Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7213087258602843
  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Docente efetiva da Universidade do Estado da Bahia [Departamento de Educação/Salvador, 2012]. Idealizadora e coordenadora do Projeto de Extensão SEBSurdos: Congresso Internacional de Educação Bilíngue para Surdos, Seminário de Educação Bilíngue para Surdos e Seminário de Fonoaudiologia na Perspectivas Bilíngue [Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Salvador, 2012 a 2018]. Possui Pós-Graduação Latu Sensu em: Língua Brasileira de Sinais [Faculdade Internacional de Curitiba, 2010]; e, Coordenação Pedagógica [Faculdade do Norte de Minas, 2009]. Graduou-se em: Letras com habilitação a licenciatura em Libras [Universidade Federal de Santa Catarina, 2010]; e, Normal Superior [Universidade Norte do Paraná, 2007]. Estuda Design de Interiores [SENAC, 2018]. Interesse em pesquisas nas áreas: Estudos Surdos na perspectiva socioantropológica; técnicas de tradução - especificamente de línguas de sinais para línguas orais; estudos sobre identidades surdas LGBT. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa
Nome em citações bibliográficas
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, DEDC.
Rua Silveira Martins
Cabula
41150000 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (071) 31172333
URL da Homepage: ​http://www.uneb.br/salvador/dedc/corpo-docente/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Especialização em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga Horária: 390h).
Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER, Brasil.
Título: Artefatos da Cultura Surda: Os Estudos Culturais Britâncios e a Concepção de Karin Strobel.
Orientador: Prof. Wagner Allan Cagliumi.
2008 - 2009
Especialização em Coordenação Pedagógica. (Carga Horária: 390h).
Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Brasil.
Título: Gestão Democrática: Garantindo a Acessibilidade do Sujeito de Identidade Surda Múltipla e Multifacetada na Escola.
Orientador: Ms. Ana Paula Menezes de Santana.
2006 - 2010
Graduação em Letras Libras.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Língua Brasileira de Sinais: L1 para Discentes Surdos da Educação para Jovens e Adultos.
Orientador: Ronice Müller de Quadros; Edvania Ferreira Gomes Barros.
2005 - 2007
Graduação em Normal Superior.
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Título: Alfabetização de Sujeitos Surdos: Diferenças Lingüísticas.
Orientador: Prof. Ms. Fábio Goulart de Andrade.
2018
Curso técnico/profissionalizante em andamento em Design de Interiores.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
1996 - 1998
Curso técnico/profissionalizante em Magistério do Ensino Fundamental.
Instituto de Educação Gastão Guimarães, IEGG, Brasil.
1993 - 1995
Ensino Médio (2º grau).
Centro Integrado de Educacao Assis Chateaubriand, CIEAC, Brasil.
1989 - 1992
Ensino Fundamental (1º grau).
Centro Integrado de Educacao Assis Chateaubriand, CIEAC, Brasil.
1985 - 1989
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Pica-Pau Amarelo, EPPA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Variação Social da Língua Portuguesa [Aluna Especial PPGLinC - Mestrado]. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2016 - 2016
Prática e Versão Voz em Libras. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2015 - 2015
Encontro de Formação em Libras. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Líderes para o Ministério com Surdos. (Carga horária: 224h).
Junta de Missões Nacionais, JMN, Brasil.
2013 - 2013
Scenario Planning em educação. (Carga horária: 15h).
DH2 Acessossoria Educacional e Treinamento, DH2, Brasil.
2013 - 2013
Metodologia do Trabalho Cientifíco. (Carga horária: 30h).
DH2 Acessossoria Educacional e Treinamento, DH2, Brasil.
2013 - 2013
Investigação em Educação. (Carga horária: 30h).
DH2 Acessossoria Educacional e Treinamento, DH2, Brasil.
2013 - 2013
Tecnologia e Pedagogia Construtiva. (Carga horária: 15h).
DH2 Acessossoria Educacional e Treinamento, DH2, Brasil.
2010 - 2010
Música e Louvor em Libras. (Carga horária: 20h).
Primeira Igreja Batista de Valença, PIBV, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação para Intérpretes. (Carga horária: 40h).
Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
2007 - 2007
Música em Libras. (Carga horária: 4h).
Assenos, ASSENOS, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação para Intérprete. (Carga horária: 40h).
Associação Filantrópica de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo, AFADA, Brasil.
2006 - 2006
Classificadores em LIBRAS. (Carga horária: 4h).
ASSENOS, EEOS, Brasil.
2005 - 2006
Formação de Professor Alfabetizador. (Carga horária: 180h).
Escola Éfeso, ÉFESO, Brasil.
2005 - 2005
Informática Administrativo. (Carga horária: 60h).
Excel Inforenglish, EXCEL, Brasil.
1996 - 1998
Habilitação ao Ensino de Magistério. (Carga horária: 3060h).
Instituto de Educação Gastão Guimarães, IEGG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Leciona o Componente Curricular Língua Brasileira de Sinais, Departamento de Educação, Campus I, Salvador/BA. Projeto de Extensão de maior relevância: SEBSurdos - Bienal Azul do DEDC I - Congresso Internacional e Seminário de Educação Bilíngue para Surdos [2012-2018].

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do Competente Curricular Libras da UNEB, na Modalidade Ead - UNEAD. Ministrando aulas por vídeo-conferência.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Professora do Componente Curricular Libras, na modalidade semipresencial para cursos presencias de Graduação. Ensino à Distância.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 4
Outras informações
Palestra: "Processos morfológicos para construção do sinal" no Encontro de Formação do Ensino à Distância.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Professora do Componente Curricular Libras, na modalidade semipresencial para cursos presencias de Graduação. Ensino à Distância.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 3
Outras informações
Palestra: Pedagogia Surda" mediada por videoconferência da UNEAD, para docentes, discentes e coordenadores de colegiado envolvidos na excussão do Componente Curricular Libras. Ensino à Distância.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador
Outras informações
Professor Formador - PAFOR _ CAPES Nos cursos de: 1. Artes 2. Biologia 3. Matemática

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Coordenação no Vestibular
Outras informações
Auxiliar de Coordenação: Especialista em Libras no Vestibular para Surdos.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Convite para Tradução, Enquadramento Funcional: Tradutor e Intérprete de LIBRAS
Outras informações
Participação no II Seminário de Estudos Linguisticos e Literários (26 de novembro de 2009), como Intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS exclusiva do palestrante de Identidade Surda Hibrida: Prof. Marcílio de Carvalho Vasconcelos - UEFS, com a palestra: Traços da Identidade e Cultura Surda: Literatura e Escrita de Sinais. Em Brumado, Campus XX.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ED0707 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS
08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
08/2018 - Atual
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LE0002 - LIBRAS
03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, Campus I, .

Linhas de pesquisa
Fonoaudiologia e Surdez
03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação - DEDC - Campus I, .

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, Campus I, .

Linhas de pesquisa
Psicologia e Surdez
02/2017 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Educação, Campus I, .

Atividade de extensão realizada
Bienal Azul do DEDC I: II Congresso Internacional e VII Seminário de Educação Bilíngue para Surdos.
02/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (LF02)
02/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T01)
02/2018 - 07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PS0142 - LIBRAS (T01)
09/2017 - 12/2017
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação - DEDC - Campus I, Departamento de Educação - DEDC - Campus I.

Atividade realizada
Período de gozo - Licença Prêmio..
02/2017 - 06/2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS
02/2017 - 06/2017
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LE0001 - LIBRAS (T01)
02/2017 - 06/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PS0142 - LIBRAS (T01)
02/2017 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ED0707 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS (ED0707)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T04)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T01)
02/2017 - 06/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Sociais - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
07/2016 - 10/2016
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LE0002 - LIBRAS (010000)
07/2016 - 10/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T04)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T02)
07/2016 - 10/2016
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CSO0037 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (26)
02/2016 - 06/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PS0142 - LIBRAS (T01)
02/2016 - 06/2016
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LE0002 - LIBRAS (020000)
02/2016 - 06/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T04)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T02)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T01)
03/2016 - 03/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação - DEDC - Campus I, .

Linhas de pesquisa
Psicologia e Surdez
03/2015 - 10/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T04)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T02)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T01.3)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T01.1)
09/2014 - 12/2014
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LE0001 - LIBRAS (T06)
LE0001 - LIBRAS (T05)
LE0001 - LIBRAS (T04)
LE0001 - LIBRAS (T03)
09/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CSO0037 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (CS22)
09/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T01)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T02)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T04)
03/2014 - 08/2014
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LE0002 - LIBRAS (Teórica - 01)
03/2014 - 08/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T02)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T01)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (LFa)
03/2014 - 08/2014
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LE0002 - LIBRAS (02)
LE0001 - LIBRAS (T02)
LE0001 - LIBRAS (T01)
08/2013 - 12/2013
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LE0001 - LIBRAS (T01)
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T04)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T02)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T01)
03/2013 - 12/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação - DEDC - Campus I, .

04/2013 - 07/2013
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LE0001 - LIBRAS (T01)
04/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T01)
09/2012 - 12/2012
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LE0001 - LIBRAS (T01)
09/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T1)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T04)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T02)
04/2012 - 08/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ED0594 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA (T2)
ED0137 - EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS PORTAD. DE NECESSIDADES ESPECIAIS (T02)
ED0137 - EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS PORTAD. DE NECESSIDADES ESPECIAIS (P02)
ED0604 - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (T01)

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Estudante - Grupo de Pesquisa, Carga horária: 1
Outras informações
Membro do Grupo de Pesquisa 'A Sintaxe - Phi das Línguas Naturais - PHINA', coordenado pelo Prof. Dr. Danniel da Silva Carvalho, no Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Desenvolvendo pesquisa na área de Sociolinguística, com recortes para Surdez, Comunidade de Prática e LGBT.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora de Extensão
Outras informações
Participou como monitor(a) do Encontro Intermediário do Grupo de Trabalho de Teoria da Gramática ? GT-TG ? Anpoll - 30 anos, de 05 de julho a 07 de julho de 2017. Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com carga horária total de 40h (quarenta horas).

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora de Extensão
Outras informações
O I Workshop de Aquisição da Linguagem - Bahia, ocorreu nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2017, na Universidade Federal da Bahia, Campus Ondina. Contou com a participação de mais de 100 pessoas, havendo mesas redondas e sessões de comunicação. http://workshopaquisicao.blogspot.com/p/memoria1.html

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo - Intérprete de Libras, Carga horária: 40
Outras informações
Concurso público para Técnico Administrativo, com o cargo de Intérprete de Libras/Língua Portuguesa.

Atividades

02/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal da Bahia, .

Linhas de pesquisa
Sociolinguística Laboviana

Centro de Apoio Pedagógico, CAP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS, Carga horária: 40
Outras informações
Centro de Apoio Pedagógico de Feira de Santana.


Faculdade Adventista da Bahia, IAENE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de LIBRAS, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia/SALT. Com a disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da LIBRAS.


Faculdade Montessoriano, FAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Especialização em Libras com ênfase em Educação de Surdos. Disciplina Marcos Legal e Politico da Educação de Surdos.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora do Componente Curricular Libras

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenação das Especializações em Libras. Idealizadora e Coordenadora das Especializações em Libras: 1. com ênfase em Educação de Surdos; 2. com ênfase em Tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais


Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia, IFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista, Carga horária: 30
Outras informações
Professor Conteudista, elaborador de materiais didáticos para as disciplinas EAD.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do curso de Pós-Graduação [Latu Sensu] em Língua Brasielira de Sinais. Com as disciplinas: 1. Fundamentos Sociológicos e Políticos da Surdez: Legislação, Política de Educação de Surdos com Ênfase na Pedagogia Surda e Saúde. (20h); 2. Identidade, Cultura e Pedagogia Surda e Signwriting. (20h); 3. Aquisição da Língua de Sinais. (20h);


Faculdade Dom Pedro II, FDPII, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora da Especilização Latu Sensu com as disciplinas: 1. Literatura Surda e SW 2. Cultura Surda 3. Atuação do Intérprete de Libras 4. Ética do Intérprete de Libras


Universidade Regional da Bahia, UNIRB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da graduação com a disciplina de Língua Brasileira de Sinais. Nos cursos de Administração, Educação Fisíca e Fonoaudiologia.


Faculdade Zacarias de Góes, FAZAG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professora de LIBRAS, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da disciplina Língua Brasileira de Sinais, do curso de Pedagogia, 8º semestre, na cidade de Nova Ibiá.


Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Turismo, IBEC-TUR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora da Especilizção Latu Sensu com a disciplina de Ética.


Instituto de Educação Gastão Guimarães, IEGG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tradutora e Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 40
Outras informações
Tradutora e Intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS na modalidade simultânea e/ou consecutiva, no Sistema de Inclusão da Rede Regular de Ensino no Ensino Fundamental e Médio.


Igreja Batista da Graça, IBG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenação do Curso de Formação de Intérpretes de Libras para o Ministério com Surdos: Módulo II.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações
Professora voluntária e mediadora no curso de Formação e Obreiros do Ministério Vozes do Silêncio, trabalho realizado para Pessoas Surdas.

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 4
Outras informações
Intérprete voluntária no serviço de acessibilidade às pessoas surdas na ambiência eclesiástica.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenação do Curso de Formação de Intérpretes de Libras para o Ministério com Surdo: Módulo I.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações
Professora voluntária e mediadora no curso de Formação e Obreiros do Ministério Vozes do Silêncio, trabalho realizado para Pessoas Surdas.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Intérprete de Língua de Sinais, Carga horária: 4


Igreja Batista Central, IBC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutora de Língua de Sinais, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestão de Ministério com Obreiros e Surdos, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação do Ministério com Obreiros e Surdos; Ensino da Língua Brasileira de Sinais; Formação de Intérpretes de Língua de Sinais; Organização do X Encontro Estadual de Obreiros e Surdos; Tradução e Interpretação da LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS


Sindicato dos Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais da Bahia, SINTILS-BA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente da Entidade


Escola Joselito Amorim, ESCOLA JOSELITO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tradutora e Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 30
Outras informações
3º lugar no concurso público da cidade de Feira de Santana - Ba.


Secretaria Municipal de Educação de Mutuípe, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de LIBRAS, Carga horária: 8
Outras informações
Curso Avançado de LIBRAS no programa de Formação Continuada para professores. Com as disciplinas de Classificadores, Tipos de Negação em LS, Expressões Faciais Gramaticais.


Alicerce Consultoria e Assessoria Educacional LTDA, ALICERCE CONSULT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua de Sinais Brasileira, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor: Capacitação de Intérprete de Libra, Carga horária: 30


Como Educare, EDUCARE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professroa, Carga horária: 12
Outras informações
Professora do curso de Alfabetização e Letramento, com a disciplina de Libras.


Central de Eventos Hotéis e Turismo da Bahia Ltda, CENTRAL DE EVENT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Serviço temporário, Enquadramento Funcional: Tradutor e Intérprete de Libras, Carga horária: 20
Outras informações
Prestação de serviço de tradução e interpretação de Libras/Língua Portuguesa/Libras.



Linhas de pesquisa


1.
Educação Bilíngue para Surdos

Objetivo: Discutir educação de Surdos no viés socioantropológico da surdez de acordo com os principais teóricos das áreas de conhecimentos Estudos Surdos, Pedagogia Bilíngue para Surdos e Linguística Aplicada..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Palavras-chave: Estudos Surdos; Pedagogia Bilíngue para Surdos; Linguística Aplicada; Língua Brasileira de Sinais.
2.
Psicologia e Surdez

Objetivo: Discutir Psicologia no viés socioantropológico da surdez de acordo com os principais teóricos da áreas de conhecimentos Estudos Surdos e Psicologia..
Palavras-chave: Psicologia e Surdez; Visão Sociantropológica da Surdez; Língua Brasileira de Sinais; Subjetividade; Identidade Surda.
3.
Fonoaudiologia e Surdez

Objetivo: Discutir fonoaudiologia no viés socioantropológico da surdez de acordo com os principais teóricos da áreas de conhecimentos Estudos Surdos e Fonoaudiologia Bilíngue..
4.
Educação Bilíngue para Surdos

Objetivo: Discutir educação de Surdos no viés socioantropológico da surdez de acordo com os principais teóricos das áreas de conhecimentos Estudos Surdos, Pedagogia Bilíngue para Surdos e Linguística Aplicada..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Palavras-chave: Língua Brasileira de Sinais; Pedagogia Bilíngue para Surdos; Linguística Aplicada; Bilinguismo.
5.
Psicologia e Surdez

Objetivo: Discutir Psicologia no viés socioantropológico da surdez de acordo com os principais teóricos da áreas de conhecimentos Estudos Surdos e Psicologia..
6.
Sociolinguística Laboviana

Objetivo: As atividades de pesquisa são desenvolvidas junto ao Grupo de Pesquisa Phina ? A sintaxe-phi das línguas naturais, da Universidade Federal da Bahia, no Instituto de Letras. "O Phina é um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq desde 2010 e que tem como objetivo principal reunir pesquisadores cujos trabalhos versam acerca do funcionamento da gramática das línguas naturais a partir de teorias que tenham como base a constituição de seus traços ? sejam eles sintáticos ou constituintes de suas interfaces, como os fonológicos, morfológicos e semânticos." (http://grupophina.com/sobre/). Na linha Sociolinguística o objetivo é descrever variantes linguísticas, na perspectiva laboviana de comunidade de prática de pessoas LGBT..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Brasileira de Sinais.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Identidades de Gênero.
Palavras-chave: Sociolunguística laboviana; Comunidade de Prática; LGBT; Pessoas Surdas.


Projetos de pesquisa


2018 - 2018
?UM BARCO QUE VELEJE NESSE INFORMAR?: RECONHECIMENTO E INCLUSÃO DO SUJEITO SURDO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS
Descrição: Projeto desenvolvido com estudantes de Psicologia, semestre 2018.1..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador / Anne Caroline Vilasboas Meneses - Integrante / João Pedro Sarno Novaes - Integrante / Thainã dos Santos Reis Jesus - Integrante.
2018 - Atual
RECURSOS DE ACESSIBILIDADE À COMUNIDADE SURDA PARA CONTEÚDOS LITERÁRIOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Descrição: Projeto de pesquisa realizados com discentes do curso de Fonoaudiologia com a temática literatura e surdez..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador / bianca souza neri santos - Integrante / Juliana da Cruz Sampaio Lucas - Integrante.
2018 - Atual
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: RELATOS DISCENTES NO CONTEXTO DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA FORA DE SEDE/LAURO DE FREITAS
Descrição: Projeto desenvolvido com discentes dos cursos de Pedagogia e Psicologia do Departamento de Educação, Campis I, Universidade do Estado da Bahia. Apresentado no II Congresso Internacional de educação de Surdos. Em fase de apreciação para inserção nos Anais do Congresso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador / Júlia Cabral Miranda - Integrante / Halone de Andrade Menezes Alves - Integrante.
2018 - Atual
Fonoaudiólogo Bilíngue no Estimulo da Língua de Sinais para Sujeitos Surdos: Isso é Possível?
Descrição: Projeto em desenvolvimento com estudantes da graduação, do curso de Fonoaudiologia, do Departamento de Ciências da Vida, da Universidade do Estado da Bahia, em fase de avaliação na Plataforma Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador / Anderson Goncalves Fernandes - Integrante / bianca souza neri santos - Integrante / carla tercília oliveira venâncio - Integrante / Indira Pinho Damasceno - Integrante / Gabriel Freitas Oliveira Augusto - Integrante / Clara Brisola de Andrade - Integrante / Isabelle Priscilla Castro Santos - Integrante / Keilla Monay Souza Gama - Integrante / Laila de Oliveira Damasceno - Integrante / Larissa De Jesus Luciano - Integrante / Lucas da Conceição Fonseca - Integrante / Luma Silva Correia Lima De Souza - Integrante / Manuella Garcia Da Silva - Integrante / Marcela Leão Duarte Martins - Integrante / Samille Anne Menezes Da Silva - Integrante / Taís Diane Cruz Conceição - Integrante.
2017 - 2018
Comunidade de Prática de Surdos LGBT
Descrição: Pesquisa associada ao Grupo de Pesquisa Phina, do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Com estudos sobre a Terceira Onda da Sociolinguística. Sob orientação do Prof. Dr. Danniel da Silva Carvalho. Um recorte desse projeto foi submetido, em forma de apresentação de pôster no XVIII World Congress of the World Federation of the Deaf [França], com o tema LGBT STUDIES: IDENTITIES, BODIES AND HANDS OF DEAF SUBJECTS?. Com agenda para apresentação em junho de 2019..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
A (In) Visibilidade dos Desdobramentos das Legislações sobre Educação de Bilíngue no Dia- Dia do Surdo
Descrição: Pesquisa realizada na área de Educação Bilíngue para Surdos para apresentação no Congresso Internacional e Seminário de Educação Bilíngue para Surdos. Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender de forma breve, como tem se constituindo a Educação dos Surdos no Brasil, mediante analise de alguns diplomas legais. Fez-se relevante para esta obra, uma pesquisa de abordagem bibliográfica pertinente ao tema para investigarmos a aplicação dos diplomas legais nas práticas educativas no Brasil. O Decreto 5626 de 05 de dezembro de 2005 vai afirmar que pessoas com surdez deverá ter uma educação que garanta a sua formação, onde a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa (em modalidade escrita) sejam acessíveis de forma natural nas escolas, colaborando para o desenvolvimento educacional dos Surdos. Nesse sentido torna-se como questionamento principal a Educação de Surdos numa perspectiva bilíngüe que não garanta apenas ao acesso desses sujeitos nas instituições de ensino, mas sua permanência de forma igualitária, direitos à educação de qualidade, valorizando sua diferença lingüística e subjetividade cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Atenção à Saúde da Família com Filho Surdo: Uma Revisão Bibliográfica
Descrição: Pesquisa realizada na área de Psicologia com ênfase na visão socioantropológica da surdez para apresentação no Congresso Internacional e Seminário de Educação Bilíngue para Surdos. Resumo: As configurações familiares tem sido alvo de constantes estudos das mais diversas áreas de conhecimento. Os pesquisadores procuram compreender as novas composições, a partir de seus referenciais teóricos provocando muitos debates, discussões e reformulações legais na sociedade atual. Entretanto, observamos que quando a família recebe o diagnóstico de surdez de um dos seus membros, o impacto sobre seu dinamismo é diretamente afetado, podendo causar desestruturação e desajustes, sendo então necessária a intervenção de profissionais especializados como forma de assegurar o crescimento psicológico e social dos familiares. O presente artigo trata-se de uma revisão de literatura acerca da saúde da família com filho surdo, onde se buscou obter uma ideia mais precisa sobre a reação da família ao receber o diagnóstico de surdez do filho. Para a realização deste estudo, fizemos um levantamento bibliográfico na plataforma Portal CAPES e plataforma Science DIRECT, também foi realizada buscas documentais em sites oficiais, como o Portal MEC e o Ministério da Saúde e para embasar a investigação apresentamos alguns autores estudados durante o trabalho. A discussão deste trabalho proporciona a reflexão acerca dos desafios e reações das famílias ao descobrirem a surdez do filho. Percebe-se a necessidade de mais pesquisas relacionadas ao tema e projetos de intervenção nos centros especializados para que seja realizado a escuta e orientações no que se refere ao desenvolvimento do filho surdo e da estrutura familiar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador / Gabriela Oliveira do Sacramento - Integrante.
2016 - 2016
Uma Reflexão Discursiva sobre o Ensino de Libras
Descrição: Pesquisa realizada na área de Análise do Discurso e Linguagem para apresentação no Congresso Internacional e Seminário de Educação Bilíngue para Surdos. Resumo: A partir do arcabouço teórico da Análise de Discurso (AD), busca-se refletir a Libras como disciplina inserida no curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, doravante DEDC I/UNEB, analisando sua proposta pedagógica pelo viés da discursividade. A relevância do tema se justifica pela possibilidade de promover reflexões acerca de distintas posições discursivas nas quais se inscrevem professores e alunos da Libras, contribuindo para problematizar tais discursos na formação de professores. Tem-se por objetivo, neste artigo, demarcar as formações discursivas que estão na confluência da Educação Bilíngue para Surdos. A estratégia teórico-metodológica adotada relaciona o dispositivo teórico com o dispositivo de análise, partindo-se da superfície linguística para o discurso, demarcando as formações discursivas e sua filiação à dada formação ideológica. O pressuposto teórico adotado é a Análise do Discurso de linha francesa, preconizada por Michel Pêcheux para apreciação das formações discursivas presentes relacionadas ao ensino da Libras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador / Priscila Kalil Bugia Serva - Integrante.
2016 - 2016
Por que os Surdos Anseiam por uma Educação Bilíngue?
Descrição: Pesquisa realizada na área de Educação Bilíngue para Surdos para apresentação no Congresso Internacional e Seminário de Educação Bilíngue para Surdos. Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo discutir a necessidade de alfabetização dos Surdos, e conseguinte terem a sua formação educacional dentro de uma instituição de ensino bilíngue. Para isto, foi desenvolvida uma análise sobre bilinguismo na educação, e o anseio dos Surdos por uma Educação Bilíngue. A pesquisa foi oriunda de investigações bibliográficas, que enriqueceram as reflexões e questionamentos referentes à temática em estudo. Os resultados indicam que o professor e a escola, embora estejam situados na contemporaneidade, a didática e as regras da instituição ainda prevalece ultrapassada, baseada na cultura do ouvinte, não acompanhando as lutas e conquistas do Povo Surdo brasileiro. Desta forma, justificando-se a necessidade de ampliação da discussão sobre Cultura Surda e Educação Bilingue, para assim, apontar a as necessidades que as instituições públicas e privadas precisam observar para ampliar o acesso dos Surdos a todos os ambientes formais e informais de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
A Importância do Componente Curricular Libras para a Atuação do Psicólogo no Atendimento ao Sujeito Surdo
Descrição: Pesquisa realizada na área de Psicologia com ênfase na visão socioantropológica da surdez para apresentação no Congresso Internacional e Seminário de Educação Bilíngue para Surdos. Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir acerca da importância da disciplina Libras na formação do Psicólogo e na sua atuação com o sujeito Surdo. Compreende-se que, para que o psicólogo possa atender ao sujeito Surdo na clínica, sem a presença do intérprete, é preciso que este profissional tenha tido contato com a língua utilizada por ele. É válido ressaltar que este artigo não pretende invalidar a importância do Intérprete de Libras para auxiliar no atendimento a estes pacientes, mas chamar a atenção tanto dos profissionais que já atuam na área quanto dos estudantes, psicólogos em formação, para a importância de conhecer a LIBRAS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador / Zirlene dos Santos Matos - Integrante / Larissa Gabriela Silva Santos - Integrante.
2016 - 2016
Língua Brasileira de Sinais e Surdez
Descrição: Projeto com estudantes da Graduação, do DEDC I - UNEB, vinculado ao Projeto de Extensão Bienal Azul do DEDC I. Pesquisa realizada nas áreas de Educação Bilíngue para Surdos, Fonoaudiologia, Psicologia e LGBT para apresentação no Congresso Internacional e Seminário de Educação Bilíngue para Surdos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador / Gabriela Oliveira do Sacramento - Integrante / Higor Carvalho de Jesus - Integrante / Larissa Gabriela Silva Santos - Integrante / Thaís Oliveira de Lacerda - Integrante.
2016 - 2016
Os Seminários de Educação Bilíngue para Surdos da Universidade do Estado da Bahia ? DEDC I
Descrição: Os Seminários de Educação Bilíngue para Surdos da Universidade do Estado da Bahia ? DEDC I Os dados coletados historiciza a gênese dos Seminários de Educação Bilíngue para Surdos da Universidade do Estado da Bahia, discorre sobre a historicidade de seu idealizador, professora Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa, explica sobre as edições I, II, III, IV, e V dos seminários anteriores, até o seminário da data presente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador / Donaldo Rico de Souza Tavares - Integrante.
2012 - 2013
CURRÍCULO DE PEDAGOGIA: Componentes Curriculares e Conteúdos Básicos
Descrição: Analise do currículo de Pedagogia para o componente curricular Libras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
II Congresso Internacional: Identidades de Gênero e Identidades Surdas LGBT - Bienal Azul do DEDC I - UNEB
Descrição: Projeto de Extensão SEBSurdos - BIENAL AZUL DO DEDC I, compreende o campo de estudos: Educação Bilíngue para Surdos, discutido pelo Componente Curricular Libras no DEDC I, sob a coordenação da professora Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa. Este projeto é desenvolvido junto aos discentes que estudam ou estudaram o Componente Curricular Libras; tem previsão de ocorrer ao longo de 2 anos (fevereiro de 2017 à dezembro de 2018), terá como culminância a realização do " II Congresso Internacional: Identidades de Gênero e Identidades Surdas LGBT? aconteceu concomitante ao VII Seminário de Educação Bilíngue para Surdos. As principais atividades foram: Formação Continuada para Profissionais Tradutores Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa, Apresentação de Comunicação Oral/Sinalizada, Apresentação de Pôsteres e Premiação de Produção Científica em Educação De Surdos ? Dra. Flaviane Reis. . A culminância do evento aconteceu nos dias 15 a 18 de maio de 2018..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador / Anderson Ferreira dos Santos - Integrante / Maiara Oliveira Gonçalves - Integrante / Raiane Silva dos Santos - Integrante / Alana Karina Gomes Pinheiro - Integrante / Alice Kely Esquivel Matos De Carvalho - Integrante / Ana Luiza Braga Costa - Integrante / Evany Elma Santos Falcao - Integrante / Caio Alan de Oliveira Gomes - Integrante / Flávio Costa de Almeida Filho - Integrante / Kezia de Alcantara Pereira da Silva - Integrante / Luma Giovanna Barreto Moraes - Integrante / Marilia Gabriela Costa Silva - Integrante / Gabriele dos anjos santos - Integrante / Marta Beatriz Campos da Luz - Integrante.
2017 - Atual
VII Seminário de Educação Bilíngue para Surdos: Panorama da Educação e Atendimento Clínico Bilíngue para Surdos no Brasil: Perspectivas Atuais
Descrição: Projeto de Extensão SEBSurdos - BIENAL AZUL DO DEDC I, compreende o campo de estudos: Educação Bilíngue para Surdos, discutido pelo Componente Curricular Libras no DEDC I, sob a coordenação da professora Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa. Este projeto é desenvolvido junto aos discentes que estudam ou estudaram o Componente Curricular Libras; tem previsão de ocorrer ao longo de 2 anos (fevereiro de 2017 à dezembro de 2018), terá como culminância a realização do " VII Seminário de Educação Bilíngue para Surdos: Panorama da Educação e Atendimento Clínico Bilíngue para Surdos no Brasil: Perspectivas Atuais? aconteceu concomitante ao ?II Congresso Internacional: Identidades de Gênero e Identidades Surdas LGBT?. As principais atividades foram: Formação Continuada para Profissionais Tradutores Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa, Apresentação de Comunicação Oral/Sinalizada, Apresentação de Pôsteres e Premiação de Produção Científica em Educação De Surdos ? Dra. Flaviane Reis. . A culminância do evento aconteceu nos dias 15 a 18 de maio de 2018..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador.
2016 - 2016
I Congresso Internacional: perspectivas da educação bilíngue para o século XXI
Descrição: Com o gradativo reconhecimento institucional e social do Projeto de Extensão de Educação Bilíngue para Surdos, surgiu a proposta de realizar o I Congresso Internacional concomitante com o VI Seminário de Educação Bilíngue para Surdos, o qual tive como tema ?as perspectivas da educação bilíngue para o século XXI?. A culminância do projeto aconteceu nos dias 14 a 16 de Setembro de 2016, no Teatro da UNEB e DEDCI ? UNEB Cabula. Tivemos como palestrantes convidados a professora surda da Universidade de Santa Maria, Prof.ª Me. Carilissa Dall?Alba e a Profª. Drª. Nídia Regina Limeira de Sá da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também os convidados internacionais: Ph. D. Ofelia Garcia e o Ph. D. Ricardo Otheguy, ambos da City University of New York. Neste evento contamos com a publicação de Anais, disponível no site: https://visebparasurdos.wordpress.com/..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador.
2016 - 2016
VI Seminário de Educação Bilíngue para Surdos: perspectivas da educação bilíngue para o século XXI
Descrição: Com o gradativo reconhecimento institucional e social do Projeto de Extensão de Educação Bilíngue para Surdos, surgiu a proposta de realizar o I Congresso Internacional concomitante com o VI Seminário de Educação Bilíngue para Surdos, o qual tive como tema ?as perspectivas da educação bilíngue para o século XXI?. A culminância do projeto aconteceu nos dias 14 a 16 de Setembro de 2016, no Teatro da UNEB e DEDCI ? UNEB Cabula. Tivemos como palestrantes convidados a professora surda da Universidade de Santa Maria, Prof.ª Me. Carilissa Dall?Alba e a Profª. Drª. Nídia Regina Limeira de Sá da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também os convidados internacionais: Ph. D. Ofelia Garcia e o Ph. D. Ricardo Otheguy, ambos da City University of New York. Neste evento contamos com a publicação de Anais, disponível no site: https://visebparasurdos.wordpress.com/..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
V Seminário de Educação Bilíngue Para Surdos: Cultura, Multiculturalismo
Descrição: O Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus I, sob a docência e coordenação da professora Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa, por meio de projeto d eextesnaõ, realizou no Teatro da UNEB, Cabula, nos dias 07 e 08 de Maio de 2015 o V Seminário de Educação Bilíngue Para Surdos: Cultura, Multiculturalismo. Este evento foi muito marcante; pois, tivemos o lançamento do 2º livro de Madson Barreto e Raquel Barreto ? Escrita de Sinais Sem Mistérios. Contamos com a mesa-redonda com os convidados: Drª. Ana Carolina Escosteguy, Draª. Karin Strobel, Me. Roberto Costa, sob a moderação do Prof. Dr. Marcos Aurélio do DEDC I. E as seguintes palestras: ? Prof. Neemias Gomes Santana: O Professor Ouvinte como Artefato da Cultura Surda ? ILS Ronaldo Freitas: O Intérprete de Libras como Artefato da Cultura Surda ? Prof. Alex Sandrelanio dos Santos ? Histórias, Culturas e Educação da Pessoa Surda ? Profª. Marcia Cruz - O Ensino do Português para Surdos na Intersecção de duas Culturas ? Artista Plástico Dário Costa: O Ser Surdo e as Artes Plásticas ? Design de Moda Cintia Brito ? O Olhar do Surdo sobre a Cultura da Moda ? Sd. Nivia Bonfim ? Libras e a Cultura Surda para a Segurança Pública.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador.
2014 - 2014
II Seminário de Proposta Bilíngue para Fonoaudiologia: ambiente de sala de aula
Descrição: O Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus I, sob a coordenação da professora Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa, por meio do Projeto de Extensão realizou concomitante o IV Seminário de Educação Bilíngue para Surdos e II Seminário de Proposta Bilíngue para Fonoaudiologia, teve como tema: ambiente de sala de aula, sua culminância foi no ano de 2014, dia 04 de agosto, no Teatro da UNEB. Nesta versão tivemos a segunda inscrição para apresentações de trabalhos, sendo que não foram publicados em Anais. Tivemos a presença da escritora Raquel Barreto, e a participação da Fgª. Profª. da UNEB, Campus I, DCV, Noemi Rios, e o Prof. Alex Curione do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, do Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador.
2014 - 2014
IV Seminário de Educação Bilíngue para Surdos: ambiente de sala de aula
Descrição: O Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus I, sob a coordenação da professora Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa, por meio do Projeto de Extensão realizou concomitante o IV Seminário de Educação Bilíngue para Surdos e II Seminário de Proposta Bilíngue para Fonoaudiologia, teve como tema: ambiente de sala de aula, sua culminância foi no ano de 2014, dia 04 de agosto, no Teatro da UNEB. Nesta versão tivemos a segunda inscrição para apresentações de trabalhos, sendo que não foram publicados em Anais. Tivemos a presença da escritora Raquel Barreto, e a participação da Fgª. Profª. da UNEB, Campus I, DCV, Noemi Rios, e o Prof. Alex Curione do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, do Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador.
2013 - 2013
III Seminário de Educação Bilíngue para Surdos: Um diálogo entre a Comunidade Surda e Gestores
Descrição: O Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus I, sob a coordenação da professora Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa, realizou concomitante nos dias 05 e 06/07/2013 o III Seminário de Educação Bilíngue para Surdos e o I Seminário de Proposta Bilíngue para Fonoaudiologia. Os palestrantes convidados pela UNEB foram a Profª Drª. Patrícia Luiza Ferreira Rezende, a Fgª. Drª. Ana Cristina Guarinello, Fgª. Drª. Desirée Begrow, Fgº. Me. Roberto Cesar, Prof. Dr. Omar Barbosa, e a ilustríssima PH.D. Elisabeth Reis Teixeira..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador.
2013 - 2013
I Seminário de Proposta Bilíngue para Fonoaudiologia: Um diálogo entre a Comunidade Surda e Gestores
Descrição: O Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus I, sob a coordenação da professora Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa, realizou concomitante nos dias 05 e 06/07/2013 o III Seminário de Educação Bilíngue para Surdos e o I Seminário de Proposta Bilíngue para Fonoaudiologia. Os palestrantes convidados pela UNEB foram a Profª Drª. Patrícia Luiza Ferreira Rezende, a Fgª. Drª. Ana Cristina Guarinello, Fgª. Drª. Desirée Begrow, Fgº. Me. Roberto Cesar, Prof. Dr. Omar Barbosa, e a ilustríssima PH.D. Elisabeth Reis Teixeira..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador.
2012 - 2012
II Seminário de Educação Bilíngue para Surdos: Por uma Educação Bilíngue Através do Olhar do Surdo
Descrição: Sob a coordenação da professora Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa, aconteceu o II Seminário de Educação Bilíngue para Surdos: Por uma Educação Bilíngue Através do Olhar do Surdo no dia 10 de dezembro de 2012, no Teatro da UNEB e DEDCI ? UNEB Cabula. A proposta consistiu em ter apenas palestrantes Surdos, afim de que através dos discursos destes sujeitos implicados fosse discutido a educação de Surdos. Os palestrantes foram: Fabíola Barbosa; Priscila Leonnor; Larissa Rebouças; Maurício Damasceno; Nilton Damasceno; Bruno Pedra e Lívia Andrade. Com os seguintes temas: ? Letramento para Surdos: Língua Materna e Sua Língua Escrita ? Desenvolvimento da Linguagem da Criança Surda ? O que Você entende Por Escola Bilíngue? ? As Artes Visuais no Ensino de Crianças Surdas ? A Literatura Surda na Educação Infantil ? Educação Física Escolar e a Criança Surda ? Surdos e a Formação em Nível Superior.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador.
2012 - 2012
I Seminário de Educação Bilingue para Surdos: Caminhos e Metodologias
Descrição: Através do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus I, sob a docência e coordenação da professora Sheila Batista Maia Santos, foi realizado o I Seminário de Educação Bilíngue para Surdos: Caminhos e Metodologias. Aconteceu em 30 de agosto de 2012..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Surdos na perspectiva socioantropológica.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Técnicas de tradução/interpretação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Variação linguística.


Prêmios e títulos


2012
1º lugar no concurso para professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, UNEB.
2009
1º lugar no concurso público para Tradutor e Intérprete de LIBRAS, Universidade Federal da Bahia.
2006
3º lugar no concurso público para Tradutor e Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Feira de Santana.
2006
Tradutor e Intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS, Ministério da Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.2010SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. GESTÃO DEMOCRÁTICA: Abertura para a Acessibilidade do Sujeito de Identidade Surda Múltipla e Multifacetada nas Instituições de Ensino. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 4, p. 50-63, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; TAVARES, D. R. S. . OS SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA ? DEDC I. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS, 2017, Salvador. ANAIS CONGRESSO INTERNACIONAL SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS. SALVADOR: BIBLIOTECA PROFESSOR EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA - UNEB, 2017. v. 1. p. 16-33.

2.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. UMA REFLEXÃO DISCURSIVA SOBRE O ENSINO DE LIBRAS. In: SEBSurdos, 2017, Salvador. ANAIS Congresso Internacional Seminário de Educação Bilingue para Surdos. Salvador: BIBLIOTECA PROFESSOR EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA - UNEB, 2016. v. 1. p. 351-362.

3.
SACRAMENTO, G. O. ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . ATENÇÃO À SAÚDE DA FAMÍLIA COM FILHO SURDO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. In: SEBSurdos, 2017, Salvador. ANAIS Congresso Internacional Seminário de Educação Bilingue para Surdos. Salvador: BIBLIOTECA PROFESSOR EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA - UNEB, 2016. v. 1. p. 363-373.

4.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; SANTOS, V. V. . A (IN) VISIBILIDADE DOS DESDOBRAMENTOS DAS LEGISLAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO DE BILÍNGUE NO DIA- DIA DO SURDO. In: SEBSurdos, 2017, Salvador. ANAIS Congresso Internacional Seminário de Educação Bilingue para Surdos. Salvador: BIBLIOTECA PROFESSOR EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA - UNEB. v. 1. p. 374-383.

5.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; Zirlene dos Santos Matos ; Larissa Gabriela Silva Santos . A IMPORTÂNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR LIBRAS PARA A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO ATENDIMENTO AO SUJEITO SURDO. In: SEBSurdos, 2017, Salvador. ANAIS Congresso Internacional Seminário de Educação Bilingue para Surdos. Salvador: BIBLIOTECA PROFESSOR EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA - UNEB, 2016. v. 1. p. 384-394.

6.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; JESUS, H. C. . POR QUE OS SURDOS ANSEIAM POR UMA EDUCAÇÃO BILINGUE?. In: SEBSurdos, 2017, Salvador. ANAIS Congresso Internacional Seminário de Educação Bilingue para Surdos. Salvador: BIBLIOTECA PROFESSOR EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA - UNEB, 2016. v. 1. p. 395-406.

7.
SANTIAGO, A. C. A. ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . O Bilinguismo como Proposta Educacional para a Educacao dos Surdos uma ontextualização. In: 6 Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Paulo. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Paulo, 2014. v. 1.

8.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Competências Bilingue no Ensino a Sujeitos Surdos: Uma Crítica ao PPP e à Matriz Curricular do curso de Pedagogia da UNEB. In: XII Congresso Internacional e XVIII Seminário Nacional do INES, 2013, Rio de Janiero. Educação de Surdos em Países de Língua Portuguesa ?Há línguas em português?. Rio de janeiro, 2013. v. 1. p. 634-637.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. M. ; ROCHA, B. S. P. ; FERNANDEZ, A. G. ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . Identidade do Curso de Graduação em Interpretação/Tradução. In: 4º Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2014, Florianópolis. Anais do IV Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. Florianópolis: UFSC, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDEZ, A. G. ; ROCHA, B. S. P. ; SANTOS, M. M. ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . Inquietações dos Surdos sobre as habilidades da tradução: Libras ? Língua Portuguesa. In: IV Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2014, Florianópolis. Anais do IV Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2014.

2.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; SILVA, B.F.R. . Competências Bilingue no Ensino a Sujeitos Surdos: Uma Crítica ao PPP e à Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da UNEB. In: I COLÓQUIO DOCÊNCIA E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2013, Salvador. I COLÓQUIO DOCÊNCIA E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A profissão docente na contemporaneidade, 2013. p. 43-44.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; COSTA, R. C. R. ; Marcos Luiz dos Santos Brabo . MODELO METODOLÓGICO LÍNGUA DE SINAIS ? LÍNGUA ORAL PARA TILSP. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; COSTA, R. C. R. . O Ensino de Libras nas Instituições de Ensino Superior: Contribuições para a Educação de Surdos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MACEDO, Luciana Matos ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . Educação dos Surdos na Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, E. M. A. ; VIEIRA, Roberto Carlos ; COSTA, R. C. R. ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . Processos de Aquisição da Linguagem por Crianças Surdas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Glosas e Lego: Instrumentos Didáticos para Formação de Tradutores e Intérpretes Iniciantes na versão Voz. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; SERVA, P. K. B. . Uma Reflexão Discursiva sobre o Ensino de Libras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; SACRAMENTO, G. O. . Atenção à Saúde da Família com Filho Surdo: uma Revisão Bibliográfica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; SANTOS, V. V. . A (IN) VISIBILIDADE DOS DESDOBRAMENTOS DAS LEGISLAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO DE BILINGUE NO DIA- DIA DO SURDO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; JESUS, H. C. . Por que os Surdos anseiam por uma educação bilíngue?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. GLOSAS E LEGO: METODOLOGIA PARA FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES INICIANTES NA VERSÃO VOZ DA LIBRAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Discussões sobre educação Bilíngue no Presente Século. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; JESUS, D. F. S. . Segurança e Acessibilidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. LIBRAS: formação docente, ensino e acessibilidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Educação: Ensino de Libras na Educação Superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SANTIAGO, A. C. A. ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . O BILINGUISMO COMO PROPOSTA EDUCACIONAL PARA A EDUCAÇÃO DOS SURDOS ? UMA CONTEXTUALIZAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; SILVA, B.F.R. . Competências Bilingue no Ensino a Sujeitos Surdos: Uma Crítica ao PPP e à Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da UNEB. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; SANTIAGO, Ana . Da Educação Especial à Educação Bilíngue: novas perspectivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Educação Bilingue nas Escolas Regulares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Competências Bilingue no Ensino a Sujeitos Surdos: Uma Crítica ao PPP e à Matriz Curricular do curso de Pedagogia da UNEB. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; REBOUÇAS, L. S. . A Inclusão das Escolas Bilingues para Surdos no Plano Nacional de Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Os Estudos Culturais Britânicos e a Cultura Surda. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. ANAIS Congresso Internacional Seminário de Educação Bilingue para Surdos. Salvador: BIBLIOTECA PROFESSOR EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA - UNEB, 2017 (Anais).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
COSTA, R. C. R. ; SILVA, V. A. ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . Licenciatura em Letras Libras. 2014.

2.
COSTA, R. C. R. ; SILVA, V. A. ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras - Libras da Faculdade Parque. 2014.

3.
Prof. Marcílio de Carvalho Vasconcelos ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . Participação no II Seminário de Estudos Linguisticos e Literários, como Intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS exclusiva do palestrante de Identidade Surda Hibrida: Prof. Marcílio de Carvalho Vasconcelos - UEFS, com a palestra: Traços da Identidade e Cultura Surda: Literatura e Escrita de Sinais. 2009.

4.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Curso de Língua Brasileira de Sinais. 2009.

5.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Capacitação de Intérprete da língua Brasileira de Sinais. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
DELMAR, A. S. M. ; SOUZA-LEMOS, Glauber ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . 'I Seminário de Tradutores, Intérpretes e Guia-Intérpretes do INES: Encontros e diálogos interdisciplinares. 2018.

2.
Santos, Adriana Dantas Wanderley dos ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . Interpretação da dissertação da mestranda Adriana Dantas Wanderley dos Santos: A EDUCAÇÃO DOS SURDOS NA CIDADE DE SALVADOR: reflexões sobre suas particularidades linguísticas e os serviços oferecidos nos primeiros anos escolares. 2011.

3.
BENTO, Nanci Araújo ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . Interpretação da dissertação da mestranda Nanci Araújo Bento: Os Parametros Fonológicos de Configuração de Mão, Ponto de Articulação e Movimento na Aquisição da Língua de Sinais Brasileira: um Estudo de Caso. 2010.

4.
PEPE, V. P. S. ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . Interpretação da tese da doutoranda Vera Pedreira dos Santos Pepe: Dislexia e Processos Fonológicos. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Curso Básico: Língua Brasileira de Sinais. 2013. .

2.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. A Escrita de Sinais e a Literatura Surda. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Cultura e Identidade Surda. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Atuação e Ética do Profissional Intérprete de Libras. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Oficina de Libras. 2013. .

6.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; COSTA, R. C. R. . O Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos. 2012. .

7.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; REBOUÇAS, L. S. . Oficina de Libras. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Fundamentos Teóricos: Língua Brasileira de Sinais e a Concepção Sócio-Antropológica da Surdez. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo Didático).

9.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Língua Brasileira de Sinais - Nível Avançado. 2009. .

10.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Atendimento Educacional especializado - Surdez e Deficiência Auditiva. 2009. (Palestra).

11.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Capacitação para Intérpretes de Língua de Sinais. 2008. .

12.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Modelos de Educação para Surdos. 2007. .

13.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Língua Brasileira de Sinais. 2006. .


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. III Seminário de Educação Bilingue para Surdos. 2013 (Entrevista).

2.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Bahia Revista. 2008.

3.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Programa Eleitoral. 2008.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PORTELA, C. P. J.Cláudia Paranhos de Jesus; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; ANDRADE, H. L. S.. Participação em banca de JOSEANE CONCEIÇÃO DE JESUS.A EDUCAÇÃO DOS SURDOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
PORTELA, C. P. J.Cláudia Paranhos de Jesus; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; ANDRADE, H. L. S.. Participação em banca de Letícia Araújo Lima.A escuta sensível na prática da avaliação do professor de Educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Participação em banca de Valnice Pereira dos Santos.As Práticas Pedagógicas do Professor Ouvinte para Inclusão do Aluno Surdo na Escola Regular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Participação em banca de Marielle Almeida.Pedagogia Hospitalar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BENTO, Nanci Araújo; COSTA, R. C. R.; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Docente por Tempo Determinado. 2016. Universidade Federal da Bahia.

2.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; BEGROW, D. V.; SANTOS, I. C.. Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto e Temporário. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Giro da Roda - Língua e Sociedade na História do Brasil: Um Longo e Doloroso Processo. 2018. (Outra).

2.
Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - OAB. 2018. (Outra).

3.
I Congresso e III Simpósio de Educação Bilíngue para Surdos.O ensino de Libras nas Instituições de Ensino Superior: Contribuições para a Educação de Surdos. 2018. (Simpósio).

4.
II Diversilibras ? ( Des) construção de preconceitos. 2018. (Seminário).

5.
I SEMINÁRIO DE TRADUTORES, INTÉRPRETES E GUIA-INTÉRPRETES DE LIBRAS DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS:?ENCONTROS E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES?.MODELO METODOLÓGICO LS - LO PARA TILSP. 2018. (Seminário).

6.
Simpósio DIVERSILIBRAS: Comunidade Surda e Diversidade Sexual,. 2017. (Simpósio).

7.
I Colóquio Linguagem e Surdez.Perspectiva Formativas: LIBRAS na Universidade. 2016. (Seminário).

8.
II Seminário Comunidades Surdas e suas Contribuições para Cidad. 2016. (Seminário).

9.
II Seminário em Educação: Comunidades surdas e suas contribuições para o exercício da cidadania.Ensino da Libras na Educação Básica e Educação Superior. 2016. (Seminário).

10.
II Setembro Azul da Universidade Estadual de Feira de Santana.O ensino de Libras nas IES. 2016. (Seminário).

11.
II Setembro Azul da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2016. (Seminário).

12.
Encontro de Planejamento da UNEAD.Aspectos da Cultura Surda. 2014. (Encontro).

13.
Seminário.Diálogos Sobre a Educação Inclusiva. 2014. (Seminário).

14.
I Colóqio Docência e Diversidade na Educação Básica. 2013. (Simpósio).

15.
XII Congresso Internacional e XVIII Seminário Nacional do INES. 2013. (Congresso).

16.
Defesa de dissertação de mestrado. 2010. (Outra).

17.
Encontro Estadual de Obreiros e Surdos. 2010. (Encontro).

18.
II Congresso Nacional de Pesquisa em Tradução e Interpretação de Língua de Sinais Brasileira. 2010. (Congresso).

19.
Interpretação de Evento.XI Seminário de Linguística Aplicada / VII Seminário de Tradução. 2010. (Seminário).

20.
Interpretação do Seminário.Simpósio Limiares da Universidade: uma discussão sobre ações afirmativas, educação e diversidade. 2010. (Simpósio).

21.
Seminário: Caminhos para a Inclusão: a discussão do currículo na perpectiva das diferenças. 2010. (Seminário).

22.
Seminário Caminhos para a Inclusão: a discussão do currículo na perspectiva da diferença. 2010. (Seminário).

23.
XII Encontro Estadual de Obreiros e Surdos. 2010. (Encontro).

24.
II Seminário de Estudos Linguisticos e Literários. 2009. (Seminário).

25.
I Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.Atendimento Educacional Especializado - Surdez e Deficiência Auditiva. 2009. (Seminário).

26.
I Simpósio de Neuropsicologia do Recôncavo. 2009. (Simpósio).

27.
Encontro Estadual de Obreiros e Surdos.Servindo a Deus na Diversidade. 2008. (Encontro).

28.
IX Encontro Estadual de Obreiros e Surdos. 2007. (Encontro).

29.
Congresso Nacional de Educação de Surdos. 2006. (Congresso).

30.
IV Semana Unuversitária e II Escola Bíblica de Jovens. 2006. (Encontro).

31.
VIII Encontro Estadual de Obreiros e Surdos. 2006. (Encontro).

32.
I Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. 2005. (Seminário).

33.
Seminário de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2005. (Seminário).

34.
V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. 2005. (Seminário).

35.
I Seminário Temático ? A Diversidade em Foco: Reflexões Sobre os Caminhos da Inclusão Escolar e Social. 2004. (Seminário).

36.
Seminário de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, Danniel da Silva ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . Encontro Intermediário do Grupo de Trabalho de Teoria da Gramática ? GT-TG ? Anpoll - 30 anos. 2017. (Congresso).

2.
COSTA, R. C. R. ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . I Workshop de Aquisição da Linguagem. 2017. (Congresso).

3.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. I Congresso Internacional e VI Seminário de Educação Bilíngue para Surdos: perspectivas da educação bilíngue para o século XXI.. 2016. (Congresso).

4.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS. 2015. (Congresso).

5.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. IV Seminário de Educação Bilingue para Surdos. 2014. (Congresso).

6.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. II Seminário de Proposta Bilingue para a Fonoaudiologia. 2014. (Congresso).

7.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Mesa-Redonda: Estudos e Experiências sobre Libras. 2014. (Congresso).

8.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. III Seminário de Educação Bilingue para Surdos: Um Diálogo entre a Comunidade Surda e Gestores. 2013. (Congresso).

9.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. I Seminário de Proposta Bilingue para a Fonoaudiologia. 2013. (Congresso).

10.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. I Seminário de Educação Bilingue: Caminhos e Metodologias. 2012. (Congresso).

11.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. II Seminário de Educação Bilingue: Por Uma educação Através do Olhar do Surdo. 2012. (Congresso).

12.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Workshop de Libras - Língua Brasileira de Sinais. 2010. (Exposição).

13.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. X Encontro Estadual de Obreiros e Surdos. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aguiar Texeira Nascimento. Serviços Auxiliares da Justiça: Acessibilidade as Pessoas Surdas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

2.
Ana Conceição Alves Santiago. Da Educação Especial à Educação Bilingue: Novas Pespectivas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

3.
Bruno Sá Barreto da Glória dos Santos. Bilinguismo em uma Perspectiva Crítica e sua Prática Descontextualizada com as Necessidades dos Surdos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

4.
Carlos messias Alves de Jesus. Educação Inclusiva: Realidade dos Surdos nas Classes Regulares. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

5.
Eliete Santana Rocha. Especialização em Libras para Surdos e Ouvintes: Um estudo a partir da Perspectiva Ouvinte. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

6.
Elisabete de Santana Santos. Cultura Surda. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

7.
Jaciara Santana Amorim. A Influência da Literatura Surda no Desenvolvimento da Identidade de Crianças Surdas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

8.
Jeane Santos dos Passos. Aprendendo Matemática a partir da Língua Brasileira de Sinais: Aspectos Metodológicos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

9.
José Alcides Machado de Jesus. Proposta de Metodologia de Ensino de Língua Inglesa para Surdos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

10.
Juçara da Silva de Oliveira. Motoristas Surdos: A Acessibilidade Pede Passagem. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

11.
Luciana Matos Macedo Lima. A Inclusão do Ensino de Libras nos Cursos de Ensino Superior: Opção para as Instituições ou Obrigação?. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

12.
Luciane Bomfim. Educação Inclusivae/ou Educação Bilingue: Estudo das Propostas educacionais para Surdos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

13.
Lucicleide Santos Santiago. As Políticas Públicas para Formação do Professor de Libras. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

14.
Murilo Cerqueira daltro. Educação Física Adaptada para Alunos Surdos nas escolas Inclusivas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

15.
Telma Raimunda Brito da Cruz. Elementos que permitem Acessibilidade aos Surdos na Escola Regular. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

16.
Vivian Santos Silva. O Olhar do Ouvinte Sobre a Cultura Surda. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

17.
Yndiara Karoline de Oliveira Damasceno. CODAS: um olhar sobre suas estratégias na comunicação. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras) - Faculdade Dom Pedro II. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

18.
Ana Paula Deiró do Espirito Santo. EDUCAÇÃO DE SURDOS EM SÃO FÉLIX- BA: CONTEXTUALIZAÇÃO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua de Sinais Brasileira) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

19.
Eni Gomes de Souza Moreira. Políticas Públicas: a distância entre a teoria e a prática. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua de Sinais Brasileira) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

20.
Gilmara de Jesus Silva do Nascimento. A Inclusão do Surdo na Literatura Infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua de Sinais Brasileira) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

21.
Iara Gonçalves dos Anjos. A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS SURDOS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua de Sinais Brasileira) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.

22.
Michele Sena da Silva. O ACESSO DO SURDO AO INSTITUTO FEDERAL BAIANO CAMPUS CATU. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua de Sinais Brasileira) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Orientador: Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; REBOUÇAS, L. S. . A Inclusão das Escolas Bilingues para Surdos no Plano Nacional de Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; SERVA, P. K. B. . Uma Reflexão Discursiva sobre o Ensino de Libras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; SACRAMENTO, G. O. . Atenção à Saúde da Família com Filho Surdo: uma Revisão Bibliográfica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; SANTOS, V. V. . A (IN) VISIBILIDADE DOS DESDOBRAMENTOS DAS LEGISLAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO DE BILINGUE NO DIA- DIA DO SURDO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; JESUS, H. C. . Por que os Surdos anseiam por uma educação bilíngue?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. GLOSAS E LEGO: METODOLOGIA PARA FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES INICIANTES NA VERSÃO VOZ DA LIBRAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Discussões sobre educação Bilíngue no Presente Século. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; JESUS, D. F. S. . Segurança e Acessibilidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. LIBRAS: formação docente, ensino e acessibilidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Educação: Ensino de Libras na Educação Superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
MACEDO, Luciana Matos ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . Educação dos Surdos na Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA, E. M. A. ; VIEIRA, Roberto Carlos ; COSTA, R. C. R. ; SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M. . Processos de Aquisição da Linguagem por Crianças Surdas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; COSTA, R. C. R. . O Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos. 2012. .

2.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Curso Básico: Língua Brasileira de Sinais. 2013. .

3.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. A Escrita de Sinais e a Literatura Surda. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Cultura e Identidade Surda. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.. Atuação e Ética do Profissional Intérprete de Libras. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
SANTOS-REIS DA COSTA, Sheila B. M.; REBOUÇAS, L. S. . Oficina de Libras. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Contato para assuntos profissionais: sheilacosta528@gmail.com                                                        Contato para assuntos institucionais: smaia@uneb.br



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:31:58