Andréia Cristina Fidélis de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2826471246320551
  • Última atualização do currículo em 20/08/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e Mestrado Profissional em Ensino de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréia Cristina Fidélis de Souza
Nome em citações bibliográficas
Andreia Cristina Fidélis de Souza;Souza, A. C. F. de;SOUZA, A. C. F de


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2016
Mestrado profissional em MATEMÁTICA.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Jogos Africanos e o currículo da Matemática: Uma questão de Ensino, Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Tatiana Miguel Rodrigues de Souza.
Palavras-chave: Borboleta; Oware; Jogos matemáticos africanos; Lei 10.639/03; Cultura africana.
Grande área: Ciências Humanas
2015 - 2015
Especialização em Ensino de Matemática. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Campos Elíseos, FCE, Brasil.
Título: Dificuldades de Aprendizagem no Processo de alfabetização Matemática.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento em Teorias e Práticas Educativas na Sociedade Contemporânea. (Carga Horária: 180h).
Faculdade Faceres, FACERES, Brasil.
Título: .. Ano de finalização: 2013.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento em Teorias da Aprendizagem. (Carga Horária: 180h).
Faculdade Campos Elíseos, FCE, Brasil.
Título: .. Ano de finalização: 2013.
2009 - 2012
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A introdução da matemática sistematizada nos primeiros anos de vida escolar.
Orientador: Prof. Dr. Marcos Serzedello.
2001 - 2004
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
CB - Competências Básicas. (Carga horária: 60h).
Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2018 - 2018
CE - Censo Escolar. (Carga horária: 60h).
Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2016 - 2016
Curso Literaturas e cultuas afro-brasileiras na sala de aula. (Carga horária: 30h).
Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto, SME - SJRP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Difusão do Conhecimento Educação e Cinema. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Objetos de Aprendizagem no Ensino da Matemática. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2011 - 2011
2º Encontro de Professores Coordenadores - Portal Clikideia. (Carga horária: 8h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2011 - 2011
Blogs- Poral Clickideia. (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação Inicial - Nível II- do Portal Clickideia. (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação Inicial - Nível I- do Portal Clickideia. (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2010 - 2010
Videoconferência: O Portal Clickideia Como Facilitador de Ens. e Apren.. (Carga horária: 2h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2010 - 2010
Geogebra e Graphimatica, novos recursos para o desenv. de comp. na sala de. (Carga horária: 8h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação, momento privilegiado de aprendizagem, não um acerto de contas. (Carga horária: 4h).
Colégio Santo André- Unidade São José do Rio Preto, CSA - SJRP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Formadora Regional do programa de formação continuada do MEC, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Atuei inicialmente como Supervisora e depois como Formadora do programa do MEC, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Integrante do NUPE- Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão. Desenvolvo cursos de extensão para formação de professores na perspectiva da lei 10.639/03.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Participação como colaboradora do curso de Extensão direcionado para professores da rede pública de Três Lagoas.


Secretaria Municipal de Educação - São José do Rio Preto, SME- SJRP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Educação Básica I, para alunos do 4º e 5º ano.


ETEC Philadelpho Gouvêa Netto, PH, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 32
Outras informações
Professora de Matemática dos 1º anos e 2º anos do Ensino Médio, coordenadora do Projeto Portal Educacional Clickideia e professora responsável pelas Olimpíadas de Matemática.


Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 21
Outras informações
Professora de Matemática do 7º e 8 º anos


Colégio Agostiniano São José, CSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Do Ensino Fundamental, Carga horária: 25
Outras informações
Professora assistente.


Colégio CERP, CERP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de matemática da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental


SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Matemática no curso Técnico em Auxiliar Administrativo.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Direitos Humanos, racismo e sentimentos: percepções de estudantes da Educação Básica
Descrição: Diante de violações de direitos humanos em razão de preconceito e discriminação e na década da ONU voltada aos afrodescendentes, o presente projeto tem por objetivo analisar as percepções de estudantes visando a identificação dos possíveis sentimentos que emergem mediante a imagens que retratam situações envolvendo preconceito e/ou discriminação racial. A abordagem do problema será qualitativa, os procedimentos técnicos caracterizam-se como uma pesquisa-ação que desenvolver-se-á mediante análise de registros resultantes de aulas e atividades pedagógicas desenvolvidas pelos docentes das turmas envolvidas. O lócus do estudo serão duas escolas municipais de São Jose do Rio Preto. Serão realizadas aulas e dinâmicas que abordarão as temáticas de preconceito e de sentimentos, temas transversais que devem ser abordados no currículo escolar. Serão realizadas reuniões com docentes para planejamento das aulas e a coleta de dados será feita por meio de ilustrações que retratam situações de racismo. Palavras-chave: Direitos Humanos, discriminação racial, sentimentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andréia Cristina Fidélis de Souza - Integrante / Ana Maria Klein - Coordenador / Luana Passos - Integrante / Mariana Gomes de Oliveira - Integrante / Priscilla Bernardes - Integrante / Mariana Dutra da Silva - Integrante / ENRICO BERTELLI DEL GRANDE - Integrante / KANANDA SCHWERZ MAIA - Integrante / Deise Maciel de Queiroz - Integrante / Flaviana de Freitas Oliveira - Integrante / Matheus Felipe Conceição Alves Lima - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Cultura Afro-brasileira, racismo e educação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Monica Abrantes Galindo em 04/01/2019.
Descrição: O projeto tem por objetivo oferecer atividades educativas (cursos, palestras, debates,etc) à comunidade interna e externa e gerar novos conhecimentos sobre as violências praticadas contra negros e os sentimentos delas resultantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Andréia Cristina Fidélis de Souza - Integrante / Ana Maria Klein - Coordenador / . Claudia Maria Ceneviva Nigro - Integrante / Luana Passos - Integrante / Mônica Abrantes Galindo - Integrante / Thainá Carrasco - Integrante / Michele Roberta de Souza - Integrante / Karen Cristina Messias da Silva - Integrante.
2017 - 2018
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mônica Baltazar Diniz Signori em 10/08/2018.
Descrição: Programa do governo federal destinado à formação de formadores que atuam diretamente na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos de 2017 e 2018 foram abordados a análise das Avaliações ANA e das atividades dos materiais didáticos utilizados pelas redes de ensino a luz dos direitos de aprendizagem. Neste programa atuei como formadora regional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Andréia Cristina Fidélis de Souza - Integrante / Mônica Baltazar Diniz Signori - Coordenador.
2017 - 2017
Etnomatemática por meio de jogos africanos: currículo e prática pedagógica
Descrição: Estudar, refletir e discutir a educação matemática no contexto da cultura africana e afrodescendente para o ensino fundamental a partir de jogos de matriz africana, envolvendo professores do ensino fundamenta I, profissionais da educação, Instituição da Educação formal e não-formal, alunos de graduação e pós-graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Andréia Cristina Fidélis de Souza - Integrante / Ana Maria Klein - Coordenador / Luana Passos - Integrante / Aira Casagrande de Oliveira Calore - Integrante.
2017 - 2017
Reflexões sobre Matemática, Alfabetização e Literatura na sala de aula

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Leandro Passos em 14/08/2018.
Descrição: O presente Curso de Extensão almejou contribuir para a formação de gestores e, principalmente, de docentes da cidade de Três Lagoas, das escolas Públicas e Privadas, no que diz respeito às práticas de ensino voltadas à Matemática, Alfabetização e práticas de escrita, e Língua Portuguesa: Literatura...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Andréia Cristina Fidélis de Souza - Integrante / Luana Passos - Integrante / Leandro Passos - Coordenador.
2017 - Atual
Nucleo Negro para Pesquisa e Extensão da UNESP/GT Rio Preto
Descrição: Nos últimos anos o NUPE/GT São José do Rio Preto vem consolidando sua atuação junto às redes de educação da região de São Jose do Rio Preto. Por meio de parcerias com o Conselho Afro-brasileiro do município, secretarias municipais e instituições que desenvolvem atividades educativas e culturais, como SESI e SESC realizaram-se atividades educativas e culturais ao envolver diferentes segmentos da comunidade: desde estudantes, professores, membros de coletivos negros e demais interessados no tema. Para o ano de 2017 o projeto prevê seminários com escolas que desenvolvem projetos voltados à cultura afro-brasileira, debates com especialistas da área, mesas redondas, cursos de formação docente e apresentações culturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Andréia Cristina Fidélis de Souza - Integrante / Ana Maria Klein - Coordenador / . Claudia Maria Ceneviva Nigro - Integrante / Luana Passos - Integrante.
2013 - 2016
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lourdes Marcelino Machado em 10/08/2018.
Descrição: Programa do governo federal destinado à formação de formadores que atuam diretamente na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A UNESP assumiu grande parte da formação no Estado de São Paulo. Em 2013 o trabalhou concentrou-se na alfabetização em Língua Portuguesa, em 2014 será incluída a alfabetização matemática, em 2015 e 2016 ampliou-se para outras áreas do conhecimento. A coordenação geral esta sob responsabilidade da UNESP de Marilia. Atuei como supervisora sob a orientação da também supervisora profa. Dr. Ana Maria Klein, de 2013 a 2015. Em 2016 passei a atuar como formadora dos coordenares locais com a supervisão da profa. Dr. Ana Maria Klein e profa. Dra. Ivanir Azevedo Delvizio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Andréia Cristina Fidélis de Souza - Integrante / Ana Maria Klein - Coordenador / Luana Passos - Integrante / Profª. Dra Norma Barbosa Novaes Marques - Integrante / Heide Miranda - Integrante / Izabel Lucila dos Santos Alvarenga - Integrante / Fabrício Eduardo Ferreira - Integrante / Joselaine Pessotto - Integrante / Maria Antônia Oliveira - Integrante / Ivanir Azevedo Delvizio - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Professor Premiado da OBMEP, OBMEP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KLEIN, A. M.2016 KLEIN, A. M. ; Andreia Cristina Fidélis de Souza ; PASSOS, L. ; GALINDO, M. A. . Formação Continuada e o Uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem: as Contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para a Atuação de Orientadores de Estudo. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UNESP. MARÍLIA), v. 17, p. 39, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KLEIN, A. M. ; Andreia Cristina Fidélis de Souza ; GALINDO, M. A. ; THEODORO, J. ; MATIAS, G. R. . Formação de formadores: mudanças de concepções a partir da formação em serviço. In: VIII Congreso internacional de Docencia Universitaria e Innovacion, 2014, Tarragona. Formação de formadores: mudanças de concepções a partir da formação em serviço, 2014. v. nº 2.

2.
KLEIN, A. M. ; GALINDO, M. A. ; Souza, A. C. F. de . Concepções de Formação Continuada em Serviço: um estudo sobre as percepções de formadores de professores. In: Third Multidisciplinary Internacional Congress of Educational Research, 2014, Segovia. Concepções de Formação Continuada em Serviço: um estudo sobre as percepções de formadores de professores, 2014.

3.
KLEIN, A. M. ; Andreia Cristina Fidélis de Souza ; PIERUCCINI, T. ; GALINDO, M. A. ; THEODORO, J. . Concepções de formação continuada em serviço: um estudo sobre as percepções de formadores de professores. In: Congresso nacional de Fomração de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia. Concepções de formação continuada em serviço: um estudo sobre as percepções de formadores de professores, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, T. M. R. ; Souza, A. C. F. de . Jogos africanos e o currículo da matemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Andreia Cristina Fidélis de Souza; PASSOS, L. . A contribuição dos jogos Oware e Borboleta e a política étnico - racial: possibilidades de ensino e aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Andreia Cristina Fidélis de Souza. Jogos africanos e currículo da Matemática: uma questão de Ensino com as alunas do curso de Pedagogia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Andreia Cristina Fidélis de Souza. Uma diversão que veio da África: explorando frações e porcentagens. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BORGES, E. R. ; SOUZA, A. C. F de ; MARTINS, L. B. O. ; CERQUEIRA, S. M. S. . Análise Crítica Sobre a Coleção de Ciências: Ponto de Partida em Relação ao Conteúdo de Raios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SOUZA, A. C. F de; PETRECA, A. C. S. ; APOSTOLO, L. C. ; SANTOS, R. L. X. ; LOURENCO, S. K. . Curta Metragem: Culinária Caipira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Andreia Cristina Fidélis de Souza. Cultura africana nas escolas. 2018.

2.
Souza, A. C. F. de. Alunos aprendem matemática por meio de jogos da cultura africana. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Andreia Cristina Fidélis de Souza; Cinthia Milanez . Jogos africanos ensinam Matemática e tolerância. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação: "Educação e Formação Humana: práxis e transformação social",. A contribuição dos jogos Oware e Borboleta e a política étnico - racial: possibilidades de ensino e aprendizagem. 2017. (Congresso).

2.
III Seminário de Estudos Críticos sobre Educação. 2011. (Seminário).

3.
2º Congresso de Educação. 2010. (Congresso).

4.
Semana da Pedagogia, Educação e Sociedade: Desafios e Perspectivas. 2010. (Outra).

5.
I Seminário de Estudos Críticos Sobre Educação. 2009. (Seminário).

6.
I Jornada de Ensino Teia do Saber. 2004. (Oficina).

7.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Matemática. 2002. (Outra).

8.
XIV Semana da Matemática. 2002. (Outra).

9.
XIII Semana da Matemática. 2001. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Andreia Cristina Fidélis de Souza; PASSOS, L. . A contribuição dos jogos Oware e Borboleta e a política étnico - racial: possibilidades de ensino e aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 16:57:09