Alexsandro Queiroz Lencina

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1635652117171042
  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Atualmente Docente Efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus São Borja. Possui Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005/2008), Pós Graduação em nível de Especialização em MATEMÁTICA E FÍSICA, pela Universidade da Região da Campanha (2009/2010), Mestre em MODELAGEM MATEMÁTICA, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2015/2017), bolsista Capes e Doutorando em MODELAGEM MATEMÁTICA, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2017). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexsandro Queiroz Lencina
Nome em citações bibliográficas
LENCINA, A. Q.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Ministério da Educação.
Otaviano Castilho Mendes Nr 335
Bettin
97650000 - São Borja, RS - Brasil
Telefone: (055) 34310500
Fax: (055) 34310500
URL da Homepage: www.iffarroupilha.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Modelagem Matemática.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Título: A Alocação de Recursos Computacionais para o Melhoramento do Desempenho de Sistemas,
Orientador: Fabrícia Carneiro Roos Frantz.
Palavras-chave: Integração de Aplicações Empresariais; Modelagem Computacional; modelagem matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
2015 - 2017
Mestrado em Modelagem Matemática.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Título: Modelagem e Simulação de uma Solução de Integração do Sistema de Currículo da Agência Nacional de Ciência e Tecnologia de Portugal para a Redução de Gargalos de Desempenho,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Fabrícia Carneiro Roos Frantz.
Coorientador: Vitor Manuel Basto Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Integração de Aplicações Empresariais; modelagem matemática; Modelagem Computacional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Modelagem Matemática.
2014 - 2015
Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade Proeja. (Carga Horária: 360h).
Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
Título: O uso do Software GeoGebra como ferramenta de ensino na construção de conceito imagens: uma proposta de ensino de funções quadráticas para alunos do PROEJA.
Orientador: Maria Teresinha Verle Kaefer.
2009 - 2010
Especialização em Matemática e Física. (Carga Horária: 360h).
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Título: O Processo de Ensino-Aprendizagem das séries iniciais do Ensino Fundamental para a construção de conceitos matemáticos das séries finais dos Ensino Fundamental.
Orientador: Margarete Catarina Mendes Matte.
2005 - 2008
Graduação em Matemática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A Resolução de Problemas como elemento motivador em conceitos matemáticos..
Orientador: Eugênio Ost.




Formação Complementar


2014 - 2015
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2014 - 2014
I Seminário de Formação dos Servidores do IFF. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
2014 - 2014
Formação para Docentes do Ensino Médio. (Carga horária: 21h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2013 - 2014
Capacitação em Educação a Distância - Moodle. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Aperfeiçoamento em PROEJA. (Carga horária: 70h).
Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
2012 - 2012
Comunicação Escrita. (Carga horária: 91h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2012 - 2012
Formação Continuada para Docentes da Rede Pública Municipal de Itaqui. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
2012 - 2012
Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em ESTUDOS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40

Atividades

02/2017 - 07/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
02/2017 - 07/2017
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2017 - 07/2017
Ensino, Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade Proeja, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2017 - 07/2017
Ensino, Técnico em Cozinha, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2017 - 07/2017
Estágios , Camous São Borja, .

Estágio realizado
Orientador Estágio Supervisionado I e II do Curso Superior em Licenciatura em Matemática da Aluno, Marlon Alexandre Nascimento da Rosa. Ordem de Serviço Nr 29, de 13 de abril de 2017..
02/2017 - 07/2017
Estágios , Camous São Borja, .

Estágio realizado
Orientador Estágio Supervisionado III e IV do Curso Superior em Licenciatura em Matemática da Aluno, Dioni do Nascimento Flores. Ordem de Serviço Nr 29, de 13 de abril de 2017..
02/2017 - 07/2017
Estágios , Camous São Borja, .

Estágio realizado
Orientador Estágio Supervisionado I e II do Curso Superior em Licenciatura em Matemática da Aluno, Suen dos Santos Corrêa. Ordem de Serviço Nr 29, de 13 de abril de 2017..
05/2016 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Camous São Borja, .

Cargo ou função
Membro Titular do Colegiado do Curso Superior em Física, Conforme OS Nr 35/2016.
05/2016 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Camous São Borja, .

Cargo ou função
Membro Titular do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática, conforme OS Nr 039/2016.
05/2016 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Camous São Borja, .

Cargo ou função
Membro Titular do Núcleo Estruturante do Curso de Licenciatura em Matemática, conforme OS Nr 38/2016.
07/2016 - 12/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática Elementar II
07/2016 - 12/2016
Ensino, Técnico em Cozinha, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
03/2016 - 12/2016
Ensino, Técnico em Eventos, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
03/2016 - 12/2016
Estágios , Camous São Borja, .

Estágio realizado
Orientador Estágio Final Supervisionado III e IV do Curso Superior em Licenciatura em Matemática da Aluna, Ana Paula Del Aghenese. Ordem de Serviço Nr 64, de 23 de agosto de 2016..
03/2016 - 12/2016
Estágios , Camous São Borja, .

Estágio realizado
Orientador Estágio Final Supervisionado III e IV do Curso Superior em Licenciatura em Matemática da Aluna, Mariane Baptista de Freitas Ciscato. Ordem de Serviço Nr 64, de 23 de agosto de 2016..
03/2016 - 12/2016
Estágios , Camous São Borja, .

Estágio realizado
Orientador Estágio Final Supervisionado III e IV do Curso Superior em Licenciatura em Matemática do Aluno, Pablo Camargo Flores. Ordem de Serviço Nr 64, de 23 de agosto de 2016..
03/2016 - 12/2016
Estágios , Camous São Borja, .

Estágio realizado
Orientador Estágio Supervisionado I e II do Curso Superior em Licenciatura em Matemática da Aluna, Ducilene Teixeira Camargo. Ordem de Serviço Nr 64, de 23 de agosto de 2016..
03/2016 - 12/2016
Estágios , Camous São Borja, .

Estágio realizado
Orientador Estágio Supervisionado I e II do Curso Superior em Licenciatura em Matemática do Aluno, Dioní do Nascimento Flores. Ordem de Serviço Nr 64, de 23 de agosto de 2016..
09/2016 - 10/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Camous São Borja, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Organizadora do Processo Eleitoral para escolha de Coordenadores de Eixo Tecnológicos de Turismo, Hospitalidade e Lazer, PROEJA e Curso Superior de Sistemas de Informação conforme Edital n° 096/2016,.
03/2016 - 07/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática Elementar I
03/2016 - 07/2016
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
11/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Camous São Borja, .

Cargo ou função
Membro da Comissão do Processo Eleitoral para escolha dos Coordenadores de Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Turismo e Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja, conforme Edital Nr 107/2015.
07/2015 - 12/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática I
07/2015 - 12/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática II
07/2015 - 12/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino da Matemática IV
08/2015 - 09/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Camous São Borja, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Examinadora para Processo de Seleção de Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.
05/2014 - 08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Camous São Borja, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Central da Semana Tecnológica 2014 - SEMTEC.
02/2013 - 07/2014
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Matemática
03/2013 - 12/2013
Ensino, Técnico em Eventos, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
03/2013 - 12/2013
Ensino, Técnico em Cozinha, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Matemática Básica
05/2013 - 06/2013
Ensino, Auxiliar Administrativo, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Matemática Básica

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, .


Instituto Estadual Osvaldo Cruz, OC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador das Olimpíadas Internacionais Mathematiques Sans Frontieres, ofertada pela Rede POC de ensino, obtendo medalhas de Ouro, Prata e Bronze.


FOCO CURSOS PREPARATÓRIOS, FCP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Ensino e Supervisor Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
LIGADO A PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS PÚBLICOS E VESTIBULARES E CURSOS PROFISSIONALIZANTES


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ULISSÉA LIMA BARBOSA, ULB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR REGENTE, Carga horária: 20


EXATTUS - Grupo Educacional, EXATTUS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10
Outras informações
MINISTROU O CURSO DE MATEMÁTICA - CURSO PREPARATÓRIO PARA ACADEMIAS MILITARES (CPAM) - 300h


CURSO NOTA MÁXIMA, CNM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40
Outras informações
PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS CIVIS E MILITARES E PRÉ-VESTIBULARES.


Ministério do Exército, MEX, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CABO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
COMO MILITAR DO EXÉRCITO, ERA RESPONSÁVEL PELA PARTE BUROCRÁTICA E PARTE DE PESSOAL DA REPARTIÇÃO.



Linhas de pesquisa


1.
Modelagem Computacional, Otimização e Controle de Sistemas


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
O Laboratório Interdisciplinar como Ferramenta Articuladora para a Formação Inicial e Continuada de Professores de Física e Matemática
Descrição: Subprojeto do Câmpus São Borja vinculado ao Projeto Institucional do Labortório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE do IFFarroupilha, Edital CAPES nº 067/2013..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Coordenador / Fernanda Hart Garcia - Integrante / Taniamara Vizzotto Chaves - Integrante / Odair Menuzzi - Integrante / Alexander Lunks dos Santos - Integrante / Andresa da Costa Ribeiro - Integrante.
2014 - Atual
Simulação para ​Predição do Comportamento de Soluções de Integração de Aplicações Empresariais
Descrição: A análise de uma solução de integração, com o objetivo de prever seu comportamento e encontrar possíveis gargalos de performance, é uma atividade importante que contribui para melhorar a qualidade das soluções desenvolvidas pelos engenheiros de software. A abordagem comumente utilizada pelos engenheiros para essa análise costuma ser custosa, arriscada e morosa, já que exige a implementação da solução de integração, sua execução e coleta de dados a partir dessa execução. Portanto, faz-se necessário uma nova abordagem que permita a análise do comportamento e a descoberta de gargalos de performance ainda na fase de projeto das soluções de integração, a partir dos seus modelos conceituais, sem que as mesmas tenham que ser implementadas. Isso contribuiria para reduzir o custo, o risco e o tempo envolvido nesse processo de análise. A simulação é um campo de estudos que se ocupa com a experimentação de modelos com vistas à predição do comportamento e desempenho dos sistemas reais analisados. Este projeto está centrado em explorar o campo de Simulação de sistemas no contexto da Integração de Aplicações Empresariais, buscando assim fomentar o uso de técnicas e ferramentas de simulação para analisar o comportamento e identificar de gargalos de performance em soluções de integração de aplicações, utilizando modelos de simulação de sistemas de eventos discretos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Coordenador / Fabricia Carneiro Roos Frantz - Integrante / Rafael Zancan Frantz - Integrante / Rafael Corchuelo - Integrante / Vitor Manuel Basto Fernandes - Integrante / Sandro Sawicki - Integrante / Iryna Yevseyeva - Integrante / Edinaldo Gaspar da Silva - Integrante / Franciéli Cristina Welter - Integrante / Adriana Rosélia Kraisig - Integrante / Francine Freddo - Integrante / Leandro Fritzen Klem - Integrante / Francisco da Silveira - Integrante.
2013 - 2014
A Matemática Solucionando a Educação
Descrição: Este projeto pretende verificar como a aplicação da Matemática no Ensino Médio pode influenciar no desenvolvimento do aprendizado do aluno, através da exposição de conteúdos matemáticos que foram praticamente abandonados no Ensino Médio devido as novas normas curriculares propostas pelo governo através dos Parâmetros Currilares Nacionais (PCN) publicados pelo Ministério da Educação. Serão desenvolvidas, em paralelo com o ano curricular normal, aulas extras de Matemática, nas quais os professores irão ministrar com ênfase tópicos como: Logaritmos; Trigonometria; Matemática Financeira; Matemática Estatística; Progressões; Sistemas Lineares; Números Complexos; Derivadas e Integrais; entre outras. As aulas irão ser ministradas para um pequeno grupo de alunos, o qual será acompanhado durante o seu ano curricular (ou semestre no caso de alunos do Ensino Superior) e também nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nos vestibulares, bem como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Assim, saberemos se realmente, os alunos com maior quantidade de horas/aula de Matemática (incluindo aí um maior conteúdo visto durante seu currículo escolar) realmente são aqueles que possuem melhor desenvolvimento no que concerne a sua formação educacional ou se o ensino atual está correto em diminuir o número de horas dedicadas para a Matemática e disciplinas afins, como Química, Física e Biologia, todas elas classificadas pelo atual PCN como disciplinas da área de Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Integrante / Mairon Melo Machado - Coordenador / Daniel Santos Souza - Integrante / Pedro André Pires Machado - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Curso Preparatório para o Processo Seletivo
Descrição: O projeto de Extensão visa a preparação para os alunos em situação de vulnerabilidade, a preparação para o processo seletivo, para o ingresso nos cursos do Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Integrante / Maria Teresinha Verle Kaefer - Coordenador.
2015 - 2017
A interdisciplinariedade em matemática, física, química e biologia em espaços não formais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus
Descrição: O projeto visa estabelecer a interdisciplinariedade das disciplinas matemática, física, química e biologia abordando como eixo principal o Meio Ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Integrante / Fernanda Hart Garcia - Integrante / Dênis da Silva Garcia - Coordenador / Margarete Mendes Matte - Integrante / Alex Sandro Gomes Leão - Integrante / Kellen de Melo Soares - Integrante / Alice Angelica de Miranda Gebert - Integrante / Anelise da Silva Cruz - Integrante / Juliana de Magalhães Bandeira - Integrante / Adriana da Silva Bastos - Integrante.
2015 - 2015
A interdisciplinariedade entre matemática, física, química, geografia e biologia em espaços não-formais
Descrição: O referido projeto contemplou alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais, onde puderam fazer associações como os diversos conteúdos de maneira interdisciplinar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Integrante / Dênis da Silva Garcia - Coordenador / Margarete Mendes Matte - Integrante / Alex Sandro Gomes Leão - Integrante / Kellen de Melo Soares - Integrante / Alice Angelica de Miranda Gebert - Integrante / Anelise da Silva Cruz - Integrante / Juliana de Magalhães Bandeira - Integrante / Daniela Kleina - Integrante / Emerson Ciocheta Roballo - Integrante / Guilherme Pivottto Bortolotto - Integrante / Andrieli Nolibos da Silva - Integrante / Adriana Andrade Bastos - Integrante.
2014 - 2014
Metodologias Alternativas no Ensino-Aprendizagem-Avaliação da Matemática: o uso da resolução de problemas e materiais manipuláveis como prática pedagógica na formação continuada de professores de matemática das séries iniciais do município de Itaqui.
Descrição: Propor a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas como uma proposta didática para se trabalhar, em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Integrante / Pedro André Pires Machado - Integrante / Cristiane da Silva Stamberg - Integrante / Alex da Silva Leão - Coordenador / Margarete Mendes Matte - Integrante / Frank Jonis Flores de Almeida - Integrante / Cristiane Ludwig - Integrante.
2014 - 2014
Fundamentos e estratégias para a organização do trabalho pedagógico na área de matemática na rede pública de São Borja
Descrição: Na perspectiva da formação de professores e da criação e fomento das licenciaturas pelos Institutos Federais, pautado no princípio de desenvolvimento regional e sustentável, o Câmpus São Borja em 2012 deu início ao curso de Matemática ? Licenciatura a fim de atender às demandas de formação de professores nesta área. Neste contexto, a formação de professores no Instituto Federal farroupilha vem não somente atender a uma demanda existente, mas considerando os objetivos da própria instituição, a formação de professores pretende proporcionar ao meio regional espaços para discussão das práticas e a inserção de novas perspectivas para a melhoria da cultura e da educação local, tanto na formação inicial quanto na formação continuada. Sabemos que a Matemática desde os tempos mais remotos esta presente na vida da humanidade, porém sempre inerente a ela uma enorme dificuldade das pessoas em compreendê-la. Talvez essa dificuldade esteja em interligar a Matemática com algo do cotidiano. Isso se deve principalmente a dificuldade dos educadores em correlacionar a Matemática com algo já conhecido pelos alunos. Nesse sentido, se faz necessário a formação valorização de professores, envolvendo a discussão de fundamentos e estratégias para a organização do trabalho pedagógico, tendo em vista o aprimoramento profissional e capacitação na área, buscando a melhoria da educação no município, desenvolvendo nesses profissionais um maior embasamento teórico-metodológico, visando à construção de aprendizagens significativas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Produção de material didático e uso de Softwares livres para o Ensino de Matemática e Ciências do Ensino Fundamental
Descrição: O projeto está sendo elaborado interdisciplinarmente entre os componentes de Matemática e Ciências. Está sendo proposto a confecção de materiais didáticos para conteúdos, tais como: números naturais, números inteiros e operações, números decimais, cálculo algébrico, plano cartesiano, funções, tabela periódica, corpo humano, entre outros sugeridos pelos professores no decorrer do curso. A avaliação será feita durante a discussão da mesa redonda, a fim de verificar a aplicabilidade dos recursos didáticos sugeridos e o que ainda pode ser explorado para enriquecer ainda mais o ensino-aprendizagem desses componentes curriculares..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Coordenador / Fernanda Hart Garcia - Integrante / Dênis da Silva Garcia - Integrante.
2013 - 2014
Curso preparatório para o processo seletivo do IFFarroupilha ? Câmpus São Borja
Descrição: O projeto de Extensão visa a preparação para os alunos em situação de vulnerabilidade, a preparação para o processo seletivo, para o ingresso nos cursos do Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Integrante / Maria Teresinha Verle Kaefer - Coordenador.
2013 - 2013
Arte com Lixo - Mulheres Mil
Descrição: Este projeto foi ofertado para Mulheres Catadoras de Lixo, da cidade de São Borja, dando-lhes uma noção sobre as diversas possibilidades de situações que elas ainda podem trabalhar e orientando-as para fabricação de trabalhos como artesanatos, etc....
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - 2016
Práticas de ensino da matemática com diferentes estratégias pedagógicas
Descrição: A Prática Profissional Integrada (PPI), visa integrar as Disciplinas de Prática do Ensino da Matemática IV (PECC IV) e Metodologias de Ensino, na turma de 4º semestre do Curso de Licenciatura em Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Coordenador / Alex da Silva Leão - Integrante.
2015 - 2015
Funções Trigonométricas no Geogebra
Descrição: O referido trabalho atendeu os alunos da licenciatura em matemática do Instituto Federal Farroupilha, onde foi abordado função trigonométrica com auxílio do software gratuito geogebra..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Integrante / Alex Sandro Gomes Leão - Coordenador / Daniela Kleina - Integrante.
2015 - 2015
III Mostra das Licenciaturas
Descrição: Projeto de ensino de curta duração, onde é apresentando as Práticas de Ensino desenvolvidas ao longo do ano, bem como os formandos defendem seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Também serão apresentados os relatórios de estágio dos alunos do sexto e oitavo semestre..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Integrante / Mairon Melo Machado - Coordenador / Alex da Silva Leão - Integrante / Taniamara Vizzotto Chaves - Integrante.
2015 - 2015
A utilização do Software Geogebra na aplicação de funções trigonométricas
Descrição: O Projeto foi oferecido para os alunos da Licenciatura em matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Integrante / Alex Sandro Gomes Leão - Coordenador / Daniela Kleina - Integrante.
2014 - 2014
Laboratório de Matemática como auxiliar no processo de ensino aprendizagem
Descrição: Projeto de Ensino de Longa Duração, onde foi desenvolvidas atividades concretas para o entendimento e ensino da matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Integrante / Fernanda Hart Garcia - Coordenador / Maria Teresinha Verle Kaefer - Integrante / Cristiane da Silva Stamberg - Integrante.
2014 - 2014
Matemática relacionada à Nutrição Básica
Descrição: Prática Profissional Integrada (PPI), que busca relacionar a matemática a Nutrição, para o Curso Técnico em Cozinha Subsequente..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Coordenador / Luciana Maronãs Monks - Integrante.
2013 - 2015
Potencializando a Leitura, a Escrita e a Matemática: formas de descobrir e se redescobrir na Educação Profissional e Tecnológica
Descrição: A leitura, escrita e as operações matemáticas básicas são tidas hoje como aspectos essenciais para a vida do ser humano. Assim, o objetivo geral deste projeto é proporcionar aos alunos com dificuldades nesses aspectos um espaço onde possam superá-las e, com isso, verificar se momentos de intervenção específicos a estes alunos, para trabalhar tais dificuldades, os auxiliam também a melhorar o rendimento nas disciplinas dos cursos que frequentam..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Coordenador / Maria Teresinha Verle Kaefer - Integrante / Cristiane da Silva Stamberg - Integrante.
2013 - 2013
Auxiliar Administrativo
Descrição: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, ministrei a disciplina Matemática Básica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Coordenador / Taísa Schefer Roveda - Integrante / Magalia Gloger dos Santos de Almeida - Integrante / Tatiane Rauber Dedé - Integrante / Daniel Sarmento Pereira - Integrante / Jairo de Oliveira - Integrante.
2013 - 2013
Metodologias de Pesos e Medidas
Descrição: Prática Profissional Integrada (PPI), que busca relacionar a matemática a Nutrição, para o Curso Técnico em Cozinha Subsequente..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Alexsandro Queiroz Lencina - Coordenador / Luciana Maronãs Monks - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
TROFÉU MARCELINO CHAMPAGNAT, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
LENCINA, A. Q.; CARGNIN, R. S. ; FRANTZ, F. C. R. ; SAWICKI, S. ; FRANTZ, R. Z. . Diagnosing and Reducing Performance Bottlenecks in an Integration Solution Using Stochastic Petri Net Simulations. In: Thomas S. Clary. (Org.). Horizons in Computer Science Research. 1ed.New York: Nova Science Publishers, 2017, v. 15, p. 183-283.

2.
LEAO, A. S. G. ; LENCINA, A. Q. . Construção do Conceito de Progressão Aritmética no Ensino Técnico Integrado por meio da Metodologia de Resolução de Problemas. In: Alex Sandro Gomes Leão;Maria Teresinha Verle Kaefer. (Org.). Reflexões da Docência. 1ed.Uruguaiana-RS: , 2015, v. 1, p. 67-80.

3.
LENCINA, A. Q.; HONNEF, C. ; AGHENESE, A. P. ; GUEDES, G. T. C. ; GODOIS, L. M. ; LEAO, A. S. G. . Intervenções de Matemática para alunos do PROEJA: formas de descobrir e se redescobrir na Educação Profissional e Tecnológica. In: Alex Sandro Gomes Leão; Maria Teresinha Verle Kaefer. (Org.). Reflexões da Docência. 01ed.Uruguaiana-RS: , 2015, v. 01, p. 132-142.

4.
MACHADO, M. M. ; LENCINA, A. Q. ; MACHADO, P. A. P. ; SOUZA, D. S. ; GOTTFRIED, B. P. . A Influência da Matemática na Aprendizagem do Aluno. In: Alex Sandro Gomes Leão;Maria Teresinha Verle Kaefer. (Org.). Reflexões da Docência. 1ed.Uruguaiana-RS: , 2015, v. 1, p. 32-41.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LENCINA, A. Q.; FRANTZ, F. C. R. . As Redes de Petri como Instrumento para Modelagem Matemática de um Problema de Integração do Sistema de Currículos da Agência Nacional e Tecnologia de Portugal. In: Salão do Conhecimento 'Ciência Alimentando o Brasil' 2016, 2016, Ijuí-RS. Jornada de Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra, 2016.

2.
LENCINA, A. Q.; STAMBERG, C. S. ; AGHENESE, A. P. ; HONNEF, C. ; FLORES, P. C. ; GODOIS, L. M. . Potencializando Sentidos e Relações através da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. In: VI Jornada Nacional de Educação Matemática, 2014, Passo Fundo - RS. Educação Matemática: o que ensinar? por que aprender?, 2014.

3.
LENCINA, A. Q.; AGHENESE, A. P. ; LEAO, A. S. G. ; GODOIS, L. M. ; RIVAROL, V. N. . Intervenções Específicas para Alunos do PROEJA. In: IV EIEMAT Escola de Inverno da Educação Matemática, 2014, Santa Maraia - RS. Anais da 4ª Escola de Inverno de Educação Matemática, 2014. v. 2.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LENCINA, A. Q.. Um Modelo Matemático para a Simulação de uma Solução de Integração baseado no Formalismo Redes de Petr. In: IV Seminário de Formação Científica e Tecnológica, 2016, Santa Rosa-RS. IV Seminário de Formação Científica e Tecnológica, 2016. v. 4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRANTZ, F. C. R. ; LENCINA, A. Q. . Modelagem e simulação de uma solução de integração baseada no formalismo matemático redes de Petri. In: I Mostra de Pós Graduação, 2016, Lajeado - RS. Semana Integrada Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós Graduação, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
LENCINA, A. Q.; ALMEIDA, F. J. F. . Software Scilab: das operações básicas ao cálculo numérico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
LENCINA, A. Q.; STAMBERG, C. S. ; HONNEF, C. . POTENCIALIZANDO SENTIDO E RELAÇÕES ATRAVÉS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LENCINA, A. Q.; LEAO, A. S. G. ; RIVAROL, V. N. ; AGHENESE, A. P. ; GODOIS, L. M. . INTERVENÇÕES ESPECÍFICAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO PROEJA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LENCINA, A. Q.; MACHADO, M. M. ; SOUZA, D. S. ; GOTTFRIED, B. P. ; PINTO, V. C. . A MATEMÁTICA SOLUCIONANDO A EDUCAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SOARES, S. A. ; LEAO, A. S. G. ; SOUZA, D. S. ; BALENSIFER, M. L. ; LENCINA, A. Q. ; CARNEIRO, L. . O Ensino de Intervalo Numéricos por meio da Metodologia de Resolução de Problemas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SILVEIRA, L. D. B. M. ; SOUZA, D. S. ; LEAO, A. S. G. ; BALENSIFER, M. L. ; LENCINA, A. Q. ; CARNEIRO, L. . O Ensino e a Aprendizagem da Matemática Financeira na Modalidade EJA com o Uso da Metodologia da Resolução de Problemas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
LENCINA, A. Q.; MACHADO, P. A. P. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LENCINA, A. Q.; MONKS, L. M. ; SCHNORR, K. M. ; CABELEIRA, P. B. . A MATEMÁTICA EVITANDO O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NA COZINHA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
LENCINA, A. Q.; MACHADO, P. A. P. ; SARTORI, D. B. S. ; BALBUENO, L. L. . O USO DO TEODOLITO NA APLICAÇÃO DA TRIGONOMETRIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
LENCINA, A. Q.; BRAZEIRO, T. A. . APLICANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA TORNAR AS AULAS MAIS DINÂMICAS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA, D. S.; LENCINA, A. Q.; DISCONSI, R. C.. Membro Banca Avaliadora para o Processo Seletivo Simplificado para Docente Temporário. 2016. Instituto Federal Farroupilha.

2.
MACHADO, P. A. P.; LENCINA, A. Q.; GARCIA, F. H.. Membro Banca Avaliadora para o Processo Seletivo Simplificado para Docente Temporário. 2014. Instituto Federal Farroupilha.

Outras participações
1.
FRANTZ, R. Z.; LENCINA, A. Q.. Comitê Científico do VI Seminário de Formação Científica e Tecnológica. 2018. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

2.
LENCINA, A. Q.. Avaliador dos Pôsteres da 2ª Semana Tecnológica - SEMTEC. 2013. Instituto Federal Farroupilha.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Seminário de Formação Científica e Tecnológica. 2018. (Seminário).

2.
XXXVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Modelagem Matemática para a Simulação Computacional de uma Solução de Integração no Contexto da Administração Pública de Ijuí-RS. 2018. (Congresso).

3.
Problemas Inversos com Técnicas Estocásticas. 2017. (Outra).

4.
Semana Acadêmica dos Cursos Superiores de Licenciatura em Física e Matemática.Conhecendo o Software Scilab. 2017. (Oficina).

5.
VI Semana Acadêmica da Matemática da Unipampa - Campus Itaqui.Software Scilab: das operações básicas ao cálculo numérico. 2017. (Seminário).

6.
IV Seminário de Formação Científica e Tecnológica. 2016. (Seminário).

7.
IV Seminário de Formação Científica e Tecnológica.Um Modelo Matemático para a Simulação de uma Solução de Integração baseado no Formalismo Redes de Petri. 2016. (Seminário).

8.
Salão do Conhecimento Ciência Alimentando o Brasil. 2016. (Seminário).

9.
Salão do Conhecimento Ciência Alimentando o Brasil.https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/issue/view/186. 2016. (Seminário).

10.
Semana Integrada de Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. 2016. (Seminário).

11.
Semana Integrada Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação.Modelagem e Simulação de uma Solução de Integração Baseada no Formalismo Matemático Redes de Petri. 2016. (Seminário).

12.
SEMTEC 2016 - VII Semana da Tecnologia, Educação e Ciência.O Software Geogebra na Construção e Interpretação de Gráficos. 2016. (Oficina).

13.
SEMTEC 2016 - VII Semana de Tecnologia, Educação e Ciência.O Ensino de Função Afim e Quadrática com o Auxílio do Software Geogebra. 2016. (Oficina).

14.
III Seminário de Formação Científica e Tecnológica. 2015. (Seminário).

15.
Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha. 2015. (Simpósio).

16.
VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Exensão. 2015. (Congresso).

17.
4ª Escola de Inverno de Educação Matemática e no 2º Encontro Nacional PIBID - Matemática. Intervenções Específicas do Ensino da matemática para Alunos do PROEJA. 2014. (Congresso).

18.
I Seminário de Formação dos Servidores. 2014. (Seminário).

19.
SEMTEC - Semana Tecnológica: Inovação em Arranjos Produtivos Locais.O Ensino de Intervalos Numéricos por Meio da Metodologia de Resolução de Problemas. 2014. (Seminário).

20.
SEMTEC - Semana Tecnológica: Inovação em Arranjos Produtivos Locais.O Ensino e a Aprendizagem da Matemática Financeira na Modalidade EJA com o Uso da Metodologia da Resolução de Problemas. 2014. (Simpósio).

21.
V Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática.Potencializando Sentido e Relações através da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2014. (Seminário).

22.
V Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática. 2014. (Seminário).

23.
2ª Semana Tecnológica SEMTEC - Instituto Federal Farroupilha, Câmpus São Borja. O uso do Teodolito na aplicação da Trigonometria. 2013. (Exposição).

24.
I Encontro de Educação Profissional e Tecnológica. 2013. (Encontro).

25.
III Pré-Mostra de Educação Profissional e Tecnológica.A Matemática Evitando o Desperdício de Alimentos na Cozinha. 2013. (Encontro).

26.
III Pré-Mostra de Educação Profissional e Tencológica.Uso do Teodolito na Aplicação da Trigonometria. 2013. (Encontro).

27.
II Seminário das Licenciaturas, Congresso Institucional PIBID, Seminário Institucional de Diversidade e Inclusão e Encontro de Professores de PROEJA. 2013. (Seminário).

28.
IV Congresso Internacional de Itaqui - Educação: Novos Rumos novos Tempos. 2013. (Congresso).

29.
Encontros Pedagógicos de Matemática. 2012. (Encontro).

30.
II SEMINÁRIO - INCLUSÃO ESCOLAR. 2011. (Seminário).

31.
JORNADA PEDAGÓGICA - IESDE/UCB. 2009. (Congresso).

32.
FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA MARIA - EDUCAÇÃO: ECONOMIA SOLIDÁRIA E ÉTICA PLANETÁRIA. 2008. (Encontro).

33.
EREM/IJUÍ - VII ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2007. (Encontro).

34.
XIII SEMINÁRIO PEDAGÓGICO: DISCUTINDO EDUCAÇÃO. 2007. (Seminário).

35.
XIII SEMINÁRIO PEDAGÓGICO: DISCUTINDO EDUCAÇÃO.APLICANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA TORNAR AS AULAS MAIS DINÂMICAS. 2007. (Seminário).

36.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - "TRAGETÓRIAS E TEMPOS NO OFÍCIO DE MESTRE". 2006. (Congresso).

37.
IX EGEM - ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2006. (Encontro).

38.
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA. 2005. (Congresso).

39.
I SIMPÓSIO DA MATEMATICA. 2005. (Simpósio).

40.
Seminário Final de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Especialização em Métodos Matemáticos. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA, D. S. ; GARCIA, F. H. ; LEAO, A. S. ; LENCINA, A. Q. . SEMTEC - Semana Tecnológica: Inovação em Arranjos Produtivos. 2014. (Concurso).



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
LEAO, A. S. G. ; LENCINA, A. Q. . Construção do Conceito de Progressão Aritmética no Ensino Técnico Integrado por meio da Metodologia de Resolução de Problemas. In: Alex Sandro Gomes Leão;Maria Teresinha Verle Kaefer. (Org.). Reflexões da Docência. 1ed.Uruguaiana-RS: , 2015, v. 1, p. 67-80.

2.
LENCINA, A. Q.; HONNEF, C. ; AGHENESE, A. P. ; GUEDES, G. T. C. ; GODOIS, L. M. ; LEAO, A. S. G. . Intervenções de Matemática para alunos do PROEJA: formas de descobrir e se redescobrir na Educação Profissional e Tecnológica. In: Alex Sandro Gomes Leão; Maria Teresinha Verle Kaefer. (Org.). Reflexões da Docência. 01ed.Uruguaiana-RS: , 2015, v. 01, p. 132-142.

3.
MACHADO, M. M. ; LENCINA, A. Q. ; MACHADO, P. A. P. ; SOUZA, D. S. ; GOTTFRIED, B. P. . A Influência da Matemática na Aprendizagem do Aluno. In: Alex Sandro Gomes Leão;Maria Teresinha Verle Kaefer. (Org.). Reflexões da Docência. 1ed.Uruguaiana-RS: , 2015, v. 1, p. 32-41.


Apresentações de Trabalho
1.
LENCINA, A. Q.; MACHADO, P. A. P. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 24:02:43