Renata da Silva Dessbesel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2172517835872493
  • Última atualização do currículo em 04/08/2018


Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta (2009). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade Internacional de Curitiba (2013) Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul(2016). Mestre em Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Franciscano- UNIFRA, Santa Maria/RS (2013). Professora do Magistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia na UTFPR _ Ponta Grossa. Pesquisas com foco na Educação Matemática e Educação Especial, com foco na Educação de Surdos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata da Silva Dessbesel
Nome em citações bibliográficas
DESSBESEL, R. S.;DESSBESEL, RENATA DA SILVA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos.
Estrada para Boa Esperança km 04
Comunidade São Cristóvão
85660000 - Dois Vizinhos, PR - Brasil - Caixa-postal: 157
Telefone: (46) 35368900
Ramal: 8914


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado profissional em Mestrado Profiss. ensino de física e matemática.
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Título: Estatística: uma proposta de formação continuada para professores do ensino fundamental e médio, Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Helena Noronha Cury.
Bolsista do(a): Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Estatística; Formação de professores.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2014 - 2016
Especialização em Ensino de Matemática. (Carga Horária: 400h).
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Título: ENSINO DE CÁLCULO NA ENGENHARIA FLORESTAL: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA.
Orientador: Prof. Dr. Mauro Sergio Teixeira de Araujo.
Bolsista do(a): Instituto Educar, EDUCA MAIS BRASI, Brasil.
2010 - 2011
Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico: supervisão e orient. (Carga Horária: 420h).
Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER, Brasil.
Título: O papel do professor e do supervisor no processo de avaliação do aluno do ensino fundamental e médio: efeitos e consequencias.
Orientador: Prof Msc Jussara Isabel Stockmanns.
2006 - 2009
Graduação em Matemática Licenciatura.
Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de GeoGebra. (Carga horária: 50h).
UNESPAR - Campus Apucarana, UNESPAR, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Curso intermediário de Libras. (Carga horária: 60h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Moodle 2.9 para Atuação Docente. (Carga horária: 40h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2015 - 2016
Formação Continuada. (Carga horária: 32h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Teorias de Aprendizagem e ensino. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Nivelamento Mestr. Modelagem Matematica. (Carga horária: 110h).
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor com dedicação exclusiva, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuo com disciplinas de Cálculo, Álgebra Linear , Matemática Financeira e Instrumentalização do Ensino de Ciências e Matemática. Atuo no DEPED (Departamento de Educação)

Atividades

09/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dois Vizinhos, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Responsável pela Promoção de Ações para o Desenvolvimento de Cultura Empreendedora na UTFPR, campus Dois Vizinhos, através da portaria nº 182 de setembro de 2016.
08/2016 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentalização do Ensino de Ciências e Matemática
Matemática Financeira
Calculo Diferencial e Integral I
07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dois Vizinhos, .

Cargo ou função
Membro do NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) do Curso de Licenciatura em Educação do Campo..
07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dois Vizinhos, .

Cargo ou função
Membro da Subcomissão para Análise dos índices de Evasão e Retenção nos cursos de graduação da UTFPR, através da portaria nº 131 de julho de 2016.
06/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dois Vizinhos, .

Cargo ou função
Membro do NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - NUAPE, do campus Dois Vizinhos, através da portaria nº099 de junho de 2016..
06/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dois Vizinhos, .

Cargo ou função
Membro da COmissão de aprimoramento do material desenvolvido no Projeto Matemática EaD, através da portaria 0970 de junho de 2016.
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dois Vizinhos, Departamento de Educação.

Cargo ou função
Membro representante do Campus DoisVizinhos junto ao CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO de Dois Vizinhos, através da portaria nº 074 de 2016..
03/2016 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Campus Dois Vizinhos, Campus Dois Vizinhos.

Atividade realizada
COORDENADORA DE ÁREA - Programa de Iniciação a Docência PIBID- DIVERSIDADE.
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dois Vizinhos, .

Cargo ou função
Membro suplente do Colegiado do Curso de Engenharia Florestal, como representante do Departamento de Educação, através da portaria nº041 de março de 2016.
07/2015 - Atual
Extensão universitária , Campus Dois Vizinhos, .

Atividade de extensão realizada
Formação Continuada: Estreitando o diálogo entre a escola e a universidade. Projeto em parceria da UTFPR-DV e COPERMUNDI..
07/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dois Vizinhos, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do Curso de Agronomia, como representante da área básica, através da portaria n133 de agosto de 2015.
06/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Campus Dois Vizinhos, Campus Dois Vizinhos.

Atividade realizada
Responsável (suplente) pelas atividades de Formação Pedagógica do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, conforme portaria 088/2015.
06/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dois Vizinhos, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.
05/2015 - Atual
Direção e administração, Campus Dois Vizinhos, Departamento de Educação.

Cargo ou função
Chefe substituta do Departamento de Educação.
04/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dois Vizinhos, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Pedagógica de Avaliação do Docente pelo Discente.
03/2015 - Atual
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo A
Matemática A
09/2016 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dois Vizinhos, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Responsável pela Organização da Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, campus Dois Vizinhos, através da portaria nº 189 de setembro de 2016..
04/2015 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dois Vizinhos, .

Cargo ou função
Membro Docente, representante do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Comissão responsável pelo desenvolvimento e execução do plano de gerenciamento, prevenção e controle da dengue. Conforme portaria 056/2015.
07/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Dois Vizinhos, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Responsável pela proposição de ações para o uso racional dos materiais da instituição, conforme portaria 104/2015.
06/2015 - 12/2015
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo A
03/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
03/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia de Software, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
03/2015 - 07/2015
Extensão universitária , Campus Dois Vizinhos, .

Atividade de extensão realizada
Fundamentos de Pré-Química.

Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista/PIBIC, Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Carga horária: 20

Atividades

08/2008 - 07/2009
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA- UNICRUZ, .

Linhas de pesquisa
Ensino de Matemática
08/2007 - 07/2008
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA- UNICRUZ, .

Linhas de pesquisa
Ensino de Matemática

Prefetutura Municipal de Cruz Alta, PMCA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagio Remunerado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Nesta escola desenvolvi o Projeto de Matemática, com ênfase em jogos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e aulas de Reforço de Matemática do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.


Sistema de Ensino Galileu, SEG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Ministro as disciplinas de Matemática Financeira e Metodologia da Pesquisa , no Curso Técnico de Administração e Contabilidade; Matemática aplicada na farmácia, no Curso Técnico em Farmácia.

Atividades

09/2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira - Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade e Técnico em Farmácia
Metodologia do Ensino - Técnico em Administração e Técnico em Contabilidade

Secretaria Estado de Educação Rio Grande do Sul, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Contratação Temporária, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hildebrando Westplhalen

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
04/2011 - 03/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
04/2011 - 03/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS JULIO CASTILHOS, IFF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora nos cursos técnicos e no Curso Superior em Matemática Licenciatura.

Atividades

08/2014 - 12/2014
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MATEMÁTICA FINANCEIRA
08/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA I
08/2014 - 12/2014
Ensino, Tecnologo em Agronegocio, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática - Educação de Jovens e Adultos
03/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Laboratório em Educação Matemática I
Laboratório em Educação Matemática II
Matemática Financeira
Números Complexos
02/2014 - 07/2014
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
08/2013 - 12/2013
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Matemática I
Metodologia do Ensino de Matemática II
Laboratório em Educação Matemática
08/2013 - 12/2013
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CÁLCULO II
04/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
MATEMÁTICA_ Para o curso Técnico em Comércio na modalidade PROEJA
04/2013 - 07/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
MATEMÁTICA
04/2013 - 07/2013
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática Elementar I
Laboratório em Educação Matemática I
Laboratório em Educação Matemática II


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Matemática
2.
Ensino de Matemática


Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Iniciação à engenharia: uma experiência através da modelagem matemática
Descrição: O projeto tem como objetivo analisar as possibilidades do Ensino de Cálculo para futuros engenheiros do Curso de Engenharia Florestal da UTFPR_DV, buscando identificar as contribuições da Modelagem Matemática para o processo de formação dos estudantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Investigação em educação: reflexões acerca do currículo de Ciências da Natureza e Matemática na Escola do Campo
Descrição: O Projeto tem como objetivo investigar as práticas e os conteúdos ensinados nas disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática nas Escolas do Campo do município de Dois Vizinhos, tendo como foco estreitar as relações entre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UTFPR-DV e a comunidade local..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renata da Silva Dessbesel - Coordenador / Veronice Maria Kawalek - Integrante.
2008 - 2009
A estatística nas séries finais do ensino fundamental: discussõessobre alfabetização estatística dos alunos, em uma escola de Cruz Alta.
Descrição: Este artigo apresenta uma discussão em torno da alfabetização estatística dos alunos das séries finais do ensino fundamental em uma Escola de Cruz Alta. Para tanto realizou-se uma entrevista com os professores de matemática desta escola a fim de compreender como os conceitos estatísticos estão sendo trabalhados. Também foi feito uma análise do livro didático adotado pela escola e aplicado um teste aos alunos Com o avanço da tecnologia e a rapidez das informações, torna-se necessário que as selecionemos e interpretemos. Chama a atenção que os conteúdos presente nos livros didáticos de 5ª a 8ª série não condizem com o Plano de Ensino da Escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Jogos matemáticos: sua importância na construção da autonomia do educando do ensino fundamental das escolas de Cruz Alta
Descrição: A discussão sobre o uso de jogos durante a aula de matemática torna-se relevante na medida em que jogar faz parte da vida das crianças. Jogando pode-se passar da imaginação para a abstração, testando hipóteses,refletindo e criando processos para resolver os problemas advindos da situação. Poucos temas relacionados com o ensino da matemática têm causado tanta controvérsia como o uso de jogos em sala de aula. O processo de ensino-aprendizagem em matemática deve prever formas criativas e reflexivas, por meio das quais os professores busquem desenvolver nos alunos a autonomia e também a capacidade de raciocianar capacitando-os ao pleno exercício da cidadania. O professor deve ter domínio sobre a exploração das novas metodologias, a fim de levá-las para o cotidiano de suas aulas, mas não deve descuidar-se de buscar a relevância dos conteúdos que ministra. somente a consciência sobre a importância do que aprende é capaz de impulsionar o aluno para realizar a prática, dominando assim seus conceitos e procedimentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Renata da Silva Dessbesel - Integrante / Maria Chistina Schettert Moraes - Coordenador.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Formação Continuada: estreitando o diálogo entre a escola e a universidade
Descrição: O Projeto tem como objetivo buscar através da parceria o desenvolvimento de uma proposta de formação continuada entre a Universidade e a Escola Básica, na perspectiva de reflexão e troca de saberes. O projeto tem duração de um ano e carga horária total de 80 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Renata da Silva Dessbesel - Coordenador / Rosangela Maria Boeno - Integrante / Glauber Sartori - Integrante / Renan Andrade - Integrante / Thiago Britez - Integrante / Aline Ariana Alcantara - Integrante / Jair da Silva Dias - Integrante / Ivanete Perondi Bachi - Integrante / Lenilda Vieira Mendes - Integrante / Jussara Mari Miotto - Integrante / Fabiula Dalpasquale - Integrante / Analice Perondi Hank - Integrante / Gisele Cristiana Voss - Integrante / Angela Karoline Roveda - Integrante.
2015 - 2016
Ensino de Cálculo na Engenharia Florestal
Descrição: Curso de iniciação a modelagem matemática na Engenharia Florestal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Renata da Silva Dessbesel - Coordenador / Frederico Marcio Correa Vieira - Integrante / Ramiro Faria Franca - Integrante.
2015 - 2016
Rede de saberes:dialogando com a Escola de Educação Básica
Descrição: A proposta surge da necessidade de diálogo entre a universidade e a escola, entendendo a importância do processo de formação continuada por meio da troca, estabelecendo conexão entre os formadores e os professores da escola O objetivo foi buscar através da parceria o desenvolvimento de uma proposta de formação continuada entre a Universidade e a Escola Básica, na perspectiva de reflexão e troca de saberes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Pré Calculo
Descrição: Curso de curta duração cujo objetivo é retomar conceitos iniciais e fundamentais da matemática da educação básica. Carga horária de 20 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Renata da Silva Dessbesel - Coordenador.
2015 - 2015
Fundamentos Pré-Química
Descrição: Este projeto tem como objetivo melhorar o desempenho dos acadêmicos dos Curso de Zootecnia, Agronomia, Ciências Biológicas, Licenciatura em Educação do Campo e Engenharia Florestal, no âmbito das disciplinas de química..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (23) .
Integrantes: Renata da Silva Dessbesel - Coordenador / Rosangela Maria Boeno - Integrante / Glauber Sartori - Integrante / Antonio Guilhermne Basso Pereira - Integrante / Alessandro Francisco Martins - Integrante / Renata Paula Herrera Brandalero - Integrante / Cristiane de Abreu Dias - Integrante / Milene Oliveira Pereira Bicudo - Integrante.
2015 - 2015
Nivelamento nas áreas básicas:física, química e matemática
Descrição: Curso de curta duração com o objetivo de retomada de conteúdos da educação básica. Carga horária: 20 horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Renata da Silva Dessbesel - Coordenador.
2014 - 2014
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): preparando-se para apresentar um bom desempenho.
Descrição: O projeto tem como objetivo geral: Possibilitar aos alunos do curso superior de Licenciatura em Matemática, conhecimentos substanciais ?sobre? e ?para? o ENADE, tendo em vista sua função como constituinte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O projeto é voltado a alunos regularmente matriculados no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha- câmpus Júlio de Castilhos, preferencialmente as turmas que realizarão neste ano de 2014 a prova do Enade. O curso terá duração de 60 horas, as quais serão divididas em dez módulos de ensino, de forma a contemplar todos os componentes curriculares cobrados no exame. Os encontros acontecerão nas instalações do Instituto na forma de oficinas de ensino no turno da tarde e aos sábados pela manhã. Cada módulo será ministrado por um professor/instrutor abordando de maneira motivadora e interativa os conteúdos. Ao final do curso será realizado um simulado com questões de provas da área. Cabe ao coordenador do projeto divulgar o curso entre os alunos, ressaltando sua importância, orientar os alunos no preenchimento do questionário socioeconômico e dar suporte as oficinas ministradas pelos instrutores. Metodologicamente, o curso será desenvolvido a partir de: a) explanações sobre o que é o ENADE, sua funcionalidade, importância e repercussão social de seus resultados; b) aulas expositivas e dialogadas de reforço dos conteúdos programáticos, com embasamento em questões apresentadas em exames anteriores; c) atividades de leitura, compreensão e interpretação de questões voltadas a conhecimentos básicos e específicos da área de conhecimento do curso superior de Licenciatura em Matemática, do Câmpus Júlio de Castilhos; d) aplicação de simulados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Renata da Silva Dessbesel - Coordenador / Lorens Estevan Buriol Siguenãs - Integrante / NESTOR OLIVEIRA - Integrante / JULIANA AGUIRRE - Integrante.
2013 - 2014
Capacita JC _ Cursos de Capacitação de Curta Duração
Descrição: Instrutora do Curso Matemática Financeira: instrumentalização com a Hp 12c e Excel.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Renata da Silva Dessbesel - Coordenador.


Outros Projetos


2016 - 2017
Nivelamento de Matemática: superando desafios no campus Dois Vizinhos
Descrição: Possibilitar aos acadêmicos calouros dos Cursos de Zootecnia, Agronomia, Engenharia Florestal e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia um Curso de Matemática Básica que vise melhorar o desempenho na disciplina de Cálculo. Objetivos Específicos: Auxiliar no esclarecimento e acompanhamento de dúvidas nos conteúdos básicos de matemática. Possibilitar um espaço de complementação e apoio nos estudos de matemática. Motivar os alunos no entendimento de pré-requisitos de matemática, usando a tecnologia como suporte..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renata da Silva Dessbesel - Coordenador / Jessica Boschi - Integrante / Mariana Amaro - Integrante.Financiador(es): Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Edital ASSAE 003/2016 - Bolsa.Número de orientações: 1
2014 - 2014
PIBID IF FARROUPILHA: ressignificando saberes e fazeres docente nos contextos das licenciaturas e Educação Básica
Descrição: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto PIBID de Matemática, como Coordenadora Voluntária no período de março à novembro de 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Renata da Silva Dessbesel - Integrante / Lorens Estevan Buriol Siguenãs - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Destaque da sessão de apresentação de trabalhos científicos no XIV Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão, Universidade de Cruz Alta.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DESSBESEL, RENATA DA SILVA2018 DESSBESEL, RENATA DA SILVA; SILVA, SANI DE CARVALHO RUTZ DA ; SHIMAZAKI, ELSA MIDORI . O processo de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos surdos: uma revisão sistemática. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 24, p. 481-500, 2018.

2.
DESSBESEL, R. S.;DESSBESEL, RENATA DA SILVA2018DESSBESEL, R. S.; SILVA, S. C. R. ; BASNIAK, M. I. . MODELIZACIÓN EN LA ENSEÑANZA DE MATEMÁTICAS: un análisis de las contribuciones de software en la enseñanza superior. PARADIGMA (MARACAY), v. 39, p. 282-300, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
DESSBESEL, R. S.; SCHMIDT, A. C. . Formação de Professores em Matemática: possibilidades através de grupos de trabalho. In: Luís Fernando Gastaldo, Livio Osvaldo Arenhart, Francisco Angst. (Org.). Formação Continuada macromissioneira:programa interinstitucional de formação continuada dos trabalhadores em educação da região macromissioneira, noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 1ed.Tubarão: Copiart, 2015, v. 1, p. 483-493.

2.
DESSBESEL, R. S.; MORAES, M. C. S. ; CAMARGO, M. A. S. ; BRUM, L. D. . Ensino Fundamental de nove anos: o real x o legal nos anos iniciais em escolas públicas de Cruz Alta. In: Maria Aparecida Santana Camargo; Vaneza Cauduro Perazoni; Aristeu Castilhos da Rocha; Vânia Maria Oliveira de Freitas. (Org.). Pesquisa na Universidade. 1ed.Cruz Alta: UNICRUZ, 2012, v. 1, p. 1-327.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KAWALEK, V. M. ; RIBEIRO, M. V. P. ; DESSBESEL, R. S. . Jogos de Matemática no apoio pedagógico: um relato de experiência com operações fundamentais. In: VII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo. VII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática, 2018.

2.
DESSBESEL, R. S.; KAWALECK, V. M. . Ensino de Matemática na Educação do Campo: um relato com o jogo fatoração. In: VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017, Canoas-RS. VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017.

3.
DESSBESEL, R. S.; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; SOUZA, R. O. . PROFMAT: análise dos trabalhos de conclusão de curso produzidas sobre a temática da educação especial. In: VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017, Canoas RS. VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017.

4.
DESSBESEL, R. S.; ARAUJO, M. S. T. . PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DA ENGENHARIA FLORESTAL ACERCA DO ENSINO DE CÁLCULO REALIZADO NA UTFPR-DV. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016, SÃO PAULO. XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016. p. 1-12.

5.
DESSBESEL, R. S.; KAWALECK, V. M. . O HÁBITO DE BRINCAR E O CONHECIMENTO GERADO: UMA PERSPECTIVA DE ENSINAR POR MEIO DE JOGOS. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016, SÃO PAULO. XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016. p. 1-8.

6.
DESSBESEL, R. S.; SARTORI, G. ; ALLEIN, C. . 'FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA COM MAPAS CONCEITUAIS. In: XVIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PIBID/UNIFRA: Ensino, Ambiente e Cultura: interfaces na formação docente, 2016, Santa Maria-RS. XVIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PIBID/UNIFRA: Ensino, Ambiente e Cultura: interfaces na formação docente, 2016.

7.
KAWALEK, V. M. ; DESSBESEL, R. S. . PIBID DIVERSIDADE: JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. In: XVIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PIBID/UNIFRA: Ensino, Ambiente e Cultura: interfaces na formação docente, 2016, SANTA MARIA -RS. XVIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PIBID/UNIFRA: Ensino, Ambiente e Cultura: interfaces na formação docente, 2016.

8.
DESSBESEL, R. S.; LUDOVICO, F. M. . 'A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL NA SALA DE AULA: RELATO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. In: XVIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PIBID/UNIFRA: Ensino, Ambiente e Cultura: interfaces na formação docente, 2016, SANTA MARIA -RS. XVIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PIBID/UNIFRA: Ensino, Ambiente e Cultura: interfaces na formação docente, 2016.

9.
DESSBESEL, R. S.; ANDRADE, R. B. ; SILVA, S. C. R. . Ensino de Matemática para alunos surdos: primeiras reflexões. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de pesquisadores em educação espcial, 2016, São Carlos. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial CBEE 2016. São Carlos: Ufscar, 2016.

10.
DESSBESEL, R. S.; KAWALECK, V. M. ; TESSARO, D. . Investigação em Educação: um estudo sobre currículo de ciências da natureza e matemática em uma escola do campo do sudoeste do Paraná. In: V SINECT - Simpósio Nacional de Ensino Ciência e Tecnologia, 2016, Ponta Grossa. V SINECT, 2016.

11.
DESSBESEL, R. S.; BOENO, R. M. ; DIEL, P. F. ; FELICETI, M. L. . FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015, Curitiba, PR. XII Congresso Nacional de Educação, 2015.

12.
DESSBESEL, R. S.; KUHN, L. ; VARGAS, L. A. ; GONCALVES, E. . A produção do etanol: uma experiência com Modelagem Matemática. In: Matemática na Escola -Seminário Comemorativo aos 10 anos do PPGEMat, 2014, Porto Alegre. Matemática na Escola -Seminário Comemorativo aos 10 anos do PPGEMat, 2014.

13.
DESSBESEL, R. S.. 'Copa do Mundo 2014: uma experiência utilizando a modelagem matemática. In: V JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E XVIII JORNADA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2014, Passo Fundo. V JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E XVIII JORNADA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2014.

14.
DESSBESEL, R. S.; PERIPOLLI, P. Z. ; SIGUENAS, L. E. B. . UMA EXPERIÊNCIA NO AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA. In: V JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E XVIII JORNADA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2014, PASSO FUNDO. V JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E XVIII JORNADA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2014.

15.
DESSBESEL, R. S.; FLORIANO, A. S. ; ALMEIDA, C. D. ; SENNE, P. A. . Batalha Naval: uma proposta de atividade para o ensino de desconto simples comercial. In: XIX Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2013, Santa Maria. XIX Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2013.

16.
DESSBESEL, R. S.; PERIPOLLI, P. Z. ; RITTER, D. ; SIGUENAS, L. E. B. . Consumo de energia elétrica no Instituto Federal Farroupilha campus de Julio de Castilhos: uma abordagem através da modelagem matemática. In: XIX Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2013, Santa Maria. XIX Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2013.

17.
DESSBESEL, R. S.; CURY, H. N. . Estatística: uma proposta de formação continuada para professores de matemática do ensino fundamental e médio. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba-PR. XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013.

18.
DESSBESEL, R. S.; SIMON, P. R. ; BISOGNIN, E. . Vivenciando a modelagem matemática em sala de aula: a expectativa de vida como tema gerador. In: VIII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2013, Santa Maria -RS. VIII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2013.

19.
DESSBESEL, R. S.; CURY, H. N. . UMA ANÁLISE DO ENSINO DE ESTATÍSTICA MINISTRADO POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA, RS, BRASIL. In: VIII CIBEM - Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo - Uruguay. Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013.

20.
DESSBESEL, R. S.; MOREIRA, D. ; LONDERO, F. ; RODRIGUES, L. . A utilização de jogos no ensino da matemática. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2013, Canoas -RS. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA. Canoas: Ulbra, 2013.

21.
DESSBESEL, R. S.; VARGAS, A. ; MATOS, A. ; MICHELON, R. D. N. . Abordando a matemática financeira de forma lúdica. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2013, Canoas -RS. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2013.

22.
DESSBESEL, R. S.; BISOGNIN, V. . Problema de otimização aplicado ao ensino médio utilizando a metodologia de resolução de problemas2. In: 2º Simpósio de Ensino de Física e Matemática: Relação entre saberes e fazeres, 2012, Santa Maria. 2º Simpósio de Ensino de Física e Matemática: Relação entre saberes e fazere, 2012.

23.
DESSBESEL, R. S.; CURY, H. N. . A Estatística ensinada em escolas públicas de Cruz Alta: uma abordagem com professores. In: XI ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA -XI EGEM, 2012, Lajeado -RS. XI ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA -XI EGEM, 2012.

24.
DESSBESEL, R. S.; CURY, H. N. . Estatística: uma proposta de formação continuada para professores de matemática do ensino fundamental e médio. In: XVI ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Canoas -RS. XVI ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012.

25.
DESSBESEL, R. S.; MORAES, M. C. S. ; CAMARGO, M. A. S. ; BRUM, L. D. ; DIAS, C. N. ; GEHRKE, M. E. . Ensino Fundamental de Nove Anos: o real x o legal nos anos iniciais em escolas públicas de Cruz Alta. In: XII Seminário Internacional de Educação no Mercosul, IX Seminário Interinstitucional, 2010, Cruz Alta. Ensino Fundamental de Nove Anos: o real x o legal nos anos iniciais em escolas públicas de Cruz Alta, 2010.

26.
DESSBESEL, R. S.; LOPES, Iara Maria Quedi . A influência das concepções matemáticas na construção de uma aprendizagem significativa. In: Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão, 2010, Cruz Alta2. Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão, 2010.

27.
DESSBESEL, R. S.; BOTTEGA, D. S. . O lúdico : sua importância no ensino aprendizagem da matemática no ensino fundamental. In: Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão, 2010, Cruz Alta. Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão, 2010.

28.
DESSBESEL, R. S.; STRIEDER, Rosane Marlene . Planejamento e avaliação educacional: a conexão entre eles. In: Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão, 2010, Cruz Alta. Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão, 2010.

29.
DESSBESEL, R. S.; STRIEDER, Rosane Marlene . Reflexões a respeito da orientação e supervisão escolar: o trabalho integrado. In: XII Seminário Internacional de Educação no Mercosul, IX Seminário Interinstitucional Qualidade na educação: gestão e práticas educativas interdisciplinares, 2010, Cruz Alta. XII Seminário Internacional de Educação no Mercosul, 2010.

30.
DESSBESEL, R. S.; MORAES, M. C. S. . Ensino Fundamental de 9 anos: o real x o legal nas séries iniciais em escolas públias de Cruz Alta. In: Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão: 15 anos construindo sentidos na diversidade. XIII Mostra de Inciação Científica e VII Mostra de Extensão, 2010, Cruz Alta. Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão: 15 anos construindo sentidos na diversidade. XIII Mostra de Inciação Científica e VII Mostra de Extensão, 2010.

31.
DESSBESEL, R. S.; MORAES, M. C. S. ; OLIVEIRA, Maria Thereza Soares Schettert de . Reflexões sobre alfabetização estatística de alunos das séries finais do ensino fundamental. In: XIV Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, XII Mostra de Iniciação Científica e VII Mostra de Extensão, 2009, Cruz Alta. XIV Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, XII Mostra de Iniciação Científica e VII Mostra de Extensão. Cruz Alta: Unicruz, 2009. v. unico.

32.
DESSBESEL, R. S.; MORAES, M. C. S. . A importância do ensino-aprendizagem através dos jogos matemáticos nas séries finais do ensino fundamental nas escolas estaduais de Cruz Alta. In: XIII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, XI Mostra de Iniciação Científica e VI Mostra de Extensão, 2008, Cruz Alta. XIII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, XI Mostra de Iniciação Científica e VI Mostra de Extensão. Cruz Alta: UNICRUZ, 2008. v. unico.

33.
MORAES, M. C. S. ; DESSBESEL, R. S. . A importância do ensino-aprendizagem através dos jogos matemáticos nas séries finais do ensino fundamental nas escolas estaduais de Cruz Alta. In: I CNEM - Congresso Nacional de Educação Matemática, VIII EREM/Ijuí -Encontro Regional de Educação Matemática e II EREF -Encontro Regional de Ensino de Física, 2008, Ijuí. I CNEM - Congresso Nacional de Educação Matemática, VIII EREM/Ijuí -Encontro Regional de Educação Matemática e II EREF -Encontro Regional de Ensino de Física. Ijuí: Unijuí, 2008. v. unico.

34.
STRIEDER, Rosane Marlene ; DESSBESEL, R. S. ; BASSO, Berenice Geschwind . Matemática e Realidade: uma relação possível. In: XII Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão; X Mostra de Iniciação Científica e V mostra de extensão e II Feira das Profissões, 2007, Cruz Alta. XII Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão; X Mostra de Iniciação Científica e V mostra de extensão e II Feira das Profissões. Cruz Alta: Unicruz, 2007. v. unico.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DESSBESEL, R. S.; SIGUENAS, L. E. B. . Laboratório de Ensino de Matemática: jogos como metodologia no PIBID. In: 4º EIEMAT Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID-MATEMÁTICA, 2014, Santa Maria-RS. 4º EIEMAT Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional PIBID-MATEMÁTICA, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
DESSBESEL, R. S.. Mapas conceituais como estratégias para sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DESSBESEL, R. S.; PERIPOLLI, P. Z. ; SIGUENAS, L. E. B. ; RITTER, D. . Consumo de energia elétrica no Instituto Federal Farroupilha campus de Julio de Castilhos: uma abordagem através da modelagem matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
DESSBESEL, R. S.; CURY, H. N. . Estatística: uma proposta de formação continuada para professores de matemática do ensino fundamental e médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
DESSBESEL, R. S.; SIMON, P. R. ; BISOGNIN, E. . Vivenciando a modelagem matemática em sala de aula: a expectativa de vida como tema gerador2. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DESSBESEL, R. S.; MATOS, A. ; MICHELON, R. D. N. ; VARGAS, A. ; RITTER, D. . Abordando a Matemática Financeira de Forma Lúdica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
DESSBESEL, R. S.; RODRIGUES, L. ; LONDERO, F. ; CARDOSO, D. . A utilização de jogos no Ensino de Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
DESSBESEL, R. S.; CURY, H. N. . VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
DESSBESEL, R. S.; FLORIANO, A. S. ; ALMEIDA, C. D. ; SENNE, P. A. . Batalha Naval: uma proposta de atividade para o ensino de desconto simples comercial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
DESSBESEL, R. S.; CURY, H. N. . A estatística ensinada em escolas públicas de Cruz Alta: uma pesquisa com professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
DESSBESEL, R. S.; BISOGNIN, V. . Problema de otimização aplicado ao ensino médio utilizando a metodologia de resolução de problemas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
DESSBESEL, R. S.; CURY, H. N. . XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós - Graduação em Educação Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
DESSBESEL, R. S.. Ensino Fundamental de 9 anos: visão de supervisores de escolas públicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
DESSBESEL, R. S.; MORAES, M. C. S. ; CAMARGO, M. A. S. ; BRUM, L. D. ; DIAS, C. N. ; GEHRKE, M. E. . Ensino Fundamental de nove anos: O real x o legal nos anos iniciais em escolas públicas de Cruz Alta. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
DESSBESEL, R. S.; STRIEDER, Rosane Marlene ; NASCIMENTO, Rosangela Conceição Gomes . Refletindo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Projeto Político Pedagógico no ensino da matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, S. C. R. ; DESSBESEL, R. S. . O uso do Software Geogebra na construção de gráficos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
DESSBESEL, R. S.. Técnicas de Ensino -Mapas Conceituais. 2017. .

3.
DESSBESEL, R. S.. Oficina de formação didático-pedagógica para o PIBID ciências biológicas da UTFPR -Dois Vizinhos: MAPAS CONCEITUAIS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
DESSBESEL, R. S.. Calculadora financeira HP 12 C. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
DESSBESEL, R. S.. Calculora Científica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
DESSBESEL, R. S.. Mapas Conceituais: uma metodologia para a sala de aula. 2016. .

7.
BOENO, R. M. ; DIEL, P. F. ; DESSBESEL, R. S. . Concepções Pedagógicas: da tradicional às teorias pós moderna. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

8.
DESSBESEL, R. S.. Oficina de instrumentalização de calculadora científica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
DESSBESEL, R. S.; RITTER, D. ; PERIPOLLI, P. Z. . Abordagem teórico/prática da Matemática- questões metodológicas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
DESSBESEL, R. S.; SIGUENAS, L. E. B. . Oficina de Matemática - Noções Básicas do Winplot. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
DESSBESEL, R. S.; SCHONS, E. F. . Vamos jogar? Um convite para aprender matemática de maneira prazerosa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
DESSBESEL, R. S.; SCHONS, E. F. . Os jogos no ensino da Matemática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
DESSBESEL, R. S.; SCHONS, E. F. . Ensino de Matemática através do jogos: uma maneira prazerosa de ensinar e parender. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
DESSBESEL, R. S.. Matemática Financeira com Excel. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
DESSBESEL, R. S.. O uso de jogos matemáticos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
DESSBESEL, R. S.; MORAES, M. C. S. . O lúdico : sua importância no ensino aprendizagem da matemática no ensino fundamental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
DESSBESEL, R. S.. Jogos matemáticos nas séries iniciais do ensino fundamental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
SILVA, Bolivar Fernandes ; MOMBACH, D. I. ; MORAES, M. C. S. ; DESSBESEL, R. S. ; STRIEDER, Rosane Marlene . Modelagem Matemática: a geometria com o auxílio de embalagens. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOARES, M. A. S.; DESSBESEL, R. S.; MARIANI, R. C. P.. Participação em banca de Dienifer da Luz Ferner.Desenvolvimento do pensamento geométrico: análise de livros didáticos de matemática do ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
ROMIO, L. C.; DESSBESEL, R. S.; MARIANI, R. C. P.. Participação em banca de Dargel Mercio Rios.Estudo do Conceito de taxa de variação: análise de coleções de livros didáticos do ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pampa.

3.
ROMIO, L. C.; DESSBESEL, R. S.; KEHLER, G. S.. Participação em banca de Mariane da Rosa Minhos.O ensino dos números racionais nos anos finais do ensino fundamental: uma análise de produções brasileiras nos últimos dez anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pampa.

4.
DESSBESEL, R. S.; BOENO, R. M.. Participação em banca de Marilaine Zorzan.A avaliação da aprendizagem em Ciências: Práticas e tendências no ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
DESSBESEL, R. S.; SARTORI, G.. Participação em banca de Fernanda Aparecida Brocco Bertan.Monitoria: um novo olhar para o ensino de Ciências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
DESSBESEL, R. S.. Participação em banca de Denise Ritter.Relatório de Estágio Curricular Supervisionado IV. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS JULIO CASTILHOS.

7.
DESSBESEL, R. S.; SCHONS, E. F.. Participação em banca de Janete Freitas da Silva.Relatório de Estágio Curricular Supervisionado I. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS JULIO CASTILHOS.

8.
DESSBESEL, R. S.; SCHONS, E. F.. Participação em banca de Litiéli Monitiéli Wunsch.Relatório de Estágio Curricular Supervisionado I. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS JULIO CASTILHOS.

9.
DESSBESEL, R. S.; SCHONS, E. F.. Participação em banca de Nadia Terezinha Dutra da Silva.Relatório de Estágio Curricular Supervisionado III. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS JULIO CASTILHOS.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DESSBESEL, R. S.; VISMARA, L. S.; BOSCHI, J.. Processo Seletivo para Professor do Magistério Federal no Campus Dois Viizinhos. 2016. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Outras participações
1.
DESSBESEL, R. S.; MORAES, M. C. S.; NASCIMENTO, Rosangela Conceição Gomes. Processo Seletivo de professores. 2014. Universidade de Cruz Alta.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palestra: Didática da Matemática: perspectivas e avanços pelo professor Sr. Saddo Ag Almouloud. 2018. (Outra).

2.
Workshop Methodi Ordinatio: mestrando e doutorandos do PPGEP E PPGECT. 2018. (Oficina).

3.
Workshop Methodi Ordinatio: Revisão Sistemática de Literatura para alunos de Mestrado e Doutorado. 2018. (Oficina).

4.
Desafios Contemporâneos da Prática Docente no Ensino Superior. 2017. (Outra).

5.
Minicurso de Bibliometria. 2017. (Oficina).

6.
VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. PROFMAT: análise dos trabalhos de conclusão de curso produzidas sobre a temática de educação especial. 2017. (Congresso).

7.
Workshop conhecimento +talento+criatividade =aulas de qualidade. 2017. (Oficina).

8.
VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especi alca. Ensino de Matemática para alunos surdos: primeiras reflexões. 2016. (Congresso).

9.
XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DA ENGENHARIA FLORESTAL ACERCA DO ENSINO DE CÁLCULO REALIZADO NA UTFPR-DV. 2016. (Encontro).

10.
XVIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PIBID/UNIFRA: Ensino, Ambiente e Cultura: interfaces na formação docente.A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL NA SALA DE AULA: RELATO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2016. (Outra).

11.
EDUCERE - XII XONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS. 2015. (Congresso).

12.
4ª ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DO 2º ENCONTRO NACIONAL PIBID MATEMÁTICA. 2014. (Encontro).

13.
Seminário Institucional do PIBID IF FARROUPILHA: arquitetantdo saberes e fazeres da / na docênciaq. 2014. (Seminário).

14.
V JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E XVIII JORNADA REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2014. (Outra).

15.
XIV Congresso Internacional de Educação Popular, Seminário Internacional de Educação Profissional do Instituto Federal Farroupilkha e Seminário Formação Sindical. 2014. (Congresso).

16.
Contextualizando a Cultura Surda: provocações, mitos e desafios. 2013. (Outra).

17.
SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUTCIONAL PDI-2014/2018. 2013. (Seminário).

18.
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA. 2013. (Congresso).

19.
VIII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.Vivenciando a modelagem matemática em sala de aula: a expectativa de vida como tema gerador. 2013. (Outra).

20.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Estatística: uma proposta de formação continuada para professores de matemática do ensino fundamental e médio. 2013. (Encontro).

21.
XIX Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul.Consumo de energia elétrica no Instituto Federal Farroupilha campus de Julio de Castilhos: uma abordagem através da modelagem matemática. 2013. (Encontro).

22.
2º Simpósio de Ensino de Física e Matemática: Relação entre saberes e fazeres. 2012. (Simpósio).

23.
3º ENCONTRO DE GESTORES. 2012. (Encontro).

24.
II Seminário Regional de Formação Continuada: (Re) Construindo a Educação de Qualidade Social. 2012. (Seminário).

25.
XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática - XI EGEM. 2012. (Encontro).

26.
XVIENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE POS-GRADUAÇÃO M EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2012. (Encontro).

27.
II CNEM - Congresso Nacional de Educação Matemática e IX EREM Encontro Regional de Educação Matemática. 2011. (Congresso).

28.
I Seminário Regional de Formação Continuada: (Re) Construindo a Educação de Qualidade Social. 2011. (Seminário).

29.
VIII Semana Acadêmica da Matemática.Egressos da Universidade - Pesquisas desenvolvidas no Mestrado. 2011. (Outra).

30.
Seminário Interinstitucional de ensino pesquisa e extensão: 15 anos construindo sentidos na diversidade. XIII Mostra de iniciação científica e VIII Mostra de extensão. 2010. (Seminário).

31.
VII Semana Acadêmica de Matemática. 2010. (Seminário).

32.
XII Seminário Internacional de Educação no Mercosul, IX Seminário Interinstitucional.Reflexões a respeito da Orientação e Supervisão escolar: o trabalho integrado. 2010. (Seminário).

33.
Conferência Nacional da Educação - Etapa Municipal. 2009. (Outra).

34.
III Encontro dos Grupos de pesquisa UNICRUZ. 2009. (Encontro).

35.
VI Semana Acadêmica de Matemática e III Desafio Matemático. 2009. (Encontro).

36.
X EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática.Minicurso: "Modelagem Matemática: a geometria com auxílio de embalagens. 2009. (Encontro).

37.
XIV Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, XII Mostra de Iniciação Científica e VII Mostra de Extensão.Reflexoes sobre alfabetização estatística de alunos das séries finais do ensino fundamental. 2009. (Seminário).

38.
I CNEM Congresso Nacional de Educação Matemática, VII EREM/Ijuí -Encontro Regional de Educação Matemática e II EREF/Ijuí - Encontro Regional de Ensino de Física. A importancia do ensino e aprendizagem atraves dos jogos matemáticos nas séries finais do ensino fundamental nas escolas publicas estaduais de Cruz Alta. 2008. (Congresso).

39.
III Feira das Profissões Unicruz. 2008. (Outra).

40.
II Semana do Meio Ambiente - "Conservação e Sustentabilidade". 2008. (Outra).

41.
V Semana Acadêmica de Matemática. 2008. (Encontro).

42.
XIII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, XI Mostra de Iniciação Científica e VI Mostra de Extensão.A importancia do ensino e aprendizagem atraves dos jogos matemáticos nas séries finais do ensino fundamental nas escolas publicas estaduais de Cruz Alta. 2008. (Seminário).

43.
IV Semana Acadêmica de Matemática. 2007. (Encontro).

44.
Semana do Meio Ambiente - "Meio Ambiente um Bem de todos". 2007. (Outra).

45.
XII Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão; X Mostra de Iniciação Científica e V Mostra de Extensão e II Feira das Profissões.Matemática e realidade uma relação possível. 2007. (Seminário).

46.
XI Seminário Internacional de Educação no MERCOSUL, VIII Seminário Interinstitucional, VII Jornada de Ludopedagogia e IV Seminário de Educação Especial.Refletindo sobre os parâmetros curriculares nacionais e o projeto político pedagógico no ensino da matemática. 2007. (Seminário).

47.
III Semana Acadêmica de Matemática. 2006. (Encontro).

48.
X Seminário Internacional de Educação no MERCOSUL , VIII Seminário Interinstitucional e VII Jornada de Ludopedagogia "Caminhos e Construções da Ética nas (Inter) Relações Sócio-Educacioanais". 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DESSBESEL, R. S.. Seminário de Integração e Avaliação do PIBID Diversidade. 2015. (Outro).

2.
DESSBESEL, R. S.. II MOSTRA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2013. (Outro).

3.
DESSBESEL, R. S.. IV SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2013. (Outro).

4.
DESSBESEL, R. S.. V Semana Acadêmica da Matemática. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Veronice Maria Kawalek. Investigação em educação: reflexões acerca do currículo de Ciências da Natureza e Matemática na Escola do Campo. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.

2.
Marcos Vinicius Topanotti. Iniciação à engenharia: uma experiência através da modelagem matemática. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Estadual de Dois Vizinhos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.

3.
Diogo Emanuel Brustecher. Iniciação à engenharia: uma experiência através da modelagem matemática. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Estadual de Dois Vizinhos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.

Orientações de outra natureza
1.
Gabriela Lovison. Monitoria de Algebra Linear. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.

2.
Gabriela Grinsang Zancanaro. Rede de saberes: dialogando com a Escola de Educação Básica Pública. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.

3.
Mariana Ferreira Amaro. Nivelamento de Matemática: superando desafios. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Edital ASSAE 003/2016. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.

4.
Natália Oliveira Leite. Estágio Curricular Supervisionado II. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.

5.
José Marcos da Silva. Estágio Curricular Supervisionado II. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.

6.
Anderson Kalinoski. Monitoria de Cálculo EAD. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.

7.
Mariana Ferreira Amaro. Monitoria de Cálculo EAD (Voluntário). 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.

8.
Ivâ Andreas Lima Aranciba. Monitoria de Algebra Linear e Geometria Analítica. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.

9.
Gabrielle Gomes Pivatto. Monitoria de Algebra Linear e Geometria Analítica. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.

10.
Caroline Maria Allein. Formação Continuada de Professores Estreitando o diálogo entre a Universidade e a Escola Básica. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Edital 015/2014 PROGRAD. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.

11.
Anajara dos Santos Floriano. RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV: PRÁTICA DE ENSINO NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA_CÂMPUS DE JÚLIO DE CASTILHOS. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS JULIO CASTILHOS. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.

12.
DILIANE LOPES DIAS. RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III: OBSERVAÇÃO E PESQUISA TEÓRICO/PRÁTICA NO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MÃE DE DEUS. 2014. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.

13.
ANA FLÁVIA MARTINS SILVA. RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III: OBSERVAÇÃO E PESQUISA TEÓRICO/PRÁTICA NO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MÃE DE DEUS. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS JULIO CASTILHOS. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.

14.
LISLIANE KUHN. RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III: OBSERVAÇÃO E PESQUISA TEÓRICO/PRÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOAQUIM NABUCO. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS JULIO CASTILHOS. Orientador: Renata da Silva Dessbesel.



Outras informações relevantes


Oficina de Jogos Matemáticos Escola Aberta - Arthur Brum. Realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arthur Brum. Como objetivo de desenvolver nos alunos habilidades matemática, concentração, consciência de grupo, companheirismo, autoconfiança, auto-estima, com auxílio de atividades lúdicas e jogos matemáticos.Como também proporcionar ao educando o ensino-aprendizagem da matemática de maneira mais agradável e prazerosa, gerando momentos felizes e criativos. No período de 28 de abril à dezembro de 2008.

- Estágio extra curricular, de 39 horas/aula na 7ª20, na Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, no período de 29/10 a 17/12.

-Estágio no Município de Cruz Alta Prefeitura Municipal, na Escola Municipal Intendente Vasconcellos Pinto, com Projeto de Matemática do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, com início em 02/03/2009.

- Participação no Curso Internet na Sala de Aula, no total de 30 horas de curso á distãncia, ministrado pelo Portal Klickeducação, na data de 03 /02/2009



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 13:09:36