Anderson Amaral de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0713519790434553
  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


Professor do curso de Letras Português e Inglês da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Possui graduação em Letras-Habilitação:Língua Inglesa e Respectivas literaturas pela UNIJUÍ (2009), mestrado Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2011) e Doutorando em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como coordenador do Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (LELU) e como Project manager do programa English Teaching Assistant (ETA) Fulbright/Capes. É membro do grupo do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Humanidades no Ensino Médio (GPEI) e do Grupo de Pesquisa Literatura e Autoritarismo (UFSM). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anderson Amaral de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, A. A.;AMARAL-OLIVEIRA, A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, DHE-Departamento de Humanidades e Educação.
Rua do Comércio, 3000
Universitário
98700000 - Ijuí, RS - Brasil
Telefone: (55) 33320200


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Orientador: .Enéias Farias Tavares.
Coorientador: ..
2010 - 2011
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A alquimia da palavra: Fernando Pessoa e as Ciências Ocultas,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Rosani Ursula Ketzer Umbach.
Palavras-chave: Alquimia da Palavra; Fernando Pessoa; Ciências Ocultas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2005 - 2009
Graduação em Letras-Habilitação:Língua Inglesa e Resp.literatur.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Título: A Alquimia da Palavra: Yeats, Pessoa e as ciências ocultas.
Orientador: Larry Antônio Wizniewsky.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Better reading for learners - webinar. (Carga horária: 1h).
Cambridge Institute of International Education, CAMBRIDGE, Inglaterra.
2016 - 2016
Programa de formação continuada de docentes da UNIJUÍ/ 2016. (Carga horária: 8h).
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação on-line de Coordenadores, Aplicadores da Parte Escrita e Avalia. (Carga horária: 13h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 30h).
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Formação Continuada de Docentes UNIJUÍ 2014/2015. (Carga horária: 20h).
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
2013 - 2013
Trilhando os caminhos da leitura. (Carga horária: 3h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2013 - 2013
Introdução à Redação Científica. (Carga horária: 3h).
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
2009 - 2009
Dicção e Oratória. (Carga horária: 21h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 32
Outras informações
Membro do Colegiado do curso de Letras Inglês/português e Letras Inglês e respectivas literaturas; Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras Inglês/português e Letras Inglês e respectivas literaturas;

Atividades

02/2018 - Atual
Direção e administração, Lelu - Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí, .

Cargo ou função
Project manager do programa English Teaching Assistant (ETA) Fulbright/CAPES.
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, DHE-Departamento de Humanidades e Educação, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Extensão e Cultura do DHE.
02/2015 - Atual
Extensão universitária , DHE-Departamento de Humanidades e Educação, .

Atividade de extensão realizada
curriculo.
01/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, DHE-Departamento de Humanidades e Educação, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do curso de Letras.
01/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, DHE-Departamento de Humanidades e Educação, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras.
12/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , DHE-Departamento de Humanidades e Educação, .

02/2014 - Atual
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Coordenação do programa de Inglês no Câmpus.
02/2014 - Atual
Direção e administração, DHE-Departamento de Humanidades e Educação, .

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (LELU).
08/2013 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e fonologia da língua inglesa
Língua Inglesa IV
Língua Inglesa V
Lingua Inglesa VIII
Tópicos em Literatura Inglesa e Norte-Americana
Funções Comunicativas do Ensino de Línguas
TCC em Letras ...

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro de Educação Básica Francisco de Assis, EFA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Língua Inglesa e Literatura, Carga horária: 16

Atividades

02/2013 - 02/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
9º ano ao 3º ano

Colégio Sagrado Coração de Jesus, CSCJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 14

Atividades

02/2013 - 09/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
6º ao 8º ano

Yázigi Internexus, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6



Linhas de pesquisa


1.
Educação; Ensino; Inglês como segunda língua; Literatura; Internacionalização institucional


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Caminho da Palavra: a Leitura Literária e As Múltiplas Possibilidades no Ensino
Descrição: O presente projeto procura investigar formas de desenvolver as relações de ensino/aprendizagem de literatura, cultura e línguas estrangeiras e materna por meio da pesquisa acadêmica e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), problematizando as metodologias correntes visando o desenvolvendo estratégias de aproximação da cultura escrita aos alunos de ensino médio e universitários, por meio dos suportes tecnológicos disponíveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Grupo de pesquisa Literatura e Autoritarismo
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (9) .
Integrantes: Anderson Amaral de Oliveira - Coordenador / Rosani Úrsula Ketzer Umbach - Integrante.
2014 - Atual
Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Humanidades no Ensino Médio (GPEI)
Descrição: Os pesquisadores do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Humanidades no Ensino Médio se reúnem motivados pela perspectiva interdisciplinar das Ciências Humanas e das Linguagens. A interface de temas como interdisciplinaridade, ensino, educação, linguagem, línguas, ética, formação, conhecimento, etc. se dá pela comum postura investigativa e reflexiva de seus autores, cada qual em seu campo de investigação, mas todos juntos inclinados a pensar a tarefa das humanidades e das linguagens no Ensino Médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2006
British vs. American
Descrição: Análise voltada para as diferenças na fala de Britânicoas e Norte-americanos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Traças digitais: Audiobooks para amantes de História e Literatura
Descrição: Este projeto propõe a gravação e elaboração de audiolivros a partir de obras clássicas da literatura, que através de suas narrativas possibilitem explorar uma multiplicidade de discursos entre eles o discurso histórico e o literário. Nesse sentido, os romances históricos, bem como a meta ficção historiográfica possuem grandes possibilidades interdisciplinares que podem potencializar as ações pedagógicas da área de ciências humanas e linguagens. Além disso, a acessibilidade da literatura gravada em áudio permite que a fruição do texto literário fique disponível em alta qualidade para uma maior audiência, como público cego e para demais ouvintes que desejarem consumir obras literárias em seu celular, veículo, computador ou outro dispositivo móvel. Pretende-se com esse projeto criar oportunidades por meios de grupos de atividades de pesquisa e extensão envolvendo saberes interdisciplinares a partir de conhecimentos de história e literatura em nível universitário, médio e disponibilizando também saberes na internet. O projeto se justifica por, além de possibilitar um espaço de estudo, produção e divulgação científica, buscar alocação de recursos externos para financiamento das bolsas de extensão através de parcerias junto às editoras interessadas na realização da atividade e posterior comercialização dos materiais produzidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Escola, Currículo, Conhecimento: Práticas Pedagógicas Integradas e Integradoras 2015
Descrição: O Projeto Escola, Currículo, Conhecimento: práticas pedagógicas integradas e integradoras: expõe e aciona uma proposta interdisciplinar, mobilizando um número significativo de atores sociais, dentre eles docentes das licenciaturas da UNIJUI, gestores, professores de escolas da Educação Básica da rede pública estadual, com o objetivo de evidenciar a importância e a viabilidade de agregar esforços em favor da educação- com qualidade, como um direito de todos. A organização/sequência dos trabalhos se dá, principalmente pela participação efetiva dos atores ? acadêmicos e professores, em razão disso, há um compromisso de ?dar voz a estes atores?, pois suas narrativas, além de contribuir para sua formação, subsidiarão a definição da condução do processo. O projeto envolve ações educativas que enfatizam as questões centrais que constituem o cotidiano escolar tendo em vista o empoderamento das crianças, jovens e adultos pelo conhecimento, a reconfiguração curricular e a geração de novas práticas pedagógicas interdisciplinares, orientadas pela pesquisa. Privilegia ações que desafiam a interlocução do coletivo da escola e suas diferentes instâncias, entre os pares e as diferentes áreas epistêmicas, a experiência da docência e a produção de projetos vivenciais. As ações se desenvolvem ora nos espaços escolares nos quais se reúnem por níveis e/ou por área para debater suas especificidades, ou em interlocução interárea ? entre as diferentes áreas e instâncias, potencializando entendimentos, considerando desdobramentos na vida dos sujeitos, no cotidiano da sala de aula, na organização curricular, ora em espaços da universidade vivenciando situações recorrentes a sua docência juntamente aos acadêmicos bolsistas e professores do projeto. Com essa configuração, o projeto articula frentes de atuação em resposta a questões postas aos atores sociais, sejam gestores, professores, estudantes, funcionários e comunidade, a fim de que compartilhem saberes e unam esforços para o fortalecimento da autonomia de todos e, principalmente, para uma educação de qualidade científica e social, pautada na racionalidade comunicativa das múltiplas vozes. Para o ano de 2015, considerando as avaliações dos atores sociais, a ênfase dos debates será a dimensão humana na perspectiva do fortalecimento dos sujeitos da escola. Os diálogos pautarão os problemas macro que a escola enfrenta e analisarão como os mesmos se refletem nas relações pessoais e no trabalho..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
Inglês no Câmpus
Descrição: Implementação e coordenação de curso de idiomas no câmpus da Unijuí.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (LELU)
Descrição: Coordenação de laboratório.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Anderson Amaral de Oliveira - Coordenador / Fabrício Augusto Nicoletti de Jesus - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2013
Projeto de Estudos e Pesquisa
Descrição: Formação continuada de professores.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMARAL-OLIVEIRA, A.2018 AMARAL-OLIVEIRA, A.; ROTILI, L. B. . VISÃO DE LOUCURA EM ?O REI LEAR? DE WILLIAM SHAKESPEARE. TRAVESSIAS, v. 12, p. 37-50, 2018.

2.
OLIVEIRA, A. A.2018OLIVEIRA, A. A.; AGUIAR, P. L. . FEATURES AND FUNCTIONS OF INVERTED WORD ORDER IN BRAZILIAN PORTUGUESE. YAZYK I KULTURA-LANGUAGE AND CULTURE, v. 1, p. 7-23, 2018.

3.
ROTILI, L. B.2017ROTILI, L. B. ; FABRICIO, A. ; AMARAL-OLIVEIRA, A. ; LOPES, L. F. D. . BRINQUEDOS PARA ADULTOS: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE COMPRAS DE PRODUTOS ERÓTICOS EM LOJAS DE LINGERIE. Espacios (Caracas), v. 38, p. 18-18, 2017.

4.
AMARAL-OLIVEIRA, A.2010AMARAL-OLIVEIRA, A.. A Alegoria e Ideologia: Rey de Havana e Ilha das Flores. LITERATURA E AUTORITARISMO (UFSM), v. 1, p. 81-92, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
ROTILI, L. B. ; LOPES, L. F. D. ; AMARAL-OLIVEIRA, A. ; CARNEIRO, L. . ESPIRITUALIDADE NO TRABALHO: ANÁLISE EM ESTUDANTES DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. In: Baggio, Adelar Francisco(Org.); Baggio, Daniel Knebel (Org.). (Org.). CRISES FINANCEIRAS, GESTÃO ORGANIZACIONAL E DIREITOS HUMANOS. 01ed.Porto Alegre: Conceito, 2017, v. 01, p. 51-68.

2.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. LITERATURA E RESISTÊNCIA NO CINEMA: FAHRENHEIT 451, EQUILIBRIUM E A DISTOPIA ANALFABETA. In: Rosani Úrsula Ketzer Umbach; Dr. Hertz Wendel de Camargo. (Org.). IMAGEM, MÍDIA E VIOLÊNCIA. 1ed.Curitiba, PR: Syntagma, 2016, v. , p. 1-20.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Do ócio à filosofia. Jornal da Manhã, Ijuí, p. 2 - 2, 14 out. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROTILI, L. B. ; BAGGIO, D. K. ; AMARAL-OLIVEIRA, A. ; FABRICIO, A. ; CARNEIRO, L. ; DESSBESELL, V. H. . Espiritualidade no Trabalho e Burnout: Uma Análise das Publicações dos Últimos Sete Anos na Web Of Science. In: 17º Congresso de Stress da ISMA-BR, 19º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 9º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, 9º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 5º Encontro Nacional de Responsabi, 2017, Porto Alegre. Espiritualidade no Trabalho e Burnout: Uma Análise das Publicações dos Últimos Sete Anos na Web Of Science, 2017.

2.
ROTILI, L. B. ; BUSSLER, N. R. C. ; AMARAL-OLIVEIRA, A. ; BAGGIO, D. K. . PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: CONSOLIDAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE LÍNGUAS. In: VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, 2017, Santa Cruz do Sul - RS. Anais do VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul: Unisc, 2017.

3.
AMARAL-OLIVEIRA, A.; GODOY, L. . LITERATURA 'NO PAPEL' - COMPREENSÃO DA LITERATURA A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA. In: Salão do conhecimento 2017, 2017, Ijuí. Seminário de Iniciação Científica - Lingüística, Letras e Artes. Ijuí: Unijuí, 2017. p. 1-9.

4.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. TEORIA DA LITERATURA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: INCURSÕES NECESSÁRIAS. In: Salão do conhecimento 2017, 2017, Ijuí. Seminário de Iniciação Científica - Lingüística, Letras e Artes. Ijuí: Unijuí, 2017. p. 1-16.

5.
ROTILI, L. B. ; LOPES, L. F. D. ; AMARAL-OLIVEIRA, A. ; CARNEIRO, L. . ESPIRITUALIDADE NO TRABALHO: ANÁLISE EM ESTUDANTES DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. In: XIX SemeAd - Seminário em Administração - FEA -USP, 2016, São Paulo. ESPIRITUALIDADE NO TRABALHO: ANÁLISE EM ESTUDANTES DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, 2016.

6.
ROTILI, L. B. ; CALLAI, H. C. ; AMARAL-OLIVEIRA, A. ; FABRICIO, A. ; CARNEIRO, L. ; LOPES, L. F. D. . EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA: PRESSUPOSTOS E INTRODUÇÃO NO BRASIL. In: XV Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão - UNICRUZ, 2016, Cruz Alta. EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA: PRESSUPOSTOS E INTRODUÇÃO NO BRASIL, 2016.

7.
ROTILI, L. B. ; LOPES, L. F. D. ; AMARAL-OLIVEIRA, A. ; CARNEIRO, L. . Espiritualidade no Trabalho: Análise em estudantes do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. In: XIX SEMEAD - Seminário em Administração - FEA - USP, 2016, São Paulo. Anais do XIX SEMEAD. São Paulo: USP, 2016. v. 2016.

8.
AMARAL-OLIVEIRA, A.; POSSANI, T. N. . Dimensões para o ensino de literatura no Ensino Médio. In: IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2015, São Cristóvão - SE. Anais IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2015. v. 1.

9.
AMARAL-OLIVEIRA, A.; KURTZ, F. D. . Criação e consolidação do Inglês no Câmpus na Unijuí: problemáticas e perspectivas acerca da busca pela proficiência em inglês no meio universitário. In: V ENTEL - Encontro Nacional de tecnologias e ensino de línguas, 2014, Ijuí. V ENTEL - Encontro Nacional de tecnologias e ensino de línguas, 2014.

10.
AMARAL-OLIVEIRA, A.; SCHIMDT, A. S. ; RAKOWSKI, D. M. . A intertextualidade entre O Barril de Amontillado, de Edgar Alan Poe, e Venha ver o pôr-do-sol, de Lygia Fagundes Telles. In: V ENTEL - Encontro Nacional de tecnologias e ensino de línguas, 2014, Ijuí. V ENTEL - Encontro Nacional de tecnologias e ensino de línguas, 2014.

11.
AMARAL-OLIVEIRA, A.; NUNES, A. S. ; SCHMIDT, A. S. ; COSTA, L. . John Donne e a Peste Negra: uma perspectiva de morte. In: V ENTEL - Encontro Nacional de tecnologias e ensino de línguas, 2014, Ijuí. V ENTEL - Encontro Nacional de tecnologias e ensino de línguas, 2014.

12.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Manifestações de Alteridade em Fernando Pessoa. In: IV Simpósio de Literatura, Comparatismo e Crítica Social, 2010, Santa Maria - RS. Anais IV Simpósio de Literatura, Comparatismo e Crítica Social, 2010. p. 25-30.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GODOY, L. ; AMARAL-OLIVEIRA, A. . LITERATURA ?NO PAPEL? ? VISÕES A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA. In: Salão do conhecimento 2017, 2017, Ijuí. Seminário de Iniciação Científica - Lingüística, Letras e Artes. Ijuí: Unijuí, 2017.

2.
KARNIKOWSKI, U. S. ; AMARAL-OLIVEIRA, A. ; PEREIRA, J. F. . CINEMA E ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. In: Salão do conhecimento 2017, 2017, Ijuí. Jornada de Extensão - Linguística, Letras e Artes. Ijuí: Unijuí, 2017. p. 1-5.

3.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Heteronímia e o clássico literário: o caso de Fernando Pessoa.. In: Salão do Conhecimento Unijuí, 2016, Ijuí. Anais do Salão do conhecimento Unijuí 2016, 2016.

4.
SCORTEGAGNA, P. E. ; PEREIRA, J. F. ; AMARAL-OLIVEIRA, A. ; ATKINSON, C. C. ; GERLACH, K. . PESQUISA AÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E LÚDICA: OFICINAS INTEGRADORAS COM ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA OSVALDO ARANHA, IJUÍ, RS. In: Salão do Conhecimento Unijuí, 2016, Ijuí. Anais do Salão do conhecimento Unijuí 2016, 2016.

5.
DONEDA, L. ; AMARAL-OLIVEIRA, A. . O PROJETO DE EXTENSÃO E PERSPECTIVAS DAS LINGUAGENS. In: Salão do Conhecimento Unijuí, 2016, Ijuí. Anais do Salão do conhecimento Unijuí 2016, 2016.

6.
DONEDA, L. ; OLIVEIRA, A. A. . Fanfiction e o ensino de língua inglesa. In: Salão do Conhecimento Unijuí, 2016, Ijuí. Anais do Salão do conhecimento Unijuí 2016, 2016.

7.
AMARAL-OLIVEIRA, A.; POSSANI, T. N. . Ações dialógicas entre escola e Universidade: Pressupostos para a pesquisa­ação em linguagens. In: Salão do conheciment, 2015, Ijuí - RS. Salão do conhecimento, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
AMARAL-OLIVEIRA, A.; CALEGARI, L. C. . UM PERSONAGEM, DOIS MUNDOS: ISAÍAS CAMINHA EM 1909 E EM 2014. Revista Abusões, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. A importância da leitura na formação integral do sujeito. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Cine debate. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Leituras interdsciplinares: o mundo e a palavra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. The dark side of literature / CEAP Literário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Se você é jovem ainda?!. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Cinema: Um instrumento pedagógico para além do entretenimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Se você é jovem ainda?!. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Filme: Ele está de Volta - debate. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Tecnologias aplicadas às práticas cotidianas do ensino de Inglês. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
AMARAL-OLIVEIRA, A.; POSSANI, T. N. . Dimensões para o ensino de Literatura no Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Tecnologia, Gerações e o Papel da Escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. As Novas Tecnologias em Sala de Aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Gêneros textuais e ensino: Histórias em Quadrinhos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Novas Tecnoloias da Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
OLIVEIRA, A. A.. Novas Tecnoloias da Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Sou Universitário!!!. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
OLIVEIRA, L. S. ; AMARAL-OLIVEIRA, A. . Mediação de Palestra: Construção identitária do Professor de Línguas numa perspectíva crítico-discursiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
AMARAL-OLIVEIRA, A.; NUNES, A. S. ; SCHIMDT, A. S. ; COSTA, L. . John Donne e a Peste Negra: Uma Perspectiva de Morte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
AMARAL-OLIVEIRA, A.; SILVA , F. D. K. . Criação e Consolidação do Inglês no Câmpus na Unijuí: Problemáticas e Perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
SCHIMDT, A. S. ; RAKOWSKI, D. M. ; AMARAL-OLIVEIRA, A. . A Intertextualidade entre os Contos 'Barril de Amontillado' de Edgar Allan Poe e 'Venha Ver o pôr do Sol de Lygia Fagundes Telles. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Ensino de Idiomas na contemporaneidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Jovens Professores: relatos de egressos do Curso de Letras sobre a prática docente na atualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. A Alquimia da Palavra: Yeats, Pessoa e as Ciências Ocultas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Rei de Havana e Ilha das Flores: Alegoria e Crítica Social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Exibição de Poster - Literatura e Autoritarismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
AMARAL-OLIVEIRA, A.; BARROS, R. S. ; CONRAD, T. . Poesia XI: alunos mostram o que fazem/Centro de Educação Básica Francisco de Assis. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2013 (Organização, revisão e apresentação de livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Projeto de Estudos e Pesquisa. 2013.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
AMARAL-OLIVEIRA, A.; POSSANI, T. N. . Alinhamento curricular dos planos de ensino da área das linguagens e a BNCC. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Leitura acadêmica em língua estrangeira: Língua inglesa. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Leitura acadêmica em língua inglesa. 2016. (Coordenação de Curso de qualificação profissional).

4.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Tecnologias aplicadas às práticas cotidianas do ensino de Inglês. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Ensino de Idiomas na contemporaneidade. 2013. .


Produção artística/cultural
Música
1.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Banda Disritmia. 2015. Interpretação.

Artes Visuais
1.
RASIA, R. et al ; OLIVEIRA, A. A. . Sobre Vidas: Histórias que vão além do Câncer. 2008. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
OLIVEIRA, A. A.. O punk e as culturas marginais. 2008 (Oficina).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
POSSANI, T. N.; AMARAL-OLIVEIRA, A.. Participação em banca de Rosângela de Freitas dos Santos.As tecnologias no ensino de língua inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

2.
KURTZ, F. D.; OLIVEIRA, A. A.. Participação em banca de Sabrina Rodigues Pereira Haas.English for Specific Purposes: Uma análise de gênero na área metalúrgica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português e Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

3.
POSSANI, T. N.; OLIVEIRA, A. A.. Participação em banca de Anaíza da Silva.Análise de personagem na obra Madame Bovary de Gustave Flaubert. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português e Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

4.
BRITTES, G.; SILVA , F. D. K.; OLIVEIRA, A. A.. Participação em banca de GRACIELI BRITTES.O uso das TIC No ensino e aprendizagem nas escolas públicas: contribuições e desafios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

5.
PAUSE, S. J. G.; POSSANI, T. N.; OLIVEIRA, A. A.. Participação em banca de Suzan Jennyfer de Gois Pause.Teoria das inteligências múltiplas e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

6.
POSSANI, T. N.; OLIVEIRA, A. A.. Participação em banca de Wanessa Pelisson Filipin.Ensino de Inglês para surdos: um desafio para a educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

7.
KURTZ, F. D.; OLIVEIRA, A. A.. Participação em banca de Juliane Madruga Fischer.Preparação e Fluência de profissionais da área de ESP-Turismo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

8.
KURTZ, F. D.; OLIVEIRA, A. A.. Participação em banca de Maria Izabel Pereira da Rosa.English for specific purposes: Inglês instrumental para negócios. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

9.
TREIN, F.; OLIVEIRA, A. A.. Participação em banca de Jean Rasia Stiebe.Os jogos eletrônicos e suas possibilidades de aplicações no ensino de língua inglesa - foco no léxico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

10.
TREIN, F.; OLIVEIRA, A. A.. Participação em banca de Joyce Toscano Tjäder.O amor é best-seller - Uma análise sobre os romances de Nicholas Sparks. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Semana Acadêmica das Licenciaturas,. 2018. (Seminário).

2.
CEAP Literário 2017.Leituras interdisciplinares: o mundo e a palavra. 2017. (Seminário).

3.
Fulbright 60 anos: Estratégias para a Efetiva Internacionalização da Educação Superior. 2017. (Seminário).

4.
Semana acadêmica das licenciaturas- Educação na atualidade. 2017. (Seminário).

5.
X Seminário Internacional de Alfabetização.Correção de Trabalhos. 2017. (Seminário).

6.
9º CONATEE. 2016. (Congresso).

7.
CEAP Literário. The dark side of literature. 2016. (Feira).

8.
Formação Cidadã - Sinpro Noroeste. 2016. (Seminário).

9.
Pesquisa para que e para quem? Trabalhando nos bastidores da da ciência. 2016. (Seminário).

10.
Profissional do futuro Unijuí - 2016.Mostra do curso de Letras Português e Inglês. 2016. (Oficina).

11.
Salão do conhecimento Unijuí 2016.Painel temático UniverCIdade: comunidades em diálogo. 2016. (Seminário).

12.
Salão do conhecimento Unijuí 2016.Heteronímia e o clássico literário: o caso de Fernando Pessoa. 2016. (Seminário).

13.
Salão do conhecimento Unijuí 2016.Painel temático Paideia: educação e formação humana nas interfaces do ensino, pesquisa e extensão. 2016. (Seminário).

14.
Salão do conhecimento Unijuí 2016.Painel temático Perspectivas da educação contemporânea: contribuições do DHE. 2016. (Seminário).

15.
Semana acadêmica dos cursos de licenciatura da Unijuí: educação, interculturalidade e republicanismo. 2016. (Congresso).

16.
V Seminário de literatura e cinema de resistência.Debate do filme: Ele está de volta. 2016. (Seminário).

17.
V Seminário de literatura e cinema de resistência. 2016. (Seminário).

18.
XXI SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO; XIX MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA; XIV MOSTRA DE EXTENSÃO, III MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E II MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Jr.. 2016. (Seminário).

19.
IX Colóquio educação e contemporaneidade. 2015. (Congresso).

20.
Profissional do futuro Unijuí.Mostra do curso de Letras Português e Inglês. 2015. (Oficina).

21.
Salão do conhecimento Unijuí - 2015.Ações dialógicas entre escola e Universidade: Pressupostos para a pesquisa-ação em linguagens. 2015. (Seminário).

22.
II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: Interseções.Tecnologia aplicada às práticas cotidianas do ensino de Inglês. 2014. (Simpósio).

23.
II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: Interseções. 2014. (Simpósio).

24.
Seminário do Núcleo Comum de Formação Geral Humanísta. 2014. (Seminário).

25.
V Entel: Encontro Nacional de Tecnologias e Ensino de Línguas. 2014. (Seminário).

26.
IV ENTEL-Encontro Nac.de Tec. e Ensino de Línguas.Jovens Professores: relatos de egressos do Curso de Letras sobre a Prática docente na atualidade. 2013. (Encontro).

27.
IV ENTEL-Encontro Nac.de Tec. e Ensino de Línguas.Tecnologias e as práticas cotidianas do ensino de inglês. 2013. (Encontro).

28.
Projeto de Estudos e Pesquisa (EFA).Projeto de Estudos e Pesquisa (EFA). 2013. (Encontro).

29.
Trilhando os caminhos da leitura. 2013. (Oficina).

30.
32º Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.A Alquimia da Palavra: Yeats, Pessoa e as Ciências Ocultas. 2011. (Encontro).

31.
32º Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2011. (Encontro).

32.
Encontro Literário: Poesia & Letra de Música. 2011. (Encontro).

33.
Oficina: Da Regra à Invenção: o planejamento do primeiro romance. 2011. (Oficina).

34.
77º Seminário de Estudos Avançados. 2010. (Seminário).

35.
IV Simpósio de Literatura, Comparatismo e Crítica Social.Manifestações de Alteridade em Fernando Pessoa. 2010. (Simpósio).

36.
IV Simpósio de Literatura, Comparatismo e Crítica Social. 2010. (Simpósio).

37.
VI Encontro Tempos de Repressão.O Rei de Havana e Ilha das Flores: Alegoria e Crítica Social. 2010. (Encontro).

38.
VI Encontro Tempos de Repressão. 2010. (Encontro).

39.
V Simpósio Internacional "Linguagem, Cultura e Sociedade. 2010. (Simpósio).

40.
76º Seminário de Estudos Avançados - Avaliação da Aprendizagem: Uma Interação Formativa. 2009. (Seminário).

41.
III Simpósio de Literatura, Comparatismo e Crítica Social. 2009. (Simpósio).

42.
Seminário de Estudos Avançados. 2009. (Seminário).

43.
Dias Acadêmicos do Curso de Letras. 2008. (Seminário).

44.
Dias Acadêmicos do Curso de Letras.O punk e as culturas marginais. 2008. (Oficina).

45.
4º SEMINÁRIO REGIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA. 2007. (Seminário).

46.
3º SEMINÁRIO REGIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA. 2006. (Seminário).

47.
2º SEMINÁRIO REGIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Literatura Fantástica e Economia Criativa: produção, mercado e recepção. 2017. (Congresso).

2.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Seminário Internacional de Ensino de Lingua Inglesa. 2017. (Congresso).

3.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Salão do conhecimento Unijuí. 2016. (Congresso).

4.
AMARAL-OLIVEIRA, A.; SANTOS, R. S. ; KURTZ, F. D. ; POSSANI, T. N. . Semana Acadêmica do curso de Letras Português-Inglês. 2015. (Congresso).

5.
AMARAL-OLIVEIRA, A.; SILVA , F. D. K. ; POSSANI, T. N. ; SANTOS, R. S. . V Encontro nacional de Tecnologias e Ensino de Línguas. 2014. (Congresso).

6.
OLIVEIRA, A. A. Et. al; AMARAL-OLIVEIRA, A. . Projeto de Estudos e Pesquisas - EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis. 2013. (Outro).

7.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. IV Simpósio de Literatura, Comparatismo e Crítica Social. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aldair Silva Nunes. Romeu e Julieta: uma obra, três abordagens contemporâneas. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nadir Campos de Almeida. O Letramento Literário como possível caminho para o ensino significativo de literatura na escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Anderson Amaral de Oliveira.

2.
Vanessa Vieira Mombach. 1984 e Admirável mundo novo: uma análise comparativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Anderson Amaral de Oliveira.

3.
Fernanda Kock de Freitas. A Research action on common errors produced by Brazilian learners. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras: Português e Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Anderson Amaral de Oliveira.

4.
Angela Maria Weichsung Hentges. Vocês são feias, pretas e feias! Análise de O olho mais azul de Toni Morrison. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Anderson Amaral de Oliveira.

5.
Letícia Doneda. O gênero textual fanfiction. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Anderson Amaral de Oliveira.

6.
Simoní Claudete Hirshman Veit. Metodologias ativas no ensino de língua inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Anderson Amaral de Oliveira.

7.
Rômulo Telles. Ebonics e Blues: uma análise comparada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras-Habilitação:Língua Inglesa e Resp.literatur) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Anderson Amaral de Oliveira.

8.
Júnior Pereira Kercher. QUALIFICAÇÃO DA FLUÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Anderson Amaral de Oliveira.

9.
Joice Raquel Bertollo. O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO AMBIENTE PRIOSINAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Anderson Amaral de Oliveira.

10.
Lucimar da Silva Costa. O teatro como ferramenta para o ensino de língua inglesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Letras: Português e Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Anderson Amaral de Oliveira.

11.
Ana Maria Schuster. Ensino de leitura em língua inglesa através das histórias em quadrinhos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Anderson Amaral de Oliveira.

12.
Michele Lidiane de Oliveira Peiter. Os problemas no ensino de Língua Inglesa no contexto de creche e pré-escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Anderson Amaral de Oliveira.

13.
Luciane de Oliveira Klimich Barriquelo. O ensino e aprendizagem de Língua Inglesa na escola pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Anderson Amaral de Oliveira.

14.
Rosângela Marschner. A comunicação escrita em língua estrangeira predispondo a linguagem oral apurada na produção de um jornal internacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Anderson Amaral de Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Ensino de Idiomas na contemporaneidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Tecnologias aplicadas às práticas cotidianas do ensino de Inglês. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
AMARAL-OLIVEIRA, A.; POSSANI, T. N. . Dimensões para o ensino de Literatura no Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Sou Universitário!!!. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA, L. S. ; AMARAL-OLIVEIRA, A. . Mediação de Palestra: Construção identitária do Professor de Línguas numa perspectíva crítico-discursiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. The dark side of literature / CEAP Literário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Cinema: Um instrumento pedagógico para além do entretenimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Se você é jovem ainda?!. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Filme: Ele está de Volta - debate. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. A importância da leitura na formação integral do sujeito. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Cine debate. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Leituras interdsciplinares: o mundo e a palavra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Leitura acadêmica em língua estrangeira: Língua inglesa. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Ensino de Idiomas na contemporaneidade. 2013. .

3.
AMARAL-OLIVEIRA, A.. Tecnologias aplicadas às práticas cotidianas do ensino de Inglês. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, A. A. Et. al; AMARAL-OLIVEIRA, A. . Projeto de Estudos e Pesquisas - EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 21:23:47