Sandro Vinicius Sales dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0414048099090181
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (Pedagogia/FIH/UFVJM). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e inclusão social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016); Mestre em educação pelo mesmo Programa (2013); Especialista em Educação Infantil pelo Curso de Especialização Lato Sensu em Docência da Educação Básica (LASEB/FaE/UFMG); Pedagogo pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (2008). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, crianças de zero a seis anos, relações de gênero, didática; planejamento e avaliação educacional; formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandro Vinicius Sales dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, S.V.S.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Doutorado em doutorado em educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: SOCIALIZAÇÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise a partir da perspectiva das crianças, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Isabel de Oliveira e Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: crianças de zero a seis anos; gênero; educação infantil.
2011 - 2013
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: ?A GENTE VEM BRINCAR, COLORIR E ATÉ FAZER ATIVIDADE?: A PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE FREQUENTAR UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Isabel de Oliveira e Silva.
Palavras-chave: educação infantil; meninos e meninas.; crianças de zero a seis anos; experiência.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: ?EU FALEI QUE ELE NÃO SABIA BRINCAR?: RELAÇÕES DE GÊNERO NAS INTERAÇÕES DE PARES DE CRIANÇAS INSERIDAS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL".
Orientador: Isabel de Oliveira e Silva.
2005 - 2008
Graduação em Pedagogia.
Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, ISEAT, Brasil.
Título: ENQUANTO ELE DIZ: ?NÃO QUERO DAR AULA DE PRIMEIRA A QUARTA SÉRIE?; ELA DIZ: ?MEU SONHO DESDE PEQUENININHA ERA SER PROFESSORA? ? um estudo das representações de gênero presentes no Curso de Pedagogia.
Orientador: Maria Therezinha Nunes.




Formação Complementar


1998 - 1998
Windows Básico. (Carga horária: 60h).
Infórium, INFÓRIUM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto nível A, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Direção e administração, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, .

Cargo ou função
Vice-coordenador do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGEd-FIH-UFVJM).
5/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - UFVJM, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Heteroidentificação de Pertencimento Racial dos Programas de Pós-Graduação da UFVJM.
2/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Graduação - UFVJM, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para avaliação dos candidatos inscritos para as vagas reservadas para Pretos, Pardos e Indígenas nos processos seletivos da UFVJM.
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - UFVJM, .

Cargo ou função
Presidente da comissão Julgadora de Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação..
11/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão - UFVJM, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM..
05/2018 - 07/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades - FIH/UFVJM, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão organizadora do 5º Seminário de Educação Infantil do Curso de Pedagogia da FIH-UFVJM.
07/2017 - 12/2017
Serviços técnicos especializados , Faculdade Interdisciplinar em Humanidades - FIH/UFVJM, .

Serviço realizado
Membro da equipe responsável pela avaliação da reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da FIH-UFVJM.

Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor curso especialização, Enquadramento Funcional: Professor Formador
Outras informações
Curso de especialização: Infância, cultura e práticas formativas Lecionou a disciplina: A criança como sujeito sócio cultural (ICPF2016NA)


Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: educador infantil, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: educador infantil, Carga horária: 22


Secretaria do Estado de Educação, SEE-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22
Outras informações
Professor do Curso Médio Normal - Formação do Educador Infantil na Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, onde lecionava as seguintes disciplinas: 1- Aspectos Antropológicos, Históricos e Filosóficos da Educação Infantil; 2- Fundamentos da Didática; 3- Sociologia da Educação; 4- Informática Educacional 5- História da Educação.

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de artes na Escola Estadual Alvaro Laureano Pimentel.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: supervisor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor supervisor do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil - DOCEI da FAE/UFMG. Entre as atribuições do cargo estão: responsável pelo acompanhamento e supervisão de todas as atividades do curso de especialização. Além de formar a equipe de trabalho com coordenador, vice-coordenador, professor avaliador e demais professores do curso, o supervisor fará a articulação entre os docentes do curso e entre estes e os discentes possibilitando que o processo de avaliação das atividades seja permanente e continuada.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 15
Outras informações
Professor da disciplina: "Pesquisa em Educação: o contexto escolar como base para a investigação" do CURSO de Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica - LASEB/FEB - área de concentração: Múltiplas Linguagens em Educação Infantil.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor formador, Carga horária: 20
Outras informações
Professor formador do Curso de Aperfeiçoamento em Educação infantil (CAEI) Currículo, planejamento e organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil ? FAE/UFMG. Entre suas atribuições acompanha as discussões curriculares das cursistas que atuam no Município de Sete Lagoas, MG.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor orientador, Enquadramento Funcional: Professor orientador
Outras informações
Professor Orientador da disciplina: Análise Crítica da Prática Pedagógica (MTE705) no Curso de Especialização em Docência na Educação Básica - LASEB/FaE/UFMG.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 25
Outras informações
Professor da disciplina Avaliação na Educação Infantil no Curso de Aperfeiçoamento em Educação infantil (CAEI) Currículo, planejamento e organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil ? FAE/UFMG.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Professor formador no Curso Semi Presencial "Educação Integral e Integrada" do TEIA. Realizado no pólo de Ipatinga e Coronel Fabriciano/MG.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da disciplina "Metodologias de Pesquisa e Educação Infantil" no curso de Especialização em Docência da Educação Infantil. DOCEI/FAE/FMG.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Sub-coordenador, Carga horária: 20
Outras informações
Subcoordenador do curso de aperfeiçoamento em educação infantil: Currículo, planejamento e organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil ? FAE/UFMG.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor formador, Carga horária: 20
Outras informações
Professor formador no Curso Semi Presencial "educação Integral e Integrada do TEIA. realizado no polo de Governador Valadares.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador
Outras informações
Professor Orientador da disciplina: Análise Crítica da Prática Pedagógica (ACPP) no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (DOCEI).

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da disciplina "Metodologias de Pesquisa e Educação Infantil" no curso de Especialização em Docência da Educação Infantil. DOCEI/FAE/FMG.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O Estado do Conhecimento das Pesquisas com Crianças na Pós-Graduação Nacional ? contribuições para a organização do currículo por campos de experiência em instituições de Educação Infantil
Descrição: Analisar teses e dissertações produzidas nos últimos 20 anos na Pós-Graduação em Educação brasileira, relativa à perspectiva das crianças sobre a experiência de frequentar instituições de Educação Infantil, evidenciando possíveis contribuições para a organização do currículo por campos de experiência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Sandro Vinicius Sales dos Santos - Coordenador / Thamar Kalil de Campos Alves - Integrante / Juliana Rodrigues Bonifácio - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - Bolsa.
2017 - Atual
A FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA EM HISTÓRIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DAS IES PÚBLICAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Descrição: O objetivo geral da investigação é mapear, analisar e relacionar o ensino de História da América nos componentes curriculares dos cursos de Licenciatura em História ofertados pelas IES públicas do Estado de Minas Gerais. O projeto visa produzir, debater e socializar conhecimentos sobre o ensino de História em Minas Gerais como também a preparação de jovens pesquisadores nos níveis de graduação por meio de ações interdisciplinares e interinstitucionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sandro Vinicius Sales dos Santos - Integrante / Thamar Kalil de Campos Alves - Coordenador / Juliana Rodrigues Bonifácio - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2017 - Atual
Pensar a Educação [Infantil] com as crianças ? contribuições de meninos e meninas para a organização do currículo da Educação Infantil
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sandro Vinicius Sales dos Santos - Coordenador.
2014 - 2016
Construção e usos do gênero por crianças nas relações sociais vivenciadas num contexto público de educação infantil
Descrição: Este projeto de pesquisa busca analisar a percepção de crianças que frequentam uma instituição pública de educação infantil sobre as relações sociais de gênero. Para tanto, articula os estudos de gênero e os estudos contemporâneos da infância, na busca de compreensão dos usos que as crianças fazem dos modelos de masculinidade e feminilidade contidos em seu cotidiano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Avaliação de contexto em uma instituição pública de educação infantil em Belo Horizonte
Descrição: A partir de uma colaboração com as Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de Pavia (Itália), este projeto de pesquisa propõe investigar o referencial teórico e prático da avaliação de contexto na educação infantil, com o objetivo de construir formas de avaliação que, de fato, orientem práticas educativas que respeitem a criança como sujeito de direitos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Sandro Vinicius Sales dos Santos - Coordenador / Vanessa Ferraz Almeida Neves - Integrante / Maria Inês Mafra Goulart - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2013
O que as crianças sentem, dizem e desenham sobre a experiência cotidiana dentro da UMEI? ? a instituição de educação infantil do ponto de vista das crianças
Descrição: Projeto de pesquisa realizado no âmbito do curso de Mestrado em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a orientação da Professora Doutora Isabel de Oliveira e Silva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Currículo, planejamento e organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil.
Descrição: O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Currículo, planejamento e organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil insere-se no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores para a Educação Infantil, sob a responsabilidade da Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), em parceria com as Instituições Federais de Ensino Superior (IES) e as Secretarias Municipais de Educação. Objetiva, nesse sentido: - Elevar o nível de conhecimento e aprimorar a prática pedagógica dos profissionais de educação infantil em exercício, a partir de subsídios teóricos e metodológicos que permitam o aprofundamento nos conhecimentos da área. - Contribuir na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. - Atender as demandas de formação de profissionais da educação infantil explicitadas nos Planos de Ações Articuladas (PAR)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Currículo, planejamento e organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil.
Descrição: O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Currículo, planejamento e organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil insere-se no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores para a Educação Infantil, sob a responsabilidade da Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), em parceria com as Instituições Federais de Ensino Superior (IES) e as Secretarias Municipais de Educação. Objetiva, nesse sentido: - Elevar o nível de conhecimento e aprimorar a prática pedagógica dos profissionais de educação infantil em exercício, a partir de subsídios teóricos e metodológicos que permitam o aprofundamento nos conhecimentos da área. - Contribuir na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. - Atender as demandas de formação de profissionais da educação infantil explicitadas nos Planos de Ações Articuladas (PAR)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Básica
2017 - Atual
Periódico: ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS)
2017 - Atual
Periódico: Quaderns of Psicology
2017 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO & SOCIEDADE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, S.V.S.2018SANTOS, S.V.S.. Sobre a docência masculina na Educação Infantil. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS), v. 20, p. 264-269, 2018.

2.
SANTOS, S.V.S.2018SANTOS, S.V.S.. ESTRUTURA E AGÊNCIA NAS INTERSEÇÕES DE GÊNERO E INFÂNCIA ? IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 18, p. 380-399, 2018.

3.
NEVES, V. F. A.2017NEVES, V. F. A. ; GOULART, M. I. M. ; SANTOS, S.V.S. . A conjugação de diferentes temporalidades na construção da ideia de qualidade na Educação Infantil. RELADEI - REVISTA LATINO AMERICANA DE EDUCACIÓN INFANTIL, v. vol. 6, p. 42-60, 2017.

4.
SANTOS, S.V.S.2017SANTOS, S.V.S.. Socialização de gênero na educação infantil: continuidades e rupturas vivenciadas pelas crianças na família, na igreja e na escola. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 42, p. 735-750, 2017.

5.
SANTOS, S.V.S.2016SANTOS, S.V.S.; SILVA, I. O. E. . Crianças na educação infantil: a escola como lugar de experiência social. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 42, p. 131-150, 2016.

6.
SANTOS, S.V.S.2016SANTOS, S.V.S.. EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA. Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online), v. 9, p. 58-69, 2016.

7.
SANTOS, S.V.S.2016SANTOS, S.V.S.. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA EXPERIÊNCIA INFANTIL. CONTRAPONTOS (ONLINE), v. 16, p. 117, 2016.

8.
SANTOS, S.V.S.2016SANTOS, S.V.S.. A Apropriação das Relações de Gênero na Educação Infantil. Pátio (Porto Alegre. 2002), v. XIV, p. 44-47, 2016.

9.
SANTOS, S.V.S.2015SANTOS, S.V.S.. Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil. Pró-Posições (UNICAMP. Online), v. 26, p. 223-239, 2015.

10.
SANTOS, S.V.S.2015SANTOS, S.V.S.. Especificidades da coordenação pedagógica na Educação Infantil. Presença Pedagogica, v. 21, p. 40-46, 2015.

11.
SANTOS, S.V.S.2014SANTOS, S.V.S.. Sociologia da Infância: aproximações entre Willian Corsaro e Florestan Fernandes. Educacao em Perspectiva (Online), v. 5, p. 117-139, 2014.

12.
SANTOS, S.V.S.2014SANTOS, S.V.S.; SILVA, I. O. E. . Infância, experiência e performatividade: primeiras aproximações. Zero-a-Seis (Florianópolis), v. 16, p. 231, 2014.

13.
SANTOS, S.V.S.2014SANTOS, S.V.S.. PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Gênero (Niterói), v. 14, p. 149-170, 2014.

14.
SANTOS, S.V.S.2013SANTOS, S.V.S.. Quando a Infância Entra na Roda (de Conversa). Presença Pedagogica, v. 19, p. 42-48, 2013.

15.
SANTOS, S.V.S.2013SANTOS, S.V.S.. Aprendizes de Cineastas. Revista do Professor (Rio Pardo), v. 29, p. 16-21, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, S.V.S.. CRIANÇAS E EDUCAÇÃO INFANTIL: ampliação e continuidade das experiências infantis em contextos de cuidado e educação. 1. ed. Jundiaí - SP: Paco Editorial, 2015. 208p .

2.
SANTOS, S.V.S.; SOUZA, G. ; MORO, C. ; COUTINHO, A. M. S. . Contribuições para a Política Nacional: a avaliação em Educação Infantil a partir da Avaliação de Contexto. 1. ed. Curitiba: Imprensa/UFPR, 2015. v. 1. 104p .

Capítulos de livros publicados
1.
VIEIRA, L. M. F. ; SANTOS, S.V.S. ; CALDEIRA, M. C. S. ; NEVES, L. R. ; SANTOS, C. E. . TRANSFORMAÇÕES DO FAZER DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA DISCIPLINA ANÁLISE CRÍTICA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. In: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira; Vanessa Sena Tomaz. (Org.). Formação continuada de docentes da educação básica: contribuições da formação por área de concentração (Laseb). Ied.Belo Horizonte: Autêntica, 2017, v. , p. 113-139.

2.
SANTOS, S.V.S.; SILVA, M. B. O. V. . Sentidos atribuídos pelas famílias à obrigatoriedade de frequência das crianças de 4 e 5 anos da educação infantil. In: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira; Vanessa Sena Tomaz. (Org.). Formação continuada de docentes da educação básica: contribuições da formação por área de concentração (Laseb). Ied.Belo Horizonte: Autêntica, 2017, v. , p. 255-258.

3.
NEVES, V. F. A. ; GOULART, M. I. M. ; SANTOS, S.V.S. . Avaliação de contexto na educação infantil: distintas temporalidades que se entrecruzam na construção da ideia de qualidade. In: Gizele de Souza; Catarina Moro; Angela Scalabrin Coutinho. (Org.). FORMAÇÃO DA REDE EM EDUCAÇÃO INFANTIL: Avaliação de Contexto. 1ed.Curitiba - PR: Appris Editora, 2015, v. , p. 111-150.

4.
SANTOS, S.V.S.. Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: entre a reinvenção do currículo e as especificidades do trabalho docente em creches e pré-escolas. In: Rogério Correia da Silva; Tânia Aretuza Ambrizi Gebara; Ana Cristina Carvalho Pereira; Cristina de Freitas Castilho. (Org.). Entrelaçando experiências: possibilidades de aperfeiçoamento profissional na educação infantil. 1ed.Belo Horizonte - MG: FaE/UFMG, 2015, v. , p. 82-99.

5.
SANTOS, S.V.S.. A EXPERIÊNCIADE FREQUENTAR UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PELO OLHAR DASCRIANÇAS ? um estudo de caso. In: Carmem Lucia Eiterer; Iza Rodrigues Luz. (Org.). Sujeitos da educacao: diversidade, direitos e participação política. 1ed.: , 2013, v. , p. 8-.

6.
SANTOS, S.V.S.. "EU FALEI QUE ELE NÃO SABIA BRINCAR"! RELAÇÕES DE GÊNERO NAS INTERAÇÕES DE PARES DE CRIANÇAS INSERIDAS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: MARIA DA GRAÇA DE CASTRO BREGUNCI (org.). (Org.). FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA (LASEB): impactos dos planos de ação nas escolas. Ied.Belo Horizonte: Autêntica, 2012, v. , p. 226-271.

7.
SANTOS, S.V.S.. A construção de uma trajetória profissional frente à relação de gênero. In: TEIXEIRA, A. B. M.; ALCÂNTARA, F.. (Org.). Conversando sobre eles e elas - para além do politicamente correto. Niteroi: Editora Idéias & Letras, 2010, v. v. 500, p. 47-50.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RAMOS, J. ; SANTOS, S.V.S. . A universidade 'invade' a Escola Básica: o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil na Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri. Pensar a Educação em Pauta, site, p. 1 - 3, 01 jul. 2016.

2.
SANTOS, S.V.S.; RAMOS, J. . Notas sobre a fluidez da cultura do estupro. Pensar a Educação em Pauta, http://www.pensaraeducacaoempa, p. 1 - 3, 10 jun. 2016.

3.
RAMOS, J. ; SANTOS, S.V.S. . Pequenos apontamentos sobre a banalidade do mal. Pensar a educação em pauta, 20 abr. 2016.

4.
RAMOS, J. ; SANTOS, S.V.S. . A participação das crianças em espetáculos midiáticos: entre ser criança, viver a infância e aparecer na mídia. Pensar a educaçaõ em pauta, 11 mar. 2016.

5.
RAMOS, J. ; SANTOS, S.V.S. . Profissão docente: quem cuida e educa aqueles que irão cuidar educar as gerações mais novas em nossas instituições educativas?. Pensar a Educação em Pauta, 29 out. 2015.

6.
SANTOS, S.V.S.; RAMOS, J. . Desperdícios de infância nos achadouros de Manoel de Barros. Pensar a educação em Pauta, 25 set. 2015.

7.
SANTOS, S.V.S.; RAMOS, J. . Estranhos no ninho: a questão dos professores homens na Educação Infantil. Pensar e Educação em Pauta, Universidade Federal de Minas, 04 set. 2015.

8.
RAMOS, J. ; SANTOS, S.V.S. . A IDEOLOGIA DE GÊNERO E A INTERVENÇÃO POLÍTICA NO CURRÍCULO ESCOLAR: ?eu quero uma pra viver??. Pensar a Educação em Pauta, 03 jul. 2015.

9.
SANTOS, S.V.S.; RAMOS, J. . VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE: entre a farsa, a fraude e o êxito. Pensar a Educação em Pauta, 29 maio 2015.

10.
SANTOS, S.V.S.; RAMOS, J. . As crianças como cidadãs de direito [de viver] ou... Sobre como se matam crianças. Pensar a Educação em Pauta, 15 maio 2015.

11.
SANTOS, S.V.S.; RAMOS, J. . O LUGAR DOS HOMENS E DA PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ? uma questão para o debate. Pensar a Educação em Pauta, 17 abr. 2015.

12.
SANTOS, S.V.S.. O programa Primeira Escola e as transformações ao longo de sua existência. Pensar a educação em pauta, 02 abr. 2015.

13.
SANTOS, S.V.S.. As Especificidades da Coordenação Pedagógica da e na Educação Infantil. Pensar a Educação em Pauta, 20 mar. 2015.

14.
SANTOS, S.V.S.. Avaliação da qualidade na Educação Infantil: Algumas considerações. Pensar a Educação em Pauta, 14 nov. 2014.

15.
SANTOS, S.V.S.. Walter Benjamin e a infância: Contribuições para a educação infantil. Pensar a Educação em Pauta, 14 nov. 2014.

16.
SANTOS, S.V.S.. A educação Infantil e as Eleições: breves reflexões. Pensar a Educação em Pauta, 24 out. 2014.

17.
SANTOS, S.V.S.. FÚLVIA ROSEMBERG: uma história de dedicação em prol da infância, dos negros e das mulheres.. pensar em pauta, 19 set. 2014.

18.
SANTOS, S.V.S.. DESAFIOS PARA GARANTIR A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Pensar e Educação em Pauta, Faculdade de Educação - UFMG, 12 set. 2014.

19.
SANTOS, S.V.S.. Para compreender a docência masculina na Educação Infantil. Pensar e Educação em Pauta.

20.
SANTOS, S.V.S.; RAMOS, J. . Os perigos da nova versão da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Pensar e Educação em Pauta.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, S.V.S.. IMPRECISÕES E CONTROVÉRSIAS PRESENTES NOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress, 2017, Florinanópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), 2017. p. 1-12.

2.
SANTOS, S.V.S.. CONTRIBUIÇÕES DA ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA PARA PENSAR AS CULTURAS DA INFÂNCIA. In: 12ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED), 2016, Vitória; Espírito Santo. Anais [ do ] XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste., 2016.

3.
SANTOS, S.V.S.. APROPRIAÇÕES DE GÊNERO EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: XI COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES, 2015, Campina Grande - PB. XI COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES, 2015.

4.
SANTOS, S.V.S.. ADULTOS E CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A (DES)CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO. In: XI COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES, 2015, Campina Grande - PB. XI COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES, 2015.

5.
SANTOS, S.V.S.. PEDAGOGIAS (TÁCITAS) DE GÊNERO E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE A AGÊNCIA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: IX SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2015, Belo Horizonte. IX SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2015.

6.
RAMOS, J. ; SANTOS, S.V.S. . A INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DE HOMENS NA DOCÊNCIA DE CRIANÇAS: estranhos no ninho?. In: IX SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2015, Belo Horizonte. IX SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2015.

7.
SANTOS, S.V.S.. Experiências Das Crianças No Ambiente Da Educação Infantil: Uma Análise Interpretativa. In: Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPED Sudeste, 2014, São João Del Rei - MG. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014.

8.
SANTOS, S.V.S.. INFÂNCIA, EXPERIÊNCIA E PERFORMATIVIDADE: primeiras aproximações. In: VI COPEDI - Congresso Paulista de Educação Infantil e II Congresso Internacional de Educação Infantil, 2012, São Paulo - SP. VI COPEDI - Congresso Paulista de Educação Infantil e II Congresso Internacional de Educação Infantil, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, S.V.S.; SILVA, I. O. E. . Uma pedagogia de gênero latente na educação das crianças pequenas. In: Congresso Infantil de Educação Infantil/Congresso de Creches Universitárias da América Latina, 2016, Campinas. Trabalhos, 2016. v. 1.

2.
SANTOS, S.V.S.. Socilização de gênero na Educação Infantil: tensões, ambiguidades e atravessamentos. In: Congresso Infantil de Educação Infantil/Congresso de Creches Universitárias da América Latina, 2016, Campinas. Trabalhos, 2016. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, S.V.S.. CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ? considerações a partir das experiências das crianças. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, S.V.S.. Imprecisões e Controvérsias Presentes nos Processos de Socialização de Gênero na Educação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
RAMOS, J. ; SANTOS, S.V.S. . Professores Homens na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, S.V.S.. Socialização de gênero na Educação Infantil: tensões, ambiguidades e atravessamentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, S.V.S.; SILVA, I. O. E. . Uma pedagogia de gênero latente na educação das crianças pequenas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, S.V.S.. Desigualdades de gênero na educação: homens na docência da Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, S.V.S.. Desigualdades de gênero na educação: homens na docência da Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, S.V.S.. Contribuições da antropologia da criança para pensar as culturas da infância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTOS, S.V.S.. Um estudo sobre os professores homens na Educação Infantil e as relações de gênero na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
RAMOS, J. ; SANTOS, S.V.S. . O Homem na Educação Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SANTOS, S.V.S.. APROPRIAÇÕES DE GÊNERO EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL do(s) autor(es). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, S.V.S.. ADULTOS E CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A (DES)CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
NEVES, V. F. A. ; GOULART, M. I. M. ; SANTOS, S.V.S. . Avaliação de contexto em uma instituição pública de Educação Infantil em Belo Horizonte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
SANTOS, S.V.S.. PEDAGOGIAS (TÁCITAS) DE GÊNERO E SUAS IMPLICAÇÕES SOBRE A AGÊNCIA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
RAMOS, J. ; SANTOS, S.V.S. . A INSERÇÃO E PERMANÊNCIA DE HOMENS NA DOCÊNCIA DE CRIANÇAS: estranhos no ninho?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SANTOS, S.V.S.. Os homens na Educação Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SANTOS, S.V.S.. Experiências Das Crianças No Ambiente Da Educação Infantil: Uma Análise Interpretativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, S.V.S.; GOUVEA, M. C. S. ; NEVES, V. F. A. ; BAPTISTA, M. C. . A PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE FREQUENTAR UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SANTOS, S.V.S.. INFÂNCIA, EXPERIÊNCIA E PERFORMATIVIDADE: primeiras aproximações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SANTOS, S.V.S.. Projeto: Pequenos Produzindo Pequenos Filmes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
SANTOS, S.V.S.. Projeto Pequenos Produzindo Pequenos Filmes: aprendendo a desaprender com os projetos de trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
SANTOS, S.V.S.. A Homogeneização das Classes dos Grupos Escolares de Belo Horizonte: entre a teoria e a prática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
RAMOS, J. ; SANTOS, S.V.S. . Gênero na Educação Infantil: relações (im)possíveis para professores homens. Jundiaí: Paco Editorial, 2017 (Quarta capa de livro).

2.
SOARES, A. S. ; SANTOS, S.V.S. . Educação Infantil 2017 (organização de edição especial da Revista Brasileira de Educação Básica).

3.
SOARES, A. S. ; SANTOS, S.V.S. . FORMAR PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE DESMONTE DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Belo Horizonte, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTOS, S.V.S.. Assessoria Pedagógica à Secretaria Municipal de Educação do Município de Sete Lagoas. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, S.V.S.; SOUZA, G. ; COUTINHO, A. M. S. ; MORO, C. . Formação da rede em educação infantil: avaliação de contexto (fase I). 2015.

2.
LEITE, L. H. A. ; CARVALHO, L. D. ; SANTOS, S.V.S. ; SAID, C. ; TROPIA, E. ; SILVA, C. . Anais do I Seminário Internacional de Educação Integral: observando realidades e contruíndo compromissos. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, S.V.S.. FORA DO LUGAR?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SANTOS, S.V.S.. O PAPEL DOS EDUCADORES. 2012.

3.
SANTOS, S.V.S.. No espaço do cuidar. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SANTOS, S.V.S.. NO CLUBE DA LULUZINHA. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, S.V.S.. Infância, cultura e práticas formativas - A criança como sujeito sócio-cultural. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
SANTOS, S.V.S.. Infância, território e educação social. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
NEVES, V. F. A. ; GOULART, M. I. M. ; SANTOS, S.V.S. . Formação da rede em Educação Infantil: avaliação de contexto em uma em uma instituição pública de Belo Horizonte. 2014. (Relatório de pesquisa).

4.
SANTOS, S.V.S.; SILVA, I. O. E. . A GENTE VEM BRINCAR, COLORIR E ATÉ FAZER ATIVIDADE : A PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE FREQUENTAR UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. (Relatório de pesquisa).

5.
NEVES, V. F. A. ; GOULART, M. I. M. ; SANTOS, S.V.S. . Formação da rede em educação infantil: avaliação de contexto - Relatório parcial. 2013. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, I. O. E.; SANTOS, S.V.S.; SOARES, A. S.. Participação em banca de REGINA COELE CORDEIRO. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: AÇÕES DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS/MG. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
COSTA, M. P. S. L.; SANTOS, S.V.S.; VASCONCELOS, K. P.; SILVA, F. G.. Participação em banca de Kelly Cristine Tameirão. Fracasso escolar: casos encaminhados ao CRAS Palha de Diamantina, MG. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Gestão de Ins) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

3.
BRAGA, D. S.; SANTOS, S.V.S.; BONADIMAN, H. L.. Participação em banca de Grasiele Aparecida dos Santos. PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE DIAMANTINA, MG SOBRE O PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: controle do trabalho pedagógico e a possibilidade de autoria docente. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Gestão de Ins) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

4.
SILVA, N. M. J. M.; SANTOS, S.V.S.; BONADIMAN, H. L.. Participação em banca de Thamara Juliana Santos Lopes Oliveira. O Programa de Alimentação Escolar - PNAE em Diamantina - MG (2011-2017): aquisição de gêneros alimentícios, associações, produtores rurais, atividades educacionais. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Gestão de Ins) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

5.
OLIVEIRA, A. F.; SANTOS, S.V.S.; VASCONCELOS, K. P.; PEREIRA, J. A. G.. Participação em banca de Josenaide Lopes Silva Zampronho. O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: um estudo a partir das escolas municipais em Pinheiros-Espírito Santo. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Gestão de Ins) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

6.
BODOLAY, A. N.; SANTOS, S.V.S.; FONSECA, H. O.. Participação em banca de Roberta Silva Santos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: parâmetros que norteiam o ensino aprendizagem da pronúncia. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Gestão de Ins) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

7.
BODOLAY, A. N.; SANTOS, S.V.S.; FONSECA, H. O.. Participação em banca de Roberta Silva Santos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: parâmetros que norteiam o ensino aprendizagem da pronúncia. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Gestão de Ins) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

8.
BODOLAY, A. N.; SANTOS, S.V.S.; CINTRA, M. R.; SANTOS, S. P.. Participação em banca de Layane Campos Soares. Concepções de gramática na formação inicial de professores de língua portuguesa na UFVJM. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Gestão de Ins) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

9.
SOARES, A. S.; BAPTISTA, M. C.; SILVA, I. O. E.; SANTOS, S.V.S.. Participação em banca de Otavio Henrique Ferreira da Silva. "A participação da comunidade escolar na gestão da educação infantil em Betim/MG". 2016. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTOS, S.V.S.; OLIVEIRA, A. F.; VASCONCELOS, K. P.; CAMPOS, L. F.. Participação em banca de Josenaide Lopes Silva Zampronho. A atuação do gestor no Projeto Político Pedagógico de duas escolas municipais de Pinheiros - ES (2013-2017). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Gestão de Ins) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
BODOLAY, A. N.; SANTOS, S.V.S.; FONSECA, H. O.. Participação em banca de Fábia Evangelista Gomes Santos. CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA-MG: das orientações curriculares às práticas pedagógicas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Gestão de Ins) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

3.
SANTOS, S.V.S.; SILVA, N. M. J. M.; GLAVAO, A. L. C.. Participação em banca de Thamara Júlia Santos Lopes Oliveira. O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE - em Diamantina, MG (2011-2017): aquisição de gêneros alimentícios, associações, produtores rurais e atividades educacionais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Gestão de Ins) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

4.
BODOLAY, A. N.; SANTOS, S.V.S.; SANTOS, O. M.; LEROY, H. R.. Participação em banca de Maressa Carneiro de Melo. Ensino de prosódia e dos atos diretivos de ordem e pedido para falantes estrangeiros de português brasileiro: análise de materiais didáticos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Gestão de Ins) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, S.V.S.; CAMPOS, T.. Participação em banca de Alessandra Barbosa Catarino. APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DAS BRINCADEIRAS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCEI - Esp. em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SANTOS, S.V.S.; CAMPOS, T.. Participação em banca de Isabella Cardoso Rodrigues Carlos Machado. A Relação entre o Brincar e o Letramento na Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCEI - Esp. em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SANTOS, S.V.S.; PENA, E. D.. Participação em banca de Adriana Maria do Espírito Santo. Uma mistura de necessidade com desejo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SANTOS, S.V.S.; PENA, E. D.. Participação em banca de Cláudia Maria Bonfim. Crianças como sujeitos de direitos - de que sujeitos falamos e de quais direitos?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SANTOS, S.V.S.; GEBARA, T. A. A.. Participação em banca de Edna Faustina Limas. Letramento matemático na Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
SANTOS, S.V.S.; RAMOS, J.. Participação em banca de Emanuela Soares de Melo. Acompanhamento pedagógico na Educação Infantil da Prefeitura de Belo Horizonte-uma visão panorâmica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
SANTOS, S.V.S.; RAMOS, J.. Participação em banca de Fabíola Cristina Santos Costa. Relações étnico-raciais na Educação Infantil: o que dizem as crianças?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
SANTOS, S.V.S.; GEBARA, T. A. A.. Participação em banca de Fernanda Elaine Nunes Oliveira. Possibilidades de uso de recursos audiovisuais como forma de registro na concepção das professoras do primeiro ciclo da UMEI Grajaú. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
SANTOS, S.V.S.; RAMOS, J.. Participação em banca de Maria Beatriz de Oliveira Vasconcelos Silva. Sentidos atribuídos pelas famílias à obrigatoriedade de frequência das crianças de quatro e cinco anos na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
SANTOS, S.V.S.; PENA, E. D.. Participação em banca de Patrícia Fonseca Rodrigues. Consciência fonológica na educação infantil: uma leitura a partir da prática docente. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
SANTOS, S.V.S.; GEBARA, T. A. A.. Participação em banca de Renata Normand Azevedo. Avaliação da criança na educação infantil na visão das professoras. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
SANTOS, S.V.S.; GRIFFO, C.. Participação em banca de Elizabeth Aparecida Malaquias Serra. O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS NA VISÃO DAS SUAS PROFESSORAS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCEI - Esp. em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
GRIFFO, C.; SANTOS, S.V.S.. Participação em banca de Márcia Aparecida Gomes. O PROTAGONISMO INFANTIL NOS PROCESSOS EDUCATIVOS QUE ENVOLVEM A LINGUAGEM ARTÍSTICA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCEI - Esp. em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
GRIFFO, C.; SANTOS, S.V.S.. Participação em banca de Márcia de Lourdes Braga Presoti. A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCEI - Esp. em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
GRIFFO, C.; SANTOS, S.V.S.. Participação em banca de Roberta Flávia Alves Ferreira. DESAFIOS E CONQUISTAS DA INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM AUTISMO EM UMA CLASSE DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCEI - Esp. em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, B. C.; SANTOS, S.V.S.; BONADIMAN, H. L.. Participação em banca de Flaviana Gonçalves Pereira.A Educação Inclusiva na Formação Inicial de Profesores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
BODOLAY, A. N.; SANTOS, S.V.S.; SANTOS, S. P.. Participação em banca de Vanessa Aparecida C. Siqueira; Edileusa da Conceição Gomes.Analfabetismo no Ensino Fundamental II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

3.
BONADIMAN, H. L.; SANTOS, S.V.S.; BARBOSA, P. S.. Participação em banca de Jaqueline Maria da Silva e Jordana Lenore Moreira da silva.A relevância dos jogos e brincadeiras no espaço escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

4.
GASPAR, Y. E.; SANTOS, S.V.S.; BONADIMAN, H. L.. Participação em banca de Sheila Aparecida Lopes.PROJETO NA INSTITUIÇÃO AMIGOS DA CAS LAR: importância do projeto na minha formação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

5.
BONADIMAN, H. L.; SANTOS, S.V.S.; SANTOS, P. P. F. M.. Participação em banca de JOSIANE CRISTINA SILVA.DEVER DE CASA: AS CONTRADIÇÕES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

6.
GASPAR, Y. E.; SANTOS, S.V.S.; BONADIMAN, H. L.. Participação em banca de Andreia de J, Silva; Nádia de S. Duque; Poliana J. de Araújo.RELACÃO FAMÍLIA-ESCOLA: desafios e possibilidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

7.
RAMALHO, M. N. M.; SANTOS, S.V.S.; VIEIRA, F. C. F.. Participação em banca de Adão da conceição Costa e Gabrieli Carvalho de Sousa.Fatores que contribuem para o sucesso de alunos de escolas situadas em áreas de vulnerabilidade social. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

8.
SILVA, N. M. J. M.; SANTOS, S.V.S.; BONADIMAN, H. L.. Participação em banca de Tarciene Gonçala Gomes.A importância de relação comunidade e escola para a melhoria da qualidade na Escola Municipal Nathalia Jesus silva - Diamantina, MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

9.
SILVA, N. M. J. M.; SANTOS, S.V.S.; NEVES, L. S.. Participação em banca de Elenimar S. Araújo; Mileny K. V. Amaral; Natália L. Miranda.As práticas matemáticas que pertencem a Feira do Largo Dom João e ao Mercado Novo na cidade de Diamantina, MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

10.
BONADIMAN, H. L.; SANTOS, S.V.S.; SANTOS, P. P. F. M.. Participação em banca de Fernanda Andrade Marques.Uma reflexão sobre possibilidades de atuação do pedagogo em espaços não escolares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

11.
VIEIRA, F. C. F.; SANTOS, S.V.S.; SEREJO, H. F. B.. Participação em banca de Angelina de F. Silva; Bárbara C. Silveira; Vanessa J. Santos.CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

12.
VIEIRA, F. C. F.; SANTOS, S.V.S.; PACCOLA, R. A.. Participação em banca de Lucylla Kelre Barbosa; Tatiane Aparecida Pereira dos Santos.Alfabetização infantil no Brasil: publicações na revista ABALF - 2009-2015. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

13.
BONADIMAN, H. L.; SANTOS, S.V.S.; ALVES, T. K. C.. Participação em banca de Ana Claudia de Paula dos Santos Alves; Jacqueline Aparecida.?O Estágio Curricular Supervisionado na Formação Inicial de Professores da Educação Básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

14.
PACCOLA, R. A.; SANTOS, S.V.S.; MONTEIRO, R. P.. Participação em banca de Amarilda Ferreira Costa.A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BONADIMAN, H. L.; SANTOS, S.V.S.; RAMALHO, M. N. M.. Processo Seletivo Simplificado para professor substituto do curso de Pedagogia -FIH-UFVJM. 2018. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

2.
PEREIRA, V. M.; SANTOS, S.V.S.; SANTOS, N. A. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para professor adjunto do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Ouro Preto - ICHS-UFOP. 2018. Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
SANTOS, S.V.S.; RECH, A. R.; FERREIRA, M. L. S.. Processo Seletivo Simplificado para professor substituto do curso de Licenciatura em Biologia do Departamento de Ciências Biológicas do DCBio-FCBS-UFVJM. 2018. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

4.
NEVES, L. S.; SANTOS, S.V.S.; OLIVEIRA, R. L.. Banca de professor colabrador - disciplina Psicologia da Educação (inclusão escolar). 2017. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 ? ?Transformações, Conexões, Deslocamentos?.IMPRECISÕES E CONTROVÉRSIAS PRESENTES NOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. (Seminário).

2.
I Congresso Nacional de Educação. A escola e as possibilidades educativas para o ensino e aprendizagem da matemática. 2017. (Congresso).

3.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress. 2017. (Seminário).

4.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL INFÂNCIAS SUL AMERICANAS.CURRÍCULO POR CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: APONTAMENTOS DAS CRIANÇAS PARA A POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. (Seminário).

5.
12ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED).Contribuições da Antropologia da Criança para pensar as cultiras da infância. 2016. (Encontro).

6.
12ª Reunião Científica Regional Sudste da ANPEd. Contribuições da antropologia da criança para pensar as culturas da infância. 2016. (Congresso).

7.
1º Congresso Internacional de Educação Infantil da UNICAMP/1º Congresso de Creches Universitárias da América latina e Caribe/UDAL. 2016. (Congresso).

8.
Congresso Infantil de Educação Infantil/Congresso de Creches Universitárias da América Latina. Uma pedagogia de gênero latente na educação das crianças pequenas. 2016. (Congresso).

9.
Congresso Infantil de Educação Infantil/Congresso de Creches Universitárias da América Latina. SOCIALIZAÇÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: tensões, ambiguidades e atravessamentos. 2016. (Congresso).

10.
Encontro Coletivo do NEPEI - O cuidado no contexto da educação infantil: relações sociais, técnicas e sentidos. 2016. (Encontro).

11.
Seminário de Pesquisa - Avaliação de Contexto: Restituição, Participação e Formação.Avaliação, qualidade e experiências dos contextos pesquisados. 2015. (Seminário).

12.
Seminário de Pesquisa - Avaliação de Contexto: Restituição, Participação e Formação. 2015. (Seminário).

13.
Seminário Internacional - Avaliação de Contexto na Educação Infantil: perspectiva formativa e proposições. 2015. (Seminário).

14.
Uma abordagem reflexiva e dialógica para a avaliação de contextos educativos. 2015. (Outra).

15.
XI Colóquio Nacional representações de gênero e de sexualidades. 2015. (Outra).

16.
11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Experiências das crianças no ambiente da Educação Infantil: uma análise interpretativa. 2014. (Encontro).

17.
I Seminário Internacional de Educação Integral observando realidades e construindo compromissos. 2014. (Seminário).

18.
EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO DAS VERTENTES.Infância e Diversidade Cultural. 2013. (Seminário).

19.
Investigações sobre infância na pós-graduação FAE/UFMG: Diálogos com Manuel Sarmento.A PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE FREQUENTAR UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. (Encontro).

20.
SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: cenário da pesquisa com criançasça. 2013. (Encontro).

21.
VI COPEDI e II Congresso Internacional de Educação Infantil: "Educação infantil subvertendo ordens? Política, imaginação e fantasia". 2012. (Congresso).

22.
III Seminário de Intercâmbio Formativo - Reggio Emilia Belo Horizonte: duas cidades, muitas crianças.Projeto Pequenos Produzindo Pequenos Filmes: aprendendo a desaprender com os projetos de trabalho. 2010. (Seminário).

23.
Reunião Técninca de Assessoramento Pedagógico - MEC - Proinfância.Projeto: Pequenos Produzindo Pequenos Filmes. 2010. (Oficina).

24.
Saúde vocal para profissionais da voz. 2010. (Outra).

25.
Seminario de Educação Infantil do Campo/ Região Sudeste. 2010. (Seminário).

26.
Seminário Internacional Profissão Professor: o resgate da Pedagogia. 2009. (Seminário).

27.
Atitudes humanizadoras na escola - a postura de equipe, o consenso individual. 2007. (Outra).

28.
Encontro de professores de 2007. 2007. (Encontro).

29.
Rede de formação da educação Infantil. 2007. (Outra).

30.
Saúde e comportamento vocal do professor. 2007. (Outra).

31.
Seminário Internacional de Educação. 2007. (Seminário).

32.
XXV Encontro Anual Helena Antipoff. A Homogeneização das Classes dos Grupos Escolares de Belo Horizonte: entre a teoria e a prática. 2007. (Congresso).

33.
Encontro "EI, abre a roda" - Infância. 2006. (Encontro).

34.
Encontro de formação dos profissionais da Educação Infantil. 2005. (Encontro).

35.
Way of Arts II. 2004. (Feira).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BONADIMAN, H. L. ; BONIFACIO, J. R. ; PACCOLA, R. A. ; OLIVEIRA, R. L. ; ALVES, T. K. C. ; SANTOS, S.V.S. . IV Seminário de Educação Infantil. 2017. (Outro).

2.
BRAGA, D. S. ; SANTOS, S.V.S. ; SILVA, N. M. J. M. . III Encontro de Estudos Pedagógicos. 2017. (Outro).

3.
SANTOS, S.V.S.; NOGUEIRA, P. H. Q. . Seminário Internacional de Educação Integral: observando realidades e construindo compromissos. 2014. (Outro).

4.
SANTOS, S.V.S.; SILVA, R. C. . I Seminário Integrado dos Cursos de Aperfeiçoamento em Educação Infantil - CAEI. 2013. (Outro).

5.
SANTOS, S.V.S.; GOUVEA, M. C. S. ; NEVES, V. F. A. ; BAPTISTA, M. C. . Sociologia da infância: cenário da pesquisa com criança. 2013. (Outro).

6.
SANTOS, S.V.S.; SILVA, R. C. . II Seminário integrado dos cursos de aperfeiçoamento em Educação Infantil - CAEI. 2013. (Outro).

7.
SANTOS, S.V.S.; GOUVEA, M. C. S. ; NEVES, V. F. A. ; BAPTISTA, M. C. . Investigações sobre infância na pós-graduação FAE/UFMG: Diálogos com Manuel Sarmento. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fabiana Pinheiro Barroso. O Currículo dos Centros Municipais de Educação Infantil de Turmalina, MG. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Gestão de Ins) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).

2.
Jéssica Mayara do Nascimento. Currículo dos Centros Municipais de Educação Infantil de Diamantina, MG. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Gestão de Ins) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).

3.
Maksilane Eudilane Bento. A centralidade do brincar na formação da criança: provocação ao planejamento pedagógico atual das instituições de educação infantil. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Gestão de Ins) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).

4.
Valéria Gonzaga Botelho de Oliveira Eulálio. Percepções dos docentes que atuam no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (Campus Almenara) sobre a avaliação do processo educacional. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Gestão de Ins) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).

Iniciação científica
1.
DALILA DE FATIMA DA SILVA. O Estado do Conhecimento das Pesquisas com Crianças na Pós-Graduação Nacional ? contribuições para a organização do currículo por campos de experiência em instituições de Educação Infantil. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).

2.
TATIENE MARTINS DIAS. O Estado do Conhecimento das Pesquisas com Crianças na Pós-Graduação Nacional ? contribuições para a organização do currículo por campos de experiência em instituições de Educação Infantil. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).

3.
JOSIANE CRISTINA SILVA. O Estado do Conhecimento das Pesquisas com Crianças na Pós-Graduação Nacional ? contribuições para a organização do currículo por campos de experiência em instituições de Educação Infantil. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).

4.
KELLE REGINA FERREIRA. O Estado do Conhecimento das Pesquisas com Crianças na Pós-Graduação Nacional ? contribuições para a organização do currículo por campos de experiência em instituições de Educação Infantil. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. (Orientador).

5.
REJANE ALMEIDA SANTOS. O Estado do Conhecimento das Pesquisas com Crianças na Pós-Graduação Nacional ? contribuições para a organização do currículo por campos de experiência em instituições de Educação Infantil. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Renata de Paula Nogueira Soares. DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ? DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Infância, Cultura e Práticas Formativa) - Universidade FUMEC. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

2.
Clarissa Medina. Questões de gênero nas brincadeiras infantis: o que dizem os artigos publicados nos periódicos educacionais?. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Infância, Cultura e Práticas Formativa) - Universidade FUMEC. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

3.
Roberta Gomes Matias. UM ESTUDO SOBRE O CORPO E O MOVIMENTO NA Educação Infantil A PARTIR DE DOCUMENTOS OFICIAIS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Infância, Cultura e Práticas Formativa) - Universidade FUMEC. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

4.
Giovana Rafaella Abreu Guisoli. A roda de conversa na educação infantil e as culturas das crianças. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Infância, Cultura e Práticas Formativa) - Universidade FUMEC. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

5.
Cláudia Maria Bonfim. CRIANÇAS COMO SUJEITOS DE DIREITOS: de que sujeitos falamos e de quais direitos?. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

6.
Maria Beatriz O. Vasconcelos Silva. SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELAS FAMÍLIAS À OBRIGATORIEDADE DE FREQUENCIA DAS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

7.
Fernanda Elaine Nunes Vieira. POSSIBILIDADES DE USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO FORMA DE REGISTRO NA CONCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DO PRIMEIRO CICLO DA UMEI GRAJAÚ. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

8.
Edna Faustina Lima. LETRAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

9.
Fabíola Cristina Santos Costa. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS?. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

10.
Renata Normanal Azevedo. AVALIAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA VISÃO DAS PROFESSORAS. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

11.
Patrícia Fonseca Rodrigues. CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma leitura a partir da prática docente. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

12.
Emanuela S. de Melo. ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE ? UMA VISÃO PANORÂMICA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

13.
Adriana Maria do Espírito Santo Alonso Coelho. A formação em serviço como elemento facilitador da construção da identidade do profissional de educação infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB - Lato Sensu em Docência na Educação Básica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

14.
Andreia Luciane de Faria. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCEI - Esp. em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

15.
Celma Elena de Aguiar. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS SOBRE O OLHAR DAS CRIANÇAS DE QUATRO E CINCO ANOS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCEI - Esp. em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

16.
Rosemeire de Godoy Abranches. AMBIENTES DE LEITURA: a organização dos espaços como importante contribuição para a relação da criança com o livro. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCEI - Esp. em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

17.
Solange Aparecida Ferreira. FAMÍLIA E ESCOLA: uma parceria possível na formação de crianças leitoras. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCEI - Esp. em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

18.
Adriana das Graças de Oliveira Gama. INFÂNCIA E LINGUAGEM ESCRITA: concepções e práticas que norteiam o trabalho em turmas de cinco anos de uma instituição de Belo Horizonte. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCEI - Esp. em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Valber Andrade dos Santos. RELAÇÕES DE GÊNERO NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

2.
Tatiene Martins Dias. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise dos pressupostos norteadores dos documentos oficiais da política educacional brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

3.
Luciana Caldeira Muniz e Rosa Elenice Brandão. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA A EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

4.
Camila Santos Oliveira. FAMÍLIA E INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

5.
Jéssica Paloma Aguiar e Welisson Messias Aguiar. A importância do Lúdico na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

6.
IVONE DA SILVA SANTOS. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: análise de estudos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

7.
Mariane Cristina Pimenta; Naiane Priscila Santos. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: contribuições de Walter Benjamin. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

8.
Daniel Felype Pereira. UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

9.
Heder Murilo Vieira. EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

10.
EDILÂINE FRANCIELE DOS SANTOS SILVA; RAIANE CRISTINA SOARES. AS CONTRIBUIÇÕES DO JORNAL LETRA A PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

11.
Flávia Pedrelina Silva Dias. A importância do brincar nos trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

12.
Andréia F. Borges, Cristiane M. Santos, Valéria J. Sampaio. BRINCAR: APRENDER COM PRAZER. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

13.
Ádria Eduarda Assunção; Giselma do Rosário Solidade. Literatura na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

14.
Maria Eugênia Freitas Pinheiro. Tecnologias na Educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.

15.
Paloma Ap. Cardoso; Roberta Ap. G. Silva; Samira G. Silva. Linguagem Musical na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Sandro Vinicius Sales dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTOS, S.V.S.2013SANTOS, S.V.S.. Quando a Infância Entra na Roda (de Conversa). Presença Pedagogica, v. 19, p. 42-48, 2013.

2.
SANTOS, S.V.S.2014SANTOS, S.V.S.. Sociologia da Infância: aproximações entre Willian Corsaro e Florestan Fernandes. Educacao em Perspectiva (Online), v. 5, p. 117-139, 2014.

3.
SANTOS, S.V.S.2013SANTOS, S.V.S.. Aprendizes de Cineastas. Revista do Professor (Rio Pardo), v. 29, p. 16-21, 2013.

4.
SANTOS, S.V.S.2014SANTOS, S.V.S.; SILVA, I. O. E. . Infância, experiência e performatividade: primeiras aproximações. Zero-a-Seis (Florianópolis), v. 16, p. 231, 2014.

5.
SANTOS, S.V.S.2015SANTOS, S.V.S.. Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil. Pró-Posições (UNICAMP. Online), v. 26, p. 223-239, 2015.

6.
SANTOS, S.V.S.2016SANTOS, S.V.S.; SILVA, I. O. E. . Crianças na educação infantil: a escola como lugar de experiência social. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 42, p. 131-150, 2016.

7.
SANTOS, S.V.S.2015SANTOS, S.V.S.. Especificidades da coordenação pedagógica na Educação Infantil. Presença Pedagogica, v. 21, p. 40-46, 2015.

8.
SANTOS, S.V.S.2014SANTOS, S.V.S.. PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Gênero (Niterói), v. 14, p. 149-170, 2014.

9.
SANTOS, S.V.S.2016SANTOS, S.V.S.. EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA. Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online), v. 9, p. 58-69, 2016.

10.
SANTOS, S.V.S.2016SANTOS, S.V.S.. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA EXPERIÊNCIA INFANTIL. CONTRAPONTOS (ONLINE), v. 16, p. 117, 2016.

11.
NEVES, V. F. A.2017NEVES, V. F. A. ; GOULART, M. I. M. ; SANTOS, S.V.S. . A conjugação de diferentes temporalidades na construção da ideia de qualidade na Educação Infantil. RELADEI - REVISTA LATINO AMERICANA DE EDUCACIÓN INFANTIL, v. vol. 6, p. 42-60, 2017.

12.
SANTOS, S.V.S.2018SANTOS, S.V.S.. Sobre a docência masculina na Educação Infantil. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS), v. 20, p. 264-269, 2018.

13.
SANTOS, S.V.S.2017SANTOS, S.V.S.. Socialização de gênero na educação infantil: continuidades e rupturas vivenciadas pelas crianças na família, na igreja e na escola. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 42, p. 735-750, 2017.

14.
SANTOS, S.V.S.2018SANTOS, S.V.S.. ESTRUTURA E AGÊNCIA NAS INTERSEÇÕES DE GÊNERO E INFÂNCIA ? IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 18, p. 380-399, 2018.

15.
SANTOS, S.V.S.2016SANTOS, S.V.S.. A Apropriação das Relações de Gênero na Educação Infantil. Pátio (Porto Alegre. 2002), v. XIV, p. 44-47, 2016.


Livros e capítulos
1.
SANTOS, S.V.S.. CRIANÇAS E EDUCAÇÃO INFANTIL: ampliação e continuidade das experiências infantis em contextos de cuidado e educação. 1. ed. Jundiaí - SP: Paco Editorial, 2015. 208p .

1.
NEVES, V. F. A. ; GOULART, M. I. M. ; SANTOS, S.V.S. . Avaliação de contexto na educação infantil: distintas temporalidades que se entrecruzam na construção da ideia de qualidade. In: Gizele de Souza; Catarina Moro; Angela Scalabrin Coutinho. (Org.). FORMAÇÃO DA REDE EM EDUCAÇÃO INFANTIL: Avaliação de Contexto. 1ed.Curitiba - PR: Appris Editora, 2015, v. , p. 111-150.

2.
SANTOS, S.V.S.. Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: entre a reinvenção do currículo e as especificidades do trabalho docente em creches e pré-escolas. In: Rogério Correia da Silva; Tânia Aretuza Ambrizi Gebara; Ana Cristina Carvalho Pereira; Cristina de Freitas Castilho. (Org.). Entrelaçando experiências: possibilidades de aperfeiçoamento profissional na educação infantil. 1ed.Belo Horizonte - MG: FaE/UFMG, 2015, v. , p. 82-99.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, S.V.S.. DESAFIOS PARA GARANTIR A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Pensar e Educação em Pauta, Faculdade de Educação - UFMG, 12 set. 2014.

2.
SANTOS, S.V.S.. FÚLVIA ROSEMBERG: uma história de dedicação em prol da infância, dos negros e das mulheres.. pensar em pauta, 19 set. 2014.

3.
SANTOS, S.V.S.. Avaliação da qualidade na Educação Infantil: Algumas considerações. Pensar a Educação em Pauta, 14 nov. 2014.

4.
SANTOS, S.V.S.. A educação Infantil e as Eleições: breves reflexões. Pensar a Educação em Pauta, 24 out. 2014.

5.
SANTOS, S.V.S.. Walter Benjamin e a infância: Contribuições para a educação infantil. Pensar a Educação em Pauta, 14 nov. 2014.

6.
SANTOS, S.V.S.; RAMOS, J. . VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE: entre a farsa, a fraude e o êxito. Pensar a Educação em Pauta, 29 maio 2015.

7.
SANTOS, S.V.S.; RAMOS, J. . As crianças como cidadãs de direito [de viver] ou... Sobre como se matam crianças. Pensar a Educação em Pauta, 15 maio 2015.

8.
SANTOS, S.V.S.; RAMOS, J. . O LUGAR DOS HOMENS E DA PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ? uma questão para o debate. Pensar a Educação em Pauta, 17 abr. 2015.

9.
RAMOS, J. ; SANTOS, S.V.S. . A IDEOLOGIA DE GÊNERO E A INTERVENÇÃO POLÍTICA NO CURRÍCULO ESCOLAR: ?eu quero uma pra viver??. Pensar a Educação em Pauta, 03 jul. 2015.

10.
SANTOS, S.V.S.; RAMOS, J. . Estranhos no ninho: a questão dos professores homens na Educação Infantil. Pensar e Educação em Pauta, Universidade Federal de Minas, 04 set. 2015.

11.
SANTOS, S.V.S.; RAMOS, J. . Desperdícios de infância nos achadouros de Manoel de Barros. Pensar a educação em Pauta, 25 set. 2015.

12.
SANTOS, S.V.S.. O programa Primeira Escola e as transformações ao longo de sua existência. Pensar a educação em pauta, 02 abr. 2015.

13.
RAMOS, J. ; SANTOS, S.V.S. . Profissão docente: quem cuida e educa aqueles que irão cuidar educar as gerações mais novas em nossas instituições educativas?. Pensar a Educação em Pauta, 29 out. 2015.

14.
RAMOS, J. ; SANTOS, S.V.S. . A participação das crianças em espetáculos midiáticos: entre ser criança, viver a infância e aparecer na mídia. Pensar a educaçaõ em pauta, 11 mar. 2016.

15.
RAMOS, J. ; SANTOS, S.V.S. . Pequenos apontamentos sobre a banalidade do mal. Pensar a educação em pauta, 20 abr. 2016.

16.
SANTOS, S.V.S.. Para compreender a docência masculina na Educação Infantil. Pensar e Educação em Pauta.

17.
SANTOS, S.V.S.; RAMOS, J. . Os perigos da nova versão da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Pensar e Educação em Pauta.

18.
SANTOS, S.V.S.. As Especificidades da Coordenação Pedagógica da e na Educação Infantil. Pensar a Educação em Pauta, 20 mar. 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
NEVES, V. F. A. ; GOULART, M. I. M. ; SANTOS, S.V.S. . Avaliação de contexto em uma instituição pública de Educação Infantil em Belo Horizonte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, S.V.S.. FORA DO LUGAR?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SANTOS, S.V.S.. O PAPEL DOS EDUCADORES. 2012.

3.
SANTOS, S.V.S.. NO CLUBE DA LULUZINHA. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BONADIMAN, H. L. ; BONIFACIO, J. R. ; PACCOLA, R. A. ; OLIVEIRA, R. L. ; ALVES, T. K. C. ; SANTOS, S.V.S. . IV Seminário de Educação Infantil. 2017. (Outro).

2.
BRAGA, D. S. ; SANTOS, S.V.S. ; SILVA, N. M. J. M. . III Encontro de Estudos Pedagógicos. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 15:59:52