Ana Lucia do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2854516976352373
  • Última atualização do currículo em 26/06/2018


Mestre em Letras e Ciências Humanas pela UNIGRANRIO. "As primeiras aprendizagens da criança surda" foi o tema de sua Dissertação. Professora aposentada pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos. Atuou no INES durante 27anos, sendo 23 anos com crianças surdas, nos três primeiros anos de vida. Seu trabalho era direcionado tanto para as crianças quanto para a orientação de seus familiares. As orientações eram realizadas durante o próprio atendimento da criança ou, através de reuniões de pais onde os familiares podiam tirar suas dúvidas sobre o desenvolvimento infantil; a surdez e o potencial da criança surda, daquela faixa etária, principalmente. Paralelo ao seu trabalho em sala de aula, ministrava palestrava em Seminários e Congressos promovidos pelo MEC/INES, além de prestar Assessoria Técnica, em todo o território nacional. Ministrou palestras sobre o mesmo assunto em faculdades e curso de formação de professores. Especialista na área da surdez; em Psicopedagogia Institucional e Clínica; em Estimulação Essencial ao Desenvolvimento da Criança. Possui curso de capacitação em Avaliação Neonatal (Exame Neonatal Neurocomportamental de Dubowitz) organizado e ministrado pelo Dr. Ricardo Nunes Moreira da Silva. Participou do 3º e do 8º Curso de Capacitação em Saúde Mental para Intervenções Precoce (2004 e 2011), ministrado pela Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil - ABENEPI/RJ. Após se aposentar atendeu como Psicopedagoga, em clínica particular, criança com implante coclear e com dificuldades de aprendizagem. Organizou e alimenta o blog centronutrir pesquisando e escrevendo sobre a mulher; a gravidez; o bebê; a surdez e o autismo, entre outros temas que envolvem sobretudo a aprendizagem. Este blog tem visualização em vários países do mundo. Atuou como voluntária na Creche Maria de Nazaré, mantida pela Obra Social Antonio de Aquino, como psicopedagoga, dando supervisão e orientação aos professores e atendendo crianças diante de algum sinal de risco para a aprendizagem. Atualizou o Projeto Político Pedagógico daquela creche. Atualmente, é orientadora de TCC, sobre o Desenvolvimento Psicomotor da criança pré-verbal, para conclusão de curso em Educação Física (Universidade Castelo Branco). Membro da Universidade Internacional Rose Croix-URCI desenvolvendo pesquisas e ministrando palestras sobre temas que encontram suporte teórico nos recentes estudos científicos, mas que permitem sustentação para conceitos apresentados pelas Tradições Místicas, tais como Meditação e seus benefícios para a aprendizagem e Consciência Cósmica, como um processo de evolução humana que objetiva a harmonia do indivíduo e do coletivo. Conferencista no I Colóquio Ciência e Espiritualidade - Rosacrucianismo: entre a Ciência e a Tradição, promovido pela PROEPER/UERJ, NEHMAAT/UFF, LHER/UFF e URCI-RJ1, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Lucia do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, A. L. do


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Letras e Ciencias Humanas.
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Título: As primeiras aprendizagens da criança surda,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Cristina Novikoff.
Coorientador: Haydéa Maria Marino Sant'Anna Reis.
1998 - 1999
Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica. (Carga Horária: 408h).
Associação de Ensino Superior São Judas Tadeu, CEPAT, Brasil.
Título: Relato de um caso: a Cigarra.
Orientador: Gilda Maria Delduque Assemany.
1989 - 1990
Especialização em Estimulação Essencial ao Desenvolvimento da Crianç. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: não houve.
Orientador: não houve.
1988 - 1989
Especialização em Deficiência Auditiva. (Carga Horária: 380h).
Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, IBMR, Brasil.
Título: não houve.
Orientador: não houve.
1982 - 1982
Aperfeiçoamento em Especialização na àrea da audição. (Carga Horária: 900h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Título: não houve. Ano de finalização: 1982.
Orientador: não houve.
1981 - 1987
Graduação em Abi - Letras - Português - Frances.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: não houve.
Orientador: não houve.
1975 - 1977
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Heitor Lira, CEHL, Brasil.
1971 - 1974
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Estadual Anibal Freire, CEAF, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Neuropsicomotricidade "Ensaio Sobre as relações Corpo, Motricidade, Cérebro. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Psicomotricidade, ABP, Brasil.
2016 - 2016
Neurologia e Educação Inclusiva: desafios e perspectivas. (Carga horária: 35h).
Centro de Estudos e Atenção Psicológica, PRAXIS, Brasil.
2011 - 2011
8º Curso de Capacitação em Saúde Mental para Intervenções Precoce. (Carga horária: 63h).
Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil, ABENEPI, Brasil.
2009 - 2009
CUED SPEECH. (Carga horária: 14h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2005 - 2005
Linguagem Corporal - módulo I. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2004 - 2004
Dificuldades de Aprendizagem: abordagem neuropsicológica e cognitiva. (Carga horária: 6h).
Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, IBMR, Brasil.
2004 - 2004
3º Curso de Capacitação em Saúde Mental. (Carga horária: 66h).
Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil, ABENEPI, Brasil.
2001 - 2001
II Módulo do Curso de Capacitação e Treinamento na Área da Surdocegueira. (Carga horária: 16h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2000 - 2000
Curso de Capacitação e Treinamento para Profissionana Área da Surdocegueira. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
1992 - 1992
Psicologia Junguiana. (Carga horária: 30h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora aposentada pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos, em março de 2012.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil / Educação Precoce.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: PSICOPEDAGOGIA.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASCIMENTO, A. L. do2013NASCIMENTO, A. L. do. Da linguagem não verbal à língua de sinais. ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990), v. 40, p. 05-15, 2013.

2.
NASCIMENTO, A. L. do2010 NASCIMENTO, A. L. do. As primeiras aprendizagens da criança surda: a participação da família na educação precoce. Arqueiro (Rio de Janeiro), v. 22, p. 22-33, 2010.

3.
NASCIMENTO, A. L. do2010NASCIMENTO, A. L. do. Educação Precoce e Conceito Linguístico. ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990), v. 33, p. 108-113, 2010.

4.
NASCIMENTO, A. L. do2010NASCIMENTO, A. L. do. As primeiras aprendizagens da criança surda: a participação da família na educação precoce. ARQUEIRO (RIO DE JANEIRO), v. 22, p. 22-33, 2010.

5.
NASCIMENTO, A. L. do2004NASCIMENTO, A. L. do. Sobre a Escolarização de surdos na Educação Precoce: algumas reflexões de base. ARQUEIRO (RIO DE JANEIRO), v. 9, p. 27-31, 2004.

6.
NASCIMENTO, A. L. do2001NASCIMENTO, A. L. do. As primeiras aprendizagens da criança surda: práticas pedagógicas na Educação Infantil do INES- Educação Precoce. Fórum (Rio de Janeiro. 2000), v. 01, p. 25-31, 2001.

7.
NASCIMENTO, A. L. do2001NASCIMENTO, A. L. do. Escola e Família: grandes parceiras. ARQUEIRO (RIO DE JANEIRO), v. 3, p. 07-10, 2001.

8.
NASCIMENTO, A. L. do2000NASCIMENTO, A. L. do. Educação Precoce: um atendimento pedagógico. ARQUEIRO (RIO DE JANEIRO), v. 1, p. 24-26, 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, A. L. do. Estratégias Pedagógicas na Educação Precoce do INES. In: INES: 150 ANOS NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 2007, Rio de Janeiro. ANAIS DO CONGRESSO. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2007. v. UNICO. p. 170-176.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, A. L. do. A via solitária do autoconhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NASCIMENTO, A. L. do. As primeiras aprendizagens da criança surda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NASCIMENTO, A. L. do. A criança surda e as aprendizagens não verbais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NASCIMENTO, A. L. do. Educação Precoce com a criança surda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
NASCIMENTO, A. L. do. As primeiras aprendizagens da criança surda: práticas pedagógicas na Educação Infantil do INES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NASCIMENTO, A. L. do. As primeiras aprendizagens da criança surda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
NASCIMENTO, A. L. do. As primeiras aprendizagens da criança surda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NASCIMENTO, A. L. do. As primeiras aprendizagens da criança surda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
NASCIMENTO, A. L. do. Literatura e Memória - trânsito entre Portugal, Brasil e África. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
NASCIMENTO, A. L. do. Ponciá vicêncio e a busca da ancestralidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NASCIMENTO, A. L. do. Ponciá Vicêncio e a busca da ancestralidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NASCIMENTO, A. L. do. Ponciá Vicêncio e a busca da ancestralidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
NASCIMENTO, A. L. do. Desenho Infantil e Língua escrita. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
NASCIMENTO, A. L. do. A importância da Estimulação Precoce. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
NASCIMENTO, A. L. do. Alfabetização de surdo. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
NASCIMENTO, A. L. do. centronutrir. 2017. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASCIMENTO, A. L. do; ROCHA, V.; FACHADA, R.. Participação em banca de Filipe Ramos Braga Salgueiro e Flavia Carvalho da Silva.A dificuldade da capoeira enquanto conteúdo curricular na Educação Física. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Castelo Branco.

2.
NASCIMENTO, A. L. do; ROCHA, V.; FACHADA, R.. Participação em banca de Amanda Ramos Ricardo e Naiana Freire.Aulas de Atletismo para o Ensino Fundamental: uma abordagem sobre o meio ambiente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Castelo Branco.

3.
NASCIMENTO, A. L. do; NOVIKOFF, C.; MITHIDIERI, O. B.. Participação em banca de Núbia da Silva Antonio Rocha e Lerenice Barros Borges.Inclusão Escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminario Inclusão Social para Crianças com Mecessidades Especiais.A criança surda e as aprendizagens não verbais. 2011. (Seminário).

2.
I Seminário de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.As primeiras aprendizagens da criança surda. 2011. (Seminário).

3.
Projeto Educom Programa Fazer Pedagógico.Educação Precoce com a criança surda. 2011. (Oficina).

4.
Múltiplo Atores e Saberes na Educação de Surdos. Educação Infantil: expectativas, desafios e possibilidades. 2009. (Congresso).

5.
Programa Multidisciplinar de Pós-graduação lato sensu em Letras da UNISUAM.Ponciá Vicêncio e a busca da ancestralidade. 2009. (Outra).

6.
VPainel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional: O insólito em questão / I Encontro Nacional do Insólito como Questão na Narrativa Ficcional.Ponciá Vicêncio e a busca da ancestralidade. 2009. (Encontro).

7.
III Encontro de Pais de Surdos do Estado do Rio de Janeiro.Meu filho ...Meu orgulho - Depoimentos de Pais. 2007. (Encontro).

8.
INES: 150 Anos No Cenário da Educação Brasileira. A Influência do Diagnóstico no Desenvolvimento da Criança Surda. 2007. (Congresso).

9.
Assessoria Técnica.Iniciação ao Processo da Leitura e da Escrita. 2004. (Outra).

10.
Seminário Interestadual sobre Educação e Surdez.Da Educação Infantil ao Processo de Iniciação à Leitura e Escrita. 2004. (Seminário).

11.
Seminário Intermunicipal sobre Educação e Surdez.Iniciação ao Processo de Leitura e Escrita. 2004. (Seminário).

12.
Assessoria Técnica.Educação Infantil / Iniciação ao Processo da Leitura e Escrita. 2003. (Outra).

13.
Surdez e Escolaridade: Desafios e Reflexões. Desenho Infantil e Língua escrita. 2003. (Congresso).

14.
Surdez e Pós-modernidade: Novos Rumos para a Educação Brasileira. Surdez e Acesso à Escolaridade. 2002. (Congresso).

15.
Assistência Técnica.Educação Infantil. 2001. (Outra).

16.
Semana do Normalista do Colégio Estadual Heitor Lira.A importância da Estimulação Precoce. 1995. (Outra).

17.
I Encontro de Professores Alfabetizadores de Deficientes Auditivos do Estado do Rio de Janeiro.Alfabetização do surdo. 1987. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Lucia do Nascimento. O desenvolvimento psicomotor da criança no período não verbal. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Castelo Branco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda Ferreira Marques. A importância da Psicomotricidade no desenvolvimento da criança pré-verbal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Ana Lucia do Nascimento.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
NASCIMENTO, A. L. do2010NASCIMENTO, A. L. do. Educação Precoce e Conceito Linguístico. ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990), v. 33, p. 108-113, 2010.

2.
NASCIMENTO, A. L. do2013NASCIMENTO, A. L. do. Da linguagem não verbal à língua de sinais. ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990), v. 40, p. 05-15, 2013.

3.
NASCIMENTO, A. L. do2010NASCIMENTO, A. L. do. As primeiras aprendizagens da criança surda: a participação da família na educação precoce. ARQUEIRO (RIO DE JANEIRO), v. 22, p. 22-33, 2010.

4.
NASCIMENTO, A. L. do2001NASCIMENTO, A. L. do. As primeiras aprendizagens da criança surda: práticas pedagógicas na Educação Infantil do INES- Educação Precoce. Fórum (Rio de Janeiro. 2000), v. 01, p. 25-31, 2001.

5.
NASCIMENTO, A. L. do2001NASCIMENTO, A. L. do. Escola e Família: grandes parceiras. ARQUEIRO (RIO DE JANEIRO), v. 3, p. 07-10, 2001.

6.
NASCIMENTO, A. L. do2004NASCIMENTO, A. L. do. Sobre a Escolarização de surdos na Educação Precoce: algumas reflexões de base. ARQUEIRO (RIO DE JANEIRO), v. 9, p. 27-31, 2004.

7.
NASCIMENTO, A. L. do2000NASCIMENTO, A. L. do. Educação Precoce: um atendimento pedagógico. ARQUEIRO (RIO DE JANEIRO), v. 1, p. 24-26, 2000.


Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, A. L. do. Alfabetização de surdo. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NASCIMENTO, A. L. do. A importância da Estimulação Precoce. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NASCIMENTO, A. L. do. Ponciá Vicêncio e a busca da ancestralidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NASCIMENTO, A. L. do. Ponciá Vicêncio e a busca da ancestralidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NASCIMENTO, A. L. do. As primeiras aprendizagens da criança surda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NASCIMENTO, A. L. do. As primeiras aprendizagens da criança surda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
NASCIMENTO, A. L. do. Literatura e Memória - trânsito entre Portugal, Brasil e África. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NASCIMENTO, A. L. do. As primeiras aprendizagens da criança surda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NASCIMENTO, A. L. do. A criança surda e as aprendizagens não verbais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
NASCIMENTO, A. L. do. Educação Precoce com a criança surda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
NASCIMENTO, A. L. do. As primeiras aprendizagens da criança surda: práticas pedagógicas na Educação Infantil do INES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NASCIMENTO, A. L. do. As primeiras aprendizagens da criança surda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
NASCIMENTO, A. L. do. centronutrir. 2017. (Blog).



Outras informações relevantes


Nossa proposta com o centronutrir.blogspot.com.br é promover reflexões sobre o processo ensino/aprendizagens e as relações humanas, portanto, ampliamos nossos estudos para as questões das aprendizagens que se efetivam, também, através dos games. Esta temática está sendo desenvolvida, tanto através do blog quanto através de palestras uma vez que evoca uma série de questionamentos por parte dos adultos, sobretudo dos pais preocupados com o grande número de horas em que suas crianças ficam nesta atividade. Acreditamos que a tecnologia nos inspira a buscar um aprofundamento sobre a utilização mais positiva desta ferramenta visando maior aproveitamento dela e não, simplesmente, procurando descarta-la de nosso cotidiano. A geração tecnológica é uma realidade por isso procurar compreender quais as aprendizagens podemos identificar é uma forma de contribuir para a (re)aproximação das gerações e a linguagem tecnológica que é um conhecimento natural desta nova geração. 
Como membro da Universidade Internacional Rose Croix-URCI estamos realizando uma pesquisa com o objetivo de dialogar com a ciência e as Tradições Místicas uma vez que muitos conceitos e práticas que há muito tempo eram restritas aos místicos podem ser , atualmente, identificados como instrumentos de autoconhecimento, tratado pelos grandes Filósofos da Antiguidade e que permite o autocontrole (uma das Funções Executivas importantes); auxiliam na ampliação de áreas do cérebro e sua plasticidade permitindo diferentes habilidades. Entre tais conceitos a técnica da Meditação; o desenvolvimento do pensamento positivo e a técnica da respiração consciente e outras práticas de relevância para nosso estudo. 
Atualmente, apresentamos alguns destes conceitos através de palestras,, tais como: A via solitária do autoconhecimento; Rumo à Consciência Cósmica; Criança Indigo e Cristal; Geração Tecnológica. Em todas elas apresentamos fundamentos teóricos que apoiam nossos argumentos.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 4:30:10