Jackeline Barcelos Corrêa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0190181033796930
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Mestre em Cognição e Linguagem formada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2014) e Cursou a Pós-graduação Lato-Sensu Especialização em Gestão, no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert, curso voltado para a área educacional em 2017 e cursou também a Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica na UCAM PROMINAS. Possui Graduação dupla em Licenciatura em Pedagogia na UENF (2008) e Normal Superior no Instituto de Educação Professor Aldo Muylaert (2008). Atualmente ocupa o cargo de professor II na Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. Em 2018 atua também como tutora do CEDERJ nas disciplinas Matemática da Educação e Matemática II, do curso de Licenciatura em Pedagogia EAD. E fez parte do Apoio ao Ensino nas Licenciaturas em Pedagogia, Física, Química e Biologia da UENF. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jackeline Barcelos Corrêa
Nome em citações bibliográficas
CORRÊA, J. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências do Homem.
Av. Alberto Lamego, 2000
Parque Califórnia
28013-600 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27261530
Ramal: 1530
URL da Homepage: www.uenf.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Autoria Literária e docência na percepção dos ingressantes do PARFOR/UENF,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Gerson Tavares do Carmo.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2016 - 2018
Especialização em Psicopedagogia clínica e intitucional. (Carga Horária: 600h).
UCAMPROMINAS, UCAM, Brasil.
Título: O TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA CRECHE ESCOLA DA BAIXADA FLUMINENSE EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ.
2013 - 2016
Especialização em Gestão Escolar. (Carga Horária: 360h).
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT, ISEPAM, Brasil.
Título: Tecnologia Assistiva, formação de professores e gestão escolar.
Orientador: Valéria Maria Crespo Neto.
2008 - 2010
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Orientador: Sérgio Arruda de Moura.
2005 - 2008
Graduação em NORMAL SUPERIOR.
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT, ISEPAM, Brasil.
Título: VIOLÊNCIA ESCOLAR.
Orientador: Carla Sarlo Crisóstomo.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Formação em EAD com ênfase na tutoria CEDERJ. (Carga horária: 90h).
Consórcio de Ensino à Distância do Estado do Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.
2016 - 2016
Tutoria na plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h).
Consórcio de Ensino à Distância do Estado do Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.
2016 - 2016
CENSO ESCOLAR. (Carga horária: 60h).
Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Transporte Escolar. (Carga horária: 40h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2015 - 2015
Competências básicas. (Carga horária: 60h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Diversidad. (Carga horária: 180h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2013 - 2013
Informática avançada. (Carga horária: 25h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2008 - 2008
LIBRAS. (Carga horária: 40h).
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
2006 - 2006
Informática módulo I. (Carga horária: 56h).
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
1985 - 1985
Princípios fundamentais de desenho. (Carga horária: 144h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RJ, SENAC ARRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, PMCG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Apoio ao Ensino, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de São João da Barra, APAE (SJB), Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 20


Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Outro Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Apoio ao Ensino, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Apoio no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Ministrando a disciplina de Conteúdo de Metodologia do Ensino de Matemática do Ensino Fundamental II e Vivências e Jogos Matemáticos.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Apoio ao Ensino, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Apoio no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Ministrando a disciplina de Psicologia da Educação

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: recenceador, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A PESQUISA DE CONTAGEM DO IBGE É AMAIOR PESQUISA DE CONTAGEM DO PAÍS


Consórcio de Ensino à Distância do Estado do Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: tutora à distância, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Diagnóstico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Região Noroeste Fluminense: mapeamento do território e formação para docentes
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jackeline Barcelos Corrêa - Integrante / MOURA, Sèrgio Arruda - Coordenador / Lais Rodrigues Ferreira - Integrante.
2010 - 2012
Projeto Diagnóstico da Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio de Janeiro: Mapeamento do Território em subsídio a uma nova agenda política
Descrição: Projeto apresentado no Edital FAPERJ, nº./2010, integrando as ações extensionistas de participação na Agenda Territorial SECAD/MEC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jackeline Barcelos Corrêa - Integrante / MOURA, Sèrgio Arruda - Coordenador / Gerson Tavares do Carmo - Integrante / Lais Rodrigues Ferreira - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Cooperação.
2010 - 2011
A Influência da Qualidade do Sono e Nutricional na Aprendizagem
Descrição: O projeto é realizado no NEPENC (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Neuropsicologia cognitiva) sob orientação da Doutora em Psicocologia Cognitiva Sylvia Beatriz Joffily, vinculado ao LCL - Laboratório de Cognição e Linguagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jackeline Barcelos Corrêa - Integrante / JOFFILY Sylvia Beatriz - Coordenador / CRUZ, Adrielli - Integrante.
2010 - 2011
Programa Institucional de Iniciação à Docência
Descrição: É um programa financiado pela Caps.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jackeline Barcelos Corrêa - Integrante / AZEREDO, Liz Daiana Tito - Integrante / Eliana França LUQUETTI - Coordenador.
2009 - 2010
Alfabetização e formação de professores em Campos dos Goytacazes
Descrição: O referido projeto foi realizado no Colégio Estadual João Pessoa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jackeline Barcelos Corrêa - Integrante / AZEVEDO, LC..S.S. - Coordenador / Daniele MUGUET - Integrante / Natália Diniz - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - 2012
Diagnóstico da Educação de Jovens e Adultos(EJA) na Região Noroeste Fluminense:mapeamento do território e formação literária para docentes alfabetizadores
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Jackeline Barcelos Corrêa - Integrante / MOURA, Sèrgio Arruda - Integrante / Gerson Tavares do Carmo - Coordenador / Lais Rodrigues Ferreira - Integrante / Regina Brunichilli - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2010
Alfabetização e Formação de Professores em Campos dos Goytacazes
Descrição: Projeto realizado no Colégio Estadual "João Pessoa" com os alunos do Curso Normal Formação de Professores, sob orientação das Doutoras em Educação Leny Cristina Soares Souza Azevedo e Maria Cristina dos Santos Peixoto, vinculado ao Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Jackeline Barcelos Corrêa - Integrante / AZEVEDO, LC..S.S. - Integrante / PEIXOTO, M.C.S. - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2011
PIBID Programa deinstitucionalização de Bolsas de Iniciação a Docência
Descrição: Progama de atuação de estudantes de Pedagogia realizado nas escolas deeducaçãoinfantilde CamposdosGoytacazes, visando incentivar a leitura de histórias infantis na escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
CORRÊA, Jackeline Barcelos  Data: 16/11/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
QUINTINO, A. S. S.2018QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. . A psicomotricidade e a importância das atividades interdisciplinares lúdicos -pedagógicas com o foco dos alunos da educação infantil de São João da Barra. Revista Práticas de Linguagem, v. 8, p. 635-645, 2018.

2.
CORRÊA, J. B.2018CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. . A região do norte fluminense e a alfabetização cultural na formação continuada. Revista Práticas de Linguagem, v. 8, p. 480-491, 2018.

3.
MARQUES, W. S.2018MARQUES, W. S. ; CORRÊA, J. B. ; LUQUETTI, E. F. . A variação linguística e o papel da escola: o ensino inclusivo da língua à luz das políticas públicas e da formação docente. REVISTA E-SCRITA: REVISTA DO CURSO DE LETRAS DA UNIABEU, v. 9, p. 108-122, 2018.

4.
AZEREDO, Liz Daiana Tito2017AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; LUQUETTI, E. F. . FACETAS QUE SE ENTRECRUZAM A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO. TEXTO LIVRE, v. 06, p. 1-5, 2017.

5.
ESTACIO NETO, F.2017ESTACIO NETO, F. ; QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. . A ecologia da subjetividade humana. Anais 2017 do II Congresso Internacional Caleidoscópio da Cidade Contemporânea, v. 01, p. 1-11, 2017.

6.
SANTOS, J. B. S.2017SANTOS, J. B. S. ; LUQUETTI, E. F. ; ALMEIDA, L. S. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. . A prática pedagógica de leitura através dos recursos tecnológicos na formação de professores dos anos iniciais. REVISTA PHILOLOGUS, v. 23, p. 342-348, 2017.

7.
CORRÊA, J. B.2017CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; ESTACIO, G. A. G. . Reconstruindo o pensamento dos professores e alunos sobre a linguagem no processo de alfabetização. REVISTA PHILOLOGUS, v. 23, p. 1365-1374, 2017.

8.
QUINTINO, A. S. S.2017QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. ; ESTACIO NETO, F. . A gestão participativa com foco no resgate cultural, social e ambiental, do Canal Campos- Macaé. Anais 2017 do II Congresso Internacional Caleidoscópio da Cidade Contemporânea, v. 1, p. 1-13, 2017.

9.
CORRÊA, J. B.2017CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; ESTACIO NETO, F. . Os impactos sócio - ambientais da Praia De Atafona e alfabetização cultural na escola. Anais do II CONGRESSO INTERNACIONAL CALEIDOSCÓPIO, v. 1, p. 1-15, 2017.

10.
CORRÊA, J. B.2017CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. . Caracterização do medo de escrever e a resistência ás novas tecnologias entre professoras da Educação Básica. Anais do I Congresso internacional interdiciplinar em sociais e humanidades, v. 1, p. 1159-1170, 2017.

11.
QUINTINO, A. S. S.2017QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. ; BELMIRO, A. C. . Os recursos didáticos como ferramentas facilitadoras na prática docente:com o foco na inclusão escolar. Anais do I Congresso internacional interdiciplinar em sociais e humanidades, v. 1, p. 1599-2610, 2017.

12.
QUINTINO, A. S. S.2017QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. . A sociedade da solidão e suas consequências:uma reflexão sobre a identidade Real e Virtual. Anais do I Congresso internacional interdiciplinar em sociais e humanidades, v. 1, p. 1122-1134, 2017.

13.
AZEREDO, Liz Daiana Tito2016AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; LUQUETTI, E. F. ; FERREIRA, D. C. . A contribuição da ciência linguística na formação dos alunos do curso normal do ISEPAM. REVISTA PHILOLOGUS, v. 22, p. 101-109-109, 2016.

14.
CORRÊA, J. B.2016CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito . Escritas e memórias narrativas como estratégias pedagógicas de inclusão social. Revista Philologus, v. 22, p. 485-498, 2016.

15.
QUINTINO, A. S. S.2016QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. ; FERREIRA, D. C. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito . O uso de atividades interativas pedagógicas como estímulo na formação de leitores. Revista Philologus, v. 22, p. 1528-1537-1537, 2016.

16.
QUINTINO, A. S. S.2016QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. ; SILVA, R. B. ; FERREIRA, D. C. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito . Do real ao virtual: a influência do internetês e suas adequações na comunicação. REVISTA PHILOLOGUS, v. 22, p. 1898-1909-1909, 2016.

17.
CORRÊA, J. B.2016CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; FERREIRA, D. C. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito . A escrita e a reescrita como ferramentas de ousadia e empoderamento. REVISTA PHILOLOGUS, v. 22, p. 92-99-99, 2016.

18.
CORRÊA, J. B.2016CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; SILVA, R. B. ; FERREIRA, D. C. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito . Os desafios da escrita na produção textual em diferentes níveis de escolaridade. Revista Philologus, v. 22, p. 1538-1545, 2016.

19.
AZEREDO, Liz Daiana Tito2016AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; FERREIRA, D. C. ; SANTOS, I. P. ; LUQUETTI, E. F. . Política educacional e as reflexões acerca do papel do Pibid na formação de professores. Anais do XI Congresso Latino Americano de Humanidades, v. 1, p. 276-288-288, 2016.

20.
CORRÊA, J. B.2015CORRÊA, J. B.. Estratégias pedagógicas na Educação Especial de Jovens e Adultos da APAE. LSP Revista Científica Linkscienceplace Interdisciplinar, v. 3, p. 243-405, 2015.

21.
1CARMO, Gerson, Tavares.2013CARMO, Gerson, Tavares. ; FERREIRA, Lais Ferreira ; CORRÊA, J. B. . O MEDO DE ESCREVER E A RESISTÊNCIA ÀS NOVAS TECNOLOGIAS ENTRE DOCENTES:FIM OU FIO DA MEADA. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU, v. 4, p. 271-281, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; SANTOS, I. P. ; FERREIRA, D. C. ; LUQUETTI, E. F. . A literatura e a cultura popular de Campos dos Goytacazes e as possibilidades de construção de materiais pedagógicos. In: COELHO, Fábio André Cardoso; SILVA, Jeferson Evaristo do Nascimento;SANTOS, Denise Salim. (Org.). Materiais didáticos, gêneros textuais e experiências didáticas no ensino da Língua Portuguesa.. IVed.Rio de Janeiro: Dialigarts, 2018, v. 5, p. 247-258.

2.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; SANTOS, I. P. ; FERREIRA, D. C. ; LUQUETTI, E. F. . PIBID, Políticas Públicas e Ensino da Língua Portuguesa. In: Coelho,Fábio André Cardoso; Jefferson Evaristo Nascimento. (Org.). A prática da leitura através da atuação dos bolsistas PIBID/Pedagogia: Estratégias de Formação de leitores na escola. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017, v. 1, p. 97-110.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; FERREIRA, D. C. ; SANTOS, I. P. ; LUQUETTI, E. F. ; CORRÊA, J. B. . Política Educacional e as reflexões acerca do papel do PIBID na formação de professores. In: Congresso Latino Americano de Humanidades, 2017, CAampos dos Goytacazes. Anais do Congresso Latino Americano de Humanidades. Campos dos Goytacazes, 2017. v. 1. p. 276-288.

2.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; LUQUETTI, E. F. . Facetas que entrecruzam a formação decente:reflexão sobre a política educacional brasileira. In: Anais do encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Internacional de Linguagem e Tecnologia OnlIne, 2017, Belo Horizonte. VI Anais do Evidosol/Ciltec-online. Belo Horizonte, 2017. v. 6. p. 1-5.

3.
ESTACIO NETO, F. ; QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. . A ecologia da subjetividade humana. In: II Congresso Internacional Caleidoscópio da Cidade Contemporânea, cujo tema é Território, Economia Urbana e Conflitos Territoriais, 2017, Campos dos Goytacazes. II Congresso Internacional Caleidoscópio da Cidade Contemporânea, cujo tema é Território, Economia Urbana e Conflitos Territoriais. Campos dos Goytacazes: UFF, 2017. v. 1.

4.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; ESTACIO NETO, F. . Os impactos sócio-ambientais da paraia de Atafona e a alfabetização cultural na escola. In: II Congresso Internacional Caleidoscópio da Cidade Contemporânea, cujo tema é Território, Economia Urbana e Conflitos Territoriais, 2017, Campos dos Goytacazes. II Congresso Internacional Caleidoscópio da Cidade Contemporânea, cujo tema é Território, Economia Urbana e Conflitos Territoriais. Campos dos Goytacazes: UFF, 2017. v. 1.

5.
QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. ; ESTACIO NETO, F. . A gestão participativa com foco no resgate cultural, social e ambiental, do Canal Campos- Macaé. In: II Congresso Internacional Caleidoscópio da Cidade Contemporânea, cujo tema é Território, Economia Urbana e Conflitos Territoriais, 2017, Campos dos Goytacazes. II Congresso Internacional Caleidoscópio da Cidade Contemporânea, cujo tema é Território, Economia Urbana e Conflitos Territoriais. Campos dos Goytacazes: UFF, 2017. v. 1.

6.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; ESTACIO NETO, F. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito . A motivação da leitura e escrita na formação dos alunos do Ensino Fundamental. In: XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2017, Rio de Janeiro. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2017.

7.
QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. ; ESTACIO NETO, F. ; ESTACIO, G. A. G. . O despertar da leitura e a impregnação cultural por meio de resgate sociocultural do município de São João da Barra. In: XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2017, Rio de Janeiro. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Rio de JANEIRO, 2017. p. 159-160.

8.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; ESTACIO NETO, F. . Os impactos socio-ambientais na praia de Atafona e alfabetização cultural na escola. In: Congresso Internacional Caleidoscópio da Cidade Contemporânea, 2017, Campos dos Goytacazes. Anais do Congresso Internacional Caleidoscópio da Cidade Con. Campos dos Goytacazes: UFF, 2017. v. 1. p. 1-12.

9.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; FERREIRA, D. C. ; SANTOS, I. P. ; LUQUETTI, E. F. . A política educacional e as reflexões acerca do papel do PIBID na formação de professores. In: XII Congresso Latinoamericano de Humanidades, 2016, Campos dos Goytacazes. Anais do XII Congresso Latinoamericano de Humanidades. Campos dos Goytacazes, 2016. v. 1. p. 276-288.

10.
QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito . As interfaces digitais como estratégias de ensino/aprendizado na EAD: blog e wiki. In: XII Congresso Latinoamericano de Humanidades, 2016, Campos dos Goytacazes. Anais do XII Congresso Latinoamericano de Humanidades, 2016.

11.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; VILACA, B. V. ; LUQUETTI, E. F. ; SANTOS, I. P. . Capacitações para os futuros docentes alunos do curso Normal do ISEPAM: agregando teoria e prática. In: 7° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro preto. 7° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016.

12.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; FERREIRA, D. C. ; LUQUETTI, E. F. . A contribuição da Ciência Linguística na formação dos alunos do Curso Normal do ISEPAM. In: VIII Simpósio Internacional de estudos filológicos e linguísticos, 2016, Rio de Janeiro. Revista Philólogus, Ano 22, N° 64 Sup.: Anais do VIII CINEFIL, jan/abr.2016. Rio de Janeiro, 2016. v. 22. p. 101-109.

13.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito . Escritas e memórias narrativas como estratégias pedagógicas de inclusão social. In: VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2016, Rio de Janeiro. Revista Philólogus, Ano 22, N° 64 Sup.: Anais do VIII CINEFIL, jan/abr.2016. v. 22.

14.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; FERREIRA, D. C. ; LUQUETTI, E. F. . A prática da leitura através da atuação dos bolsistas PIBID/Pedagogia, estratégias para a formação de leitores na escola. In: Congresso Nacional de ensino de Língua Portuguesa, 2016, Rio de Janeiro. Congresso Nacional de ensino de Língua Portuguesa, 2016.

15.
CORRÊA, J. B.; SANTOS, I. P. ; FERREIRA, D. C. ; LUQUETTI, E. F. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito . A literatura e a cultura popular de Campos dos Goytacazes e as possibilidades de construção de materiais pedagógicos. In: Congresso Nacional de ensino de Língua Portuguesa, 2016, Rio de Janeiro. Congresso Nacional de ensino de Língua Portuguesa CONELP, 2016.

16.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; QUINTINO, A. S. S. ; FERREIRA, D. C. . A escrita e reescrita como ferramentas de ousadia e empoderamento. In: XI Jornada Nacional de Língua e filologia da Língua Portuguesa, 2016, Campos dos Goytacazes. Revista Philólogus, Ano 22, N° 64 Sup.: Anais do VIII CINEFIL, jan/abr.2016. Rio de Janeiro, 2016. v. 22. p. 92-99.

17.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; SILVA, R. B. ; FERREIRA, D. C. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito . Os desafios da escrita na produção textual em diferentes níveis de escolaridade. In: XI Jornada Nacional da Língua e Filologia da Língua Portuguesa, 2016, Campos dos Goytacazes. Revista Philólogus, Ano 22, N° 64 Sup.: Anais do VIII CINEFIL, jan/abr.2016. Rio de Janeiro, 2016. v. 22. p. 1538-1546.

18.
QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; FERREIRA, D. C. . O uso de atividades interativas pedagógicas como estímulo na formação de leitores. In: XI Jornada Nacional da Língua e Filologia da Língua Portuguesa, 2016, Campos dos Goytacazes. Revista Philólogus, Ano 22, N° 64 Sup.: Anais do VIII CINEFIL, jan/abr.2016. Rio de Janeiro, 2016. v. 22. p. 1528.

19.
QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; FERREIRA, D. C. . Do real ao virtual:a influência do internetês e suas adequações na comunicação. In: XI Jornada Nacional de Filologia da Língua Portuguesa, 2016, Campos dos Goytacazes. Revista Philólogus, Ano 22, N° 64 Sup.: Anais do VIII CINEFIL, jan/abr.2016. Rio de Janeiro, 2016. v. 22. p. 1898-1909.

20.
FERREIRA, D. C. ; CORRÊA, J. B. ; QUINTINO, A. S. S. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito . Ensino de expressões idiomáticas sob a perspectiva do professor de Língua Portuguesa como língua materna. In: XI Jornada Nacional de Língua e filologia da Língua Portuguesa, 2016, Campos dos Goytacazes. Cadernos do CNLF, 2016.

21.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; FERREIRA, D. C. . Autoria e escrita de memórias marcantes de trajetórias pedagógicas. In: Abralin em Cena IFF Fluminense Macaé, 2016, Macaé. Anais do ABRALIN em Cena Macaé, 2016.

22.
FERREIRA, D. C. ; CORRÊA, J. B. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito . Identidade docente e as TICs no ensino da língua materna. In: ABRALIN em Cena IFF Fluminense Macaé, 2016, Macaé. Anais do ABRALIN em Cena Macaé, 2016.

23.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; FERREIRA, D. C. . A leitura nas práticas dos bolsistas formadores de leitores:ações do subprojeto do PIBID/PEDAGOGIA. In: ABRALIN Macaé em Cena IFF Fluminense, 2016, Macaé. Anais do ABRALIN em Cena Macaé, 2016.

24.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito . Desafios e estratégias pedagógicas na Educação Infantil especial. In: XII Congresso Latinoamericano de Humanidades, 2016, Campos dos Goytacazs. Anais do XII Congresso Latinoamericano de Humanidades, 2016.

25.
CORRÊA, J. B.. A importância da literatura infantil regional e suas potencialidades na construção de materiais pedagógicos para a prática educativa. In: XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2015, Rio de Janeiro. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2015.

26.
CORRÊA, J. B.; CARMO, Gerson, Tavares. . O MEDO DE ESCREVER:problemas de autoria narrativa entre professores do PARFOR/UENF. In: IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2014, Campos dos Goytacazes. IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2014.

27.
CORRÊA, J. B.; FERREIRA, Lais Ferreira . A autoria literária e Memórias narrativas como estratégia para uma melhor relação com a escrita. In: II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades- CONINTER, 2013, Belo Horizonte. II CONINTER Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013.

28.
CORRÊA, J. B.; CARMO, G. T. . A autoria literária e memórias narrativas como estratégia para uma melhor relação com a escrita dos ingressantes do PARFOE/UENF. In: XII Mostra de pós-graduação da UENF, 2013, Campos dos Goytacazes. XII Mostra de pós-graduação da UEN, 2013.

29.
CORRÊA, J. B.; FERREIRA, Lais Ferreira . A autoria e memórias narrativas como estratégia para uma melhor relação com a escrita dos ingressantes Parfor/Uenf/. In: II CONINTER Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013, Minas Gerais. Anais do II CONINTER. Belo Horizonte, 2013. v. 1. p. 1-15.

30.
CORRÊA, J. B.; FERREIRA, Lais Ferreira . A autoria e memórias narrativas como estratégia para uma melhor relação com a escrita. In: II CONINTER Congresso Internacional Interdisciplinar de Humanidades, 2013, Belo Horizonte. Anais do II CONINTER Congresso Internacional Interdisciplinar de Humanidades. Belo Horizonte, 2013. p. 1-14.

31.
CORRÊA, J. B.; CARMO, Gerson, Tavares. . Autoria literária como estratégia para uma melhor relação com a escrita. In: III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2012, Campos dos Goytacazes. Anais do III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. Campos dos Goytacazes, 2012.

32.
CARMO, Gerson, Tavares. ; CORRÊA, J. B. . Caracterização do Medo de Escrever e a Resistência às Novas Tecnologias. In: VI Encontro Brasileiro de Educomunicação, 2012, São Paulo. Anais do I Encontro Brasileiro de Educomunicação. Campos dos Goytacazes, 2012.

33.
CARMO, Gerson, Tavares. ; CORRÊA, J. B. ; FERREIRA, Lais Ferreira . Alfabetizadoras: do medo de escrever ao direito de uma disciplina do PARFOR. In: II Seminário Nacional de Alfabetização, 2012, Itabaiana. Anais do II Simpósio Nacional de Alfabetização. Itabaiana, 2012.

34.
CORRÊA, J. B.; CARMO, G. T. . Autoria Literária e a relação com a escrita na formação docente. In: XII Mostra de Pós Graduação da Uenf- Semana de Ciência e tecnologia, 2012, Campos dos Goytacazes. http://www.uenf.br/portal/index.php/br/uenf-abre-programacao-local-semana-ciencia-e-tecnologia.html, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, J. B.; Gerson Tavares . A autonomia da escrita e memórias narrativas como estratégia de inclusão social dos ingressantes do PARFOR/UENF. In: Seminário Hispanp-Brasileiro de qualidade da educação para a inclusão social, 2013, Campos dos Goytacazes. Seminário Hispano Brasileiro de qualidade da educação para a inclusão social, 2013.

2.
ADRIELI, ; CORRÊA, J. B. ; , JOFFILY. S.B. . A qualidade de sono e da nutrição na aprendizagem. In: II Congresso Fluminense de iniciação científica e tecnológica, 2010, Campos dos Goytacazes. II Congresso Fluminense de iniciação científica e tecnológica, 2010.

3.
CORRÊA, J. B.; ADRIELI, ; Leny Cristina Soares Souza Azevedo ; MUGUET, D. . Alfabetização e formação de professores em Campos dos Goytacazes. In: VII Workshop de Extensão da Uenf, 2009, Campos dos Goytacazes. VII Workshop de Extensão da Uenf, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; LUQUETTI, E. F. . Projeto de Extensão como Suporte aos Futuros docentes: Capacitação para a Formação de Leitores na Escola. In: VI SIMELP | Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 2017, Santaren. VI SIMELP | Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Santarem, 2017.

2.
QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. . A psicomotricidade e a importância das atividades interdisciplinares lúdicos -pedagógicas com o foco dos alunos da educação infantil de São João da Barra. In: IV Colóquio Fale de Letramentos,linguagem e ensino, 2017, Juíz de Fora. Cadernos de Resumos -IV Colóquio Fale de Letramentos, linguagem e ensino. Juíz de Fora: Núcleo FALE ? Formação de professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino, 2017. p. 49-49.

3.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. . A região Norte Fluminense e a alfabetização cultural na formação continuada. In: IV Colóquio Fale de Letramentos,linguagem e ensino, 2017, Juíz de Fora. Cadernos de Resumos -IV Colóquio Fale de Letramentos, linguagem e ensino. Juíz de Fora: Núcleo FALE ? Formação de professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino, 2017. p. 50-50.

4.
ESTACIO, G. A. G. ; QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. . O ser leitor no mundo contemporâneo: um olhar sobre o docente. In: Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2017, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2017. v. XXI. p. 182-183.

5.
QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. ; SILVA, R. B. . A contribuição das ferramentas digitais no processo de ensino em EAD. In: III CONEPE Congresso de Pesquisa e Extensão Soluções inteligentes para um cenário de mudanças, 2017, Campos do Goytacazes. Anais do III CONEPE. Campos dos Goytacazes, 2016.

6.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; ESTACIO, G. A. G. . Suporte didático para a formação docente: aprendendo com erro, o feedback e a auto-regulação da aprendizagem. In: Congresso Nacional de linguística e filologia, 2017. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CIFEFIL. v. XXI. p. 220-220.

7.
CORRÊA, J. B.. O discurso do poder na obra de Ruth Rocha. In: II Congresso Internacional de linguística e Filologia, 2016, Rio de Janeiro. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e e Linguísticos, 2016.

8.
FERREIRA, D. C. ; CORRÊA, J. B. ; LUQUETTI, E. F. . Glossário de expressões idiomáticas:um material didático para o ensino lexical. In: II Congresso Internacional de Linguística e filologia e XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2016, Rio de Janeiro. II Congresso Internacional de Linguística e filologia e XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2016. v. XX. p. 102-102.

9.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; LUQUETTI, E. F. ; PEIXOTO, P. A. B. ; FERREIRA, D. C. ; CORRÊA, J. B. . A formação dos alunos leitores e escritores: linguística e o incentivo à prática de leitura no âmbito escolar. In: II Congresso Internacional de Linguística e filologia e XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2016, Rio de Janeiro. II Congresso Internacional de Linguística e filologia e XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2016. v. XX.

10.
BRUNICHILLI ; FERREIRA, Lais Ferreira ; CARMO, G. T. ; CORRÊA, J. B. . Educação de Jovens e adultos(EJA) da Região Noroeste Fluminense. In: III Mostra de extensão IFF, UENF, UFF XII semana nacional de tecnologia, 2016, Campos dos Goytacazes. Mostra de extensão IFF, UENF,UFF, 2016.

11.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; SILVA, R. B. . A alfabetização cultural da literatura regional do Norte fluminense e o currículo escolar. In: III Conepe Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão Soluções inteligentes para um cenário de Mudanças, 2016, Campos dos Goytacazes. CONEPE III Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão Soluções Inteligentes para um Cenário de Mudanças. Campos dos Goytacazes, 2016.

12.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; LUQUETTI, E. F. . Alfabetização e letramento:reflexões acerca do papel do PIBID na formação de leitores na escola. In: Simpósio Internacional da Língua Portuguêsa, 2016, Uberlândia. Caderno de resumos do SIELP 2016. Uberlândia, 2016. p. 125-125.

13.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; SILVA, R. B. . Alfabetização Cultura da Literatura regional dos norte fluminense e o currículo escolar. In: II Conepe 2016, 2016, Campos dos Goytacazes. ANAIS do II Conepe 2016. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2016.

14.
QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. ; SILVA, R. B. . As contribuições das ferramentas digitais no processo do ensino em EAD. In: II CONEPE Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão 2015, 2016, Campos dos Goytacazes. Anais do congresso II CONEPE 2016. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2016.

15.
CORRÊA, J. B.. Tecnologia Assistiva e sala de recursos implementadas na Educação Especial da APAE. In: II CONEPE Congresso de ensino, pesquisa e extensão, 2015, Campos dos Goytacazes. II CONEPE Congresso de ensino, pesquisa e extensão. Campos dos Goytacazes, 2015.

16.
CORRÊA, J. B.. Tecnologia Assistiva e sala de recursos implantadas na Educação Especial da APAE. In: II CONEPE Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão 2015, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais do congresso II CONEPE 2015. Campos dos Goytacazes, 2015.

17.
CORRÊA, J. B.; CARMO, G. T. . Autoria literária nos anos iniciais do ensino fundamental para uma melhor relação com a escrita. In: XVI Congresso Nacional de linguística e filologia, 2012, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. . A região Norte Fluminense e a alfabetização cultural na formação continuada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. . A psicomotricidade e a importância das atividades interdisciplinares lúdicos -pedagógicas com o foco dos alunos da educação infantil de São João da Barra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; LUQUETTI, E. F. . Facetas que se entrecruzam a formação docente: reflexão sobre a política educacional brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. . Aplicabilidade das mídias virtuais na comunicação:a percepção da linguagem de inserção. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. . A tecnologia assistiva na formação do aluno com necessidades especiais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ESTACIO NETO, F. ; QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. . A ecologia da subjetividade Humana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; ESTACIO NETO, F. . A motivação da leitura e escrita na formação dos alunos do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ESTACIO NETO, F. ; QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. ; ESTACIO, G. A. G. . A linguagem do trabalho no mundo contemporâneo: uma análise a partir das concepções de Michel Foucault. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; ESTACIO, G. A. G. . Suporte didático para a formação docente:aprendendo com o erro, o feedback e a auto-regulação da aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ESTACIO, G. A. G. ; QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. . O ser leitor no mundo contemporâneo:um sobre o docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. ; ESTACIO NETO, F. . O despertar da Leitura e a impregnação cultural por meio do resgate sociocultural no município de Saõ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. . A região do norte fluminense e a alfabetização cultural na formação continuada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. ; BELMIRO, A. C. . Os recursos didáticos como ferramentas facilitadoras na prática docente com o foco a inclusão escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. . A sociedade da solidão e suas consequências:uma reflexão sobre a identidade real e virtual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. . Caracterização do receio de escrever e a resistência ás novas tecnologias entre professores da Educação Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; ALMEIDA, J. M. ; CORRÊA, J. B. ; RIBEIRO, R. L. ; LUQUETTI, E. F. . PIBID/ Pedagogia e suas práticas de Formação de Leitores:uma metodologia diferenciada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. . Tecnologias Assistiva com o foco a Educação Especial do Pedagogo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. . As ações afirmativas e a motivação como elemento essencial para o aluno com necessidades especiais em formação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; ESTACIO NETO, F. . OS IMPACTOS SÓCIO - AMBIENTAIS DA PRAIA DE ATAFONA E ALFABETIZAÇÃO CULTURAL NA ESCOLA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. ; ESTACIO NETO, F. . A gestão participativa com foco no resgate cultural, social e ambiental, do Canal Campos- Macaé. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; ESTACIO, G. A. G. . Reconstruindo o pensamento dos professores e alunos sobre a linguagem no processo de alfabetização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SANTOS, J. B. S. ; LUQUETTI, E. F. ; ALMEIDA, L. S. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. . A práticos pedagógica de leitura através dos recursos tecnológicos na formação de professores dos anos iniciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito . Escritas e memórias narrativas como estratégias pedagógicas de inclusão social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; LUQUETTI, E. F. . A prática da Leitura através dos bolsistas PIBID/ Pedagogia: estratégias para a formação de leitores na escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito . A literatura e a cultura popular de Campos dos Goytacazes e as possibilidades de construção de materiais pedagógicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; COIMBRA, M. V. . O discurso de poder nas obras de Ruth Rocha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; FERREIRA, D. C. . A formação dos alunos leitores e escritores: linguística e o incentivo à prática de leitura no âmbito escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
CORRÊA, J. B.. Autoria e escrita de memórias marcantes e trajetórias pedagógicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FERREIRA, D. C. ; CORRÊA, J. B. . Identidade docente e as TICs no ensino da língua meterna. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. . A leitura na prática dos bolsistas formadores de leitores: ações do subprojeto PIBID/PEDAGOGIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; COIMBRA, M. V. ; LUQUETTI, E. F. . A contribuição da Ciência Linguística na formação dos alunos do Curso Normal do ISEPAM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito . Escrita e memórias narrativas como estratégias pedagógicas de inclusão social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
FERREIRA, D. C. ; CORRÊA, J. B. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; LUQUETTI, E. F. . Glossário de expressões idiomáticas:um material didático para o ensino lexical. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; FERREIRA, D. C. . A literatura e a cultura popular de Campos dos Goytacazes e as possibilidades de construção de materiais pedagógicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; QUINTINO, A. S. S. . Desafios e estratégias pedagógicas na Educação Infantil Especial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
QUINTINO, A. S. S. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. . As interfaces digitais como estratégias de ensino/aprendizado na EAD: blog e wiki. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; FERREIRA, D. C. . Os desafios da escrita na produção textual em diferentes níveis de escolaridade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; QUINTINO, A. S. S. ; FERREIRA, D. C. ; LUQUETTI, E. F. . O uso de atividades interativas pedagógicas como estímulo na formação de leitores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
FERREIRA, D. C. ; CORRÊA, J. B. ; QUINTINO, A. S. S. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; LUQUETTI, E. F. . Ensino de expressões idiomáticas sob a perspectiva do professor de Língua Portuguesa como língua materna. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
QUINTINO, A. S. S. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; LUQUETTI, E. F. ; FERREIRA, D. C. . Do real ao virtual: a influência do internetês e suas adequações na comunicação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; QUINTINO, A. S. S. ; FERREIRA, D. C. . A escrita e reescrita como ferramentas de ousadia e empoderamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; FERREIRA, D. C. ; SANTOS, I. P. ; LUQUETTI, E. F. . A política educacional e as reflexões acerca do papel do PIBID na Formação de professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; VILACA, B. V. ; LUQUETTI, E. F. ; SANTOS, I. P. . Capacitação para futuros docentes alunos do Curso Normal Superior do ISEPAM:agregando teoria e prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
CORRÊA, J. B.; QUINTINO, A. S. S. ; SILVA, R. B. . A alfabetização cultural da literatura regional do Norte fluminense e o currículo escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
QUINTINO, A. S. S. ; CORRÊA, J. B. ; SILVA, R. B. . As contribuições das ferramentas digitais no processo de ensino em EAD. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

46.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; FERREIRA, D. C. ; SANTOS, I. P. ; LUQUETTI, E. F. . Política educacional e as reflexões acerca do papel do PIBID na formação de professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
CORRÊA, J. B.. Estratégias pedagógicas na Educação Especial de Jovens e Adultos da APAE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
CORRÊA, J. B.. Tecnologia Assistiva e sala de recursos implantadas na educação especial da APAE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

49.
CORRÊA, J. B.. A importância da litratura infantil regional e suas potencialidades na construção de materiais pedagóg. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
CORRÊA, J. B.. O MEDO DE ESCREVER:problemas de autoria narrativa entre professores do PARFOR/UENF. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; LUQUETTI, E. F. . Alfabetização e letramento: reflexões acerca do PIBID na formação de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

52.
CORRÊA, J. B.; Gerson Tavares . O medo de escrever:problemas de autoria narrativa entre os professores do PARFOR/UENF. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
CORRÊA, J. B.; Gerson Tavares . Autoria Literária e docência na percepção dos ingressantes PARFOR/UENF. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

54.
CORRÊA, J. B.; FERREIRA, Lais Ferreira . A autoria literária e memória narrativas para uma melhor relação com a escrita dos ingressantes PARFOR/UENF. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

55.
CORRÊA, J. B.; Gerson Tavares . A Autoria Literária e Memórias narrativas como estratégia para uma melhor relação com a escrita dos ingressantes PARFOR/UENF. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

56.
CORRÊA, J. B.; Gerson Tavares . A autonomia da escrita e memórias narrativas como estratégia pedagógica de inclusão social dos ingressantes do PARFOR/UENF. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
CORRÊA, J. B.; Gerson Tavares . Caracterização do medo de escrever e a resistência às novas tecnologias entre docentes: fim ou fio da meada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

58.
CORRÊA, J. B.; FERREIRA, Lais Ferreira . A Autoria Literária e Memórias narrativas como estratégia para uma melhor relação com a escrita dos ingressantes PARFOR/UENF. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

59.
CORRÊA, J. B.; Gerson Tavares . Caracterização do medo de escrever e a resistência às novas tecnologias entre docentes: fim ou fio da meada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

60.
CORRÊA, J. B.. Autoria Literária e docência na percepção dos ingressantes do PARFOR/UENF. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

61.
CORRÊA, J. B.; CARMO, G. T. . Autoria literária nos anos iniciais do ensino fundamental:para uma melhor relação com a escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

62.
CARMO, Gerson, Tavares. ; CORRÊA, J. B. . Caracterização do medo de escrever e a resistência às novas tecnologias entre docentes: fim ou fio da meada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

63.
CORRÊA, J. B.; Gerson Tavares . A autoria literária como estratégia para uma melhor relação com a escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

64.
CORRÊA, J. B.; Gerson Tavares ; FERREIRA, Lais Ferreira . Alfabetização: do medo de escrever ao direito de uma disciplina do PARFOR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

65.
CORRÊA, J. B.; Gerson Tavares . Autoria Literária e a relação com a escrita na formação docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

66.
CORRÊA, J. B.; CARMO, Gerson, Tavares. . Autoria literária para uma melhor relação com a escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

67.
CARMO, Gerson, Tavares. ; CORRÊA, J. B. ; FERREIRA, Lais Ferreira . Permanência Escolar e concepção de erro na EJA/PROEJA em questão:por uma relação mais amigável com a escrita-do pesquisador ao professor, para o aluno. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

68.
CORRÊA, J. B.; Gerson Tavares . Autoria Literária como estratégia para uma melhor relação com a escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

69.
CORRÊA, J. B.. A qualidade de sono e da nutrição na aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

70.
CORRÊA, J. B.; ANDRAUS ; , JOFFILY. S.B. ; ADRIELLI . I Curso do NEPENC Sono e saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

71.
ADRIELLI ; CORRÊA, J. B. ; JOFFILY,S.B. ; ANDRAUS . A Qualidade do sono e das condições alimentares no processo de aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

72.
CORRÊA, J. B.. II Semana Unificada da UENF/ X Semana Pedagógica da pedagogia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

73.
CORRÊA, J. B.; Leny Cristina Soares Souza Azevedo ; Maria Cristina dos Santos Peixoto . Alfabetização e formação de Professores em Campos dos Goytacazes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

74.
Leny Cristina Soares Souza Azevedo ; CORRÊA, J. B. ; MUGUET, D. ; DINIZ, N. . Alfabetização e formação de professores em Campos dos Goytacazes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

75.
CORRÊA, J. B.. Projeto Brincando com a Ciência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ADRIELLI ; CORRÊA, J. B. ; , JOFFILY. S.B. . A qualidade de sono e as condições alimentares no processo de aprendizagem. Campos dos Goytacazes: UENF, 2010 (Resumo Expandido).

2.
CORRÊA, J. B.; ADRIELLI ; , JOFFILY. S.B. . A qualidade de Sono e nutrição na aprendizagem. Campos dos Goytacazes: UENF, 2010 (Resumo Expandido).

3.
Leny Cristina Soares Souza Azevedo ; Maria Cristina dos Santos Peixoto ; CORRÊA, J. B. . Alfabetização e Formação de Professores em Campos em Goytacazes. Campos dos Goytacazes: Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Uenf, 2009 (Resumo Expandido).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARMO, Gerson, Tavares. ; CORRÊA, J. B. . Professoras autoras: lembranças profissional. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CORRÊA, J. B.. Mesa Redonda: Educação e Relações Étnico-Raciais: em foco a Lei 10.639/03. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
, JOFFILY. S.B. ; ANDRAUS ; CORRÊA, J. B. . I Curso de Sono do Nepenc: Sono e Saúde. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Gerson Tavares ; CORRÊA, J. B. ; FERREIRA, Lais Ferreira . Lembranças profissionais. 2012. (livro).

2.
, JOFFILY. S.B. ; CORRÊA, J. B. ; ANDRAUS ; ADRIELLI . I Curso de Sono do Nepenc. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CORRÊA, J. B.. Informática Instrumental. 2007. .

4.
CORRÊA, J. B.. Curso de Redação. 2003. .

5.
CORRÊA, J. B.. Oficina de Artes Plásticas. 1990. .

6.
CORRÊA, J. B.. Princípios Fundamentais de Desenho. 1986. .


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CORRÊA, J. B.. Festa Junina. 2018. Animação.

2.
CORRÊA, J. B.. As construções e vitórias da nossa gente hoje farão parte da nossa terra amanhã. 2018. Animação.

3.
CORRÊA, J. B.. Desfile da Primavera: Estação das flores. 2017. Animação.

4.
CORRÊA, J. B.. Desfile: Viva sua cidade, uma referência das belezas naturais de Campos dos Goytacazes. 2017. Animação.

5.
CORRÊA, J. B.. Festa Junina. 2017. Animação.

Demais trabalhos
1.
ADRIELI, ; CORRÊA, J. B. ; , JOFFILY. S.B. ; ANDRAUS . A QUALIDADE DOSONOE DAS CONDIÇÕES ALIMENTARES NO PROCESSO DEAPRENDIZAGEM. 2010 (NEUROPSICOLOGIA COGNITIVA) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRE, B. P.; DIAS, M. S. S.; POURBAIX, M. S.; CORRÊA, J. B.. Participação em banca de Cecília Mello Gomes.O mito do medo da Matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Nacional de Formação de Professores. Alguns apontamentos sobre o processo de formação dos egressos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia da Região Norte Fluminense do interior do estado do Rio de Janeiro. 2018. (Congresso).

2.
IV Congresso Nacional de Formação de Professores. Tecnologia Assistiva na formação de professores e as contribuições da gestão escolar da APAE -São João da Barra. 2018. (Congresso).

3.
IV Congresso Nacional de Formação de Professores. A cultura regional do norte fluminense e a abordagem da educação patrimonial na formação continuada. 2018. (Congresso).

4.
II Congresso Internacional Caleidoscópio da Cidade Contemporânea, cujo tema é Território, Economia Urbana e Conflitos Territoriais. A gestão participativa com foco no resgate cultural, social e ambiental, do Canal Campos- Macaé. 2017. (Congresso).

5.
II Congresso Internacional Caleidoscópio da Cidade Contemporânea, cujo tema é Território, Economia Urbana e Conflitos Territoriais. Os impactos sócio-ambientais da paraia de Atafona e a alfabetização cultural na escola. 2017. (Congresso).

6.
II Congresso Internacional Caleidoscópio da Cidade Contemporânea, cujo tema é Território, Economia Urbana e Conflitos Territoriais,. A ecologia da subjetividade. 2017. (Congresso).

7.
IV Colóquio de Letramentos, linguagem e ensino.Psicomtricidade e a importância das atividades lúdico pedagógicas com o foco na alfabetização cultural dos alunos da educação infantil de São João da Barra. 2017. (Outra).

8.
IV Colóquio de Letramentos, linguagem e ensino ? ?Formação e trabalho docente. Alfabetização Cultural dos alunos da Educação Infantil de São João da Barra. 2017. (Congresso).

9.
XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. A motivação da leitura e da escrita na formação dos alunos no Ensino Fundamental. 2017. (Congresso).

10.
XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. O despertar da leitura e a impregnação cultural por meio do resgate sociocultural no município de São João da Barra. 2017. (Congresso).

11.
XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Suporte didático para a formação docente: aprendendo com o erro, o feedback e a autoregulação da aprendizagem. 2017. (Congresso).

12.
7° Congresso de Extensão Universitária. Capacitações para os futuros docentes alunos do curso Normal do ISEPAM: agregando teoria e prática. 2016. (Congresso).

13.
ABRALIN em cena. 2016. (Congresso).

14.
ABRALIN em cena. A leitura nas práticas dos bolsistas formadores de leitores, ações do subprojeto do PIBID/PEDAGOGIA. 2016. (Congresso).

15.
ABRALIN em cena. Identidade docente es TICs no ensino da língua materna. 2016. (Congresso).

16.
ABRALIN em cena. Autoria e escrita de memórias marcantes de trajetórias pedagógicas. 2016. (Congresso).

17.
Capacitação de Formação Continuada. 2016. (Outra).

18.
Capacitação de Formação Continuada para Professores da Educação Infantil. 2016. (Outra).

19.
conepe III Congresso de Pesquisa e Extensão. As contribuições. 2016. (Congresso).

20.
Congresso Nacional de Ensino de Llingua Portuguesa. A prática da leitura através da atuação dos bolsistas PIBID/Pedagogia: estratégias para a formação de leitores na escola. 2016. (Congresso).

21.
Congresso Nacional de Ensino de Llingua Portuguesa. A literatura e a cultura popular de Campos dos Goytacazes e as possibilidades de construção de materiais pedagógicos. 2016. (Congresso).

22.
II Congresso Internacional de Linguística e Filologia XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. A formação dos alunos leitores e escritors: linugística e o incentivo à prática de leitura no âmbito escolar. 2016. (Congresso).

23.
II Congresso Internacional de Linguística e Filologia XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Glossário de expressões idiomáticas: um material didático para o ensino lexical. 2016. (Congresso).

24.
II Congresso Internacional de Linguística e Filologia XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. O discurso de poder nas obras de Ruth Rocha. 2016. (Congresso).

25.
II Congresso Internacional de Linguística e Filologia XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2016. (Congresso).

26.
III Conepe. A alfabetização cultural da literatura regional do Norte fluminense e o currículo escolar. 2016. (Congresso).

27.
III Conepe Congresso de Ensino, pesquisa e extensão. As contribuições das ferramentas digitais no processo de ensino em EAD. 2016. (Congresso).

28.
III Simpósio sobre o ensino de Didática do LEPED. 2016. (Simpósio).

29.
Seminário de política e gestão ambiental da educação. 2016. (Seminário).

30.
VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS.A contribuição da ciência linguística na formação dos alunos do curso normal do ISEPAM. 2016. (Seminário).

31.
VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS.Escritas e memórias narrativas como estratégias pedagógicas de inclusão social. 2016. (Simpósio).

32.
XII Congreso Latinoamericano de Humanidades. A política educacional e as reflexões acerca do papel do PIBID na formação de professores. 2016. (Congresso).

33.
XII Congreso Latinoamericano de Humanidades. As interfaces digitais como estratégias de ensino/aprendizado na EAD: blog e wiki. 2016. (Congresso).

34.
XII Congreso Latinoamericano de Humanidades. Desafios e estratégias pedagógicas na educação infantil especial. 2016. (Congresso).

35.
XI Jornada Nacional de Língua e Filologia da Língua Portuguesa.A escrita e reescrita como ferramentas de ousadia e empoderamento. 2016. (Outra).

36.
XI Jornada Nacional de Língua e Filologia da Língua Portuguesa.Uso de atividades interativas pedagógicas como estímulo na formação de leitores. 2016. (Outra).

37.
XI Jornada Nacional de Língua e Filologia da Língua Portuguesa.Uso de atividades interativas pedagógicas como estímulo na formação de leitores. 2016. (Outra).

38.
XI Jornada Nacional de Língua e Filologia da Língua Portuguesa.Os desafios da escrita na produção textual nos diferentes níveis de escolaridade. 2016. (Outra).

39.
XI Jornada Nacional de Língua e Filologia da Língua Portuguesa.Do real ao virtual: a influência do Internetês e suas adequações na comunicação. 2016. (Outra).

40.
Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. A importância da literatura infantil regional e suas potencialidades na construção de materiais pedagógicos para a prática educativa. 2015. (Congresso).

41.
Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Ensino de Língua e Literatura. 2015. (Congresso).

42.
Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. 2015. (Congresso).

43.
Curso:Identidade, memória e história. 2015. (Outra).

44.
I CONPEJA. 2015. (Congresso).

45.
I CONPEJA. Estratégias pedagógicas na Educação Especial de Jovens e Adultos da APAE. 2015. (Congresso).

46.
II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE). Tecnologia Assistiva e sala de recursos implantadas na educação especial da APAE. 2015. (Congresso).

47.
II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE). 2015. (Congresso).

48.
Seminário de Educação "Compartilhando linguagens e emoções". 2015. (Seminário).

49.
Capacitação de Educação nfantil do berçário ao gIII. 2014. (Outra).

50.
Curso:Identidade, memória e história 2°semestre. 2014. (Outra).

51.
IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. 2014. (Outra).

52.
IX Colóquio interdiscilinar de Cognição e Linguagem.O MEDO DE ESCREVER:problemas de autoria narrativa entre os professores do PARFOR/UENF. 2014. (Outra).

53.
Curso de Cuidadores de Pessoas com deficiência Múltipla. 2013. (Outra).

54.
I Fórum de Inclusão e Acessibilidade. 2013. (Outra).

55.
II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. A Autoria Literária e Memórias narrativas como estratégia para uma melhor relação com a escrita dos ingressantes PARFOR/UENF. 2013. (Congresso).

56.
Seminário do Mestrado em Cognição e Linguagem.Caracterização do medo de escrever e a resistência às novas tecnologias entre docentes: fim ou fio da meada. 2013. (Seminário).

57.
Seminário Hispano Brasileiro de qualidade da educação para a inclusão Social. 2013. (Seminário).

58.
Seminário Hispano Brasileiro de Qualidade da Educaçãp para a Inclusão Social.A autonomia da escrita e memórias narrativas como estratégia pedagógica de inclusão social dos ingressantes do PARFOR/UENF. 2013. (Seminário).

59.
XIII Mostra de Pós-Graduação Semana Nacional de Ciências e Tecnologia.A autoria literária e memórias narrativas como estratégia para uma melhor relação com a escrita dos ingressantes do PARFOE/UENF. 2013. (Outra).

60.
'Mesa- Redonda: Educação e Relações Étnico-Raciais.'Mesa- Redonda: Educação e Relações Étnico-Raciais. 2012. (Outra).

61.
III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. Autoria como estratégia para uma melhor relação com a escrita. 2012. (Congresso).

62.
III Fórum Mundial de Educação Profissional e tecnológica. Permanência escolar e concepção de erro na EJA/PROEJA em questão:por uma relação mais amigávem com a escrita. 2012. (Congresso).

63.
II Seminário Nacional de Alfabetização e letramento III SENAL.Alfabetização: do medo de escrever ao direito de uma disciplina do PARFOR. 2012. (Seminário).

64.
I Jornada de pedagogia:formação docente e PIBID. 2012. (Seminário).

65.
IPEAFRO SANKOFA.Oficina Matriz Africana e Ação educativa e Fórum afirmativa Sankofa. 2012. (Oficina).

66.
I Seminário da EJA/PROEJA da Região Norte Fluminense. 2012. (Seminário).

67.
I Seminário de Educação de Jovens e Adultos e PROEJA da Região Norte Noroeste Fluminense. 2012. (Seminário).

68.
IV Encontro Brasileiro de Educomunicação. Caracterização do Medo de Escrever e a Resistência às Novas Tecnologias. 2012. (Congresso).

69.
Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. 2012. (Outra).

70.
Mesa redonda: Educação e relação étnico-raciais: em foco a lei 10.639. 2012. (Seminário).

71.
Mini curso de Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade. 2012. (Outra).

72.
Projeto olhares:AFRICABRASIL. 2012. (Outra).

73.
Projeto Ollhares africaBrasil. 2012. (Outra).

74.
Seminário EJA/PROEJA da Região Norte Fluminense. 2012. (Seminário).

75.
Seminário Escrita docente e discente. 2012. (Seminário).

76.
XII Mostra de Pós-graduação da UENF.Autoria literária e docência para uma melhor relação com a escrita. 2012. (Outra).

77.
XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Autoria literária nos anos iniciais e doc~encia no ensino fundamental:para uma melhor relação com a escrita. 2012. (Congresso).

78.
III Mostra de Extensão IFF-UFF-UENF e VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Diagnóstic o da Educação Jovens Adultos(EJA) na Região Noroeste Fluminense:mapeamento do território e formação literária para docentes alfabetizadores. 2011. (Congresso).

79.
A Educação Patrimonial e o Ensino de Ciências. 2010. (Outra).

80.
I Curso de higiene do sono.higene do sono. 2010. (Outra).

81.
I Curso de higiene do sono. 2010. (Outra).

82.
II Semana Acadêmica Unificada da Pedagogia da UENF/ X Semana acadêmica da Pedagogia.Amostra de pôsters da II Semana Acadêmica Pedagógica. 2010. (Encontro).

83.
Seminário sobre educação e surdez. 2010. (Seminário).

84.
1° Semana Acadêmica Unificada da Uenf - Pedagogia. 2009. (Oficina).

85.
Como Promover a Educação Filosófica e a Educação Sociológica no Ensino Médio. 2009. (Seminário).

86.
Formar-se e Constituir-se Professor: A Alfabetização com Eixo Central da Escolaridade. 2009. (Oficina).

87.
I Jornada sobre filosofia e ensino. 2009. (Seminário).

88.
Mini curso de "Alfabetização" na primeIra semana unificada da UENF. 2009. (Seminário).

89.
VII Workshop de Extensão da Uenf. Alfabetização e Formação de Professores em Campos dos Goytacazes. 2009. (Congresso).

90.
VII Workshop de Extensão da UENF e I Mostra de Extensão IFF-UFF-UENF. Alfabetização e Formação de professores em Campos dos Goytacazes. 2009. (Congresso).

91.
CONGRESSO FAETEC II CAIS. 2008. (Congresso).

92.
II Congresso dos Institutos Superiores FAETEC. 2008. (Congresso).

93.
Oficina Pedagógica de Libras. 2008. (Oficina).

94.
Patrimônio Imaterial: Em foco a linguagem oral. 2008. (Oficina).

95.
Projeto Brincando com a Ciência.Educação Infantil - Feira de Ciências Naturais do Colégio de Aplicação. 2008. (Encontro).

96.
Projeto Brincando Consciência. 2008. (Oficina).

97.
Projeto Fazendo arte com a Confecção de Jogos Psicopedagógicos. 2008. (Encontro).

98.
Projeto Fazendo Arte com a Confecção de Jogos Psicopedagógicos. 2008. (Oficina).

99.
Ciclo de Palestras. 2007. (Encontro).

100.
Círculo Cine Debate: Jean Piaget e Karl Jung Concepções Educacionais e Formação Docente. 2007. (Encontro).

101.
Dia Mundial do Meio Ambiente. 2007. (Seminário).

102.
Formar-se e Constiuir-se Professor. 2007. (Oficina).

103.
I Semana de Formação de Professores do ISEPAM - Educação Inclusiva em Debate. 2007. (Seminário).

104.
Projeto Alinhavando o Saber. 2007. (Oficina).

105.
I Encontro de Educação Cultura e Memória. 2006. (Encontro).

106.
II Semana do calouro: O despertar ecológico na formação do educador. 2006. (Seminário).

107.
Projetos Noites no Ipê - Professor também tem histórias. 2006. (Encontro).

108.
Gincana Acadêmica do Curso Normal Superior. 2005. (Encontro).

109.
Projeto Multicultural. 2005. (Seminário).

110.
Semana Pedagógica e II Mostra Cultural do ISEPAM. 2005. (Seminário).

111.
Curso sobre Pevenção de Acidentes. 1990. (Seminário).

112.
Oficina de Artes Plásticas. 1990. (Oficina).

113.
Curso de noções de encadernação. 1983. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORRÊA, J. B.. ?PRESERVAÇÃO DAS HISTÓRIAS INFANTIS E CONTOS DE FADAS?. 2018. (Outro).

2.
CORRÊA, J. B.. Festa Junina. 2018. (Outro).

3.
CORRÊA, J. B.. XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2017. (Congresso).

4.
CORRÊA, J. B.. XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2017. (Congresso).

5.
CORRÊA, J. B.. Desfile Cívico; Viva sua cidade, uma referência das belezas naturais de Campos dos Goytacazes. 2017. (Outro).

6.
CORRÊA, J. B.. Desfile da Primavera: Estação das flores. 2017. (Outro).

7.
CORRÊA, J. B.. Festa Junina. 2017. (Outro).

8.
CORRÊA, J. B.. XIX Congresso Nacional de Linguísticas e Filologia. 2015. (Congresso).

9.
CORRÊA, J. B.. III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. 2012. (Congresso).

10.
CORRÊA, J. B.. I Semana Acadêmica Unificada da UENF. 2012. (Outro).

11.
CARMO, Gerson, Tavares. ; BRUNICHILLI ; FERREIRA, Lais Ferreira ; CORRÊA, J. B. . I Reunião Técnica do Projeto Diagnóstico de EJA no Noroeste Fluminense/microregião de Itaperuna. 2011. (Outro).

12.
CARMO, Gerson, Tavares. ; CORRÊA, J. B. ; FERREIRA, Lais Ferreira . I Ciclo de Palestras da Comissão Estadual da Agenda Territorial da EJA no Rio de Janeiro. 2011. (Outro).

13.
Gerson Tavares ; CORRÊA, J. B. ; FERREIRA, Lais Ferreira . I Reunião Tecnica do projeto Diagnóstico de EJA no NOROESTE fLUMINENSE. 2011. (Outro).

14.
CORRÊA, J. B.; ANDRAUS ; ADRIELLI ; , JOFFILY. S.B. . I Curso de sono do NEPENC. 2010. (Outro).

15.
CORRÊA, J. B.. I Curso de Sono do Nepenc. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CORRÊA, J. B.2015CORRÊA, J. B.. Estratégias pedagógicas na Educação Especial de Jovens e Adultos da APAE. LSP Revista Científica Linkscienceplace Interdisciplinar, v. 3, p. 243-405, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
Leny Cristina Soares Souza Azevedo ; CORRÊA, J. B. ; MUGUET, D. ; DINIZ, N. . Alfabetização e formação de professores em Campos dos Goytacazes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CORRÊA, J. B.; Gerson Tavares ; FERREIRA, Lais Ferreira . Alfabetização: do medo de escrever ao direito de uma disciplina do PARFOR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CORRÊA, J. B.; Gerson Tavares . Autoria Literária e a relação com a escrita na formação docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CORRÊA, J. B.; Gerson Tavares . Autoria Literária como estratégia para uma melhor relação com a escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CORRÊA, J. B.; FERREIRA, Lais Ferreira . A Autoria Literária e Memórias narrativas como estratégia para uma melhor relação com a escrita dos ingressantes PARFOR/UENF. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CORRÊA, J. B.; Gerson Tavares . Caracterização do medo de escrever e a resistência às novas tecnologias entre docentes: fim ou fio da meada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CORRÊA, J. B.. Autoria Literária e docência na percepção dos ingressantes do PARFOR/UENF. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CORRÊA, J. B.; Gerson Tavares . O medo de escrever:problemas de autoria narrativa entre os professores do PARFOR/UENF. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CORRÊA, J. B.. A importância da litratura infantil regional e suas potencialidades na construção de materiais pedagóg. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; COIMBRA, M. V. . O discurso de poder nas obras de Ruth Rocha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; FERREIRA, D. C. . A formação dos alunos leitores e escritores: linguística e o incentivo à prática de leitura no âmbito escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. ; COIMBRA, M. V. ; LUQUETTI, E. F. . A contribuição da Ciência Linguística na formação dos alunos do Curso Normal do ISEPAM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito . Escrita e memórias narrativas como estratégias pedagógicas de inclusão social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FERREIRA, D. C. ; CORRÊA, J. B. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; LUQUETTI, E. F. . Glossário de expressões idiomáticas:um material didático para o ensino lexical. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; FERREIRA, D. C. . A literatura e a cultura popular de Campos dos Goytacazes e as possibilidades de construção de materiais pedagógicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CORRÊA, J. B.; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; QUINTINO, A. S. S. . Desafios e estratégias pedagógicas na Educação Infantil Especial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
QUINTINO, A. S. S. ; AZEREDO, Liz Daiana Tito ; CORRÊA, J. B. . As interfaces digitais como estratégias de ensino/aprendizado na EAD: blog e wiki. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
, JOFFILY. S.B. ; CORRÊA, J. B. ; ANDRAUS ; ADRIELLI . I Curso de Sono do Nepenc. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
, JOFFILY. S.B. ; ANDRAUS ; CORRÊA, J. B. . I Curso de Sono do Nepenc: Sono e Saúde. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CORRÊA, J. B.. Mesa Redonda: Educação e Relações Étnico-Raciais: em foco a Lei 10.639/03. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORRÊA, J. B.. XIX Congresso Nacional de Linguísticas e Filologia. 2015. (Congresso).

2.
CORRÊA, J. B.. I Curso de Sono do Nepenc. 2010. (Outro).

3.
CARMO, Gerson, Tavares. ; CORRÊA, J. B. ; FERREIRA, Lais Ferreira . I Ciclo de Palestras da Comissão Estadual da Agenda Territorial da EJA no Rio de Janeiro. 2011. (Outro).

4.
Gerson Tavares ; CORRÊA, J. B. ; FERREIRA, Lais Ferreira . I Reunião Tecnica do projeto Diagnóstico de EJA no NOROESTE fLUMINENSE. 2011. (Outro).

5.
CORRÊA, J. B.. XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2017. (Congresso).

6.
CORRÊA, J. B.. Desfile Cívico; Viva sua cidade, uma referência das belezas naturais de Campos dos Goytacazes. 2017. (Outro).

7.
CORRÊA, J. B.. Desfile da Primavera: Estação das flores. 2017. (Outro).

8.
CORRÊA, J. B.. I Semana Acadêmica Unificada da UENF. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 12:25:24