Rosana Meira Lima de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1267188486896420
  • Última atualização do currículo em 21/03/2018


Doutoranda em Educação e Linguagem - UFPE e Mestre em Letras (Teoria da Literatura) pela mesma instituição. Possui experiência em Alfabetização de crianças, jovens e adultos, além de atuação na Educação Básica e no Ensino Superior, ministrando as disciplinas: Teoria da Literatura, Português, Inglês, Literatura e Produção Textual nas modalidades presencial e a distância (UAB - UFPE). Atualmente trabalha como professora de Língua Portuguesa e Inglesa no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na UFRPE - CODAI e também como professora formadora na Rede Municipal de Ensino do Recife, capacitando docentes que atuam com Alfabetização e ensino de Língua Portuguesa. É integrante do Grupo de Pesquisa em Alfafabetização e Letramento (GPEALE), coordenado pela Prof. Dra. Maria do Socorro Alencar Nunes macedo (UFSJ-UFPE). Atualmente desenvolve pesquisa de Doutorado sobre Letramento Literário e Ensino de Literatura no Ensino Médio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosana Meira Lima de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, R. M. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas.
Avenida Doutor Belmínio Correia, 643
Capibaribe
54740000 - São Lourenço da Mata, PE - Brasil - Caixa-postal: 50610180
Telefone: (81) 8191566209
Fax: (81) 91566209


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo.
2010 - 2012
Mestrado em Pos-Grduação em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Angu de Sangue: Espaço Urbano, Exclusão Social e Violência em Marcelino Freire,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Sônia Lúcia Ramalho de Farias.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Marcelino Freire, Angu de Sangue; espaço urbano;; violência; discursos do medo; heterotopia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2003 - 2007
Graduação em Letras - Lic. Portuguës e Inglës.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
English Language Program for English Teachers. (Carga horária: 180h).
University of Kansas, KU, Estados Unidos.
2011 - 2011
Francês - Intermediário I e II. (Carga horária: 80h).
Aliança Francesa do Recife, AFR, Brasil.
2011 - 2011
Francês - Básico I e II. (Carga horária: 80h).
Aliança Francesa do Recife, AFR, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em INTRODUCAO A LITERATURA PERNAMBUCANA. (Carga horária: 24h).
Instituto Arqueologico, Historico e Geografico de Pernambuco, IAHGPE, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em LITERATURA E PSICANALISE. (Carga horária: 8h).
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
2005 - 2005
Inglês - Avançado I e II. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2004 - 2004
Inglês - Intermediário I e II. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA EBTT, Carga horária: 40


Secretaria de Educação do Recife, SEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 20


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPQ, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário, Carga horária: 18
Outras informações
Atuaçao no projeto de pesquisa Imagens do Brasil na Literatura.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações
Professor alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado, fomentado pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura do Recife. Os bolsistas ministravam aulas em turmas de Educação de Jovens e Adultos e recebiam, paralelamente, formação continuada no CEEL - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Centro de Educação - UFPE.


Universidade de Pernanbuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Teoria da Literatura III, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou a disciplina Teoria da Literatura III para os alunos do 3º período do curso de Letras da Universidade de Pernanbuco (UPE), Campus Nazaré da Mata.


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria da disciplina de Metodologia do Ensino da Literatura III e Metodologia do Ensino da Literatura IV para as turmas do curso de Letras a distância ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora das disciplinas de Inglês Intrumental I e Inglês Instrumental II das turmas do curso Letras à distância ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


Prefeitura do Recife, PCR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR NIVEL FUNDAMENTAL, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa, do nível Fundamental 2, em turmas de Jovens e Adultos.


COLEGIO WALT DISNEY, CWD, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR NIVEL FUNDAMENTAL E MEDIO, Carga horária: 20


PIA SOCIEDADE PADRE NICOLE MAZZA, PSPNM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LINGUA PORTUGUESA - NIVEL MEDIO, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA - NÍVEL MÉDIO, Carga horária: 6



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Letramento Literário e Formação do Leitor de Literatura no Ensino Médio: Etapas de um Processo Investigativo
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Imagens do Brasil na Literatura: As formas Interdiscursivas do Imaginário Estético e Sociocultural
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Literatura.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização e Letramento.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, R. M. L.2010 SOUZA, R. M. L.. Estética(s) Realista(s) e Imaginário Urbano: estudo sobre as diferentes concepções de realismo literário e sua configuração na obra de Marcelino Freire.. Encontros de Vista, v. 6ª, p. 81-88, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, R. M. L.. Fernando Namora, Neorrealismo e Domingo à Tarde: reconsiderações críticas. In: BEZERRA, A.C.; PONTES, N.C. ; FIGUEREDO, T. C.. (Org.). Narrativa de Ficção Portuguesa no Século XX: Estudos de Crítica Literária.. 1ªed.Olinda: Livro Rápido, 2011, v. , p. 55-61.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, R. M. L.. Os Primeiros Românticos e Seus Principais Conceitos: Desenvolvimento das teorias da Escola de Jena. In: IX Encontro Sobre o Ensino de Lingua e Literatura e V Congresso Nacional Sobre o Ensino de Lingua e Literatura, 2011, Olinda. IX Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura e V Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2011. p. 436-445.

2.
SOUZA, R. M. L.. Estética(s) Realista(s) e Imaginário Urbano: estudo sobre as diferentes concepções de realismo literário e sua configuração na obra de Marcelino Freire.. In: IX Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana, 2010, Niterói. América latina Interação e Interlocução, 2010. v. II. p. 367-372.

3.
SOUZA, R. M. L.. Representação do espaço urbano ficcional em Angu de Sangue. In: JORNADAS ANDINAS DE LITERATURA LATINO AMERICANA, 2010, NITERÓI. Anais das IX Jornadas Andinas de Literatura Latino-Americana. Niterói, 2010. v. ÙNICO. p. 5-434.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, R. M. L.. Um diálogo entre Paulo Freire e questões de Letramento Literário: por uma leitura do mundo.. In: II Colóquio Paulo Freire e a Pesquisa em Educação, 2016, São João Del-Rey. Círculos de Comunicação Oral, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, R. M. L.. Pesquisa sobre Letramento Literário: decisões metodológicas e mapeamento do campo de estudo.. In: III Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2017, Vitória- ES. Diálogos sobre Alfabetização. Vitória-ES: Associação Brasileira de Alfabetização, 2017. v. 3o. p. 64-64.

2.
SOUZA, R. M. L.. Representação das minorias na literatura contemporânea: violência e (des)encontros urbanos. In: III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura, 2015, Garanhuns. Nas Fronteiras da Linguagem. Garanhuns: Jairo Nogueira Luna, 2015. v. I. p. 317-318.

3.
SOUZA, R. M. L.. Parâmetros Curriculares Nacionais no Brasil e Ensino de Literatura: uma Relação Produtiva ou Restritiva?. In: X Colóquio sobre Questões Curriculares; VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares; I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014, Braga. Currículo na Contemporaneidade: internacionalização e contextos locais. Braga: Centro de Investigação em Educação, 2014. v. I. p. 285-285.

4.
SOUZA, R. M. L.. Os Primeiros Românticos e Seus Principais Conceitos: Desenvolvimento das Teorias da Escola de Jena. In: IX Encontro Sobre o Ensino de Lingua e Literatura e V Congresso Nacional Sobre o Ensino de Lingua e Literatura, 2011, Olinda. Ensino de Língua, Literatura e Cultura Popular, 2011. v. I. p. 8-8.

5.
SOUZA, R. M. L.. Fernando Namora, Neorrealismo e Domingo à Tarde: reconsiderações crítcas. In: XXIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, 2011, São Luis. XXIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, 2011. p. 421-421.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, R. M. L.. Pesquisa sobre Letramento Literário: Decisões Metodológicas e Mapeamento do Campo de Estudo.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUZA, R. M. L.. Letramento Literário e Formação do Leitor de Literatura no Ensino Médio: Etapas de um Processo Investigativo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, R. M. L.. O Enem nas aulas de Literatura: concepções e práticas de ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, R. M. L.. Um Diálogo entre Paulo Freire e Questões de Letramento Literário: por uma Leitura do Mundo.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, R. M. L.. Representação das minorias na literatura contemporânea: violência e (des)encontros urbanos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, R. M. L.. Parâmetros Curriculares Nacionais no Brasil e Ensino de Literatura: uma Relação Produtiva ou Restritiva?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, R. M. L.. Os Primeiros Românticos e Seus Principais Conceitos: Desenvolvimento das Teorias da Escola de Jena. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SOUZA, R. M. L.. Fernando Namora, Neorrealismo e Domingo à Tarde: reconsiderações crítcas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA, R. M. L.. Representação do espaço urbano ficcional em Angu de Sangue. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUZA, R. M. L.. Correntes de Crítica Literária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
FIGUERÊDO, T. C. ; SOUZA, R. M. L. . Estruturalismo, Formalismo e Teoria da Recepção. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SOUZA, R. M. L.. A PRESENCA DA MULHER NO UNIVERSO NORDESTINO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, R. M. L.; ALMEIDA, A. C. . Paulo Freire e os Novos Estudos sobre Letramento: contribuições para a alfabetização infantil.. 2016. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROSANA MEIRA LIMA DE SOUZA; SOUZA, R. M. L.. Participação em banca de Geovana Felix Oliveira do Nascimento.Stand Up Comedy: um olhar crítico para o reposicionamento do gênero. 2014.

2.
SOUZA, R. M. L.; SILVA, S. O. C. E.. Participação em banca de Maria Luiza Sousa de Lima.Análise Editorial do Livro Paradidático Triste Fim de Policarpo Quaresma. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Livre docência
1.
SOUZA, R. M. L.; FIGUERÊDO, T. C.. III Concurso Literário do MEL - Movimento de Experiências Literárias. 2013. Universidade de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Brasileiro de Alfabetização. 2017. (Congresso).

2.
VI Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2017. (Congresso).

3.
II Colóquio Paulo Freire e a Pesquisa em Eduacação.Um Diálogo entre Paulo Freire e Questões de Letramento Literário: por uma Leitura do Mundo. 2016. (Outra).

4.
II Colóquio Paulo Freire e a Pesquisa em Educação.Paulo Freire e os Novos Estudos do Letramento: Contribuições para Alfabetização Infantil. 2016. (Oficina).

5.
VI Encontro Nacional de Literatura Infanto- Juvenil e Ensino. O ENEM nas Aulas de Literatura: Concepções e Práticas de Ensino. 2016. (Congresso).

6.
II CONBAlf - Congresso Brasileiro de Alfabetização. 2015. (Congresso).

7.
III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura: nas fronteiras da linguagem,.Representação das minorias na literatura contemporânea: violência e (des)encontros urbanos,. 2015. (Encontro).

8.
Seminário de Comemoração dos 10 anos CEEL. 2014. (Seminário).

9.
VI Seminário Nacional Escola? Presente. Educação Infantil: Afetividade, ludicidade e práticas educativas. 2014. (Seminário).

10.
XI Colóquio Luso Brasileiro sobre Questões Curriculares. 2014. (Congresso).

11.
X ENCONTRO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA.Os Primeiros Românticos e seus Principais Conceitos: Um Desenvolvimento das Principais Teorias. 2011. (Encontro).

12.
JORNADAS ANDINAS DE LITERATURA LATINO AMREICANA. Representação do Espaço Urbano em Angu de Sangue. 2010. (Congresso).

13.
MOVIMENTO DE EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS - MEL.Correntes da Crítica Literária. 2010. (Seminário).

14.
X ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS. 2008. (Encontro).

15.
DESAFIOS CONTEMPORANEOS PARA EDUCACAO PUBLICA. 2007. (Seminário).

16.
IX ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS.A Presença da Mulher no Universo Nordestino. 2007. (Encontro).

17.
SEMINARIO LITERATURA EM REVISTA. 2006. (Seminário).

18.
VII ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS. 2005. (Encontro).

19.
IV COLOQUIO CECILIA MEIRELES. 2004. (Simpósio).

20.
SIMPÓSIO 100 ANOS DA OBRA OS SERTÕES. 2002. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 18:08:38