Danielli Ferreira Silva

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  • Última atualização do currículo em 25/11/2018


Estudante de Doutorado em Educação na linha de Educação Matemática na Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mestrado em Educação na linha de Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2014) e graduação em Matemática (licenciatura) pela Universidade Federal de Lavras (2011). Atualmente é professora do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Formiga. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias na Educação Matemática (GEPETEM) e do GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONHECIMENTO, PRÁTICAS/DISCURSOS ESCOLARES E FORMAÇÃO. Tem experiência docente em curso pré-vestibular, Ensino Médio e Graduação. Atua principalmente nas linhas de pesquisa: Tecnologias Digitais na Educação Matemática, Modelagem Matemática na Educação Matemática e Formação de Professores de Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danielli Ferreira Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, D. F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Minas Gerais, Instituto Federal Minas Gerais - Campus Formiga.
Rua São Luiz Gonzaga, s/nº,
São Luiz
35570000 - Formiga, MG - Brasil
Telefone: (37) 33228531
URL da Homepage: http://www.ifmg.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A Prática como Componente Curricular na Formação Inicial de professores de Matemática: a visão dos egressos professores,
Orientador: Samira Zaidan.
Palavras-chave: prática como componente curricular; profissionalização docente; formação de professores.
2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Processo de Iniciação à Docência de Professores de Matemática: olhares de egressos do PIBID/UFSCar,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Renata Prenstteter Gama.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: formação de professores; Iniciação a docência; Aprendizagens docentes; PIBID.
2007 - 2011
Graduação em Matemática (licenciatura).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: O Desenvolvimento Profissional do Professor que ensina Matemática: Indícios de uma Comunidade Investigativa em um contexto de Formação Compartilhada.
Orientador: José Antônio Araújo Andrade.
2006 interrompida
Graduação interrompida em 2007 em Sistemas de Informação.
Centro Universitário de Patos de Minas, UNIPAM, Brasil.
Ano de interrupção: 2007
2005 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Árcade de Ibiá, ÁRCADE, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Técnicas de Demonstração Matemática. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2009 - 2009
Introdução ao LateX. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2009 - 2009
Oral and Written Communication (Intermediate). (Carga horária: 120h).
CCAA, CCAA, Brasil.
2008 - 2008
Explorando Geometria Euclidiana com Origami. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2008
Atividades interativas com o GeoGebra. (Carga horária: 5h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2007 - 2007
Adobe Photoshop: soluções em imagens. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário de Patos de Minas, UNIPAM, Brasil.
2004 - 2004
NOÇÕES BÁSICAS EM NEGOCIAÇÕES/TELEMARKETNG. (Carga horária: 24h).
Compuway Educação Profissional, COMPUWAY, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBBT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática I
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão para Reestruturação do Curso de Licenciatura em Matemática..
11/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Membro da Comissão das Licenciaturas do IFMG.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
Informática e Educação Matemática
03/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática I
03/2017 - 07/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado I
Fundamentos de Cálculo
08/2016 - 12/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
Estágio Supervisionado II
Informática e Educação Matemática
Tendências Metodológicas do Ensino da Matemática
02/2015 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Membro da comissão do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
12/2014 - 08/2016
Extensão universitária , Instituto Federal de Minas Gerais, .

Atividade de extensão realizada
Membro da equipe do Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência - IFMG.
12/2014 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus São João Evangelista, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática.
03/2016 - 07/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática I
Prática Pedagógica III
Prática Pedagógica IV
03/2016 - 07/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática I
08/2015 - 02/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado IV
Prática Pedagógica II
TCC II
04/2015 - 11/2015
Direção e administração, Instituto Federal de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Real
Prática Pedagógica I
02/2015 - 07/2015
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral
10/2014 - 12/2014
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aritmética
Cálculo Numérico

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, atuando nos três primeiros anos do ensino médio integrado na disciplina de Matemática e nas disciplinas da área de Matemática nos cursos de graduação.

Atividades

09/2014 - 10/2014
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo 1
02/2013 - 10/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Integrado)
03/2014 - 08/2014
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Geometria Analítica e Álgebra Vetorial
03/2014 - 08/2014
Ensino, Engenharia de Automação Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo 1
09/2013 - 02/2014
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Álgebra Vetorial
04/2013 - 09/2013
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
04/2013 - 09/2013
Ensino, Engenharia de Automação Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente (PESCD) - Profa responsável: Renata Prenstteter Gama - DME/UFSCar

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2012 - 05/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Linhas de pesquisa
Formação de Professores
09/2012 - 01/2013
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino.

Estágio realizado
Na disciplina de "Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica 2" no curso de Licenciatura em Matemática.

Projeto Pró Vestibular, PROVEST, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 2
Outras informações
Professora Voluntária no Cursinho ProVest, atuando como professora de matemática na frente de Trigonometria

Atividades

03/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação à Docência, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação a Docência do programa PIBID no subprojeto da Matemática

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensão Universitária, Carga horária: 12
Outras informações
Projeto intitulado "Desenvolvimento de atividades e/ou materiais didáticos para o ensino de matemática"

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora Voluntária, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoramento à alunos da disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear da UFLA

Atividades

08/2009 - 11/2009
Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Formação Continuada.
03/2009 - 11/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Exatas, .



Linhas de pesquisa


1.
Ensino-Aprendizagem de Matemática
2.
Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Matemática
3.
Formação de Professores


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Avaliações Externas e a prática docente: Concepções dos futuros professores de Matemática
Descrição: As avaliações externas surgiram no Brasil com a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, a partir da necessidade de dados e indicadores para a elaboração e execução de políticas educacionais. Os resultados dessas avaliações são disponibilizados aos professores, gestores e comunidade escolar, e muitas vezes são utilizadas como forma de responsabilização e controle dos sistemas educacionais. Além disso, as avaliações externas são consideradas instrumentos para a tomada de decisões em sala de aula, podendo subsidiar as escolhas metodológicas e curriculares. Por fazerem parte do cotidiano escolar, interferindo na prática docente, devem ser consideradas como um elemento da formação deste profissional. Por isso, é necessário pensar nos programas de formação de professores, para que contemplem conhecimentos sobre os processos de ensino-aprendizagem-avaliação e ofereçam condições para explorar os resultados das avaliações externas na busca pela qualidade do ensino da educação básica. Neste sentido, este projeto tem como objetivo principal, identificar e analisar as concepções dos licenciandos em Matemática do IFMG - Campus Formiga sobre a função e as implicações das avaliações externas na prática docente. Com uma abordagem qualitativa, serão coletados dados a partir de um questionário online e realização de um grupo focal, com o intuito de captar as percepções dos sujeitos selecionados. Estes dados serão categorizados a partir da análise e interpretação. Esperamos intervir na formação inicial com vistas à constituição da profissão docente que atenda às demandas da Educação Básica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Danielli Ferreira Silva - Coordenador / Sérgio Matheus de Castro - Integrante.
2012 - 2014
Processo de Iniciação à Docência de Professores de Matemática: olhares de egressos do PIBID/UFSCar
Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo de iniciação à docência dos egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de São Carlos, da área de Matemática. No intuito de identificarmos as contribuições e limitações desse processo formativo, sob o olhar dos bolsistas egressos do mesmo, buscamos responder à seguinte questão norteadora: Quais as principais percepções dos egressos do PIBID/UFSCar de Matemática em seu processo de iniciação à docência, sobre dificuldades e aprendizagens da carreira docente? Para reconhecimento do cenário, identificação da dinâmica e particularidades do programa no âmbito nacional e institucional, foram utilizados documentos, projetos e publicações. Para a coleta de dados optamos por três etapas. Primeiro realizamos o mapeamento dos bolsistas que participaram do programa e o encaminhamento de um questionário que contou com dados sobre a formação inicial, formação no PIBID e as experiências profissionais, incluindo trabalhos de docência ou não, com o intuito de identificar os egressos que seguiram a carreira docente para o aprofundamento dos dados, assim, seguiram cinco sujeitos para a segunda etapa. Esta constituiu-se pela análise dos escritos reflexivos (portfólios) dos egressos ainda em início de carreira, a fim de identificarmos e evidenciarmos as principais atividades desenvolvidas no PIBID. Na terceira e última etapa, realizamos entrevistas com quatro sujeitos colaboradores (Amanda, Beatriz, Olavo e Viviane), professores egressos, a fim de compreender as percepções sobre o processo de formação, de entrada na profissão e perspectivas futuras. Voltamos o olhar para analisar os dados dos egressos do PIBID/UFSCar/Matemática através de suas dificuldades e aprendizagens narradas, compondo dois eixos de análise: (1) Aspectos característicos do início de carreira e (2) Dicotomias e articulações da formação e prática profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Danielli Ferreira Silva - Integrante / Renata Prenstetter Gama - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2010 - 2011
O Desenvolvimento Profissional do Professor que ensina Matemática: Indícios de uma comunidade investigativa em um contexto de formação compartilhada

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Antônio Araújo Andrade em 23/11/2014.
Descrição: Pesquisa com objetivo de investigar algumas práticas realizadas dentro de um grupo de professores no âmbito da formação continuada, a partir da questão norteadora: Que caminhos podem contribuir para o surgimento de uma comunidade de investigação docente e quais as contribuições este trabalho pode trazer para o desenvolvimento profissional dos participantes? Desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa com observação participante da pesquisadora, atuando como pesquisadora-formadora-participante. Para coleta de dados utilizamos o diário de campo e entrevistas semi-estruturadas audiogravadas. A partir da triangulação de dados, elegemos três categorias de análise: O uso de TIC no ensino de matemática; produção de registros escritos; e limites na realização de formação continuada. Consideramos que houve fortes indícios de uma constituição e uma comunidade investigativa docente ao assumirem a pesquisa como postura como um rico e poderoso contexto de desenvolvimento profissional. Acreditamos ainda que se faz necessário um acompanhamento sistemático da prática para que transformações no desenvolvimento profissional sejam mobilizadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Danielli Ferreira Silva - Integrante / José Antônio Araújo Andrade - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2018 - Atual
Matemática e Redação: uma relação possível e necessária
Descrição: A promoção de atividades que possam oferecer oportunidades para estudantes de escolas públicas é de extrema necessidade e urgência no cenário educacional brasileiro. Essas atividades permitem a interação entre instituições diferentes e incentivam o desenvolvimento de potencialidades nas escolas. Desse modo, o objetivo deste projeto é realizar um concurso de redação em turmas de 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas das rede municipal de Formiga. Será aplicada uma proposta de redação com o tema ?Matemática em toda parte?. A escolha das escolas municipais a serem contempladas por este projeto foi realizada considerando-se o contexto socioeconômico (menor IDEB entre as escolas municipais de Formiga), o que permitirá tanto a ampliação da oferta de atividades a alunos mais carentes, quanto o desenvolvimento de potencialidades desses alunos. O concurso premiará a escola com melhor média de notas entre os estudantes participantes e também os três melhores desempenhos individuais dos alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Danielli Ferreira Silva - Coordenador / SÍLVIA LETÍCIA CUPERTINO DOS SANTOS - Integrante.
2015 - 2016
Integração entre Tecnologias de Informação e Comunicação e a prática docente de professores de Matemática
Descrição: O presente projeto de extensão se enquadra na linha de formação de professores de matemática e parte da premissa de que existe uma necessidade de formação voltada para a integração entre tecnologias e ensino de Matemática. Esta demanda surge a partir da verificação de que na rede pública de ensino da região foram implementados nos últimos anos laboratórios de informática com intuito de serem utilizados para o ensino de diversas áreas. O uso destes laboratórios demanda preparo dos professores para a instrumentação dos computadores e softwares educativos que podem auxiliar no ensino-aprendizagem. No entanto, acreditamos que apenas o preparo para o manuseio destes softwares de forma pontual e descontínua não garante a utilização destes recursos pelos professores em sua prática da sala de aula. Portanto o objetivo principal do projeto é de desenvolver estudos e inovações no ensino de matemática com vistas a integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de Matemática. Neste sentido, o projeto realizará cursos e/ou oficinas de formação inicial e continuada para professores da Educação Básica da rede pública e licenciandos de Matemática do IFMG/SJE. Para a promoção destes, serão realizados estudos sobre a temática de TIC na educação e elaboração de atividades de ensino nos diferentes níveis de escolarização (básico e superior). Os conteúdos matemáticos abordados nestas atividades serão selecionados com base no diagnóstico informado pelos professores colaboradores. Os bolsistas atuarão na elaboração, aplicação e possível reformulação a partir da reflexão da prática para que estes sejam divulgados de forma a construir um repertório didático-pedagógico para professores de matemática que queiram utilizar TIC em suas aulas. Neste sentido, será um espaço de discussões e reflexões sobre a própria prática docente de forma a colaborar com a qualidade de ensino da rede pública e promover parcerias entre a universidade e as escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Danielli Ferreira Silva - Coordenador / Bruno de Sousa Ferreira - Integrante / Sandra Cristina Miranda - Integrante / Camila Tenório Freitas de Oliveira - Integrante.
2014 - 2016
PIBID - IFMG / Matemática / Campus São João Evangelista
Descrição: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi lançado pelo Ministério da Educação - MEC, com vistas a fomentar a iniciação à docência de estudantes das Instituições de Ensino Superior. O projeto institucional tem por principais objetivos: Incentivar a formação de professores para a educação básica, valorizar o magistério, promover a melhoria da qualidade da educação básica, propiciar a articulação integrada da educação superior do sistema federal com a educação básica do sistema público e proporcionar aos futuros professores formados pelo IFMG participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola. O subprojeto da Matemática no campus São João Evangelista tem como característica o apoio às escolas no ensino-aprendizagem na perspectiva da etnomatemática e da educação inclusiva e a realização de Feiras de Matemática. Com intuito de estreitar os laços entre o IFMG e os municípios Cantagalo, Guanhães, Peçanha e São João Evangelista..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .

Integrantes: Danielli Ferreira Silva - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2010 - 2011
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/UFLA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Antônio Araújo Andrade em 21/09/2014.
Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) responde ao compromisso da CAPES de investir na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da educação básica brasileira. Os objetivos principais do Pibid são: incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente; promover a articulação teoria-prática e a integração entre escolas e instituições formadoras; e contribuir para elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais e, consequentemente, seu IDEB. O PIBID oferece bolsas para estudantes de cursos de licenciatura, professores da escola básica (supervisores) e para um docente (orientador de área) de licenciatura participante, bem como para o coordenador institucional...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Danielli Ferreira Silva - Integrante / Mariana Barbosa Vilela - Integrante / José Antônio Araújo Andrade - Coordenador / Iara Letícia Leite de Oliveira - Integrante / Simone Uchôas Guimarães - Integrante / Ana Paula Pedroso - Integrante / Karen Guedes Silva - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2009
Desenvolvimento de atividades e/ou materiais didáticos para o ensino de matemática
Descrição: Este projeto objetivou o desenvolvimento de ?atividades de ensino? e ?materiais didáticos manipuláveis? para o ensino de Matemática como alternativas didático-pedagógicas para a prática docente. Foram desenvolvidas atividades orientadoras de ensino e materiais didáticos que pudessem ser incorporados ao Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), contribuindo assim, no processo de construção de práticas pedagógicas mais significativas. Além disso, promovemos curso de formação continuada com intuito de fazer com que os professores da Educação Básica da região de Lavras compreendessem a proposta de se buscar diferentes alternativas metodológicas que possam trazer reflexões e gerar transformações para suas práticas docentes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Danielli Ferreira Silva - Integrante / José Antônio Araújo Andrade - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Lavras - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Educação Matemática em Revista


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática/Especialidade: Formação de Professores.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Modelagem Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, D. F.2017 SILVA, D. F.; GONCALVES, P. S. ; OLIVEIRA, T. C. . Processo de formação inicial de Professores de Matemática no contexto do PIBID/IFMG: aprendizagens da docência evidenciadas pelos egressos. Com a Palavra, o Professor, v. 2, p. 92-111, 2017.

2.
OLIVEIRA, C. T. F.2017OLIVEIRA, C. T. F. ; SILVA, D. F. . Geogebra 3D: uma proposta de integração entre tecnologia e prática pedagógica para professores de Matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 2, p. 15-25, 2017.

3.
RODRIGUES, F. E. A. S.2016RODRIGUES, F. E. A. S. ; SILVA, K. D. ; SILVA, D. F. . A GEOMETRIA PLANA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UTILIZAÇÃO DA MAQUETE DA QUADRA POLIESPORTIVA DA EEMLP DE NELSON DE SENA. Educação Matemática em Revista, v. 21, p. 6-10, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, D. F.; OLIVEIRA, C. T. F. . O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UMA PROPOSTA COM O GEOGEBRA 3D. In: Márcio Rogério de Oliveira Cano. (Org.). Matemática. 1ªed.: Editora Blucher, 2018, v. 4, p. 20-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, D. L. I. ; SILVA, D. F. . Análise de treliças utilizando o modelo estrutural qualitativo mola. In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE)., 2018, Salvador. Anais COBENGE 2018, 2018.

2.
CARMO, D. S. ; NETO, S. D. ; SILVA, D. F. . Construção de um projeto de captação da água da chuva por meio da Modelagem Matemática. In: X CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2017, Maringá. X CNMEM ? Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017.

3.
CARMO, D. S. ; BICALHO, A. L. C. ; MIRANDA, A. C. ; SILVA, D. F. . TRILHA GEOMÉTRICA: UM JOGO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo - SP. Anais do 12º Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo -SP: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016.

4.
SILVA, D. F.; ZAIDAN, S. . A prática como componente curricular na formação inicial de professores de Matemática: a visão dos egressos professores. In: XX ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EBRAPEM), 2016, Curitiba. ANAIS XX EBRAPEM, 2016.

5.
SILVA, D. F.. Processo de Iniciação a Docência de Professores de Matemática: olhares de egressos do PIBID/UFSCar. In: XVI Encontro Brasileiro de estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2012, Canoas/RS. As tintas da pesquisa em Educação Matemática nos papéis sociais, 2012.

6.
SILVA, D. F.; VILELA, M. B. ; ANDRADE, J. A. A. . Geometria com Origami: um estudo de atividades de ensino no processo de formação de futuros professores de matemática. In: V Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009, Lavras. Práticas Educativas em Discussão, 2009.

7.
SILVA, D. F.; ANDRADE, J. A. A. . A Geometria do Tangram com o GeoGebra. In: V Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009, Lavras. Práticas educativas em dicussão, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, D. F.; ZAIDAN, S. . A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: VI Fórum Nacional de Licenciatura em Matemática, 2017, Campo Grande - MS. Anais do VI Fórum Nacional de Licenciatura em Matemática, 2017. p. 54-55.

2.
SILVA, D. F.; SILVA, M. C. ; PEREIRA, A. S. . CONCEPÇÕS SOBRE ENSINO DE GEOMETRIA DE UMA PROFESSORA DO 5º ANO. In: III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2015, São Carlos. III EMAI, 2015.

3.
SILVA, D. F.; RODRIGUES, F. E. A. S. ; SILVA, K. D. . A GEOMETRIA PLANA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: utilização da maquete da quadra poliesportiva da EEMLP de Nelson de Sena. In: IV FEIRA NACIONAL DE MATEMÁTICA, 2015, Jaraguá do Sul - SC. Anais da IV FEIRA NACIONAL DE MATEMÁTICA, 2015.

4.
PEREIRA, A. S. ; SILVA, M. C. ; SILVA, D. F. . UMA PROFESSORA DO 5º ANO E O ENSINO DE GEOMETRIA. In: IV ENCONTRO DO PIBID DO IFMG, 2015, São João Evangelista. Anais do IV Encontro do PIBID do IFMG, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, D. F.; OLIVEIRA, C. T. F. . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. In: XXX Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (RELME), 2016, Monterrey. LIBRO DE RESÚMENES, 2016.

2.
SILVA, D. F.. APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES INICIANTES DE MATEMÁTICA: contribuições de um Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). In: IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID, 2013, Uberaba. A boniteza de ensinar e a Identidade do Professor na contemporaneidade, 2013.

3.
SILVA, D. F.; ANDRADE, J. A. A. . Considerações sobre o trabalho docente a partir da experiência em Formação Contínua. In: Reunião Regional da SBPC - V Conex, 2010, LAVRAS. Anais, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, D. F.. Como nos tornamos professores de Matemática?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, D. F.. Processo de Iniciação à Docência de Professores de Matemática: olhares de egressos do PIBID/UFSCar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, I. L. L. ; GUIMARAES, S. U. ; SILVA, D. F. ; PEDROSO, A. P. . Explorando conceitos Matemáticos através do Tangram. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, D. F.; VILELA, M. B. ; ANDRADE, J. A. A. . Geometria com origami: um estudo de atividades de ensino no processo de formação de futuros professosres de matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, D. F.. Investigações em Educação Matemática: aspectos teóricos e metodológicos.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, D. F.; OLIVEIRA, C. T. F. ; MIRANDA, S. C. ; FERREIRA, B. S. . Integração entre Tecnologias de Informação e Comunicação e a prática docente de professores de Matemática. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA, D. F.; OLIVEIRA, C. T. F. . Normatização de trabalhos acadêmicos no Word. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ANDRADE, J. A. A. ; SILVA, D. F. . Modelagem na Educação Matemática: abordagem crítica de temas associados à sustentabilidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVA, D. F.; VILELA, M. B. . Construção de Poliedros e Materiais Pedagógicos - práticas educativas criativas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SILVA, D. F.; ANDRADE, J. A. A. . A geometria do Tangram com o GeoGebra. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SILVA, D. F.. Geometria com Origami. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, D. F.; NETO, S. D.; OLIVEIRA, S. C.. Participação em banca de Leandra Suzzi Braga Aguiar Nunes.O ensino da Geometria: Contextualização do livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais.

2.
SILVA, D. F.; BRAGA, F. S.; DIAS, J. S.. Participação em banca de Juliana Cristina do Nascimento, Taissa Silva Soares.Aplicações de jogos matemáticos como método de revisão das quatro operações fundamentais no 6º ano da Escola Estadual "Dr. Lúcio Vieira da Silva". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais.

3.
SILVA, D. F.; BICALHO, J. B. S.; OLIVEIRA, S. C.. Participação em banca de Érica Gonçalves de Carvalho et. al..A formação Matemática dos professores polivalentes de Escolas Municipais de São João Evangelista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais.

4.
SILVA, D. F.; BICALHO, J. B. S.; OLIVEIRA, S. C.. Participação em banca de Francisca Edna Amanda Silva Rodrigues, Karla Davina Silva.A Geometria Plana no Viés da Resolução de Problemas: Construção de uma maquete da quadra do ginásio poliesportivo do IFMG-SJE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais.

5.
SILVA, D. F.; BICALHO, J. B. S.; NETO, S. D.. Participação em banca de Griselda Leite de Oliveira, Ingrit Cristina Almeida.Um estudo da construção do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais.

6.
GONCALVES, S. S.; MURTA, A. M.; SILVA, D. F.; DIAS, J. S.. Participação em banca de Diego de Matos Gondim.A História da Matemática como recurso didático para o ensino de Cálculo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais.

7.
GONCALVES, S. S.; SILVA, D. F.; BICALHO, J. B. S.. Participação em banca de Bruno Pinheiro dos Reis Gonçalves et. al..Os instrumentos externos de Avaliação e suas implicações na prática pedagógica do professor de Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais.

8.
BICALHO, J. B. S.; SILVA, D. F.; GONCALVES, S. S.. Participação em banca de Kárem Franciely de Pinho et. al..O uso de situações-problema na abordagem de números decimais com o 7º ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, D. F.; OLIVEIRA, S. C.. Banca Avaliadora de Desempenho Didático para o Cargo de Professor Substituto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Matemática. 2015. Instituto Federal Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio de Matemática do IFMG campus Formiga.Contribuições da pesquisa na formação de professores de Matemática. 2018. (Outra).

2.
I SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA DA UFLA.ENCONTRO DE EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2017. (Outra).

3.
VI Fórum Nacional de Licenciatura em Matemática. A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2017. (Congresso).

4.
V Semana Acadêmica da Matemática da UFV.Como nos tornamos professores de Matemática?. 2017. (Outra).

5.
X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Construção de um projeto de captação da água da chuva por meio da Modelagem Matemática. 2017. (Congresso).

6.
Encontro Nacional de Educação Matemática. TRILHA GEOMÉTRICA: UM JOGO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA. 2016. (Congresso).

7.
Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (RELME). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2016. (Congresso).

8.
XX ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EBRAPEM).A prática como componente curricular na formação inicial de professores de Matemática: a visão dos egressos professores. 2016. (Encontro).

9.
37ª Reunião Nacional da ANPED. 2015. (Congresso).

10.
II FEIRA DE MATEMÁTICA DO VALE DO RIO DOCE. 2015. (Feira).

11.
III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais.CONCEPÇÕS SOBRE ENSINO DE GEOMETRIA DE UMA PROFESSORA DO 5º ANO. 2015. (Encontro).

12.
III SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DO IFMG. 2015. (Seminário).

13.
IV Encontro do PIBID do IFMG.Possibilidades para Formação Inicial e Continuada no contexto do PIBID. 2015. (Encontro).

14.
IV FEIRA NACIONAL DE MATEMÁTICA. A GEOMETRIA PLANA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: utilização da maquete da quadra poliesportiva da EEMLP de Nelson de Sena. 2015. (Feira).

15.
IX CNMEM - Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. 2015. (Congresso).

16.
Seminário Internacional Trabalho Docente para uma educação democrática e inclusiva. 2015. (Seminário).

17.
I Café Filosófico: um diálogo entre Paulo Freire, Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática Crítica. 2014. (Outra).

18.
I Encontro em Educação das Licenciaturas & III Encontro do PIBID do IFMG. 2014. (Encontro).

19.
V Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO PIBID/UFSCar DE MATEMÁTICA EM SEU PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. 2014. (Congresso).

20.
IV Fórum das Licenciaturas. 2012. (Outra).

21.
Problemas em educação face as culturas: um olhar crítico, uma proposta de análise. 2012. (Outra).

22.
XI Encontro Paulista de Educação Matemática. 2012. (Encontro).

23.
XVI Encontro Brasileiro de estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Processo de Iniciação a Docência de Professores de Matemática: olhares de egressos do PIBID/UFSCar. 2012. (Encontro).

24.
Semana dos 40 anos do Departamento de Matemática da UFV. Explorando conceitos Matemáticos através do Tangram. 2011. (Congresso).

25.
4ª Semana Acadêmica da UFLA. 2010. (Outra).

26.
Reunião Regional da SBPC.CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTÍNUA. 2010. (Outra).

27.
X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

28.
27º Colóquio Brasileiro de Matemática. 2009. (Congresso).

29.
Curso de Verão 2009. 2009. (Outra).

30.
III Semana Acadêmica da UFLA.Minicurso: Construção de Poliedros e Materiais Pedagógicos - práticas educativas criativas. 2009. (Outra).

31.
V Encontro Mineiro de Educação Matemática.Minicurso: A Geometria do Tangram com o GeoGebra. 2009. (Encontro).

32.
V Encontro Mineiro de Educação Matemática.Geometria com Origami; um estudo de atividades de ensino no processo de formação de futuros professores de matemática. 2009. (Encontro).

33.
II Semana Acadêmica da UFLA. 2008. (Outra).

34.
IV Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. 2008. (Congresso).

35.
Mostra da IV Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática.Minicurso: Geometria com Origami. 2008. (Seminário).

36.
Semana de Computação - SECOM2008. 2008. (Outra).

37.
V INFO WEEK (XI Semana da FACIA). 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELO, M. K. ; SILVA, D. F. . I Colóquio da Matemática do IFMG Campus Formiga. 2018. (Outro).

2.
SILVA, D. F.; BICALHO, J. B. S. ; NETO, S. D. ; GONCALVES, S. S. . II Feira de Matemática do Vale do Rio Doce. 2015. .

3.
SILVA, D. F.. III SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DO IFMG. 2015. (Congresso).

4.
SILVA, D. F.; BICALHO, J. B. S. ; NETO, S. D. ; PIRONEL, M. ; VIEIRA JUNIOR, N. . IV Encontro do PIBID do IFMG. 2015. (Congresso).

5.
SILVA, D. F.. Interação Matemática: GEPETEM compartilhando saberes. 2015. (Outro).

6.
SILVA, D. F.; NETO, S. D. . Curso de Verão IFMG 2015. 2015. (Outro).

7.
SILVA, D. F.; OLIVEIRA, L. N. . V Festival de Arte e Cultura - CEFET-MG. 2013. (Festival).

8.
SILVA, D. F.. III Semana Acadêmica da UFLA. 2009. (Outro).

9.
SILVA, D. F.; MELO, M. K. ; SILVEIRA, S. C. . Mostra da IV Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ADRIELLY DOS SANTOS PEREIRA; MARIA DO CARMO DA SILVA. A GÊNESE DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: RETRATOS DE UMA SALA DE AULA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Danielli Ferreira Silva.

2.
PATRÍCIA SANTOS GONÇALVES; TATIANE COSTA OLIVEIRA. AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA EVIDENCIADAS NO ÂMBITO DO PIBID ENQUANTO PROCESSO FORMATIVO: PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Danielli Ferreira Silva.

3.
CAMILA TENÓRIO FREITAS DE OLIVEIRA. PRESENÇA DOS SOFTWARES EDUCATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ONDE E COMO?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Danielli Ferreira Silva.

Iniciação científica
1.
Sérgio Matheus de Castro. AVALIAÇÕES EXTERNAS E A PRÁTICA DOCENTE: CONCEPÇÕES DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais, INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. Orientador: Danielli Ferreira Silva.




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