Cynthia Sampaio de Gusmão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7886913409303294
  • Última atualização do currículo em 24/07/2018


Graduada em Letras pela FFLCH/USP (2000), mestre (2010) e doutora (2015) em Filosofia pela FFLCH/USP na área de Epistemologia. É sócia efetiva da Associação Filosófica Scientiae e Studia e participante do Instituto de Estudos Avançados da USP/SP. Concluiu em 2017 pós-graduação Lato-sensu em Direção teatral pela Escola Superior de Artes Célia Helena/SP (2017). Tem experiência nas áreas de Artes e Educação com ênfase em rádio, vídeo, teatro e música. De 1996 a 2012 foi apresentadora, roteirista e diretora de programas da Cultura FM de São Paulo, com destaque para o programa Mapa-múndi - uma geografia do som. Desde 2013, é diretora de programas e coordenadora musical da emissora. Foi premiada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em 2000 com o programa radiofônico experimental Ouvidos e Caracóis - os labirintos da audição. Também recebeu prêmio na Bienal Internacional de Rádio (MEX/MEX 2000) com o programa radiofônico Paisagens Sonoras do Brasil. Em 2014 o programa que dirige e roteiriza na Cultura FM, João Carlos Martins, foi vencedor do Prêmio APCA na categoria Revelação. Foi co-diretora, ao lado de Silvana Afram, da série de programas de rádio Sintonia Verde (2006-2008) para a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Atua na criação de textos educativos, resenhas, críticas musicais,criação teatral e radiofônica e composição de trilha sonora para audiovisuais.É autora do livro "Pequena viagem pelo mundo da música" (Moderna, 2008) e em 2016 escreveu e dirigiu o espetáculo Intimação de Orfeu, com músicas de sua autoria .Atualmente trabalha como diretora da peça Auto da mina do chão, de sua autoria. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cynthia Sampaio de Gusmão
Nome em citações bibliográficas
GUSMÃO, C. S.;GUSMÃO, CYNTHIA


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Artefatos e modelos da música na Antiguidade ocidental, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Pablo Rubén Mariconda.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2006 - 2010
Mestrado em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Harmônica na Antiguidade grega,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Pablo Rubén Mariconda.
Palavras-chave: filosofia, música, história.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Educação.
2016 - 2017
Aperfeiçoamento em Pós graduação em Direção Teatral. (Carga Horária: 372h).
Escola Superior de Artes Célia Helena, ESCH, Brasil.
Título: As vozes de Eurídice O processo de encenação de ?Intimação de Orfeu?. Ano de finalização: 2017.
Orientador: Marco Antonio Rodrigues.
1996 - 2000
Graduação em Grego.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Ikebana e a arte da direção teatral. (Carga horária: 25h).
SP Escola de Teatro - Centro de Formação de Artes do Palco, SP ESCOLA DE TEA, Brasil.
2016 - 2017
Extensão universitária em pós-graduação lato-sensu Direção teatral. (Carga horária: 320h).
Escola Superior de Artes Célia Helena, ESCH, Brasil.
2016 - 2016
Há nada - um estudo sobre o intangível no teatro. (Carga horária: 24h).
centro cultural b_arco, B_ARCO, Brasil.
2016 - 2016
Mulheres de Shakespeare. (Carga horária: 16h).
SESI-British Council, SESI-BC, Brasil.
2016 - 2016
Oficina Literária de Paraty. (Carga horária: 15h).
British Council, BC, Brasil.
2016 - 2016
O teatro de Heiner Müller e A estrada de Wolokolamsk. (Carga horária: 6h).
Instituto Goethe São Paulo, GOETHE, Brasil.
2015 - 2015
Elementos de composição dramatúrgica. (Carga horária: 64h).
SP Escola de Teatro - Centro de Formação de Artes do Palco, SP ESCOLA DE TEA, Brasil.
2013 - 2013
Introduction to digital sound design.
Emory University, EMORY, Estados Unidos.
2012 - 2012
Extensão universitária em Fale Francês: Avançado I. (Carga horária: 45h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Alemão para leitura de textos de Filosofia e Ciênc. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Fale Francês: Avançado II. (Carga horária: 45h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2006 - 2006
Água & Floresta - o estado da arte da educação ambiental. (Carga horária: 16h).
Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, SMA, Brasil.
2001 - 2002
Arqueo-etnomusicologia da Antiguidade Clássica. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
2001 - 2001
Literatura e Colonização no Brasil. (Carga horária: 120h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
1990 - 1990
Núcleo Oswaldiano de Rádio. (Carga horária: 149h).
Secretaria de Estado da Cultura/SP, SEC, Brasil.
1982 - 1982
XXXII Curso Internacional de Férias Pro-Arte. (Carga horária: 40h).
Fundação Nacional das Artes, FUNARTE, Brasil.
1980 - 1981
Viola/Música de Câmara. (Carga horária: 96h).
Serviço Social do Comércio/SP, SESC/SP, Brasil.
1978 - 1980
Teatro. (Carga horária: 3600h).
Centro de Pesquisas Teatrais/SESC-SP, CPT, Brasil.
1978 - 1979
Interpretação Teatral. (Carga horária: 96h).
Casa de Cultura de Israel, CCI, Brasil.
1975 - 1976
Flauta Doce e Transversal. (Carga horária: 80h).
Conservatório Musical Brooklin Paulista, CMBP, Brasil.
1974 - 1976
Técnico Tradutor e Intérprete em Inglês. (Carga horária: 3570h).
Colegio Doze de Outubro, CDO, Brasil.


Atuação Profissional



Auris Produções e Comunicações, Ltda., AURIS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: proprietária, Enquadramento Funcional: proprietária, Carga horária: 4


Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: direção artística/produção/, Carga horária: 25


Academia de Música e Artes José Biancardi, GRUPO AMA, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1980
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de flauta doce e teoria musical, Carga horária: 20


Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, BANDA SP, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1984
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: flautista, Carga horária: 10


Conservatório Musical do Imirim, CMI, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professora de flauta doce e teoria musical, Carga horária: 8


Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, ORQUESTRA JOVEM, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1983
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Violista, Carga horária: 9


Teatro Ventoforte, VENTOFORTE, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1982
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Musicista, Carga horária: 20


Associação Filosófica Palas Athena, AFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: radioarte.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Radiodifusão.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Grego
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Revelação, Associação Paulista de Críticos de Arte APCA.
2009
Menção altamente recomendável, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
2000
Terceiro Lugar Categoria Programação Musical, Radio Educación - México.
2000
Prêmio Estímulo de Programas Radiofônicos, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
1976
Medalha de Honra ao Mérito, Conservatório Musical Brooklin Paulista.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUSMÃO, CYNTHIA2016GUSMÃO, CYNTHIA. Musas e música nos planos epistêmicos da memória na antiga Grécia. Revista Música (Online), v. 16, p. 9-24, 2016.

2.
GUSMÃO, C. S.2014GUSMÃO, C. S.. Música e magia na filosofia grega antiga. Revista Musica, v. 14, p. 61-86, 2014.

3.
GUSMÃO, CYNTHIA2013GUSMÃO, CYNTHIA. O ateliê musical de Claudio Ptolomeu. Scientiae Studia (USP), v. 11, p. 731-762, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GUSMÃO, C. S.. Pequena viagem pelo mundo da música. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2008. 144p .

Capítulos de livros publicados
1.
GUSMÃO, C. S.. Radio zoom uma metáfora do ouvir. In: Lilian zaremba. (Org.). Entre ouvidos sobre rádio e arte. Riode Janeiro: Soarmec Editora, 2010, v. , p. 38-39.

2.
GUSMÃO, C. S.. A palavra saturada. In: Lilian Zaremba. (Org.). Entre ouvidos sobre rádio e arte. Rio de Janeiro: Soarmec Editora, 2010, v. , p. 33-37.

3.
GUSMÃO, C. S.. Altamiro Carrilho. In: Arthur Nestrovsky. (Org.). Música Popular Brasileira Hoje. São Paulo: Publifolha, 2002, v. , p. 27-29.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUSMÃO, C. S.. Carlos Gomes, o gigante adormecido. História Viva, São Paulo, p. 18 - 23, 10 out. 2006.

2.
GUSMÃO, C. S.. José Maurício Nunes Garcia, entre a glória e o esquecimento. História Viva, São Paulo, p. 84 - 87, 10 out. 2004.

3.
GUSMÃO, C. S.. O som dorme nas partituras. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. 8 - 8, 03 jul. 2004.

4.
GUSMÃO, C. S.. Marketing cultural ganha um tom erudito. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. 1 - 1, 27 mar. 2004.

5.
GUSMÃO, C. S.. Rigoroso ecletismo. Bravo!, São Paulo.

6.
GUSMÃO, C. S.. A nostalgia de Piazzolla. Bravo!, São Paulo.

7.
GUSMÃO, C. S.. Só a diversidade nos une. Bravo!, São Paulo.

Apresentações de Trabalho
1.
GUSMÃO, C. S.. Arte e espiritualidade na obra de Hildegard von Bingen. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GUSMÃO, C. S.. Arte e ciência na música da Antiguidade grega. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GUSMÃO, C. S.. Imagens da memória - representações da música na Grécia antiga. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GUSMÃO, C. S.. A geometria musical de Claudio Ptolomeu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GUSMÃO, C. S.. O ateliê musical de Claudio Ptolomeu. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GUSMÃO, C. S.. Inversões, rupturas e continuidades - o pensamento musical da Antiguidade na Renascença. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GUSMÃO, C. S.. Vincenzo Galilei: os antecedentes musicais da ciência do século XVII.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GUSMÃO, C. S.. Mito, número e sensação na harmônica grega. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GUSMÃO, C. S.. A palavra saturada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
GUSMÃO, C. S.. Rádio zoom - uma metáfora do ouvir. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GUSMÃO, C. S.; PINI, M. ; NATALI, J. B. . Music Nation. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
GUSMÃO, CYNTHIA. Silêncio estética filosofia e saúde. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GUSMÃO, C. S.; BALBONI, A. . Sopro das musas. 2018. (leitura crítica).

3.
GUSMÃO, CYNTHIA. Hildegard von Bingen política, mística, arte e terapias de uma mulher do século XII. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GUSMÃO, CYNTHIA. Descobrimentos poéticos da música brasileira. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GUSMÃO, CYNTHIA. Arte e ciência na música da Antiguidade grega. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GUSMÃO, C. S.. Retratos, uma história ilustrada da música brasileira. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
GUSMÃO, C. S.. Oficina de Teoria e Percepção Musical. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
GUSMÃO, C. S.; Kopelman, I. ; Tabacof, D. . Oficina da Terra do Nunca. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
GUSMÃO, C. S.. Toque, cante, ouça. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
GUSMÃO, C. S.; Bermann, R. . Oficina de Construção de Instrumentos: do tronco às folhas onde balança o vento. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
GUSMÃO, C. S.. Curso de Instrumentos Musicais para Crianças. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
GUSMÃO, C. S.. Auto da mina do chão. 2017. Teatral.

2.
GUSMÃO, C. S.. Intimação de Orfeu. 2016. Teatral.

3.
GUSMÃO, C. S.; LUCAS, M. ; RODRIGUES, R. . Capela Real. 2014. Performática.

4.
GUSMÃO, C. S.; Kopelman, I. . Histórias Persas. 1994. Teatral.

5.
GUSMÃO, C. S.; Carvalhaes, F. ; Kaletrianos, J.P. . Ololyksate. 1994. Teatral.

6.
GUSMÃO, C. S.; Gonçalves, C.M. ; Kopelman, I. . Elas nunca foram dentistas. 1993. Teatral.

7.
GUSMÃO, C. S.; Kopelman, I. ; K., Alice . Alice K. e suas estátuas. 1993. Teatral.

8.
GUSMÃO, C. S.; Castro, Â. . The Gift. 1991. Teatral.

9.
GUSMÃO, C. S.; Kopelman, I. ; Carvalhaes, F. . Quioguém. 1991. Teatral.

10.
GUSMÃO, C. S.; Krugli, I. ; Freire, P. . História de Lenços e Ventos. 1981. Teatral.

11.
GUSMÃO, C. S.; Freire, P. ; Krugli, I. . História do barquinho. 1981. Teatral.

12.
GUSMÃO, C. S.; Freire, P. ; Gabrieli, O. . Luzes e Sombras. 1981. Teatral.

Música
1.
GUSMÃO, C. S.. Glassec Vidros. 2015. Trilha Sonora.

2.
GUSMÃO, CYNTHIA; FRANCISCO, P. . Que cantadora a voda me fez. 2012. Trilha Sonora.

3.
GUSMÃO, CYNTHIA. A exceção e a regra. 1996. Trilha Sonora.

4.
GUSMÃO, CYNTHIA. Todo o dia é dia. 1995. Trilha Sonora.

5.
GUSMÃO, CYNTHIA. Precisa-se. 1994. Trilha Sonora.

6.
GUSMÃO, CYNTHIA. Agricultura Natural. 1994. Trilha Sonora.

7.
GUSMÃO, CYNTHIA. Password/Hello. 1993. Trilha Sonora.

8.
GUSMÃO, CYNTHIA. Sindicato dos metalúrgicos do ABC 60 Anos. 1993. Trilha Sonora.

9.
Müller, H. ; GUSMÃO, C. S. . Blues Azul de Aeromoça. 1990. Interpretação.

10.
GUSMÃO, C. S.; Yamaoka, Y. . Koto no Kai. 1988. Interpretação.

11.
GUSMÃO, C. S.; Carneiro, M. ; Gonçalves, N. ; Silveira, C. . Concerto de Natal. 1982. Interpretação.

12.
GUSMÃO, C. S.; Jaffé, Alberto ; Miranda, R. . Terras de Manirema. 1982. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
GUSMÃO, CYNTHIA. Polifonias mestiças - representações da música no Brasil. 2012 (radiofônica).

2.
AFRAM, S. I. ; GUSMÃO, C. S. . Sintonia Verde. 2008 (radiofônica).

3.
GUSMÃO, C. S.. Villa-Lobos e o Cinema. 2004.

4.
GUSMÃO, C. S.. Música Carnática ? a música do sul da Índia. 2003 (radiofônica).

5.
GUSMÃO, C. S.. Juvenilidades Auriverdes ? a música na Semana de 22.. 2002 (radiofônica).

6.
GUSMÃO, C. S.; AFRAM, S. I. . Ouvidos e Caracóis- os labirintos da audição. 2000.

7.
GUSMÃO, C. S.. Paisagens Sonoras do Brasil: a música indígena. 2000 (radiofônica).

8.
GUSMÃO, C. S.. Bach-Vivaldi ? uma história a ser ouvida. 2000.

9.
GUSMÃO, C. S.. Arco em movimento ? os vôos da técnica instrumental. 2000.

10.
GUSMÃO, C. S.. Erik Satie - as folias de um gimnopedista. 1999.

11.
GUSMÃO, C. S.. Bartokiana, a coesão de uma obra. 1999.

12.
GUSMÃO, C. S.. Claritas ? o mundo luminoso de Hildegard von Bingen. 1998.

13.
GUSMÃO, CYNTHIA. Mapa-múndi - uma geografia do som. 1998 (radiofônica).

14.
GUSMÃO, C. S.; Araújo, J.Z. . A exceção e a regra. 1995 (Trilha sonora original/ vídeo).

15.
GUSMÃO, C. S.. Todo dia é dia. 1995 (Trilha sonora original).

16.
GUSMÃO, C. S.; Tapajós, R. . Agricultura Natural. 1994 (Trilha Sonora Original).

17.
GUSMÃO, C. S.. Precisa-se. 1994 (Trilha sonora original).

18.
GUSMÃO, C. S.. Ser mulher em São Paulo. 1990 (Trila Sonora original/vídeo).

19.
GUSMÃO, C. S.; Ivo, I. ; Tucci, E. . Sangue Novo. 1978.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
GUSMÃO, C. S.; LUCAS, M. I.; PASCHOAL, S.. Participação em banca de Fernando Schlichter. O conceito de proportio no tratado Speculum musicae de Jacobus Leodiensis. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Musicologia) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos século XVI, XVII e XVIII.Imagens da memória - representações da música na Grécia antiga. 2014. (Encontro).

2.
VI Seminário de História e Filosofia da Ciência.A geometria musical de Claudio Ptolomeu. 2014. (Seminário).

3.
V Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos século XVI, XVII e XVIII.Inversões, rupturas e continudade. 2013. (Encontro).

4.
IV Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII.Mito, número e sensação na harmônica grega. 2012. (Encontro).

5.
VIII Encuentro de Filsofía e Historia da Ciencia del Cono Sur.Vincenzo Galilei: os antecedentes musicais da ciência do século XVII.. 2012. (Encontro).

6.
VIII Seminário de Estudos do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Religião.Música e Misticismo em Hildegard von Bingen. 2007. (Seminário).

7.
Água & Floresta- o estado da arte da educação ambiental. 2006. (Encontro).

8.
Paisagens radiofônicas do Terceiro Milênio.Rádio zoom. 2006. (Outra).

9.
Terceiro Encontro Internacional de Radioastas.A palavra saturada. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUSMÃO, C. S.; LUCAS, M. ; BISATTI, A. C. . VI Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII. 2014. (Outro).

2.
GUSMÃO, C. S.; LUCAS, M. ; BISATTI, A. C. . V Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
GUSMÃO, CYNTHIA. Silêncio estética filosofia e saúde. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GUSMÃO, CYNTHIA. Hildegard von Bingen política, mística, arte e terapias de uma mulher do século XII. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GUSMÃO, CYNTHIA. Arte e ciência na música da Antiguidade grega. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GUSMÃO, CYNTHIA. Descobrimentos poéticos da música brasileira. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Cynthia Gusmão nasceu no Rio de Janeiro e iniciou os estudos de música aos cinco anos com o Prof. Helder Parente. Estudou piano clássico com sua mãe, Profa. Marly Hatschbach, e violão popular com Prof. Marcos Stul. Em São Paulo, fez estudos de flauta doce e transversal no Conservatório Brooklin Paulista com Bernardo de Toledo Piza e Wilson Duarte Rezende. Em 1978, integrou como musicista o Grupo Negro Experimental de Dança dirigido por Ismael Ivo. Com 19 anos ingressou no curso de Filosofia na FFLCH/USP, mas fez novo vestibular para Artes Cênicas na ECA/USP. Enquanto cursava este último curso, foi selecionada para trabalhar em tempo integral no grupo de Antunes Filho. A partir disso, passou a atuar na área teatral. Em 1988, após retorno de viagem à Europa com o Teatro Ventoforte. estudou com Alberto Jaffé (viola), Edmond Raas (flauta) Marília Pini (história da música), Félix Wagner (jazz), Sérgio Cominatto (percepção musical) e Ricardo Rizek (harmonia, contraponto e estética). NO final da década de 1980, iniciou o trabalho com audio visual, compondo trilhas sonoras para a Tapiri Vídeo, de Renato Tapajós. Em 1998, começou a trabalhar como produtora executiva na rádio Cultura FM de São Paulo onde ficou até 2012, retornando em 2013 para ser coordenadora musical. Retornou à atividade acadêmica em 2000 e após curso ministrado pela Profa. Annie Bélis sobre música grega no departamento de Arqueologia da USP, decidiu seguir a pós-graduação em Filosofia, com foco em música, na FFLCH/USP. Além da experiência com rádio, música e teatro, compõe trilhas sonoras originais para filmes e vídeos institucionais e idealizou e produziu séries radiofônicas para rádios educativas.Ministra cursos de música e filosofia e escreve críticas e resenhas sobre o assunto. É proprietária, junto com a jornalista Silvana Afram, da Auris Produções e Comunicações, empresa de comunicações e arte. Em 2017, terminou o curso de pós-graduação lato-sensu em Direção Teatral.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 22:20:34