Maria de Fatima Baldez Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5114031898842783
  • Última atualização do currículo em 08/01/2018


Maria de Fatima Baldez Rodrigues é Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Especialista em Tecnologias em Ensino a Distância pela Universidade de São Paulo - UNICID e Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atua como professora na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, nos níveis Médio e Técnico. Integra o Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia e os projetos de pesquisa Grupo de Estudos Inclusão Tecnológica - GEITEC e Saberes Docentes em Diálogo: contribuições para o processo de formação em rede, vinculados ao Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática - CEAMECIM. Atua como professora em Estágio Docência na disciplina Estágio Supervisionado - Ensino Médio do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria de Fatima Baldez Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, M. F. B.;RODRIGUES, MARIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Centro de Educação Ambiental, Matemática e Ciências - CEAMECIM.
Av. Itália km 8
Bairro Carreiros
96201900 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32935074
URL da Homepage: www.ceamecim.furg.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: O MOVIMENTO ENTRE CULTURAS DE FORMAÇÃO DOCENTE,
Orientador: Sheyla Costa Rodrigues.
2010 - 2012
Mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Tempo, memórias e saberes: histórias de professores e suas tecnologias,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Sheyla Costa Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação de Professores; Inclusao Tecnologica; Histórias de professores.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS A EDUCAÇÃO.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação; Informação e comunicação.
2010 - 2011
Especialização em Tecnologias em Ensino a Distância. (Carga Horária: 550h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Título: A BUSCA POR COMPREENDER A FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO FÓRUM DE DISCUSSÃO.
Orientador: LEOCILÉA APARECIDA VIEIRA.
2003 - 2009
Graduação em Matemática Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
1998 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Escola Michigan Rio Grande Ensino Fundamental e Médio para Jovens e Adultos, MICHIGAN, Brasil.
1988 - 1997
Ensino Fundamental (1º grau).
Centro Estadual de Ensino Supletivo, CEES, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Recursos Humanos. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Curso Aperfeiçoamento GEITEC-Grupo de Estudos.... (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
1999 - 1999
Informática. (Carga horária: 100h).
Exattus informática - Cursos profissionalizantes, EXATTUS, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Atualização e Treinamento, CAT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6


Escola de Educação Profissional São Jorge, EEPSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Governo do Estado do Rio Grande do Sul, GOVERNO/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professora na Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista Aperfeiçoamento, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

07/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PPG Educação em Ciências, .


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Professor-tutor, Carga horária: 20


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto "Formação de Professores no Contexto das Tecnologias Digitais".

Atividades

01/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, .


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Professor-tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professor-tutor a distância no curso de Especialização Mídias na Educação.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto 399-PU-08 - "ESCUNA II"

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto 091-PU-03 - "Escola-Comunidade-Universidade: buscando metodologias interativas e interconectivas em uma visão sistêmica'

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto 091-PU-03 - "Escola-Comunidade-Universidade: buscando metodologias interativas e interconectivas em uma visão sistêmica'

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista-voluntário, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 15

Atividades

08/2010 - 12/2010
Ensino, Curso de Especialização Mídias na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Linguagem da mídia impressa e visual - 15 horas
O uso de blogs, flogs, webquest na educação - 15 horas
Multimídia educacional e software de autoria - 15 horas
Convergência das mídias - 30 horas
Vivenciando o desenvolvimento de projetos - 30 horas
Metodologia da Pesquisa Cientifica - 30 horas
Gestão - 15 horas
Gêneros Textuais - 15 horas
Material Impresso - 15 horas
Tv e Vídeo: desenvolvimento de projetos audiovisuaiseducativos - 15 horas
Tv e vídeo - 15 horas
Aspectos históricos, socioculturais e tecnológicos do rádio e a educação - 15 horas
Informática e Internet - 15 horas
Integração em Mídias na Educação - 30 horas
O uso da infrmática na prática pedagógica - 15 horas
Rádio - 15 horas

Igreja Adventista do Sétimo Dia, IASD, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Ministério Leigo
Outras informações
Batizada em 18/11/1995. Registrada na Secretaria da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Bairro Frederico Ernesto Buchholz - Rio Grande/RS

Atividades

07/2011 - Atual
Direção e administração, Equipe Distrital Ministério da Adoração, .

Cargo ou função
Integrante da EDMA no distrito de Rio Grande.
01/2009 - Atual
Direção e administração, Ministério da Mordomia Cristã, .

Cargo ou função
Diretora do Ministério da Mordomia Cristã.
01/2008 - 12/2008
Direção e administração, Escola Sabatina, .

Cargo ou função
Diretora da Escola Sabatina.
01/2001 - 12/2007
Direção e administração, Ministério da Tesouraria, .

Cargo ou função
Tesoureira do Grupo Carreiros.

Prefeitura Municipal de Rio Grande, PMRG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora no Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM da Secretaria Municipal de Educação - SMEd.

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Matemática na Educação de Jovens e Adultos na E.M.E.F. São João Batista.



Linhas de pesquisa


1.
Educação a Distância e Tecnologia

Objetivo: - Definir e testar indicadores para a construção de uma estrutura de convivência em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sustentados por uma Ecologia Cognitiva Digital. - Construir modos de ação em EAD para atuação em num mundo ecossistêmico permeado pelos processos de cooperação, convivência consciente e pacífica..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Ambiente Virtual; Educação a Distância; Rede de Conversação.
2.
As Tecnologias Educativas no Processo de Aprendizagem


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Formação de Professores no Contexto das Tecnologias Digitais
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivos conhecer o trabalho desenvolvido pelos professores da educação básica no uso de metodologias educativas aliadas aos recursos tecnológicos; mapear escolas e professores que utilizam as tecnologias digitais no trabalho docente bem como construir uma comunidade virtual comprometida com sua própria aprendizagem e com as aprendizagens do outro. A pesquisa será realizada com professores da educação básica do município do Rio Grande, buscando num trabalho conjunto estudar, conhecer e intervir no processo de formação docente com possibilidade de explorar, de um modo não-linear, mundos distintos de informação e conhecimento. A idéia de exploração pode ser entendida como um convite para a reflexão sobre a aprendizagem de uma maneira diferente da vivida e entendida por muitos alunos e professores. Será realizado um estudo bibliográfico sobre metodologias de ensino e o uso pedagógico das tecnologias digitais; acompanhamento de professores que propõem trabalhos metodológicos inovadores e de professores que utilizam a tecnologia como ferramenta didática; entrevistas com esses professores e publicação dos subsídios encontrados na pesquisa em eventos científicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria de Fatima Baldez Rodrigues - Integrante / Sheyla Costa Rodrigues - Coordenador / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2009 - 2012
SABERES DOCENTES EM DIÁLOGO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM REDE
Descrição: O CEAMECIM, e os Programas de Pós-Graduação (Educação em Ciências e Educação Ambiental) têm desenvolvido pesquisas interdisciplinares atuado na formação de professores buscando minimizar as disparidades de qualidade de vida, qualificando profissionais da educação básica e universitária, por meio da formação inicial e permanente, imbuídos dos princípios filosóficos assumidos pela FURG e explicitado em seu Projeto Político-pedagógico. Nesse sentido, estamos empenhados em intensificar as políticas públicas de formação docente, envolvendo as licenciaturas e os mestrandos na realidade escolar. Esse projeto buscará a formação e qualificação de professores, licenciandos e mestrandos, através de um conjunto de atividades que articulam extensão, ensino e pesquisa na formação de professores. Assim, o projeto assume, em suas ações, o compromisso de desenvolver a capacitação dos professores, licenciandos e mestrandos para lidar com a produção cultural humana sendo imprescindível, para isso, o domínio da leitura, escrita e das novas tecnologias da informação e comunicação; o saber trabalhar em grupo; identificar e buscar soluções responsáveis para problemas da comunidade; leitura crítica dos meios de comunicação. O propósito deste projeto é pensar a formação de professores conjugada a formação de uma rede de conversação que se constitua em um plano coletivo de trocas, na qual os professores, licenciandos, mestrando, doutorando e pesquisadores possam expressar sua experiência e assim se sentirem confrontados, desafiados e apoiados. Trata-se de focar uma dimensão coletiva que não significa perda da singularidade, mas sim de potenciação da singularidade e do coletivo, ao mesmo tempo...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria de Fatima Baldez Rodrigues - Integrante / Vanda Leci Bueno Gautério - Integrante / Adriana Guimaraes Antunes - Integrante / Sheyla Costa Rodrigues - Coordenador / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante / Kellen Daiane da Silva Silva - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2001 - Atual
ESCOLA-COMUNiDADE-UNIVERSIDADE (ESCUNA)
Descrição: Este projeto prevê a parceria entre a FURG e a Prefeitura Municipal de Rio Grande buscando implementar a metodologia de projetos de aprendizagem nas escolas municipais através da informática com acesso à Internet. A proposta de um trabalho conjunto entre escolas, universidade e comunidade usando a metodologia de projetos de aprendizagem favorece a interdisciplinaridade, visto que as questões são retiradas da realidade do educando que, para explicá-la, necessita ultrapassar os limites da disciplinaridade. Além disso, permite o reconhecimento do aprendizado, inclusive o não-acadêmico. A execução do projeto contará com a participação de professores universitários, acadêmicos dos cursos de licenciatura e engenharia da computação, alunos de pós-graduação, professores e alunos da rede municipal. Este projeto contemplará 33 escolas municipais envolvendo cerca de16 mil alunos, 1.200 professores do ensino fundamental e 50 mil pessoas da comunidade, o que corresponde a um quarto da população do município do Rio Grande. Serão realizados cursos e oficinas para a formação de professores utilizando metodologias de projetos de aprendizagem, software educacionais, tecnologia de informação e comunicação e assessoria nos trabalhos da rede interativa. . Situação: Em andamento; Natureza: Extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (3) .
Integrantes: Maria de Fatima Baldez Rodrigues - Integrante / Ivane de Almeida Duvoisin - Integrante / Sheyla Costa Rodrigues - Coordenador / Paula Regina Costa Ribeiro - Integrante / Débora Pereira LAurino - Integrante / Ivete Martins Pinto - Integrante / Guiomar de Freitas Soares - Integrante / Márcia Santiago de Araujo - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Silvia Silva da Costa Botelho - Integrante.Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Bolsa.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Tecnologia na Educação: possibilidades de (re)configurações coletivas e cooperativas no fazer docente
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria de Fatima Baldez Rodrigues - Integrante / Vanda Leci Bueno Gautério - Integrante / Sheyla Costa Rodrigues - Coordenador / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante / Kellen Daiane da Silva Silva - Integrante.
2010 - 2010
Intervenções Tecnológicas na Prática Docente
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria de Fatima Baldez Rodrigues - Integrante / Vanda Leci Bueno Gautério - Integrante / Sheyla Costa Rodrigues - Coordenador / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante / Kellen Daiane da Silva Silva - Integrante.
2010 - 2010
(Re)construindo Conceitos Matemáticos com Professores de Séries Iniciais
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria de Fatima Baldez Rodrigues - Integrante / Vanda Leci Bueno Gautério - Integrante / Ivane de Almeida Duvoisin - Integrante / Sheyla Costa Rodrigues - Coordenador.
2010 - Atual
Investigando as aprendizagens no Grupo de Estudos Inclusão Tecnológica - GEITEC
Descrição: Este projeto de pesquisa terá como propósito analisar e discutir as aprendizagens ocorridas no Grupo de Estudos Inclusão Tecnológica GEITEC através da inserção das tecnologias nos espaços educativos. Repensar os meios de ensino e a atualização das práticas dos professores num contexto atual é procurar utilizar todas suas possibilidades no sentido de inovar a forma de ensinar ao possibilitar a inserção do sujeito no seu tempo, no seu momento. Na pesquisa adotamos a hipótese de que usar as tecnologias digitais como recurso metodológico em contextos de ensino e aprendizagem deve ser um procedimento natural e cotidiano por parte dos educadores, para fazer frente às necessidades de uma sociedade mergulhada nas mais diversas tecnologias. Ao se acoplarem às tecnologias digitais, professores e alunos modificam a circunstância social pela introdução de novas formas de comunicação e negociação de significados que estão presentes nos modos de pensar e desejar se forem respeitadas as coerências estruturais do domínio em que operam. Para o estudo utilizaremos a investigação narrativa como estratégia metodológica na análise das aprendizagens do grupo de estudo formado por professores da Educação Básica. Suas aprendizagens de inclusão tecnológica serão socializadas e visibilizadas em blogs visando compartilhar a experiência com os participantes da pesquisa. Acompanharemos as reflexões e as atividades dos professores através da análise dos blogs e da ação direta da inserção das tecnologias digitais em diferentes espaços sala de aula, laboratório de informática, biblioteca. Esperamos que o estudo contribua com informações importantes à comunidade científica sobre a inserção digital na formação continuada de professores e possibilite a constituição de novas práticas educativas...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria de Fatima Baldez Rodrigues - Integrante / Adriana Guimaraes Antunes - Integrante / Sheyla Costa Rodrigues - Coordenador / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante / Kellen Daiane da Silva Silva - Integrante.
2010 - Atual
Grupo de Estudos Inclusão Tecnológica - GEITEC
Descrição: O Grupo de Estudos Inclusão Tecnológica ? GEITEC visa buscar nas suas atividades, problematizar o imbricamento das tecnologias digitais e de metodologias de ensino-aprendizagem em ambientes educativos. A diversidade e a complexidade de saberes, presentes na multiplicidade das áreas de formação que o grupo pretende abranger exigem uma série de encontros nos quais o conversar será o operador fundamental para coordenar ações, produzir consensos, bem como arbitrar sobre os não consensos. O grupo terá na discussão e na experimentação, com ferramentas da tecnologia digital, seu foco de trabalho, buscando estabelecer condutas consensuais que sejam resultantes do estar juntos em interações recorrentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância - EAD.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS A EDUCAÇÃO.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Trabalho Destaque do XII Encontro de Pós-Graduação, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
2009
2° Lugar Prêmio Jovem Pesquisador na Área 7 - Ciências Humanas - Educação, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, MARIA2017 RODRIGUES, MARIA; RODRIGUES, SHEYLA . A Politecnia nos Discursos Coletivos dos Professores do Ensino Médio Politécnico. REVISTA THEMA, v. 14, p. 184-198, 2017.

2.
FIGUEIREDO, T. D.2011FIGUEIREDO, T. D. ; COSTA, J.A.F. ; LUZ, V.S. ; LEIRIA, R.D.L. ; RODRIGUES, M. F. B. ; ANTUNES, A. G. ; DALL'ASTA, M.N. . A arte potencializando aprendizagens matemáticas. Udesc em Ação, v. 5, p. 1/2251-9, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, M. F. B.; RODRIGUES, S. C. . O ENSINAR E O APRENDER DO CONCEITO DE FUNÇÕES E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: 5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2014, Belém. Anais do 5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2014. v. U. p. 1-8.

2.
RODRIGUES, M. F. B.; RODRIGUES, S. C. . Aprendo porque vivencio: uma experiência com funções no ensino médio. In: II Congresso Nacional de Educação Matemática, 2011, Ijuí. Revista CNEM. Ijui: Editora UNIJUI, 2011. v. U. p. 1-10.

3.
RODRIGUES, M. F. B.; RODRIGUES, S. C. . As narrativas que contam histórias. In: X Seminário de Pesquisa Qualitativa: vivências em metodologia, 2011, Rio Grande. Anais do X Seminário de Pesquisa Qualitativa: vivências em metodologia, 2011. p. 1-12.

4.
RODRIGUES, M. F. B.; RODRIGUES, S. C. . Do quadro negro a lousa digital: histórias de professores e suas tecnologias. In: I Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011, Rio Grande. Anais do I seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011. v. 2. p. 896-906.

5.
FIGUEIREDO, T. D. ; COSTA, J.A.F. ; LUZ, V.S. ; LEIRIA, R.D.L. ; RODRIGUES, M. F. B. ; ANTUNES, A. G. ; DALL'ASTA, M.N. . A arte potencializando aprendizagens matemáticas. In: II Congresso Nacional de Educação Matemática - CNEM, 2011, Ijui. Revista CNEM. Ijui: Unijui, 2011. v. U. p. 1-9.

6.
RODRIGUES, M. F. B.; RODRIGUES, S. C. . A inserção das tecnologias digitais na formação inicial de professores. In: IX Seminário de Pesquisa Qualitativa: vivências metodologia, 2010, Rio Grande. Anais do IX Seminário de Pesquisa Qualitativa: vivencia em metodologia, 2010. v. U. p. 1-7.

7.
FIGUEIREDO, T. D. ; COSTA, J.A.F. ; LUZ, V.S. ; LEIRIA, R.D.L. ; RODRIGUES, M. F. B. ; ANTUNES, A. G. ; DALL'ASTA, M.N. . Arte e matemática nas sete peças do tangram. In: V Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010. v. U. p. 1-6.

8.
RODRIGUES, S. C. ; DUVOISIN, I.A. ; GAUTERIO, V. L. B. ; RODRIGUES, M. F. B. . A experiência de (re)construção de conceitos matemáticos de professoras dos anos iniciais. In: I Semana Acadêmica do IMEF: a importância do aprender, saber, ensinar e fazer ciência, 2009, Rio Grande. Anais da I Semana Acadêmica do IMEF, 2009. v. 1. p. 1-4.

9.
RODRIGUES, S. C. ; FIGUEIREDO, T. D. ; RODRIGUES, M. F. B. . Investigando a prática docente: o imbricamento de metodologias educativas e tecnologias digitais.. In: VI Congresso Internacional de Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?, 2009, São Leopoldo. Anais do VI Congresso Internacional de Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. v. 1. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, M. F. B.; RODRIGUES, S. C. . Formação de Professores no contexto das tecnologias digitais. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica, 2009, Rio Grande. VIII mostra da produção universitária. Rio Grande: Editora da FURG, 2009. v. 1. p. 1-2.

2.
GAUTERIO, V. L. B. ; ANTUNES, A. G. ; RODRIGUES, D. M. ; RODRIGUES, M. F. B. . Aprenda Matemática Ensinando a Tartaruga. In: 33ª Feira do Livro, 2006, Rio Grande. Catálogo de Extensão 2006 / FURG. Rio Grande: EDGRAF, 2006. v. U. p. 198-198.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FIGUEIREDO, T. D. ; COSTA, J.A.F. ; LUZ, V.S. ; LEIRIA, R.D.L. ; RODRIGUES, M. F. B. ; ANTUNES, A. G. ; DALL'ASTA, M.N. . A arte potencializando aprendizagens matemáticas. In: II Congresso Nacional de Educação Matemática - CNEM, 2011, Ijui. Revista CNEM. Ijui: Unijui, 2011. v. U. p. 1-2.

2.
RODRIGUES, M. F. B.; RODRIGUES, S. C. . Os professores e suas histórias de inclusão tecnológica. In: XIII Encontro de Pós-graduação, 2011, Rio Grande. Anais da 10ª Mostra da Produção Universitária. Rio Grande: EdFURG, 2011. v. U. p. 1.

3.
ANTUNES, A. G. ; RODRIGUES, M. F. B. ; FIGUEIREDO, T. D. ; RODRIGUES, S. C. . Formação continuada de professores: estruturando redes coletivas de aprendizagens. In: 10º Encontro sobre o poder escolar, 2010, Pelotas. Anais do 10º Encontro do poder escolar, 19-22 de julho de 2010. Pelotas: Editora da UFPel, 2010. v. U. p. 98-99.

4.
RODRIGUES, M. F. B.; RODRIGUES, S. C. . Modelação Matemática e aprendizagem significativa. In: 10º Encontro sobre o poder escolar, 2010, Pelotas. Anais do 10º Encontro do poder escolar, 19-22 de julho de 2010. Pelotas: Editora da UFPel, 2010. v. u. p. 194-195.

5.
GAUTERIO, V. L. B. ; RODRIGUES, M. F. B. ; RODRIGUES, S. C. . Formação e prática docente com autoria e autonomia: um conceito coletivo. In: 10º Encontro do poder escolar, 2010, Pelotas. Anais do 10º Encontro do poder escolar, 19-22 de julho de 2010. Pelotas: Editora da UFPel, 2010. v. U. p. 268-269.

6.
GAUTERIO, V. L. B. ; RODRIGUES, M. F. B. . Formalizando conceitos, refletindo sobre valores e atitude: um trabalho com geometria. In: 10º Encontro do poder escolar, 2010, Pelotas. Anais do 10º Encontro do poder escolar, 19-22 de julho de 2010. Pelotas: Editora da UFPel, 2010. v. u. p. 269-270.

7.
RODRIGUES, V. H. G. ; ANTUNES, A. G. ; RODRIGUES, M. F. B. . Matemática: uma ciência entre o céu e o inferno. In: V MPU - Congresso de Iniciação Científica, 2005, Rio Grande. V MPU - Congresso de Iniciação Científica, 2005. v. U. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, M. F. B.; RODRIGUES, S. C. . O ENSINAR E O APRENDER DO CONCEITO DE FUNÇÕES E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
RODRIGUES, M. F. B.. Palestra Arte e Matemática - 6º ano: compreendendo a teoria dos números complexos por meio da geometria fractal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
RODRIGUES, M. F. B.. Palestra Arte e Matemática - 7º ano: compreendendo a teoria dos números complexos por meio da geometria fracta7. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
RODRIGUES, M. F. B.. Palestra Arte e Matemática - 8º ano: compreendendo a teoria dos números complexos por meio da geometria fractal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
RODRIGUES, M. F. B.. Palestra Arte e Matemática - 9º ano: compreendendo a teoria dos números complexos por meio da geometria fractal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
RODRIGUES, M. F. B.; RODRIGUES, S. C. . As narrativas que contam histórias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
RODRIGUES, M. F. B.; RODRIGUES, S. C. . Do quadro negro a lousa digital: histórias de professores e suas tecnologias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
RODRIGUES, M. F. B.; RODRIGUES, S. C. . Os professores e suas histórias de inclusão tecnológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ANTUNES, A. G. ; RODRIGUES, M. F. B. ; FIGUEIREDO, T. D. ; RODRIGUES, S. C. . Formação continuada de professores: estruturando redes coletivas de aprendizagens. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
RODRIGUES, M. F. B.; GAUTERIO, V. L. B. . Aprendizagens Matemáticas em um Mundo de Paz. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
RODRIGUES, M. F. B.; RODRIGUES, S. C. . A inserção das tecnologias digitais na formação inicial de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
RODRIGUES, M. F. B.; RODRIGUES, S. C. . As tecnologias digitais na formação de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
RODRIGUES, S. C. ; RODRIGUES, M. F. B. ; FIGUEIREDO, T. D. ; ANTUNES, A. G. ; GAUTERIO, V. L. B. ; LEMOS, M.V. ; SILVA, K. D. S. . Inclusão Tecnológica na Educação Básica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RODRIGUES, M. F. B.; RODRIGUES, S. C. . Modelação Matemática e aprendizagem significativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
GAUTERIO, V. L. B. ; RODRIGUES, S. C. ; DUVOISIN, I.A. ; RODRIGUES, M. F. B. . A experiência de (re)construção de conceitos matemáticos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
RODRIGUES, M. F. B.; RODRIGUES, S. C. . Formação de Professores no contexto das tecnologias digitais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
RODRIGUES, S. C. ; FIGUEIREDO, T. D. ; RODRIGUES, M. F. B. . Investigando a prática docente: o imbricamento de metodologias educativas e tecnologias digitais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
RODRIGUES, S. C. ; LAURINO, D. P. ; FIGUEIREDO, T. D. ; RODRIGUES, M. F. B. ; SILVA, K. D. S. . Escola-Comunidade-Universidade: buscando metodologias educativas, interativas e interconectivas em uma visão sistêmica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
RODRIGUES, M. F. B.; GAUTERIO, V. L. B. . Explorando a ideia de equilíbrio e o conceito de equações do 1º grau. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
FIGUEIREDO, T. D. ; COSTA, J.A.F. ; LUZ, V.S. ; LEIRIA, R.D.L. ; RODRIGUES, M. F. B. ; ANTUNES, A. G. ; DALL'ASTA, M.N. . Arte e Matemática nas sete peças do TANGRAM. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RODRIGUES, S. C. ; DUVOISIN, I.A. ; GAUTERIO, V. L. B. ; RODRIGUES, M. F. B. . (Re)construindo conceitos matemáticos com professoras de séries iniciais. 2009. .

3.
RODRIGUES, S. C. ; FIGUEIREDO, T. D. ; RODRIGUES, M. F. B. . Intervenções Tecnológicas na prática Docente. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
RODRIGUES, S. C. ; RODRIGUES, M. F. B. ; FIGUEIREDO, T. D. ; ANTUNES, A. G. ; SILVA, K. D. S. . GEITEC - Grupo de Estudos Inclusão Tecnológica. 2009. .

5.
RODRIGUES, S. C. ; FIGUEIREDO, T. D. ; RODRIGUES, M. F. B. . Tecnologia na educação: possibilidades de (re)configurações coletivas e cooperativas no fazer docente. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ANTUNES, A. G. ; GAUTERIO, V. L. B. ; RODRIGUES, D. M. ; RODRIGUES, M. F. B. . Aprenda Matemática Ensinando a Tartaruga. 2006. .

7.
ANTUNES, A. G. ; GAUTERIO, V. L. B. ; RODRIGUES, D. M. ; RODRIGUES, M. F. B. . Geometrizando Através de Van Hiele. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ANTUNES, A. G. ; GAUTERIO, V. L. B. ; RODRIGUES, D. M. ; RODRIGUES, M. F. B. . O uso pedagógico da tecnologia LINUX. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RODRIGUES, M. F. B.. Participação em banca de Simone Ana Lazarotto Paini. O computador e a internet como mediadores do processo de ensino e aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PEREIRA, D. T.; DIAS, C. M. S.; RODRIGUES, M. F. B.. IX Mostra da Produção Universitária. 2010. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa.O ENSINAR E O APRENDER DO CONCEITO DE FUNÇÕES E A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2014. (Encontro).

2.
I Seminário Internacional de Educação em Ciências.Do quadro negro a lousa digital: histórias de professores e suas tecnologias. 2011. (Seminário).

3.
I Seminário Internacional de Educação em Ciências. 2011. (Seminário).

4.
XIII Encontro de Pós-graduação.Os professores e suas histórias de inclusão tecnológica. 2011. (Encontro).

5.
X Seminário de Pesquisa Qualitativa: vivências em metodologia.As narrativas que contam histórias. 2011. (Seminário).

6.
10º Encontro sobre o poder escolar.Formação continuada de professores: estruturando redes coletivas de aprendizagens. 2010. (Encontro).

7.
10º Encontro sobre o poder escolar.Modelação Matemática e aprendizagem significativa. 2010. (Encontro).

8.
1º Seminário Nacional de Neurociências Aplicada a Educação - Neurociências, Aprendizagem e Ensino: inovando na educação. 2010. (Simpósio).

9.
28º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Inclusão Tecnológica na Educação Básica. 2010. (Seminário).

10.
IV Congresso Municipal de Educação - COMED. 2010. (Congresso).

11.
IX Mostra da Produção Universitária. 2010. (Outra).

12.
IX Seminário de Pesquisa Qualitativa: vivências em metodologia.A inserção das tecnologias digitais na formação inicial de professores. 2010. (Seminário).

13.
Palestra: A História da Ciência Catalisando Propostas Transdiciplinares. 2010. (Outra).

14.
Palestra: Uso das redes sociais da web para tornar a inteligência coletiva possível, ministrada por Pierre Lévy. 2010. (Outra).

15.
V Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Arte e Matemática nas sete peças do TANGRAM. 2010. (Congresso).

16.
VI SENALE: Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 2010. (Seminário).

17.
V Simpósio Sul-Rio-Grandense de Professores de Ciências e Matemática: ciência na educação básica.Aprendizagens Matemáticas em um Mundo de Paz. 2010. (Simpósio).

18.
27° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2009. (Seminário).

19.
27° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Projeto Escola-Comunidade-Universidade: Buscando Metodologias Educativas, Interativas e Interconectivas em uma Visão Sistêmica. 2009. (Seminário).

20.
4º Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: "Composições e desafios para a formação docente". 2009. (Seminário).

21.
5° Simpósio Sul-Rio-Grandense de professores de ciências e matemática/IV Feira Regional Sul-Rio-Grandense de ciências. 2009. (Simpósio).

22.
I, II E III Encontro Metológico Tecnológico: Discutindo os pressupostos da metodologia de projetos de aprendizagem. 2009. (Encontro).

23.
I Semana Acadêmica do IMEF: a importância do aprender, saber, ensinar e fazer ciência.A experiência de (re)construção de conceitos matemáticos. 2009. (Outra).

24.
VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: Sujeitos (des)conectados. 2009. (Congresso).

25.
VI Congresso Internacional de Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?. Investigando a prática docente: o imbricamento de metodologias educativas e tecnologias. 2009. (Congresso).

26.
VIII Mostra da Produção Universitária. 2009. (Congresso).

27.
V Simpósio Sul-Rio-Grandense de Professores de Ciências e Matemática: ciência na educação básica.Explorando a ideia de equilíbrio e o conceito de equações do 1º grau. 2009. (Simpósio).

28.
WxMáxima: introdução ao uso do software no auxílio as disciplinas de Matemática. 2009. (Oficina).

29.
XVIII Congresso de Iniciação Científica. Formação de Professores no Contexto das Tecnologias Digitais. 2009. (Congresso).

30.
III Fórum Aquecendo a Consciência Ambiental no RS. 2008. (Outra).

31.
3° Congresso Municipal de Educação. 2007. (Congresso).

32.
33ª Feira do Livro - Um espaço de vida, cultura e desenvolvimento. 2006. (Outra).

33.
III Encontro de Matemática Universitária. 2006. (Encontro).

34.
Semana Acadêmica de Matemática: Não existe Limite para Sonhar. 2005. (Encontro).

35.
Dia Nacional da Matemática - "Um dia com a Matemática". 2004. (Encontro).

36.
Semana Acadêmica de Matemática - "Integrando Conhecimentos". 2004. (Encontro).

37.
II Encontro Acadêmico de Matemática - Educação Matemática e Novas Tendências: Teoria e Prática. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, D. T. ; DIAS, C. M. S. ; RODRIGUES, M. F. B. . IX Mostra da Produção Universitária. 2010. (Outro).

2.
RETAMOSO, M. R. ; BACKES, T. A. ; SOUZA, F. R. ; RODRIGUES, M. F. B. . Semana Acadêmica de Matemática - Não Existe Limite para Sonhar. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cláudio Jose Barp. Investigando a mídia rádio como potencializadora do aprender dos alunos do 5º ano. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Maria de Fatima Baldez Rodrigues.

2.
Silvia Teresinha Kuhn. A contribuição das mídias informática e internet, tv e vídeo, rádio e material impresso na realização do dever de casa de alunos do 3º ano do ensino fundamental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Maria de Fatima Baldez Rodrigues.

3.
Neura Maria Schonardie Deres. Computador e Internet: motivação em aprender matemática. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Maria de Fatima Baldez Rodrigues.

4.
Márcia Serafini Giongo. A mídia informática e internet e o ensino de matemática. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Maria de Fatima Baldez Rodrigues.

5.
Inez Francisca Giongo Lazarotto. A mídia impressa e a formação de pequenos leitores. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Maria de Fatima Baldez Rodrigues.

6.
Michele Magrini. A mídia informática e internet: medos e desafios dos professores. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Maria de Fatima Baldez Rodrigues.

7.
Salete Merlini. A mídia televisão e vídeo como ferramenta educativa na educação infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Maria de Fatima Baldez Rodrigues.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 16:45:24