Maria Zélia: uma curta história de experiências políticas e resistência. In: IV Semana Acadêmica de História - Entre o Discurso e a Espada: Conflitos, Traumas e Memórias, 2013, Florianópolis. ANAIS DA SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA (FAED-UDESC). IV Semana Acadêmica de História - Entre o Discurso e a Espada: Conflitos, Traumas e Memórias. Florianópolis: UDESC, 2013. v. 4.

8.
ALAMINO, C. A. M.. Presídio Maria Zélia: repressão em São Paulo, 1936-1937. In: VIII Semana de História Política/ V Seminário Nacional de História: Política e cultura, 2013, Rio de Janeiro. VIII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA V SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA & SOCIEDADE. Rio de Janeiro: UERJ, 2013. v. 1. p. 670-676.

9.
ALAMINO, C. A. M.. Educação Histórica: interpretações sobre os movimentos de resistência à escravidão de jovens a partir do livro didático de História. In: XIV Encontro Estadual de História - ANPUH-SC, 2012, Florianóplis. Anais do XIV Encontro Estadual de História - Tempo, memórias e expectativas. Florianópolis: UDESC, 2012.

10.
ALAMINO, C. A. M.. Reflexões históricas e o livro didático:interpretações de jovens sobre os movimentos de resistência à escravidão negra a partir do livro didático. In: III Encontro Internacional de Ensino de História / VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2012, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Campinas: Centro de Memória- UNICAMP, 2012. p. 1-15.

11.
ALAMINO, C. A. M.. Percepções dos jovens sobre os movimentos de resistência à escravidão nos livros didáticos de história. In: XV Encontro Regional de História - ANPUH - RJ Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa, 2012, São Gonçalo. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH-RIO. São Gonçalo: ANPUH-RJ, 2012.

12.
ALAMINO, C. A. M.. Processos de Avaliação na disciplina de História para Ensino Médio. In: VII Colóquio Ensino Médio, História e Cidadania, 2012, Florianóplis. Anais do VII Colóquio. Florianópolis: UDESC, 2012. v. 2.

13.
ALAMINO, C. A. M.. Paranapiacaba: Paradoxos de um patrimônio histórico e um ponto turístico. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DA ANPUH - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, São Paulo. ANAIS DO XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DA ANPUH - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA. São Paulo: ANPUH-SP, 2011. p. 1-16.

14.
ALAMINO, C. A. M.. A abordagem dos movimentos de resistência à escravidão nos livros didáticos brasileiros. In: I Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2011, Florianópolis. Anais do I Seminário Internacional História do Tempo Presente. Florianópolis: UDESC, 2011. v. 1. p. 1119-1132.

Apresentações de Trabalho
1.
ALAMINO, C. A. M.. Pratica de tortura durante o Governo Vargas: O caso do Presídio Maria Zélia (1935-1937). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALAMINO, C. A. M.. As politicas educacionais no governo Vargas e suas oposições. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ALAMINO, C. A. M.. Perseguição política no Governo Constitucional de Getúlio Vargas: o caso de Naurício Maciel Mendes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALAMINO, C. A. M.. Considerações sobre leituras do material iconográfico sobre a escravidão em livros didáticos, a partir das interpretações de estudantes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALAMINO, C. A. M.. Lei de Segurança Nacional: perseguição política no governo Vargas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ALAMINO, C. A. M.. Presídio Maria Zélia: repressão à trabalhadores de 1936-1937. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
ALAMINO, C. A. M.. Presídio Maria Zélia: uma curta história de experiências políticas e resistência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALAMINO, C. A. M.. Presídio Maria Zélia: repressão em São Paulo, 1936-1937. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
ALAMINO, C. A. M.. Educação Histórica: Interpretações sobre os movimentos de resistência à escravidão de jovens a partir do livro didático de História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
ALAMINO, C. A. M.. Percepções dos jovens sobre os movimentos de resistência à escravidão nos livros didáticos de História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ALAMINO, C. A. M.. Reflexões históricas e o livro didático: interpretações de jovens sobre os movimentos de resistência à escravidão negra a partir do livro didático. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
ALAMINO, C. A. M.. Processos de avaliação na disciplina de História para Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALAMINO, C. A. M.. Paranapiacaba: Paradoxos de um patrimônio histórico e um ponto turístico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ALAMINO, C. A. M.. A abordagem dos movimentos de resistência à escravidão nos livros didáticos brasileiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
ALAMINO, C. A. M.; PEREIRA, L. R. . ENSINO DE HISTÓRIA E GAMES: O USO DE JOGOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA. Araguaína: Revista Escritas, 2012 (Resenha).

2.
PEREIRA, L. R. ; ALAMINO, C. A. M. . ENTENDER HISTÓRIA: Os Filmes e o Ensino. Florianópolis: Revista Tempo e Argumento UDESC, 2012 (Resenha).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALAMINO, C. A. M.; CUNHA, M. T. S.; SILVA, C. B.. Participação em banca de Thais Cardozo Favarin.Aos professores essas págimas: práticas e representações na Revista de Educação (Santa Catarina 1936-1937). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro Internacional de Ensino de História / VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.Reflexões históricas e o livro didático:interpretações de jovens sobre os movimentos de resistência à escravidão negra a partir do livro didático. 2012. (Encontro).

2.
VII Colóquio Ensino Médio, História e Cidadania.Processos de Avaliação na disciplina de História para Ensino Médio. 2012. (Outra).

3.
XIV Encontro Estadual de História - ANPUH-SC.Educação Histórica: Interpretações sobre os movimentos de resistência à escravidão de jovens a partir do livro didático de História. 2012. (Encontro).

4.
XV Encontro Regional de História - ANPUH - RJ Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa.Percepções dos jovens sobre os movimentos de resistência à escravidão nos livros didáticos de história. 2012. (Encontro).

5.
I Seminário Internacional de História do Tempo Presente.A abordagem dos movimentos de resistência à escravidão nos livros didáticos brasileiros. 2011. (Seminário).

6.
XXVI Simpósio Nacional de História.Paranapiacaba:Paradoxos de um Patrimônio Histórico e um Ponto turístico. 2011. (Simpósio).

7.
Seminário de Cultura de Santa Catarina. 2010. (Seminário).

8.
Caminhada Filsofica em trilhas ao Mirante. 2008. (Outra).

9.
Palestra "MST e a Reforma Agraria". 2008. (Outra).

10.
Palestra "Que pasa en Colômbia". 2008. (Outra).

11.
Palestra "Recursos Hídricos". 2008. (Outra).

12.
III Semana de História "Vozes do Presente"."Vozes do presente:Fazendo e Pensando a História. 2004. (Seminário).




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