Rafael da Cunha Duarte Francisco

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0067397157639876
  • Última atualização do currículo em 29/10/2018


Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é bolsista CAPES em nível de doutorado ligado ao Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor de História em diversas escolas da rede particular na cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Literária, Teoria da História e Ensino de História. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael da Cunha Duarte Francisco
Nome em citações bibliográficas
CUNHA, R. D. F.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O inferno dos vivos: as transformações da ficção distópica na tradição literária contemporânea (1932-2015), Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Felipe Charbel Teixeira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Nós somos os mortos: a estética do prognóstico na literatura realista distópica de Aldous Huxley, George Orwell e Yevgeny Zamyatin,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Henrique Estrada Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Aldous Huxley; George Orwell; Yevgeny Zamyatin; Realismo distópico; Estética do progóstico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria da História.
2008 - 2011
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Entre o presente e o futuro: as relações entre as categorias de homem, ciência e reificação na obra de Aldous Huxley..
Orientador: Felipe Charbel Teixeira.




Atuação Profissional



Escola Parque, ESCOLA PARQUE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 12
Outras informações
Professor regente nas turmas de 1° e 2° ano do E.M na unidade Barra.


Moderna Organização Pedagógica Infantil, MOPI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de história regente nas turmas de 2° ano do E.M nas unidades tijuca e Itanhangá e no Núcleo Diversificado de Política orientando projetos de alunos do 1° e do 2° do E.M sobre temas relacionados às ciências humanas e à política.


Colégio São Vicente de Paulo, CVSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de HIstória regente das turmas de 7° ano do EFII e do E.M do Ensino de Jovem e Adultos.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES
Outras informações
Bolsista de doutorado ligado ao Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ sob a orientação do Prof. Dr. Felipe Charbel Teixeira.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Inciação científica, bolsista PIBIC/UFRJ, no Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Desenvolvimeno, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Lucia Maciel.


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de CAPES/VRAC, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de mestrado ligado ao Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura na PUC-Rio entre 2012 e 2014.


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 8
Outras informações
Aprovado em primeiro lugar na seleção de bolsistas tutores do Pré-Vestibular Social da Fundação CECIERJ para atuar no polo da Tijuca.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Literária.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria da História.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1CUNHA, R. D. F.2015 CUNHA, R. D. F.. Temporalização e espacialização nas distopias de Haruki Murakami e George Orwell em 1Q84/1984. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 25, p. 147-160, 2015.

2.
4CUNHA, R. D. F.2015CUNHA, R. D. F.. Nós somos consciências, consciências e consciências: o romance-ensaio na obra ficcional de José Saramago. Revista Poder & Cultura, v. 2, p. 130-142, 2015.

3.
2CUNHA, R. D. F.2014 CUNHA, R. D. F.. Entre a crítica, o público e o autor: construção de sentido e crítica social em Brave New World de Aldous Huxley.. RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura, v. 22, p. 37-46, 2014.

4.
3CUNHA, R. D. F.2014CUNHA, R. D. F.. Entre a teoria e a prática: a história literária como provocação à história social.. Revista Anima, v. 5, p. 94-103, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, R. D. F.. O fim está sempre próximo: distopia literária como prognóstico e diagnóstico do mundo moderno (1920-2012).. In: X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas / VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2015, Rio de Janeiro. Anais da X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas / VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2015. v. 1. p. 2369-2378.

2.
CUNHA, R. D. F.. A estética do prognóstico na literatura realista distópica de Aldous Huxley, George Orwell e Yevgeny Zamyatin. In: IX Semana de História Política: Política, Conflitos e Identidades na Modernidade VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2014, Rio de Janeiro. Anais/IX Semana de História Política/VI Seminário Nacional de História: Cultura & Sociedade, 2014. p. 2752-2760.

3.
CUNHA, R. D. F.. Crítica à modernidade nos romances distópicos de Aldous Huxley e George Orwell.. In: Seminário Brasileiro de História da Historiografia, 2013, Mariana. Caderno de resumos & Anais do 7º. Seminário Nacional de História da Historiografia: diálogos Brasil-Alemanha.. Ouro Preto: Editora da Universidade Federal de Ouro Preto, 2013. v. 1.

4.
CUNHA, R. D. F.. Por que continuar a escrever Histórias sobre a literatura?. In: II ENCONTRO DE HISTÓRIA DA UGF, 2013, Rio de Janeiro. Atas do II Encontro de História da Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2013. v. 1. p. 464-470.

5.
CUNHA, R. D. F.. A morfologia do binômio conceitual utopia/distopia na obra ficcional de Aldous Huxley.. In: VIIII Semana de História Política / V Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2013, Rio de Janeiro. VIII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA / V SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA & SOCIEDADE, 2013.

6.
CUNHA, R. D. F.. Nas ondas do tempo: considerações sobre as ideias de História Universal na contemporaneidade. In: I Encontro de História da UGF, 2012, Rio de Janeiro. ATAS DO I ENCONTRO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2012. v. 1. p. 556-563.

7.
CUNHA, R. D. F.. Entre a Ficção e o Ensaio: reflexões sobre a condição humana na obra de Aldous Huxley. In: VI Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O Giro-Linguístico e a Historiografia: balanços e perspectivas, 2012, Mariana. Caderno de resumos & Anais do 6º. Seminário Nacional de História da Historiografia - O Giro Linguístico e a Historiografia: balanço e perspectivas, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, R. D. F.. Toda distopia pressupõe uma utopia: a dualidade no pensamento de Aldous Huxley em Admirável Mundo Novo. In: Segunda semana de História da Universidade Federal Fluminense, 2013, Niterói. Anais da Segunda semana de História da Universidade Federal Fluminense, 2013.

2.
CUNHA, R. D. F.. O que há de utopia nas distopias: veto ao ficcional e proposta política nas obras de Aldous Huxley e George Orwell.. In: VII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA IV SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA CULTURA & SOCIEDADE, 2012, Rio de Janeiro. VII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA IV SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA CULTURA & SOCIEDADE, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA, R. D. F.. Entre o prognóstico e o diagnóstico: da distopia ao romance contemporâneo (1920-2015). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CUNHA, R. D. F.. O fim como forma: a literatura distópica contemporânea entre a questão do diagnóstico e do prognóstico (1910-2016). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CUNHA, R. D. F.. O fim está próximo: prognóstico, diagnóstico e herança distópica na tradição literária contemporânea (1920-2015). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CUNHA, R. D. F.. O fim está próximo: distopia literária como prognóstico e diagnóstico do mundo moderno (1920-2012). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CUNHA, R. D. F.. A estética do prognóstico na literatura realista distópica de Aldous Huxley, George Orwell e Yevgeny Zamyatin. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CUNHA, R. D. F.. O que há de utopia nas distopias literárias de Aldous Huxley?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CUNHA, R. D. F.. Temporalização e espacialização nas distopias de Haruki Murakami e George Orwell em 1Q84/1984. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CUNHA, R. D. F.. Entre a crítica, o público e o autor: construção de sentido e crítica social em Brave New World de Aldous Huxley.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CUNHA, R. D. F.. Crítica à modernidade nos romances distópicos de Aldous Huxley e George Orwell.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CUNHA, R. D. F.. Toda distopia pressupõe uma utopia: a dualidade no pensamento de Aldous Huxley em Admirável Mundo Novo.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CUNHA, R. D. F.. Por que continuar a escrever Histórias sobre a literatura?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CUNHA, R. D. F.. A dualidade do pensamento de Aldous Huxley em Admirável Mundo Novo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CUNHA, R. D. F.. O realismo distópico em 'Brave New World' de Aldous Huxley (1932-1964). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CUNHA, R. D. F.. Entre a Ficção e o Ensaio: reflexões sobre a condição humana na obra de Aldous Huxley. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CUNHA, R. D. F.. Nas ondas do tempo: considerações sobre as ideias de História Universal na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CUNHA, R. D. F.. O que há de utopia nas distopias: veto ao ficcional e proposta política nas obras de Aldous Huxley e George Orwell. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CUNHA, R. D. F.. Contradições autorais: Estímulo ou monopólio científico? (1827-1998). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CUNHA, R. D. F.; MARTINS, V. G. . A construção da tradição.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6 Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O Giro-Linguístico e a Historiografia: balanço e perspectivas.Entre a Ficção e o Ensaio: reflexões sobre a condição humana na obra de Aldous Huxley. 2012. (Seminário).

2.
I Encontro de História da UGF.Nas ondas do tempo: considerações sobre as ideias de História Universal na contemporaneidade. 2012. (Encontro).

3.
XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural - JICAC-2010. Contradições autorais: Estímulo ou monopólio científico? (1827-1998). 2010. (Congresso).

4.
V encontro de pesquisa e graduação em História..A construção da tradição.. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUNHA, R. D. F.; CARVALHO, A. . Uma aula de campo na pequena África. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 6:46:56