Evelyn Roberta Nimmo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8496081013540522
  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Arqueóloga canadense, atualmente pós-doutoranda no Departamento de História, Universidade Estadual de Ponta Grossa, e pesquisadora afiliada ao Museu Paranaense, Curitiba, Paraná, Brasil. Doutora em Arqueologia pela University of Reading (2008), Reino Unido, Mestrado em Arqueologia pela Simon Fraser University (2003), Vancouver, Canadá, e graduação em Antropologia e Inglês, Escrita Profissional, University of Waterloo (2000), Canadá. Especialista em arqueologia de gênero, etnicidade e identidade, colonização, história e arqueologia das instituições religiosas, e também na análise de acervos arqueológicos em museus, na antropologia ecológica e na pesquisa participativa. A pesquisa envolve escavações arqueológicas, análises cerâmicas, e pesquisas documentais. Atualmente, está desenvolvendo projetos em parceria com a Embrapa Florestas e a Wilfrid Laurier University, Canadá, sobre a história e cultura da erva-mate no Paraná e em Santa Catarina, focados em documentar o conhecimento tradicional sobre sistemas agroflorestais. Também trabalha como revisora profissional de artigos científicos em inglês, tradutora (portugues-inglês) de artigos científicos e facilitador de projetos de pesquisa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Evelyn Roberta Nimmo
Nome em citações bibliográficas
NIMMO, E. R.;NIMMO, EVELYN R.;ROBERTA NIMMO, EVELYN


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Arqueologia.
University of Reading, UR, Inglaterra.
Título: Colonial Identities in the Cloister: exploring individual and group identity in a Spanish colonial convent, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Roberta Gilchrist.
Bolsista do(a): University of Reading, PHD STUDENTSHIP, Inglaterra.
2001 - 2003
Mestrado em Arqueologia.
Simon Fraser University, SFU, Canadá.
Título: The Concepción Convent of Cuenca, Ecuador: Examining Gender, Class, and Economy in a Latin American Convent,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Ross W. Jamieson.
1996 - 2000
Graduação em Inglês, Escrita Profissional e Antropologia.
University of Waterloo, U.WATERLOO, Canadá.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Histórica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pos-doutorando


Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, SEEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pesquisadora afiliada, Enquadramento Funcional: Museu Paranaense - Setor de Arqueologia
Outras informações
Colaborador em investigações sobre recursos arqueológicos, incluindo pesquisa no campo, mapeamento, catalogação dos artefatos e arquivamento da pesquisa. Ajudar com a curação das colecções no Museu e gestão do banco de dados.

Atividades

01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Museu Paranaense, .


University of Manitoba, U.M., Canadá.
Vínculo institucional

2012 - 2018
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 0
Outras informações
Palestras e seminários para estudantes sobre gênero, arqueología, e historia de teoria arqueológica

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Academica, Enquadramento Funcional: Facilitador em projetos de pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Busca de fontes de financimento e identificação de editais apropriados pelo tipo de pesquisa; Apoia na estruturação e na escrita do projetos conforme edital; Desenvolvimento de projetos institucionais para recrutamento de líderes emergentes em pesquisa de alto impacto e para o desenvolvimento de infra-estrutura; Suporte à pesquisa a fim de conectar acadêmicos e consolidar grupos de pesquisa; Assessoramento para a estruturação de planos estratégicos para indivíduos, grupos de pesquisa e para a Faculdade; Apoia ao desenvolvimento de pesquisa internacional; Liaison entre agências de financiamento, pesquisadores, indústria e comunidade; Participação em comitês para contratação de recursos humanos

Atividades

03/2011 - 12/2011
Ensino, Teoria em arqueologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Arqueologia de gênero
Arqueologia histórica
Pós-modernismo

Wilfrid Laurier University, WLU, Canadá.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora de pesquisa, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Facilitador em projetos de pesquisa, Carga horária: 35
Outras informações
Busca de fontes de financimento e identificação de editais apropriados pelo tipo de pesquisa; Apoia na estruturação e na escrita do projetos conforme edital; Desenvolvimento de projetos institucionais para recrutamento de líderes emergentes em pesquisa de alto impacto e para o desenvolvimento de infra-estrutura; Suporte à pesquisa a fim de conectar acadêmicos e consolidar grupos de pesquisa; Assessoramento para a estruturação de planos estratégicos para indivíduos, grupos de pesquisa e para a Faculdade; Apoia ao desenvolvimento de pesquisa internacional; Liaison entre agências de financiamento, pesquisadores, indústria e comunidade.

Atividades

01/2014 - Atual
Direção e administração, Office of Research Services, .

Cargo ou função
Apoia na estruturação e na escrita do projetos de pesquisa.

University of Reading, UR, Inglaterra.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor em Arqueología, Carga horária: 15
Outras informações
Preparo de relatório de investigaçoes sobre os actuais debates em teoria do Diáspora em Ciências Sociais, incluindo pesquisas arqueológicas (Eckardt, H. et al., 2010)

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente de Arqueología, Carga horária: 10
Outras informações
Palestras e seminários para estudantes sobre gênero e etnicidade na arqueologia, metodologia, arqueologia de locais de enterro, computadores na pesquisa de arqueologia e arqueologia do idade média; Assistência em excursões e visitas de campo, correção de trabalhos e provas, e realização de sessões críticas.

Atividades

02/2008 - 04/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Department of Archaeology, .

03/2006 - 05/2007
Ensino, Arqueologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arqueologia e Gênero
Arqueologia Pós-Medieval
Computação em arqueologia

Simon Fraser University, SFU, Canadá.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente de Arqueología, Carga horária: 10
Outras informações
Preparação, supervisição e desenvolvimento de exercícios e exames sobre a identificação, análise e interpretação de artefatos históricos e pré-históricos. Cursos: Arqueologia Histórica (Historical Archaeology); Arqueologia do Velho Mundo (Archaeology of the Old World).

Atividades

09/2002 - 12/2002
Ensino, Arqueologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arquologia historica: Identificação, análise e interpretação de artefatos históricos
09/2001 - 12/2001
Ensino, Arqueologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arqueologia do Velho Mundo


Linhas de pesquisa


1.
Teorias de identidade
2.
Etnicidade e diáspora
3.
Avaliação de patrimônio arqueológico em áreas impactadas
4.
Arqueologia histórica

Objetivo: Esta linha fornece uma visão temática das questões metodológicas, desafios e inovações historiográficas e arqueológicas que surgem quando o gênero, como uma categoria de análise histórica, é analisado no contexto do colonialismo. Especificamente, a linha terá as instituções religiosas como pano do fundo para examinar como os processos de colonialismo e relações de gênero na colonização espanhola nas Américas foram sentidos e negociados..
Palavras-chave: arqueologia de gênero; etnicidade; teoria feminista.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Food: Locally Embedded, Globally Engaged (FLEdGE)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Desafios e oportunidades na (re)análise das coleções arqueológicas nos museus: o caso da missão jesuítica no Paraná espanhol
Descrição: Em vários museus no Brasil e no mundo, muitas coleções arqueológicas não possuem informações sobre os contextos de onde os vestígios foram encontrados e os métodos de escavação usados. Esse problema destaca a contemporaneidade dessas coleções já que estas não só representam os eventos ou as sociedades que depositaram os artefatos, mas também representam a memória dos escavadores e as metodologias usadas nas escavações, a curadoria dos materiais em um museu, e os métodos de análise usados pelos arqueólogos no presente. Esse projeto examinará uma escavação arqueológica que aconteceu nos anos 1960 em uma missão jesuítica do século XVII, San Ignacio Mini, como caso de estudo para considerar os desafios relacionados as coleções arqueológicos nos museus. A missão, que existiu no vale do rio Paranapanema entre 1610 e 1631, foi uma das primeiras missões espanholas na Província de Guaíra. A coleção, que está sob a guarda do Museu Paranaense, Curitiba, inclui materiais líticos e cerâmicos e alguns documentos sobre a escavação e a análise de artefatos feito pelo Prof. Oledmar Blasi, ex-diretor do Museu Paranaense. O objetivo central do trabalho é reanalisar e reinterpretar a cultura material do San Ignacio Mini, o que incluirá a digitalização e armazenamento dos dados relacionados, e a análise, catalogação, e digitalização dos documentos referentes às escavações recentemente doadas para o Museu. A análise dessa coleção apresenta oportunidades não só para melhorar o nosso entendimento da vida cotidiana nas missões, mas também aumentará a historiografia da disciplina no Sul do Brasil, e trazer metodologias e teorias que possam ser usadas na interpretação das sociedades no passado por meio de coleções contemporâneas nos museus..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
FEAST (Food: Engaging in Action for Sustainable Transformation)
Descrição: Esse projeto pretende apoiar o desenvolvimento de uma rede de pesquisadores e atores na agricultura familiar no Sul do Brasil e integrar um projeto internacional com base na Wilfrid Laurier University na Canadá. O projeto internacional vai enfrentar os desafios das mudanças climáticas na escala de comunidades em Canadá, Kenya, Uganda, Mexico, e Alamanha, para mostrar as práticas inovadoras e compartilhar essas descobertas em todas as redes. A meta do projeto é desenvolver a capacidade das comunidades para realizar mudanças transformativas e sustentáveis na produção para enfrentar as consequências mundial de mudanças climáticas e segurança alimentar. Pesquisadores e atores nas comunidades, como os lideranças dos sindicatos e federações dos agricultores familiares, vão trabalhar junto para identificar as necessidades das comunidades e obstáculos para o sucesso de suas atividades ligadas à agrofloresta.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2008
The Concepcion Convent Archaeology Project, Riobamba, Ecuador
Descrição: O projeto analisou o papel das instituições religiosas na colonização espanhola, particularmente como os conventos femininos foram fundamentais para a estruturação social, cultural, financeira e religiosa das cidades coloniais espanholas no interior do Equador. A pesquisa incluía não somente a análise teórica de tópicos como gênero, teoria pós-colonial e diáspora, mas também pesquisas históricas em conventos em colônias Espanholas, e na própria Espanha. Os trabalhos de campo em Riobamba incluíram tanto escavações arqueológicas bem como a análise de documentos históricos. O projeto realizou as escavações arqueológicas em três diferentes lugares no antigo convento e pesquisas de mais de 200 anos de documentos relacionados aos conventos em seis meses. A análise incluiu os registros históricos, artefatos e informações contextuais que houvera obtido de forma a examinar as forma pelas quais as mulheres residentes em conventos expressavam suas várias identidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Evelyn Roberta Nimmo - Coordenador / Ross W. Jamieson - Integrante / Roberta Gilchrist - Integrante.
2001 - 2003
La Inmaculada Concepción Convent Archaeology Project, Cuenca, Ecuador
Descrição: O projeto de pesquisa incluiu a exame do papel das instituições religiosas femininas na sociedade colonial Espanhola, e como os materiais escavados podem proporcionar um melhor entendimento sobre a vida das mulheres em conventos. O projeto incluiu escavações nos jardins do Museu de la Concepción, Cuenca, Equador, análise dos materiais cerâmicas e pesquisas nos arquivos notários e eclesiásticos na cidade. O desenvolvimento de tal pesquisa culminou com a conclusão do curso de mestrado em 2003..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Histórica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
Bolsa de estudo doutorada, University of Reading.
2005
Overseas Research Student Award, University of Reading.
2001
Bolsa de estudo mestrado, Simon Fraser University.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RAMALHO AGUIAR, ANDRÉ LUIZ2018RAMALHO AGUIAR, ANDRÉ LUIZ ; TEIXEIRA DE FREITAS FAGUNDES, CASSIANO ; ROBERTA NIMMO, EVELYN . Translation, Retextualization, and Didactic Sequence in the Teaching and Learning Process of Portuguese as a Foreign Language. The International Journal of Pedagogy and Curriculum, v. 25, p. 43-56, 2018.

2.
NIMMO, E. R.2017NIMMO, E. R.. NEGOCIANDO PAPÉIS DE GÊNERO EM COMUNIDADES RELIGIOSAS FEMININAS NO SÉCULO XVII E XVIII: UM ESTUDO DE CASO NO CONVENTO LA LIMPIA CONCEPCIÓN, RIOBAMBA, EQUADOR. VESTÍGIOS. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ARQUEOLOGIA HISTÓRICA, v. 11, p. 105-126, 2017.

3.
GARRASTAZÚ, MARILICE C.2015GARRASTAZÚ, MARILICE C. ; MENDONÇA, SABINA D. ; HOROKOSKI, TEÇÁ T. ; CARDOSO, DENISE J. ; ROSOT, MARIA A.D. ; NIMMO, EVELYN R. ; LACERDA, ANDRÉ E.B. . Carbon sequestration and riparian zones: Assessing the impacts of changing regulatory practices in Southern Brazil. Land Use Policy, v. 42, p. 329-339, 2015.

4.
LACERDA, A.E.B.2013LACERDA, A.E.B. ; NIMMO, E. R. ; SEBBENN, A.M. . Modelling the long-term impacts of RIL on genetic diversity and demography for Hymenaea courbaril in the Brazilian Amazon: A proposal for sustainable timber management. Forest Science, v. 59, p. 15-26, 2013.

5.
NIMMO, E. R.;NIMMO, EVELYN R.;ROBERTA NIMMO, EVELYN2013 NIMMO, E. R.. Colonization and Cultural Interaction: Exploring the expression and continuation of ethnic identify in Spanish Colonial Female Religious Institutions. Revista de Tecnologia e Ambiente, v. 19, p. 210, 2013.

6.
LACERDA, A.E.B.2010NIMMO, E. R.; LACERDA, A.E.B. ; Can we really manage tropical forests without knowing the species within? Getting back to the basics of forest management through taxonomy. Forest Ecology and Management, v. 259, p. 995-1002, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
LACERDA, A.E.B. ; ROSOT, M.A.D. ; FILHO, A.F. ; GARRASTAZU, M.C. ; NIMMO, E. R. ; KELLERMANN, B. ; RADOMSKI, M.I. ; BEIMGRABEN, T. ; MATTOS, P.P. ; OLIVEIRA, Y.M.M. . Sustainable Forest Management in Rural Southern Brazil: exploring participatory forest management planning. Sustainable Forest Management - Case Studies. : J. Martin-Garcia and J. J. Diez, 2012, v. , p. 97-118.

2.
ECKARDT, H. ; CHENERY, C. ; LEACH, S. ; LEWIS, M. ; MULDNER, G. ; NIMMO, E. R. . A long way from home: diaspora communities in Roman Britain. In: Hella Eckardt. (Org.). Roman Diasporas: Archaeological Approaches to Mobility and Diversity in the Roman Empire. Reading: Hella Eckardt, 2010, v. , p. 99-130.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NIMMO, EVELYN R.; CARVALHO, A.I. ; LAVERDI, R. ; LACERDA, ANDRÉ E.B. . ??In order to be someone, I have to leave the farm?: Valuing rural youth decisions to continue traditional production. Urban Agriculture, The Netherlands, p. 38 - 39, 20 nov. 2018.

2.
NIMMO, E. R.. Review of The Archaeology of Identity: Approaches to Gender, Age, Status, Ethnicity and Religion, edited by M. Díaz-Andreu, S. Lucy, S. Babić, and D. Edwards. The Archaeologist, Inglaterra, p. 47 - 47.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NIMMO, E. R.. Exploring Colonisation Through the Architecture of Female Religious Institutions. In: Decolonizing Archaeology: The 39th Annual Chacmool Archaeology Conference, 2009, Calgary. Postcolonial Perspectives in Archaeology: Proceedings of the 39th (2006) Annual Chacmool Archaeology Conference. Calgary: Peter Bikoulis, Dominic Lacroix and Meaghan Peuramaki-Brown, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
NIMMO, EVELYN R.. Entrelaçamentos e Inovações em Estudos de Acervos Arqueológicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Ballamingie, P. ; Blay-Palmer, A.D. ; Knezevic, I. ; LACERDA, ANDRÉ E.B. ; NIMMO, EVELYN R. ; Stahlbrand, L. ; Ayalon, R. . Building resilient food systems: Policy across multiple scales. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
NIMMO, EVELYN R.. Arqueologia Indígena do Brasil: entendendo a antiguidade dos povos indígenas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NIMMO, EVELYN R.. A Erva-mate e o Caminho do Peabiru: Redes de história, trocas e conexões. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NIMMO, E. R.. Reanalisando os acervos arqueológicos órfãos: A coleção do San Ignacio Mini (1610-1631) no Museu Paranaense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NIMMO, EVELYN R.. Confronting the Challenge of Analyzing Museum Collections with Limited Archival Data in Southern Brazil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
NIMMO, EVELYN R.. Coleções contemporâneas de escavações arqueológicas: o caso do estudo sobre a missão jesuítica San Ignacio Mini (1610-1631). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NIMMO, E. R.. Inovações em estudos de acervos arqueológicos: A coleção do San Ignacio Mini (1610-1631) - Museu Paranaense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NIMMO, E. R.; KNECHTEL, R. . Celebrating Research: SSHRC Opportunities, Writing Strategies and Timelines. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
KNECHTEL, R. ; NIMMO, E. R. ; POPHAM, J. . Conference Planning: Processes, Funding, Resources. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NIMMO, E. R.. Colonização e interação cultural: Explorando a continuidade da identidade étnica por meio de instituições religiosas femininas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
NIMMO, E. R.. Nuns behaving badly: gender and sexuality in a Spanish colonial convent. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
NIMMO, E. R.. Gender Archaeology: Examining Men and Women in the Archaeological Record. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NIMMO, E. R.. O feminino e o masculino na comunidade religiosa: um exploração de gênero em conventos nas colônias espanhola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
NIMMO, E. R.. Symbolic Boundaries and Sacred Divisions: Exploring Boundary Maintenance Within Colonial Latin American Convents. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
NIMMO, E. R.. Exploring Identity, Class and Ethnicity In Colonial Latin American Convents. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
NIMMO, E. R.. Gender, Class, and Economy: The Changing Role of Convents in Colonial Latin America. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
NIMMO, EVELYN R.. Introdução a arqueologia e estudos de cultura material. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
JAMIESON, R. W. ; NIMMO, E. R. . Excavaciones Arqueológicos Realizadas en el Museo de las Conceptas, Cuenca. 2002. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, A.I.; NIMMO, EVELYN R.; LAVERDI, R.. Participação em banca de JANAINA SEPANHAKI OPUCHKEVICH.O 1º CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DE REDE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.




Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
João Francisco Miró Medeiros Nogueira. A ERVA-MATE SOMBREADA: O SIGNIFICADO DA PAISAGEM NOS SISTEMAS TRADICIONAIS E AGROECOLÓGICOS DE ERVA-MATE NO CENTRO-SUL DO PARANÁ. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em História, cultura e identidades) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. (Coorientador).

2.
Célio Fagundes. O MITO DA TERRA SEM MAL: QUESTÕES AGRÁRIAS, SOCIAIS E POLÍTICAS QUE CULMINARAM COM A REMOÇÃO DA COMUNIDADE GUARANI DE ITAPORANGA E BARÃO DE ANTONINA NO INÍCIO DO SÉCULO XX E O RETORNO DA COMUNIDADE APÓS UM SÉCULO DE EXÍLIO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em História, cultura e identidades) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. (Coorientador).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
NIMMO, EVELYN R.. Introdução a arqueologia e estudos de cultura material. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:25:29