Marlon Mohamud Vilagra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2246105091481166
  • Última atualização do currículo em 06/07/2018


Possui graduação em MEDICINA pela UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA (1988). ESPECIALISTA EM CARDIOLOGIA E CLÍNICA MEDICA. Professor assistente do Programa de Aproximação a Pratica Médica II e III do Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra. Professor Assistente da Disciplina de Semiologia Médica I do Curso de Medicina da Fundação Andre Arcoverde- Valença RJ . Supervisor do Internato de Clinica Médica do Curso de Medicina da USS. Coordenador do Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário Sul Fluminense. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marlon Mohamud Vilagra
Nome em citações bibliográficas
VILAGRA, M. M.;VILAGRA, MARLON MOHAMUD


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Ciências aplicada a Saúde.
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA, USS, Brasil.
Título: Inserção de protocolo de capacitação de resposta rápida a dor torácica na unidade de emergência do HUSF, Ano de Obtenção: .
Orientador: Eduardo Lima Trajano.
1989 - 1991
Especialização - Residência médica.
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SUL FLUMINENSE, HUSF, Brasil. Residência médica em: CLINICA MÉDICA
Número do registro: 035754.
2013 - 2014
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Reabilitação Cardíaca. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: FATORES DE RISCO E PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO EM INDIVÍDUOS QUE DESENVOLVERAM ARRITMIAS CARDÍACAS DURANTE TESTE DE EXERCÍCIO MÁXIMO.
Orientador: Prof. Dr. Francisco Zacaron Werneck.
1992 - 1994
Especialização em CARDIOLOGIA.
Instituto de Pós-Graduação Médica do Rio de Janeiro, IPGMRJ, Brasil.
Título: CARDIOLOGIA GERAL.
1984 - 1988
Graduação em MEDICINA.
FACULDADE DE MEDICINA DE VASSOURAS, FMV, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Curso de Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para Prática da Prece. (Carga horária: 180h).
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA, USS, Brasil.


Atuação Profissional



HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SUL FLUMINENSE, HUSF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Médico Cardiologista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DA UNIDADE DO CORAÇÃO, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: MEDICO DO CORPO CLINICO, Carga horária: 12

Atividades

03/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA, .

Cargo ou função
MEMBRO DO COLEGIADO DE CURSO.
02/2013 - Atual
Ensino, CURSO DE MEDICINA DE VASSOURAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SUPERVISOR DE INTERNATO DE CLINICA MEDICA
PROFESSOR ASSISTENTE DO PROGRAMA DE APROXIMAÇÃO A PRATICA MEDICA II E III
06/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA, .

Cargo ou função
MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE INTERNATO.

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA, USS, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Assistente do Programa de Aproximação a Prática Médica. SUPERVISOR DO INTERNATO DE CLINICA MEDICA Exerceu o cargo de Professor das Disciplinas de Cardiologia e Clinica Propdeutica I

Atividades

03/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Severino Sombra, .

Cargo ou função
MEMBRO DO COLEGIADO DE CURSO.
02/2013 - Atual
Ensino, medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SUOERVISOR DO INTERNATO DE CLINICA MEDICA
04/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Severino Sombra, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação Cognitiva do Internato.
03/2001 - Atual
Extensão universitária , Universidade Severino Sombra, .

Atividade de extensão realizada
Professor responsável pela Liga de Cardiologia - UDT - Profo. Paulo Dias da Costa.

Centro de Ensino Superior de Valença, FAA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 6



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
INSERÇÃO DE PROTOCOLO DE CAPACITAÇÃO DE RESPOSTA RÁPIDA A DOR TORÁCICA NA UNIDADE DE EMERGÊNCIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SUL-FLUMINENSE (HUSF)
Descrição: A dor torácica é uma das causas mais comuns de procura de assistência médica nas salas de emergência. Estima-se que nos Estados Unidos 5% a 10% do total de atendimentos emergenciais sejam devido à dor no peito, sendo o infarto agudo do miocárdio diagnosticado em 10% a 15% desses indivíduos. As Unidades de Dor Torácica foram criadas em 1982 nos Estados Unidos, sendo reconhecidas como um aprimoramento da assistência emergencial ao paciente com dor torácica. A possível gravidade das condições clínicas faz com que seja primordial um diagnóstico rápido e preciso das suas causas. Implementar protocolo de capacitação do corpo médico e técnico quanto a dor torácica na unidade de emergência do Hospital Universitário Sul-Fluminense (HUSF). Inicialmente será avaliado o tempo de espera dos pacientes com dor torácica antes da capacitação. Em seguida, capacitações periódicas e estruturadas serão realizadas por um período de 6 meses assim como o desenvolvimento de um aplicativo de celular educacional. Após o período de capacitação o tempo de espera será verificado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marlon Mohamud Vilagra - Integrante / Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra - Integrante / Eduardo Tavares Lima Trajano - Coordenador / Marco Aurélio Santos Silva - Integrante.
2016 - Atual
Estudo de um programa de reabilitação cardiovascular e prevenção secundária em pacientes com doenças cardiovasculares do Hospital Universitário Sul Fluminense (HUSF)
Descrição: As doenças cardiovasculares (DCVs) são evitáveis e os benefícios do tratamento de redução da pressão arterial para a prevenção destas doenças estão bem estabelecidos. No entanto, o número de hipertensos e de complicações decorrente da hipertensão aumentou nos últimos anos, resultando na elevação da taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares mesmo com o advento da cirurgia cardiovascular. Logo, é imprescindível a adoção de programas de reabilitação cardiovascular e prevenção secundária com a missão de reabilitar os pacientes submetidos as cirurgias para devolvê-los para sociedade e prevenir que os predispostos a complicações sejam eleitos para cirurgia. O objetivo do presente estudo é implementar um programa de reabilitação cardiovascular atendendo as recomendações da Diretriz Sul-Americana de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular no município de Vassouras-RJ para atender a demanda regional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Marlon Mohamud Vilagra - Integrante / Sandra M. Barroso Werneck Vilagra - Integrante / Eduardo Tavares Lima Trajano - Coordenador / Marco Aurélio Santos Silva - Integrante / Carlos Eduardo Cardoso - Integrante / Thuane Jaloto - Integrante / Gabriel Porto - Integrante / Lahís Werneck - Integrante / Raquel Alves dos Santos - Integrante / Caio Teixeia Santos - Integrante / Daniela Ferreira Maria Rodrigues - Integrante / Isabela Rodrigues de Freitas - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ-FAPERJ - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS NA UNIDADE DE DOR TORÁCICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SUL-FLUMINENSE, VASSOURAS/RJ
Descrição: Esse trabalho será desenvolvido no Hospital Universitário Sul Fluminense que possui uma Unidade de Dor Torácica adjacente ao Setor de Emergência como uma estratégia padronizada para priorizar os atendimentos dos pacientes com dor torácica. Essa Unidade de Dor Torácica foi estabelecida após treinamento de discentes do Curso de Medicina acompanhados por um preceptor que fazem parte da Liga de Cardiologia Prof. Paulo Dias da Costa do Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra. O fato de ser o preceptor responsável por essa liga motivou o autor para o desenvolvimento desse trabalho tendo como: OBJETIVO GERAL: Analisar o perfil dos pacientes atendidos na UDT do Hospital Universitário Sul-Fluminense (HUSF) em Vassouras/RJ. OBJETIVOS ESPECÍFICOS : Determinar nos pacientes atendidos pela Unidade de Dor Torácica da emergência do HUSF: 1) os fármacos utilizados de rotina pelo paciente correlacionados com a classificação de dor torácica. 2) as manifestações clínicas associadas ao quadro de Dor Torácica. 3) as alterações eletrocardiográficas relacionadas a Síndrome Coronariana Aguda. 4) os marcadores enzimáticos cardíacos 5) o tempo de dor até o atendimento na Unidade de Dor Torácica 6) os fatores de risco para doença coronariana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de comitê de assessoramento


2016 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORGES ARAGAO, IVANA PICONE2018BORGES ARAGAO, IVANA PICONE ; SANDOVAL PEIXOTO, EDISON CARVALHO ; SANDOVAL PEIXOTO, RODRIGO TRAJANO ; SANDOVAL PEIXOTO, RICARDO TRAJANO ; BARBOSA BANDEIRA, LIVIA LIBERATA ; PICONE BORGES ANJOS, IVAN LUCAS ; SANTOS, CAIO TEIXEIRA ; BARROSO WERNECK VILAGRA, SANDRA MARIA ; VILAGRA, HENRIK WERNECK ; VILAGRA, MARLON MOHAMUD ; MARCOLLA, VANESSA FREITAS ; SOBRAL DANTAS, PATRICIA RANGEL ; RABELLO, EUCIR ; BRITO ARAGAO, ALEXANDRE AUGUSTUS . CRT-700.50 Echocardiographic Score Influence, Survival and Event-free Survival in Long-term Follow-up of Percutaneous Mitral Balloon Valvuloplasty. JACC-Cardiovascular Interventions, v. 11, p. S62, 2018.

2.
SANTOS, C. G.2014SANTOS, C. G. ; UTSCH, P. R. C. ; CHAGAS, A. G. F. ; VASCONCELLOS, L. V. S. ; CAMPOS, L. R. ; HIJAZI, M. A. ; VILAGRA, M. M. ; Werneck, S. M. B. V . Prevalencia de Dor Toracica e Medicação Antianginosa em Hospital Univeristário de Vassouras , RJ. Revista Brasileira de Cardiologia, v. 27, p. 231, 2014.

3.
1MARTINS, L. N.2011MARTINS, L. N. ; SOUZA, L. S. DE ; SILVA, C. F. DA ; MACHADO, R. S. ; SILVA, C. E. F. DA ; VILAGRA, M. M. ; CARVALHO, C. V. A. ; GAMA, A. B. C. N. DA . Prevalência dos Fatores de Risco Cardiovascular em Adultos Admitidos na Unidade de Dor Torácica em Vassouras, RJ. Revista Brasileira de Cardiologia, v. 24, p. 299-307, 2011.

4.
VILAGRA, M. M.2011VILAGRA, M. M.. Dor definitivamente Anginosa. Revista de Saúde da Universidade Severino Sombra on line, v. volume 2, p. 19, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Marlon Mohamud Vilagra; Marlon Mohamud Vilagra Altair Paulino de Oliveira Campos Aparecida Carmem de Oliveira Ana Cláudia Sayão Capute Bruno Monteiro Tavares Pereira Edsneider Rocha Pires de Souza Diego Costa Ferreira Carlos Eduardo Cardoso Eduardo Tavares Lima Trajano Felipe Moreira de Andrade Humberto José Portella Garcia Girley Cordeiro de Souza Gabriel Porto Soares João Carlos de Souza Côrtes Júnior Marco Aurélio dos Santos Silva José Raphael Bigonha Ruffato Marcela Azeredo da Rocha Marco Antonio Orsini Neves Marco Felipe Bouzada Marcos Maria Cristina Almeida de Souza Marise Maleck de Oliveira Pietro Novellino Renato Gomes Pereira Ricardo Pessoa Martello de Souza Ronaldo de Souza Silveira , et al.Rossano Kepler Alvim Fiorelli Saulo Roni Moraes Stênio Karlos Alvim Fiorelli Ulisses Cerqueira Linhares VILAGRA, M. M. ; Educação em Saúde-Compartilhando Saberes com a Comunidade. 1. ed. Valença -RJ: Interagir Editora, 2017. v. 1. 112p .

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VILAGRA, M. M.; TRAJANO, E. L. ; VILAGRA, H. W. . Inserção de Protocolo de Dor Torácica na Unidade de Emergência do Hospital Universitário de Vassouras. In: XVI Encontro NAcional de Iniciação Científica (XVI ENIC), 2017, Vassouras. XVI Encontro Nacional de Iniciação Científica, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VILAGRA, M. M.; Werneck, S. M. B. V ; WERNECK, L. . Mitral Balloon Valvuloplasty:risk factors for lack of sucess, severa mitral regurgutation and major complications. In: EuroPrevent 2018, 2018, Ljubljana. EuroPrevent 2018, 2018.

2.
ARAGAO, I. B. ; VILAGRA, M. M. ; WERNECK, L. ; Werneck, S. M. B. V ; VILAGRA, H. W. . Primary Percutaneous transluminal coronary angioplasty in diabetic pacients with acute myocardial infarction. In: EuroPrevent 2018, 2018, Ljubljana. EuroPrevent 2018, 2018.

3.
ARAGAO, I. B. ; Werneck, S. M. B. V ; VILAGRA, M. M. . Changes in cardiovascular surgery from a religous concept. In: EuroPrevent 2018, 2018, Ljubljana. EuroPrevent 2018, 2018.

4.
ARAUJO, I. B. ; VILAGRA, M. M. ; Werneck, S. M. B. V ; ARAGAO, I. B. ; VILAGRA, H. W. ; WERNECK, L. . Echocardiographic score influence, survival and event free surveival in long-term follow-up of percutaneous mitral balloon valculoplasty. In: EuroPrevent 2018, 2018, Ljubljana. EuroPrevent 2018, 2018.

5.
SOUZA, M. C. A. ; RABELO, E. ; Werneck, S. M. B. V ; CORTES, P. P. R. ; CORTES JUNIOR, J. C. S. ; VILAGRA, M. M. . Tecnologias da Informação e comunicação no curso de medicina; otimizadores da avaliação da aprendizagem. In: VIII Jornada Severino Sombra-Produtividade e Inovação, 2018, Vassouras. Anais da VIII Jornada Severino Sombra - Produtividade e Inovação, 2018.

6.
ARAGAO, I. B. ; VILAGRA, S. M. B. W. ; VILAGRA, M. M. ; RABELO, E. . Historical Evolution and Benefits of Introduction of robotic Technique on thoracic and cardiovascular Sugery. In: World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018, Dubai. World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018.

7.
ARAGAO, I. B. ; VILAGRA, M. M. ; VILAGRA, S. M. B. W. ; RABELO, E. . Percutaneous Approach and Myocardial Revascularization surgery to left coronary artery tron injury. In: World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018, Dubai. World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018.

8.
ARAGAO, I. B. ; VILAGRA, S. M. B. W. ; VILAGRA, M. M. ; RABELO, E. ; Marcela Azeredo da Rocha . Survey of rick factors for cardiovascular diseases in women in brown municipality of Vassouras , Rio de Janeiro. In: World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018, Dubai. World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018.

9.
ARAGAO, I. B. ; VILAGRA, M. M. ; VILAGRA, S. M. B. W. ; RABELO, E. ; Marcela Azeredo da Rocha . Pattern of Mortality from Cardiac Death, from 2005 to 2015, in southeastern Brazil. In: World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018, Dubai. World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018.

10.
ARAGAO, I. B. ; VILAGRA, M. M. ; VILAGRA, S. M. B. W. ; RABELO, E. ; Marcela Azeredo da Rocha . Analysis of the main risk factors for cardiovascular diseases in the population of Vassouras city. In: World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018, Dubai. World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018.

11.
ARAGAO, I. B. ; VILAGRA, S. M. B. W. ; VILAGRA, M. M. ; RABELO, E. ; Marcela Azeredo da Rocha . The iInibition of PCSK9 in the decrease of cardiovascular events and control of dyslipidemia. In: World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018, Dubai. World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018.

12.
ARAGAO, I. B. ; VILAGRA, M. M. ; VILAGRA, S. M. B. W. ; RABELO, E. . Prevalence and Profile of Chagas Disease in the state of Rio de Janeiro in the last 5 years. In: World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018, Dubai. World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018.

13.
ARAGAO, I. B. ; VILAGRA, M. M. ; VILAGRA, S. M. B. W. ; RABELO, E. ; Marcela Azeredo da Rocha . Overview of hospitalizations for condution disorders and cardiac arrhytmias in the southeast region of Brasil in the last five years. In: World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018, Dubai. World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018.

14.
ARAGAO, I. B. ; RABELO, E. ; Werneck, S. M. B. V ; VILAGRA, M. M. . Tendecies of congenital Syphilis mortality in brasilian Territory, from 2005 to 2015. In: World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018, Dubai. World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2018, 2018.

15.
ARAGAO, I. B. ; Werneck, S. M. B. V ; VILAGRA, M. M. . Doença de Fabry com foco no acometimento cardíaco e detecção precoce. In: 72 Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2017, São Paulo. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2017.

16.
VILAGRA, M. M.. Característica Eletrocardiográfica da Taquicardia Reentrante Nodal com Inserção Atrial Esquerda. In: Congresso da Socerj, 2015, Rio de Janeiro. Internacional Journal of Cardiovascular Sciences., 2015. v. 28.

17.
VILAGRA, M. M.. Perfil dos Pacientes Submetidos a Intervençao Percutanea em Hospital Universitario. In: Congresso Fluminense de Cardiologia, 2010, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Cardiologia, 2010. v. 23.

18.
VILAGRA, M. M.. Sensibilidade Clinica para o diagnóstico de IAM. In: Congresso de Cardiologia da Socerj, 2008, Rio de Janeiro. Congresso de Cardiologia da Socerj, 2008. v. 21.

19.
VILAGRA, M. M.. Hipertensão Arterial em Escolares. In: Congresso da Socerj, 2008, Rio de Janeiro. Revista da Socerj, 2008. v. 21. p. 34.

Artigos aceitos para publicação
1.
VILAGRA, M. M.; VILAGRA, H. W. ; WERNECK, L. ; VILAGRA, S. M. B. W. ; TRAJANO, E. T. L. . Implementation of Rapid Response Flow Reduces the Waiting Time of Pacients With Chest Pain in An Emergency Unit. JACC-Cardiovascular Interventions, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
VILAGRA, S. M. B. W. ; VILAGRA, M. M. ; CORTES JUNIOR, J. C. S. ; CORTES, P. P. R. ; HERDY, D. ; SILVEIRA, L. . Planos de Ensino Construidos como Produto Final do Curso de Desenvolvimento de Competencias Pedagógicas para a area de saude - Relato de Experiencia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VILAGRA, M. M.; GUINA. DO ; MACHADO, R .S. ; SILVA, C.F. ; ZAPATA , R.R.M.S ; BARBOSA, A. W. ; AKAHANE, Y A. . PERFIL DOS PACIENTES SUBMETIDOS A INTERVENÇÃO CORONARIANA PERCUTANEA EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ZAPATA , R.R.M.S ; GUINA. DO ; VILAGRA, M. M. ; SILVA, C.F. ; MACHADO, R .S. . PRINCIPAIS ALTERAÇÕES ELETROCARDIOGRÁFICAS NOS PACIENTES ADMITIDOS COM DOR TORÁCICA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VILAGRA, M. M.. UNIDADE DE DOR TORÁCICA VASSOURAS E SUA EFICÁCIA NA REGIÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VILAGRA, M. M.. PREVALENCIA DE FATORES DE RISCO EM PACIENTE INFARTADO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
VILAGRA, M. M.. PREVALENCIA DOS FATORES DE RISCO PARA DOENÇA CARDIOMETABÓLICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VILAGRA, M. M.; VILAGRA, S. M. B. W. . DETERMINANDO A PREVALENCIA DE HIPERTENSÃO EM ESCOLARES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VILAGRA, M. M.. Sensibilidade da Clínica para o diagnóstico do infarto do miocárdio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
VILAGRA, M. M.. O que Você sabe sobre Dor Torácica?. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
VILAGRA, M. M.. Na Luta Contra o Relógio. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jornal).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VILAGRA, M. M.; Saulo Roni Moraes. Participação em banca de Bárbara Hang Loos.Complicação no pós Operatório da Cirurgia Cardíaca que prolongam o tempo de permanencia na UTI - correlação com diabets mellitus tipo 2. 2018.

2.
CAPARELLI, L.; VILAGRA, M. M.; SOARES, L. C.. Participação em banca de CARLOS AUGUSTO DO NASCIMENTO ALVES.HEPATITE MEDICAMENTOSA AGUDA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em medicina) - UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA.

3.
VILAGRA, S. M. B. W.; VILAGRA, M. M.. Participação em banca de LUIZ GUILHERME PAIXÃO CORREA.Insuficiência Cardíaca grave com átrio esquerdo gigante secundária a valvulopatia reumática severa; relato de caso. 2017.

4.
VILAGRA, S. M. B. W.; VILAGRA, M. M.. Participação em banca de Renata Joslim Oliveira.Doenças do Pericardio com enfase em tamponamento cardíaco e ecocardiografia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em medicina) - UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA.

5.
VILAGRA, M. M.; VILAGRA, S. M. B. W.. Participação em banca de RAFAELA VIEIRA CAPUTE.ENDOCARDITE INFECCIOSA NO PACIENTE EM HEMODIALISE - RELATO DE CASO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em medicina) - UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA.

6.
VILAGRA, S. M. B. W.; VILAGRA, M. M.. Participação em banca de RENATO SEIJI OKAMOTO.ASSOCIAÇÃO MEDICAMENTOSA E DIGOXINA ,CAPTOPRIL E FUROSEMIDA EM PACIENTES COM ICC. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em medicina) - UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA.

7.
VILAGRA, S. M. B. W.; VILAGRA, M. M.. Participação em banca de LIVIA GOMES DE OLIVEIRA GARANI.MIOCARDIOPATIA NÃO COMPACTADA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em medicina) - UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA.

8.
VILAGRA, S. M. B. W.; VILAGRA, M. M.. Participação em banca de NATÁLIA MENDES DA M E ALBUQUERQUE.A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DO IAM SEM APRESENTAÇÃO CLINICA TIPICA NO PACIENTE COM DIABETES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em medicina) - UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
72 Congresso Brasileiro de Cardiologia. 2017. (Congresso).

2.
72 Congresso Brasileiro de Cardiologia. Doença de Fabry com foco no acometimento cardíaco e detecção precoce. 2017. (Congresso).

3.
Oficina de Integração e Atualização de Médicos Preceptores do HUV 2017017. 2017. (Oficina).

4.
Repensando e aprimorando a avaliação no processo ensino aprendizagem. 2017. (Oficina).

5.
Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2015. (Congresso).

6.
Congresso Brasileiro de Educação Médica. RELATO DE EXPERIENCIA COM A METODOLOGIA TBL : A VISÃO DO ALUNO COMO SUJEITO ATIVO NO PROCESSO APRENDIZAGEM. 2015. (Congresso).

7.
Congresso Brasileiro de Educação Médica. RELATO DE EXPERIENCIA: USO DO METODO DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA PARA O ESTUDO DA RELAÇÃO MEDICO PACIENTE. 2015. (Congresso).

8.
XIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA. 2015. (Encontro).

9.
XIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA.USO DO METODO DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA PARA O ESTUDO DA RELAÇÃO MEDICO PACIENTE NA VISÃO DO DISCENTE. 2015. (Encontro).

10.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA. 2014. (Congresso).

11.
IV Coloquio de Iniciação Cientifica do Curso de Medicina.Avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso. 2014. (Outra).

12.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA. 2013. (Congresso).

13.
Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2013. (Congresso).

14.
CONGRESSO DA SOCERJ. 2012. (Congresso).

15.
CONGRESSO BRASILIEIRO DA SBC. 2010. (Congresso).

16.
Congresso da Sociedade Estatual de Cardiologia. 2009. (Congresso).

17.
II Curso de Atualiazação em Cardiologia. 2009. (Outra).

18.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA. 2008. (Congresso).

19.
CONGRESSO DA LIGA DE CARDIOLOGIA DA USS. SINDROME CORONARIANA AGUDA NOVOS RUMOS. 2008. (Congresso).

20.
congresso de cardiologia da sociedade do Rio de Janeiro. Sensibilidade da clínica para o diagnóstico do infarto do miocárdio. 2008. (Congresso).

21.
CURSO BÁSICO DE ELETROCARDIOGRAMA.ELETROCARDIOGRAMA. 2006. (Outra).

22.
VI PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA.CARDIOLOGIA DO EXERCICIO. 2006. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VILAGRA, M. M.. CURSO DE ECG. 2010. (Outro).

2.
VILAGRA, M. M.. CONGRESSO DE CARDILOGIA 3V. 2008. (Congresso).

3.
VILAGRA, M. M.. II SIMPOSIO DE CARDIOLOGIA DA LIGA DE CARDIOLOGIA PROF PAULO DIAS DA COSTA. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Flávio Luis da Costa Junior. Otimização da Abordagem Sistematizada do Paciente com Dor Torácica na Sala de Emergência. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência de Clínica Médica) - Universidade de Vassouras. Orientador: Marlon Mohamud Vilagra.

2.
Alan Marcelo Oliveira São Leão. Perfil dos Pacientes Submetidos à intervenção Coronariana Percutânea no Serviço de Hemodinâmica do Hospital Universitário Sul Fluminense, Vassouras/RJ. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em medicina) - UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA. Orientador: Marlon Mohamud Vilagra.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LUIZ HENRIQUE SILVA DIAS. TRATAMENTO BEM SUCEDIDO DE TROMBOEMBOLISMO PULMONAR MACIÇO COM ESTREPTOQUINASE - RELATO DE CASO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em medicina) - UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA. Orientador: Marlon Mohamud Vilagra.

2.
RICARDO DA SILVA CUNHA. DIAGNOSTICO E TRATAMENTO DA ENDOCARDITE INFECCIOSA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em medicina) - UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA. Orientador: Marlon Mohamud Vilagra.

3.
Thiago Bernardo Carvalho de Almeida. Relato de Caso: Dissecção Aguda de Aorta no HUSF. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em medicina) - UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA. Orientador: Marlon Mohamud Vilagra.

Iniciação científica
1.
André Luiz Dias Lima Bonfim. Perfil dos Pacientes atendidos na Unidade de Dor Torácica no Hospital Universitário Sul Fluminense. 2018. Iniciação Científica - Universidade de Vassouras. Orientador: Marlon Mohamud Vilagra.

2.
Muhamed Ali Hijazi. Perfil dos Pacientes atendidos na unidade de Dor Torácica no Hospital Universitário Sil- Fluminense. 2016. Iniciação Científica - Universidade de Vassouras. Orientador: Marlon Mohamud Vilagra.

3.
Leonardo do Valle Souza Vasconcelos. Perfil dos Pacientes atendidos na unidade de Dor Torácica no Hospital Universitário Sil- Fluminense. 2016. Iniciação Científica - Universidade de Vassouras. Orientador: Marlon Mohamud Vilagra.

4.
Lucas Ribeiro Campos. Perfil dos Pacientes atendidos na unidade de Dor Torácica no Hospital Universitário Sil- Fluminense. 2016. Iniciação Científica - Universidade de Vassouras. Orientador: Marlon Mohamud Vilagra.

5.
Paula Rayane Chaves Utsch. Perfil dos Pacientes atendidos na unidade de Dor Torácica no Hospital Universitário Sil- Fluminense. 2016. Iniciação Científica - Universidade de Vassouras. Orientador: Marlon Mohamud Vilagra.

6.
Ana Gabriela Flori Chagas. Perfil dos Pacientes atendidos na unidade de Dor Torácica no Hospital Universitário Sil- Fluminense. 2015. Iniciação Científica - Universidade de Vassouras. Orientador: Marlon Mohamud Vilagra.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Marlon Mohamud Vilagra; Marlon Mohamud Vilagra Altair Paulino de Oliveira Campos Aparecida Carmem de Oliveira Ana Cláudia Sayão Capute Bruno Monteiro Tavares Pereira Edsneider Rocha Pires de Souza Diego Costa Ferreira Carlos Eduardo Cardoso Eduardo Tavares Lima Trajano Felipe Moreira de Andrade Humberto José Portella Garcia Girley Cordeiro de Souza Gabriel Porto Soares João Carlos de Souza Côrtes Júnior Marco Aurélio dos Santos Silva José Raphael Bigonha Ruffato Marcela Azeredo da Rocha Marco Antonio Orsini Neves Marco Felipe Bouzada Marcos Maria Cristina Almeida de Souza Marise Maleck de Oliveira Pietro Novellino Renato Gomes Pereira Ricardo Pessoa Martello de Souza Ronaldo de Souza Silveira , et al.Rossano Kepler Alvim Fiorelli Saulo Roni Moraes Stênio Karlos Alvim Fiorelli Ulisses Cerqueira Linhares VILAGRA, M. M. ; Educação em Saúde-Compartilhando Saberes com a Comunidade. 1. ed. Valença -RJ: Interagir Editora, 2017. v. 1. 112p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 2:07:08