Jociano Coêlho de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9456213440374930
  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Doutorando pelo Programa de Investigación Transdisciplinar en Educación da Universidad de Valladolid - Espanha. Mestre em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco.Tem especialização em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande . Graduado em Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Biologia e Bacharelado em Fisioterapia. Já atuou como docente do Ensino Superior no Departamento de Educação da UFPB e na FUNESO (Fundação de Ensino Superior de Olinda) nos cursos de Pedagogia, Biologia, Serviço Social, Educação Física e Letras. Também já atuou como docente a distância na área da saúde no IFPB e na ETS (UFPB). Atuou muitos anos como docente (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) em escolas públicas municipais e estaduais do estado da Paraíba.Também já foi coordenador Pedagógico e Gestor Escolar. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais da UFPB sendo responsável pela organização didático-pedagógica acadêmica do curso de Terapia Ocupacional, diagnosticando e identificando as potencialidades e fragilidades do curso, além de ser responsável pela elaboração de relatórios e demais documentos relativos à avaliação institucional e ao SINAES. Também atua como docente do curso de pós-graduação em Educação da UFCG. Faz parte do grupo de pesquisa: Mídias Digitais e Mediações Interculturais do PPGEDUMATEC - UFPE, da equipe editorial da Revista Práticas em Gestão Pública Universitária da UFRJ e da equipe organizadora do livro "Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais (GPTAE), além de coordenar o projeto de extensão "Acompanhamento do discente de Terapia Ocupacional (PRADITO)" e o grupo de estudos em Educação, Cultura e Sociedade da UFPB. Trabalha com formação de professores, reformulação curricular, avaliação externa e interna na Educação Superior e na elaboração de projetos pedagógicos para os processos de avaliação e autoavaliação no Ensino Superior. Na área de educação, pesquisa temas relacionados à: Formação de professores, Formação Continuada, Representações Sociais, Identidade Docente, Políticas Educacionais, Currículo, Avaliação, Saúde Pública, Educação a Distância e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação aplicadas à educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jociano Coêlho de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, J. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde - Campus I.
Universidade Federal da Paraíba - Campus I
Castelo Branco
58051900 - João Pessoa, PB - Brasil
Telefone: (83) 32167996
URL da Homepage: http://www.ccs.ufpb.br/


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Investigación Transdisciplinar en Educación.
Universidad de Valladolid, UVa, Espanha.
Título: La (re)construcción de la Identidad Profesional Docente: un análisis de la transición entre la enseñanza presencial a la docencia digital,
Orientador: Alfonso Gutiérrez Martin.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO ONLINE; educação; TECNOLOGIAS DIGITAIS; IDENTIDAD PROFESIONAL DOCENTE.
Grande área: Ciências Humanas
2015 - 2017
Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ONLINE: UM OLHAR PARA AS POLÍTICAS E CONCEPÇÕES DOCENTES,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Thelma Panerai Alves.
Coorientador: Ana Beatriz Gomes Carvalho.
Palavras-chave: FORMAÇÃO CONTINUADA; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; POLÍTICAS PÚBLICAS.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação Popular. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO POPULAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA: relato de experiência de um projeto para prática pedagógica no espaço escolar.
Orientador: Luiz Antonio Coêlho da Silva.
2014
Graduação em andamento em Ciências Biológicas.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2015 - 2017
Graduação em Licenciatura em Biologia.
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Título: SABERES DOCENTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO DA MODALIDADE EAD.
Orientador: ANDREA ROSSI DE MORAES CHARQUESI.
2014 interrompida
Graduação interrompida em 2017 em Letras.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Ano de interrupção: 2017
2014 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.
Orientador: Antonio Richard Trevisan.
2008 - 2014
Graduação em Fisioterapia.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: REPRESENTAÇÕES DOS PROFISSIONAIS QUANTO A EDUCAÇÃO POPULAR COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO PARA AS SUAS AÇÕES.
Orientador: RISOMAR DA SILVA VIEIRA.
2009 interrompida
Graduação interrompida em 2012 em Enfermagem e Obstetrícia.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Ano de interrupção: 2012
2008 interrompida
Graduação interrompida em 2011 em Administração.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Ano de interrupção: 2011
2007 - 2011
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Abordagem Estátistica no 4º ciclo do Ensino Fundamental da escola camará: uma metodologia para o ensino da coleta, organização e interpretação de dados.
Orientador: Givaldo de Lima.
2005 interrompida
Graduação interrompida em 2008 em Estatística.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Ano de interrupção: 2008




Formação Complementar


2013
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROJETO "LER, ENTENDER E FA. (Carga horária: 200h).
FUNDAÇÃO DE APOIO AO IFPB, FUNETEC- PB, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. (Carga horária: 300h).
FACULDADE SUL MINEIRA, FASUL, Brasil.
2017 - 2017
The construction of under-representation in UK higher education: implicatio. (Carga horária: 3h).
Universidad de Valladolid, UVa, Espanha.
2017 - 2017
Critical Qualitative Research. (Carga horária: 4h).
Universidad de Valladolid, UVa, Espanha.
2016 - 2016
PRODUZINDO MATERIAIS DIDÁTICOS PARA CURSOS EAD: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2016 - 2016
EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Carga horária: 135h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2015 - 2015
ÁBACO, MATERIAL DOURADO E ESCALA DE CUISENAIRE. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2015 - 2015
Introdução à Gestão de Projetos. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2014 - 2014
PRÁTICAS DE FISIOTERAPIA. (Carga horária: 20h).
INSTITUTO POLITÉCNICO DE ENSINO À DISTANCIA, IPED, Brasil.
2014 - 2014
ACTUALIZACIÓN PARA PROFESSORES DE ESPAÑOL. (Carga horária: 40h).
LA CONSEJERÍA DE EDUCACIÓN DE LA EMBAJADA DE ESPAÑA EN BRASIL, MEC, Espanha.
2014 - 2014
ESPAÇO DA UNIVERSIDADE SOCIEDADE. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
FILOSOFIA. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Tutoria e Mediação no Ambiente Virtual de Aprendiz. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
2014 - 2014
RELEVÂNCIA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2014 - 2014
SUSTENTABILIDADE PARA O DOCENTE DO ENSINO BÁSICO. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2014 - 2014
SOCIOLOGIA. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
CIÊNCIA E TECNOLOGIA. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
FORMAÇÃO INICIAL DO PLANO ESTADUAL ALFABETIZAÇÃO. (Carga horária: 40h).
FUNDAÇÃO DE APOIO AO IFPB, FUNETEC- PB, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos. (Carga horária: 40h).
Governo do Estado da Paraíba, GOVERNO/PB, Brasil.
2013 - 2013
CONDUZINDO UM CURSO ONLINE. (Carga horária: 40h).
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, UAB, Brasil.
2012 - 2012
EJA e o Trabalho Associado. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2012 - 2012
3º CURSO ESTADUAL: POLÍTICAS PÚBLICAS E MARCO LEGA. (Carga horária: 48h).
CENTRO DE FORMAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA, CFES, Brasil.
2012 - 2012
Políticas Públicas e Marco Legal da Ecosol. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2012 - 2012
Pesquisa-Ação: EJA e Economia Solidária. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2011 - 2012
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. (Carga horária: 155h).
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NEAD-SEE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Educação para as Relações Etnicorraciais. (Carga horária: 200h).
Governo do Estado da Paraíba, GOVERNO/PB, Brasil.
2010 - 2010
Gestão de Pessoas- Motivação nas Organizações. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação de Agentes Multiplicadores. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2008 - 2008
LINIX. (Carga horária: 10h).
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, UAB, Brasil.
2006 - 2006
Relações Interpessoais. (Carga horária: 10h).
CENTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM E COMÉRCIO PB, SENAC, Brasil.
2006 - 2006
Operador de Micros (peopleware). (Carga horária: 130h).
PHOENIX-INFORMÁTICA, PHOENIX, Brasil.
2006 - 2006
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA. (Carga horária: 200h).
SECRETARIA DE ESTADO E DESENVOLVIMENTO HUMANO E A COONAP, COONAP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 20

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
Estágio Supervisionado V
Seminários VI
Seminários VII
11/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde - Campus I, Centro de Ciências da Saúde - Campus I.

Atividade realizada
Planejar, supervisionar, analisar e reformular o processo de ensino e aprendizagem.

Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-Graduação em Educação, Carga horária: 8
Outras informações
Lecionou a disciplina: Currículo e Programas da Educação de Jovens e Adultos - 60 horas

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Educação de Jovens e Adultos - Educação Popular, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Currículo e Programas Aplicados à Educação de Jovens e Adultos

Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 20
Outras informações
Lecionei as disciplinas de: ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO (40 h) PRODUÇÃO TEXTUAL (40 h) ESTATÍSTICA BÁSICA (40 h) SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO (40 h) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO (40 h)


Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: EDUCADOR, Carga horária: 20


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR A DISTANCIA PRIMEIROS SOCORROS, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor a distância da disciplina Primeiros Socorros do Curso Técnico em Segurança do Trabalho.


Escola Estadual de Ensino Fundamental do Camará, EEEFC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20


Prefeitura da Cidade de Matinhas, PCM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: ASSISTENTE DE ALUNOS, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETOR ESCOLAR, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30
Outras informações
EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS E EDUCADOR INFANTIL

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ALFABETIZADOR DE JOVENS E ADULTOS, Carga horária: 20


Governo do Estado da Paraíba, GOVERNO/PB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educador de Jovens e Adultos, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de turmas, Carga horária: 15
Outras informações
Coordenador de turmas do programa Brasil Alfabetizado


Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SUPERVISOR, Carga horária: 40
Outras informações
CENSO 2011


PREFEITURA DA CIDADE DE ALAGOA GRANDE PB, PCAG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: AGENTE ADMINISTRATIVO, Carga horária: 40


Secretaria da Educação, Esporte e Cultura, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ALFABETIZADOR, Carga horária: 10


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA PARAÍBA, SEEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE CIÊNCIAS, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA, Carga horária: 20


Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: coordenador a Sessão de Trabalho, Carga horária: 4
Outras informações
coordenou a Sessão de Apresentação de Trabalhos do Eixo Temático Avaliação; Leitura, Interpretação e Resolução de Problemas e Seleção e Utilização do Livro Didático no I Seminário de Educação da Regional Metropolitana Sul: Desafios do Ensino em Escolas Públicas, realizado pela Diretoria de Educação a Distância (DeaD/IFPE) e pela Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul, na Faculdade dos Guararapes ? Jaboatão/PE, entre os dias 01 e 03 de agosto de 2016, com carga horária de 4 horas .



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
ANÁLISE DA NEUROMODULAÇÃO ATRAVÉS DA ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA REPETITIVA ASSOCIADA À FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL EM PACIENTES PORTADORES DE CEFALÉIA MIGRÂNEA E CEFALÉIA DO TIPO TENSIONAL
Descrição: Investigar o possível efeito terapêutico da EMTr e da Fisioterapia como tratamento de indivíduos com migrânea. Metodologia: Estudo quase-experimental, longitudinal, descritivo e analítico, com abordagem quanti-qualitativa. A amostra foi composta por 13 indivíduos diagnosticados com migrânea que apresentaram, nos 3 meses anteriores a inclusão da pesquisa, duas ou mais crises incapacitantes de enxaqueca ao mês ou períodos de dor igual ou superior a 15 dias/mês. Os indivíduos foram alocados em dois grupos: Grupo EMTr (n=5) e Grupo Fisioterapia (n=6). Os instrumentos utilizados foram: Ficha de Avaliação Sociodemográfica e Hábitos de Vida para caracterização da amostra, Escala Visual Analógica da Dor EVA e o Questionário de McGill (Br- MPQ) para avaliar a intensidade da dor, Diário de Cefaleia para quantificar e qualificar a dor de cabeça diariamente durante cada mês. Escala de Avaliação para Depressão de Hamilton para avaliação da gravidade de depressão e Migraine Disability Assessment (MIDAS) para avaliar a qualidade de vida. Os dados foram analisados através do Graph Pad Prism 5.0, sendo expressos em porcentagem, média e desvio padrão da média. As diferenças de cada grupo foram analisadas por meio do t de Student pareado. Valores de p < 0,05 foram considerados estatisticamente significantes. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UEPB, portando como protocolo o número 0388.0.133.000-12. Resultados: Verificou-se que os indivíduos apresentaram idade média de 41,2 ± 9,9 anos, onde 10 (76,9%) eram do gênero feminino, 4 (30,8%) relataram ter o ensino fundamental incompleto, 3 (23,1%) eram assalariados e 6 (46,2%) eram casados. No tocante ao tipo de cefaleia, observou-se que 8 (61,5%) dos indivíduos eram do tipo migrânea sem aura. Quanto aos hábitos de vida dos indivíduos, observou-se que 11 (84,6%) não eram tabagistas, 3 (23,1 %) não consumiam álcool e 11 (84,6%) não tinham prática de atividade física regular. Na análise do diário de cefaleia, houve uma diminuição na frequência e no índice de dor em ambos os grupos, sendo significante (p<0,05) apenas para a frequência no grupo EMTr. Quanto ao grau de incapacidade da cefaleia, observou- se que 2 (15,4%) dos indivíduos apresentaram grau I, 0 (0%) grau II, 1 (7,7%) grau III e 10 (76,9%) grau IV, indicando incapacidade de muito leve a grave. Na análise da dor, tanto a EVA como o Br-MPQ tiveram diminuições significativas (p<0,05). Através da escala de Hamilton, percebeu-se uma redução significativa da depressão nos dois grupos tratados. Conclusão: Os dados apresentados no presente estudo nos permitem sugerir que a EMTr e a Fisioterapia apresentaram efeito terapêutico sobre a intensidade da dor e alcançou um nível satisfatório na diminuição do grau de severidade do estado depressivo. (IC/UEPB/CNPq).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Jociano Coêlho de Souza - Integrante / Gabriela Magalhães Pereira - Integrante / Mírian Celly Medeiros Miranda - Integrante / CARLUCIA ITHAMAR FERNANDES FRANCO - Coordenador / HEITOR GOMES DE ARAUJO FILHO - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
ACOMPANHAMENTO DO DISCENTE DE TERAPIA OCUPACIONAL: COMBATENDO À EVASÃO, RETENÇÃO E APRIMORANDO OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Descrição: O Projeto de Extensão ?Acompanhamento do Discente de Terapia Ocupacional: Combatendo à Evasão, Retenção e Aprimorando os Processos de Ensino e Aprendizagem? insere-se na política de valorização do ensino de graduação e integra o conjunto das ações destinadas ao apoio à permanência e à formação discente na Universidade Federal da Paraíba. Será um projeto coordenado por um Técnico em Assuntos Educacionais em conjunto com a Coordenação de Terapia ocupacional que estabelece um conjunto de ações com o objetivo de aprimorar os processos de ensino e aprendizagem no curso de Terapia ocupacional da Universidade, além de consolidar o curso institucionalmente junto a outras entidades de ensino. Assim, em termos gerais, objetiva a democratização da permanência, a integração, a participação, o apoio e o atendimento aos discentes matriculados no curso, identificando as suas percepções, demandas e estimulando o seu desenvolvimento no decorrer da sua vida acadêmica, propondo ações e favorecendo a consolidação do Curso na UFPB..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Jociano Coêlho de Souza - Coordenador / SECUNDINO VIGON ARTOS - Integrante / MARCIA QUEIROZ DE CARVALHO GOMES - Integrante / ANGELA CRISTINA DORNELAS DA SILVA - Integrante / DANILO NASCIMENTO ROLIM DOS SANTOS - Integrante / ALANA RAYANE ALVES DE SOUSA - Integrante / JOAO RICARDO PESSOA XAVIER DE SIQUEIRA - Integrante.
2017 - 2017
SEMANA DE RECEPÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS DISCENTE DE TERAPIA OCUPACIONAL
Descrição: A Semana de recepção e integração do discente de Terapia é uma proposta de acompanhamento e de apoio aos discentes e docentes do curso de Terapia Ocupacional. Sua estrutura centra-se no acolhimento, permanência, acompanhamento e formação dos discentes e docentes do curso. Constitui-se em uma política institucional do curso. Estabelece um conjunto de ações com o objetivo de aprimorar os processos de ensino e a aprendizagem dos discentes e consolidar o curso institucionalmente. Além, também, de se constituir em um espaço sistemático aberto às reflexões com vistas ao aperfeiçoamento das habilidades pedagógicas com base nos princípios orientadores do projeto educacional da UFPB, firmados também no Plano de Desenvolvimento Institucional ? PDI, no Projeto Pedagógico Institucional ? PPI e no PPC do curso. Pauta-se, então, em uma abordagem reflexiva baseada na ação pedagógica como forma de construção e reconstrução de saberes, em um contínuo movimento entre a observação, a ação e o pensamento, compreendendo os contextos sociais e as questões contemporâneas em que os discentes e docentes estão envolvidos. Promove-se, assim, esse espaço de formação e práticas, buscando criar e recriar situações de aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Jociano Coêlho de Souza - Coordenador / SECUNDINO VIGON ARTOS - Integrante / MARCIA QUEIROZ DE CARVALHO GOMES - Integrante / ANGELA CRISTINA DORNELAS DA SILVA - Integrante.
2017 - 2017
SEMANA DE RECEPÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS DISCENTE DE TERAPIA OCUPACIONAL
Descrição: A Semana de recepção e integração do discente de Terapia é uma proposta de acompanhamento e de apoio aos discentes e docentes do curso de Terapia Ocupacional. Sua estrutura centra-se no acolhimento, permanência, acompanhamento e formação dos discentes e docentes do curso. Constitui-se em uma política institucional do curso. Estabelece um conjunto de ações com o objetivo de aprimorar os processos de ensino e a aprendizagem dos discentes e consolidar o curso institucionalmente. Além, também, de se constituir em um espaço sistemático aberto às reflexões com vistas ao aperfeiçoamento das habilidades pedagógicas com base nos princípios orientadores do projeto educacional da UFPB, firmados também no Plano de Desenvolvimento Institucional ? PDI, no Projeto Pedagógico Institucional ? PPI e no PPC do curso. Pauta-se, então, em uma abordagem reflexiva baseada na ação pedagógica como forma de construção e reconstrução de saberes, em um contínuo movimento entre a observação, a ação e o pensamento, compreendendo os contextos sociais e as questões contemporâneas em que os discentes e docentes estão envolvidos. Promove-se, assim, esse espaço de formação e práticas, buscando criar e recriar situações de aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Jociano Coêlho de Souza - Coordenador / SECUNDINO VIGON ARTOS - Integrante / MARCIA QUEIROZ DE CARVALHO GOMES - Integrante / ANGELA CRISTINA DORNELAS DA SILVA - Integrante.
2016 - 2016
SEMANA PEDAGÓGICA DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL
Descrição: A Semana Pedagógica é uma proposta de acompanhamento e de apoio aos discentes e docentes do curso de Terapia Ocupacional. Sua estrutura centra-se no acolhimento, permanência e acompanhamento e capacitação dos discentes e docentes do curso. Constitui-se em uma Política Institucional do curso. Estabelece um conjunto de ações com o objetivo de aprimorar o ensino e a aprendizagem dos discentes do curso de Terapia Ocupacional na Universidade e consolidar o curso institucionalmente. Além, também, de se constituir em um espaço sistemático, aberto às reflexões com vistas ao aperfeiçoamento das habilidades pedagógicas e à melhoria dos processos ensino e de aprendizagem, com base nos princípios orientadores da condução do projeto educacional da UFPB, firmados no Plano de Desenvolvimento Institucional ? PDI e no Projeto Pedagógico Institucional ? PPI. Pauta-se na abordagem reflexiva baseada na ação pedagógica como forma de construção e reconstrução de saberes, em um contínuo movimento entre a observação, a ação e o pensamento, compreendendo os contextos sociais e as questões contemporâneas em que os discentes e docentes estão envolvidos, promove-se esse espaço de estudos sobre as práticas docentes, buscando criar e recriar situações de aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Jociano Coêlho de Souza - Coordenador / SECUNDINO VIGON ARTOS - Integrante.
2013 - 2014
EDUCAÇÃO, LEITURA E ARTE: POR UM DIÁLOGO ENTRE A CULTURA POPULAR E A UNIVERSIDADE
Descrição: A ideia do Programa PROELART surgiu em 2011, como proposta para o programa de extensão da UEPB o qual tem por finalidade levar as Instituições de Ensino Superior e os seus estudantes àquelas regiões do Brasil menos favorecidas, dando-lhes a oportunidade de conhecerem essas realidades, socializarem os seus saberes e, na interação com as comunidades, elaborarem propostas e criarem soluções participativas, de modo a atenuar as deficiências estruturais locais, contribuir para o bem-estar dessas populações, e, simultaneamente, consolidar a formação dos universitários como cidadãos. As atividades desenvolvem-se nas comunidades Vila dos Teimosos, São Januário I, São Januário II, Novo Bodocongó, Morro do Urubu, Severino Cabral, Sitio Tambor e Ramadinha localizadas em Campina Grande. O processo é acompanhado de mudanças qualitativas produzidas pelo Programa no cotidiano das Comunidades atendidas. Metodologicamente está baseado na perspectiva freiriana da pedagogia humanista e libertadora, como fundamento das aulas de alfabetização, no qual a ludicidade é posta como arma de transformação social e educativa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Jociano Coêlho de Souza - Coordenador / Maria da Guerra - Integrante / Jomar Ricardo da Silva - Integrante.


Outros Projetos


2013 - Atual
Prática da Educação Popular no contexto na Economia Solidária
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Jociano Coêlho de Souza - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista Práticas em Gestão Pública Universitária
2015 - Atual
Periódico: A Gestão Pública na visão dos Técnicos Administrativos em Educação


Membro de comitê de assessoramento


2015 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: A Gestão Pública na visão dos Técnicos Administrativos em Educação das IFS
2016 - Atual
Periódico: revista Práticas em Gestão Pública Universitária ? PGPU


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO POPULAR.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular em Saúde.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
HONRA AO MÉRITO - SERVIDOR HOMENAGEADO, UFPB.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, J. C.2017 SOUZA, J. C.; ALVES, T. P. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES. EDUCAÇÃO EM DEBATE (UFC), v. 39, p. 209-224, 2017.

2.
SOUZA, J. C.2016SOUZA, J. C.. A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 14, p. 2016-11, 2016.

3.
SOUZA, J. C.2014 SOUZA, J. C.. EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA FISIOTERAPIA. Revista Letras Raras, v. 1, p. 1, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA, J. C.. Gestão pública: a visão dos Técnicos Administrativos nas Universidades Públicas e Institutos Federais. 1. ed. SALVADOR: PONTOCOM, 2015. v. 2. 216p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, J. C.; SILVA, L. A. C. . Educação Popular e Economia Solidária: relato de experiência de um projeto para prática pedagógica no espaço escolar. In: Crislene Rodrigues da Silva Morais; Norma Maria de Oliveira Lima. (Org.). Educação de Jovens e Adultos e Economia Solidária. 01ed.Fortaleza: RDS, 2015, v. 01, p. 01-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J. C.. A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS E EXPERIMENTAIS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPB: PERCEPÇÕES DE DISCENTES DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. In: III CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 2018, Campina Grande. Ciência em tempos de crise - Debates sobre as produções e práticas científicas na contemporaneidade. Campina Grande: Realize, 2018.

2.
SOUZA, J. C.; DIAS, D. L. M. . A SEMANA DE RECEPÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS INGRESSOS DE TERAPIA OCUPACIONAL: UMA NOVA FORMA DE INGRESSAR NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO DA UFPB. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2018, JOÃO PESSOA. Anais IV CONEDU. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2017. v. 01.

3.
SOUZA, J. C.; ALVES, T. P. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE EAD: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS INSTITUCIONAIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO COMPARADA, 2017, JOÃO PESSOA. Internacionalizações da Educação Comparada, 2017.

4.
SOUZA, J. C.; VIDAL, J. S. O. . A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: I CONGRESSO NACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, 2017, CAMPINA GRANDE. O VER O, O FAZER E O DIZER, 2017.

5.
SOUZA, J. C.; MENDES, F. J. . EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS ASSISTENTES SOCIAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB. In: I CONGRESSO NACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, 2017, CAMPINA GRANDE. O VER, O FAZER E O DIZER, 2017.

6.
SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V. . LAS TDICS Y LOS PROFESORES PARAIBANOS DE ESPAÑOL. PERCEPCIONES Y DESAFÍOS. In: I CONGRESSO NACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, 2017, CAMPINA GRANDE. O VER, O FAZER E O DIZER, 2017.

7.
SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V. . FUNÇÕES E ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NA TRADUÇÃO, LEGENDAGEM E ADAPTAÇÃO DA VERSÃO ARGENTINA DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA 'COCACOLA PARA TODOS'. In: II JORNADA NACIONAL DE LÍNGUAS E LINGUAGENS, 2017, CAMPINA GRANDE. Abordagens de textos literários na escola e Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, 2017.

8.
SOUZA, J. C.; SILVA, M. R. A. . SABERES DOCENTES E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO, 2016, NATAL. EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS, 2016. v. 02.

9.
SOUZA, J. C.; AZEVEDO, N. V. M. . O HIPERTEXTO COMO RECURSO DE LEITURA E ESCRITA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO, 2016, NATAL. EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS, 2016.

10.
SOUZA, J. C.; SOUZA, C. V. . REDE SOCIAL EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO KHAN ACADEMY. In: CONGRESSO REGIONAL SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2016, NATAL. CONGRESSO REGIONAL SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2016.

11.
SOUZA, J. C.; ALVES, T. P. . CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ONLINE. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2016, NATAL. CENÁRIOS CONTEMPORÂNEOS: A EDUCAÇÃO E SUAS MULTIPLICIDADES, 2016.

12.
SOUZA, J. C.; ALVES, T. P. . AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ONLINE. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2016, NATAL. Cenários contemporâneos: a educação e suas multiplicidades, 2016.

13.
SOUZA, J. C.; SILVA, M. R. A. . DISCUSSÕES SOBRE A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: V Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea, 2016, Campina Grande. Políticas curriculares: impactos na pesquisa e nas práticas docentes, 2016.

14.
SOUZA, J. C.. O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÃO, CONSTRUÇÃO, POTENCIALIDADE E LIMITAÇÃO. In: V Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea, 2016, Campina Grande. Políticas curriculares: impactos na pesquisa e nas práticas docentes, 2016.

15.
SOUZA, J. C.; FERREIRA, M. D. L. ; BEZERRA, C. F. . EDUCAÇÃO DO CAMPO: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUAS DIFICULDADES. In: V Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporâne, 2016, Campina Grande. Políticas curriculares: impactos na pesquisa e nas práticas docentes, 2016.

16.
SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V. ; SILVA, I. P. . ALGUNAS PERCEPCIONES Y DESAFÍOS DE LOS PROFESORES PARAIBANOS DE ESPAÑOL SOBRE LAS TDICS. In: V Seminário Internacional de Prática Educativas, 2016, Mamaguape. Paulo Freire: Educação, Democracia e Liberdade, 2016.

17.
SOUZA, J. C.; ALVES, T. P. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ONLINE: UMA REFLEXÃO SOBRE AS AÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. In: V Seminário Internacional de Práticas Educativas, 2016, Mamaguape. Paulo Freire: Educação, Democracia e Liberdade, 2016.

18.
SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V. . LITERACIA DIGITAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O SEU CONCEITO EM DIFERENTES BASES DE DADOS. In: 1ª JORNADA INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO, 2015, NATAL. 1ª Jornada Internacional de Alfabetização, 2015.

19.
SOUZA, J. C.. O TRABALHO DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: V ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, Natal. Educação Matemática e Contemporaneidade: iluminando caminhos, 2015.

20.
SOUZA, J. C.. AS TENDÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, CAMPINA GRANDE. II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO :Políticas, Teorias e Práticas, 2015.

21.
ARTOS, S. V. ; SOUZA, J. C. . A PERTINÊNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE, 2014, NATAL. ENTRE EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS E ESCOLARES, 2014.

22.
SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO PROGRAMA PROELART. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE, 2014, NATAL. A SIGNIFICAÇÃO CRÍTICA DE ENSINAR E A SIGNIFICAÇÃO CRÍTICA DE APRENDER, 2014.

23.
SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V. ; MENEZES, N. N. C. S. . AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA PROELART. In: I COLÓQUIO NACINAL DE PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO, 2014, MAMANGUAPE. PRÁTICAS DISCURSIVAS EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

24.
SOUZA, J. C.. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MATINHAS-PB. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: SOCIEDADE E ETNICIDADE, 2014, CAMPINA GRANDE. RACISMO E EDUCAÇÃO.

25.
SOUZA, J. C.. EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: INVESTIGANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, 2014, MAMANGUAPE. EDUCAÇÃO, METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO POPULAR, DA PESQUISA-AÇÃO E DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2014.

26.
SOUZA, J. C.. A ESCOLA COMO ESPAÇO SOCIAL PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA ENTRELAÇADA PELA EDUCAÇÃO POPULAR. In: Colóquio Internacional Paulo Freire, 2013, RECIFE. EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FRANCO, CARLUCIA ITHAMAR FERNANDES FRANCO ; SOUZA, J. C. ; PEREIRA, Gabriela Magalhães ; DAVID, Mírian Celly Medeiros Miranda . ANÁLISE DA NEUROMODULAÇÃO ATRAVÉS DA ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA REPETITIVA ASSOCIADA À FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL EM PACIENTES PORTADORES DE CEFALÉIA MIGRÂNEA E CEFALÉIA DO TIPO TENSIONAL. In: IV CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2013, CAMPINA GRANDE. XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEPB 03 a 06 de dezembro de 2013 PIBIC - COTA 2012/2013, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J. C.; ALVES, T. P. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. In: VI SEMINÁRIO INTEGRADO DE PESQUISA SOBRE EXPANSÃO, ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 2017, JOÃO PESSOA. OS DESAFIOS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE, 2017.

2.
SOUZA, J. C.; SOUSA, D. M. . AS EXPERIÊNCIAS DO PRADITO: COMBATENDO À EVASÃO, RETENÇÃO E APRIMORANDO OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. In: XVIII ENCONTRO DE EXTENSÃO, 2017, JOÃO PESSOA. ENCONTRO DE EXTENSÃO, 2017.

3.
SOUZA, J. C.; TRINDADE FILHO, M. A. ; ABREU, B. W. L. . A SEMANA DE RECEPÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS INGRESSOS DE TERAPIA OCUPACIONAL: UMA NOVA FORMA DE INGRESSAR NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO DA UFPB. In: XVIII ENCONTRO DE EXTENSÃO, 2017, JOÃO PESSOA. ENCONTRO DE EXTENSÃO, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, J. C.; AZEVEDO, N. V. M. . O HIPERTEXTO COMO RECURSO DE LEITURA E ESCRITA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUZA, J. C.; SILVA, M. R. A. . SABERES DOCENTES E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOUZA, J. C.; SOUZA, C. V. . REDE SOCIAL EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO KHAN ACADEMY. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SOUZA, J. C.; ALVES, T. P. . AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ONLINE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SOUZA, J. C.; ALVES, T. P. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ONLINE: REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SOUZA, J. C.; ALVES, T. P. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE EAD: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS INSTITUCIONAIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V. . LITERACIA DIGITAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O SEU CONCEITO EM DIFERENTES BASES DE DADOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SOUZA, J. C.. O TRABALHO DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SOUZA, J. C.. AS TENDÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SOUZA, J. C.. INTEGRAÇÕES DOS COMPONENTES CURRICULARES - conhecimentos requeridos na prática e a formação profissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SOUZA, J. C.. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MATINHAS-PB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SOUZA, J. C.. EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: Investigando as práticas educativas nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V. . A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A ESCOLHA DA LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V. . A PERTINÊNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SOUZA, J. C.. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO PROGRAMA PROELART. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V. . GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA AO ENSINO MEDIANTE TAREFAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SOUZA, J. C.. AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA PROELART. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SOUZA, J. C.. EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA FISIOTERAPIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SOUZA, J. C.; MENEZES, N. N. C. S. . AS TIC'S E O ENSINO/APREDIZAGEM DE ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA: A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO DIGITAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
FRANCO, CARLUCIA ITHAMAR FERNANDES ; SOUZA, J. C. ; FILHO, HEITOR GOMES DE ARAUJO ; PEREIRA, Gabriela Magalhães ; DAVID, Mírian Celly Medeiros Miranda . ANÁLISE DA NEUROMODULAÇÃO ATRAVÉS DA ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA REPETITIVA ASSOCIADA À FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL EM PACIENTES PORTADORES DE CEFALÉIA MIGRÂNEA E CEFALÉIA DO TIPO TENSIONAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SOUZA, J. C.. A ESCOLA COMO ESPAÇO SOCIAL PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA ENTRELAÇADA PELA EDUCAÇÃO POPULAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
SOUZA, J. C.; DAVID, Mírian Celly Medeiros Miranda ; PEREIRA, Gabriela Magalhães ; FILHO, HEITOR GOMES DE ARAUJO ; FRANCO, CARLUCIA ITHAMAR FERNANDES . ANÁLISE DA NEUROMODULAÇÃO ATRAVÉS DA ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA REPETITIVA ASSOCIADA À FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL EM PACIENTES PORTADORES DE CEFALÉIA MIGRÂNEA E CEFALEIA DO TIPO TENSIONAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA, J. C.. I CONGRESSO NACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2017.

2.
SOUZA, J. C.. I CONGRESSO NACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, J. C.; SILVA, R. V. . A LUDICIDADE E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2017.

2.
NASCIMENTO, R. S. ; ALVES, M. H. R. A. ; FARIAS, S. A. D. ; SOUZA, J. C. . A TEORIA DA APROXIMAÇÃO DA ATIVIDADE APLICADA AOS CONCEITOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA. 2017.

3.
SOUZA, J. C.; SILVA, R. V. ; SANTOS, C. R. ; SILVA, A. V. . CONSTRUINDO EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ESCOLA ESTADUAL PADRE AURÉLIO GÓIS, NO MUNICÍPIO DE JUNQUEIRO, ALAGOAS. 2017.

4.
SOUZA, J. C.; BRITO, L. L. ; CARVALHO, E. M. . DOMINÓ DAS QUARTO OPERAÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS.. 2017.

5.
SOUZA, J. C.; LIMA, E. S. ; NEVES, J. E. S. . PANFLETOS DE SUPERMERCADO: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DOS NÚMEROS DECIMAIS. 2017.

6.
SOUZA, J. C.; OLIVEIRA, R. B. . TRABALHANDO COM GRÁFICOS NA ESCOLA: CONSTRUÍNDO PRÁTICAS EXPLORATÓRIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. 2017.

7.
SOUZA, J. C.; SILVA, T. M. ; MELO, G. R. S. ; BRITO, L. L. . TRABALHANDO NOÇÕES DE PROBABILIDADE ATRAVÉS DO JOGO ROLETA MATEMÁTICA. 2017.

8.
SOUZA, J. C.. I Seminário de Educação da Regional Metropolitana Sul:. 2016.

9.
SOUZA, J. C.. Políticas de currículo e formação: tecnologias da informação e comunicação do VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, com tema POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO: desafios contemporâneos,. 2015.

10.
SOUZA, J. C.; MOREIRA, A. P. . A concessão do auxílio-transporte no âmbito do IFPR: os casos em que não é disponibilizado o transporte coletivo regular de passageiros. 2015.

11.
SOUZA, J. C.; LORENZET, D. . Gestão Pública, Ciclo de Políticas e a Expansão da Educação Superior Brasileira. 2015.

12.
SOUZA, J. C.; DUARTE, C. E. D. . Ética no Serviço Público e a Comissão de Ética da Universidade Federal de Itajubá - Unifei. 2015.

13.
SOUZA, J. C.; BRAS, R. C. J. . Os desafios da Gestão Administrativa em uma Instituição Pública de Ensino do Estado de Goiás. 2015.

14.
SOUZA, J. C.; HADDAD, M. R. . Assistência Estudantil: Análise dos Gastos de um Restaurante Universitário. 2015.

15.
SANTOS, S. P. ; SOUZA, J. C. . Literatura Infantil na Educação de Jovens e Adultos. 2015.

16.
SOUZA, J. C.; COSTA, M. S. . Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: Estudo de Caso no IFS. 2015.

17.
SOUZA, J. C.; RODRIGUESA, R. V. . A educação a distância aplicada ao Ensino Médio. 2015.

18.
SOUZA, J. C.; SANTOS, S. R. . Profissionais da Educação em busca de sua identidade profissional como Educadores. 2015.

19.
SOUZA, J. C.. Projeto de Autoavaliaão do curso de Terapia Ocupacional - UFPB. 2015.

20.
SOUZA, J. C.; LIMA, F. F. B. ; LEAL, H. F. L. ; ALMEIDA, M. R. . Projeto Atitude e Saúde: Resultado de uma Investigação na Universidade Federal do Oeste do Pará. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, J. C.. Revisão sistemática como metodologia de pesquisa.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOUZA, J. C.. A normatização do texto científico - ABNT. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, N. M. O.; SOUZA, J. C.; BARROS, M. O.. Participação em banca de MARIA NEILDA LIMA DE AGUIAR XAVIER. ASSOCIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO RURAL DO SITIO TORRES DE CIMA/AROEIRAS-PB: DESAFIOS E CONQUISTAS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação Popular) - Universidade Federal de Campina Grande.

2.
SOUZA, J. C.; SANTOS, T. F. R.; XAVIER, M. M.. Participação em banca de JÉSSICA DO NASCIMENTO SOARES. TECENDO REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE GÊNERO E ECONOMIA SOLIDÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES ARTESÃS DE CAMPINA GRANDE-PB. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação Popular) - Universidade Federal de Campina Grande.

3.
SOUZA, J. C.; LADOSKY, M. H. G.. Participação em banca de VALÉRIA PATRÍCIA ARAÚJO SILVA. MOVIMENTO DE LUTA NOS BAIRROS, VILAS E FAVELAS - MLB E OCUPAÇÃO MARGARIDA MARIA ALVES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação Popular) - Universidade Federal de Campina Grande.

4.
SOUZA, J. C.; BARROS, M. O.; ARTOS, S. V.. Participação em banca de JOSENILDA DE SALES DE OLIVEIRA. O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OLHARES DOS DOCENTES DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MONTE CARMELO, CAMPINA GRANDE ? PB. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação Popular) - Universidade Federal de Campina Grande.

5.
SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V.; SIQUEIRA, J. R. P. X.. Participação em banca de MARIA JOSE DE SOUSA PEREIRA. A ECONOMIA SOLIDÁRIA NA PERSPECTIVA DOS ASSOCIADOS DO SÍTIO CACHOEIRA DE PEDRA D?ÁGUA- MATINHAS-PB. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação Popular) - Universidade Federal de Campina Grande.

6.
SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V.; LIMA, N. M. O.. Participação em banca de FERNANDA GUEDES ALVES. MAPEAMENTO TEMÁTICO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ECONOMIA SOLIDÁRIA DEFENDIDAS NO BRASIL (2010 ? 2016). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação Popular) - Universidade Federal de Campina Grande.

7.
SOUZA, J. C.; SILVA, R. V.; ARTOS, S. V.. Participação em banca de FLAVIA JAIANE MENDES. EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS ASSISTENTES SOCIAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação Popular) - Universidade Federal de Campina Grande.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, J. C.; ALVES, T. P.; ARTOS, S. V.. Participação em banca de TERESA NATALIA MATIAS.A UTILIZAÇÃO DAS TDICs PELOS PROFESSORES DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS DA UFPB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V.; ALMEIDA, L.. Participação em banca de IOLANEIDY PEREIRA DA SILVA.LAS TDICs EN LA ENSEÑANZA DE LENGUA ESPAÑOLA: PERCEPCIONES Y DESAFÍOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V.; XAVIER, S. J. V.. Participação em banca de SARA JÉSSICA VANDERLEI XAVIER.LAS CERTIFICACIONES DE DOMINIO DE ESPAÑOL PARA EXTRANJEROS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V.. Participação em banca de Maria Irisonia da Silva.OS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
SOUZA, J. C.. Participação em banca de Genaldo Costa Geronimo.A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO MUNICÍPIO DE BELÉM-PB: CONCEPÇÕES E ANSEIOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA, J. C.. CONCURSO PROFESSOR AUTOR. 2017. Prefeitura Municipal de Recife.

Avaliação de cursos
1.
SOUZA, J. C.. COMISSÃO AVALIADORA DO CONCURSO PROFESSOR SHOW DE AULA 2016. 2016. Joy Street.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO COMPARADA. A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE EAD: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS INSTITUCIONAIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. 2017. (Congresso).

2.
CONGRESSO REGIONAL SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - CTRL+E 2016. REDE SOCIAL EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO KHAN ACADEMY. 2017. (Congresso).

3.
I CONGRESSO NACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS. LAS TDICS Y LOS PROFESORES PARAIBANOS DE ESPAÑOL. PERCEPCIONES Y DESAFÍOS. 2017. (Congresso).

4.
III JORNADA NACIONAL DE LÍNGUAS E LINGUAGENS.FUNÇÕES E ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NA TRADUÇÃO, LEGENDAGEM E ADAPTAÇÃO DA VERSÃO ARGENTINA DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA "COCACOLA PARA TODOS". 2017. (Outra).

5.
IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR. A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2017. (Congresso).

6.
VI SEMINÁRIO INTEGRADO DE PESQUISA SOBRE EXPANSÃO, ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2017. (Seminário).

7.
V SEMINÁRIOS INTERNACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NO VALE DO MAMANGUAPE. 2017. (Seminário).

8.
XVIII ENCONTRO DE EXTENSÃO.A SEMANA DE RECEPÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS INGRESSOS DE TERAPIA OCUPACIONAL: UMA NOVA FORMA DE INGRESSAR NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO DA UFPB. 2017. (Encontro).

9.
ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO.SABERES DOCENTES E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. 2016. (Encontro).

10.
II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ONLINE. 2016. (Congresso).

11.
V COLÓQUIO BRASILEIRO EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNIA. 2016. (Congresso).

12.
11ª JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO. 2015. (Congresso).

13.
1ª JORNADA INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. LITERACIA DIGITAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O SEU CONCEITO EM DIFERENTES BASES DE DADOS. 2015. (Congresso).

14.
3ª JORNADA DE EDUCAÇÃO, LEITURA E NEUROCIÊNCIASNe. 2015. (Congresso).

15.
3ª JORNADA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. 2015. (Congresso).

16.
CONGRESSO DE EDUCAÇÃO ONLINE REVISTA PROFESSOR / FACULDADE CIDADE VERDE - FCV. 2015. (Congresso).

17.
II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2015. (Congresso).

18.
V ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2015. (Encontro).

19.
V FÓRUM POTUGUAR DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA.O TRABALHO DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Encontro).

20.
II COLÓQUIO NACIONAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO.AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA PROELART. 2014. (Outra).

21.
II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: SOCIEDADE E ETNICIDADE. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MATINHAS-PB. 2014. (Congresso).

22.
II ENCONTRO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA VALE DO MAMANGUAPE. 2014. (Encontro).

23.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE.A PERTINÊNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS. 2014. (Seminário).

24.
I SEMINÁRIO DE SAÚDE DO TRABALHADOR DA UEPB. 2014. (Seminário).

25.
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2014. (Seminário).

26.
II FÓRUM ESTADUAL DA ABENFISIO ? SESSÃO PARAÍBA. 2013. (Encontro).

27.
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE NEURO ONCOLOGIA. 2013. (Simpósio).

28.
IV SEMINÁRIO SUL BAIANO DE FAMACOLOGIA. 2013. (Seminário).

29.
V CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. ANÁLISE DA NEUROMODULAÇÃO ATRAVÉS DA ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA REPETITIVA ASSOCIADA À FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL EM PACIENTES PORTADORES DE CEFALÉIA MIGRÂNEA E CEFALÉIA DO TIPO TENSIONAL. 2013. (Congresso).

30.
VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE. A ESCOLA COMO ESPAÇO SOCIAL PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA ENTRELAÇADA PELA EDUCAÇÃO POPULAR. 2013. (Congresso).

31.
XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFÍCA UEPB/CNPq.ANÁLISE DA NEUROMODULAÇÃO ATRAVÉS DA ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA REPETITIVA ASSOCIADA À FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL EM PACIENTES PORTADORES DE CEFALÉIA MIGRÂNEA E CEFALÉIA DO TIPO TENSIONAL. 2013. (Encontro).

32.
1º ENCONTRO PARAIBANO DE FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ECONOMIA SOLIDÁRIA. 2012. (Encontro).

33.
FNAPLV: COLÓQUIO (RE)VALORIZAR AS LÍNGUAS NO CURRÍCULO. 2012. (Outra).

34.
1º ENCONTRO DO CURSO RELAÇÕES ETNICO RACIAL. 2011. (Encontro).

35.
1º SIMPÓSIO NORDESTINO SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA. 2011. (Simpósio).

36.
II SIMPÓSIO NORDESTINO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS- GESTÃO E TECNOLOGIA DE RECICLAGEM - II SINRES. 2010. (Simpósio).

37.
4ª SEMANA DE EXTENSÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E COMPROMISSO SOCIAL DA UEPB. 2009. (Outra).

38.
ENCONTRO MUNICIPAL SOBRE TECNOLOGIA SOCIAL. 2009. (Encontro).

39.
I ENCONTRO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA. 2009. (Encontro).

40.
II ENCONTRO NORDESTINO DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA MULHER. 2008. (Encontro).

41.
I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO PROGAMA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2008. (Seminário).

42.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE. 2007. (Outra).

43.
I ENCONTRO DE ESTATISTICA DA UEPB. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, J. C.. II Semana Pedagógica do Curso de Terapia Ocupacional. 2016. (Outro).

2.
SOUZA, J. C.. I SEMANA PEDAGÓGICA DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL. 2015. (Outro).

3.
SOUZA, J. C.. VII COLÓQUIO INTERNACIONAL D E P O L Í T I C A S E P R Á T I C A S C U R R I C U L A R E S POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO: Desafios Contemporâneos. 2015. (Congresso).

4.
SOUZA, J. C.; ARTOS, S. V. ; QUEIROZ, A. . PRÁTICA DA EDUCAÇÃO POPULAR NO CONTEXTO NA ECONOMIA SOLIDÁRIA. 2013. (Outro).

5.
SOUZA, J. C.. 1° ENCONTRO EDUCATIVO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ISABELLE CRISTHINE DE LIMA SOUSA. OS DESAFIOS DE APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE-PB. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação Popular) - Universidade Federal de Campina Grande. (Orientador).

2.
GISLAINE VERISSIMO LOPES DA SILVA. DIAGNÓSTICO DE ACEITABILIDADE E PERTINÊNCIA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EJA. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação Popular) - Universidade Federal de Campina Grande. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
FLAVIA JAIANE MENDES JUSTINO. EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS ASSISTENTES SOCIAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação Popular) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Jociano Coêlho de Souza.

2.
FERNANDA GUEDES ALVES. MAPEAMENTO TEMÁTICO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ECONOMIA SOLIDÁRIA DEFENDIDAS NO BRASIL (2010 ? 2016). 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação Popular) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Jociano Coêlho de Souza.

3.
JOSENILDA DE SALES DE OLIVEIRA. O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OLHARES DOS DOCENTES DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MONTE CARMELO, CAMPINA GRANDE ? PB. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação Popular) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Jociano Coêlho de Souza.

4.
MARIA JOSE DE SOUSA PEREIRA. A ECONOMIA SOLIDÁRIA NA PERSPECTIVA DOS ASSOCIADOS DO SÍTIO CACHOEIRA DE PEDRA D?ÁGUA-MATINHAS-PB. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação Popular) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Jociano Coêlho de Souza.

5.
MARIA JOSEANE COSTA. A ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO CADERNOS DA EJA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Educação Popular) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Jociano Coêlho de Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
TERESA NATÁLIA OLIVEIRA MATIAS. A UTILIZAÇÃO DAS TDICs PELOS PROFESSORES DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS DA UFPB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Jociano Coêlho de Souza.

2.
MARIA IRISONIA DA CRUZ. OS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Jociano Coêlho de Souza.

3.
IOLANEIDY PEREIRA DA SILVA. LAS TDICs EN LA ENSEÑANZA DE LENGUA ESPAÑOLA: PERCEPCIONES Y DESAFÍOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Jociano Coêlho de Souza.

4.
GENALDO COSTA GERONIMO. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO MUNICÍPIO DE BELÉM-PB: o que eles querem, afinal?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Jociano Coêlho de Souza.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, J. C.; DAVID, Mírian Celly Medeiros Miranda ; PEREIRA, Gabriela Magalhães ; FILHO, HEITOR GOMES DE ARAUJO ; FRANCO, CARLUCIA ITHAMAR FERNANDES . ANÁLISE DA NEUROMODULAÇÃO ATRAVÉS DA ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA REPETITIVA ASSOCIADA À FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL EM PACIENTES PORTADORES DE CEFALÉIA MIGRÂNEA E CEFALEIA DO TIPO TENSIONAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUZA, J. C.. Revisão sistemática como metodologia de pesquisa.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOUZA, J. C.. A normatização do texto científico - ABNT. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Aprovação nos seguintes concursos públicos:
Universidade Federal de Pernambuco para os cargos de Assistente de Alunos e Técnico em Assuntos educacionais;
Universidade Estadual da Paraíba para o cargo de Educador;
Universidade Federal da Paraíba: Professor Substituto para a área de Didática e Metodologia da Matemática
Conselho Reginal de Medicina do estado da Paraíba para o cargo de Assistente Administrativo;
Prefeitura de Montadas para o cargo de Fisioterapeuta;
Prefeitura de Alagoa Grande para o cargo de Agente Administrativo;
Secretaria de educação e cultura do estado da Paraíba para o cargo de Assistente Administrativo
Prefeitura de João Pessoa para o cargo de Agente Educacional I e Educador do Projovem;
Equipe Técnica para o livro "A gestão Pública na visão dos Técnicos Administrativos em Educacão das Universidades Públicas;
Tutor a distância das disciplina Primeiros Socorros e Fundamentos e Práticas da EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Terminou o curso de Pedagogia com Coeficiente de Rendimento acadêmico maior de sua turma com média geral de 9,4.
Servidor homenageado pela Universidade Federal da Paraíba.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 3:23:59