Isabela Amblard

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1492150705005351
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2012); Especialista em Neuropsicologia Clínica pelo Centro de Psicologia Hospitalar e Domiciliar do Nordeste (2011); e Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Santos (2006). Atualmente é consultora da Revista Pensar a Prática e do Brazilian Journal of Sport Psychology. Pesquisadora do Laboratório de Interação Humana - LABINT da UFPE e do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Formação continuada didático-pedagógica de Professores da UFPE - NUFOPE. Professora do Ensino Superior no Centro Universitário Unifavip | Wyden e no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), e dos cursos de Pós-Graduação em: Treinamento Esportivo, da Universidade de Pernambuco (UPE); Avaliação Psicológica, da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE); Psicologia do Esporte, da Universidade Estácio de Sá, em São Paulo/SP; Nutrição Esportiva, do Centro Universitário Unifavip | Wyden, em Caruaru/PE; Avaliação Psicológica do Instituto de Desenvolvimento Educacional - Faculdade Redentor. Experiência profissional como psicóloga nas áreas de Avaliação Psicológica, Psicologia Clínica e Psicologia do Esporte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isabela Amblard
Nome em citações bibliográficas
AMBLARD, I.;AMBLARD, ISABELA


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Psicologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: "Sobre ser livre, louco e viciado": processos identitários e representações sociais de corredores de rua, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Fatima Maria Leite Cruz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Identidade; representações sociais; Corredores de rua; Atleta; Atividade física.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2012
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: "A gente anda com o bom e o mau ao lado...": representações sociais da vitória/derrota segundo os atletas do esporte de alto rendimento,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Fátima Maria Leite Cruz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: representações sociais; esporte de alto rendimento; vitória; derrota; atletas-adolescentes.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2011
Especialização em Neuropsicologia Clínica. (Carga Horária: 551h).
Centro de Psicologia Hospitalar e Domiciliar do Nordeste, CPHD, Brasil.
Título: Contribuições da Neuropsicologia e Psicologia do Esporte ao Esporte de Alto Rendimento.
2002 - 2006
Graduação em Formação de Psicólogo.
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
Título: O Significado da Premiação para o Atleta.
Orientador: Angélica Fernandes Gawendo.




Atuação Profissional



Centro Univeristário Vale do Ipojuca, UNIFAVIP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Professora das disciplinas: Psicologia do Esporte, no curso de Psicologia, e Psicologia Geral, no curso de Educação Física.


Centro Universitário Maurício de Nassau, UNINASSAU, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Professora da disciplina Dimensões Psicológicas da Educação Física e Esporte, no curso de Educação Física.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professora das disciplinas Dimensões Psicológicas da Educação Física e Esporte, do curso de Educação Física; Psicologia em Saúde, no curso de Fisioterapia; e Psicologia Geral e Social, no curso de Serviço Social


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora lotada no Departamento de Orientação e Psicologia Educacionais do Centro de Educação, responsável por ministrar as disciplinas: Fundamentos Psicológicos da Educação (2016.1); Avaliação da Aprendizagem (2016.1; 2016.2; 2017.1; 2017.2); Avaliação Educacional (2016.2; 2017.1).

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da disciplina Psicologia do Esporte, integrante do currículo do curso de Educação Física ofertado pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, na condição de docente responsável pela disciplina.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação
Outras informações
Professora do Curso de Especialização em Psicologia da Educação, lecionando parte da disciplina Relações entre Família e Escola, com carga horária total de 20 horas.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio a Docência, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Realização de Estágio a Docência na disciplina de Psicologia do Esporte, no curso de Educação Física, da Universidade Federal de Pernambuco.


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação, Carga horária: 15
Outras informações
Professora do Curso de Pós-Graduação em Treinamento Esportivo, responsável por ministrar o Módulo de Psicologia do Esporte, cumprindo carga horária de 30 horas/aula.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação
Outras informações
Professora do Curso de Pós-Graduação em Treinamento Esportivo, responsável por ministrar o Módulo de Psicologia do Esporte, cumprindo carga horária de 30 horas/aula.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação
Outras informações
Professora do Curso de Pós-Graduação em Educação Física Escolar, responsável por ministrar o Módulo de Psicologia Aplicada a Educação Física, cumprindo carga horária de 30 horas/aula.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação
Outras informações
Professora do Curso de Pós-Graduação em Treinamento Esportivo, responsável por ministrar o Módulo de Psicologia do Esporte, cumprindo carga horária de 15 horas/aula.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação
Outras informações
Professora do Curso de Pós-Graduação em Treinamento Esportivo, responsável por ministrar o Módulo de Psicologia do Esporte, cumprindo carga horária de 30 horas/aula.


Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do Curso de Especialização em Avaliação Psicológica, responsável por ministrar o módulo de Avaliação Psicológica no Esporte, com carga horária total de 20h/aula.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do Curso de Especialização em Avaliação Psicológica, responsável por ministrar os módulos de Avaliação Psicológica no Esporte, com carga horária total de 20h/aula.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do Curso de Especialização em Avaliação Psicológica, responsável por ministrar o módulo de Avaliação Psicológica no Esporte, com carga horária total de 20h/aula.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do Curso de Especialização em Avaliação Psicológica, responsável por ministrar o módulo de Avaliação Psicológica e Psicologia do Esporte, com carga horária total de 20h/aula.


Universidade Estácio de Sá, ESTÁCIO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do módulo de Avaliação Psicológica no Esporte, realizado nos dias 04 e 05 de junho, no curso de Pós-Graduação em Psicologia do Esporte, da Universidade Estácio de Sá, em São Paulo/SP

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Professora do tema Psicologia do Esporte, com carga horária de 10 horas, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em FUTEBOL E FUTSAL: AS CIÊNCIAS DO ESPORTE E A METODOLOGIA DO TREINAMENTO, na data de 27 de julho de 2014.


Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação
Outras informações
Professora do Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Esporte, responsável por ministrar os módulos de Avaliação em Psicologia do Esportes, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.


UNIFAVIP DeVry Brasil, UNIFAVIP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Professora do Curso de Pós-Graduação em Nutrição Esportiva, responsável por ministrar a disciplina de Psicologia no Esporte, com carga horária total de 30h/aula.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Professora do Curso de Pós-Graduação em Nutrição Esportiva, responsável por ministrar a disciplina de Psicologia no Esporte, com carga horária total de 30h/aula.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Professora da disciplina de Psicologia no Esporte, no curso de Pós-Graduação em Nutrição Esportiva, com carga horária de 20 horas/aula.


Faculdade Redentor, FACREDENTOR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Professora da disciplina Avaliação em Psicologia do Esporte, ministrada no dia 18 de junho de 2016, com carga horária de 10h/aula, na Pós-Graduação Lato Sensu Avaliação Psicológica.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Professora do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho, responsável por ministrar o módulo de Avaliação em Psicologia Organizacional e do Trabalho.


Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing, FGM/IBGM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da disciplina de Psicologia da Aprendizagem, do curso superior de Educação Física.


Escola Nacional de Treinadores de Futsal, ENTF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professora da disciplina Psicologia do Esporte Aplicada ao Futsal, do curso de licença profissional, da Escola Nacional de Treinadores de Futsal (ENTF), da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), nível 2, correspondente às categorias sub-13, sub-15 e sub-17, realizada na cidade de Caruaru/PE, no dia 16 de janeiro de 2016, com carga horária de 10 horas.


Núcleo de Assistência Terapêutica Empresarial, NATE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga
Outras informações
Realização de atendimento clínico com crianças, adolescentes, adultos e atletas. Experiência na área de avaliação psicológica com fins de inspeção de saúde, seleção profissional, concursos públicos, avaliação de nível mental e avaliação psicológica no esporte.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Docência universitária no contexto das TICs: implicações nas representações sociais, na identidade, nos saberes e nas práticas.
Descrição: Neste projeto de pesquisa intencionamos compreender sentidos da docência universitária no contexto das tecnologias digitais da informação e da comunicação e, para tanto, questionamos: Quais mudanças e implicações repercutem na docência universitária e na identidade docente a partir do uso de tecnologias digitais da informação e da comunicação? Partimos do debate acerca do lugar das tecnologias digitais na educação, e do crescente apelo por seu implemento e papel na formação profissional, em face das demandas do mundo do trabalho. Os docentes são tensionados em relação à sua identidade profissional porque são questionados sobre seu papel, sua atuação, os saberes e os recursos didáticos que adotam em suas aulas e suas práticas. Diante de tantos desafios na prática profissional atual que são relatadas pelos professores, vemos que eles e elas se veem desestabilizados diante de um passado recente, cujos saberes lhes asseguravam o domínio de sua área de atuação e hoje, quando experimentam a necessidade de revisitar estes saberes, a partir das inovações tecnológicas, nem sempre apropriadas e vivenciadas na sala de aula. Interessa-nos compreender nesta pesquisa: como os docentes de universidades públicas se reconhecem e são reconhecidos? O que leva professores a certas permanências/mudanças em relação aos saberes e ao uso de tecnologias? Como as novas ferramentas contribuem e/ou limitam a relação professor-aluno em sala de aula? Como se caracterizam as práticas pedagógicas com o uso de dispositivos móveis na Educação Superior? Enfocando facetas distintas desta ampla e complexa problemática da docência universitária e as implicações na identidade docente, a pesquisa abordará quatro eixos interligados: Identidade e representações sociais da docência universitária no contexto das tecnologias; Saberes mobilizados por professores/as no uso de tecnologias em sala de aula universitária; Aula universitária e relação professor-estudante diante das tecnologias; Práticas pedagógicas e tecnologia móvel na educação superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Isabela Amblard - Integrante / Fatima Maria Leite Cruz - Coordenador / José Batista Neto - Integrante / Sérgio Abranches - Integrante / Maria da Conceição Carrilho - Integrante / Laêda Bezerra Machado - Integrante / Janssen Felipe da Silva - Integrante / Kátia Ramos - Integrante / Márcia Melo - Integrante.
2013 - 2016
Representações Sociais do corredor de rua e as implicações na identidade do
Descrição: O projeto de pesquisa de doutorado tem como objetivo a compreensão da identidade e das representações sociais do corredor de rua e as suas implicações na identidade do "ser atleta"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Representações sociais da vitória/derrota: os sentidos compartilhados por atletas do esporte de alto rendimento
Descrição: O projeto de pesquisa de mestrado visa compreender as representações sociais da vitória/derrota construídas por atletas-adolescentes do esporte de alto rendimento, da cidade de Recife..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: PENSAR A PRÁTICA (ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: PENSAR A PRÁTICA (UFG. IMPRESSO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Aprovada no Concurso Público para Docente 2017 - Portaria Conjunta SAD/UPE nº 097. de 26 de outubro de 2017, Universidade de Pernambuco.
2016
Aprovada e Classificada em Primeiro Lugar na Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto - Edital Nº 25, de 1º de Abril de 2016, Universidade Federal de Pernambuco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3AMBLARD, I.2017AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Sentidos da adolescência no contexto do esporte de alto rendimento. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL, v. 1, p. 106-122, 2017.

2.
SILVA, L. S.2017SILVA, L. S. ; SOUZA, M. R. S. ; AMBLARD, I. . A avaliação em larga escala e suas implicações na prática docente. Revista Tópicos Educacionais, v. 23, p. 001-023, 2017.

3.
2AMBLARD, ISABELA2015AMBLARD, ISABELA; CRUZ, FATIMA LEITE . Sentidos de Vitória/Derrota para os Pais Segundo Atletas do Alto Rendimento. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE), v. 35, p. 643-658, 2015.

4.
1AMBLARD, I.2015AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Sentidos de vitória/derrota para os pais segundo atletas do alto rendimento. Psicologia Ciência e Profissão, v. 1, p. 643-658, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
MACHADO, A. A. ; AMBLARD, I. ; J. P. L. F. . Do gamer ao ciberatleta: perspectivas psicológicas em desenvolvimento. In: André Luis Aroni; Kauan Galvão Morão; Guilherme Bagni; Afonso Antonio Machado. (Org.). Os esportes e as novas tecnologias. 1ed.São Paulo: Hipótese, 2018, v. 1, p. 45-54.

2.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Atletas Adolescentes de Esportes de Alto Rendimento e a Construção de seus Projetos de Vida. In: João Ricardo Lebert Cozac. (Org.). Psicologia do Esporte: atleta e ser humano em ação. 1ed.São Paulo: Roca, 2013, v. 00, p. 20-29.

3.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Da 'Coroa de Louros' ao 'Mercado' de atletas: trajetória, embates e perspectivas do esporte de alto rendimento. In: Edilson Fernandes de Souza; José Luís Simões. (Org.). Escritos a partir de Norbert Elias: vol. III. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. III, p. 113-149.

4.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Atletas adolescentes de esportes de alto rendimento e a construção de seus projetos de vida. In: João Ricardo Lebert Cozac. (Org.). Psicologia do Esporte: atleta e ser humano em ação. 1ed.São Paulo: Roca, 2013, v. 1, p. 20-29.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AMBLARD, I.. Muito cuidado com o estresse do trabalho. Diário de Pernambuco, Recife, p. 8 - 8, 12 jun. 2016.

2.
AMBLARD, I.; SANTOS, A. R. R. . Atletas e o Efeito Vestibular. Jornal do Commercio, Caderno de Esportes, 23 out. 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AMBLARD, I.. Avaliação Psicológica no esporte: O que é? Para quem? A quem serve?. In: I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, Desenvolvimento Humano e Tecnologias e IV Congresso Nacional e VII Seminário de Psicologia da Motricidade Humana, Esporte, Recreação e Dança, 2015, Rio Claro. I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, Desenvolvimento e Tecnologias, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. ; MACHADO, A. A. . Sentidos de vitória/derrota para atletas do alto rendimento e os aprendizados sobre espírito esportivo. In: IX International Congress and XVI Brazilian Congress of Sport Psychology, 2016, Belo Horizonte. Anais do IX Congresso Internacional e XVI Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte (CONBIPE - 2016), 2016. v. 85. p. 140-176.

2.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. ; SILVA, E. V. ; PEREIRA, F. . A relação Representações Sociais e Identidade: construtos e tensionamentos. In: IX Jornada Internacional sobre Representações Sociais e VII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2015, Teresina. Representações Sociais e Sociedades em Movimento, 2015.

3.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Identidade e Representações Sociais de atletas maratonistas amadores e profissionais no contexto esportivo. In: IX Jornada Internacional sobre Representações Sociais JIRS e VII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais CBRS, 2015, Teresina. Anais da IX Jornada Internacional sobre Representações Sociais JIRS e VII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais CBRS, 2015. v. 416. p. 1.

4.
AMBLARD, I.. Avaliação psicológica no tênis: um estudo de caso. In: XV Congresso Brasileiro e VIII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício, 2013, Florianópolis. Anais do XV Congresso Brasileiro e VIII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício, 2013.

5.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Práticas de Cuidado entre Pais-Filhos do Esporte de Alto Rendimento. In: 2º Congresso Brasileiro de Psicologia e Adolescência, 2012, São Paulo. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Psicologia e Adolescência, 2012.

6.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . O Protagonismo do Atleta-Adolescente no Esporte de Alto Rendimento. In: 2º Congresso Brasileiro de Psicologia e Adolescência, 2012, São Paulo. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Psicologia e Adolescência, 2012.

7.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Resiliência e experiências de derrota dos atletas no esporte de alto rendimento. In: V Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira, 2012, Recife. Territórios interculturais de juventude, 2012.

8.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Representações Sociais de vitória para atletas-jovens e as especificações de gênero. In: V Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira, 2012, Recife. Territórios interculturais de juventude, 2012.

9.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Representações Sociais da vitória/derrota para atletas do esporte de alto rendimento. In: VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2011, Vitória. Teoria das Representações Sociais - 50 anos: memórias, desafios contemporâneos e perspectivas. Vitória: GM Editora, 2011.

10.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Representações Sociais da vitória/derrota: os sentidos compartilhados por atletas do esporte de alto rendimento em situações competitivas. In: XVI Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011, Recife. Livro de Resumos do XVI Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011.

11.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Adolescência e esporte competitivo: um estudo de caso a partir da Rede de Significações. In: XVI Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011, Recife. Livro de Resumos do XVI Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
AMBLARD, I.. Interações psico-sociais na prática de exercício físico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
AMBLARD, I.. Psicologia do Esporte: área interdisciplinar?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Atividades físicas de lazer promotoras do desenvolvimento humano: o caso da corrida de rua. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Sentidos de liberdade nas representações sociais de corredores de rua. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AMBLARD, I.. Aspectos psicobiológicos nas diferentes áreas da Educação Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
AMBLARD, I.. Alto rendimento e esporte olímpico: pesquisa e intervenção interdisciplinar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. ; MACHADO, A. A. . Sentidos de vitória/derrota para atletas adolescentes do alto rendimento e os aprendizados sobre espírito esportivo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
AMBLARD, I.. A intervenção da psicologia na conquista de resultados para a saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, B. G. ; ZAIDAN, N. ; AMBLARD, I. . Intervenção Psicológica e Social com Árbitros de Futebol de Campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, B. G. ; AMBLARD, I. . Fatores Geradores de Estresse Psíquico nos Árbitros de Futebol: contribuições da avaliação psicológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
AMBLARD, I.. Avaliação psicológica no esporte: O que é? Para quem? A quem serve?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. ; SILVA, E. V. ; PEREIRA, F. . A relação representações sociais e identidade: constructos e tensionamentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Identidade e Representações Sociais de atletas maratonistas amadores e profissionais no contexto esportivo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
NUNES, L. S. ; AMBLARD, I. . A importância da intervenção psicológica na prevenção e tratamento de lesões em atletas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
NOGUEIRA, E. ; AMBLARD, I. . A importância da inteligência emocional no desempenho esportivo de atletas do alto rendimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
SILVA, W. L. C. ; AMBLARD, I. . A influência de aspectos sociais e econômicos na agressão das torcidas organizadas de futebol. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Teoria das Representações Sociais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
AMBLARD, I.. Psicologia do Esporte e o Trabalho Multidisciplinar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Processos Avaliativos e suas Repercussões no Desenvolvimento Humano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
AMBLARD, I.. Avaliação de sucesso e de fracasso nos esportes de alto desempenho segundo atletas-adolescentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
AMBLARD, I.. Importância da equipe multidisciplinar no esporte de alto rendimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
AMBLARD, I.. Psicologia do Esporte para além da competição. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
AMBLARD, I.. De Corpo e Alma: influência das emoções no desempenho esportivo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
AMBLARD, I.. Introdução a Psicologia do Esporte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
AMBLARD, I.. A importância da Avaliação na Psicologia do Esporte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
AMBLARD, I.. A Teoria das Representações Sociais e articulações teórico-metodológicas em Estudos sobre famílias, gênero e sexualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
AMBLARD, I.. Avaliação Psicológica no Tênis: um estudo de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
AMBLARD, I.. Psicologia do Esporte: novos desafios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
AMBLARD, I.. Psicologia do Esporte e possibilidades de intervenção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
AMBLARD, I.. 'A GENTE ANDA COM O BOM E O MAU AO LADO...': representações sociais da vitória/derrota segundo os atletas do esporte de alto rendimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
AMBLARD, I.; SANTOS, A. ; SILVA, D. ; CRUZ, E. ; MARINHO, F. ; SILVA, F. ; SILVA, R. . Motivação para prática da Educação Física na terceira idade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
AMBLARD, I.; SILVA, D. ; SOUZA, D. ; AMARAL, J. ; OLIVEIRA, M. ; READ, P. ; CAVALCANTE, S. . Violência no futebol profissional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

33.
AMBLARD, I.; CRIMELE, A. ; LIMA, I. M. P. ; SARAIVA, M. ; SANTANA, W. . Os benefícios da atividade física na prevenção da depressão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

34.
AMBLARD, I.; SOUZA, H. ; GUEDES, M. ; SILVA, M. ; DAIANE, Y. . Atividade física e seus benefícios na prevenção do câncer de mama. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

35.
AMBLARD, I.; ALVES, S. ; SILVA, A. ; ANDRADE, J. ; SILVA FILHO, J. C. ; SILVA, M. R. . Motivação do idoso na prática de musculação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

36.
AMBLARD, I.; EMMANUEL, I. ; DARC, J. ; ABRAHAO, M. D. ; PRUDENTE, N. ; CORUSO, S. . Os benefícios da atividade física para combater o estresse. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . O Protagonismo do Atleta-Adolescente no Esporte de Alto Rendimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Práticas de Cuidado entre Pais-Filhos do Esporte de Alto Rendimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Representações Sociais de Vítória para Atletas-Jovens e as Especificações de Gênero. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

40.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Resiliência e Experiência de Derrota dos Atletas no Esporte de Alto Rendimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

41.
AMBLARD, I.. Avaliação Psicológica nas Organizações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
AMBLARD, I.. Avaliação em Psicologia do Esporte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

43.
AMBLARD, I.. Educação e Direitos Humanos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

44.
AMBLARD, I.. Saberes e Exercício da Psicologia: visões interdisciplinares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
AMBLARD, I.. Formação Profissional em Psicologia do Esporte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

46.
AMBLARD, I.. Adolescência e Esporte Competitivo: um estudo de caso a partir da Rede de Significações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

47.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Representações Sociais da Vitória/Derrota: os sentidos compartilhados por atletas do esporte de alto rendimento em situações competitivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

48.
AMBLARD, I.. Avaliação Psicológica no Esporte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
AMBLARD, I.. A Psicologia do Esporte como Área de Intervenção do Psicólogo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
AMBLARD, I.. O Significado da Premiação para o Atleta. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

51.
AMBLARD, I.. Adolescência e Esporte Competitivo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
AMBLARD, I.; VIEIRA, R. . Como eu faço: avaliação psicológica no esporte. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
VIEIRA, R. ; AMBLARD, I. . A Preparação Psicológica no Esporte. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
LOPES, C. ; AMBLARD, I. ; VIEIRA, R. . A Intervenção Psicológica no Período Competitivo na Natação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

55.
AMBLARD, I.. A Psicologia do Esporte no Alto Rendimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AMBLARD, I.. Copa do Mundo. 2014.

2.
AMBLARD, I.; VICTORIO, E. ; BISPO, J. . Ponto de Vista. 2014.

Redes sociais, websites e blogs
1.
AMBLARD, I.; FLEURY, S. . Blog do Torcedor. 2013; Tema: Sequência de clássicos pode surtir efeito positivo para o Santa Cruz. (Blog).

2.
AMBLARD, I.. ASCOM UFPE. 2012; Tema: Atletas de alto rendimento aprendem com derrota. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMBLARD, I.. Aplicações da Psicologia com Atletas Profissionais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
AMBLARD, I.. Educação Física e Esportes: novos caminhos. 2017. (Editoração/Livro).

3.
AMBLARD, I.. Psicologia do esporte: perspectivas de atuação na escola. 2017. (Editoração/Livro).

4.
AMBLARD, I.. Educação Física na Adolescência. 2017. (Editoração/Livro).

5.
AMBLARD, I.. X Jornada Internacional sobre Representações Sociais e VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2017. (Debatedora de mesa redonda).

6.
AMBLARD, I.. X Jornada Internacional sobre Representações Sociais e VII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2017. (Coordenadora de sessão).

7.
AMBLARD, I.. Avaliação psicológica no esporte. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
AMBLARD, I.. XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. 2016. (Coordenadora de Sessão).

9.
AMBLARD, I.. Introdução a Psicologia do Esporte. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
AMBLARD, I.. Introdução a Psicologia do Esporte. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
AMBLARD, I.. II Simpósio de Educação Física - Qualidade de Vida e Atividade Física: espaços públicos e tendências atuais. 2013. (Avaliadora de Pôster).

12.
AMBLARD, I.. V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. 2012. (Avaliadora de Pôster).

13.
AMBLARD, I.. V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. 2012. (Mediação de Comunicação Oral).

14.
AMBLARD, I.. Seminário Pernambucano 'A Educação Medicalizada'. 2012. (Coordenadora/Debatedora).

15.
AMBLARD, I.. II Simpósio Pernambucano de Psicologia do Esporte. 2012. (Coordenadora de Conferência).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
CRUZ, F. M. L.; AMBLARD, I.; FERNANDEZ, E. M. C.. Participação em banca de Thaíris Ferreira de Arruda. Juventude e Lazer: sentidos compartilhados por jovens de áreas pobres da cidade do Recife/PE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
CRUZ, F. M. L.; AMBLARD, I.; FERNANDEZ, E. M. C.. Participação em banca de Júlia Remígio Marques. Sentidos de cultura compartilhados pela juventude de baixa renda em Recife/PE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRUZ, F. M. L.; ARAÚJO, C. M.; AMBLARD, I.. Participação em banca de Aglaíris Silva, Avani da Silva, Carla Suellen Martins.Docência: entrada e permanência na carreira e as implicações na relação professor-aluno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
AMBLARD, I.. Participação em banca de Mário Oliveira.Iniciação na modalidade handebol: uma análise da eficácia do sistema individual e jogos na categoria mirim. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

3.
AMBLARD, I.. Participação em banca de Thaís Bonifácio.Análise do desenvolvimento motor e habilidade motora através do método global e parcial no handebol em crianças de 10 a 15 anos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

4.
AMBLARD, I.. Participação em banca de Felipe Messias Bezerra da Silva.Efeitos do treinamento funcional na melhoria da qualidade de vida do idoso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

5.
AMBLARD, I.. Participação em banca de Durval Marinho da Silva Filho.Os aspectos que influenciam os distúrbios de imagem corporal: vigorexia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

6.
AMBLARD, I.. Participação em banca de Cândido Dodô da Silva Neto.Treinamento de força na fase excêntrica para idosos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

7.
AMBLARD, I.. Participação em banca de José Hélio Cupertino e Carvalho.A Educação Física como ferramenta pedagógica no desenvolvimento psicomotor e social de pessoas com Síndrome de Down. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

8.
AMBLARD, I.. Participação em banca de Guilherme Barros da Silva.Futebol de Várzea: um denominador comum nos jogadores de elite. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

9.
AMBLARD, I.. Participação em banca de Robson Gomes.Efeito do treinamento funcional na melhoria das capacidades físicas em idosos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

10.
AMBLARD, I.. Participação em banca de Rafael Lucas dos Santos.Os benefícios do treinamento de froça em jovens. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

11.
AMBLARD, I.. Participação em banca de Marcela Arcoverde Harten Pinto.Efeitos do treinamento resistido em indivíduos com diabetes tipo 2. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

12.
AMBLARD, I.. Participação em banca de Izadora Sabrine de Brito Costa.Gestão Esportiva: competências para o gestor em eventos esportivos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

13.
AMBLARD, I.. Participação em banca de Ítalo Rodrigues.Análise e correlação dos indicadores físicosde performance, glicemia, perda hídrica e monitorização da percepção do esforço: um estudo da categoria sub-20 de futebol do Clube Náutico Capibaribe. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

14.
AMBLARD, I.. Participação em banca de Rodrigo Rodrigues Lourenço.Emergências de hipertermia durante corridas de rua em atletas profissionais e amadores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

15.
AMBLARD, I.. Participação em banca de Bruna do Rêgo Barros Andreolli.Aspectos positivos e negativos do Método Pilates na lombalgia crônica: uma revisão bibliográfica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau.

16.
AMBLARD, I.. Participação em banca de Aline Cireno Teobaldo.A influência da imagem corporal na qualidade de vida da mulher. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX International Congress and XVI Brazilian Congress of Sport Psychology. 2016. (Congresso).

2.
IX Jornada Internacional sobre Representações Sociais e VII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2015. (Outra).

3.
II Simpósio de Educação Física - Qualidade de Vida e Atividade Física: espaços públicos e tendências atuais.Avaliadora de Pôster. 2013. (Simpósio).

4.
I Seminário de Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia.Antropologia, Esportes e Sociabilidades. 2013. (Seminário).

5.
Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2013. (Outra).

6.
VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2013. (Outra).

7.
XV Congresso Brasileiro e VIII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício. 2013. (Congresso).

8.
2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.A Intervenção Psicológica em Atletas de Alto Rendimento em PE. 2012. (Outra).

9.
2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.A Avaliação Psicológica no Esporte com Atletas do Esporte de Alto Rendimento de Pernambuco. 2012. (Outra).

10.
Congresso Brasileiro de Psicologia & Adolescência. 2012. (Congresso).

11.
II Simpósio Pernambucano de Psicologia do Esporte.Neurociências aplicada a Psicologia do Esporte. 2012. (Simpósio).

12.
Seminário Pernambucano "A Educação Medicalizada".Medicalização: a quem interessa o como enfrentar essa questão?. 2012. (Seminário).

13.
V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Juventude, processos educativos e trabalho. 2012. (Simpósio).

14.
V Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira.Juventude, processos educativos e trabalho. 2012. (Simpósio).

15.
V Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira. 2012. (Simpósio).

16.
Seminário de Avaliação Psicológica. 2011. (Seminário).

17.
VII Jornada Internacional e da V Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. Representações Sociais da Vitória/Derrota para Atletas do Esporte de Alto Rendimento. 2011. (Congresso).

18.
Encontro da Psicologia Pernambucana Ciência e Profissão: Discutindo Referenciais na Diversidade da Prática. 2010. (Encontro).

19.
I Simpósio de Psicologia e Sociologia do Esporte de Pernambuco. 2010. (Simpósio).

20.
I Simpósio de Psicologia e Sociologia do Esporte de Pernambuco.O Significado da Premiação para o Atleta. 2010. (Simpósio).

21.
IV Seminário de Psicologia e Direitos Humanos: Universalizar Direitos em Contextos de Desigualdades. 2010. (Seminário).

22.
VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Representações Sociais do Sucesso/Derrota: os sentidos compartilhados por atletas em situações competitivas. 2010. (Seminário).

23.
XIV Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte. A visão dos pais sobre a Intervenção Psicológica na natação/PE. 2010. (Congresso).

24.
XIV Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte. A percepção dos técnicos de natação do Estado de Pernambuco sobre a Intervenção Psicológica. 2010. (Congresso).

25.
XIV Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte. 2010. (Congresso).

26.
I Curso de Extensão em Psicologia do Esporte. 2009. (Outra).

27.
XVI Simpósio sobre o Cérebro, III Simpósio Brasileiro de Neurociências Cognitivas e Comportamentais - "Neurociências e Esportes". 2008. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMBLARD, I.. III Simpósio Pernambucano de Psicologia do Esporte. 2015. (Outro).

2.
AMBLARD, I.. VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2013. (Outro).

3.
AMBLARD, I.. II Simpósio de Educação Física - Qualidade de Vida e Atividade Física: espaços públicos e tendências atuais. 2013. (Outro).

4.
AMBLARD, I.. II Simpósio Pernambucano de Psicologia do Esporte. 2012. (Outro).

5.
AMBLARD, I.. I Simpósio de Educação Física - Saúde, Lazer e Esporte. 2012. (Outro).

6.
AMBLARD, I.. II Reunião Científica do Laboratório de Psicologia do Esporte. 2008. (Outro).

7.
AMBLARD, I.. II Reunião Científica do Laboratório de Psicologia do Esporte. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bárbara Gayo de Oliveira Guimarães. "Bola em jogo": a intervenção psicológica com os árbitros de futebol sob o olhar da Gestalt Terapia. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Intervenções com Gestalt-terapia na Atualidade) - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fábia Maria Gonçalves da Silva. A prática da corrida de rua como intervenção para redução do sedentarismo: contribuições nos aspectos físicos e mentais. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Esportivo) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Isabela Amblard.

2.
Heitor Pintor Bezerra Leite. Sobre ser herói e imperfeito: um olhar na perspectiva junguiana sobre os atletas do alto rendimento. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Junguiana com Enfoque na Prática Clínica) - Faculdade Redentor. Orientador: Isabela Amblard.

3.
Marcela Pradines do Rêgo Barros. Motivação de atletas adolescentes: uma revisão bibliográfica. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Esportivo) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Isabela Amblard.

4.
Danilo Spinelli Lima. Especialização Esportiva Precoce: implicações no desenvolvimento infantil. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Esportivo) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Isabela Amblard.

5.
Jerônimo Correia de Morais. A psicologia na interface com a arbitragem esportiva: uma revisão sistemática. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Esportivo) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Isabela Amblard.

6.
Bárbara Gayo de O. Guimarães. Fatores Geradores de Estresse Psíquico nos Árbitros de Futebol: Contribuições da Avaliação Psicológica. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação Psicológica) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Isabela Amblard.

7.
Erick Bezerra de Menezes Matos. Relação dos pais com a prática esportiva de seus filhos: uma revisão de literatura. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Esportivo) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Isabela Amblard.

8.
Sérgio Gabriel dos Santos Silva. Motivação no treinamento esportivo escolar: implicações e possibilidades. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Esportivo) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Isabela Amblard.

9.
Caio Wallace Vieira da Silva. Fatores psicológicos geradores de estresse em jovens atletas de futebol. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Esportivo) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Isabela Amblard.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luana Soares da Silva e Marta Rejane da Silva Souza. Avaliação em larga escala e suas implicações na prática docente: a experiência de professores de uma escola da rede municipal da Vitória de Santo Antão - PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Isabela Amblard.

2.
Jordanno Ramos. Aspectos motivacionais na adesão ao programa de ginástica laboral. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau. Orientador: Isabela Amblard.

3.
Manuella de Oliveira. Análise do desenvolvimento motor e habilidade motora através do método global e parcial no handebol em crianças de 10 a 15 anos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau. Orientador: Isabela Amblard.

4.
Jorge Ricardo Menezes Santos. Vigorexia e a influência do profissional de Educação Física nas academias de ginástica e musculação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau. Orientador: Isabela Amblard.

5.
Yane Márcia Campos da Fonseca Marques. As mudanças nos formatos de prova do pentatlo moderno em Edições Olímpicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau. Orientador: Isabela Amblard.

6.
Camila de Lima Leal. A Psicologia do Esporte na preparação de atletas do alto rendimento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau. Orientador: Isabela Amblard.

7.
Roberta Dias. O jogo como ferramenta facilitadora no aprendizado de crianças e adolescentes para a prática esportiva coletiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Maurício de Nassau. Orientador: Isabela Amblard.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, C. ; AMBLARD, I. ; VIEIRA, R. . A Intervenção Psicológica no Período Competitivo na Natação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
AMBLARD, I.. Adolescência e Esporte Competitivo: um estudo de caso a partir da Rede de Significações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
AMBLARD, I.; CRUZ, F. M. L. . Representações Sociais da Vitória/Derrota: os sentidos compartilhados por atletas do esporte de alto rendimento em situações competitivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
OLIVEIRA, B. G. ; AMBLARD, I. . Fatores Geradores de Estresse Psíquico nos Árbitros de Futebol: contribuições da avaliação psicológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
AMBLARD, I.. Introdução a Psicologia do Esporte. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMBLARD, I.. II Simpósio Pernambucano de Psicologia do Esporte. 2012. (Outro).

2.
AMBLARD, I.. II Reunião Científica do Laboratório de Psicologia do Esporte. 2008. (Outro).

3.
AMBLARD, I.. III Simpósio Pernambucano de Psicologia do Esporte. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Representante dos professores substitutos nas reuniões de Pleno do Departamento de Psicologia e Orientação Educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (DPOE - UFPE). 

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Formação continuada didático-pedagógica de Professores da UFPE - NUFOPE e do Laboratório de Interação Humana - LABINT da UFPE. 

Participação no curso "As Pirâmides Coloridas de Pfister", ministrado pela Profa. Dra. Anna Elisa de Villemor-Amaral, com carga horária de 80 horas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 7:55:17