Nairana Hoffmann Sedrez

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3325490628237983
  • Última atualização do currículo em 29/03/2017


Formada pelo Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas no curso de Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas. Mestra em Letras, concentração em Linguística Aplicada, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pela Universidade Católica de Pelotas. Sua pesquisa é voltada para as áreas de CALL e educação de surdos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nairana Hoffmann Sedrez
Nome em citações bibliográficas
SEDREZ, N. H.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Reusabilidade e redirecionamento de Objetos de Aprendizagem de Línguas para alunos surdos e ouvintes,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Vilson Jose Leffa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem de Línguas; Reusabilidade; Educação de surdos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2011
Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Inglês.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2017
Curso de Capacitação Tradutores e Intérpretes de Libras. (Carga horária: 400h).
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.


Atuação Profissional



Liane Lucas Language School, LLL SCHOOL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20
Outras informações
Professora bolsista do programa Inglês sem Fronteiras.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Ministrante, Enquadramento Funcional: Ministrante de curso de extensão, Carga horária: 5
Outras informações
Atuei como ministrante do curso Inglês Básico IV.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações
Atuei como bolsista da CAPES no Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Aluna da graduação, Enquadramento Funcional: Aluna

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Ministrante, Enquadramento Funcional: Ministrante de curso de extensão, Carga horária: 5
Outras informações
Atuei como ministrante do curso Inglês Básico I.



Projetos de extensão


2009 - 2009
Inglês através da leitura
Descrição: Projeto de extensão voltado ao ensino de Inglês Instrumental a alunos universitários.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Nairana Hoffmann Sedrez - Coordenador / Sílvia Kurtz - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Prêmios e títulos


2012
Menção Honrosa, Universidade Federal de Pelotas.
2011
Aluna destaque na modalidade Pôster, XX Congresso de Iniciação Científica.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:2
Total de citações:10
Sedrez  Data: 29/08/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
VETROMILLE-CASTRO, Rafael2013VETROMILLE-CASTRO, Rafael ; MOOR, A. M. ; DUARTE, Gabriela Bohlmann ; SEDREZ, N. H. . From Learning Objects to Language Learning Objects: Communicative Language Teaching Principles in CALL Material. International Journal of Computer-Assisted Language Learning and Teaching (IJCALLT), v. 3, p. 82-96, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
VETROMILLE-CASTRO, Rafael ; MOOR, A. M. ; DUARTE, Gabriela Bohlmann ; SEDREZ, N. H. . Objetos de Aprendizagem de Línguas : uma proposta. In: VETROMILLE-CASTRO, R.; HEEMANN, C.; FIALHO, V.. (Org.). Aprendizagem de Línguas - a Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade. 1ed.Pelotas: EDUCAT, 2012, v. 1, p. 241-256.

2.
DUARTE, A. B. ; MONTEIRO, N. I. ; SEDREZ, N. H. . PIBID Letras em sala de aula: oficina de gêneros acadêmicos. In: WITTKE, Cleide. (Org.). PIBID de Letras na UFPEL: da teoria à prática docente. 1ed.Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2012, v. 1, p. 73-80.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SEDREZ, N. H.. A Reusabillidade dos Objetos de Aprendizagem de Línguas na aplicação a alunos ouvintes e surdos. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do XX Seminário, 2011.

2.
ISQUIERDO, Nathielen ; SEDREZ, N. H. ; DUARTE, Aline . Oficina de análise e produção de gêneros textuais acadêmicos ? PIBID ? Humanidades-UFPEL. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do XX Seminário, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SEDREZ, N. H.. Reusabilidade de Objetos de Aprendizagem de Línguas: trabalhando com alunos ouvintes e surdos. In: XX Congresso de Iniciação Científica / III Mostra Científica, 2011, Pelotas. XX Congresso de Iniciação Científica / III Mostra Cientifica, 2011.

2.
CASTRO, P. Z. ; SEDREZ, N. H. . A reusabilidade do Objeto de Aprendizagem de Línguas em seus dois vieses. In: XX Congresso de Iniciação Científica, 2011, Pelotas. XX Congresso de Iniciação Científica, 2011.

3.
GRASSI, M. H. ; SEDREZ, N. H. . A interoperabilidade e sua aplicação nos Objetos de Aprendizagem de Línguas. In: XX Congresso de Iniciação Científica, 2011, Pelotas. XX Congresso de Iniciação Científica, 2011.

4.
SEDREZ, N. H.; DUARTE, Gabriela Bohlmann . Uma Ontologia Comunicativa para Objetos de Aprendizagem de Línguas. In: XIX Congresso de Iniciação Científica, 2010, Pelotas. XIX Congresso de Iniciação Científica, 2010.

5.
DUARTE, Gabriela Bohlmann ; SEDREZ, N. H. . A Complexidade na elaboração de Objetos de Aprendizagem de Línguas para o Ensino Fundamental. In: XIX Congresso de Iniciação Científica, 2010, Pelotas. XIX Congresso de Iniciação Científica, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SEDREZ, N. H.. Criação, adaptação e aplicação de Objetos de Aprendizagem de Línguas para alunos ouvintes e surdos: uma Reusabilidade possível?. In: III JETAL, 2013, Pelotas/RS. JETAL - Caderno de Programação e Resumos, 2013. p. 42-42.

2.
SEDREZ, N. H.; MOOR, A. M. . Reusabilidade: Objeto de Aprendizagem de Línguas para o ensino de Língua Portuguesa de ouvintes e surdos. In: I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas, 2011, Pelotas. Caderno de Resumos, 2011.

3.
ISQUIERDO, Nathielen ; SEDREZ, N. H. ; DUARTE, Aline . Oficina de análise e produção de gêneros textuais acadêmicos ? PIBID ? Humanidades-UFPEL. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Caderno de Programação e Resumos, 2011.

4.
SEDREZ, N. H.. A Reusabilidade dos Objetos de Aprendizagem de Línguas na aplicação a alunos ouvintes e surdos. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. Caderno de Programação e Resumos, 2011.

5.
MOOR, A. M. ; SEDREZ, N. H. . Objetos de Aprendizagem de Línguas: uma proposta. In: VI SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2010, Pelotas. VI SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2010. v. Único. p. 82-83.

6.
SEDREZ, N. H.. Os Objetos de Aprendizagem: O que são e para o que servem?. In: Semana Acadêmica do Curso de Letras 2009 e II Seminário de Metodologia de Línguas e Literaturas, 2009, Pelotas. Semana Acadêmica da Faculdade de Letras 2009 / II Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas - Livro de Resumos, 2009. v. Único.

7.
SEDREZ, N. H.. Bilinguismo Surdo e Pedagogias Culturais e o Trabalho de Professores Surdos com Crianças Surdas. In: Semana Acadêmica do Curso de Letras 2009 e II Seminário de Metodologia de Línguas e Literaturas, 2009, Pelotas. Semana Acadêmica da Faculdade de Letras 2009 / II Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas - Livro de Resumos, 2009. v. Único.

Apresentações de Trabalho
1.
SEDREZ, N. H.. Criação de Objetos de Aprendizagem de Línguas para alunos ouvintes e sua adaptação para alunos surdos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SEDREZ, N. H.. Criação, adaptação e aplicação de Objetos de Aprendizagem de Línguas para alunos ouvintes e surdos: uma Reusabilidade possível?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SEDREZ, N. H.. OAL para ensino de Português para surdos: um olhar dos alunos e da professora. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SEDREZ, N. H.. A Perspectiva de alunos surdos sobre o uso de Objetos de Aprendizagem de Línguas para ensino de Português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SEDREZ, N. H.. 'Eu gosto mais aprender computador língua portuguesa' - A opinião de alunos surdos e sua professora sobre a aprendizagem de português através de Objetos de Aprendizagem de Línguas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SEDREZ, N. H.. Como adaptar Objetos de Aprendizagem de Línguas para ensinar Português a alunos surdos? A opinião dos alunos surdos e de sua professora. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SEDREZ, N. H.. Objetos de Aprendizagem de Línguas no ensino/aprendizagem de língua portuguesa de ouvintes e surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SEDREZ, N. H.. Objetos de Aprendizagem de Línguas no ensino/aprendizagem de língua portuguesa de ouvintes e surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SEDREZ, N. H.. A Reusabilidade dos Objetos de Aprendizagem de Línguas na aplicação a alunos ouvintes e surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ISQUIERDO, Nathielen ; SEDREZ, N. H. ; DUARTE, Aline . Oficina de análise e produção de gêneros textuais acadêmicos ? PIBID ? Humanidades-UFPEL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SEDREZ, N. H.; MOOR, A. M. . Reusabilidade: Objeto de Aprendizagem de Línguas para o ensino de Língua Portuguesa de ouvintes e surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SEDREZ, N. H.. Reusabilidade de Objetos de Aprendizagem de Línguas: trabalhando com alunos ouvintes e surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CASTRO, P. Z. ; SEDREZ, N. H. . A reusabilidade do Objeto de Aprendizagem de Línguas em seus dois vieses. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SEDREZ, N. H.; DUARTE, Gabriela Bohlmann . Uma Ontologia Comunicativa para Objetos de Aprendizagem de Línguas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
DUARTE, Gabriela Bohlmann ; SEDREZ, N. H. . A Complexidade na elaboração de Objetos de Aprendizagem de Línguas para o Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MOOR, A. M. ; SEDREZ, N. H. . Objetos de Aprendizagem de Línguas: uma proposta.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SEDREZ, N. H.. Bilinguismo Surdo e Pedagogias Culturais e o Trabalho de Professores Surdos com Crianças Surdas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SEDREZ, N. H.. Os Objetos de Aprendizagem: o que são e para o que servem?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SEDREZ, N. H.. Monitora durante a aplicação de provas de proficiência em língua estrangeira. 2012. (Monitoramento de teste de proficiência).

2.
WITTKE, Cleide. ; SEDREZ, N. H. . Leitura e produção de textos acadêmicos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SEDREZ, N. H.. Repensando a avaliação de produções escritas infantis. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SEDREZ, N. H.. Testes de Competência em Leitura em Língua Estrangeira. 2010. (Aplicação e Correção de testes).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI APIRS Convention: Teaching Outside the Box. 2015. (Outra).

2.
I Encontro Sul Letras. 2012. (Encontro).

3.
II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas. 2012. (Outra).

4.
VII SENALE. 2012. (Seminário).

5.
A Pesquisa do PPGL. 2011. (Seminário).

6.
I Encontro do PIBID/UFPEL: identidades no contexto escolar. 2011. (Encontro).

7.
II Encontro Interinstitucional do PIBID e III Encontro Institucional PIBID-UFRGS. 2011. (Encontro).

8.
I JETAL. 2011. (Outra).

9.
Semana Acadêmica de Letras 2011. 2011. (Outra).

10.
XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. 2011. (Seminário).

11.
Ciclo de Palestras em Lingüística Funcional. 2010. (Outra).

12.
Congresso Internacional de Linguagem e Interação II. 2010. (Congresso).

13.
I Ciclo de Debates sobre Direito Social à Educação: Educação Básica e o Acesso ao Ensino Superior. 2010. (Outra).

14.
I Simpósio Regional das Licenciaturas: perspectivas e possibilidades. 2010. (Simpósio).

15.
Mini-curso Bullying - I Simpósio Regional das Licenciaturas: perspectivas e possibilidades. 2010. (Outra).

16.
Mini-curso Desenvolvimento e Aprendizagem - I Simpósio Regional das Licenciaturas: perspectivas e possibilidades. 2010. (Outra).

17.
VI FEES - Fórum Estadual de Educação de Surdos. 2010. (Outra).

18.
VI SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 2010. (Seminário).

19.
Ciclo de Palestras em Linguística Funcional. 2009. (Encontro).

20.
Semana Acadêmica do Curso de Letras 2009 e II Seminário de Metodologia de Línguas e Literaturas. 2009. (Outra).

21.
CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. 2008. (Encontro).

22.
III Seminário Sobre o Atual Estado da Pesquisa em Literatura Comparada da Faculdade de Letras. 2008. (Seminário).

23.
Semana Acadêmica do Curso de Letras 2008. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEFFA, V. J. ; SEDREZ, N. H. . III JETAL. 2013. (Congresso).

2.
SEDREZ, N. H.. VII Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino (Monitoria). 2012. (Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovada em segundo lugar para o concurso de professor substituto de Língua Inglesa da UFPel em 2016.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 8:04:19