Elizabete Leopoldina da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2173053955944201
  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2011) e mestrado em Educação Matemática na linha de pesquisa Educação Matemática Inclusiva pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN (2014). Atualmente é professora nos cursos de Engenharia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elizabete Leopoldina da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, E. L.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Faculdades Metropolitanas Unidas - Brigadeiro.
Avenida Brigadeiro Luís Antônio - de 701 a 1499 - lado ímpar
Bela Vista
01317001 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 31323000
URL da Homepage: http://portal.fmu.br/


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática.
Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN, Brasil.
Título: Metodologia ativa no Ensino Superior,
Orientador: Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN, Brasil.
Título: Luz, câmera, ação: Adaptando uma teleaula de frações para o público surdo.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2011
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Compartilhando experiências de ensino e formação. (Carga horária: 78h).
Departamento de Matemática - IGCE - UNESP, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
LIBRAS - Nível I. (Carga horária: 60h).
Instituto Foca, INSTITUTO FOCA, Brasil.
2010 - 2010
Matemática Aplicada à Finanças. (Carga horária: 4h).
Departamento de Matemática - IGCE - UNESP, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Elaboração de Resumos. (Carga horária: 1h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Elaboração de Resumos. (Carga horária: 1h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Matemática e Arte: Quando a teoria abre espaço par. (Carga horária: 4h).
UNESP - Bauru, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Aprendendo Álgebra com o cubo mágico. (Carga horária: 4h).
Departamento de Matemática - IGCE - UNESP, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Cônicas: Construção e Aplicações. (Carga horária: 4h).
UNESP - Bauru, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Tópicos de Matemática Elementar e Educação Matemát. (Carga horária: 54h).
Departamento de Matemática - IGCE - UNESP, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Noções Básicas de Winplot - Funções. (Carga horária: 12h).
Departamento de Matemática - IGCE - UNESP, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Introdução ao Latex. (Carga horária: 9h).
Departamento de Matemática - IGCE - UNESP, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Atividades

8/2018 - Atual
Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos das Ciências Exatas
2/2018 - Atual
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1
08/2017 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1
08/2017 - Atual
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1
Cálculo Diferencial e Integral 2
02/2017 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1
Cálculo Diferencial e Integral 2
Geometria Analítica e Álgebra Linear
02/2016 - 12/2017
Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra, Vetores e Geometria Analítica
02/2016 - 06/2017
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra, Vetores e Geometria Analítica
02/2016 - 06/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Cálculo Diferencial e Integral
02/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Cálculo Diferencial e Integral
02/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia de Petróleo e Gás, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Cálculo Diferencial e Integral
07/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra, vetores e geometria analítica
07/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Cálculo Diferencial e Integral
07/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada a Engenharia
01/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Cálculo Diferencial e Integral
01/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrado
08/2014 - 07/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear,Vetores e Geometria Analítica
08/2014 - 07/2015
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear, Vetores e Geometria Analítica
08/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear,Vetores e Geometria Analítica
08/2014 - 12/2014
Ensino, Mecatrônica Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos Quantitativos e Controle de Qualidade

Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Orientador de estágio do curso de Licenciatura em Matemática (Portaria nº. SPO.014, de 19 de janeiro de 2016)

Atividades

07/2016 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos para o Ensino de Matemática: Trigonometria
Fundamentos para o ensino de Matemática: Exponencial e Logaritmo
02/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2016 - 07/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenação de prática de ensino 1
Coordenação de prática de ensino 2
Estágio Supervisionado 1
Estágio Supervisionado 2
Interface da Biologia com a Matemática
Interface da Física com a Matemática 1
02/2016 - 07/2016
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática
07/2015 - 12/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenação de prática de ensino 2
Interface da Biologia com a Matemática
Interface da Química com a Matemática
Coordenação de prática de ensino 1
01/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
01/2015 - 07/2015
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para a Informática 1
08/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo II
Geometria Analítica
08/2014 - 12/2014
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada a Geografia
08/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Faculdade Santa Rita, FSR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4


E. E. Ignácio Miguel Estéfano, E. E. I. M. E., Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


E. E. Presidente Tancredo Neves, E. E. P. T. N., Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora Virtual, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2012 - 2014
Luz, câmera, ação: Adaptando uma teleaula de frações para o público surdo.
Descrição: Esta pesquisa visa apresentar algumas adaptações realizadas em um material de ensino a distância muito disseminado no Brasil, na tentativa de torná-lo mais acessível às pessoas surdas que se utilizam da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nosso objetivo é adaptar uma Teleaula do programa Telecurso 2000, que aborda o conceito de frações, para alunos surdos a fim de viabilizar o acesso deste público a esse meio de ensino a distância, uma vez que esse material é amplamente utilizado por adultos buscando certificação de conclusão da educação básica e, com as mudanças nas leis, por empresas que buscam qualificação de seus funcionários. Desenvolvida em algumas etapas, com surdos adultos, discutimos quais adaptações são necessárias para que esse material se torne mas acessível levando em consideração as observações dos participantes e suas sugestões..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
RUMO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
Descrição: Apesar das leis destinadas a normatizar o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, muitas pessoas ligadas a Educação afirmam não se sentirem preparadas para enfrentar tal desafio (FERNANDES e HEALY, 2007). Assim, este projeto propõe uma pesquisa cujo objetivo central é preparar recursos humanos, teóricos, metodológicos, pedagógicos e materiais para sustentar práticas matemáticas de alunos cegos e alunos surdos incluídos nas salas regulares. Utilizando diversos elementos metodológicos associados a design-based research, o projeto pretende desenvolver e adequar materiais pedagógicos e intervenções de ensino para favorecer o acesso a conceitos matemáticos através dos sistemas háptico, visual e auditivo e comparar as interações de diferentes aprendizes, alunos regulares, alunos cegos e alunos surdos, nessas situações instrucionais. Visa ainda contribuir tanto para a formação de professores, instrumentalizando-os para trabalhar em classes inclusivas, quanto para a formação de pesquisadores para trabalho na produção de conhecimento na interface entre Educação Inclusiva e Educação Matemática. As análises dos dados coletados com os aprendizes se concentrarão em compreender como as experiências sensoriais e perceptivas influenciam os processos cognitivos, ou seja, como o tato, a visão, os gestos, os diálogos e as ferramentas materiais e computacionais instrumentos de mediação influenciam as interpretações dos fenômenos matemáticos. As evidências e os resultados obtidos poderão auxiliar numa compreensão mais profunda, não só dos processos de aprendizagem matemática de portadores de necessidades educacionais especiais, mas dos processos de modo geral, para que todos, independentemente de suas necessidades serem especiais ou não, tenham a oportunidade de construir conhecimentos matemáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (4) .
Integrantes: Elizabete Leopoldina da Silva - Integrante / Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes - Integrante / Siobhan Victoria Healy - Coordenador / Janete Bolite Frant - Integrante / Rosana Nogueira de Lima - Integrante / Vera Guisti - Integrante / Franklin Rodrigues de Souza - Integrante / Leo Akio Yokohama - Integrante / Fabiane Guimarães Viera Marcondes - Integrante / Heliel Ferreira dos Santos - Integrante / Kauan Espósito da Conceição - Integrante / Carlos Eduardo Rocha Dos Santos - Integrante / Gerciane Gerciana da Silva - Integrante / Cristiano Bezerra - Integrante / Ana Paula Albieri Serino - Integrante / Tula Maria Rocha Morias - Integrante / Ronaldo Carrilho - Integrante / Paulo Roberto do Nascimento - Integrante.


Outros Projetos


2010 - 2011
Programa Institucional de Iniciação à Docência
Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência foi criado pela Capes em parceria com o Governo Federal, com o objetivo de apoiar e incentivar os alunos dos cursos de licenciatura plena das instituições públicas de ensino superior, à profissão docente. A UNESP vinculou-se ao PIBID em 2010 com 12 subprojetos. Um destes, do qual faço parte, integra os cursos de Licenciatura Plena em Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) de Rio Claro e da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) de Guaratinguetá e duas escolas parceiras, uma situada em Rio Claro e outra em Guaratinguetá. do qual faço parte..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Elizabete Leopoldina da Silva - Integrante / Miriam Godoy Penteado - Coordenador / Heloisa da Silva - Integrante / Amanda Queiroz Moura - Integrante / Camila Libanori Bernardino - Integrante / Juliana Arruda Vieira - Integrante / Edmilson Rossini Junior - Integrante / Felipe Roberto Bueno - Integrante / Gabriela Anteghini Migliari - Integrante / Rafaela Silva da Cruz Candido - Integrante / Marianna Capani Dominguez - Integrante / Natalia Zulmira Massuquetti de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática/Especialidade: Educação Matemática Inclusiva.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. L.; Moura, A. Q . Educação Matemática e Inclusão: uma experiência na formação do futuro professor de matemática. In: XI Encontro Paulista de Educação Matemática, 2012, São José do Rio Preto. XI Encontro Paulista de Educação Maemática, 2012.

2.
SILVA, E. L.; Moura, A. Q ; Migliari, G. A. ; Vieira, J. A. ; Candido, R. S. C. . O licenciando vai a escola - desafios das ações iniciais de bolsistas do PIBID. In: X Encontro Paulista de Educação Matemática, 2010, São Carlos. X Encontro Paulista de Educação Matemática, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. L.; ASSIS, C. . O que falta no ensino de Números Racionais para os alunos surdos?. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013. p. 1-16.

2.
SILVA, E. L.; Migliari, G. A. ; Vieira, J. A. ; Penteado, M. G. ; SILVA, H ; JARDIM, R. . PIBID na escola - criação de espaços alternativos para o estudo de matemática. In: II Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP e I Encontro PIBID, 2010, Águas de Lindóia. II Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP e I Encontro PIBID, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Moura, A. Q ; SILVA, E. L. ; Penteado, M. G. ; SALES, E. R. . Ações para viabilizar uma Educação Matemática para todos. In: VI Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. VI Encontro Iberoamericano de Educação, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. L.; ASSIS, C. . O diálogo surdo-ouvinte: caminhos para uma inclusão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA, E. L.. Educación Matemáticas y Inclusión: Caminos y Perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ASSIS, C. ; SILVA, E. L. . Que falta no ensino de Números Racionais para alunos surdos?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Moura, A. Q ; SILVA, E. L. . Educação Matemática e Inclusão: uma experiência na formação do futuro professor de matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SILVA, E. L.; Penteado, M. G. . Utilização de Jogos no ensino da Matemática para estudantes necessidades educativas especiais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA, E. L.; Dominguez, M. C. . PIBID na escola: Vamos resolver problemas?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
Grupo Épura ; SILVA, E. L. . Educação Matemática e Inclusão: um desafio a muitas mãos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, E. L.. Grupo Épura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Moura, A. Q ; SILVA, E. L. ; SALES, E. R. ; Penteado, M. G. . Ações para viabilizar uma Educação Matemática para todos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
Vieira, J. A. ; SILVA, E. L. ; Migliari, G. A. ; Penteado, M. G. . PIBID na escola - criação de espaços alternativos para o estudo de matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SILVA, E. L.. Projetos e ações do PIBID-Matemática/IGCE - Rio Claro e FEG/Guaratinguetá. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA, E. L.; Moura, A. Q ; Vieira, J. A. ; Candido, R. S. C. . O licenciando vai a escola - desafios das ações iniciais de bolsistas do PIBID. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, E. L.; Penteado, M. G. . Ensino de matemática com o apoio de áudio-visual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FONSECA, R. F.; SILVA, E. L.; MAGRINI, L. A.. Participação em banca de Augusto Ribeiro de Almeida.Um breve panorama a respeito das Olimpíadas de Matemática: um estudo da OBMEP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.

2.
CARVALHO, H. M.; SILVA, E. L.; FONSECA, R. F.. Participação em banca de Natãna Lima Santos.A Linguagem Matemática como tema de estduo em pesquisas de Educação Matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2a Semana de Desenvolvimento Docente. 2016. (Outra).

2.
Semana de Educação, Ciências e Tecnologia do Instituto Federam de Educação, Ciênciae Tecnologia de São Paulo.Matemática inclusiva: (re)aprendendo a enxergar. 2016. (Oficina).

3.
Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.O diálogo surdo-ouvinte: caminhos para uma inclusão. 2015. (Seminário).

4.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.O que falta no ensino de Números Racionais para os alunos surdos?. 2013. (Encontro).

5.
XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2013. (Encontro).

6.
XI Encontro Paulista de Educação Matemática.Educação Matemática e Inclusão: uma experiência na formação do futuro professor de matemática. 2012. (Encontro).

7.
I Encontro Regional do Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID. 2011. (Encontro).

8.
II Coloquio de Educação Matemática Inclusiva.Educação Matemática e Inclusão: um desafio a muitas mãos.. 2011. (Outra).

9.
II Seminário em Resolução de Problemas. 2011. (Seminário).

10.
VI Encontro Iberoamericano de Educação.Ações para viabilizar uma Educação Matemática para todos.. 2011. (Encontro).

11.
II Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP e I Encontro PIBID.PIBID na escola - criação de espaços alternativos para o estudo de matemática.. 2010. (Encontro).

12.
X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

13.
X Encontro Paulista de Educação Matemática.O licenciando vai a escola - desafios das ações iniciais de bolsistas do PIBID. 2010. (Encontro).

14.
XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Ensino de Matemática com o apoio de áudio-visual.. 2009. (Congresso).

15.
XXIX Semana de Estudos da Matemática. 2009. (Outra).

16.
IX Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM. 2008. (Encontro).

17.
XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM. 2008. (Encontro).

18.
XXVIII Semana de Estudos da Matemática. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, E. L.. Coordenação de sessão de comunicação oral no XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Outro).

2.
-, A. P. P. E. E. M. ; SILVA, E. L. . XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - Educação Matemática: possibilidades de interlocução.. 2008. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. L.. Educación Matemáticas y Inclusión: Caminos y Perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA, E. L.; ASSIS, C. . O diálogo surdo-ouvinte: caminhos para uma inclusão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Outras informações relevantes


Bolsista Fórmula Santander - Quatro meses de intercâmbio na Universidad Pontifícia de Salamanca (02/2014 até 06/2014)
Bolsista Capes - Mestrado em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo (2012 até 2013)
Bolsista Capes - Programa de Iniciação a Docência da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2010 até 2011)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:38:40