Alice Martins Belém Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8481391115694299
  • Última atualização do currículo em 03/11/2018


Pianista com ampla experiência nos repertórios solo e camerístico, Alice Belém atualmente é professora da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Nesta instituição, coordena o Centro de Música Brasileira, desenvolvendo diversos projetos de pesquisa e extensão. Cursou o Bacharelado e o Mestrado na Escola de Música da UFMG, tendo como principais professores Celina Szrvinsk, Guida Borghoff e Maurício Veloso. Prosseguiu os seus estudos de piano sob a orientação de Luiz Senise, no Rio de Janeiro. Foi aluna da Hochschule für Musik Köln, em Köln, Alemanha, onde teve como principais professores Paulo Alvares e Robert Kulek. Em 2013, concluiu o Doutorado em Artes, no Programa Música da ECA USP, sob orientação do pianista e Prof. Eduardo Monteiro. Alice Belém vem se dedicando intensamente à interpretação da música contemporânea podendo-se mencionar suas performances nos projetos: II Festival de Maio (2014), sob direção artística de Celina Szrvinsk, em Belo Horizonte; Verão Arte Contemporânea (2014 e 2015), sob direção artística de Ione de Medeiros, em Belo Horizonte; Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana ? Fórum das Artes 2014, curadoria de música de Guilherme Paoliello; Projeto Composição em Foco, sob direção artística de Berenice Menegale, em Belo Horizonte (2014); Aufbruch: Wege in die Moderne (2012), sob direção artística de membros do corpo docente da Hochschule für Musik Köln (Pierre Laurent-Aimard; Paulo Alvares; Richard Braun; Philipp Möller), em Köln/Alemanha; Departure 4 (2011), sob direção artística de Michael Beil em parceira com o Ensemble MusikFabrik, em Köln/Alemanha; VIII Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo (2010), sob direção artística de Flo Menezes. Além de ampla atuação como pianista, Alice Belém desenvolve também atividade como pesquisadora, tendo participado de eventos como SIMPEMUS 6, em Curitiba (2013) e V Jornada de Jóvenes Musicólogos y Estudiantes de Musicologia, em Madrid (2012). Em 2006, publicou pela Editora da UFMG o livro Do conservatório a Escola ? 80 anos da criação musical em Belo Horizonte, juntamente com Sérgio Freire e Rodrigo Miranda (Coleção Música Editada). Possui artigos publicados em periódicos indexados e anais de eventos de pesquisa em música. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alice Martins Belém Vieira
Nome em citações bibliográficas
BELÉM, Alice

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música.
Rua Riachuelo 1351
Padre Eustáquio
31170000 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34798309
URL da Homepage: http://www.uemg.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Artes.
Escola de Comuicação e Artes da USP, ECA USP, Brasil.
com período sanduíche em Hochschule für Musik und Tanz Köln (Orientador: Paulo Sergio Alvares Guimaraes).
Título: Diálogos de Cláudio Santoro com a produção musical contemporânea: um estudo a partir de correspondências do compositor e da análise musical de obras para piano, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Eduardo Henrique Soares Monteiro.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Cláudio Santoro; Epistolografia; Depoimentos de intérpretes; Análise musical; música brasileira para piano.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2005 - 2006
Mestrado em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O dodecafonismo na 1ª e na 2ª séries de peças para piano de Cláudio Santoro,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Carlos Vicente de Lima Palombini.
Palavras-chave: música brasileira para piano; correspondência; dodecafonismo; Grupo Música Viva.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
1998 - 2004
Graduação em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1990 - 1996
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Marista Dom Silvério, CMDS, Brasil.
1986 - 1989
Ensino Fundamental (1º grau).
Instituto Decroly, ID, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Master class de piano - Prof. Alexandre Dossin. (Carga horária: 7h).
Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, ESMU UEMG, Brasil.
2014 - 2014
Master class de piano. (Carga horária: 56h).
Fundação de Educação Artística, FEA, Brasil.
2010 - 2010
Curso de piano. (Carga horária: 40h).
Festival Vale do Café, FVC, Brasil.
2008 - 2008
Master class de piano (Professor Luiz Senise). (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Música - Piano. (Carga horária: 90h).
Festival de Música de Santa Catarina, FEMUSC, Brasil.
2006 - 2006
Oficina de PIANO. (Carga horária: 90h).
Festival de Música de Santa Catarina, FEMUSC, Brasil.
2006 - 2006
Master class Piano -4a. Semana de Música de Câmara. (Carga horária: 56h).
Fundação de Educação Artística, FEA, Brasil.
2006 - 2006
Master class Piano -5a. Semana de Música de Câmara. (Carga horária: 56h).
Fundação de Educação Artística, FEA, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Master class de piano (Professor Luiz Senise). (Carga horária: 4h).
Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, ESMU UEMG, Brasil.
2005 - 2005
Master class de piano. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2005 - 2005
Master class Piano- 3a. Semana de Música de Câmara. (Carga horária: 56h).
Fundação de Educação Artística, FEA, Brasil.
2005 - 2005
Curso de piano. (Carga horária: 64h).
Festival Vale do Café, FVC, Brasil.
2003 - 2003
Seminário sobre o Piano - Prof. Berenice Menegale. (Carga horária: 12h).
Fundação de Educação Artística, FEA, Brasil.
2003 - 2003
Curso para Formação Professores Educação Musical. (Carga horária: 40h).
Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical, NVL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do ensino superior, Carga horária: 40
Outras informações
Professora das disciplinas:Piano (Bacharelado); Piano (Licenciatura); Música de câmara;Piano Complementar; Piano no Curso de Formação Musical; Disciplinas Optativas relacionadas à performance do repertório contemporâneo para piano ou grupo de câmara.

Atividades

03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisa da UEMG.
02/2013 - Atual
Direção e administração, Centro de Música Brasileira da Escola de Música da UEMG, .

Cargo ou função
Coordenadora do Centro de Música Brasileira.
02/2013 - Atual
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Atividades do Centro de Música Braisleira da ESMU/UEMG.
02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, .

02/2006 - Atual
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão Permanente ? CURSO DE FORMAÇÃO MUSICAL - atuação como professora de piano.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Piano
Música de Câmara
03/2017 - 07/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Piano
Música de Câmara
08/2016 - 12/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Piano
Música de Câmara
05/2015 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, .

03/2016 - 07/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música de Câmara I
Piano V
03/2016 - 07/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Performance da música contemporânea do século XXI
08/2015 - 12/2015
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Performance da Música Contemporânea
02/2005 - 12/2015
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Piano Complementar I a VI
03/2015 - 07/2015
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escuta e Performance da música contemporânea
02/2014 - 06/2014
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Repertório para piano de 1945 a 1995
08/2012 - 12/2013
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Repertório para piano de 1900 a 1945

Fundação de Educação Artística, FEA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Profesora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Atuação como professora de música de câmara, apreciação musical, piano.

Atividades

02/2005 - 12/2008
Ensino, Curso de Formação Musical, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Professora de Piano
02/2005 - 12/2008
Ensino, Curso de Formação Musical, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Professora de Apreciação Musical
02/2005 - 12/2008
Ensino, Curso de Formação Musical, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Professora de Música de Câmara

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Este vínculo ocorreu durante curso de Doutorado na USP, no qual fui bolsista do projeto de pesquisa que desenvolvido sob orientação do Prof. Eduardo Henrique Soares Monteiro, que deu origem a minha tese de Doutorado.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado em docência, Carga horária: 6
Outras informações
Durante o estágio foram desenvolvidas atividades didáticas junto a disciplina "CMU 0260 - Piano Complementar I", sob a supervisão do Prof. Dr.Eduardo Henrique Soares Monteiro. A disciplina atendeu aos alunos de graduação do Departamento de Música da ECA/USP, oferecendo a estes noções sobre leitura, técnica e interpretação pianística.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado em docência, Carga horária: 6
Outras informações
Durante o estágio foram desenvolvidas atividades didáticas junto a disciplina "CMU 0261 - Piano Complementar II", sob a supervisão do Prof. Dr.Eduardo Henrique Soares Monteiro. A disciplina atendeu aos alunos de graduação do Departamento de Música da ECA/USP, oferecendo a estes noções sobre leitura, técnica e interpretação pianística.


Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, ESMU UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Pesquisadora - Mestrado, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Este vínculo ocorreu durante curso de Mestrado na UFMG, no qual desenvolvi projeto de pesquisa sob orientação do Prof. Carlos Palombini, que deu origem a minha dissertação de Mestrado.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de iniciação cientifica do projeto de pesquisa "Panorâmica da Criação Musical na Escola de Música da UFMG (1925-2000)

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pianista do Grupo de Percussão da UFMG, Carga horária: 20
Outras informações
Este vínculo ocorreu durante meu curso de graduação, no qual fui bolsista do Programa de Aprimoramento Discente (PAD), como pianista do Grupo de Percussão da UFMG, sob orientação do Prof. Fernando Rocha.


Centro Cultural Pró-Música de Juiz de Fora, CCPROMUS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pianista acompanhadora-18º Festival de Música, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação profissional como pianista acompanhadora do 18º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, promovido pelo Centro Cultural Pró-Música da Juiz de Fora, de 15 a 28 de julho de 2007.



Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa em performance musical e questões técnico-composicionais
2.
Composição para Piano na Universidade Brasileira (2000-2014)


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Espacialização do tratamento acústico em tempo real
Descrição: Pretende-se elaborar um sistema automatizado em tempo real de espacialização da música produzida por instrumentos acústicos. O objetivo maior é proporcionar uma forma ampliada de escuta na qual elementos estruturais podem ser destacados pela espacialização, uma obra para flauta solo de Bach pode ter seus baixos ouvidos em uma caixa de som enquanto outros elementos musicais são ouvido em outra etc. Esta prática de fragmentar a linha melódica no espaço pode também colaborar com uma modernização na forma de se apresentar música nas salas de concerto, colaborar no entendimento do discurso musical por parte de um público com cada vez mais distante da música, aproximar intérpretes de tecnologias disponíveis, porém não utilizadas a não ser no nicho da música eletroacústica. O sistema é composto pelo objeto Antescofo para MAX, capaz de realizar procedimentos de score following e o conjunto de objetos Spat para MAX, responsável por difundir o som de forma espacializada em 8 canais, caixas de som. O desenvolvimento de um patch de MAX proporciona a interface entre os dois objetos, capaz de gerenciar suas informações, controlando o funcionamento dinâmico do Spat. Serão realizados 3 experimentos, primeiro obras solo para instrumentos monódicos, depois obras solo para instrumentos polifônicos, por fim a composição de obras específicas para o grupo de instrumentos envolvidos. Com os experimentos pretende-se observar a precisão e latência do sistema com relação à escuta/análise dos sons por parte do Antescofo e posterior resposta do sistema na difusão dos sons espacializados. Busca-se também implementações sugeridas pelos intérpretes e a interferência que o som acústico produzido pelo instrumento pode causar nos sons produzidos pelas caixas de som. Sistemas computacionais ainda estão distantes dos instrumentistas tradicionais, espera-se produzir um sistema completamente automatizado, que possa ser controlado pelo intérprete sem necessidade do um técnico no momento da performance..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Alice Martins Belém Vieira - Coordenador / Felipe de Oliveira Amorim - Integrante / Guilherme Silveira do Nascimento - Integrante / Fábio Henrique Viana - Integrante / Alexandre Pereira da Silva - Integrante.
2015 - 2016
Composição para Piano na Universidade Brasileira (2000-2014)
Descrição: Este projeto consistiu na identificação do repertório para piano solo composto no período de 2000 a 2014 por compositores que lecionam nos cursos de bacharelado das universidades brasileiras; na elaboração de catálogo descritivo com informações sobre as peças e na disponibilização do catálogo e das obras na Biblioteca da Escola de Música da UEMG (mediante autorização dos compositores); na realização da pesquisa interpretativa e de concertos com o repertório..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alice Martins Belém Vieira - Coordenador / André Barbosa dos Santos - Integrante / João Pedro Pena Dutra - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2009 - 2013
Diálogos de Cláudio Santoro com a produção musical contemporânea : um estudo a partir de correspondências do compositor e da análise musical de obras para piano
Descrição: Pesquisa sobre a relação de Cláudio Santoro com o meio musical durante toda sua trajetória como compositor, utilizando como fontes, na primeira parte do trabalho, as cartas trocadas com o musicólogo Francisco Curt Lange, com o pianista Heitor Alimonda e uma entrevista com a pianista Jocy de Oliveira sobre as cartas e sua experiência junto ao compositor. Em seguida foram analisados alguns reflexos desses diálogos em obras do repertório pianístico de Santoro através da análise musical. Desse contato apreende-se as principais correntes estéticas e estilos composicionais a que a obra de Santoro esteve ligada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Alice Martins Belém Vieira - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2005 - 2006
O dodecafonismo na 1ª e na 2ª séries de peças para piano de Cláudio Santoro.
Descrição: Investigação do uso da técnica dodecafônica por Cláudio Santoro na Primeira série de quatro peças para piano (1943) e na Segunda série de seis peças para piano (1946) através do estudo de correspondência trocada entre Santoro e Francisco Curt Lange de 1942 a 1948 e da análise das duas obras, utilizando a Teoria dos Conjuntos de Allen Forte e referências a obras de Arnold Schoenberg, compositores dodecafônicos brasileiros e obras nacionalistas do próprio compositor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alice Martins Belém Vieira - Coordenador.
1998 - 2000
Panorâmica da criação musical na Escola de Música da UFMG (1925-2000)
Descrição: O trabalho abrangeu a pesquisa musicológica sobre a história da Escola de Música desde sua fundação em 1925 até o ano 2000; o registro fonográfico de obras musicais compostas por professores da instiuição no referido período; e a redação de um livro, posteriormente selecionado para publicação na Série MÚSICA EDITADA, da editora da UFMG..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alice Martins Belém Vieira - Integrante / Rosângela Pereira de Tugny - Integrante / Oiliam José Lanna - Integrante / Sérgio Freire - Coordenador / Rodrigo Miranda - Integrante.Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Remuneração.


Projetos de extensão


2018 - 2018
XI Seminário de Música Brasileira
Descrição: O Seminário de Música Brasileira da UEMG é um evento organizado anualmente na Escola de Música da UEMG, onde são oferecidos palestras, concertos e workshops com a participação de docentes e discentes da instituição, além de convidados de outras instituições de ensino do Brasil e exterior. O evento visa enriquecer a formação acadêmica dos alunos sobre a temática da música brasileira, contribuindo para sua formação profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) .
Integrantes: Alice Martins Belém Vieira - Coordenador.
2018 - Atual
Circulação de Música da Câmara
Descrição: Este projeto pretende realizar a circulação da produção da Escola de Música da UEMG, através da realização de concertos de grupos de música de câmara formados por alunos da Escola de Música da UEMG nas unidades desta Universidade em Belo Horizonte - Design, Guignard, Educação, Políticas Públicas Tancredo Neves e na própria Escola de Música. O eixo temático principal será a prática da música brasileira. A execução de cada obra dos concerto será precedida por breves comentários, de modo a contribuir com a apreciação musical por parte do público. Os concertos serão realizados no último mês de cada um dos semestres de 2018 para permitir uma boa preparação aos alunos, totalizando 10 concertos por ano. Serão abertos aos professores, alunos e funcionários das instituições envolvidas, bem como ao público externo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Alice Martins Belém Vieira - Coordenador / José Antônio Baeta Zille - Integrante / Fábio Ramos da Rocha Júnior - Integrante.
2017 - 2017
X Seminário de Música Brasileira
Descrição: O Seminário de Música Brasileira da UEMG é um evento organizado anualmente na Escola de Música da UEMG, onde são oferecidos palestras, concertos e workshops com a participação de docentes e discentes da instituição, além de convidados de outras instituições de ensino do Brasil e exterior. O evento visa enriquecer a formação acadêmica dos alunos sobre a temática da música brasileira, contribuindo para sua formação profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (20) .
Integrantes: Alice Martins Belém Vieira - Coordenador.
2016 - 2016
IX Seminário de Música Brasileira
Descrição: O Seminário de Música Brasileira da UEMG é um evento organizado anualmente na Escola de Música da UEMG, onde são oferecidos palestras, concertos e workshops com a participação de docentes e discentes da instituição, além de convidados de outras instituições de ensino do Brasil e exterior. O evento visa enriquecer a formação acadêmica dos alunos sobre a temática da música brasileira, contribuindo para sua formação profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (20) .
Integrantes: Alice Martins Belém Vieira - Coordenador.
2015 - 2015
VIII Seminário de Música Brasileira
Descrição: O Seminário de Música Brasileira da UEMG é um evento organizado anualmente na Escola de Música da UEMG, onde são oferecidos palestras, concertos e workshops com a participação de docentes e discentes da instituição, além de convidados de outras instituições de ensino do Brasil e exterior. O evento visa enriquecer a formação acadêmica dos alunos sobre a temática da música brasileira, contribuindo para sua formação profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Alice Martins Belém Vieira - Coordenador.
2014 - 2014
VII Seminário de Música Brasileira da ESMU/UEMG
Descrição: O Seminário de Música Brasileira da ESMU/UEMG oferece eventos relacionados à pesquisa e a performance da Música Brasileira, objetivando a troca de informações sobre o tema e proporcionando espaço para a crítica e o debate no âmbito acadêmico. Dentro dessa perspectiva, espera-se o aprofundamento no que diz respeito ao crescimento qualitativo acadêmico-científico da Universidade do Estado de Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alice Martins Belém Vieira - Coordenador.Financiador(es): Fundação Renato Azeredo - Auxílio financeiro.
2013 - 2013
II Seminário de Música Contemporânea da ESMU/UEMG
Descrição: O Seminário de Música Contemporânea da ESMU/UEMG oferece eventos relacionados à pesquisa e a performance da música contemporânea, objetivando a troca de informações sobre o tema e proporcionando espaço para a crítica e o debate no âmbito acadêmico. Dentro dessa perspectiva, espera-se o aprofundamento no que diz respeito ao crescimento qualitativo acadêmico-científico da Universidade do Estado de Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alice Martins Belém Vieira - Coordenador / Guilherme Nascimento - Integrante.Financiador(es): Fundação Renato Azeredo - Auxílio financeiro.
2013 - 2013
VI Seminário de Música Brasileira da ESMU/UEMG
Descrição: O Seminário de Música Brasileira da ESMU/UEMG oferece eventos relacionados à pesquisa e a performance da Música Brasileira, objetivando a troca de informações sobre o tema e proporcionando espaço para a crítica e o debate no âmbito acadêmico. Dentro dessa perspectiva, espera-se o aprofundamento no que diz respeito ao crescimento qualitativo acadêmico-científico da Universidade do Estado de Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alice Martins Belém Vieira - Coordenador.Financiador(es): Fundação Renato Azeredo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de desenvolvimento


2000 - 2003
Grupo de Percussão da UFMG
Descrição: O Grupo de Percussão da UFMG instituiu-se inicialmente como um programa de aprimoramento discente apoiado pela Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, através das bolsas PAD. Desde o início de suas atividades, o projeto envolveu alunos de bacharelado que dedicavam-se a investigação e a interpretação do repertório para percussão, bem como a sua divulgação em concertos para a comunidade interna da UFMG e externa. Assim, o projeto englobava atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. A utilização do piano é recorrente no repertório para grupo de percussão, o que justifica minha atuação como pianista no grupo, ocorrrida durante parte de meu curso de bacharelado em Música, na UFMG (mais especificamente no período de 2000 a 2003)..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Alice Martins Belém Vieira - Integrante / Fernado Rocha - Coordenador / Bruno Soares Santos - Integrante / Edson Fernando da Silva - Integrante / Emília Maria Chamone de Freitas - Integrante / Giuliano Barreto Ribas - Integrante / Guilherme Rodrigues de Faria - Integrante / Gustavo Galvão Ariz Grieco - Integrante / Lucia Pompeu de Freitas Campos - Integrante / ateus Espinha de Oliveira - Integrante / Tarcísio Braga - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa.


Outros Projetos


2017 - Atual
Projeto Drops de Música Contemporânea
Descrição: É de conhecimento geral o distanciamento que a música contemporânea tem em relação aos músicos intérpretes. No mundo profissional, há uma completa ignorância do que seja esta música. Esta distância também é notada nas escolas de músicas seja no repertório estudado, em sua maioria de música tonal, seja no desconhecimento dos alunos com relação à compositores, repertório e intérpretes especializados. O projeto DROPS DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA foi pensado para minimizar esta lacuna, visando realizar apresentações musicais do repertório contemporâneo nas salas de aula dos três cursos de graduação da Escola de Música da UEMG. Será apresentado um repertório de obras dos séculos XX e XXI comprometido com a renovação da linguagem musical em sua época. O projeto está ligado ao Grupo Ateliê Coletivo, grupo de Música Contemporânea da Escola de Música da UEMG, coordenado pelos professores Alice Martins Belém Vieira e Felipe de Oliveira Amorim. Temos como colaboradores os professores Fábio Henrique Viana; Alexandre Pereira da Silva; Stanley Levy..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Alice Martins Belém Vieira - Coordenador / Felipe de Oliveira Amorim - Integrante.
2013 - Atual
Centro de Música Brasiliera
Descrição: O Centro de Música Brasileira da ESMU é uma unidade temática para o estudo, a pesquisa, a promoção, a divulgação e a memória da música brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de comitê de assessoramento


2018 - 2018
Agência de fomento: Programa Institucional de Apoio à Pesquisa UEMG


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Perfomance Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pedagogia do piano.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Aprovada em Primeiro Lugar na vaga Piano/Música de Câmara- 40 hs, Processo Simplificado para Designação Temporária de Professores da Educação Superior da UEMG, Universidade do Estado de Mias Gerais.
2016
Aprovada em Segundo Lugar - Concurso Professor Adjunto de Piano, Escola de Música da UFMG, Escola de Música da UFMG.
2013
Projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura: "SCHLAG! Circuito de concertos", Secretaria de Estado de Cultura - Governo de Minas Gerais.
2012
Renovação da bolsa de estudos para Doutorado sanduíche pelo programa CAPES/DAAD, CAPES/DAAD.
2011
Bolsa de estudos para Doutorado sanduíche pelo programa CAPES/DAAD 2011/2012, CAPES/DAAD.
2009
Premiação na prova duos de câmara do XXVIII Concurso de Música de Câmara Rosa Mística - 2º lugar, Centro de Educação Profissional Rosa Mística.
2009
Premiação na prova de piano do XXVIII Concurso de Piano Rosa Mística - Menção honrosa, Centro de Educação Profissional Rosa Mística.
2009
Premiação no 1º Concurso Jovens Talentos, Casa de Música de Ouro Branco.
2009
Bolsa de estudos para Doutorado no Brasil, pelo programa PCRH, de 2009 a 2011, FAPEMIG.
2009
Finalista do I Concurso Jovens Solistas USP, Departamento de Música ECA/USP e Orquestra da Câmara da USP (OCAM).
2005
Finalista do Prêmio TIM de Música com o Grupo de Percussão da UFMG e Coral Infantil da Fundação Clóvis Salgado, TIM.
2004
Vencedora do V Jovem Músico BDMG, BDMG Cultural.
2001
Premiação no Concurso Jovens Músicos, BDMG- Cultural.
2001
Vencedora do 1º Concurso Jovens Cameristas com o Grupo de Percussão UFMG, UFMG.
2001
Bolsa PAD - Pianista do Grupo de Percussão da UFMG, Universidade Federal de Mias Gerais.
1999
Premiação de Melhor trabalho da área de letras e artes na VIII Semana de Iniciação Científica UFMG, UFMG.
1998
Bolsa Fundep de Iniciação Científica de 1998 a 2000, FUNDEP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BELÉM, Alice2014BELÉM, Alice. Estudo Analítico da 1a Série de 4 peças para piano de Cláudio Santoro. Modus: Revista da Escola de Música da UEMG, v. n.15, p. 61-80, 2014.

2.
BELÉM, Alice2011BELÉM, Alice; MONTEIRO, E. . O estudo epistolar na música. Modus: Revista da Escola de Música da UEMG, v. 8, p. 21-28, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FREIRE, S. ; BELÉM, Alice ; MIRANDA, R. . Do conservatório à escola: 80 anos de criação musical na Escola de Música da UFMG. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. v. 1. 112p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BELÉM, Alice. Considerações sobre a correspondência trocada entre Francisco Curt Lange e Cláudio Santoro de 1942 a 1949. In: SIMPEMUS 6 / Simpósio de Pesquisa em Música da UFPR, 2013, Curitiba. Anais do SIMPEMUS 6. Curitiba: DeArtes UFPR- Editora do Departamento de Artes da UFPR, 2013. p. 43-50.

2.
BELÉM, Alice. Procedimentos aleatórios nas obras Agrupamento em 10 (1966), Diagramas Cíclicos (1966) e Intermitências I (1967) de Cláudio Santoro. In: I Jornada Acadêmica do Programa de pós-graduação em música da Escola de Comunicação e Artes da ECA USP, 2012, São Paulo. Anais da I Jornada Acadêmica do Programa de pós-graduação em música da Escola de Comunicação e Artes da ECA USP. São Paulo: Programa de Pós Graduação em Música/ECA USP, 2012.

3.
BELÉM, Alice. Procedimentos aleatórios nas obras Agrupamento em 10 (1966), Diagramas Cíclicos (1966) e Intermitências I (1967) de Cláudio Santoro. In: II SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2012, Rio de Janeiro. Anais do II SIMPOM. Rio de Janeiro: Programa de Pós Graduação em Música/UNIRIO, 2012. p. 954-962.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BELÉM, Alice. Procedimentos aleatórios nas obras Agrupamento em 10 (1966), Diagramas Cíclicos (1966) e Intermitências I (1967) de Cláudio Santoro. In: II SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2012, Rio de Janeiro. Programação e Caderno de Resumos do II SIMPOM. Rio de Janeiro: Programa de Pós Graduação em Música/UNIRIO, 2012. p. 76-77.

2.
BELÉM, Alice. An analysis of the Cláudio Santoro?s piano works: Pequena Toccata (1942), Sonata 1942, 4 peças para piano (1943), 6 peças para piano (1946).. In: V Jornada de Jóvenes Musicólogos y Estudiantes de Musicologia, 2012, Madrid. Resúmenes de Comunicaciones - V Jornada de Jóvenes Musicólogos y Estudiantes de Musicologia. Madri: Universidad Autonoma de Madrid, 2012. p. 16-16.

3.
BELÉM, Alice. Procedimentos aleatórios nas obras Agrupamento em 10 (1966), Diagramas Cíclicos (1966) e Intermitências I (1967) de Cláudio Santoro. In: I Jornada Acadêmica do Programa de pós-graduação em música da Escola de Comunicação e Artes da ECA USP, 2012, São Paulo. E-book da I Jornada Acadêmica do Programa de pós-graduação em música da Escola de Comunicação e Artes da ECA USP. São Paulo: Programa de Pós Graduação em Música/ECA USP, 2012.

4.
FREIRE, S. ; TUGNY, R. P. ; Lanna, Oiliam ; BELÉM, Alice ; MIRANDA, R. . Panorâmica da criação musical na Escola de Música da UFMG. In: XIII Encontro da Nacional da ANPPOM, 2001, Belo Horizonte. Anais do XIII Encontro da Nacional da ANPPOM, 2001. v. II. p. 692-696.

5.
BELÉM, Alice; MIRANDA, R. ; TUGNY, R. P. ; FREIRE, S. . Panorâmica da criação musical na Escola de Música da UFMG (1925-2000). In: IX Semana de Iniciação Científica da UFMG e Semana do Conhecimento, 2000, Belo Horizonte. Anais da IX Semana de Iniciação Científica da UFMG e Semana do Conhecimento, 2000. v. 1. p. 427-427.

6.
MIRANDA, R. ; BELÉM, Alice ; TUGNY, R. P. ; FREIRE, S. . Panorâmica da Criação Musical na Escola de Música da UFMG (1925-2000). In: VIII Semana de Iniciação Científica da UFMG e I Semana de Pós-Graduação, 1999, Belo Horizonte. Pesquisa e Sociedade, 1999. v. 1. p. 401-401.

Apresentações de Trabalho
1.
BELÉM, Alice; ASSIS, A. C. . O Piano na Música Contemporânea Brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BELÉM, Alice; SANTOS, A. B. . Composição para piano na Universidade Brasileira (2000-2014) - Estágio inicial da pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BELÉM, Alice. Do Conservatório à Escola de Música. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BELÉM, Alice; DUTRA, J. P. P. . Composição para piano na Universidade Brasileira (2000-2014). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BELÉM, Alice. Considerações sobre a correspondência trocada entre Francisco Curt Lange e Cláudio Santoro de 1942 a 1949. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BELÉM, Alice. An analysis of the Cláudio Santoro?s piano works: Pequena Toccata (1942), Sonata 1942, 4 peças para piano (1943), 6 peças para piano (1946).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BELÉM, Alice. Procedimentos aleatórios nas obras Agrupamento em 10 (1966), Diagramas Cíclicos (1966) e Intermitências I (1967) de Cláudio Santoro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BELÉM, Alice. Procedimentos aleatórios nas obras Agrupamento em 10 (1966), Diagramas Cíclicos (1966) e Intermitências I (1967) de Cláudio Santoro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BELÉM, Alice. Considerações sobre o estudo de correspodências entre músicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BELÉM, Alice. Concertos de Mozart. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BELÉM, Alice. Alguns ramos de pesquisa em performance musical. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BELÉM, Alice. Música Contemporânea brasileira para piano com ênfase na obra de Cláudio Santoro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FREIRE, S. ; BELÉM, Alice ; MIRANDA, R. . Do conservatório à escola: 80 anos da criação musical em Belo Horizonte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FREIRE, S. ; TUGNY, R. P. ; Lanna, Oiliam ; BELÉM, Alice ; MIRANDA, R. . Panorâmica da criação musical na Escola de Música da UFMG (1925-2000). 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BELÉM, Alice. Diálogos de Cláudio Santoro com a produção musical contemporânea : um estudo a partir de correspondências do compositor e da análise musical de obras para piano 2013 (Tese de doutorado).

2.
BELÉM, Alice. Anais do VI Seminário de Música Brasileira da ESMU/UEMG 2013 (Anais (Organizadora)).

3.
BELÉM, Alice. O dodecafonismo na 1ª e na 2ª séries de peças para piano de Cláudio Santoro. 2006 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BELÉM, Alice; SAMPAIO, M. A. ; OLIVEIRA, A. S. R. ; SCHREIBER, C. B. . Comissão de Reformulação Curricular dos Cursos de Especialização Lato Sensu da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BELÉM, Alice; RODRIGO, S. ; VASCONCELOS, R. ; MENEGALE, B. ; PEREZ-GONZALEZ, E. ; SZRVINSK, C. . Programa Harmonia - II Festival de Maio. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BELÉM, Alice; GRUPO SCHLAG! . Programa Harmonia - SCHLAG. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BELÉM, Alice. Masterclass de piano. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BELÉM, Alice. Oficina: prática do repertório para piano do século XX. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
BELÉM, Alice. VI Festival de Maio - cordas e piano (Homenagem a Edino Krieger). 2018. Interpretação.

2.
BELÉM, Alice; PITTENGER, E. . Belo Cello Festival. 2018. Interpretação.

3.
BELÉM, Alice; AMORIM, F. ; Rafael Perrota ; LUCAS, M. ; VIANA, F. ; FERREIRA, G. ; CARVALHO, R. . Projeto Viva Música: concerto do grupo Ateliê Coletivo. 2018. Interpretação.

4.
BELÉM, Alice; DANDARA, N. ; SILVA, A. . Recital de canto, clarinete e piano. 2018. Interpretação.

5.
BELÉM, Alice; AUGUSTO, Charles ; Rafael Perrota ; FERREIRA, G. ; LUCAS, M. ; Godoi, R . Série Vertentes: Música Contemporânea: interação e interdisciplinaridade. 2018. Interpretação.

6.
BELÉM, Alice. Série Música Comentada: concerto Ateliê Coletivo. 2018. Interpretação.

7.
BELÉM, Alice. Encontro com a Música Vocal Brasileira. 2018. Outra.

8.
BELÉM, Alice; BERTOLINO, Dante . IDEA em concerto: Recital de violino e piano. 2017. Interpretação.

9.
BELÉM, Alice; AMORIM, F. ; Rafael Perrota ; FERREIRA, G. ; LUCAS, M. ; CARVALHO, R. . Concerto Ateliê Coletivo - Música Contemporânea. 2017. Interpretação.

10.
BELÉM, Alice; DUTRA, V. . Encontros com a Música de Câmara Brasileira. 2017. Interpretação.

11.
BELÉM, Alice; REIS, C. ; MEGARO, E. ; ASSIS, A. C. ; GIL, S. C. ; BORGHOFF, G. . II Encontro Internacional de Piano Contemporâneo. 2017. Interpretação.

12.
BELÉM, Alice; AMORIM, F. ; Rafael Perrota ; FERREIRA, G. ; LUCAS, M. ; CARVALHO, R. . Recital Comentado - Amostragem da disciplina 'Interpretação da Música Contemporânea'. 2017. Interpretação.

13.
BELÉM, Alice; DIAZ, J. ; BUENO, J. . Música Comentada: Brahms e Debussy. 2017. Interpretação.

14.
BELÉM, Alice; AMORIM, F. ; Rafael Perrota ; FERREIRA, G. ; LUCAS, M. ; CARVALHO, R. . Ateliê C.. 2017. Interpretação.

15.
BELÉM, Alice; DIAZ, J. ; BUENO, J. . IDEA em concerto: Brahms e Debussy. 2017. Interpretação.

16.
BELÉM, Alice; TRIFUNOVIC, J. ; BUENO, J. ; DIAZ, J. . IDEA em concerto: Stravinsky, Khachaturian e Kurtág. 2017. Interpretação.

17.
BUENO, J. ; TRIFUNOVIC, J. ; DIAZ, J. ; BELÉM, Alice . Trios para clarinete, violino/viola, piano. 2016. Interpretação.

18.
BELÉM, Alice; AUGUSTO, Charles . IV Festival de Maio. 2016. Interpretação.

19.
BELÉM, Alice; ASSIS, A. C. ; AUGUSTO, Charles ; CHAIB, F. ; AMORIM, F. ; SILVA, A. ; FERNANDES, R. ; NEVES, E. ; LANNA, O. ; ABREU, R. . Música nas Américas - Oficina Música Viva. 2016. Interpretação.

20.
BELÉM, Alice; DUTRA, J. P. P. . I Encontro Internacional de Piano Contemporâneo. 2016. Interpretação.

21.
BELÉM, Alice; BOYCE, D. . Grupo de Performance de Música Contemporânea da UEMG. 2016. Interpretação.

22.
BELÉM, Alice; ASSIS, A. C. ; CARDASSI, L. . O Piano na Música Contemporânea Brasileira. 2016. Interpretação.

23.
BELÉM, Alice; AUGUSTO, Charles ; ASSIS, A. C. ; ABREU, R. ; Lanna, Oiliam ; AMORIM, F. ; SILVA, A. ; FERNANDES, R. ; NEVES, E. . Oficina Música Viva - Temporada 2016. 2016. Interpretação.

24.
BELÉM, Alice; AMORIM, F. ; CAMPOS, N. A. ; DUTRA, J. P. P. ; DIAS, M. S. . Música XXI: Concerto Performance da Música dos Séculos XX e XXI. 2016. Interpretação.

25.
BELÉM, Alice. Concerto Escuta e Performance da Música Contemporânea. 2015. Interpretação.

26.
BELÉM, Alice. Concerto SCHLAG! - Verão Arte Contemporânea 9. 2015. Interpretação.

27.
BELÉM, Alice; SILVA, A. ; DANDARA, N. . Série Viva Música: Trio soprano, clarinete e piano. 2015. Interpretação.

28.
BELÉM, Alice; MIRANDA, R. . Manhãs Musicais - Alice Belém e Rodrigo Miranda - Solos para piano. 2015. Interpretação.

29.
BELÉM, Alice; KOOLE, M. ; DANTAS, P. ; AUGUSTO, Charles . SCHLAG! Concerto Verão Arte Contemporânea I. 2014. Interpretação.

30.
BELÉM, Alice; VASCONCELOS, R. ; RODRIGO, S. . II Festival de Maio. 2014. Interpretação.

31.
BELÉM, Alice; GRUPO SCHLAG! . SCHLAG! Concerto Verão Arte Contemporânea II. 2014. Interpretação.

32.
BELÉM, Alice; AMORIM, F. ; VIANA, F. . Seminários Musicais: 100 anos de Guerra-Peixe. 2014. Interpretação.

33.
BELÉM, Alice; RADICCHI, J. ; MENEGALE, B. ; PEREZ-GONZALEZ, E. ; RODRIGO, S. ; VASCONCELOS, R. . Música Nova, Música redescoberta. 2014. Interpretação.

34.
BELÉM, Alice; PITTENGER, E. ; ALANDIA, E. . Composição em Foco: Edgar Alandia. 2014. Interpretação.

35.
BELÉM, Alice; Senise, Luiz ; AUBIN, M. ; CANTON, J. ; ALVIM, H. . Concerto de abertura do VII Seminário de Música Brasileira da ESMU UEMG. 2014. Interpretação.

36.
BELÉM, Alice; AMORIM, F. . Prata da Casa - Lançamento do CD MOCÒ (1996-2010). 2014. Interpretação.

37.
BELÉM, Alice; VASCONCELOS, R. . II Festival de Maio. 2014. Composição (estréia).

38.
RODRIGO, S. ; BELÉM, Alice . II Festival de Maio. 2014. Composição (estréia).

39.
VASCONCELOS, R. ; BELÉM, Alice . Música Nova, Música redescoberta. 2014. Composição (estréia).

40.
BELÉM, Alice; GRUPO SCHLAG! . Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2014: concerto SCHLAG. 2014. Composição (estréia).

41.
BELÉM, Alice; SILVA, A. ; DANDARA, N. . Manhãs Musicais - Trio canto, piano, clarinete. 2014. Interpretação.

42.
BELÉM, Alice; RODRIGO, S. ; BRAGA, Alexandre ; PITTENGER, E. ; Rocha, Fernado . Piano piano si va lontano. 2014. Interpretação.

43.
BELÉM, Alice; GRUPO SCHLAG! . Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2014: concerto SCHLAG. 2014. Interpretação.

44.
GRUPO SCHLAG! ; BELÉM, Alice . Música de Invenção, experimental e improvisada - SCHLAG! e Frauke Aulbert. 2013. Interpretação.

45.
GRUPO SCHLAG! ; BELÉM, Alice . Multifonias - Concerto III. 2013. Interpretação.

46.
BELÉM, Alice; VIANA, F. . Concerto comentado: Guerra Peixe e Cláudio Santoro. 2013. Interpretação.

47.
BELÉM, Alice; CUNHA, A. C. B. . Concerto de encerramento do VI Seminário de Música Brasileira e II Seminário de Música Contemporânea. 2013. Interpretação.

48.
BELÉM, Alice; Grupo Sonante 21 . Multifonias - Concerto II. 2013. Interpretação.

49.
BELÉM, Alice; VIANA, F. . Música Comentada. 2013. Interpretação.

50.
Santoro, Claudio ; BELÉM, Alice ; AUGUSTO, Charles . Klavierabend mit Studierenden der Klasse von Prof. Paulo Alvares. 2012. Interpretação.

51.
BELÉM, Alice; HERNANDEZ, A. . Kammermusikabend II. 2012. Interpretação.

52.
BELÉM, Alice. Klavierabend mit Studierenden der Klasse von Prof. Paulo Alvares. 2012. Interpretação.

53.
BELÉM, Alice. Klavierabend - Klavier - Schlagzeug. 2012. Interpretação.

54.
BELÉM, Alice; Grupo Sonante 21 . Bang on a can: Singing in the dead of night.. 2012. Interpretação.

55.
BELÉM, Alice. Aufbruch - Wege in die Moderne (3. Konzert). 2012. Interpretação.

56.
BELÉM, Alice. NeueKlavierMusik, Kammermusik, Experimentelle Improvisation. 2012. Interpretação.

57.
Yasutaki Inamori ; Dirk Rothbrust ; Byounggu Kim ; BELÉM, Alice ; Boris Radulovic . Departure 4. 2011. Interpretação.

58.
Santoro, Claudio ; BELÉM, Alice . Klavierabend mit Studierenden der Klasse Prof. Paulo Alvares. 2011. Interpretação.

59.
PERCINIO, C. ; BELÉM, Alice . Recital de Formatura em Percussão Catarina Percínio. 2011. Interpretação.

60.
BELÉM, Alice; Dirk Rothbrust ; Boris Radulovic ; Byounggu Kim ; Yasutaki Inamori . Departure 4. 2011. Composição (estréia).

61.
BELÉM, Alice; Orquestra de Câmara da Pró-Música ; Regente: Nelson Nilo Hack . Concerto na série Clássicos Pró-Música. 2010. Interpretação.

62.
BELÉM, Alice. Recital de piano no VII Seminário Integrado dos Cursos de Graduação UEMG. 2010. Interpretação.

63.
BELÉM, Alice; BRAGA, Alexandre . 23º Inverno Cultural da UFSJ:Paisagens Sonoras- Recital de flauta e piano. 2010. Interpretação.

64.
BELÉM, Alice; AUGUSTO, Charles ; MENEZES, Florivaldo . VIII BIMESP - Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo. 2010. Interpretação.

65.
BELÉM, Alice; BRAGA, Alexandre . Recital de flauta e piano. 2010. Interpretação.

66.
BELÉM, Alice; BRAGA, Alexandre . Recital de flauta e piano. 2010. Interpretação.

67.
BELÉM, Alice. VIII Seminário Integrado dos Cursos de Graduação e III Seminário de Progressos da ESMU/UEMG. 2010. Interpretação.

68.
BELÉM, Alice; FERREIRA, Filipe . Recital a classe de flauta do Departamento da ECA-USP. 2009. Interpretação.

69.
BELÉM, Alice; PALOPOLI, Cibele . Concerto de Música de Câmara do Departamento de Música ECA/USP. 2009. Interpretação.

70.
BELÉM, Alice; Frey, Laís ; Castro, Rebecca ; FORTE, Diego ; ALENCAR, Ana Paula ; LUZ, Rodrigo . Tributo a Rachmaninoff. 2009. Interpretação.

71.
BELÉM, Alice. Série Música no Conservatório - Conservatório Brasileiro de Música. 2009. Interpretação.

72.
BELÉM, Alice; GONCALVES, D. . I Concurso Jovens Solistas CMU. 2009. Interpretação.

73.
BELÉM, Alice; AUGUSTO, Charles ; MENEZES, Florivaldo . O tempo do Som - Recital de formatura de Charles Augusto. 2009. Interpretação.

74.
BELÉM, Alice. Concerto de Premiação do Concurso Jovens Talentos - Casa de Música Ouro Branco. 2009. Interpretação.

75.
BELÉM, Alice. Projeto Música Comentada : Tributo Villa-Lobos / Santoro. 2009. Interpretação.

76.
BELÉM, Alice. XXVIII Concurso Latino Americano Rosa Mística PIANO. 2009. Interpretação.

77.
BELÉM, Alice; PALOPOLI, Cibele . XXVIII Concurso Latino Americano Rosa Mística MUSICA DE CAMARA. 2009. Interpretação.

78.
BELÉM, Alice; BOAVENTURA, C. ; BARRETO, L. ; RODRIGUES, A. ; NABLE, F. . Concertos de Mozart. 2008. Interpretação.

79.
BELÉM, Alice. Projeto Música Cometada - Recital Romantismo e modernidade na música para piano. 2008. Interpretação.

80.
BELÉM, Alice; Ponte, Gian Matheus ; Frey, Laís ; Spoladore, Marina ; Castro, Rebecca . Música no Forum - Tributo a Franz Liszt. 2008. Interpretação.

81.
BELÉM, Alice; Ponte, Gian Matheus . Concertos Brasileiros. 2008. Interpretação.

82.
RODRIGO, S. ; BELÉM, Alice ; AMORIM, F. ; BRANCO, M. C. ; CYRINO, M. . Eu gostaria de ouvir. 2008. Interpretação.

83.
Orquestra de Câmara do SESIMINAS ; Regente Marco Antônio Maia Drummond ; BELÉM, Alice . Concerto de Câmara - Orquestra de Câmara SESIMINAS. 2008. Interpretação.

84.
BELÉM, Alice; BRAGA, Alexandre ; FARIA, C. . Série Manhãs Musicais II. 2008. Interpretação.

85.
BELÉM, Alice. Segunda Musical. 2008. Interpretação.

86.
BELÉM, Alice; Ponte, Gian Matheus ; TOMASELLI, G. ; Frey, Laís ; Werner, Leoni ; Castro, Rebecca . Projeto Tributo a Franz Liszt. 2008. Interpretação.

87.
RODRIGO, S. ; BELÉM, Alice ; AMORIM, F. ; BRANCO, M. C. ; CYRINO, M. . Eu gostaria de ouvir. 2008. Composição (estréia).

88.
BELÉM, Alice; OLIVEIRA, A. ; BARRETO, L. ; RODRIGUES, A. ; NABLE, F. . AFAEMG Clássicos. 2008. Interpretação.

89.
BELÉM, Alice; MENEGALE, B. ; JULIANO, C. . Série Manhãs Musicais I. 2008. Interpretação.

90.
BELÉM, Alice; Alunos de Música de Câmara . Audição de Alunos de Música de Câmara. 2008. Outra.

91.
BELÉM, Alice. Audição Grupos Vocais e Intstrumentais. 2008. Outra.

92.
BELÉM, Alice; Ponte, Gian Matheus ; Spoladore, Marina ; Senise, Luiz ; Navia, Diogo . Música no Forum - Tributo a Francis Poulenc. 2007. Interpretação.

93.
BELÉM, Alice; Quarteto Opus ; Carneiro, Márcio . 7ª Semana da Música de Câmara - Manhãs Musicais. 2007. Interpretação.

94.
BELÉM, Alice; OLIVEIRA, A. ; BARRETO, L. ; RODRIGUES, A. ; NABLE, F. . Segunda Musical. 2007. Interpretação.

95.
BELÉM, Alice; OLIVEIRA, A. ; BARRETO, L. ; RODRIGUES, A. ; NABLE, F. . Música Comentada - Recital de Piano. 2007. Interpretação.

96.
BELÉM, Alice; BAFFA, R. ; SAMPAIO, E. ; BORBA, E. . 18º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga - Audição de Canto. 2007. Interpretação.

97.
BELÉM, Alice; Grupo Oficina Música Viva . Oficina Música Viva - Concertos 2007. 2007. Interpretação.

98.
BELÉM, Alice. 20º Concurso de Piano ARTLIVRE. 2007. Interpretação.

99.
BELÉM, Alice. Oficina Música Viva - Concerto I. 2006. Interpretação.

100.
BELÉM, Alice; RADICCHI, J. ; RIBEIRO, M. ; MARGUTTI, L. ; JR., A. ; FILHO, M. ; SZRVINSK, C. . Projeto 'Música contemporânea para Minas' - Concerto I. 2006. Interpretação.

101.
BELÉM, Alice. Recital de Piano - Mestrado em Performance Musical. 2006. Interpretação.

102.
BELÉM, Alice. Projeto 'Viva Música' - Concerto 'Grupo Música Viva'. 2006. Interpretação.

103.
BELÉM, Alice; Sérgio Freire ; MIRANDA, R. . Concerto-Palestra de lançamento do livro 'Do conservatório à escola: 80 anos da criação musical em Belo Horizonte'. 2006. Outra.

104.
BELÉM, Alice; RADICCHI, J. ; RIBEIRO, M. ; MARGUTTI, L. ; JR., A. ; FILHO, M. ; SZRVINSK, C. . Projeto 'Música contemporânea para Minas' - Concerto II. 2006. Interpretação.

105.
BELÉM, Alice; RADICCHI, J. ; RIBEIRO, M. ; MARGUTTI, L. ; JR., A. ; FILHO, M. . Projeto 'Música contemporânea para Minas' - Concerto III. 2006. Interpretação.

106.
BELÉM, Alice; RADICCHI, J. ; RIBEIRO, M. ; MARGUTTI, L. ; JR., A. ; FILHO, M. ; SZRVINSK, C. . Projeto 'Música contemporânea para Minas' - Concerto IV. 2006. Interpretação.

107.
RIBEIRO, M. ; BELÉM, Alice ; RADICCHI, J. . Projeto 'Música contemporânea para Minas' - Concerto I. 2006. Composição (estréia).

108.
MARGUTTI, L. ; BELÉM, Alice ; RADICCHI, J. . Projeto 'Música contemporânea para Minas' - Concerto I. 2006. Composição (estréia).

109.
JR., A. ; BELÉM, Alice ; RADICCHI, J. . Projeto 'Música contemporânea para Minas' - Concerto I. 2006. Composição (estréia).

110.
FILHO, M. ; BELÉM, Alice ; RADICCHI, J. . Projeto 'Música contemporânea para Minas' - Concerto I. 2006. Composição (estréia).

111.
BELÉM, Alice; RADICCHI, J. . Projeto 'Viva Música' - Concerto 'Raro Ouvido'. 2006. Interpretação.

112.
BELÉM, Alice. Projeto Música Comentada - recital de piano. 2006. Interpretação.

113.
BELÉM, Alice; RADICCHI, J. . 5ª Semana de Música de Câmara - Concerto de Participantes. 2006. Interpretação.

114.
BELÉM, Alice; RADICCHI, J. . Segunda Musical. 2005. Interpretação.

115.
BELÉM, Alice. Recital de Piano. 2005. Interpretação.

116.
BELÉM, Alice. Programa do Colóquio de Pesquisa do Mestrado - RECITAIS. 2005. Interpretação.

117.
BELÉM, Alice; COTTA, C. ; ALVES, S. . Trios Brasileiros - Recital de Disciplina de Mestrado. 2005. Interpretação.

118.
BELÉM, Alice; Grupo de percussão da UFMG ; Coral Lírico do Palácio das Artes ; Lanna, Oiliam . Abertura do 1º Festival Internacional de Música de BH/ Percussão: um convite à diversidade. 2004. Interpretação.

119.
BELÉM, Alice. XXI Concurso Nacional 'Cidade de Araçatuba' - piano, canto e música de câmara. 2004. Interpretação.

120.
BELÉM, Alice; RADICCHI, J. . Jovem Músico BDMG - 2004. 2004. Interpretação.

121.
BELÉM, Alice; RADICCHI, J. . Projeto Segunda Musical. 2004. Interpretação.

122.
BELÉM, Alice; Grupo de percussão da UFMG ; Coral Infanto-Juvenil Palácio das Artes ; Coral do Projeto Cariúnas ; Coral do Centro de Musicalização Infantil da UFMG . Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda. 2004. Interpretação.

123.
BELÉM, Alice. Recital de Formatura Alice Belém. 2004. Interpretação.

124.
BELÉM, Alice; Grupo de percussão da UFMG ; Coral infantil da Fundação Clóvis Salgado . 6º Encontro da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha: Villa Lobos e os Brinquedos de Roda. 2004. Registro Fonográfico.

125.
BELÉM, Alice; Grupo de percussão da UFMG ; Coral Infanto-Juvenil Palácio das Artes ; Coral do Projeto Cariúnas ; Coral do Centro de Musicalização Infantil da UFMG . Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda. 2004. Interpretação.

126.
BELÉM, Alice. V Jovem Músico BDMG. 2004. Interpretação.

127.
BELÉM, Alice; RADICCHI, J. ; CABRAL, S. A. . Série Viva Música: Obras de Calimério Soares. 2004. Interpretação.

128.
BELÉM, Alice; RADICCHI, J. . Concerto de Música de Câmara. 2004. Interpretação.

129.
BELÉM, Alice; Grupo de percussão da UFMG ; Coro infantil da Fundação Clóvis Salgado . Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda. 2004. Registro Fonográfico.

130.
BELÉM, Alice; Grupo de percussão da UFMG ; MONTEIRO, L. ; PEREZ-GONZALEZ, E. . Encontros com a Música Contemporânea Brasileira ? Concerto de homenagem aos 60 anos do compositor Almeida Prado. 2003. Interpretação.

131.
BELÉM, Alice. Concerto às 18.45: 'Villa Lobos e os Brinquedos de Roda'. 2003. Interpretação.

132.
BELÉM, Alice; Grupo de percussão da UFMG ; Coral do Centro de Musicalização Infantil da UFMG ; Coral Infanto-Juvenil da UEMG ; Coral Infantil da Fundação de Educação Artística ; Coro infantil da Fundação Clóvis Salgado ; Coral Pequenos Cantores da Serra ; Coral do Projeto Cariúnas ; Coral do Jubileu . Concerto de Abertura do 6º Encontro da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha. 2003. Interpretação.

133.
BELÉM, Alice; OLIVEIRA, A. S. R. ; AMORIM, F. ; FRANCO, N. ; VIANA, P. M. ; VIGGIANO, N. ; SILVA, D. A. ; SILVA, I. A. ; SILVEIRA, W. ; RIBAS, G. ; LACERDA, H. . XI Mostra de Composições da Escola de Música da UFMG. 2003. Interpretação.

134.
BELÉM, Alice; ROSSE, L. . XII Mostra de Composições da Escola de Música da UFMG. 2003. Interpretação.

135.
BELÉM, Alice; Grupo de percussão da UFMG . Projeto VivaMúsica: Concerto Grupo de Percussão EMUFMG. 2003. Interpretação.

136.
Toussaint, Eugenio ; intérpretes residentes em Belo Horizonte ; BELÉM, Alice . 4º Encontro de Compositores e Intérpretes Latino- Americanos. 2002. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Compositores mineiros ; intérpretes residentes em Belo Horizonte ; Orquestra de Câmara do SESIMINAS ; BELÉM, Alice . Eu gostaria de ouvir-mostra de música contemporânea. 2008 (Gravação de disco).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
BELÉM, Alice. Participação em banca de Marcelo Almeida Sampaio. As estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da leitura à primeira vista ao piano. 2017. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Música da Escola de Música da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BELÉM, Alice. Banca do Processo Seletivo de Designação de Professores para o ano de 2013 (Provas para Pianistas acompanhadores). 2012. Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Outras participações
1.
BELÉM, Alice. Banca do Concurso Jovem Solista da ESMU/UEMG. 2018. Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
BELÉM, Alice. Comissão de Avaliação de Projetos e Currículo do Edital 08/2017 - PIBIC-FAPEMIG-UEMG e Edital 09/2017 - BIC JR - CNPq-FAPEMIG-UEMG. 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
BELÉM, Alice; Rocha, Fernado; BARBEITAS, F. T.. Banca examinadora do Recital de Stanley Levy, como requisito para aprovação na disciplina. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
BELÉM, Alice. Processo Seletivo do Curso de Extensão (Formação Musical) - Instrumento: Piano. 2015.

5.
BELÉM, Alice. Prova de Habilidades Específicas da Escola de Música da UEMG. 2012. Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
BELÉM, Alice. Teste de Habilidade Específica - Processo Seletivo do Curso de Extensão (Formação Musical) da Escola de Música da UEMG. 2008.

7.
BELÉM, Alice. Teste de aptidão - Processo Seletivo do Curso de Extensão (Formação Musical) da Escola de Música da UEMG. 2006.

8.
BELÉM, Alice. Teste de aptidão - Processo Seletivo do Curso de Extensão (Formação Musical) da Escola de Música da UEMG. 2005.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIMPEMUS 6.Considerações sobre a correspondência trocada entre Francisco Curt Lange e Cláudio Santoro de 1942 a 1949. 2013. (Simpósio).

2.
II Simpósio Brasileiro de Pós Graduandos em Música.Procedimentos aleatórios nas obras Agrupamento em 10 (1966), Diagramas Cíclicos (1966) e Intermitências I (1967) de Cláudio Santoro. 2012. (Simpósio).

3.
I Jornada Acadêmica do Programa de pós-graduação em música da Escola de Comunicação e Artes da USP.Procedimentos aleatórios nas obras Agrupamento em 10 (1966), Diagramas Cíclicos (1966) e Intermitências I (1967) de Cláudio Santoro. 2012. (Outra).

4.
V Jornadas de jóvenes musicólogos y estudiantes de Musicología. An analysis of the Cláudio Santoro?s piano works: Pequena Toccata (1942), Sonata 1942, 4 peças para piano (1943), 6 peças para piano (1946).. 2012. (Congresso).

5.
Ciclo de palestras da Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da USP.Ciclo de palestras da Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da USP. 2009. (Outra).

6.
II Colóquio de Pesquisa da Escola de Música da UEMG.Alguns ramos de pesquisa em performance musical. 2007. (Outra).

7.
II Colóquio de Pesquisa da Escola de Música da UEMG.Alguns ramos de pesquisa em performance musical. 2007. (Outra).

8.
V Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da Escola de Música da UEMG.Música Contemporânea brasileira para piano com ênfase na obra de Cláudio Santoro. 2007. (Seminário).

9.
Palestra-recital de lançamento de livro.Do conservatório à escola: 80 anos de criação musical na Escola de Música da UFMG. 2006. (Outra).

10.
53ª reunião anual da SBPC.Panorâmica da Criação Musical na Escola de Música da UFMG (1925-2000). 2001. (Seminário).

11.
XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.Panorâmica da Criação Musical na Escola de Música da UFMG (1925-2000). 2001. (Encontro).

12.
IX Semana de Iniciação Científica da UFMG e Semana do Conhecimento.Panorâmica da Criação Musical na Escola de Música da UFMG (1925-2000). 2000. (Outra).

13.
VIII Semana de Iniciação Científica da UFMG e I Semana de Pós-Graduação.Panorâmica da criação musical da Escola de Música da UFMG (1925-2000). 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BELÉM, Alice. Encontro com a Música Vocal Brasileira. 2018. (Concerto).

2.
BELÉM, Alice; FREITAS, S. . Masterclass de piano - Stefane Freitas. 2018. (Outro).

3.
BELÉM, Alice; KIM, S. M. . Masterclass de piano - Sun Min KIm. 2018. (Outro).

4.
BELÉM, Alice; DUTRA, V. ; CLAUDINO, V. ; LATERZZA, M. . Encontros com a Música de Câmara Brasileira. 2017. (Concerto).

5.
BELÉM, Alice; CLAUDINO, V. ; ZILLE, J. A. B. ; GLOOR, A. ; EGIDIO, I. ; PACIFICO, F. ; THOM, W. . Encontro com a Música Orquestral Brasileira. 2017. (Concerto).

6.
BELÉM, Alice. X Seminário de Música Brasileira da ESMU/UEMG. 2017. (Outro).

7.
ROCHA, E. M. O. ; PASCOA, M. ; CASTRO, B. M. ; MACHADO NETO, D. ; OLIVEIRA, V. E. ; SUGNOL, B. ; ASSIS, A. C. ; BARBEITAS, F. T. ; BELÉM, Alice . IV Simpósio de Música Ibero-Americana (SIMIbA) e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS). 2016. (Congresso).

8.
BELÉM, Alice; Assis, Ana Cláudia ; CARDASSI, L. ; ZAMITH, A. ; TELLES, A. . I Encontro Internacional de Piano Contemporâneo. 2016. (Outro).

9.
LOPES, H. ; ASSIS, A. C. ; HOLLER, M. ; NAVEDA, L. ; MONTEIRO, E. ; DOMENICI, C. ; AMORIM, F. ; BELÉM, Alice ; CARNEIRO, A. N. ; RODRIGUES, F. M. ; ASSIS, S. C. ; SCHNEIDER, C. B. ; BORGES, G. A. ; SILVA, C. L. ; MARINO, G. ; CASTRO, G. A. S. ; MIRANDA, V. R. E. ; VIANA, F. ; VIANNA, R. ; BARROS, J. M. . XXVI Congresso da ANPPOM. 2016. (Congresso).

10.
BELÉM, Alice; PONTE, G. ; NOWAK, K. . Duo Gian Ponte e Kaja Nowak. 2016. (Concerto).

11.
TELLES, A. ; BELÉM, Alice . Master Class de Piano: Ana Telles. 2016. (Outro).

12.
BELÉM, Alice. IX Seminário de Música Brasileira da ESMU/UEMG. 2016. (Outro).

13.
BELÉM, Alice; GONZALEZ, D. P. . Master Class de Piano e Música de Câmara, ministrado por Daniel González. 2015. (Outro).

14.
BELÉM, Alice. VIII Seminário de Música Brasileira da ESMU/UEMG. 2015. (Outro).

15.
BELÉM, Alice. VII Seminário de Música Brasileira da ESMU/UEMG. 2014. (Outro).

16.
BELÉM, Alice; PEREZ-GONZALEZ, E. ; MENEGALE, B. . Música Vocal Brasileira I. 2014. (Concerto).

17.
BELÉM, Alice; MENEGALE, B. ; PEREZ-GONZALEZ, E. . Música Vocal Brasileira II. 2014. (Concerto).

18.
BELÉM, Alice; MENEGALE, B. ; PEREZ-GONZALEZ, E. . Música Vocal Brasileira III. 2014. (Concerto).

19.
BELÉM, Alice; VIANA, F. ; AMORIM, F. . Seminários Musicais: 100 anos de Guerra-Peixe. 2014. (Concerto).

20.
BELÉM, Alice; MENEGALE, B. ; PEREZ-GONZALEZ, E. . Música Vocal Brasileira V. 2014. (Concerto).

21.
BELÉM, Alice. VII Seminário de Música Brasileira da ESMU/UEMG. 2014. (Outro).

22.
BELÉM, Alice; VIANA, F. ; AMORIM, F. . Seminários Musicais: 100 anos de Guerra-Peixe. 2014. (Outro).

23.
BELÉM, Alice; MENEGALE, B. ; PEREZ-GONZALEZ, E. . Música Vocal Brasileira VI. 2014. (Concerto).

24.
BELÉM, Alice; MIRANDA, R. . Master Class de Piano e Música de Câmara ministrado por Rodrigo Miranda. 2014. (Outro).

25.
BELÉM, Alice; MENEGALE, B. ; PEREZ-GONZALEZ, E. . Música Vocal Brasileira IV. 2014. (Concerto).

26.
BELÉM, Alice. VI Seminário de Música Brasileira da ESMU/UEMG. 2013. (Outro).

27.
BELÉM, Alice; Grupo Caxangá . Grupo Caxangá. 2013. (Concerto).

28.
BELÉM, Alice; ISOLANI, H. ; TOSTES, S. ; SIQUEIRA, A. ; RIBEIRO, M. ; GOMES, J. S. ; NIGRI, V. ; FERREIRA, I. A. P. C. ; CASTRO, A. L. A. ; ANUNCIACAO, F. M. ; CAETANO, F. ; CERQUEIRA, L. ; CERQUEIRA, L. ; CARLOS, R. ; JUNIOR, V. ; AMARAL, D. ; SILVA, P. ; LINO, L. ; CARLOS, C. A. ; PORTES, A. ; SANTIAGO, D. . Concerto Brasileiro. 2013. (Concerto).

29.
BELÉM, Alice. VI Seminário de Música Brasileira da ESMU/UEMG. 2013. (Outro).

30.
BELÉM, Alice; NASCIMENTO, G. . II Seminário de Música Contemporânea da ESMU/UEMG. 2013. (Outro).

31.
BELÉM, Alice. Concerto Brasileiro. 2013. (Concerto).

32.
BELÉM, Alice; NASCIMENTO, G. . II Seminário de Música Contemporânea da ESMU/UEMG. 2013. (Outro).

33.
Compositores mineiros ; intérpretes residentes em Belo Horizonte ; FREIRE, S. ; MIRANDA, R. ; BELÉM, Alice . Do conservatório à escola: 80 anos de criação musical em Belo Horizonte. 2006. (Concerto).

34.
Compositores mineiros ; intérpretes residentes em Belo Horizonte ; FREIRE, S. ; BELÉM, Alice ; MIRANDA, R. . Do conservatório à escola: 80 anos de criação musical em Belo Horizonte. 2006. (Concerto).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Juliana Gonçalves Marin. Um olhar sobre o gesto no piano a partir da obra de Edson Zampronha: escrita, movimento corporal e som. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. (Coorientador).

Orientações de outra natureza
1.
Fábio Ramos da Rocha Júnior. Circulação de Música da Câmara. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Minas Gerais. Pro Reitoria de Extensão da UEMG. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Antoniel Henrique dos Santos Campos. LEITURA À PRIMEIRA VISTA AO PIANO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE MÉTODOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Alice Martins Belém Vieira.

Iniciação científica
1.
João Pedro Pena Dutra. Composição para Piano na Universidade Brasileira (2000-2014). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Alice Martins Belém Vieira.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
BELÉM, Alice. Masterclass de piano. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 10:19:37