Suzan Alberton Pozzer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6937673361353398
  • Última atualização do currículo em 18/08/2018


Mestre em Educação pela UFSC. Especialista em Psicopedagogia pela UCDB. Graduação em Psicologia pela Faculdade de Psicologia de Joinville. Membro dos Grupos de Pesquisa Hermenêuticas da cultura, mundo e educação (GRAFIA/UFSC) e Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB). Bolsista CNPq. Possui experiência como psicóloga e professora nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase nos seguintes temas: psicologia, filosofia da educação, (de)colonialidade e infância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Suzan Alberton Pozzer
Nome em citações bibliográficas
POZZER, S. A.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A (de)colonialidade da infância na formação humana,Orientador: Rosana Silva de Moura.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Infância; Cotidiano; Filosofia da Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2014
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 460h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: As contribuições da psicopedagogia para a desescolarização das emoções no cotidiano escolar..
Orientador: Tânia Maria Filiú de Souza.
2001 - 2008
Graduação em Psicologia.
Faculdade de Psicologia de Joinville, ACE, Brasil.
Título: Psicodrama e Escola: As contribuições de Jacob Levi Moreno.
Orientador: Marly Butzke Boebel.




Formação Complementar


2013 - 2015
Formação em Constelações Familiares e Empresariais. (Carga horária: 168h).
Instituto de Filosofia Prática Peter Spelter Ltda, IFPPS, Brasil.
2014 - 2014
Sexualidade. (Carga horária: 18h).
Instituto de Filosofia Prática Peter Spelter Ltda, IFPPS, Brasil.
2013 - 2014
Formação Psicoterapias Cognitivas Comportamentais. (Carga horária: 120h).
AtualPsi - PSICOTERAPIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS, ATUALPSI, Brasil.
2011 - 2011
Aluna Especial - Mestrado em Educação. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2011
Design Gráfico. (Carga horária: 120h).
CENTRO NACIONAL DE ENSINO TECNOLÓGICO, CENATEC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em JOGOS COOPERATIVOS. (Carga horária: 17h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em VIII SIMPÓSIO SOCIOEDUCATIVO. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Danças Circulares Sagradas. (Carga horária: 18h).
Associação Brasileira de Educação e Cultura, ABEC, Brasil.
2006 - 2006
Encontro de Gestores Sociais. (Carga horária: 24h).
Associação Brasileira de Educação e Cultura, ABEC, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em CPJ - Curso de Pastoral da Juventude. (Carga horária: 240h).
Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Visão de Futuro - construindo um projeto de vida. (Carga horária: 24h).
Associação Brasileira de Educação e Cultura, ABEC, Brasil.
2005 - 2005
As contribuições da neurociênca para a educação. (Carga horária: 5h).
Associação de Educação Católica de Santa Catarina, AEC/SC, Brasil.
2005 - 2005
Simpósio Socioeducativo. (Carga horária: 16h).
Associação Brasileira de Educação e Cultura, ABEC, Brasil.
2005 - 2005
Comunicação, Expressão Verbal e Oratória Moderna. (Carga horária: 20h).
Instituto Catarinense de Pós Graduação, ICPG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora (mestranda)


Centro de Educação e Treinamento Esperança, CETE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 16
Outras informações
Psicóloga do Serviço de Acolhimento - Casa Lar Sr. Nelson


Centro Educacional e Social Marista, CESMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 44
Outras informações
Coordenação de equipe, coordenação, implementação e desenvolvimento de programas e projetos nas áreas educacional e social, voltados para o público jovem/adolescente, adulto, docentes, pais e gestores educacionais, além de organização de eventos.


Prefeitura Municipal de Corupá - Secretaria da Saúde e Bem Estar Social, PMC - SSBES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: ACT, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30
Outras informações
Atendimento psicoterapêutico à população, acompanhamento de crianças e adolescentes vítima de violação de direitos, atendimento e acompanhamento da população em situação de risco e/ou extrema pobreza.


Fundação Catarinense de Educação Especial, FCEE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações
Atendimento de crianças com deficiência, pais e profissionais que atuam junto as crianças atendidas.


Comunidade Terapêutica Dª Geny Julia Feijó, CVM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora/Responsável Técnica, Carga horária: 44
Outras informações
Coordenação e responsabilidade técnica no tratamento em dependência química da Comunidade Terapêutica Dª Geny Julia Feijó, mantida pela CVM-Creche e Orfanato Vinde a Mim Criançinhas -ONG.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Intersecções filosóficas entre Dilthey e Heidegger para pensar 'Hermenêuticas da cultura, mundo e educação'
Descrição: A pesquisa tem por objetivo interpretar as hermenêuticas de W. Dilthey e M. Heidegger e suas intersecções filosóficas para pensar 'Hermenêuticas da cultura, mundo e educação'. No que se refere à metodologia, a pesquisa, cuja ancoragem encontra-se no horizonte da filosofia da educação, delineia-se a partir do aporte teórico da hermenêutica filosófica, sendo ela mesma interpretação dada a partir do elemento da compreensão de uma situação hermenêutica na qual estamos, desde sempre, implicados. Tem como centralidade os aportes filosóficos de Dilthey, Heidegger (e Gadamer) para pensar a formação humana. Trata-se de um exercício interpretativo de si mesma a partir de uma proposta de uma especificidade para a área, quando tomada enquanto experiência formativa no âmbito da educação. A partir deste ângulo, o sentido gadameriano da autocompreensão se torna fundamental para pensarmos a formação como autoformação. Sob este prisma metodológico, propõe ressaltar a primazia de uma prática interpretativa das formas como o humano inventa, reinventa ou reproduz formas culturais e de mundo que significam a formação humana...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
INFÂNCIA E (DE)COLONIALIDADE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO HUMANA
Descrição: Esta pesquisa se propõe refletir em que medida as ideias sobre infância podem conter, ou não, aspectos coloniais e assim, influir no processo de formação humana da criança. O caminho investigativo se dá a partir de uma metodologia de interpretação orientada pelo princípio da circularidade hermenêutica de cunho bibliográfico-qualitativo. Para tanto, iniciamos o primeiro capítulo com a hermenêutica filosófica de Wilhelm Dilthey, onde também abordamos seu conceito de vida como o elemento central que permeia as relações. No segundo capítulo, resgatamos a historicidade da infância em Philippe Ariés e Fábio Pestana Ramos. Em seguida, nos apropriando das interpretações de infância em Renè Schérer, propomos (re)pensar a construção da ideia de infância. Tratamos do conceito de (de)colonialidade, no terceiro capítulo, buscando em autores como Anibal Quijano, Walter Mignolo e Catherine Walsh a compreensão que nos auxilia no deslocamento do conceito de colonialidade/decolonialidade, para o conceito proposto nesta pesquisa. E no último capítulo refletimos sobre a formação humana no que tange à infância e à (de)colonialidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Suzan Alberton Pozzer - Coordenador / Rosana Silva de Moura - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, L. B. (Org.) ; CECHETTI, ELCIO (Org.) ; POZZER, S. A. (Org.) . As Aventuras de Yara no Planeta Oculares: Conhecendo, respeitando e convivendo com a Diversidade Religiosa e os Direitos Humanos. 1. ed. Blumenau: Edifurb, 2013. v. 15.000. 62p .

2.
OLIVEIRA, L. B. ; CECCHETTI, E. ; Pozzer, Adecir ; POZZER, S. A. ; WARTHA, R. ; WICKERT, T. ; RESENDE, S. F. ; KOCH, S. R. . As Aventuras de Yara no Planeta Oculares: Conhecendo, respeitando e convivendo com a Diversidade Religiosa e os Direitos Humanos. 1ªe. ed. Blumenau: EDIFURB, 2013. v. Vol. 2. 62 p.p .

3.
OLIVEIRA, L. B. ; CECHETTI, ELCIO ; Pozzer, Adecir ; POZZER, S. A. ; KOCH, S. R. ; WARTHA, R. ; WICKERT, T. ; RESENDE, S. F. . As Aventuras de Yara no Planeta Oculares: Conhecendo, respeitando e convivendo com a Diversidade Religiosa e os Direitos Humanos. 1ªe. ed. Blumenau: EDIFURB, 2013. v. Vol. 1. 62 p.p .

Apresentações de Trabalho
1.
VENZON, Patricia Soares ; POZZER, S. A. ; MOURA, R. S. de . Aspectos da hermenêutica de Schleiermacher e influxos em Dilthey, Heidegger e Gadamer. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Pozzer, Adecir ; POZZER, S. A. . FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E COLONIALIDADE DO SABER: RECONHECIMENTO COMO DESAFIO INTERCULTURAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Pozzer, Adecir ; POZZER, S. A. . ALTERIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS EM ENSINO RELIGIOSO E EM PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
POZZER, S. A.. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: O exercício da alteridade como meio para transformação das relações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
Pozzer, Adecir ; POZZER, S. A. . Aplicação de Dinâmica de Grupos/ Dança Circular Sagrada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
POZZER, S. A.; ZARPELON, G. . PSICODRAMA E ESCOLA: As Contribuições de Jacob Levy Moreno 2008 (Pesquisa realizada para Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação.).

2.
POZZER, S. A.; BORBA, R. L. ; FELIPE, S. A. ; MAGAGNIN, T. . Intervenção em Psicologia Escolar: Relatório de estágio 2007 (Relatório de estágio em psicologia escolar).

3.
POZZER, S. A.; BORBA, R. L. ; FELIPE, S. A. ; MAGAGNIN, T. . Pesquisa de clima e clíma instituicional: relatório da experiência de estágio 2007 (Relatório de estágio em psicologia organizacional).

4.
POZZER, S. A.; BORBA, R. L. ; FELIPE, S. A. ; MAGAGNIN, T. . Experiência de atendimento em psicologia clínica: Relatório de Estágio 2007 (Relatório de estágio em psicologia clínica).


Demais tipos de produção técnica
1.
POZZER, S. A.. I Colóquio Itinerante Educação e Interculturalidade. 2016. (Arte Gráfica - Cartaz de evento).

2.
POZZER, S. A.. Seminário Especial Infância e Filosofia. 2016. (Arte Gráfica - Cartaz de evento).

3.
POZZER, S. A.. Planejamento, Participação e Formação: conceitos e reflexões sobre os conselhos escolares. 2015. (Arte Gráfica - Capa livro).

4.
POZZER, S. A.. Conselho Escolar e Gestão Democrática: contribuições de uma formação para a cidadania. 2014. (Arte Gráfica - Capa livro).

5.
POZZER, S. A.. Hermenêutica dialógica. 2013. (Arte Gráfica - Capa livro).

6.
POZZER, S. A.. VII Conere - Congresso Nacional de Ensino Religioso. 2013. (Arte Gráfica).

7.
POZZER, S. A.. A coordenação Pedagógica e os Dilemas do Labirinto - Onde está o fio de Ariadne. 2013. (Arte Gráfica - Capa livro).

8.
POZZER, S. A.. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: reflexões e experiências do PIBID Centro Universitário Franciscano. 2013. (Arte Gráfica - Capa livro).

9.
POZZER, S. A.. A relação entre ensinar e aprender a profissão docente - refleflexões e ações do PIBID - Centro Universitário Franciscano. 2013. (Arte Gráfica - Capa livro).

10.
POZZER, S. A.. Coleção Cenários - Epistemologia, Ensino e Crítica: Desafios contemporâneos para Educação Física. 2013. (Arte Gráfica - Capa livro).

11.
POZZER, S. A.. XII Seminário Nacional de Formação para Professores do Ensino Religioso. 2012. (Arte Gráfica).

12.
POZZER, S. A.. VI Seminário Catarinense do Ensino Religioso e I Encontro Catarinense de Licenciaturas em Ensino Religioso. 2012. (Arte Gráfica).

13.
POZZER, S. A.. Criação de logomarca - Registrada. 2011. (Arte Gráfica).

14.
POZZER, S. A.. VI Congresso Nacional de Ensino Religioso. 2011. (Arte Gráfica).

15.
POZZER, S. A.; KUHN, W. . Projeto Liderança Juvenil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
POZZER, S. A.. III Colóquio Catarinense de Ensino Religioso e II Seminário de Ensino Religioso das Escolas Confessionais de Santa Catarina. 2008. .

17.
POZZER, S. A.. Curso de Dinâmicas de Grupo. 2007. .

18.
POZZER, S. A.; KUHN, W. . Projeto Liderança Juvenil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
Barbosa, Sérgio ; POZZER, S. A. . Curso de Danças Circulares Sagradas. 2007. .

20.
POZZER, S. A.. Curso de Dinâmica de Grupo para Professores. 2006. .

21.
POZZER, S. A.. Projeto Liderança Juvenil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
POZZER, S. A.; Pozzer, Adecir . Projeto Liderança Juvenil. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
POZZER, S. A.. Curso de Dinâmica de Grupo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e Democratização do Conhecimento na Ibero-América. Aspectos da hermenêutica de Schleiermacher e influxos em Dilthey, Heidegger e Gadamer. 2018. (Congresso).

2.
I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult.FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E COLONIALIDADE DO SABER: RECONHECIMENTO COMO DESAFIO INTERCULTURAL. 2017. (Seminário).

3.
As Constelações Familiares no Judiciário. 2016. (Seminário).

4.
Formação para Constelador(a) Familiar segundo a Hellinger sciencia. 2016. (Seminário).

5.
I Colóquio Itinerante Educação e Interculturalidade. 2016. (Seminário).

6.
Seminário de Mulheres com Sophie Hellinger. 2016. (Seminário).

7.
Seminário Especial Infância e Filosofia. 2016. (Seminário).

8.
III FORO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN DE LA COMUNIDAD BRASILEÑA DE SALAMANCA A. 2015. (Seminário).

9.
III Encontro Acadêmico do Curso de Ciências da Religião - 13 anos de Licenciatura em Ensino Religioso.Espaço pedagógico: Música, danças e Ensino Religioso. 2010. (Encontro).

10.
XI Seminário Nacional de Professores para o Ensino Religioso - SEFOPER - Diversidade, Direitos Humanos e Ensino Religioso: Questionando Concepções e Práticas. 2010. (Seminário).

11.
I Seminário Internacional de Culturas e Desenvolvimento.Educação e Diversidade Cultural: O Exercício Da Alteridaded Como Meio Para Transformação Das Relaçõess. 2009. (Seminário).

12.
I Seminário Internacional de Culturas e Desenvolvimento. 2009. (Seminário).

13.
V Congresso Nacional de Ensino Religioso. Alteridade no Contexto Escolar: experiências em Ensino Religioso e Psicologia Escolar/Educacional. 2009. (Congresso).

14.
V Congresso Nacional de Ensino Religioso - Docencia em Formação: contextos e práticas. 2009. (Congresso).

15.
III Colóquio Catarinense de Ensino Religioso e II Seminário de Ensino Religioso das Escolas Confessionais de Santa Catarina.Dinâmicas de Grupo. 2008. (Seminário).

16.
Jornada Paranaense de Psicodrama: Construindo Redes. 2008. (Outra).

17.
Vª Jornada Locus de Psicodrama e Sociodrama organizacional: Intervenção, Co-criação e Co-construção.. 2008. (Outra).

18.
I Congresso Joinvilense de Psicologia e XII Semana de Psicologia da Faculdade de Psicologia de Joinville. 2007. (Congresso).

19.
VII simpósio socioeducativo: semelhantes e diferentes olhares, caminhos.. 2006. (Simpósio).

20.
VII Simpósio sócioeducativo. 2005. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
POZZER, S. A.; CECCHETTI, E. ; SILVA, J. C. da ; KOCH, S. R. ; Pozzer, Adecir . XIV Seminário de Formação de Professores para o Ensino Religioso. 2016. (Congresso).

2.
CECHETTI, ELCIO ; OLIVEIRA, L. B. ; POZZER, S. A. . II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento. 2014. (Outro).

3.
POZZER, S. A.. XI Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso - SEFOPER - Diversidade, Direitos Humanos e Ensino Religioso: Questionando Concepções e Práticas. 2010. (Outro).

4.
KOCH, S. R. ; CEZARO, R. A ; OLIVEIRA, L. B. ; POZZER, S. A. ; Pozzer, Adecir ; Cecchetti, Elcio. . I SEMINÁRIO INTERNACIONAL CULTURAS E DESENVOLVIMENTO E V SEMINÁRIO CATARINENSE DE ENSINO RELIGIOSO: Culturas e diversidade religiosa na America Latina:Pesquisas e Práticas Pedagógicas. 2009. (Congresso).

5.
KLEIN, R. ; MOREIRA, A. S. ; CORDEIRO, D. ; POZZER, S. A. ; Cecchetti, Elcio. ; LAGO, L. ; QUADROS, E. ; SILVA, R. E. . V CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO RELIGIOSO. 2009. (Congresso).

6.
POZZER, S. A.; WARMLING, J. T. ; KUHN, W. ; BRUSCHI, S. R. ; DEMO, R. M. . Evento artístico-cultural para educandos de escolas públicas - REBU. 2008. (Outro).

7.
Cordeiro, Aliciene F. M. ; POZZER, S. A. . Formação para gestores educacionais das escolas públicas da região de Jaraguá do Sul. 2008. (Outro).

8.
Cecchetti, Elcio. ; Cecchetti, Elcio. ; OLIVEIRA, L. B. ; POZZER, S. A. ; Pozzer, Adecir . II Colóquio Catarinense de Ensino Religioso e II Seminário de Ensino Religioso das Escolas Confessionais de Santa Catarina. 2008. (Outro).

9.
POZZER, S. A.; WARMLING, J. T. ; DEMO, R. M. ; KUHN, W. ; BRUSCHI, S. R. . Evento artístico-cultural para educandos de escolas públicas - REBU. 2007. (Outro).

10.
POZZER, S. A.. Formação para diretores das escolas públicas da Região de Jaraguá do Sul. 2007. (Outro).

11.
Pozzer, Adecir ; POZZER, S. A. ; WARMLING, J. T. . Evento artístico-cultural para educandos de escolas públicas - REBU. 2006. (Outro).

12.
POZZER, S. A.. Formação para Diretores das escolas públicas da região de Jaraguá do Sul. 2006. (Outro).

13.
Pozzer, Adecir ; POZZER, S. A. ; WARMLING, J. T. . Evento artístico-cultural para educandos de escolas públicas - REBU. 2005. (Outro).

14.
Pozzer, Adecir ; POZZER, S. A. ; WARMLING, J. T. . Evento artístico-cultural para educandos de escolas públicas - REBU. 2004. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, L. B. ; CECCHETTI, E. ; Pozzer, Adecir ; POZZER, S. A. ; WARTHA, R. ; WICKERT, T. ; RESENDE, S. F. ; KOCH, S. R. . As Aventuras de Yara no Planeta Oculares: Conhecendo, respeitando e convivendo com a Diversidade Religiosa e os Direitos Humanos. 1ªe. ed. Blumenau: EDIFURB, 2013. v. Vol. 2. 62 p.p .

2.
OLIVEIRA, L. B. ; CECHETTI, ELCIO ; Pozzer, Adecir ; POZZER, S. A. ; KOCH, S. R. ; WARTHA, R. ; WICKERT, T. ; RESENDE, S. F. . As Aventuras de Yara no Planeta Oculares: Conhecendo, respeitando e convivendo com a Diversidade Religiosa e os Direitos Humanos. 1ªe. ed. Blumenau: EDIFURB, 2013. v. Vol. 1. 62 p.p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 6:27:55