Eric de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9515475067991811
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, na área de Estudo dos Meios e da Produção Mediática, seguindo a linha de pesquisa de Consumo e Usos Midiáticos nas Práticas Sociais. Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1997) e mestrado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2010). Atuou como coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Belas Artes (2014-2015), professor do curso de pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu (2017), Faculdades Oswaldo Cruz (2017), Universidade de Tocantins (2013-2015) e Instituto Mauá (2010), professor do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunição e Artes da Universidade de São Paulo (2014), Centro universitário Fecap (2012-2013) e Universidade de Santo Amaro (2010-2012). Foi supervisor regional de trade marketing nas Havaianas (São Paulo Alpargatas - 2008-2010), supervisor de marketing da YKK Brasil (2006-2008), coordenador de marketing da Matte Leão (Leão Jr - 2002-2006) e analista de marketing da Budweiser Brasil (Cervejaria Antarctica 1996-1997) e foi sócio-proprietário da agência de comunicação Set Brain Comunicação (1998-2002). Atualmente é e professor do curso de pós-graduação de Marketing e Comunicação Publicitária da Faculdade Cásper Líbero e leciona também nos cursos de publicidade e propaganda da e na faculdade Cásper Líbero, pesquisando, principalmente, os temas de: marcas, consumo, cultura, comunicação, identidade e publicidade. Coordena o Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero e é editor da revista Communicare. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eric de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, E.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Cásper Líbero, Faculdade Casper Líbero.
Avenida Paulista - de 612 a 1510 - lado par
Bela Vista
01310100 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 31705757
URL da Homepage: www.unisa.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: CIRCUITOS COMUNICACIONAIS Mediações e midiatização de comunicação de marca em circuitos de consumo cultural e midiático, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Eneus Trindade Barreto Filho.
Palavras-chave: Circuitos comunicacionais; midiatização; mediações; consumo cultural; consumo midiático.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2008 - 2010
Mestrado em Comunicação.
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Título: Tattoo: Incorporações de produtos midiáticos por meio de tatuagens,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Laan Mendes de Barros.
Palavras-chave: estudos culturais; tatuagem; neotribalismo; identidade cultural; mediações culturais; estética da recepção.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1994 - 1997
Graduação em Comunicação Social.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Curso de Férias do Intercom para Novos docentes e. (Carga horária: 30h).
INTERCOM, INTERCOM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 8
Outras informações
Professor convidado


Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4
Outras informações
Pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade Casper Líbero, .


Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

08/2014 - Atual
Direção e administração, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda.
08/2014 - Atual
Direção e administração, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda.

Centro Universitário FECAP, FECAP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 8


Instituto Mauá de Tecnologia, IMT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor MBA, Carga horária: 3
Outras informações
Curso de endomarketing. Duração: 1 mês.


Universidade Estadual do Tocantins, UNITINS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 8
Outras informações
Professor visitante do curso de pós-graduação da Universidade de Tocantins lecionando a disciplina de marketing com carga horária de 16h, sendo 8h por semana em novembro de 2013.


Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor da graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Suporte pedagógico à coordenação do curso de Comunicação Social e tutor da habilitação de Publicidade e Propaganda.


São Paulo Alpargatas - Matriz, ALPARGATAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente marketing, Carga horária: 40


YKK do Brasil, YKK, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: supervisor de marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Leão Jr SA, LEAO JR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Set Brain Comunicação, SET BRAIN, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: proprietário, Enquadramento Funcional: diretor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Proprietário de agência de publicidade.


Budweiser do Brasil, BUDWEISER, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: assistente de marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Professor da disciplina de pós-graduação de Gestão de Stakeholders pelo curso de Gestão de Pessoas.


Faculdades Oswaldo Cruz, FOC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina de marketing para o curso de pós-graduação de Marketing para Nutricionistas.


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 16
Outras informações
Coordenador da agência experimental Arenas



Linhas de pesquisa


1.
Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado


Projetos de pesquisa


2014 - 2014
Mídia e comunidade
Descrição: Levantamento de pesquisa de consumo de mídia e hábitos de consumo dos moradores da comunidade Spama, no bairro de Pirituba em São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Eric de Carvalho - Coordenador / Diego Oliveira - Integrante.
2012 - Atual
Tecnologias digitais: tempo e linguagem
Descrição: Vinculado ao Grupo de Pesquisa ?InEx - Linguagens e Tecnologias Comunicacionais: Integração e Exclusão? do CNPq e sediado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, o projeto de pesquisa ?Tecnologias Digitais: Tempo e Linguagem?, a ser desenvolvido nos anos de 2013 a 2015, tem por objeto o estudo das ressignificações sígnicas e temporais dos processos comunicativos nas recentes mídias e suas implicações nos movimentos contemporâneos. Ou seja, como nos adaptamos com as linguagens contemporâneas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Eric de Carvalho - Coordenador / Antonio Roberto Chiachiri Filho - Integrante / Maria Candida Almeida - Integrante / Rodrigo Morais Antunes - Integrante / Michelle Prazeres - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: COMMUNICARE (SÃO PAULO)


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, E.2017CARVALHO, E.. A Educação em fluxo ou a morte do tempo do ócio. REVISTA ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS, v. 43, p. 373-386, 2017.

2.
CARVALHO, E.2014 CARVALHO, E.; TERRA, C. F. . Street art da margem ao mainstream: o grafite no ambiente digital como técnica de branding. Líbero (FACASPER), v. 1, p. 85-90, 2014.

3.
CARVALHO, E.2010CARVALHO, E.. Bem Devassa: a mulher-objeto como estratégia de comunicação da publicidade de cerveja. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 2, p. 1-10, 2010.

4.
CARVALHO, E.2009CARVALHO, E.. Imagem e Alteridade - Reconhecendo o outro por meio da identificação de símbolos de pertencimento. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 1, p. 1-9, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARVALHO, E.. Comunicação e Cultura Geek. 1. ed. São Paulo: Editora Cásper Líbero, 2018. v. 1. 149p .

2.
CARVALHO, E.; ROCCO, A. (Org.) ; Gurgel, A (Org.) . Communicare 18.1 Dossiê "Legado comunicacional dos megaeventos esportivos". 18. ed. São Paulo: Editora Cásper Libero, 2018. 292p .

3.
CARVALHO, E.. Communicare 18.2. 3. ed. São Paulo: Editora Cásper Libero, 2018. 156p .

4.
CARVALHO, E.. Communicare 17.1. 1. ed. São Paulo: Faculdade Cásper Libero, 2017. v. 500. 152p .

5.
CARVALHO, E.; TERRA, C. F. (Org.) . Communicare especial - Dossiê 'Influenciadores Digitais'. 17. ed. São Paulo: Editora Cásper Libero, 2017. v. 200. 170p .

6.
CARVALHO, E.. Communicare 17.2 - Dossiê "Formação em comunicação - desafios e oportunidades". 2. ed. São Paulo: Editora Cásper Libero, 2017. 142p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO, E.. Carnaval, rogues e heróis. In: Carvalho, E.. (Org.). Comunicação e Cultura Geek. 1ed.São Paulo: Cásper Líbero, 2018, v. 1, p. 17-27.

2.
CARVALHO, E.. Babel digital: a proliferação de vozes em uma sociedade em vias de midiatização. In: Chiachiri, R.; Persichetti, S.. (Org.). IMAGEM E INSERÇÃO SOCIAL II. 1ed.São Paulo: Uni, 2016, v. 1, p. 71-90.

3.
CARVALHO, E.; MADER, R. . Mobilidade, identidade e consumo na era da comunicação individual de massas. In: Chiachiri, R.; Persichetti, S.. (Org.). IMAGEM E INSERÇÃO SOCIAL. 1ed.São Paulo: Plêiade, 2015, v. 1, p. 109-117.

4.
CARVALHO, E.; TERRA, C. F. . Street Art - das margens da sociedade para a comunicação organizacional: o grafite no ambiente digital como técnica de branding para relacionamento com o publico consumidor metropolitano. In: Marcello Chamusca; Marcia Carvalhal. (Org.). Relações Públicas e Comunicação no contexto contemporâneo. 1ed.Salvador: Edições VNI, 2014, v. I, p. 26-35.

5.
CARVALHO, E.. São Paulo: luz sobre a Nova Luz. In: BUITONI, D.; COSTA, C.. (Org.). A cidade e a imagem. 1ed.Jundiaí: Editora in House, 2013, v. 1, p. 241-254.

6.
CARVALHO, E.. Tatuagem: traços da alma e do mundo. Os tênues limites de uma identidade cultural mestiça. In: Menezes, Jose Eugenio Oliveira; Cardoso, Marcelo. (Org.). Comunicação e Cultura do Ouvir. 1ed.São Paulo: Plêiade, 2012, v. 1, p. 125-138.

7.
CARVALHO, E.. Tattoo - Incorporações de produtos midiáticos. In: Liana Gottlieb. (Org.). Interfaces da comunicação, cultura e educação: um panorama para (re)pensar a atualidade. 1ed.São Paulo: Iglu Editora, 2011, v. 1, p. 85-100.

8.
CARVALHO, E.. A vingança dos nerds: ritos performáticos como dinâmica social de culto a produtos midiáticos. In: BARROS, L M. (Org.). Discursos midiáticos: representações e apropriações culturais. 1ed.São Bernardo do Campo: UMESP, 2011, v. 1, p. 229-244.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, E.. Perspectivas Teóricas sobre o Protagonismo Jovem na Geração de Conteúdo. In: Intercom, 2017, Curitiba. Intercom - Comunicação, memória e historicidades, 2017.

2.
CARVALHO, E.. Circuitos de consumo cultural e midiático de uma marca em processo de midiatização. In: Intercom, 2015, Rio de Janeiro. Intercom 2015, 2015.

3.
CARVALHO, E.. Fluxos e Circuitos de Consumo Cultural de uma Marca: Perspectiva Antropológica x Perspectiva da Midiatização. In: Comunicon, 2015, São Paulo. Comunicon 2015, 2015.

4.
CARVALHO, E.; DIEB, E. . Coca-Cola: do American Way Of Life ao jeitinho brasileiro. A comunicação da Coca-Cola com gosto de Brasil.. In: II Congresso Internacional de Marcas/Branding, 2015, Lajeado. II Congresso Internacional de Marcas/Branding - Conexões e experiências, 2015.

5.
CARVALHO, E.; BUDAG, F. E. . Valores de uma marca e a concretude em seus discursos: uma análise semiótica e uma análise do discurso da comunicação marcária de Red Bull. In: Intercom, 2014, Foz do Iguaçu. Intercom, 2014.

6.
CARVALHO, E.. Cultura e Consumo na cena de Entretenimento Jovem Paulistana. In: Intercom, 2012, Fortaleza. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

7.
CARVALHO, E.. Ritos de Consumo do Entretenimento na Sociedade Contemporânea. In: Comunicon, 2012, São Paulo. Comunicon, 2012.

8.
CARVALHO, E.. Tattoo ? Apropriações da Cultura Midiática e Identidades Híbridas. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital, 2009, Curitiba/PR. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital, 2009.

9.
CARVALHO, E.. Reconhecendo o outro: o desafio de uma comunicação regional em grandes centros urbanos. In: XIV Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, 2009, São Bernardo do Campo - SP. XIV Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, 2009.

10.
CARVALHO, E.. Projeto de TATTOO: Apropriações da cultura midiática na constituição de identidades híbridas. In: IV Seminário Intermestrandos em Comunicação - ESPM., 2009, São Paulo. IV Seminário Intermestrandos em Comunicação - ESPM., 2009.

11.
CARVALHO, E.; TARAPANOFF, F. P. A. . Hipertrofia das imagens ? A morte de um ícone transformada em evento midiático ? Tributo a Michael Jackson segundo a revista especializada em música BIZZ. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital, 2009, Curitiba/PR. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, E.. Imagem e alteridade - Reconhecendo o outro por meio da identificação de símbolos de pertencimento.. In: V Interprogramas de Mestrado - Faculdade Cásper Líbero, 2009. V Interprogramas de Mestrado - Faculdade Cásper Líbero, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, E.; MORAIS, R. . Signos imagéticos en Terapia Avatar.. In: IX Congreso Internacional Chileno de Semiótica, 2015, Pucón. Semiótica, cultura y poder,, 2015. p. 94.

2.
CARVALHO, E.; DIEB, E. . From the American Way to Brazilian way: Brazilian Images making Coke more Brazilian for his consumers. In: Congrès de l´Association Française de Sémiotique., 2015, Luxemburg. Congrès de l´Association Française de Sémiotique., 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, E.. Mancha Alviverde - Uma proposta de metodologia de análise de mercado esportivo de cunho etnográfico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CARVALHO, E.; CRUZ, R. ; REIS, M. V. ; GRIECO, F. . Comunicação: Novas mídias e Jornalismo de Dados.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CARVALHO, E.. Fluxos e Circuitos de Consumo Cultural de uma Marca: Perspectiva Antropológica x Perspectiva da Midiatização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CARVALHO, E.; DIEB, E. . Coca-Cola: do American Way Of Life ao jeitinho brasileiro. A comunicação da Coca-Cola com gosto de Brasil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CARVALHO, E.. Circuitos de consumo simbólico de uma marca. Estudo de consumo simbólico da marca Red Bull nos circuitos culturais de seus diversos públicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CARVALHO, E.. Circuitos de consumo cultural e midiático de uma marca em processo de midiatização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CARVALHO, E.. Tatuagem - Traços da alma e do mundo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARVALHO, E.. É serviço. Nosso segredo é inteligência e comunicação, diz tatuador. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FRANCA, J.; TERRA, C. F.; CARVALHO, E.. Participação em banca de DANIELE DE ANDRADE BATISTA. Crises de Relacionamento Entre Empresas e Consumidores no Contexto da Ciberdemocracia e Esfera Pública Contemporânea. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional) - Universidade de São Paulo.

2.
FRANCA, J.; CARVALHO, E.; TERRA, C. F.. Participação em banca de ANA CLAUDIA MENDES DA CUNHA ALVES. Níveis de interação e relacionamento no ciberespaço: análise da comunicação digital das marcas brasileiras. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional) - Universidade de São Paulo.

3.
CARVALHO, E.; YAMAGA, R.. Participação em banca de Nardo Gonçalves do Santos. Análise de imagem do sistema Unimed de saúde:um breve estudo sobre reposicionamento e expressão de valores através de sua marca. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Marketing) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

4.
CARVALHO, E.; TERRA, C. F.; SAAD, E.. Participação em banca de Maitê Ragazzi de Mello. Os jovens profissionais de marketing e os desafios de engajar os novos consumidores no ambiente digital. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, E.; CORREA, E.. Participação em banca de Vitor Souza.Campanha Vandal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero.

2.
MADER, R.; CARVALHO, E.. Participação em banca de Fernando Ian.Projeto de Comunicação para Noz Skates. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

3.
MADER, R.; CARVALHO, E.. Participação em banca de Mariane Seabra.Projeto de Comunicação para Uma Moda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

4.
CARVALHO, E.; FANTAUZZI, E.. Participação em banca de João Marim, Deivid Ribeiro, Mara Antunes.Unipet. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santo Amaro.

5.
CARVALHO, E.; GONÇALVES,C.P.; MOURA, S. A.; SAMA, P.; ANDRADE, C. J.. Participação em banca de Viviane Teodoro, Bruno Falcão de Almeida.Universidade de Santo Amaro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santo Amaro.

6.
CARVALHO, E.; TERRA, C. F.; SANTOS JUNIOR, C. F.. Participação em banca de Maristela Zago.A contribuição das relações públicas na construção da imagem e reputação de esportistas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de Santo Amaro.

7.
CARVALHO, E.; TERRA, C. F.; ENOKI, E.. Participação em banca de Luciele Almeida.O regionalismo como estratégia de branding nas relações públicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de Santo Amaro.

8.
CARVALHO, E.; ROCCO, A.. Participação em banca de Júlia Ghiurghi.Uva Rosa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FECAP.

9.
CARVALHO, E.; ROCCO, A.. Participação em banca de Silvia Kamakura.O patrocínio esportivo como estratégia de captação de recursos para organizações. 2012 - Centro Universitário FECAP.

10.
CARVALHO, E.. Participação em banca de Vanessa Novack.Hocca Bar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FECAP.

11.
CARVALHO, E.. Participação em banca de Jessica Misiti.Bordado a Bordo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FECAP.

12.
CARVALHO, E.; KWITKO, A. P; MORAES, F. O. Participação em banca de Julyana Rossato Francisco.A moda das revistas adaptada ao estilo pessoal: um estudo de recepção da multiplicidade de tendências divulgadas pela mídia e a composição do visual pela mulher contemporânea. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro.

13.
CARVALHO, E.; ENOKI, E.. Participação em banca de Camila Alexandre dos Santos.As Relações Públicas nos grandes clubes de futebol. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de Santo Amaro.

14.
CARVALHO, E.; FANTAUZZI, E.; BARREIROS, M.. Participação em banca de Dayanne Barros, Gabriela Leite e Renildo Andrade.Jack Tattoo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santo Amaro.

15.
CARVALHO, E.; GONÇALVES,C.P.; SOUZA, P.R.S.S.. Participação em banca de Shirley Araújo.ONG Fábrica de Criatividade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santo Amaro.

16.
CARVALHO, E.; LEMOS, D.. Participação em banca de Ligia Ramos Carneiro, Maria Lucileda Bezerra.Livraria Cultura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santo Amaro.

17.
CARVALHO, E.; BORGES, C.A.. Participação em banca de Iara Barros rios, Jean Carlos Silva e Mark Hodara.Casa de Repouso Santa Clara. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de Santo Amaro.

18.
CARVALHO, E.; MOTA, A.C; PINTO, C.S.. Participação em banca de Talita Carvalho Santos Moras.Dragon Ball Z - Diferenças entre Animê e Mangá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e TV) - Universidade de Santo Amaro.

19.
CARVALHO, E.; MOTA, A.C. Participação em banca de Douglas Kozam.Publicidade e Tecnologia: Comunicação ou Entropia?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santo Amaro.

20.
CARVALHO, E.; GONÇALVES,C.P.; SATO, S.K.. Participação em banca de Viviane Carvalho.Doutores da Alegria. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santo Amaro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
O mantra é o negócio.Dreamworks: emprego dos sonhos e a idealização do ambiente de trabalho da Disneyland. 2018. (Seminário).

2.
intercom. Perspectivas Teóricas sobre o Protagonismo Jovem na Geração de Conteúdo. 2017. (Congresso).

3.
13º Fórum de Pesquisa Cásper Líbero. Circuitos de consumo cultural e midiático de uma marca em processo de midiatização. 2016. (Congresso).

4.
Comunicon. ANÁLISE DE CIRCUITOS COMUNICACIONAIS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA BASEADA NAS MEDIAÇÕES E MIDIATIZAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DE MARCA EM CIRCUITOS DE CONSUMO CULTURAL E MIDIÁTICO. 2016. (Congresso).

5.
12o Forum de Pesquisa Cásper Libero.Circuitos de consumo simbólico de uma marca. Estudo de consumo simbólico da marca Red Bull nos circuitos culturais de seus diversos públicos. 2015. (Seminário).

6.
Comunicon. Fluxos e Circuitos de Consumo Cultural de uma Marca: Perspectiva Antropológica x Perspectiva da Midiatização. 2015. (Congresso).

7.
Congrès de l Association Française de Sémiotique.. From the American Way to Brazilian way: Brazilian Images making Coke more Brazilian for his consumers. 2015. (Congresso).

8.
Intercom. Circuitos de consumo cultural e midiático de uma marca em processo de midiatização. 2015. (Congresso).

9.
VI Jornada Discente PPGCOM ECA-USP.Circuitos comunicacionais: mediações e midiatização da comunicação de marca em circuitos de consumo cultural e midiático. 2015. (Seminário).

10.
II Simpósio Internacional de Imagem e Inserção Social.MOBILIDADE, IDENTIDADE E CONSUMO NA ERA DA COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL DE MASSAS.. 2014. (Simpósio).

11.
II Simpósio Internacional de Imagem e Inserção Social.A sensação de pertencimento pela midiatização do selfie associado à representação do consumo de marcas no ambiente digital. 2014. (Simpósio).

12.
Intercom. Valores de uma marca e a concretude em seus discursos: uma análise semiótica e uma análise do discurso da comunicação marcária de Red Bull. 2014. (Congresso).

13.
V Jornada Discente PPGCOM ECA-USP.A midiatização da comunicação da marca na contemporaneirade. 2014. (Seminário).

14.
V Propesq PP.A influência do ambiente sobre a percepção da experiência da marca Estudo sobre as marcas Abercrombie & Fitch e Red Bull. 2014. (Seminário).

15.
Comunicon.A vingança dos nerds: ritos performáticos como dinâmica social de culto a produtos midiáticos. 2013. (Seminário).

16.
I Simpósio Internacional de Imagem e Inserção Social.Street Art: da margem ao mainstream. 2013. (Simpósio).

17.
I Simpósio Internacional de Imagem e Inserção Social.Luz sobre a Nova Luz. 2013. (Simpósio).

18.
IV Jornada Discente PPGCOM ECA-USP.Cartografia da comunicação marcária de Red Bull nos circuitos de consumo cultural jovem de São Paulo. 2013. (Seminário).

19.
IV Propesq PP.REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA PUBLICIDADE DE MARCAS DE CERVEJA. 2013. (Encontro).

20.
V Seminário do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura Visual.Cartografia dos circuitos culturais do entretenimento jovem em São Paulo. 2013. (Seminário).

21.
4o. Fórum de Publicidade e Propaganda - Unisa. 2012. (Seminário).

22.
Comunicon. Ritos de Consumo do Entretenimento na Sociedade Contemporânea. 2012. (Congresso).

23.
III Jornada Discente PPGCOM ECA-USP.Cartografia da comunicação marcária de Red Bull nos circuitos de consumo cultural jovem de São Paulo. 2012. (Seminário).

24.
III Propesq PP. 2012. (Encontro).

25.
Intercom. Cultura e Consumo na cena de Entretenimento Jovem Paulistana. 2012. (Congresso).

26.
Semana de Recepção de Calouros - Unisa. 2012. (Outra).

27.
Seminário "Discursos midiáticos: representações e apropriações culturais".A vingança dos nerds: ritos performáticos como dinâmica social de culto a produtos midiáticos. 2012. (Seminário).

28.
3o. Fórum de Publicidade e Propaganda - Unisa. 2011. (Seminário).

29.
Fake consumers: cultura digital e urbana na contemporaneidade: crossing falso e verdadeiro. 2011. (Outra).

30.
Interfaces da Comunicação, Cultura e Educação - um panorama para (re)pensar a atualidade.TATTOO - Incorporações de produtos midiáticos. 2011. (Seminário).

31.
Semana de Comunicação.Publicidade Online - Criatividade com Assertividade. 2011. (Seminário).

32.
Semana de Recepção de Calouros - Unisa. 2011. (Outra).

33.
Semiótica e Gestão da Marca. 2011. (Seminário).

34.
2o. Fórum de Publicidade e Propaganda - Unisa. 2010. (Seminário).

35.
2o. Seminário Internacional de Educação Estética - Entrelugares do Corpo e da Arte.Igual mais diferente: a arte vale uma escola: o bordar como ferramenta de arte-educação para a inclusão social. 2010. (Seminário).

36.
Semana da Comunicação. 2010. (Seminário).

37.
Semana de estudos - Unisa. 2010. (Seminário).

38.
Seminário Os Cinco Sentidos.Tatuagem - Traços da alma e do mundo. 2010. (Seminário).

39.
Fórum de Pesquisa Cásper Líbero. 2009. (Seminário).. 2009. (Seminário).

40.
IV Seminário Intermestrandos em Comunicação - ESPM..Tattoo - Apropriações culturais e identidades híbridas. 2009. (Seminário).

41.
Seminário Cultura das Mídias e Mediações Culturais.A tatuagem como apropriação cultural do discurso midiático - Uma reflexão sob a perspectica de Néstor Gracia Canclini. 2009. (Seminário).

42.
V Interprogramas de Mestrado - Faculdade Cásper Líbero.Imagem e Alteridade - Reconhecendo o outro por meio da identificação de símbolos de pertencimento. 2009. (Seminário).

43.
XIV Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Reconhecendo o outro: o desafio de uma comunicação regional em grandes centros urbanos. 2009. (Congresso).

44.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital. Tattoo ? Apropriações da Cultura Midiática e Identidades Híbridas. 2009. (Congresso).

45.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital. Hipertrofia das imagens ? A morte de um ícone transformada em evento midiático ? Tributo a Michael Jackson segundo a revista especializada em música BIZZ. 2009. (Congresso).

46.
Comunicação, Jornalismo e Compreensão. 2008. (Seminário).

47.
Comunicação e Sociedade do Espetáculo. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, E.; Caim, F . Seminário Caspergeek. 2017. (Outro).

2.
CARVALHO, E.. 14o Fórum de Pesquisa Cásper Líbero. 2017. (Outro).

3.
CARVALHO, E.; RIBERO, M. R. . Semana de Comunicação. 2015. (Outro).

4.
CARVALHO, E.; RIBERO, M. R. . Semana de Comunicação. 2014. (Outro).

5.
CARVALHO, E.. 4o. Fórum de Publicidade e Propaganda - Unisa. 2012. (Outro).

6.
CARVALHO, E.; VIEIRA, R. . 3o. Fórum de Publicidade e Propaganda - Unisa. 2011. (Outro).

7.
CARVALHO, E.. Semana de Comunicação. 2011. (Outro).

8.
CARVALHO, E.; MENEZES, J. E. O. ; FERNANDES, R.F. . Seminário Os Cinco Sentidos. 2010. (Outro).

9.
CARVALHO, E.; SBARAI, R. . Mídias sociais e relações públicas - reputação no ciberespaço. 2010. (Outro).

10.
CARVALHO, E.. Semana de Comunicação - Unisa. 2010. (Outro).

11.
CARVALHO, E.. 5 Interprogramas de Mestrado - Faculdade Cásper Líbero. 2009. (Congresso).

12.
CARVALHO, E.. Seminário Mídias e Mediações. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Julia Santos. Campanha Pipó. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
DOUGLAS MARTINS AFONSO. A INVISIBILIDADE DO NEGRO NA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA BRASILEIRA "ESTUDO DE CASO DAS MARCAS QUALY E BELVITA NO YOUTUBE". 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

2.
ELMO FRANCFORT ANKERKRONE. EXPOSIÇÕES COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING: O CASO DA MOSTRA 60 ANOS DA TELENOVELA BRASILEIRA. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

3.
RENATA RODRIGUES DA CUNHA CAETANO. PLANO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING "STATEMENT & CO.". 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

4.
ANGÉLICA ABAD TUÑON. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO: BIRTEC AUTO PARTS. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

5.
AUGUSTO GARCIA DO NASCIMENTO. O POSICIONAMENTO DA MARCA YOUTUBE NO MUNDO PÓS-MODERNO. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

6.
BRUNA CAROLINA FORTES BRAZ. PLANO DE MARKETING: MONKEY IN THE BOX. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

7.
COSME RAFAEL BARRABARRA TELES DA SILVA. PLANO DE MARKETING/COMUNICAÇÃO "MARKETING MULTINÍVEL X PIRÂMIDE FINANCEIRA: GRUPO HIPODE". 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

8.
FERNANDO GUALBERTO. JOGOS: TEORIA GERAL E EXEMPLOS PRÁTICOS. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

9.
GIULIA MENDONÇA RIBERTO. PLANO DE MARKETING "CABIFY". 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

10.
LETICIA SAVIO SANGALETTI. VALORIZAÇÃO DA IMAGEM FEMININA COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING DA MARCA "ESTUDO DE CASO DA CAMPANHA THE DOLL EVOLVES DA BONECA BARBIE - MATTEL". 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

11.
MARILIA ALVES DA SILVA. A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE POSICIONAMENTO DE MARCA - ANÁLISE DO VIDEOCASE BELEZA À FLOR DA PELE.. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

12.
Tatyane de Jesus Nunes. Diversidade sexual na publicidade. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

13.
Tatiane Marsilli Nogueira. Relacionamento entre empresa e usuário no facebook: caso Netflix, o canal do streaming. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

14.
Roberta Corradi do Prado. Influência da propaganda soviética na propaganda política brasileira. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

15.
Renata de Oliveira Padovani. A evolução do discurso sobre a mulher na propaganda: um paralelo entre a história e a publicidade. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

16.
Pedro Henrique de Oliveira Vicente. O uso de estratégias de branding no desenvolvimento de modalidades esportivas: o caso da Major League Soccer. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

17.
Marisa Martinez. Plano de comunicação para o produto Medox. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

18.
Luma Sornas Franco Garcia Egea. Do comercial ao social: como as marcas utilizam o meio digital para engajar os consumidores. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

19.
Flavia Teruel Gelsi. Plano de marketing para a clínica veterinária Ponta Porã. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

20.
Matheus Moraes Lourenço. Plano de comunicação para a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Mauá. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

21.
Guilherme Assen Soares de Moraes. Marca, identidade e apropriação - a lógica do consumo de opiniões. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

22.
Mariana Vieira de Oliveira Souza. A combinação de relações públicas e branding na gestão de crise: estudo do caso Escola Base. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

23.
Adriano Batista Rodrigues. O futuro presente da comunicação interna em virtude da publicação on line: virtualidade, convergência, métricas e novos processos de publicação por meio de tecnologias digitais. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

24.
JOSÉ RODNEI FERNANDES. A INFLUÊNCIA DOS BLOGS DE BELEZA E MODA NA CONSTRUÇÃO ASPIRACIONAL DE PRODUTOS DERMOCOSMÉTICOS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

25.
MURILO DE BARROS VICENTINI. A ERA DO CONTEÚDO: A UTILIZAÇÃO DO YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE BRANDING. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

26.
Felippe Luiz Machado Filadoro. Estratégias de branding: o sucesso atual da marca "Sociedade Esportiva Palmeiras. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

27.
Felipe Saragiotto. Análise do estúdio de animação Pixar através do design emocional e da semiótica para atração e fidelização de consumidores. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

28.
Marianna Abdo Gonçalves. A influência dos blogs de moda na construção de marcas de fast fashion no Brasil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

29.
Lucas Thiago Fernandes Martins. Nossa Senhora Aparecida: a fé pela marca. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

30.
Camila Bignardi Inglês. Marketing de experiência no ambiente digital: relação entre redes, conteúdo, experiência transmídia e gamificada. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

31.
Daiane Oliveira Benelli. Campanha de deslançamento da Kombi - nostalgia,fidelidade e lealdade à marca. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

32.
Daniela Ferreira da Silva. O diálogo entre a comunicação publicitária e a mulher contemporânea. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

33.
Eduardo Startari Ferreira. Como blogs corporativos se beneficiam com o marketing de conteúdo. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

34.
Isabella Giacomini Faggion. Poko Pano: plano de comunicação para reposicionamento em mídia social. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

35.
Juliana Chagas Gusmão. Análise do comércio eletrônico e o comportamento de compra do consumidor. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

36.
Kelly Dias El Jammal. O comportamento de consumo e exposição da nova geração de mães. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

37.
Marco Luppi Araújo. Marketing político nas redes sociais. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

38.
Maria Fernanda Zanotin Garcia. Madame Formiga. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

39.
Naira de Oliveira dos Anjos. A era digital e as mudanças na comunicação: estudo exploratório sobre os desafios do profissional de relações públicas nesse novo cenário. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

40.
Samara Bessani Garcia. A promoção de um estilo de vida saudável nas redes sociais: estudo de caso do perfil da marca "Do Bem" no Instagram. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

41.
Thayane Nani Neves. Marca pós-moderna: uma análise da alma carioca e posicionamento da Farm. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

42.
Valeska Quintela Stanczik. Exposição e lucratividade nas redes sociais: análise de perfis fitness na rede social Instagram. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

43.
Roberta Machado Tasseli. Comunicação de causas no combate ao trabalho infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

44.
Thaiz Guimarães Azzuz Pousa. Dress code na comunicação organizacional. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

45.
Karen Koerich Gerber. Storytelling, narrativas que atraem: o relacionamento possível entre marca e consumidor por meio de histórias contadas. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

46.
Taly Czeresnia Wakrat. Plano de Comunicação da marca Estrela. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

47.
Rafaela Moreira Carvalho. Óticas Carol: Projeto Social Pequenos Olhares. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

48.
Fernanda Pascual Muller. Humanização de marca pelo marketing de conteúdo. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

49.
Maria Beatriz Bertolini Gonçalves. Da prática à mágica: como a gestão de serviço dos parques Disney reflete o "mundo possível" da marca. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

50.
Pedro Henrique Santos da Silva. Força da marca Coca-Cola através do marketing nas campanhas publicitárias ao longo de sua história. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

51.
Amanda Caroline Bellorio. Plano estratégico de marketing da Barbearia Corleone. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

52.
Juliana Ribeiro de Almeida. Marca empregadora: o valor da reputação nas escolhas profissionais. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

53.
Fillipe Akio Uemura. Marketing de relacionamento na economia criativa: empreendedores do ramo de acessórios de moda. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

54.
Elisabete Aparecida Nanni. A relação de marcas de produtos de beleza com mulheres da classe C. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

55.
Fernanda Maria Sokoloski. A integração da publicidade com a área de relações públicas. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

56.
Fernanda Moura Carmo Felipe. Plano de marketing para empresa de móveis sob medida na cidade de Mogi das Cruzes - SP. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

57.
Natália de Souza Gallego. O futuro da televisão e o papel do marketing nesse novo cenário. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

58.
Natalia Viviani Lujan. Plano de comunicação Mappin - o resgate da marca de São Paulo. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

59.
Nídia Scagliante Bomtempo. Plano de marketing da rede Bob´s. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

60.
Rodrigo Carneiro Batista. O futebol visto como negócio: erros e acertos na gestão de marketing dos clubes. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

61.
Diego Gomes da Silva. O alinhamento entre advergame e tipos de conteúdo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

62.
Amanda Tamalavicius Bahl. O buzz viral e a publicidade: a percepção diante de uma publicidade mascarada. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

63.
Renatta Hynez Cordeiro Giraldi. Marketing politico: estratégia de comunicação da campanha eleitoral do partido dos trabalhadores na eleição presidencial de 2014. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

64.
Renata Pardo. Branding e clicks: um divórcio à vista. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

65.
Agata Cristina Amadeo. Marketing de afiliado: modelo de negocio potencial no mercado brasileiro. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

66.
Giovana Clementino Chalegre. Redes sociais: o novo canal para reclamar. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

67.
Aline Juliane Martins Boniolo. A construção de marcas no mercado de running: estudo de caso Nike sobre o desenvolvimento de mercados segmentados. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

68.
Rosângela Freitas Gonçalves de Deus. Plano de Comunicação e Marketing das lojas Casual Moda. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

69.
Ana Paula Araujo dos Reis. Patchwork: mosaico de tecidos sob um olhar semiótico. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

70.
Gabriela Alves Nogueira. Netflix x Amazon: como a disputa entre as duas marcas contribui para o futuro do video on line sob demanda. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

71.
Julia Meier Farias. Brasil de todos os sabores: a criação da experiência e uso dos sentidos durante o ato de comer. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

72.
Daiana Rodrigues de Camargo. Gestão de marca-cidade:um estudo da identidade e imagem da marca Paris. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

73.
Dayana Islas da Silva. O desenvolvimento de novos produtos sobre o estudo de caso: campanha de lançamento do Civic 2.0. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

74.
Heloana Zuber Yamada. Mãe consumidora: a escolha de marcas de alimentos para bebês e crianças. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

75.
BIANCA RODRIGUES FRANZINI. O RAPPORT COM INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES ENTRE LIDERES E COLABORADORES. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

76.
CAROLINA DE SOUZA CARDOSO BARROS. A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DAS MARCAS PARA COM SEUS FÃS PELO FACEBOOK. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

77.
HELENA CABRERA DE SOUZA DIAS. AS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS NAS REDES SOCIAIS: COMO AS EMPRESAS ACOMPANHAVAM A EVOLUÇÃO DAS REDES SOCIAIS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

78.
LAURA JORDÃO GOTTSFROTZ. A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DA MODA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

79.
MARLI CIARAMELLA HASHIMOTO. EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: INSTRUMENTO FACILITADOR DA COMUNICAÇÃO E DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

80.
NATÁLIA MORENO DO AMARAL. A PERSONIFICAÇÃO DAS EMPRESAS NAS REDES SOCIAIS PARA AMPLIAR AS VENDAS NO E-COMMERCE: ANÁLISE DE. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

81.
PATRICIA GABRIEL PEREIRA FAGUEIRO. O USO DO BIG DATA COMO FERRAMENTA DE RELAÇÕES PÚBLICAS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

82.
BRUNO FELIPE SANCHES. PLANO DE MARKETING COM FOCO DE GESTÃO DE BRANDING (EXPANSÃO DE MARCA) PARA A ACADEMIA KOREAN TIGER ASSOCIATION. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

83.
DANIELA DE OLIVEIRA BATISTA DE LIMA. A APLICAÇÃO SEMIÓTICA NO MARKETING: A UTILIZAÇÃO DOS SIGNOS NA CONSTRUÇÃO DE EXPRESSÃO DAS MARCAS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing e Comunicação Publicitária) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariana Nery Vallareto. Campanha Moleskine. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

2.
Giulia Almeida. Campanha Os Satyros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

3.
Carolina Vasconcellos. Campanha Donuts da Mari. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

4.
Mauricio Santos. Celebridades do Esporte na Publicidade: Um Universo Contemplado por Personagens e Personalidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

5.
Ayane Goulart. Campanha Chico Rei. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

6.
Samia Nagib. Campanha Lola Cosméticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

7.
Milena Padovani. Campanha Castro Burger. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

8.
Mayara de Souza Silva. A Midiatização da Moda: Influenciadores da moda antes e após a internet. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

9.
Rachel Fahr Nogueira. Campanha Escape 60. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

10.
Stefanny Santiago. Campanha Catuaba Selvagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

11.
Carolina Blanco. Campanha Biscoito Tortuguitas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

12.
Henrique Pedrotti. Campanha Desimpedidos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

13.
Thais Martuscelli Eberle. Campanha La Vie en Douce. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

14.
Monique Lage. Campanha Cervejoteca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

15.
Thalita Akemi. Campanha Casco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

16.
Nathalia Moraes. Campanha Tripda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

17.
Beatriz Patara. Campanha Grendenne Kids. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

18.
Natália Araújo Maia. Consumo e Sentidos na Pós- Modernidade: Branding Sensorial no PDV de Cosméticos Premium. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

19.
Julia Romera. Processo de decisão de compra na loja Global Magazine (Atibaia SP). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

20.
Daniela Ferrari. Campanha Canal Space. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

21.
Gabriela Ribeiro. Campanha Palitos Gina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

22.
Laila Rosa. Campanha Wake. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

23.
Murillo D´Oro. Campanha Patas Therapeutas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

24.
Bruna Cela. Campanha Ludus Luderia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

25.
Thais de Franco. Campanha Maria Joana aguardente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

26.
Thais Pithon Fernandes. Campanha da agência Sex and Sense. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Eric de Carvalho.

27.
Leticia Lima. Campanha Bom di Boca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Eric de Carvalho.

28.
Daniela Rojão. Campanha Hannover. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Eric de Carvalho.

29.
Jefferson Lincoln, Pedro Vicente, Tiago Criscio. Projeto de Comunicação para o Juventus Futebol Clube. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FECAP. Orientador: Eric de Carvalho.

30.
Amanda Silveira. Gamification como estratégia de publicidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

31.
André Mascara. Ibope: memória e tendências no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

32.
William Mattos. Branded utility como estratégia de fidelização de públicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Eric de Carvalho.

33.
Luciele Almeida. O regionalismo como estratégia de branding nas relações públicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Eric de Carvalho.

34.
Nancy Vieira, Bruno Falcão, José Marcelo Aguiar. Projeto de Comunicação para a Universidade de Santo Amaro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Eric de Carvalho.

35.
Dayanne Barros, Gabriela Leite e Renildo Andrade. Jack Tattoo - Planejamento de campanha de um estúdio de tatuagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Eric de Carvalho.

36.
Camila Alexandre dos Santos. As Relações Públicas nos grandes clubes de futebol.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Eric de Carvalho.

37.
Julyana Rossato Francisco. A moda das revistas adaptada ao estilo pessoal - Um estudo de recepção da multiplicidade das tendências representadas pela mídia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Santo Amaro. Orientador: Eric de Carvalho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 4:38:40