Roseli da Silva Cardoso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5614047624220294
  • Última atualização do currículo em 04/06/2018


Doutoranda do PPGL- Doutorado em Letras- UFPA- Belém (2016). Mestra em Linguagens e Saberes na Amazonia (UFPA- 2015) Possui graduação em lingua inglesa - Universidade da Amazônia (2010) e graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Pará (2005). Experiência em nível Superior, professora substituta da Universidade Federal do Pará( 2012-2013). Professora do PARFOR. Professora efetiva da SEDUC- AD-4, ministra aula de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roseli da Silva Cardoso
Nome em citações bibliográficas
CARDOSO, R. S.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras: Lingüística e Teoria Literária.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A interface linguagem, discurso e trabalho nas relações entre os pescadores artesanais e representantes governamentais da pesca,
Orientador: Fátima Cristina da Costa Pessoa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2013 - 2015
Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Os saberes da gente do mar: o imaginario e as experiências de vida dos pescadores da vila do Treme, Bragança(PA),Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: José Guilherme dos Santos Fernandes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2011 - 2012
Especialização em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZONIA. (Carga Horária: 200h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: IDENTIDADE E LINGUAGEM: A ESTÓRIA E O IMAGINARIO DOS SENHORES DOS MARES.
Orientador: TABITA FERNANDES.
2007 - 2010
Graduação em lingua inglesa.
universidde da amazonia, UNAMA, Brasil.
2001 - 2005
Graduação em LETRAS.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: OS CONTOS DE FADAS COMO RECURSO PARA A COMPEENSAO E ESCRITA NA 1º SERIE DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Orientador: PROF MSC JAIR CECIM.




Formação Complementar


2004 - 2005
INFORMÁTICA: DIGITAÇÃO, WINDOWA 98, WORD 2000 .... (Carga horária: 120h).
V.C. INFORMÁTICA, VC, Brasil.
2004 - 2004
I ENCONTRO BRAGANTINO DE ESTUDANTES DE LETRAS-EBEL. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2004 - 2004
iniciação a pesquisa do sociolinguistica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2003 - 2003
CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO. (Carga horária: 22h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou a disciplina Oficina de produção de textos acadêmicos II no período de 01 a 05 de agosto de 2016 para a turma de Letras LP2014 - 3º/2016

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ARGENINA PEREIRA, EEEFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO-UFPA-BRAGANÇA-PA, Carga horária: 20
Outras informações
MINISTRA DISCIPLINA DE LINGUA PORTUGUESA - FALE(FACULDADE DE LETRAS) ATUA TAMBÉM NO PARFOR - PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LINGUA PORTUGUESA(SEDUC-UFPA), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PROFESSORA DO MODULAR: LINGUA PORTUGUESA E LINGUA INGLESA: ENSINO FUNDAMENTAL 5ª A 8ª - SEMED -BRAGANÇA-PÁ PROFESSORA DO LICEU VESTIBULARES. ATUALMENTE TRABALHA COMO PROFESSORA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ DO CAMPOS UNIVERSITARIO DE BRAGANÇA-PÁ



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LINGUA INGLESA.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CARDOSO, R. S.; FERNANDES, José Guilherme dos Santos . Os saberes da gente do mar: o imaginário e as experiências de vida dos pescadores da vila do Treme, Bragança-PA. In: Raimunda Benedita Cristina Caldas; Larissa Fontinele Alencar; Fernando Alves da Silva Júnior. (Org.). Inclusão e preservação de saberes par o bom viver. Ied.São Carlos-São Paulo: Pedro e João editores, 2016, v. I, p. 333-350.

Apresentações de Trabalho
1.
CARDOSO, R. S.. A interface linguagem, discurso e trabalho nas relações de trabalho entre os pescadores artesanais e representantes governamentais da pesca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CARDOSO, R. S.. Regularidades e instabilidades de sentidos: as possibilidadesm históricas nas práticas discursivas dos pescadores da vila do Treme- Bragança-PA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARDOSO, R. S.. Os saberes da gente do mar: o imaginário e as experiencias de vida dos pescadores da vila do Treme, Bragança-PA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARDOSO, R. S.. Educação da unidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CARDOSO, R. S.. Reflexões e ação: Subsídios teóricos e metodológicos para ensino da língua materna. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARDOSO, R. S.. A escola e a leitura: Formação de indivíduos críticos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, J. F. C.; CARDOSO, R. S.. Participação em banca de Célio Delman Ferreira Pereira e Rosinaldo Nunes Pereira.Paráfrase e polissemia: a construção de sentido no discurso telejornalístico. 2015.

2.
CARDOSO, R. S.. Participação em banca de Paulo Sergio Rodrigues da Silva.Análise da aplicação do gênero textual história em quadrinhos nos livros didáticos de lingua portuguesa do 6º ano do E. Fund.: o uso das HQs como suporte didático para o ensino da leitura, interpretação e produção textual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

3.
CARDOSO, R. S.; SILVA, J. F. C.. Participação em banca de Sandrina Ramos Campos.O gênero textual propaganda como recurso metodológico para o ensino da laitura e da escrita no 9º ano do E. Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

4.
CARDOSO, R. S.; SILVA, J. F. C.. Participação em banca de Ilma Moraes de Matos e Maria da Conceição Brito Ribeiro.O gênero textual história em quadrinhos: alternativa teórico-metodológica para o ensino da leitura e da escrita no 5º ano do E. Fundamental menor.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

5.
CARDOSO, R. S.; SOUZA, C. S.; SILVA, T. F.. Participação em banca de Keulles dos Reis Gomes e Nilcilene Santiago Soares.A sétima arte: como recurso metodológico para o ensino da leitura e da escrita no 9º ano do E. Fundamental: o filme serra pelada no espaço escolar na região de garimpo de Cachoeira do Piriá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

6.
CARDOSO, R. S.; FONTINELE, L.. Participação em banca de Rosimar Santos Siqueira.O gênero textual poema: análise metodológica do livro didático: linguagem do 7º ano do E. Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

7.
CARDOSO, R. S.; SILVA, J. F. C.. Participação em banca de Lídia Maria da Silva Costa/ Maria de Nazaré dos Santos Queir.O gênero textual crônica narrativa: uma abordagem interativa da leitura e da escrita para o 9º ano do E. Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

8.
CARDOSO, R. S.; SILVA, T. F.; SOUZA, C. S.. Participação em banca de Débora Régence e Silva - Ediana Maria Exposto.Carta de leitor: uma proposta metodológica para o ensino da leitura e da escrita na 7ª série do E. Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

9.
SILVA, J. F. C.; CARDOSO, R. S.. Participação em banca de Rosiane Cruz Nascimento.Produção textual: a intertextualidade em contos de fadas reescritos por alunos do 7º ano da E. M. E. F. Antenor Oliveira, a partir da leitura de contos tradicionais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

10.
CARDOSO, R. S.; SILVA, J. F. C.. Participação em banca de Maria Edinalva do Nascimento.O gênero propaganda da m´dia televisiva como suporte metodológico para o ensino da leitura e da escrita no 6º ano do E. Fund. da Escola M. Antenor Oliveira- Vila Enche-Concha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

11.
SILVA, J. F. C.; CARDOSO, R. S.. Participação em banca de Enilza Barros Caldas- Maria Cleonice de Sousa Fereira.Memórias da comuniodade kilombola de Camiranga: para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da oralidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

12.
SILVA, J. F. C.; CARDOSO, R. S.. Participação em banca de Sônia Regina da Costa Lima.Produção textual a partir do gênero relatos pessoal com alunos da 6ª série de Ensino Fundamental da Escola Municipal Themístocles Ramos Bogéa em Açaiteua- Viseu-PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

13.
Roseli da Silva Cardoso; CARDOSO, R. S.. Participação em banca de Zilda Gomes da Costa.O lexico dos pescadores do Açaiteua: uma abordagem sobre as atividades pesqueiras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

14.
Chaves, maria helena Rodrigues; CARDOSO, R. S.. Participação em banca de Djany da Silva Lins.O ensino de língua materna através de histórias em quadrinhos: uma abordagem metedológica na 6ª série do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV SEPA Seminário de pesquisa em andamento.A interface linguagem, discurso e trabalho nas relações entre pescadores artesanais e representantes governamentais da pesca. 2017. (Seminário).

2.
XIV SEPA Seminário de pesquisa em andamento.A interface linguagem, discurso e trabalho nas relações entre pescadores artesanais e representantes governamentais da pesca. 2017. (Seminário).

3.
XIV SEPA Seminário de pesquisa em andamento.A interface linguagem, discurso e trabalho nas relações entre pescadores artesanais e representantes governamentais da pesca. 2017. (Seminário).

4.
XIV SEPA Seminário de pesquisa em andamento.A interface linguagem, discurso e trabalho nas relações entre pescadores artesanais e representantes governamentais da pesca. 2017. (Seminário).

5.
VCIELLA. Regularidades e instabilidades de sentidos:as possibilidades históricas nas práticas discursivas dos pescadores da vila do Treme, Bragança-PA. 2016. (Congresso).

6.
I Seminário Tradução e Interculturalidades.Os saberes da gente do mar: o imaginário e as experiências de voda dos pescadores da vila do Treme, Bragança-PA. 2014. (Seminário).

7.
II Colóquio Nacional de Estudos Culturais na Amazônia. 2013. (Encontro).

8.
II SLINS- Simpósio Nacional de linguagens e saberes na Amazônia. 2013. (Simpósio).

9.
Learning Fraternity- International meeting of education.Educação e globalização. 2013. (Encontro).

10.
Pesquisa qualitativa em educação: os processos de geração e tratamento de dados. 2013. (Oficina).

11.
I Simpósio de Formação Pedagógica e fformação continuada em língua naterna. 2012. (Outra).

12.
I Simpósio de Formação Pedagógica e fformação continuada em língua naterna. 2012. (Outra).

13.
Primeiro seminário do Parfor Letras.Reflexão e ação: subsídios teóricos e metodológicos para o ensino de língua materna. 2012. (Seminário).

14.
I Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras. 2004. (Encontro).

15.
I Encontro Regional dos projetos: arte na escola e audiovisual: o cinema como recurso didático. 2003. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paulo Sérgio Rodrigues da Silva. Análise da aplicação do gênero textual histórias em quadrinhos nos livros didáticos de língua portuguesa do 6] ano do Ensino Fundamental: o uso das HQs como suporte didático para o ensino da leitura, interpretação e produção textual.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - UFPA. Orientador: Roseli da Silva Cardoso.

2.
Maria Rosimar Santos de Siqueira. O gênero textual poema: análise metodológica do livro didático Linguagem do 7º ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Roseli da Silva Cardoso.

3.
Keulles dos Reis Gomes e Nilcilene Santiago Soares. A sétima arte como recurso metodológico para o ensino da leitura e da escrita no 9º ano do Ensino Fundamental: o filme Serra pelada no espaço escolar na região de garimpo de Cachoeira do Piriá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - UFPA. Orientador: Roseli da Silva Cardoso.

4.
Lídia Maria da Silva Costa e Maria de Nazaré dos Santos Quei. O gênero textual crônica narrativa: uma abordagem interativa da leitura e da escrita para o 9º ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Roseli da Silva Cardoso.

5.
Ilma Moraes de Matos e Maria da conceição Brito Ribeiro. O gênero textual histórias em quadrinhos: alternativa teórico-metodológica para o ensino da leitura e da escrita no 5º ano do Ensino Fundamental Menor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Roseli da Silva Cardoso.

6.
Sandrina Ramos Campos. O gênero textual prº ano do Ensino Fundamentalopaganda como recurso metodológico para o ensino da leitura e da escrita no 9. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Roseli da Silva Cardoso.

7.
Débora Régence Ribeiro e Silva - Ediana Marinho Exposto. Carta de leitor: uma proposta metodológica para o ensino da leitura e da escrita na 7ª série do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Roseli da Silva Cardoso.

8.
Maria Edinalva do Nascimento Lima. O gênero propaganda da mídia televisiva como suporte metodológico para o ensino da leitura e da escrita no 6] ano do Ensino Fundmental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Roseli da Silva Cardoso.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CARDOSO, R. S.; FERNANDES, José Guilherme dos Santos . Os saberes da gente do mar: o imaginário e as experiências de vida dos pescadores da vila do Treme, Bragança-PA. In: Raimunda Benedita Cristina Caldas; Larissa Fontinele Alencar; Fernando Alves da Silva Júnior. (Org.). Inclusão e preservação de saberes par o bom viver. Ied.São Carlos-São Paulo: Pedro e João editores, 2016, v. I, p. 333-350.


Apresentações de Trabalho
1.
CARDOSO, R. S.. A escola e a leitura: Formação de indivíduos críticos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CARDOSO, R. S.. Reflexões e ação: Subsídios teóricos e metodológicos para ensino da língua materna. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


MINISTRANTE DA OFICINA:"A ESCOLA E A LEITURA:FORMAÃO DE INDIVIDUOS CRITICOS" NO I SIMPÓSIO DE CAPACITAÇÃO PEDAGOGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA EM LINGUA MATERNA.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 8:27:52