Artur Nobre Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8566978397763990
  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Possui graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação - Centro Universitário do Rio Grande do Norte (Uni-RN) (2010). Atualmente coordena o setor de Suporte de tecnologia da informação na Secretária de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN). Atuando na administração de ambientes virtuais de aprendizagem, como também na formação de professores e tutores para o uso das plataformas de Graduação, Especializações e Extensão na modalidade EaD. Desenvolve pesquisa no tocante a utilização de tecnologias voltadas a educação a distância. Ambientes virtuais de Aprendizagem (Moodle). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Artur Nobre Silva
Nome em citações bibliográficas
NOBRE, A. S.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado profissional em andamento em Inovação em Tecnologias Educacionais.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Feedback na EAD: Integração de recursos audiovisuais como ferramenta motivacional e de engajamento no processo de ensino-aprendizagem, Ano de Obtenção: .
Orientador: Célia Maria de Araújo.
2006 - 2010
Graduação em Bacharelado em Sistema de Informação.
Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, LERGN, Brasil.
Título: Modelagem 3D e sua interatividade no ambiente acadêmico..
Orientador: Luiz Damaceno.




Formação Complementar


2011 - 2011
Curso de Administrador de Redes. (Carga horária: 270h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2011 - 2011
ITIL Foudations Personal. (Carga horária: 30h).
IT Cursos, IT CURSOS, Brasil.
2006 - 2007
Autocad. (Carga horária: 40h).
Centro Tecnológico para Construção Civil, CTC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação da equipe de suporte aos usuários, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Criar e manter atualizada toda a documentação do ambiente tecnológico facilitando o trabalho da equipe e reduzindo o retrabalho. Implantação e Implementação do monitoramento de todo o parque computacional. Identificação e resolução de problemas em ambiente Linux, Windows e MacOS. Soluções/Inovação ao Ambiente virtual de Aprendizagem(Moodle), tais como: Gestão de usuários, Treinamento de professores na utilização da plataforma, estruturação de cursos, Adição de plugins e módulos, suporte aos usuários e alinhamento de procedimentos e correção de falhas junto a equipe responsável.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Exerci a função de tutor a distância no curso Aluno Integrado. O curso é vinculado ao Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação a Distância (MEC/SEED). O objetivo central desse Programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Exerci a função de tutor a distância da disciplina Informática Básica e Tecnologia e Inovação. Vinculado a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Nortex Indústria e Comercio S.A, NORTEX, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Administração e Suporte., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Elaboração de projetos para solução de melhorias no ambiente de TI. Avaliação e especificações técnicas para aquisição de equipamentos. Treinamento e suporte a usuários. Manutenção em hardware. Atualizações de software. Conhecimentos em Telefonia IP e PBX.


Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN, SEBRAE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Tecnologia da Informação, Carga horária: 20
Outras informações
Instalação e manutenção de computadores, suporte a infraestrutura de redes. Suporte e manutenção de sistemas, gerenciamentos das demandas através de help desk.


Complexo de Ensino ED/HC/FARN, ED/HC/FARN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Suporte ao Usuario, Carga horária: 30
Outras informações
Manutenção de computadores, cadastro de novos usuários à rede do laboratório, instalação de programas e impressoras, assistência em informática aos professores e secretários do complexo de ensino.


Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde, FIOTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Projeto de Pesquisa / Caminhos do Cuidado



Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NOBRE, A. S.. Projeto Holograma. Revista Informática Natal.

2.
DIAS, A. P. ; RABELO, D, S. ; NOBRE, A. S. . Curso de Formação no uso do AVA Mandacaru Interativo. SEDIS/UFRN.

Artigos aceitos para publicação
1.
NOBRE, A. S.. EVASÃO NA EAD: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - DST, AIDS E HEPATITES VIRAIS OFERTADO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DO SUS (AVASUS). Anais do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2018.

2.
NOBRE, A. S.. GESTÃO EAD: IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE PÓS-ATENDIMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVASUS. Anais do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2017.

3.
DIAS, A. P. ; RABELO, D, S. ; MEDEIROS, K, S. ; NOBRE, A. S. . A Interface entre Aplicações da Ciência Cognitiva e os Estilos de Aprendizagem: Uma Proposta Pedagógica Inovadora para Qualificação de Professores que Atuam no Ambiente Virtual. Revista de Estilos de Aprendizaje, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
NOBRE, A. S.. A INTERFACE ENTRE APLICAÇÕES DA CIÊNCIA COGNITIVA E OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INOVADORA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE MANDACARU. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
NOBRE, A. S.. Capacitação para Tutores do Curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NOBRE, A. S.; SOUSA, L. O. C. . Comunicação e Interação Médicas Online Através de Utilização de Metavasos Tridimensionais Virtuais Via Internet. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
NOBRE, A. S.. Elogio a integrantes da CTI/SEDIS pelos esforços na implantação do novo ambiente virtual de aprendizagem. 2014. (Portaria No 0031/14?SEDIS, de 18 de Julho DE 2014).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 NOBRE, A. S.. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DOD SUS ­ AVASUS 1.0. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR51201600182, título: "AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DOD SUS ­ AVASUS 1.0" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito PCT: 19/12/2016



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17a Edição do Moodle Moot Brasil (Mackenzie - São Paulo). 2018. (Congresso).

2.
14a Edição do Moodle Moot Brasil (Mackenzie - São Paulo).MoodleMoot17. 2017. (Outra).

3.
III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD). 2017. (Congresso).

4.
Oficina Sobre Implicações da Lei de Acesso a Informação e o Marco Civil da Internet em Soluções Mediadas por TICS: Olhando para o LAIS.MPLICAÇÕES DA LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO E O MARCO CIVIL DA INTERNET. 2017. (Outra).

5.
XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). A interface entre aplicação da Ciência Cognitiva e os Estilos de Aprendizagem: uma proposta pedagógica inovadora para formação de professores que atuam no ambiente virtual de aprendizagem. 2017. (Congresso).

6.
13a Edição do Moodle Moot Brasil (Juiz de Fora - Minas Gerais).Moodle Moot. 2016. (Outra).

7.
Capacitação para Tutores do Curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.Capacitação para Tutores. 2016. (Oficina).

8.
III Oficina do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS.Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS. 2016. (Oficina).

9.
Oficina de Avaliação e Planejamento das Ações do Programa Mais Médicos para o BrasilIL.Avaliação e Planejamento das Ações do Programa Mais Médicos para o Brasil. 2015. (Oficina).

10.
VIII Congresso de Iniciação Científica da FARN. Comunicação e Interação Médicas Online Através de Ultilização de Metavasos Tridimensionais Virtuais Via Internet.. 2008. (Congresso).

11.
VI Encontro de Informática. Holographic - Projeção ao Ar Livre. 2006. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 11:19:56