Sávio Ribas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3867027967639249
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Bacharel (2012), Mestre (2013) e Doutor (2017) em Matemática, na área de Teoria dos Números, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do programa PICME. Em 2015-2016, fui PhD Visitor na University of Waterloo (Canadá). Tenho interesse principalmente nas áreas de Teoria (Aditiva e Analítica) dos Números, Combinatória, Probabilidade e Análise. Participei de diversas Olimpíadas de Matemática durante o Ensino Básico e Graduação. Integro o projeto Olimpíada Mineira de Matemática e atuei como monitor e professor do programa de Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI - OBMEP). Fui Professor Efetivo (EBTT) do IFMG - Campus Piumhi e atualmente sou Professor Efetivo do IFMG - Campus Ouro Preto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sávio Ribas
Nome em citações bibliográficas
RIBAS, S.;RIBAS, Sávio;RIBAS, SÁVIO

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Minas Gerais, Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto.
Rua Pandiá Calógeras 898
Bauxita
35400000 - Ouro Preto, MG - Brasil
Telefone: (31) 988038923
URL da Homepage: www.ifmg.edu.br/ouropreto


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em matemática.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em University of Waterloo (Orientador: Yu-Ru Liu).
Título: Extremal product-one free sequences in some non-abelian groups and shifted Turán sieve method on tournaments, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Fabio Enrique Brochero Martínez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Davenport constant; Inverse zero-sum problem; Shifted Turán sieve; Tournaments and cycles on graph.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Grafos.
2013 - 2013
Mestrado em Matemática.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Infinitos Números de Carmichael,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Fabio Enrique Brochero Martinez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Números de Carmichael; Carmichael; Teoria Analítica dos Números; Teorema dos Números Primos; Primos em Progressão Aritmética.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Teoria Analítica dos Números.
2009 - 2013
Graduação em Matemática.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2006 - 2008
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto, CEFET OURO PRETO, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto, CEFET OP, Brasil.
1998 - 2005
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Marília de Dirceu, EEMD, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Teoria Analítica dos Números. (Carga horária: 45h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2014 - 2014
Bounded Gaps Between Primes. (Carga horária: 20h).
University of Oxford, OX, Inglaterra.
2013 - 2013
Introdução ao Método do Crivo em Teoria dos Número. (Carga horária: 16h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2013 - 2013
Análise em Fractais. (Carga horária: 5h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Introdução à Teoria dos Números. (Carga horária: 48h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Análise na Reta. (Carga horária: 48h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.


Atuação Profissional



University of Waterloo, U.WATERLOO, Canadá.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista de Doutorado Sanduích, Enquadramento Funcional: PhD student visitor, Carga horária: 40


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 6


Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto, CEFET OURO PRETO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Matemática I, Carga horária: 10


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando
Outras informações
Estágio-Docência: Monitor de 'Cálculo II' em 2013/1 Monitor de 'Cálculo I' em 2013/2 Monitor de 'Cálculo I' em 2014/1 Professor de 'Geometria Analítica e Álgebra Linear' em 2015/1 Professor de 'Equações Diferenciais C' em 2016/1 Professor de 'Cálculo II' em 2016/2

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica


Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 8
Outras informações
Professor Voluntário da Sessão de Problemas do programa PECI.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
De 2011 a 2013, atuei como monitor do PECI. Em 2013, além de monitor, atuei como professor de Teoria dos Números e da Sessão de Problemas.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor
Outras informações
Em 2011, atuei como monitor de Álgebra no programa de Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que é um programa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em 2012, o programa, além da OBMEP, esteve vinculado à Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), e atuei como monitor do Nível 2 (8º e 9º ano). Em 2013, o PECI voltou a ser vinculado apenas à OBMEP, e continuei atuando como monitor das turmas Presencial e Virtual de Nível 2.


Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Entre 02/2017 e 10/2017: Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Avançado Piumhi. A partir de 10/2017: Professor EBTT do IFMG - Campus Ouro Preto.

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral II
Cálculo Diferencial e Integral III
Equações Diferenciais
Geometria Analítica
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Matemática Básica
10/2017 - 03/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática III


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Códigos Corretores de Erros
Descrição: Uma enorme quantidade de dados é transmitida a todo momento nos dias de hoje. No meio dessa transmissão, é possível que haja a interferência de certos ruídos. Para garantir que a mensagem chegue sem erros ao destinatário, os aparelhos digitais usam uma técnica matemática conhecida como Códigos Corretores de Erros. Um código corretor de erros, essencialmente, é uma forma de acrescentar ambiguidades a cada informação que se queira transmitir ou armazenar, de forma a permitir detectar e corrigir erros ao recuperar a informação. Nosso objetivo é entender, do ponto de vista matemático, os fundamentos envolvidos nos códigos corretores de erros. O projeto possui 3 bolsistas de iniciação científica: uma através do programa PICME da OBMEP e dois através do programa Mentores da OBMEP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sávio Ribas - Coordenador / Gabriel Souza de Oliveira - Integrante / Letícia Aparecida de Figueiredo - Integrante.
2015 - Atual
Problemas de soma zero e problemas inversos
Descrição: O nosso interesse nos problemas de soma zero surgiu quando estávamos estudando os números de Carmichael, onde aparecia a constante de Davenport. Após isso, estudamos outros tipos de problemas de soma zero, que consistem na constante de Erdös-Ginzburg-Ziv, teorema de Reiher-di Fiore (conjectura de Kemnitz), suas respectivas generalizações com pesos (em particular, o peso {-1,+1}) e resultados em ranks maiores. Atualmente, tentamos abaixar a cota para a constante de Erdös-Ginzburg-Ziv em ranks maiores que 2 e resolvemos alguns problemas inversos associados à constante de Davenport e de Erdös-Ginzburg-Ziv em grupos não abelianos, tais como diedral, dicíclico e metacíclico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Turán sieve method in combinatorics (O crivo de Turán na combinatória)
Descrição: Nós aplicamos o crivo de Turán em problemas sobre grafos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sávio Ribas - Coordenador / Yu-Ru Liu - Integrante / Wentang Kuo - Integrante / Kevin Zhou - Integrante.
2013 - Atual
O método do crivo e a diferença entre primos consecutivos
Descrição: Diversos crivos são usados para responder várias perguntas em Teoria dos Números. Interessantes aplicações do Crivo de Selberg são os resultados mais recentes sobre a diferença entre primos consecutivos. Em 2013, Zhang provou que essa diferença fica menor que 70 milhões infinitas vezes e em 2014 esse resultado foi melhorado para 246. A conjectura dos primos gêmeos diz que essa diferença é 2 infinitas vezes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Sávio Ribas - Integrante / Fabio Enrique Brochero Martinez - Coordenador.
2011 - 2013
Infinitos Números de Carmichael
Descrição: O objetivo desse trabalho foi mostrar que existem infinitos números de Carmichael (pseudoprimos em toda base). Com isso, tais números são, de certa forma, os piores números para se testar a primalidade utilizando o Pequeno Teorema de Fermat. Assim, este teorema pode ser (e é) usado como um bom teste de não primalidade, mas nunca pode ser usado como um teste de primalidade. Nossa principal referência foi o artigo "There are infinitely many Carmichael numbers", de W. R. Alford, A. Granville e C. Pomerance. Para cumprir nosso objetivo foram estudados diversos tópicos em várias áreas da Matemática, tais como as estimativas assintóticas de Mertens, teoria de Grupos e Caráteres, função de Carmichael, desigualdade de Brun-Titchmarsh (que nos levou a estudar a teoria de Fourier e o teorema do Grande Crivo), Teorema dos Números Primos, Teorema dos Números Primos em Progressão Aritmética em hipóteses mais gerais que o teorema de Dirichlet e algumas estimativas acerca dos zeros das L-séries de Dirichlet..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sávio Ribas - Integrante / Fabio Enrique Brochero Martinez - Coordenador.
2008 - 2009
PIC - OBMEP
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sávio Ribas - Integrante / Jamil Ferreira - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2007 - 2008
Estudo do Magnetismo e Aplicações em Sistemas de Detecção Magnética
Descrição: Medição de Atitude de Satélites, ou seja, sua localização no espaço. Para tal, tomamos como base o campo magnético obtido no interior do arranjo das bobinas de Helmholtz, com esses valores obtivemos um banco de dados para ser utilizado posteriormente em outro projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Sávio Ribas - Integrante / Genivaldo Júlio Perpétuo - Coordenador / Winner Humberto Vieira Martins - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2006 - 2007
PIC - OBMEP
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sávio Ribas - Integrante / Maria Izabel Lage Martins Gomes - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Preparação para Olimpíadas de Matemática
Descrição: O Projeto ?Preparação para Olimpíadas de Matemática? destina-se a melhorar o ensino de matemática através do estudo de questões olímpicas, que exigem raciocínio e criatividade. Os estudantes dos ensinos fundamental e médio da cidade de Ouro Preto serão apresentados às diversas olimpíadas de matemática, em especial a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que oferece uma abrangente gama de oportunidades futuras a seus ganhadores, tais como Programas de Iniciação Científica (Junior ou para graduandos), bolsas de Mestrado e Doutorado, bolsas de permanência na graduação, entre outras. De modo geral, as olimpíadas visam melhorar o ensino de matemática no país, o que sabidamente é bastante precário, e têm obtido um sucesso significativo. Estudos mostram que as escolas que incentivam a participação e preparam seus estudantes têm conseguido bons resultados, aumentando os índices educacionais não apenas dos premiados, mas de toda a turma. Os professores envolvidos nesse projeto têm experiência em cursos com alunos medalhistas e estão dispostos a incentivar e preparar os estudantes interessados, não só do IFMG como de toda a cidade, através de aulas e listas de exercícios, e também incentivar professores de outras escolas para que eles façam o mesmo, através de palestras e mesas redondas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
A utilização do computador, como instrumento, para abordar e aprofundar o conteúdo de funções: primeiro e segundo grau, exponencial e logarítmica
Descrição: Este projeto de extensão foi criado pensando nas potencialidades oferecidas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC?s), em especial, o computador, na área de Matemática. Com a utilização de softwares livres, será trabalhado, o conteúdo de Funções. Limitado, inicialmente, as funções: do primeiro e segundo graus, exponencial e logarítmica, e posteriormente expandindo para outros conteúdos do Ensino Médio. Serão trabalhados conceitos, definições (raízes, comportamento das funções, ...), o estudo gráfico (translações, interseções...) e problematizações sobre as funções relatadas com o auxílio do computador. O conteúdo foi escolhido, com base em análises realizadas nas diretrizes do Ministério da Educação (MEC), em especial, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), o currículo escolar do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), todos estes, evidenciam o conteúdo de funções, como parte inerente do processo de formação do aluno do ensino médio. Serão oferecidas aos participantes oficinas no formato de aulas, as quais serão criadas, pelo orientador e pelos coorientadores do projeto, com base em metodologias da área da Educação Matemática, em especial, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática e Descoberta Guiada. Os objetivos das oficinas são: compreender, estudar, revisar, aprofundar e/ou aprender os conceitos relacionados às funções relatadas com a utilização de Tecnologia. Estas oficinas também funcionarão como aulas de reforço e como ambiente de aprendizagem na promoção do conhecimento matemático. As oficinas serão realizadas, uma vez por semana, com duração de uma hora, no laboratório de informática, o qual já foi reservado no setor responsável, em horários, compatíveis com os alunos do IFMG e outros interessados da comunidade. Necessita-se a inclusão de um bolsista para auxiliar na preparação dos materiais, organização do processo de avaliação, frequência dos interessados, análise do trabalho desenvolvido, auxiliar os professores durante a oficina e levantamento dos resultados..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sávio Ribas - Integrante / Gislene Aparecida Santiago - Integrante / Julio Paulo Cabral dos Reis - Coordenador / Marcos Dias da Rocha - Integrante / Cláudio Aguiar Vita - Integrante / Gentil Rocha - Integrante / Neuber Silva Ferreira - Integrante / Atalia Benedito - Integrante.
2009 - Atual
Olimpíada Mineira de Matemática (OMM)
Descrição: A Olimpíada Mineira de Matemática é uma saudável competição em que os estudantes resolvem problemas de Matemática que envolvem bastante raciocínio e criatividade. É um projeto de extensão da UFMG que tem como objetivos principais difusão e divulgação desta ciência estimulando o interesse de professores e estudantes; o fortalecimento do contato entre as escolas de educação básica e o Departamento de Matemática da UFMG, prioritariamente as escolas públicas; detectar e orientar jovens com especial talento para a pesquisa científica, especialmente em Matemática. Desde 2009, atuo na elaboração e correção das provas e colaboro na organização da OMM..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Teoria dos Números.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Medalha de Ouro, VI Simpósio Nacional - Jornadas de Iniciação Científica - IMPA.
2012
Menção Honrosa, 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) - Nível Universitário.
2012
Medalha de Bronze, 15ª Olimpíada Iberoamericana de Matemática Universitária (OIMU).
2010
Medalha de Bronze, II Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática (CIIM).
2008
Medalha de Ouro, Olimpíada Mineira de Matemática (OMM), Nível III.
2008
Medalha de Ouro, IV Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Nível III.
2007
Medalha de Ouro, III Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Nível III.
2007
Medalha de Prata, Olimpíada Mineira de Matemática (OMM), Nível III.
2006
Menção Honrosa, II Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Nível III.
2006
Moção de Aplauso pela vitória alcançada na 1ª OBMEP, Câmara Municipal de Ouro Preto.
2006
Moção de Aplauso pela colocação alcançada no processo seletivo do CEFET OP, Câmara Municipal de Ouro Preto.
2005
Menção Honrosa, I Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Nível II.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BROCHERO MARTÍNEZ, F.E.2018 BROCHERO MARTÍNEZ, F.E. ; RIBAS, SÁVIO . Extremal product-one free sequences in Dihedral and Dicyclic Groups. DISCRETE MATHEMATICS, v. 341, p. 570-578, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBAS, SÁVIO. On extremal product-one free sequences and weighted Davenport constants. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RIBAS, SÁVIO. Sequências extremas livres de produto 1 em grupos não-abelianos e as constantes de Davenport com peso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
KUO, W. ; Liu, Y.-R. ; ZHOU, K. ; RIBAS, Savio . Shifted Turán sieve method on tournaments. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
RIBAS, Savio. Quem quer se tornar um Matleta Olímpico?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RIBAS, S.; MARTINEZ, F. E. B. . EGZ constant and some generalizations. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RIBAS, S.; MARTINEZ, F. E. B. . Infinitely many Carmichael numbers. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RIBAS, S.. EGZ constant and its many generalizations. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
RIBAS, S.. Infinitely many Carmichael numbers. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
RIBAS, S.; MARTINEZ, F. E. B. . Infinitos Números de Carmichael. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
RIBAS, S.. O Princípio da Indução Finita. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
Perpétuo, G. J. ; RIBAS, S. ; Martins, W. H. V. ; PRADO, R. S. ; Duarte, R. O. . Desenvolvimento de um Experimento para Aquisição de Dados de Campo Magnético. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
BACELAR, R. ; BROCHERO MARTÍNEZ, F.E. ; RIBAS, Savio ; RODRIGUES, P. . PECI 2013 - Nível 2 - Módulo 1 2013 (Apostila).

2.
RIBAS, S.; MARTINEZ, F. E. B. . Infinitos Números de Carmichael 2012 (Texto submetido a evento).


Demais tipos de produção técnica
1.
Luz, G. H. P. ; RIBAS, Savio . Introdução ao editor de textos LaTeX. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTIAGO, G. A.; REIS, J. P. C.; GUIMARAES, R. B.; VIANA, C. R. R. A.; RIBAS, SÁVIO. Processo Seletivo Simplificado - Professor Substituto - IFMG Ouro Preto - Edital 016/2018. 2018. Instituto Federal Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Brazilian Algebra Meeting. On Davenport constant in some non-abelian groups and their inverse problems. 2018. (Congresso).

2.
Conference on Rings and Factorizations. On extremal product-one free sequences and weighted Davenport constants. 2018. (Congresso).

3.
Colóquio Brasileiro de Matemática. 2017. (Congresso).

4.
Escola Brasileira de Probabilidade. Shifted Turán sieve method on tournaments. 2017. (Congresso).

5.
IV Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG - Campus Avançado Piumhi. Quem quer se tornar um Matleta Olímpico?. 2017. (Congresso).

6.
X Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG - Campus Ouro Preto.Mesa-redonda: A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2017. (Seminário).

7.
Brazilian Algebra Meeting.EGZ constant and some generalizations. 2016. (Encontro).

8.
Workshop on Combinatorics and Finite Fields in Cryptography and Codes.Infinitely many Carmichael numbers. 2016. (Oficina).

9.
Escuela de Invierno: Aritmética, Grupos y Análisis (AGRA II). 2015. (Congresso).

10.
Analytic Number Theory Workshop. 2014. (Congresso).

11.
I Workshop em Álgebra e Teoria de Códigos. 2014. (Seminário).

12.
Research School: Bounded Gaps Between Primes.Infinitely many Carmichael numbers. 2014. (Outra).

13.
29º Colóquio Brasileiro de Matemática. 2013. (Congresso).

14.
VI Jornada de Iniciação Científica - Simpósio Nacional.Infinitos Números de Carmichael. 2012. (Simpósio).

15.
I Colóquio de Matemática da Região Sudeste. 2011. (Congresso).

16.
Encontro dos Medalhistas de Ouro da OBMEP 2008 - IV EMO.Aluno-Monitor das palestras. 2010. (Encontro).

17.
Encontro dos Medalhistas de Ouro da OBMEP 2007 - III EMO. 2009. (Encontro).

18.
Semana de Ciência e Tecnologia.O Princípio da Indução Finita. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBAS, Savio. IV Semana de Ciência e Tecnologia: A matemática está em tudo. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Gabriel Souza de Oliveira. Programa Mentores da OBMEP - Códigos Corretores de Erros. Início: 2018 - Instituto Federal Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Letícia Aparecida de Figueiredo. Programa Mentores da OBMEP - Códigos Corretores de Erros. Início: 2018 - Instituto Federal Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Yasmin Caroline Miani Cardoso. Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) - Análise na reta e Códigos Corretores de Erros. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Computação) - Instituto Federal Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Atalia Julio Benedito. Monitoria de Introdução ao Cálculo Diferencial e Integral I. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Minas Gerais. Instituto Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Jonatas Sena Ferreira. Monitoria de Geometria Analítica. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Minas Gerais. Instituto Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Ester Silva Almeida. Projeto de Extensão: Preparação para Olimpíadas de Matemática. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Minas Gerais. Instituto Federal de Minas Gerais. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RIBAS, Savio. Quem quer se tornar um Matleta Olímpico?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Luz, G. H. P. ; RIBAS, Savio . Introdução ao editor de textos LaTeX. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBAS, Savio. IV Semana de Ciência e Tecnologia: A matemática está em tudo. 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


- 1º lugar em Instrumentação Eletrônica e Controle de Processos e 3º lugar geral no processo seletivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (CEFET) em 2006.
- 1º lugar em Matemática no vestibular Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 2009/1.
- Cursei Graduação e Mestrado simultaneamente através do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME).
- 4º lugar no processo seletivo para o Doutorado em Matemática na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2013.
- Corretor regional das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) entre 2009 e 2013 e em 2015.
- Monitor de Cálculo II em 2013/1, de Cálculo I em 2013/2 e de Cálculo I em 2014/1, cumprindo estágio-docência.
- Professor de Geometria Analítica e Álgebra Linear em 2015/1, de Equações Diferenciais C em 2016/1 e de Cálculo II em 2016/2, cumprindo estágio-docência.
- 1º lugar no concurso para Professor de Matemática do IFMG - Câmpus Avançado Piumhi, Edital 105/2016.
- Classificado em 9º lugar no Concurso (Edital 389 de 14/06/2017) para Professor Adjunto A, Nível 1, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 20:50:08