Leonardo Arantes Marques

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3728008594789790
  • Última atualização do currículo em 10/07/2018


Formado em Psicologia pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO PAULISTANA desde 1998. Especialização em Psicologia Ambulatorial: contextualizando historicamente as contribuições entre Psicanálise e Psiquiatria pela UNIFESP em 2014 e Docência e Pesquisa Para o Ensino Superior pela UNIVERSIDADE IGUAÇU, com término em 2006. Atendendo adolescentes e adultos. Leciono na área acadêmica há mais de dez anos em diversas instituições de ensino Superior. Há mais de vinte anos estudo e pesquiso no campo da Historia das Religiões, como psicólogo, filósofo e historiador. Sou escritor dos Livros: História das Religiões e a Dialética do Sagrado (Reedição pela Editora Ideias e Letras, 2013), Compêndio de Religiões e Espiritualidades, Ícone Editora em 2010. No contexto da Educação o meu objetivo é oferecer conhecimentos teóricos e práticos aos discentes, proporcionando-lhes elementos para a análise interdisciplinar das políticas educacionais e respectivas estratégias diagnósticas, terapêuticas e a intervenção quando necessário na área clínica e escola. O propósito do Ensino em Psicologia do Desenvolvimento/Aprendizagem é fundamentar o estudo inter-humano através das principais teorias correntes, bem como seus autores (Freud, Vygotski, Piaget e Wallon) que constituíram o fundamento científico da Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem, bem como, a análise crítica dessas contribuições e a aplicabilidade educacional moderna. O propósito do Ensino em Psicologia da Educação Brasileira é abordar os direitos educativos, a legislação e as políticas do ensino básico no Brasil, considerando seus condicionantes históricos, socioeconômicos e culturais, bem como, as etapas e modalidades da educação, bem como, as políticas públicas recentes. O propósito do Ensino em Filosofia da Educação Brasileira é trazer aos Discentes uma compreensão de totalidade. A Filosofia está intricada essencialmente ao conhecimento do homem e da sociedade. Como a Educação é um processo global é necessário que a Filosofia desempenhe uma ação global e de conjunto (?analítica? ? ?especulativa? e ?prescritiva?). O propósito do Ensino em Pesquisas Acadêmicas é proporcionar aos discentes, contato direto com textos acadêmicos, ensinando-os a compreender com autonomia as ideias e informações neles contidas. Toda a ênfase é dada no processo de pesquisa acadêmica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Arantes Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, L. A.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2014
Especialização em Psicologia Ambulatorial: Psicanálise. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Psicanálise e religiosidade.
Orientador: Mayer.
2012 - 2012
Especialização em Psicopatologias e Saúde Pública. (Carga Horária: 60h).
HCFMUSP ? Faculdade de Medicina, HCFMUSP, Brasil.
Título: Psicopatologias e Saúde Pública.
2005 - 2007
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 420h).
UNIVERSIDADE IGUAÇU, UNIG, Brasil.
Título: Violência Escolar.
2016
Aperfeiçoamento em andamento em Ouvinte no Mestrado de Filosofia. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal do ABC (SP), UFABC, Brasil.
2016
Graduação em andamento em Filosofia.
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2016
Graduação em andamento em Filosofia.
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
1993 - 1998
Graduação em Psicologia.
Centro Universitário Paulistano, UniPaulistana, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Esquizofrenia. (Carga horária: 4h).
HCFMUSP ? Faculdade de Medicina, HCFMUSP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em VII Curso de Atualização em Psicopatologia. (Carga horária: 12h).
HCFMUSP ? Faculdade de Medicina, HCFMUSP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Ansiedade, Fobias e Pânico. (Carga horária: 12h).
HCFMUSP ? Faculdade de Medicina, HCFMUSP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em II Congresso de Clínica Psiquiátrica. (Carga horária: 12h).
HCFMUSP ? Faculdade de Medicina, HCFMUSP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em X Colóquio de Psicopatologia e Saúde Pública. (Carga horária: 12h).
FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA da USP, FSP-USP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Santa Rita, UNISANTARITA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem; Psicologia Geral e Psicopatológica; Psicologia da Personalidade; Psicologia da Educação; Filosofia da Educação; Avaliação e Desempenho; Organização e Política da Educação Brasileira; História da Educação?


UNIESP ? União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo, UNIESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem; Psicologia Geral e Psicopatológica; Psicologia da Personalidade; Psicologia da Educação; Filosofia da Educação; Avaliação e Desempenho; Organização e Política da Educação Brasileira; História da Educação?


FACULDADE MOZARTEUM DE SÃO PAULO, FAMOSP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações
Professor Psicologia Geral e Psicopatológica, História da Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento/Aprendizagem, Percepção e Cognição em Psicologia da Personalidade.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Religiões/Especialidade: História das Religiões.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Clínica Psicológica.


Idiomas


Hebraico
Compreende RazoavelmenteLê Pouco, Escreve Pouco.
Grego
Compreende PoucoLê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARQUES, L. A.; COUTINHO, Emilia A. dos Santos . Fragmentos I Textos Religiosos Antigos sob a ótica Fenomenológica da História das Religiões. 1. ed. Minas Gerais: Oxente, 2016. v. 500. 328p .

2.
MARQUES, L. A.. História das Religiões e a Dialética do Sagrado. 1. ed. São Paulo: Ideias e Letras, 2015. v. 1000. 635p .

3.
MARQUES, L. A.; COUTINHO, Emilia A. dos Santos . Compêndio de Religiões e Espiritualidades. 1. ed. São Paulo: Ícone, 2010. v. 1500. 750p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARQUES, L. A.. Os Modelos da Vivência Religiosa em Freud. Revista Finis Mundi, Portugal, p. 21 - 30, 09 dez. 2015.

2.
MARQUES, L. A.. História das Religiões. Revista Finis Mundi, Portugal, p. 21 - 30, 21 dez. 2011.

3.
MARQUES, L. A.. Fé para todos os gostos. ECLÉSIA, sÃO pAULO, p. 10 - 15, 10 abr. 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, L. A.. A Fenomenologia religiosa e o Pedagogo do Século XXI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARQUES, L. A.. História das Religiões. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARQUES, L. A.. Religiosidade Iorubá. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARQUES, L. A.. Sexualidade e Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARQUES, L. A.. Religiões e a Dialética do Sagrado. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MARQUES, L. A.. Formações Religiosas. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARQUES, L. A.. LITERATURA SAGRADA DAS RELIGIÕES. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fonte de pesquisa).

2.
MARQUES, L. A.; COUTINHO, Emilia A. dos Santos . Compêndio de Religiões, Filosofias, Psicologias e Espiritualismos. 2008. (Editoração/Livro).

3.
MARQUES, L. A.. Seminário sobre História das Religiões. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
O conflito israelo-palestino sob a perspectiva dos recursos hídricos. 2009. (Seminário).

2.
PERCEPÇÕES DO FIM - O enigma da morte sob a ótica religiosa.PERCEPÇÕES DO FIM - O enigma da morte sob a ótica religiosa. 2009. (Encontro).

3.
Centro Cultural de Santos.Religiões e Seu Movimento dialético. 2006. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARQUES, L. A.. Os Modelos da Vivência Religiosa em Freud. Revista Finis Mundi, Portugal, p. 21 - 30, 09 dez. 2015.



Outras informações relevantes


- Habilitado para práticas didáticas e pedagógicas do Ensino Superior, bem como o aperfeiçoamento do sistema de avaliação.
- Experiência de cinco anos como educador em escolas Públicas de São Paulo. Ministrando aulas para o Ensino Médio de Psicologia, Filosofia e História das Religiões. 
- Como professor de Psicologia ministrei as seguintes disciplinas: Psicologia Geral, História da Psicologia, Psicologia da Motivação, Metodologia Científica, Psicologia do Desenvolvimento, Percepção e Cognição em Psicologia da Personalidade, trabalhando principalmente a auto-estima e a valorização do SER enquanto pessoa. 
- Como professor eventual de Filosofia, busquei ampliar o saber dentro de referenciais de vida e dos pensadores, demonstrando aos alunos o quanto é gratificante a busca do conhecimento enquanto Poder e de Sabedoria enquanto Liberdade.
- Na condição de professor de História, estimulei a ampliação do saber dos alunos do Ensino Médio, sobre a construção social da realidade de cada povo e nação, ministrando aulas sobre História das Religiões. 
- Coordenador de cursos e grupo de Estudos em História das Religiões



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 13:28:52