Brizabel Müller da Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7775674556404801
  • Última atualização do currículo em 23/03/2018


Possui graduação e Bacharelado em Economia Doméstica pela Universidade de Passo Fundo- UPF (1994), Especialização em Cooperativismo e Associativismo pela Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS (2001) Especialização em Gestão da Educação pela Universidade Federal do RS - UFRGS (2007), e Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUCRS (2011). Foi gestora pública na política de Assistência Social e Segurança Alimentar Nutricional com ênfase na implantação dos respectivos sistemas, no âmbito do Estado do RS e municipal na cidade de Porto Alegre, atuando na implantação dessas políticas seus programas e ações, estruturação e apoio à rede socioassistencial e protetiva. Tem experiência como docente e em organizações de Conferências, Seminários e Eventos dentro da temática das políticas sociais relacionadas. É colaboradora técnica do Instituto Harpya Harpia/MG/RS/POA, OSCIP que atua na defesa e promoção do direito humano ao alimento e à nutrição. Atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas de Segurança Alimentar Nutricional -NESANS da UFRGS/PGDR/, e exerce a função de Assessora de Gestão Social do Território Rural do Litoral/RS, bem como Assessora o Projeto EAN-SAN, em, Formação em Segurança Alimentar e Nutricional no Rio Grande do Sul: Observatório, Vulnerabilidade UFRGS/PGDR/MDS.2017/2019. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Brizabel Müller da Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, B. M.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Serviço Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Política de Segurança Alimentar e Nutricional e sua inserção ao Sistema Único de Assitência Social.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Dra. Gleny Terezinha Duro Guimarães.
Palavras-chave: segurança alimentar; Nutricional; Direitos Sociais; e Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Saúde humana e serviços sociais; Educação.
2006 - 2007
Especialização em Gestão na Educação. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Projeto Serviço de Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto.
Orientador: Carmem Maria Craidy.
1999 - 2000
Especialização em Especialização em Cooperativismo. (Carga Horária: 290h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Cooperativismo.
1990 - 1994
Graduação em Economia Doméstica.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Proposta e organização das Conferências Municipais e Estaduais de Segurança Alimentar Sustentável no Rio Grande do Sul.
Orientador: Cleusa B. Oliveira Veloso.
1975 - 1977
Graduação em Artes Práticas (1º Grau).
Faculdde de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí, FFCLI, Brasil.
1972 - 1974
Ensino Médio (2º grau).
Escola Normal Nossa Senhora da Pompéia, ENNSP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Extensão para Profº em EAD.. (Carga horária: 80h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2012 - 2012
Planejamento Estratégico. (Carga horária: 18h).
Universidade Corporativa do DMAE, UNIDAMAE, Brasil.
2012 - 2012
Gestor de Projetos. (Carga horária: 20h).
Universidade Corporativa do DMAE, UNIDAMAE, Brasil.
2012 - 2012
Gestão de Contratos. (Carga horária: 28h).
Universidade Corporativa do DMAE, UNIDMAE, Brasil.


Atuação Profissional



Departamento Municipal de Água e Esgoto, DMAE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo em Comissão, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Líderou Equipe de Saúde do Departamento. Setor ligado GPES (Gerência de Gestão de Pessoas - RH) dentro da estrutura da Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho. Coordenou uma equipe multidisciplinar de saúde, médicos, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, que tratam da saúde e qualidade de vida dos servidores do DMAE. O principal programa é o DMAE+Saudável, em parceria com o SESI-RS, com metodologia da UNODOC, que trata sobre o uso de álcool e drogas no ambiente do trabalho e da família.


INSTITUTO HARPIA HARPYA, IHH, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Técnico do Instituto Harpya Harpia/SP
Outras informações
O Instituto Harpya Harpia é uma OSCIP que trabalha com a promoção e defesa do direito humano ao alimento e a nutrição, contribuindo para a participação social na defesa desse direito, e pelo fortalecimento da democracia. Participa da criação e implementação de um Centro Virtual de Convergência em Segurança Alimentar Nutricional Sustentável, usando tecnologia de computação em nuvem, claud computer, com a PROCEMPA, Empresa de Processamentos de Dados da PM. Elaboração de diagnóstico das políticas intersetoriais, que compõem a política de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável, como subsidio e contribuição ao Plano de SANS do Distrito Federal em 2012, através da Casa Civil do Governo do DF, em Brasília. Participou da organização e do Comitê Científico do Simpósio Internacional sobre Alimento e Nutrição no Contexto dos Objetivos do Milênio, realizado de 05 à 08 de maio de 2014, junto ao IHU- Insituto Humanitas da Universidade do Vale dos Sinos- UNISINOS. Participa atualmente de ciclo de formação realizado pela Cáritas Regional Sul, sobre o tema da Campanha da Cáritas Internacional ¨Uma família humana ¨Pão e justiça para todos. Abordagem da Política Pública de Segurança Alimentar e Nutricional, contexto e historicidade.


SECRETARIA MUNICIPAL DA SAUDE, SMS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coord. Técnica dos Projetos Especiais SMS/POA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação Técnica de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, na política de saúde básica, e conselheira da secretaria de saúde do município no Conselho Municipal de Saúde, exercendo nesse período a vice-coordenação desse conselho representando o gestor público.

Atividades

03/2009 - 03/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Saúde, .

Cargo ou função
Vice presidente do Conselho.

Fundação de Assistência Social e Cidadania, FASC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Presidente/Cargo de Confiança, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A FASC é o órgão gestor da Assistência Social em Porto Alegre, a função de Presidente tem o status de Secretário Municipal, tendo exercido a presidência por um período de três anos e oito meses até o término desse mandato municipal, em 2008. Criou e implantou programas relativos à Política de Assistência Social, na implantação do SUAS, com a universidade PUCRS. Realizou capacitação de longa duração com essa universidade tanto para a sociedade civil, para a rede socioassistencial, bem como para servidores da assistência social visando a implantação do SUAS. Coordenou o desenvolvimento de Programas com a universidade Federal do RS, UFRGS para a política protetiva em relação à criança e adolescentes em situação de rua, e população adulta em vulnerabilidade social realizando pesquisas na área, e publicação.(UFRGS) Criou e implantou o Programa Ação Rua com foco nas crianças e adolescentes em situação de rua. Coordenou Programa de Proteção à Criança e Adolescente com financiamento do BNDES para a região Metropolitana.

Atividades

8/2005 - 12/2008
Direção e administração, Diretoria, .

Cargo ou função
Presidente.

Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, STCAS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo de Confiança, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Criou e coordenou o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, órgão executor da política de Segurança Alimentar, vinculado a Secretaria do Trabalho Cidadania e Assistência Social do Governo Estadual. Implantou os Programas de Restaurantes Populares no RS, e demais programas ligados ao Fome Zero e a Política de SANS vigente, de forma intersetorial. Implantou o primeiro Conselho de Segurança Alimentar Estadual, exercendo a vice-presidência. Coordenou e implementou nesse período um Programa de Complementação Alimentar para as Comunidades Indígenas do RS, Caigangues e Guaranís com apoio e acompanhamento do Ministério Púbico Federal do RS. Coordenou a implantação de 3 (três) Consórcios de Segurança Alimentar no Estado, na Região Metropolitana, Região Centro, e Região das Missões, como representante do Governo do Estado do RS. Paritipou do Grupo de Trabalho que elaborou o ante-projeto de Lei para criar o Sistema de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável do Estado, que veio a ser aprovado e regulamentado no ano de 2007, pelo governo do estado.

Atividades

03/2002 - 07/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Segurança Alimentar, .

Cargo ou função
Vice presidente do CONSEA/RS.
04/2001 - 07/2005
Direção e administração, Departamento de Segurança Alimentar, .

Cargo ou função
Diretora Técnica do Departamento SANS.

Secretaria da Agricultura e Abastecimento, SEAA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Foi consultora para o Programa de Enfrentamento e alívio a pobreza na área rural, contemplando infraestrutura social básica, conservação ambiental, e geração de trabalho e renda. Participava em todos os processos de gestão, desde a qualificação, treinamento de equipes que executavam o programa através da EMATER/RS, negociações e discussões do programa com os especialistas do Banco Mundial junto à Coordenação do Programa do Governo Estadual, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do RS. Consultora Analista Técnico de Projetos.

Atividades

7/1997 - 6/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa Pró-Rural 2000, .

Cargo ou função
Prestação de Serviços de Consultoria à Coordenadoria de Alívio à Pobreza.

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, FGTAS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Cargo de Confiança, Carga horária: 40
Outras informações
Foi Presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente por duas gestões representando o Governo Estadual. Coordenou o grupo de trabalho do Governo que organizou e empossou a primeira diretoria do Conselho Estadual de Assistência Social, formalizando no estado os mecanismos de controle social dessa política. Auxiliou na descentralização política administratiava da assistência social no estado do RS

Atividades

8/1996 - 06/1998
Direção e administração, Diretoria Administrativa, .

Cargo ou função
Adjunto Técnico do Departamento de Assistência Social (DAS).
08/1996 - 06/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Administrativa, .

Cargo ou função
Presidente do Conselho Estadual da Criança do Adolescente - CEDICA.

Rede Pública Estadual de Ensino -RS, SEC -RS, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor concursado., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Foi professora concursada da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul, durante 15 (quinze) anos, na cidade de Ibirubá- RS, tendo atuado em sala de aula, como professora de currículo por atividades de 1ª `a 4ª série, bem como de 5ª à 8ª série atuou como professora de Técnicas Domésticas e Educação Artística. Neste período desenvolveu atividades extra curriculares com os alunos em projetos culturais na comunidade, e, em projetos de saúde para os alunos e a rede pública de saúde do município. Em 1992 quando mudou-se para a cidade de Porto Alegre, solicitou exoneração das funções de professora junto à Secretaria Estadual de Educação.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador., Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Alimentar -NESANS junto ao PGDR/UFRGS para o tema em apoio ao Projeto dos Territórios Rurais do Litoral e Campos de Cima da Serra. Assessor de Gestão Social do Território Rural do Litoral/RS.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul., UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista-FEENG/UFRGS, Enquadramento Funcional: Bolsista-FEENG/UFRGS., Carga horária: 30
Outras informações
Assessora do Projeto EAN-SAN Educação em Segurança Formação em Segurança Alimentar e Nutricional no Rio Grande do Sul: Observatório, Vulnerabilidade e SISAN, cujo objetivo central do Projeto é desenvolver ações de formação em municípios identificados pelo Mapeamento da Insegurança Alimentar e Nutricional (CAISAN, 2016), com graus distintos de vulnerabilidade social, visando contribuir na melhoria destes indicadores, bem como na implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolver atividades de Educação Alimentar e Nutricional de acesso universal por meio de ferramentas de Educação a Distância.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Segurança Alimentar Sustentável.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Segurança Alimentar Nutricional Sustentável: Compromisso de Estado, Conselho de Segurança AlimentarCONSEA/RS e Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social/RS.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROCHA, B. M.. Política de Segurança Alimentar Nutricional e sua inserção ao Sistema Único de Assistência social. 1ª. ed. Jundiaí: PACO Editorial, 2012. v. 120. 164p .

2.
ROCHA, B. M.; MONTANDON, A. H. S. ; LIMA, A. R. ; VERONESE, C. D. ; KROEFF, D. R. ; DORNELES, E. T. ; BULHOES, F. M. ; BECK, L. F. ; SANTANA, M. L. ; HESSEIN, N. E. ; NASCIMENTO, R. J. P. ; TERESINHA NETO, R. ; ANDRADE, R. B. ; VAZ, S. M. . Manual Operativo - Projetos de Suporte A. Porto Alegre/RS: RS Rural, 1999.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROCHA, B. M.; ROCHA, B. M. . Revisitando a História - A caminhada e luta contra a pobreza a miséria e a fome no Brasil. Jornal da Feira de Santa Maria: Uma experiência Aprendente e Ensinante., Santa Maria/RS, p. 01 - 059, 17 jul. 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, B. M.. Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Dornelles Spindola Aline ; Aguinsky Gershenson Beatriz ; Prates, Cruz Jane ; Mendes, Jussara Maria Rosa ; MENDES, J. M. R. ; Couto, Rojas Berenice ; Silva Marta Borba ; ROCHA, B. M. . Sistema Único de Assistência Social. Porto Alegre, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
MARQUES, C. M. ; ROCHA, B. M. . A Justiça Restaurativa no Âmbito da Assitência Social em Porto Alegre. Porto Alegre: Nova Prova, 2008 (Artigo em livro sobre Justiça Restaurativa e Assistência Social.).

3.
Schuch Patrice ; Magni Turra, Claudia ; Gehlen Ivaldo ; Dickel Kunde, Iara ; Ramos Alves, Ieda Cristina ; ROCHA, B. M. . Diversidade e Proteção Social:estudos quanti-qualitativos das populações de Porto Alegre. Porto Alegre, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROCHA, B. M.. Insegurança Alimentar é o resultado de um contexto político, social e econômico. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, B. M.. DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS - Módulo: Direitos Humanos e Promoção da Cidadania. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
ROCHA, B. M.. I Curso Fortalecimento do SISAN e da Educação Alimentar e Nutricional no RS 04 a 08/12/2017 - Hotel Embaixador - Porto Alegre ? RS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ROCHA, B. M.. I Curso Fortalecimento do SISAN e da Educação Alimentar e Nutricional no RS 04 a 08/12/2017 - Hotel Embaixador - Porto Alegre ? RS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Guimarães Gleny Terezinha Duro ; GUIMARAES, G. T. D. ; Hiray, Wanda ; Reus, João ; ROCHA, B. M. . Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto das Políticas Sociais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ROCHA, B. M.; REUS, J. N. ; HIRAI, W. . Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto das Políticas Sociais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ROCHA, B. M.. Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades - Inovação Democrática e Transformação Social para Cidades Inclusivas no Século 21. 2008. (Coordenador de Mesa Redonda).

7.
ROCHA, B. M. ; MADALOZZO, I. A. ; ROCHA, B. M. ; ROCHA, B. M. . Semana da Alimentação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ROCHA, B. L. ; SCHOROEDER, E. ; ROCHA, B. M. . Núcleo de Educação Alimentar e Saúde. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ROCHA, B. M.; MONTANA, M. . Capacitação em Segurança Alimentar. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
ROCHA, B. M.; MADALOZZO, I. A. ; MONTANA, M. . Semana da Alimentação. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
ROCHA, B. M.. Capacitação em Segurança Alimentar. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
ROCHA, B. M.. Eventos Alusivos ao Dia Mundial da Alimentação. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
ROCHA, B. M.. A Mulher Alimenta o Mundo. 1998. (Debatedora).

14.
ROCHA, B. M.. Seminário - O Trabalho Precoce no Rio Grande do Sul: efeitos sobre a saúde. 1997. (Coordenadora de Painel).

15.
ROCHA, B. M.. 1ª Cúpula Mundial da Alimentação em Roma. 1996. (Coordenadora de Comitê).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
COELHO, C. F. F.; LEIVAS, P. C.; OLIVEIRA, M. R. M.; DEUS, S. F. B.; ROCHA, B.M; ROCHA, B. M.; SEVERO, C.; ANDREATTA, C. M.; NEUTZLING, I.; MAIA, M.; MOELLI, M.; MONTANA, M.; CARIAS, C. P.; MENDES, S.. Membro da Comissão Científica do XV Simpósio Internacional IHU- Alimento e Nutrição no Contexto dos Objetivos do Milênio.. 2014. Universidade do Vale do Rio dos Sinos RS.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional.Política Pública de SAN- Histórico, conceitos, legislação e Sistema.. 2017. (Seminário).

2.
Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional..Histórico, Conceitos, Legislação e Sistema Público de SAN.. 2017. (Seminário).

3.
Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional..Política Pública de SAN- Conceitos, legislação, programas e Sistema.. 2017. (Seminário).

4.
Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional..Política Pública de SAN- Conceitos, legislação, programas e Sistema.. 2017. (Seminário).

5.
Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional..Política Pública de SAN- Histórico, conceitos, legislação e Sistema.. 2017. (Seminário).

6.
Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional..Segurança Alimentar e Nutricional: Histórico, Conceito e Sistema a partir da legislação do SISAN.. 2017. (Seminário).

7.
Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional..Segurança Alimentar e Nutricional: Histórico, Conceito e Sistema a partir da legislação do SISAN.. 2017. (Seminário).

8.
Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional..Segurança Alimentar e Nutricional: Histórico, Conceito e Sistema a partir da legislação do SISAN.. 2017. (Seminário).

9.
Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional..Segurança Alimentar e Nutricional: Histórico, Conceito e Sistema a partir da legislação do SISAN.. 2017. (Seminário).

10.
Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional..Segurança Alimentar e Nutricional: Histórico, Conceito e Sistema a partir da legislação do SISAN.. 2017. (Seminário).

11.
Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional..Política Pública de SAN- Histórico, conceitos, legislação e Sistema.. 2017. (Seminário).

12.
Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional..Segurança Alimentar e Nutricional: Histórico, Conceito e Sistema a partir da legislação do SISAN.. 2017. (Seminário).

13.
Atividade Acadêmica: Serviço Social na Contemporaneidade.¨Segurança Alimentar, políticas sociais e interdisciplinaridade¨. 2014. (Outra).

14.
Fórum Estadual Cáritas Brasileira-Região Sul.Desafios e Perspectivas de dinamização da Campanha Internacional ¨Uma família humana pão e justiça para todos e todas as pessoas¨.. 2014. (Encontro).

15.
Seminário Regional da Cáritas Diocesana de Sto. Ângelo.Segurança Alimentar e nutricional com ¨pão e justiça para todas as pessoas¨. 2014. (Seminário).

16.
XV Simpósio Internacional IHU - Alimento e Nutrição no Contexto dos Objetivos do Milênio..Coordenador de Mesa. 2014. (Simpósio).

17.
Reunião Descentralizada do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS. 2013. (Encontro).

18.
Seminário Internacional sobre Água,Irrigação e Produção de Alimentos. 2012. (Seminário).

19.
Extensão Comunitária-PUCRS.Organizador do Seminário ¨Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto das Políticas Sociais¨. 2009. (Seminário).

20.
Extensão Universitária -PUCRS.Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto das Políticas Sociais.. 2009. (Seminário).

21.
19ª Conferência Mundial de Serviço Social. 2008. (Outra).

22.
Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades.Inovação Democrática e Transformação Social para Cidades Inclusivas no Século 21. 2008. (Outra).

23.
X Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. 2008. (Encontro).

24.
X Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. 2008. (Encontro).

25.
IX Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social. 2007. (Encontro).

26.
Seminário Rede de Abrigos de Porto Alegre -MP.Um Olhar sobre a Realidade. 2007. (Seminário).

27.
VI Conferência Nacional de Assistência Social. 2007. (Outra).

28.
Encuentro Regional de Agricultura Urbana y Seguridad Alimenticia - Recogiendo Experiencias y Saberes: hacia la consctrucción de Políticas Integrales. 2006. (Encontro).

29.
Reunião Descentralizada e Ampliada do CNAS-Região Nordeste. 2006. (Outra).

30.
VIII Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. 2006. (Encontro).

31.
32º Sessão do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. 2005. (Outra).

32.
Capacitação em Vigilância Alimentar e Nutricional- CGPAN/DAB/SAS/MS. 2005. (Oficina).

33.
Grupo de Trabalho para elaboração proposta de Lei que cria o Sistema Estadual de SANS no RS.Secretária do GT que originou a Lei 12.861 de 18 de dezembro de 2007.. 2005. (Outra).

34.
I Seminário Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Região Centro Sul vel.Programas de SANS no Estado.. 2005. (Seminário).

35.
Seminário de Qualificação em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Região da Serra..Intersetorialidade em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. 2005. (Seminário).

36.
Ação de Extensão universitária- Núcleo de Educação Alimentar e Saúde..Integrante da Comissão Coordenadora.. 2004. (Encontro).

37.
Curso de Extensão Universitária.Capacitação em Segurança Alimentar. 2004. (Outra).

38.
Fórum Gaúcho Sobre a Saúde da Criança Indígena.Distribuição de Cestas Básicas: Etapa Emergencial. 2004. (Simpósio).

39.
I Encontro Nacional dos CONSADs- Consórcios de SANS.A Agenda para a Sustentábilidade. da. 2004. (Encontro).

40.
III Conferência Estadual de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável do RS. S.Painelista no Painel de abertura da Conferência de SANS/RS. 2004. (Outra).

41.
Semana da Alimentação RS.Membro da Comissão Organizadora do Evento.. 2004. (Encontro).

42.
Semana da Alimentação do RS.Painel Intersetorialidade das Políticas Públicas de SANS no RS.. 2003. (Outra).

43.
Semana da Alimentação do RS.Organizadora da Semana da Alimentação do RS/2003, na PUCRS.. 2003. (Outra).

44.
Seminário ¨Segurança Alimentar Nutricional Sustentável.Palestrante no Seminário sobre Segurança Alimentar Nutricional Sustentável ,promovido pelo IPA-Rede Metodista de Educação.. 2003. (Seminário).

45.
3º Salão de Extensão da UFRGS.Capacitação em Segurança Alimentar Nutricional - Mini Curso- Ministrante. 2002. (Oficina).

46.
2ª Conferência Estadual de Direitos Humanos. 2000. (Outra).

47.
1º Seminário Sobre Alimento e Cidadania.Debatedora no Painel ¨A Mulher Alimenta o Mundo¨. 1998. (Seminário).

48.
Encontro Estadual: por uma educação básica do campo. 1998. (Encontro).

49.
Eventos Alusivos ao Dia Mundial da Alimentação.Coordenadora do Evento- UFRGS- COEP-UNISINOS - AL- PUCRS e outros. 1998. (Seminário).

50.
Conferência Estadual da Criança e do Adolescente.Palestra de Abertura da Conferência tendo em vista ser a Presidente do Conselho.. 1997. (Outra).

51.
Encontro Regional Sul 'Assistência Social e os Direitos da Criança. 1997. (Encontro).

52.
O Trabalho Precoce no Rio Grande do Sul-Efeitos sobre a Saúde.Coordenadora de Painel sobre o tema do Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho do Adolescente no RS. 1997. (Seminário).

53.
Seminário Internacional Trabalho e Reordenamento Social - Desafio no Final do Século. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional em Tramandaí- Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

2.
ROCHA, B. M.. I Seminário de Segurança Alimentar Nutricional SAN-EAN de Morrinhos do Sul- Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

3.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional em Mostardas- Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

4.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional em Tavares-Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

5.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional em Arroio do Sal.-Território Rural do Litoral. 2017. (Outro).

6.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional em Capivari do Sul -Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

7.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional em Balneário Pinhal-Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

8.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional de Capão da Canoa- Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

9.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional em Caraá-Território Rural d o Litoral.. 2017. (Outro).

10.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional em Riozinho.Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

11.
ROCHA, B. M.. I Seminário de Segurança Alimentar Nutricional SAN-EAN de Torres- Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

12.
ROCHA, B. M.. I Seminário de Segurança Alimentar Nutricional SAN-EAN de Osório- Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

13.
ROCHA, B. L. ; BORBA, R. ; FROEHLICH, E. ; MEDIANEIRA, S. ; ROCHA, B. M. . ¨Encontros municipais sobre o direito humano ao alimento e à nutrição: uma diretriz básica para o desenvolvimento ¨.. 2015. (Outro).

14.
HUMANITAS, I. ; HARPYA, I. H. ; ROCHA, B. M. . XVSimpósio Internacional IHU ¨Alimento e Nutrição no contexto dos Objetivos do Milênio.. 2014. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ROCHA, B. M.. Política de Segurança Alimentar Nutricional e sua inserção ao Sistema Único de Assistência social. 1ª. ed. Jundiaí: PACO Editorial, 2012. v. 120. 164p .


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROCHA, B. M.; ROCHA, B. M. . Revisitando a História - A caminhada e luta contra a pobreza a miséria e a fome no Brasil. Jornal da Feira de Santa Maria: Uma experiência Aprendente e Ensinante., Santa Maria/RS, p. 01 - 059, 17 jul. 2014.


Cursos de curta duração ministrados
1.
ROCHA, B. M.. DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS - Módulo: Direitos Humanos e Promoção da Cidadania. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
ROCHA, B. M.. I Curso Fortalecimento do SISAN e da Educação Alimentar e Nutricional no RS 04 a 08/12/2017 - Hotel Embaixador - Porto Alegre ? RS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ROCHA, B. M.. I Curso Fortalecimento do SISAN e da Educação Alimentar e Nutricional no RS 04 a 08/12/2017 - Hotel Embaixador - Porto Alegre ? RS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROCHA, B. M.. Insegurança Alimentar é o resultado de um contexto político, social e econômico. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HUMANITAS, I. ; HARPYA, I. H. ; ROCHA, B. M. . XVSimpósio Internacional IHU ¨Alimento e Nutrição no contexto dos Objetivos do Milênio.. 2014. (Outro).

2.
ROCHA, B. L. ; BORBA, R. ; FROEHLICH, E. ; MEDIANEIRA, S. ; ROCHA, B. M. . ¨Encontros municipais sobre o direito humano ao alimento e à nutrição: uma diretriz básica para o desenvolvimento ¨.. 2015. (Outro).

3.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional em Tramandaí- Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

4.
ROCHA, B. M.. I Seminário de Segurança Alimentar Nutricional SAN-EAN de Morrinhos do Sul- Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

5.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional em Mostardas- Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

6.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional em Tavares-Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

7.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional em Arroio do Sal.-Território Rural do Litoral. 2017. (Outro).

8.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional em Capivari do Sul -Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

9.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional em Balneário Pinhal-Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

10.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional de Capão da Canoa- Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

11.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional em Caraá-Território Rural d o Litoral.. 2017. (Outro).

12.
ROCHA, B. M.. Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional em Riozinho.Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

13.
ROCHA, B. M.. I Seminário de Segurança Alimentar Nutricional SAN-EAN de Torres- Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).

14.
ROCHA, B. M.. I Seminário de Segurança Alimentar Nutricional SAN-EAN de Osório- Território Rural do Litoral.. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 12:33:35