Alexandre Rodrigues de Frias Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2447419932648333
  • Última atualização do currículo em 22/02/2018


Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem mestrado na área de Ensino de História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua na educação básica e como pesquisador associado no Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades (LEDDES) ligado ao Programa de Pós Graduação e História-PPGH e do Departamento de História da UERJ. Participa também do Grupo de Estudo em Currículo, Cultura e Ensino de História (GECCEH-UFRJ). Tem interesse na área de Educação, Didática da História e Prática de Ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Rodrigues de Frias Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, A. R. F.;DE FRIAS BARBOSA, ALEXANDRE RODRIGUES


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec.
2014 - 2016
Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A narrativa como ensaio para aprendizagem da História: arte e ficção na constituição do tempo e de si,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Dra. Sônia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Competência narrativa; Aprendizagem histórica; Consciência histórica; Imaginação histórica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática da História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2007 - 2011
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Pesquisador do LEDDES, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado

Atividades

08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de História.

Linhas de pesquisa
Escritas da História

Secretaria de Estado de Educação, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: P1- Professor de História, Carga horária: 16

Atividades

01/2014 - 03/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
História escolar

Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: P1- Professor de História, Carga horária: 14

Atividades

11/2012 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História escolar

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Magé, SMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: P1- Professor de História, Carga horária: 16

Atividades

07/2012 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
História escolar

Instituto Israelita Brasileiro de Cultura e Educação Eliezer Max, IIBCEEM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 45



Linhas de pesquisa


1.
Escritas da História


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática da História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Prática de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE FRIAS BARBOSA, ALEXANDRE RODRIGUES2016DE FRIAS BARBOSA, ALEXANDRE RODRIGUES. -Eu me lembro dessa história porque eu estava lá-: o ensino de história pela narração e poiesis. Revista Transversos, v. 7, p. 71-99, 2016.

2.
BARBOSA, A. R. F.;DE FRIAS BARBOSA, ALEXANDRE RODRIGUES2015BARBOSA, A. R. F.. Aprendizagem histórica entre a arte e a ciência. REVISTA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA - REDUH - LAPEDUH, v. 09, p. 20-42, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, A. R. F.. Entre imaginar e narrar: trabalhando com estórias na aula de História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARBOSA, A. R. F.. Letrados do Império: Trajetórias, Conceitos e Linguagens Políticas no Mundo Luso-Brasileiro (1750-1830). 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBOSA, A. R. F.; REIS, B. M. . Narrativas autorais na Educação Básica como estratégia interdiscciplinar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Atravessando experiências, diversificando possibilidades: LEDDES e seus 15 anos.Escritas da História. 2016. (Seminário).

2.
VIII Seminário de Educação Histórica LAPEDUH-UFPR - JÖRN RÜSEN E O ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL.Entre imaginar e narrar: trabalhando com estórias na aula de História. 2015. (Seminário).

3.
XXI Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcelos Torres.A Utilidade da lei antes do Princípio da Utilidade: aspectos práticos e teóricos da justiça criminal portuguesa, séc XVIII. 2011. (Seminário).

4.
XX Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcelos Torres.Letrados do Império: Trajetórias, Conceitos e Linguagens Políticas no Mundo Luso-Brasileiro (1750-1830). 2010. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alexandre Rodrigues de Frias Barbosa. A Utilidade da lei antes do Princípio da Utilidade: aspectos práticos e teóricos da justiça criminal portuguesa, séc XVIII. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Rodrigues de Frias Barbosa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 20:53:32