Renata Cardozo Padilha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6305102076032900
  • Última atualização do currículo em 24/09/2018


Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas (2011). É professora adjunta do Curso de Graduação em Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Museologia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: museus, documentação museológica, gestão de acervos, sistematização e disponibilização de acervos, ação educativa, expografia, acervo fotográfico e memória. Em 2009/2 a 2010/1 realizou Mobilidade Acadêmica na cidade de Évora, Portugal, através do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades. Atualmente é membro do grupo de pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Cardozo Padilha
Nome em citações bibliográficas
PADILHA, R. C.;CARDOZO PADILHA, RENATA


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Ciência da Informação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O objeto museológico na época de sua reprodutibilidade digital, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Lígia Maria Arruda Café.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Ciência da Informação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Museu como espaço de pesquisa: proposta de descrição do acervo fotográfico histórico,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Ligia Arruda Café.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 interrompida
Graduação interrompida em 2011 em Turismo.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Ano de interrupção: 2011
2007 - 2011
Graduação em Museologia.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Acervo fotográfico em arquivo e museu: um estudo de caso no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora e no Arquivo Fotográfico Memória da Universidade Federal de Pelotas.
Orientador: Francisca Ferreira MIchelon.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Formação de Mediadores da 8º Bienal do Mercosul. (Carga horária: 112h).
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, FBAVM, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Ciências da Informação e Documentação.
Universidade de Évora, UE, Portugal.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: aluna da Pós-Graduação
Outras informações
Doutoranda da Pós-graduação em Ciência da Informação

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Ministra as disciplinas: Preservação e Conservação de Bens Culturais I, Educação Museal, Prática de Exposição, Introdução à Museologia, Metodologia Científica e Expografia I.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professora do Departamento de Antropologia, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrando disciplinas de Introdução à Teoria Museológica e Sistemas de Informação e Documentação Museológica

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professora do Departamento de Antropologia, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrando disciplinas de Expografia e Pensamento Contemporâneo em Museologia


Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, MALG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: estágio curricular, Enquadramento Funcional: setor de ações educativas, Carga horária: 20


Faculdade de Medicina - Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - UFPel, PPGE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: Museóloga, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolveu atividades relacionadas a entrevistas, pesquisa, elaboração e organização do Evento I Encontro científico de Egressos do PPGE e da Exposição 20 anos do PPGE.


Museu de Évora, ME, Portugal.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Serviço educativo


Museu Gruppelli, MG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: atividades museológicas, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O papel do museu na sociedade da informação e do conhecimento: reflexões sobre os acervos museológicos na web
Descrição: Com o intuito de atender as necessidades informacionais e comunicacionais do público heterogêneo da sociedade da informação e do conhecimento, as instituições museológicas vem de maneira crescente inserindo os objetos museológicos no ambiente web. Nesse contexto, constata-se que os museus transpõem o objeto físico para o digital, por meio do processo de reprodutibilidade digital e, consequentemente, modificam seu formato e conteúdo, ou seja, ampliam-se as características informacionais intrínsecas e extrínsecas do objeto reproduzido. Em vista disso, o objetivo geral desta pesquisa é Investigar a organização e difusão dos acervos museológicos no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. Já os objetivos específicos são: a) Compreender a sociedade da informação e do conhecimento; b) Identificar de que maneira os museus estão inseridos no ambiente web e, consequentemente, apresentam seu acervo; c) Estudar as formas de organização e representação dos acervos no ambiente web; d) Verificar como são elaboradas as exposições virtuais no ambiente web. A pesquisa se define como qualitativa, de caráter exploratório. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que se utilizará de levantamento de artigos em base de dados científicas e das plataformas de comunicação do patrimônio cultural no ambiente web. Espera-se como resultado desta pesquisa, refletir criticamente sobre a temática proposta e contribuir para a produção de conhecimento da área de Museologia, bem como aprimorar essas novas práticas institucionais a fim de assegurar os acervos museológicos expostos e possibilitar uma melhor apreciação e recuperação da informação pelos públicos no ambiente web. Palavras-chave: Acervo museológico; Documentação museológica; Exposição virtual; Sociedade da Informação e do Conhecimento;.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Imagem e som: panorama nacional e internacional das investigações no campo da organização da informação
Descrição: A fotografia histórica e a música, vistas como objetos informacionais, são temas complexos quando aplicados ao campo da Organização da Informação (OI). Este fato nos despertou para a necessidade de investigar e aprofundar os suportes teóricos e metodológicos que embasam a reflexão sobre estes objetos no domínio da OI. Nesse sentido, objetivamos investigar as abordagens teórico-metodológicas adotadas em estudos sobre fotografia histórica e música em nível nacional e internacional no campo da organização da informação. A pesquisa, a ser desenvolvida no período de três anos (2014-2017), se caracteriza como qualitativa e de caráter exploratório-descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos, define-se como uma pesquisa bibliográfica que tem como corpus de análise artigos científicos, trabalhos de eventos e livros que abordem a música e a fotografia histórica dentro da temática da Organização da Informação. O levantamento bibliográfico será realizado em fontes de ampla abrangência nacional e internacional como a base de dados Library and Information Science Abstracts (LISA), os capítulos do Annual Review of Information Science and Technology (ARIST) e os anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB). Também serão consultadas fontes específicas sobre a música, como os anais da International Society for Music Information Retrieval Conference (ISMIR) e sobre fotografia/imagem serão investigadas as obras de autores como Manini (2008), Kossoy (2001), Pavão (1997), Tagg (1993), entre outros. O tratamento dos dados será realizado por meio do registro de informações em uma base de dados desenvolvida no software Access. A base será organizada em dois grupos de informações. O primeiro grupo disponibilizará campos para registro de dados bibliográficos. O segundo grupo de informações possibilitará o registro detalhado da temática específica do documento analisado, as principais correntes teóricas que apoiam a discussão e as bases metodológicas empregadas, além de um campo para observações gerais. A partir dessas informações, serão extraídos e analisados os resultados da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Renata Cardozo Padilha - Integrante / Lígia Maria Arruda Café - Coordenador / Camila Monteiro Barros - Integrante / Guilherme Goulart Righetto - Integrante / Thayse Hingst - Integrante.
2010 - 2011
Memória Visual do trabalho no Rio Grande do Sul: funções sociais e leituras do presente para o registro fotográfico do trabalho durante o Século XX.
Descrição: O projeto consiste em investigação sobre a existência de um conjunto documental no Rio Grande do Sul que apresente o tema trabalho registrado por meio da fotografia e espargido em várias instituições de caráter público, no Estado. Através da elaboração de um sistema de localização, reunião e acesso aos acervos fotográficos do Rio Grande do Sul que contemplem a temática do Trabalho, pretende investigar a fotografia como um suporte da memória de atividades manuais ou industriais que conformaram durante o século XIX e XX importante percurso da sociedade gaúcha. O problema do trabalho formou-se pela observação dos acervos das instituições envolvidas, sobre os quais se formulou a hipótese da existência de um volume documental de grande importância, ocultado nas instituições por identificações diversas que o tornam inacessível. Dessa forma, ao fazer a localização de outros acervos por meio da busca de indexadores, elaborados sobre os acervos de partida já sistematizados e reformulados durante as localizações, busca-se verificar a hipótese tanto da existência, como do volume e do potencial de diálogo que esses acervos, constituídos em diferentes locais do Estado, apresentam. Destarte,a pesquisa se desenvolverá em várias partes e redundará em projetos que objetivem conformar tanto um sistema continuado de localização de acervos e conjuntos fotográficos no Rio Grande do Sul, sobre a temática trabalho, como de classificação e disponibilização dos mesmos em uma base de dados virtual. Reunirá, dessa forma, aspecto de inovação, ao propor uma indexação que opere como localizadora dos acervos, de tecnologia ao propor uma base de dados que permita a localização ser feita na rede e de inclusão, ao desenvolver uma proposta de acessibilidade à visualidade histórica de um tema que atende a amplos e numerosos aspectos sobre a sociedade gaúcha..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Memória da fotografia em histórias de fotógrafas
Descrição: O projeto investiga a ocorrência de fotógrafas na região sul do Rio Grande do Sul no período que vai da primeira década do Séc. XX até os anos de 1960. O recorte foi definido em face dos nomes localizados no levantamento de dados que se fez nas cidades de Pelotas e Rio Grande de mulheres que atuaram como fotógrafas e que ficaram conhecidas como tal. Foi nesse período que se percebeu como muitas dessas profissionais ignoravam o seu ofício, traduzindo-o como um trabalho doméstico ou operário. A hipótese a ser verificada é de que as razões para esse silenciamento por parte das agentes do fato deram-se tanto pela condição social da mulher, cujas mudanças tornam-se mais evidentes a partir dos anos de 1920, como pela proximidade da fotografia com o trabalho industrial. O contraponto proposto na hipótese observa que, no entanto, as interfaces da fotografia com a arte e o seu caráter autoral imanente favoreceram a ocorrência de fotógrafas, desde os primórdios da prática dessa forma de representação e veio a se constituir, na contemporaneidade, como um meio propício à expressão de questões de gênero. A investigação parte das constatações que a historiadora da fotografia Noami Rosemblum formulou na década de 1990 ao traçar o percurso das fotógrafas nos Estados Unidos e Canadá, em especial, concluindo tanto a sua presença como a falta de reconhecimento dada pela historiografia às mesmas. Observou-se em pesquisas anteriores sobre história da fotografia na região sul do Rio Grande do Sul, ocorrência semelhante. Em especial, uma pesquisa gerou dados que permitiram constatar a equivalência de ocorrências locais com a descrita por Rosemblum em suas duas obras mais conhecidas (A general history of photography e The women photographers)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
A cidade dos intendentes: fotografia, modernidade e cidade nas revistas ilustradas do Rio Grande do Sul (1900-1930)
Descrição: Desenvolveram-se etapas de um projeto cujo objetivo foi estudar a cidade representada nos periódicos publicados em Pelotas durante a Primeira República. O projeto no qual se desenvolveu o trabalho investigou as representações da cidade por meio da fotografia em um período no qual a tecnologia de produção e impressão de imagens ainda era limitada, cara e muito restrita quanto aos seus resultados. Nesse contexto, a representação fotográfica assumiu uma condição enunciativa de quais resultados observa-se em uma memória visual de uma modernidade desejada, mais do que atingida. As etapas desenvolvidas objetivaram o levantamento de dados escritos e de fotografias impressas nos Relatórios dos Intendentes e no periódico Correio Mercantil no período de 1900 a 1930, como também das imagens do Catálogo de Fotografias Impressas A Cidade em Imagens . Esse catálogo resultou de um primeiro levantamento e sistematização das fontes impressas no período e publicadas em Pelotas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2009
A representação das mulheres negras nas fotos das revistas de Pelotas/RS na década de 20

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisca Ferreira Michelon em 17/04/2013.
Descrição: Ao longo do ano de 2003 desenvolveu-se o trabalho Elas Modernas: a questão histórica do gênero nas fotografias da revista Illustração Pelotense (1919-1925) como subprojeto da pesquisa Elas modernas: a modernidade nas fotografias da revista Illustração Pelotense . Nesse, levantou-se questões sobre a representação da mulher nas fotografias da Illustração Pelotense nos ano de 1919 a 1925. Concomitante a essa revista outras fontes foram consultadas quais sejam: (Illustração Brasileira, Fon-Fon, Para Todos, Vida Pelotense) observando o conjunto das imagens coletadas e a pós uma organização inicial que as isolou de um contexto de informações diretas e subliminares e notoriamente dominantes, foram surgindo questões que afirmaram a revista como um produto objetivado para uma sociedade com orientação política determinada, com altas condições para o consumo e notoriamente branca. A revista não faz afirmações que evidenciem a sua descrita orientação, mas a natureza das matérias, o público apresentado nas imagens e, por fim, as formas de representação adotadas indicam tais aspectos. Numa sociedade formada em sua maior força por mestiços e negros a negra é uma figura rara nessa documentação e são muito significativas suas aparições. Ainda não haviam aniversariado quatro décadas a abolição total da escravatura no país. Legalmente proibida a abolição deixou de ser uma prática efetiva, no entanto gerou comportamentos cujos reflexos chegaram ao presente. Na década de 20 não se tratava de reflexo, mas de evidentes contrastes entre conceito de cidadão cuja etnia não se enunciava a aplicabilidade do mesmo, na qual se denunciava questões sociais...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2012
O Museu do Saber e do Fazer: Arte e Ciência em Ações Educativas do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Ufpel) com Comunidades Escolares

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisca Ferreira Michelon em 12/01/2018.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
Catálogos Eletrônicos das Exposições do MALG
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2011
Arquivo Fotográfico Memória da Universidade Federal de Pelotas
Descrição: 1. Definição da tipologia do acervo 2. Definição das coleções 3. Definição e implantação da base de dados 4. Constituição e aparelhamento do espaço físico 5. Climatização 6. Recepção das coleções 7. Tratamento das coleções 8. Acessibilidade das coleções..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2008 - 2009
Projeto de Revitalização do Museu Gruppelli
Descrição: Concepção e montagem de uma nova expografia, organizada em núcleos temáticos; elaboração de um sistema eficaz de documentação; entrevista com os atores-socais da referida comunidade; e por fim, a higienização e acondicionamento de acervo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de comitê de assessoramento


2017 - 2017
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista ACB (Florianópolis)
2017 - Atual
Periódico: VENTILANDO ACERVOS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
1ª Lugar no concurso para Magistério Superior, área Museologia/Museologia, Universidade do Estado do Paraná - UNESPAR.
2011
1ª Lugar no XX Congresso de Iniciação Científica/ III Mostra Científica - UFPel, pela apresentação oral na área de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pelotas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PADILHA, R. C.;CARDOZO PADILHA, RENATA2017PADILHA, R. C.; CAFE, L. M. A. . A interoperabilidade semântica entre acervos de museus: discutindo o caso dos Museus da Imagem e do Som. Em Questão, v. 23, p. 113-128, 2017.

2.
SOARES AMORIM, IGOR2016SOARES AMORIM, IGOR ; CARDOZO PADILHA, RENATA . Resenha da exposição digital -The origins of the Internet in Europe- - O mundo em rede: contribuições de Paul Otlet e Henri La Fontaine. Percursos (Florianópolis. Online), v. 34, p. 141-146, 2016.

3.
CAFE, L. M. A.2015 CAFE, L. M. A. ; PADILHA, R. C. . A representação do objeto museológico em exposição virtual: análise da fotografia histórica no Google Cultural Institute. Revista Iberoamericana de Turismo, v. 5, p. 120-141, 2015.

4.
SCHEMES, E. F.2015SCHEMES, E. F. ; PADILHA, R. C. . Caminhos para a documentação museológica de acervo fotográfico digital. Revista Eletrônica Ventilando Acervos, v. 3, p. 41, 2015.

5.
BARROS, C. M.2015BARROS, C. M. ; PADILHA, R. C. . Novas perspectivas para a classificação. Em Questão, v. 21, p. 210-215, 2015.

6.
PADILHA, R. C.;CARDOZO PADILHA, RENATA2014PADILHA, R. C.; CAFE, L. M. A. . Organização de acervo fotográfico histórico: proposta de descrição. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 5, p. 90-111, 2014.

7.
PADILHA, R. C.;CARDOZO PADILHA, RENATA2014 PADILHA, R. C.; CAFE, L. M. A. ; SILVA, E. L. . O papel das instituições museológicas na sociedade da informação/conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação (Online), v. 19, p. 68-82, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PADILHA, R. C.. Documentação Museológica e Gestão de Acervo. 1. ed. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura, 2014. v. 2. 71p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PADILHA, R. C.; CAFE, L. M. A. . A REPRESENTAÇÃO DO OBJETO MUSEOLÓGICO EM EXPOSIÇÃO VIRTUAL PELA PERSPECTIVA DA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA. In: XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2016, Salvador. Anais XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB - 2016/BAHIA), 2016. p. 3976-3991.

2.
PADILHA, R. C.; CAFE, L. M. A. . Organização da informação em acervo de museu: a fotografia histórica. In: XV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2014, Belo Horizonte. XV ENANCIB 2014. Além da nuvens: expandindo as fronteiras da Ciência da Informação. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2014. p. 4297-4312.

3.
PADILHA, R. C.. A Representação do trabalho e do trabalhador nos acervos fotográficos históricos: reflexões acerca da antropologia visual. In: Encontro de estudos multidisciplinares em cultura, 2013, Salvador. Anais do Encontro dos estudos multidisciplinares em cultura, 2013.

4.
PADILHA, R. C.. A inserção de acervos fotográficos em repositórios institucionais. In: Seminário Internacional em Memória e Patrimônio, 2013, Pelotas. Anais do 7º SIMP, 2013. v. 1. p. 260-269.

5.
PADILHA, R. C.. 'Guardar para não esquecer': reflexões sobre organização, tratamento e disponibilização de acervo fotográfico em instituições de guarda de memória. In: 5º Seminário Internacional em Memória e Patrimônio, 2011, Pelotas. Anais do 5º SIMP, 2011. v. 5. p. 1009-1015.

6.
MICHELON, F. F. ; PADILHA, R. C. . As funções e os sentidos do registro fotográfico sobre o trabalho durante o século xx no Rio Grande do Sul. In: III Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2011, Londrina. Anais do III Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2011. v. 3. p. 1322-1331.

7.
PADILHA, R. C.. A experiência no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora como referência para o Arquivo Fotográfico Memória da UFPel. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM MEMÓRIA E PATRIMÔNIO MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E TRADIÇÃO, 2010, Pelotas-RS. Anais do IV SIMP: MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E TRADIÇÃO, 2010. v. 4. p. 803-815.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PADILHA, R. C.; CAFE, L. M. A. . O Museu como espaço de pesquisa: subsídios para descrição do acervo fotográfico histórico. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2013, Florianópolis. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2013.

2.
PADILHA, R. C.; MICHELON, F. F. . As funções e os sentidos do registro fotográfico sobre o trabalho durante o século XX no Rio Grande do Sul. In: XX Congresso de Iniciação Científica/III Mostra Científica - UFPel, 2011, Pelotas. XX Congresso de Iniciação Científica/III Mostra Científica. Pelotas: Editora e Gráfica da UFPEL, 2011.

3.
PADILHA, R. C.; MICHELON, F. F. . Memória da Fotografia em história de fotógrafas. In: XIX Congresso de Iniciação Cintífica, 2010, Pelotas-RS. XIX CIC ? XII ENPOS ? II Mostra Científica. Pelotas: Editora e Gráfica da UFPEL, 2010. v. 1. p. 1-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PADILHA, R. C.. A organização dos acervos museológicos como incentivo à pesquisa científica. In: I Simpósio de Pós-Graduação Internacional em Museologia, 2013, São Paulo. Caderno de Resumos, 2013. p. 133.

2.
MICHELON, F. F. ; PADILHA, R. C. . La memoria del trabajo industrial en Rio Grande del Sur (Brasil): Inventario y disponibilidad de Acervos fotográficos institucionales. In: XIII Jornadas Internacionales del Patrimonio Industrial, 2011, Gijón (Asturias - España). Patrimonio Inmaterial e Intangible de La Industria: Artefactos, objectos, saberes y memoria de la industria, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
PADILHA, R. C.; CAFE, L. M. A. . A disponibilização de objetos museológicos em exposições virtuais: Os desafios informacionais,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PADILHA, R. C.. Indexação de imagens:teorias e aplicações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PADILHA, R. C.; CAFE, L. M. A. . A REPRESENTAÇÃO DO OBJETO MUSEOLÓGICO EM EXPOSIÇÃO VIRTUAL PELA PERSPECTIVA DA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PADILHA, R. C.. Interoperabilidade entre acervos de museus é possível?pensando os Museus de Imagem e Som. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PADILHA, R. C.; CAFE, L. M. A. . Organização da informação em acervo de museu: a fotografia histórica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PADILHA, R. C.. Indexação de imagens: análise da pluralidade interpretativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PADILHA, R. C.. Documentação Museológica e Sistemas de Informação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PADILHA, R. C.. Introdução à Ciência da Informação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PADILHA, R. C.. Livros de Registro do Patrimônio Imaterial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PADILHA, R. C.. A organização dos acervos museológicos como incentivo à pesquisa científica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PADILHA, R. C.. A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO E DO TRABALHADOR NOS ACERVOS FOTOGRÁFICOS HISTÓRICOS: REFLEXÕES ACERCA DA ANTROPOLOGIA VISUAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PADILHA, R. C.; CAFE, L. M. A. . O MUSEU COMO ESPAÇO DE PESQUISA: SUBSÍDIOS PARA DESCRIÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO HISTÓRICO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
PADILHA, R. C.. As ações de acessibilidade na UFSC: Observações sobre notícias disponíveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MICHELON, F. F. ; PADILHA, R. C. . As funções e os sentidos do registro fotográfico sobre o trabalho durante o século XX no Rio Grande do Sul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PADILHA, R. C.; MICHELON, F. F. ; SCHMITT, D. . Arquivo Fotográfico Memória da Universidade Federal de Pelotas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
PADILHA, R. C.. "Guardar para não esquecer": reflexões sobre organização, tratamento e disponibilização de acervo fotográfico em instituições de guarda de memória.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PADILHA, R. C.; MICHELON, F. F. . As funções e os sentidos do registro fotográfico sobre o trabalho durante o século XX no Rio Grande do Sul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
PADILHA, R. C.. A experiência no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora como referência para o Arquivo Fotográfico Memória da UFPel.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
PADILHA, R. C.; MICHELON, F. F. . Memória da fotografia em história de fotógrafas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
PADILHA, R. C.. O Intercâmbio como aprimoramento para a Formação Acadêmica: a experiência no Museu de Évora e no Arquivo Fotográfico da CME. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PADILHA, R. C.. Pesquisa de Iniciação Científica no projeto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PADILHA, R. C.. Mobilidade Acadêmica: A troca através da experiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
PADILHA, R. C.. Organização e representação da informação em museus. Chapecó: Argos, 2018 (livro).

2.
MICHELON, F. F. ; RODEGHIERO, L. C. ; STUMVOLL, D. ; PADILHA, R. C. . As funções e os sentidos do registro fotográfico sobre o trabalho durante o séc. XX no Rio Grande do Sul. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2012 (CD-ROM).


Demais tipos de produção técnica
1.
PADILHA, R. C.. MUSEUS E AS INFORMAÇÕES - DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PADILHA, R. C.. Caminhos para a indexação de imagens. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PADILHA, R. C.. Indexação de Imagens: abordagens e aplicações. 2015. .

4.
PADILHA, R. C.. Comunicação em Museus. 2014. .

5.
PADILHA, R. C.. Curso de Capacitação de Citação e Referência. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
PADILHA, R. C.; MICHELON, F. F. . As funções e os sentidos do registro fotográfico sobre o trabalho durante o século XX no Rio Grande do Sul.. 2011. (Relatório de pesquisa).

7.
PADILHA, R. C.; MICHELON, F. F. . Memória da fotografia em história de fotógrafas. 2010. (Relatório de pesquisa).

8.
PADILHA, R. C.; MICHELON, F. F. . A cidade dos intendentes: fotografia, modernidade e cidade nas revistas ilustradas do Rio Grande do Sul (1900-1930). 2009. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTRO, T.; PADILHA, R. C.. Participação em banca de Elisa Freitas Schemes.Do ?Nosso Museu Histórico? para o ?De Minha Terra Natal?: Comodato e devolução de acervo entre o Museu Histórico de Santa Catarina e o Museu Histórico de Itajaí (1980-2017). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PADILHA, R. C.. Participação em banca de Saulo Moreno Rocha.O ENSINO DE ARQUEOLOGIA E ETNOGRAFIA E AS ABORDAGENS SOBRE O NEGRO E A CULTURA NEGRA NO CURSO DE MUSEUS (1934-1956). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
PADILHA, R. C.. Participação em banca de CLARISSE RANGHETTI DO PILAR.A FOTOGRAFIA COMO OBJETO MUSEOLÓGICO: O PROCESSO DE MUSEALIZAÇÃO DOS REGISTROS FOTOGRÁFICOS DA COLEÇÃO PROFESSORA ELIZABETH PAVAN CASCAES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
PADILHA, R. C.. Participação em banca de Elaine Cristina Bilck.Uma reflexão sobre as atividades referentes à documentação museológica no Museu Histórico Emilio Silva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
CAFE, L. M. A.; PADILHA, R. C.; BEDIN, S. P. M.. Participação em banca de Nelly Marilce Brandt.Mapeamento da produção científica brasileira sobre informação jurídica na área da ciência da informação e biblioteconomia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
CAFE, L. M. A.; BARROS, C. M.; PADILHA, R. C.; VITAL, L. P.. Participação em banca de Francine Soares Vieira.Semiótica peirceana na Ciência da Informação: abordagens na publicação brasileira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
CAFE, L. M. A.; MEDEIROS, G. M.; PADILHA, R. C.. Participação em banca de Taoana Cavalheiro.Análise dos resumos registrados nos trabalhos de conclusão do curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
PADILHA, R. C.. Participação em banca de Ana Flávia Delfino José.A digitalização tornando-se patrimônio cultural. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
PADILHA, R. C.. Participação em banca de Ligia Inês Missio.Estudo de caso: A criação e a regulamentação da área de preservação cultural do Complexo Penitenciário da Agronômica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
BARROS, C. M.; PADILHA, R. C.; CAFE, L. M. A.. Participação em banca de Thais Lopez Franzoni Dau.Linguagem documentária utilizada na indexação dos processos na Secretaria do Estado da Fazenda de Santa Catarina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
BARROS, C. M.; PADILHA, R. C.; CAFE, L. M. A.. Participação em banca de Guilherme Goulart Righetto.Indexação de fotografias:estudo focado no Getty Images. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
CARDOSO, L. S.; CASTRO, T.; PADILHA, R. C.. Participação em banca de Elis Lorena Meister.A pesquisa em acervos museológicos: estudo de caso nos museus Victor Meirelles e Museu de Arte de Santa Catarina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º Fórum Nacional de Museus.CULTURA DIGITAL, MUSEUS E ACERVOS EM REDE. 2017. (Outra).

2.
7º Fórum Nacional de Museus.A disponibilização de objetos museológicos em exposições virtuais: Os desafios informacionais. 2017. (Outra).

3.
Seminário KOD "Organização do conhecimento e gestão documental". 2017. (Seminário).

4.
XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2017. (Encontro).

5.
3° Seminário de Política de Acervos.Mesa-redonda 4 ? Paisagens Culturais em disputa. 2016. (Seminário).

6.
3º Seminário de Políticas de Acervos. 2016. (Seminário).

7.
Acessibilidade em museus: audiodescrição ? conceito, história e possibilidades do. 2016. (Outra).

8.
Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação - ERECIN - SUL. 2016. (Encontro).

9.
Musealização do patrimônio arqueológico: como fazê-lo sem política de acervo?. 2016. (Outra).

10.
Oficina de Preservação Audiovisual. 2014. (Oficina).

11.
Seminário de Interação do Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação. 2014. (Seminário).

12.
XV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Organização da informação em acervo de museu: a fotografia histórica. 2014. (Encontro).

13.
"Materiais Pedagógicos: relações entre educador e o Museu" - Semana de Museus - Museus (memória + criatividade) = mudança social. 2013. (Outra).

14.
16º Encontro do Grupo de Estudos Política de Acervos. 2013. (Encontro).

15.
Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.A Representação do trabalho e do trabalhador nos acervos fotográficos históricos: reflexões acerca da antropologia visual. 2013. (Encontro).

16.
I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia.A organização dos acervos museológicos como incentivo à pesquisa científica. 2013. (Simpósio).

17.
Museu e Educação: diálogos para a construção do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM). 2013. (Outra).

18.
3º Simpósio Brasileiro de Comunicação Científica. 2012. (Simpósio).

19.
Curso de Capacitação de Citação e Referência.Citação e Referência para formatação de Trabalhos Acadêmicos. 2012. (Outra).

20.
Desenvolvendo Estratégias para a Ampliação e Manutenção da Comunidade nos Espaços Culturais. 2012. (Oficina).

21.
Noções sobre Preservação e Acondicionamento de Acervos Fotográficos. 2012. (Oficina).

22.
Políticas da Informação, políticas culturais e TICs. 2012. (Outra).

23.
Seminário de Integração do Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação. 2012. (Seminário).

24.
Ação Educativa Inclusiva - Acessibilidade para pessoas com deficiência em Museus e Espaços Culturais por meio do atendimento educativo. 2011. (Outra).

25.
Curso de formação de mediadores - Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo. 2011. (Outra).

26.
Encontro de orientação para educadores - Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo. 2011. (Encontro).

27.
I ENCONTRO SOBRE AÇÕES DE RESGATE DE ACERVOS CULTURAIS: Implantação do Comitê Regional do Escudo Azul. 2011. (Encontro).

28.
III Encontro Nacional de Estudos da Imagem.As funções e os sentidos do registro fotográfico sobre o trabalho durante o século XX no Rio Grande do Sul. 2011. (Encontro).

29.
IV Salão de Extensão - Universidade em Extensão: Criação, Participação e Compromisso.Arquivo Fotográfico Memória da Universidade Federal de Pelotas. 2011. (Outra).

30.
12º Fórum Estadual de Museu/ RS. 2010. (Outra).

31.
4º Seminário Internacio em Memória Social e Patrimônio Cultural- Patrimônio e Políticas Públicas. 2010. (Seminário).

32.
4º Seminário Internacional em Memória Social e Patrimônio Cultural- Políticas Públicas.A experiência no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora como referência para o AArquivo Fotográfico Memória da UFPel.. 2010. (Seminário).

33.
II Seminário de Mobilidade Acadêmica da UFPel: Compartilhando Experiências.Mobilidade Acadêmica: A troca através da experiência. 2010. (Seminário).

34.
Minicurso de Acessibilidade. 2010. (Oficina).

35.
Seminário do Dia do Museólogo.O Intercâmbio como aprimoramento para a Formação Acadêmica: a experiência no Museu de Évora e no Arquivo Fotográfico da CME. 2010. (Seminário).

36.
Seminário do Dia do Museólogo.?Pesquisa de Iniciação Científica no projeto ?As funções e os sentidos do registro fotográfico sobre o trabalho durante o século XX no Rio Grande do Sul?. 2010. (Seminário).

37.
XIX Congresso de Iniciação Científica. Memória da fotografia em história de fotógrafas. 2010. (Congresso).

38.
Expografia. 2009. (Oficina).

39.
História dos Museus: evolução conceitual e arquitetônica. 2009. (Outra).

40.
Semana dos Museus. 2009. (Outra).

41.
1ª Semana Acadêmica da Museologia. 2008. (Outra).

42.
2º Seminário Internacional sobre Memória e Patrimônio Cultural e Seminário de Direito Ambiental. 2008. (Seminário).

43.
3º FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS. 2008. (Outra).

44.
Conservação e higienização de papéis. 2008. (Oficina).

45.
Fotogramas da Memória e Exposição Digital. 2008. (Oficina).

46.
I FORUM LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: ARQUEOLOGIA, MUSEUES E RESPONSABILIDADE SOCIAL. 2008. (Outra).

47.
Mini-Curso de Introdução à conservação de metais. 2008. (Outra).

48.
Patrimônio Cultural + Educação= Preservação. 2008. (Outra).

49.
Turismo- Experiências de Sucesso. 2008. (Outra).

50.
VI Ciclo de Palestras do Curso de Bacharelado em Turismo. 2008. (Outra).

51.
1º Seminário Internacional sobre Memória e Patrimônio Cultural. 2007. (Seminário).

52.
Oficina de Expografia. 2007. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PADILHA, R. C.. XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2013. (Outro).

2.
PADILHA, R. C.. 3º Simpósio Brasileiro de Comunicação Científica. 2012. (Outro).

3.
MICHELON, F. F. ; PADILHA, R. C. . O Museu do Saber e do Fazer: 100 Anos da Odontologia em Pelotas - Ciência e Sociedade. 2011. (Exposição).

4.
MICHELON, F. F. ; PADILHA, R. C. . 4º Seminário Internacional em Memória Social e Patrimônio Cultural- Memória, Patrimônio e Tradição.. 2010. (Outro).

5.
PADILHA, R. C.. Exposição Retrospectiva: Encontros sobre o Poder Escolar - 10 anos. 2010. (Exposição).

6.
MICHELON, F. F. ; PADILHA, R. C. . Encontro a História da Escola de Belas Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas. 2009. (Exposição).

7.
PADILHA, R. C.. Semana dos Museus. 2009. (Outro).

8.
PADILHA, R. C.. 2º Seminário Internacional sobre Memóia Social e Patrimônio Cultural e Seminário de Direito Ambiental. 2009. (Outro).

9.
MICHELON, F. F. ; PADILHA, R. C. ; SCHMITT, D. ; GUTIERRE, M. D. . Exposição Unidades Fundadoras da UFPel. 2009. (Exposição).

10.
PADILHA, R. C.. Exposição Pelotas antiga vista pelos fotojornalistas. 2008. (Exposição).

11.
MICHELON, F. F. ; PADILHA, R. C. . Encontro Patrimônio e transformação social. 2008. (Outro).

12.
MICHELON, F. F. ; PADILHA, R. C. . Debate fotografia e memória:o patrimônio e o jornalismo. 2008. (Outro).

13.
PADILHA, R. C.. 1ª Semana Acadêmica da Museologia. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Ana Luiza Machado de Lima. Expografia I. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renata Cardozo Padilha.

2.
Letícia da Silva Gondim. Supervisão de monitoria. 2016. Orientação de outra natureza. (Museologia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renata Cardozo Padilha.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 12:12:56