Cibele Palopoli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7951120044534973
  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Professora do curso de Licenciatura em Música da Universidade Católica de Santos nas disciplinas Música na Cultura Popular, Percepção Musical e Metodologia da Pesquisa. Doutora em Música (área de Musicologia) pela Universidade de São Paulo (USP, 2014-2018), Cibele Palopoli é Mestre em Artes (Processos de Criação Musical, 2011-2013) e Bacharel em Música (flauta transversal, 2007-2010), ambos pela mesma instituição, tendo sido bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Durante o mestrado, realizou parte do curso no King's College London, com fomento da Bolsa de Mobilidade Estudantil Internacional do Grupo Santander. Com intensa atividade acadêmica, já apresentou comunicações em diversos congressos no Brasil e no exterior (Escócia, Irlanda, Lituânia, Portugal e Espanha). Pesquisadora nas áreas de Análise Musical e Música Popular Brasileira, tem como foco os seguintes temas: flauta transversal; Choro; séculos XX-XXI; Zé Barbeiro; Luciano Berio; Gilberto Mendes. Enquanto flautista atua regularmente no repertório erudito e popular, tendo realizado apresentações no Brasil e em diversos países, tais como Argentina, Moçambique, Inglaterra, Alemanha, Portugal e Estados Unidos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cibele Palopoli
Nome em citações bibliográficas
PALOPOLI, Cibele

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Católica de Santos.
Av. Conselheiro Nébias, 300
Vila Mathias
11015002 - Santos, SP - Brasil
Telefone: (13) 32055555
URL da Homepage: http://www.unisantos.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Música.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Violão velho, Choro novo: processos composicionais de Zé Barbeiro, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Adriana Lopes da Cunha Moreira.
Palavras-chave: Choro; Choro contemporâneo; Zé Barbeiro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2011 - 2013
Mestrado em Música.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estudo comparativo entre edições da Sequenza I para flauta solo de Luciano Berio: subsídios para a compreensão e interpretação da obra,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Adriana Lopes da Cunha Moreira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Sequenza I; Luciano Berio; Flauta solo; Música do século XX; Notação proporcional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
2012 - 2012
Aperfeiçoamento em Study Abroad & Exchange Programme.
King's College London, KCL, Inglaterra.
Título: Comparative study between editions of Sequenza I for solo flute by Luciano Berio: subsidies for the understanding and interpretation of the work. Ano de finalização: 2012.
Bolsista do(a): Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional, SANTANDER, Brasil.
2005 - 2011
Aperfeiçoamento em Flauta Transversal.
Escola Municipal de Música de São Paulo, EMM-SP, Brasil.
Título: Aulas de flauta com Rogério Wolf e José Ananias, teoria musical: Aída Machado e Marizilda Hein, Harmonia e Contraponto: Antônio Ribeiro, História da Música: Leonardo Martinelli, Música de Câmara: Rosana Civile, Fundamentos do Jazz: Débora Gurgel. Ano de finalização: 2011.
2007 - 2010
Graduação em Bacharelado em Música com Habilitação em Flauta.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Retrato I e Retrato II de Gilberto Mendes: análise e interpretação musical.
Orientador: Adriana Lopes da Cunha Moreira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Monte Serrat, CMS, Brasil.
2000 - 2003
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Irene Bargieri, CIB, Brasil.
1996 - 1999
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Nossa Senhora da Divina Providência, CNSDP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Cantos da floresta: a música no universo indígena brasileiro. (Carga horária: 12h).
VIII Simpósio Internacional de Musicologia, VIII SIM, Brasil.
2015 - 2015
Curadoria, direção e produção em espetáculos music. (Carga horária: 18h).
Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo, CPF, Brasil.
2014 - 2015
Alemão.
CAVC Idiomas, CAVC, Brasil.
2011 - 2014
Francês.
CAVC Idiomas, CAVC, Brasil.
2012 - 2012
flauta transversal popular com Eduardo Neves.
Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim, EMESP, Brasil.
2002 - 2005
Inglês.
Wizard, WIZARD, Brasil.
2001 - 2004
Musicalização; prática de conjunto musical.
Banda Musical Municipal de Peruíbe, BMMP, Brasil.


Atuação Profissional



World Heart Beat Music Academy (London), WHB, Inglaterra.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residência Artística
Outras informações
Fomento do Edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbios, da Secretaria da Economia Criativa (SEC), do Ministério da Cultura do Brasil (MinC).

Atividades

02/2015 - 04/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Flauta transversal
Música Brasileira
Música de Câmara

Opus: Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, OPUS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Normatização e Montagem

Atividades

02/2015 - 12/2015
Outras atividades técnico-científicas , Opus: Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Opus: Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

Atividade realizada
Normatização e montagem.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Docência, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Docência, Carga horária: 6

Atividades

03/2012 - 07/2012
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). Disciplina: Análise Musical III.
08/2011 - 12/2011
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). Disciplina: Percepção Musical IV. Departamento de Música da ECA/USP.

Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Peruíbe, PMEBP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Professora no Projeto "Alfabetizando e Musicalizando"


Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa II
Música na cultura popular II
Percepção musical II: som e corpo
Teoria musical e prática instrumental IV
Teoria musical e prática instrumental VI
02/2016 - 06/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música na cultura popular I
Percepção musical I: som e corpo
Teoria musical e prática instrumental III

Clube do Choro de Santos, CHORO DE SANTOS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica
Outras informações
Coordenação Pedagógica do Projeto Música e Cidadania



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Estudo comparativo entre edições da Sequenza I para flauta solo de Luciano Berio: subsídios para a compreensão e interpretação da obra
Descrição: O presente projeto propõe o estudo comparativo entre as duas edições da Sequenza I (1958) para flauta solo compostas pelo italiano Luciano Berio (1925-2003): a original, de 1958, publicada pela Editora Suvini Zerboni e que faz uso da notação proporcional, e a revisada pelo compositor, de 1992, publicada pela Universal Edition e escrita com notação tradicional. Objetivamos a comparação entre diferentes versões de uma mesma obra, colocando-nos tanto no papel de intérprete quanto de analista, buscando reflexões acerca das práticas interpretativas, com base tanto na Sequenza I, quanto em outras obras para flauta solo compostas nos séculos XX e XXI. Nesse contexto, nossa proposta justifica-se pelo esclarecimento de aspectos técnicos e estruturais em obras para flauta solo contemporâneas e por contribuir para a bibliografia sobre o assunto. A metodologia incluirá um levantamento bibliográfico acerca de análise musical, compreendendo a análise das duas edições da obra supracitada e de outras peças para flauta solo compostas na vigência dos séculos XX e XXI. A forma de análise dos resultados relacionará as informações obtidas através da pesquisa, com foco na análise e na interpretação musical.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Retrato I e Retrato II de Gilberto Mendes: análise e interpretação musical
Descrição: O presente projeto de Iniciação Científica propõe a análise e a interpretação musical de duas obras compostas pelo brasileiro Gilberto Mendes (n. 1922): Retrato I (1974), para flauta transversal e clarinete em si e Retrato II (1979), para duas flautas. Escritas na vigência de sua segunda fase composicional, ambas apresentam características associadas à música de vanguarda da época. Objetivamos buscar uma compreensão do universo composicional de Gilberto Mendes, além de estudar, analisar e elaborar uma interpretação musical coerente das peças em questão, para posteriormente gravá-las. Nesse contexto, nossa proposta justifica-se pelo esclarecimento de aspectos técnicos e estruturais em obras de Gilberto Mendes, por difundir a música brasileira contemporânea e contribuir para a bibliografia e discografia sobre o assunto. A metodologia incluirá um levantamento bibliográfico acerca de análise musical, história da música e composição brasileira no século XX, particularmente a obra musical e literária de Gilberto Mendes; estudo das peças à flauta; análise das técnicas composicionais utilizadas; entrevista com o compositor e gravação das obras. A forma de análise dos resultados relacionará as informações obtidas através da pesquisa, com foco na análise e interpretação musical das peças.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Menção Honrosa na área de Linguagem e Estruturação Musical / Teoria da Música / Sonologia, III Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM), do PPGM UNIRIO.
2011
Laureada como a melhor flautista da 29a. Oficina de Música de Curitiba, 29a. Oficina de Música de Curitiba.
2011
Grupo artístico: Ôctôctô - Suíte Serrana ? Sambas de Terreiro e de Enredo, 19o Programa Nascente.
2009
2º lugar na prova Duos de Câmara grupo III do XXVIII Concurso Latino Americano Rosa Mística, Centro de Educação Profissional Rosa Mística.
2009
Honra ao Mérito por apresentar ótimo desempenho na disciplina "Música de Câmara VI" do curso de graduação em Música, alcançando primeiro lugar, no primeiro semestre, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
2008
Honra ao Mérito por apresentar ótimo desempenho na disciplina "Música de Câmara I" do curso de graduação em Música, no primeiro semestre, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
2008
Honra ao Mérito por apresentar ótimo desempenho na disciplina "Música de Câmara IV" do curso de graduação em Música, alcançando segundo lugar, no segundo semestre, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
2007
Honra ao Mérito por apresentar ótimo desempenho na disciplina "Música de Câmara II" do curso de graduação em Música, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PALOPOLI, Cibele. Antônimo de 'tradicional' é o quê? O surgimento de novas nomenclaturas no contexto do Choro. In: VIII Simpósio Internacional de Musicologia, 2018, Pirenópolis, GO. Anais do VIII Simpósio Internacional de Musicologia, 2018.

2.
PALOPOLI, Cibele. Mais quebrado que macarrão na cesta básica, de Zé Barbeiro: re-contextualização da obra através do uso de métrica mista. In: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017, Campinas. Anais do XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM, 2017. p. 1-8.

3.
PALOPOLI, Cibele. Violão velho, Choro novo: biografia e produção musical de Zé Barbeiro. In: IV Jornada Acadêmica Discente do PPGMUS da ECA/USP, 2016, São Paulo, SP. Anais da IV Jornada Acadêmica Discente do PPGMUS da ECA/USP, 2016.

4.
PALOPOLI, Cibele. Colaboração intérprete-compositor: o contato de Luciano Berio com intérpretes flautistas e a composição da Sequenza I, para flauta solo. In: III Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM), 2014, Rio de Janeiro, RJ. Anais do III Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM). Rio de Janeiro, RJ: Anais do III Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM), 2014. p. 663-671.

5.
PALOPOLI, Cibele. Aspectos de organização melódica na Sequenza I, para flauta solo, de Luciano Berio. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM, 2013, Natal, RN. Anais do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM, 2013.

6.
PALOPOLI, Cibele. Comparative Rhythmic Study between Editions of Sequenza I for Solo Flute by Luciano Berio. In: 13th International Music Theory Conference PRINCIPLES OF MUSIC COMPOSING: The Phenomenon of Rhythm [MUSIKOS KOMPONAVIMO PRINCIPAI: ritmo fenomenas], 2013, Vilnius, Lituânia. XIII PRINCIPLES OF MUSIC COMPOSING: The Phenomenon of Rhythm [MUSIKOS KOMPONAVIMO PRINCIPAI: ritmo fenomenas]. Vilnius, Lituânia: Lietuvos muzikos ir teatro akademija, 2013. p. 70-78.

7.
PALOPOLI, Cibele. A exploração do virtuosismo na Sequenza I, para flauta solo, de Luciano Berio. In: IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2012, Ribeirão Preto, SP. Anais do IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2012. p. 263-270.

8.
PALOPOLI, Cibele. An Overview of Retrato I, by Gilberto Mendes: Quotations and the Influence of Film Music of the 1930s and 40s. In: International Conference on Music Semiotics in Memory of Raymond Monelle, 2012, Edinburgh, Escócia. N. Panos, V. Lympouridis, G. Athanasopoulos and P. Nelson (ed.) 2013, Proceedings of the International Conference on Music Semiotics in Memory of Raymond Monelle, (University of Edinburgh 2012). Edinburgh: International Project on Music and Dance Semiotics, 2012. p. 275-283.

9.
PALOPOLI, Cibele; MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha . Retrato II, para duas flautas, de Gilberto Mendes: Análise musical. In: XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM, 2011, Uberlândia, MG. Anais do XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM, 2011. p. 1687-1693.

10.
PALOPOLI, Cibele. Aspectos de comparação entre Retrato I e Retrato II de Gilberto Mendes: Análise musical. In: II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical 2011 / UNESP ? USP ? UNICAMP, ETAM, 2011, São Paulo. Anais do II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, ETAM, 2011. p. 234-247.

11.
PALOPOLI, Cibele; MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha . Retrato II, para duas flautas, de Gilberto Mendes: Análise musical. In: IV Evento Científico da Associação Brasileira de Flautistas, ABRAF, 2011, Maringá, PR. Anais do IV Evento Científico da Associação Brasileira de Flautistas, ABRAF, 2011. p. 49-59.

12.
PALOPOLI, Cibele; MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha . Retrato I, para flauta e clarinete, de Gilberto Mendes: Análise musical. In: XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM, 2010, Florianópolis, SC. Anais do XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM, 2010. p. 1148-1154.

13.
PALOPOLI, Cibele; MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha . Retrato I, para flauta e clarinete, de Gilberto Mendes: Análise musical. In: III Evento Científico da Associação Brasileira de Flautistas, ABRAF, 2010, Campinas, SP. Anais do III Evento Científico da Associação Brasileira de Flautistas, ABRAF, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PALOPOLI, Cibele. Crossed-Eyed Choro: Formal Deformations in Brazilian Choro. In: 7th International Workshop on Folk Music Analysis, 2017, Málaga, Espanha. Proceedings of the 7th International Workshop on Folk Music Analysis. Málaga, Espanha, 2017. p. 130-131.

2.
PALOPOLI, Cibele. Choro vesgo: deformações formais na obra de Zé Barbeiro. In: III Congresso da Associação Regional da América Latina e Caribe ARLAC-IMS, 2017, Santos. Caderno de Resumos do III Congresso da Associação Regional da América Latina e Caribe ARLAC-IMS, 2017.

3.
PALOPOLI, Cibele. The exploitation of virtuosity in Sequenza I, for solo flute, by Luciano Berio. In: Sixth Annual Society for Musicology in Ireland (SMI) Postgraduate Students' Conference, 2013, Dublin, Irlanda. Sixth Annual Society for Musicology in Ireland (SMI) Postgraduate Students' Conference, 2013.

4.
PALOPOLI, Cibele. Notação proporcional e sua utilização por Luciano Berio na Sequenza I para flauta solo. In: III ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA (ENIM), 2013, Cascais, Portugal. III ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA (ENIM), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
PALOPOLI, Cibele. Antônimo de 'tradicional' é o quê? O surgimento de novas nomenclaturas no contexto do Choro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PALOPOLI, Cibele. Mais quebrado que macarrão na cesta básica, de Zé Barbeiro: re-contextualização da obra através do uso de métrica mista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PALOPOLI, Cibele. Crossed-Eyed Choro: Formal Deformations in Brazilian Choro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PALOPOLI, Cibele. Choro vesgo: deformações formais na obra de Zé Barbeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PALOPOLI, Cibele. Apresentação do seminário Teoria das tópicas e música popular brasileira, junto ao Grupo de Pesquisa TRAMA, da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PALOPOLI, Cibele. Violão velho, Choro novo: biografia e produção musical de Zé Barbeiro. IV Jornada Acadêmica Discente do PPGMUS da ECA/USP. 30 de novembro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PALOPOLI, Cibele. Masterclass: Entre Bemóis e Sustenidos. Ministrada aos alunos do curso de graduação em Música da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) durante a V Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação. 21 de outubro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PALOPOLI, Cibele. Análise musical de obras de Gilberto Mendes e Luciano Berio. Palestra ministrada aos alunos da disciplina Análise Musical III do curso de graduação em Música da Universidade de São Paulo (USP). 15 de maio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PALOPOLI, Cibele. Análise musical do século XX: notação rítmica proporcional e música serial dodecafônica. Palestra ministrada aos alunos do curso de graduação em Música da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). 10 de outubro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PALOPOLI, Cibele. Colaboração intérprete-compositor: o contato de Luciano Berio com intérpretes flautistas e a composição da Sequenza I, para flauta solo. III Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PALOPOLI, Cibele. The exploitation of virtuosity in Sequenza I, for solo flute, by Luciano Berio. Sixth Annual SMI Postgraduate Students' Conference. Dublin: School of Music, University College Dublin. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PALOPOLI, Cibele. Comparative Rhythmic Study between Editions of Sequenza I for Solo Flute by Luciano Berio. 13th International Music Theory Conference PRINCIPLES OF MUSIC COMPOSING: The Phenomenon of Rhythm [MUSIKOS KOMPONAVIMO PRINCIPAI: ritmo fenomenas]. Vilnius, Lituânia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PALOPOLI, Cibele. Notação proporcional e sua utilização por Luciano Berio na Sequenza I para flauta solo. III ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA (ENIM, Cascais, Portugal). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PALOPOLI, Cibele. Aspectos de organização melódica na Sequenza I, para flauta solo, de Luciano Berio. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PALOPOLI, Cibele. A exploração do virtuosismo na Sequenza I, para flauta solo, de Luciano Berio. IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PALOPOLI, Cibele. An overview of Retrato I, by Gilberto Mendes: Quotations and the influence of film music of the 1930s and 40s. International Conference on Music Semiotics in Memory of Raymond Monelle. Edinburgh, Scotland. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PALOPOLI, Cibele; MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha . Retrato II, para duas flautas, de Gilberto Mendes: Análise musical. XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PALOPOLI, Cibele. Aspectos de comparação entre Retrato I e Retrato II de Gilberto Mendes: Análise musical. II ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEORIA E ANÁLISE MUSICAL UNESP-USP-UNICAMP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PALOPOLI, Cibele; MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha . Retrato I, para flauta e clarinete, de Gilberto Mendes: Análise Musical. III Evento Científico da Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF - Campinas, SP). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PALOPOLI, Cibele. Retrato I e Retrato II de Gilberto Mendes: análise e interpretação musical. II Encontro de Jovens Pesquisadores do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PALOPOLI, Cibele; MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha . Retrato I, para flauta e clarinete, de Gilberto Mendes: Análise musical. XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PALOPOLI, Cibele. Comitês de Pareceristas ad-hoc: IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, EITAM 4.. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PALOPOLI, Cibele; DALAROSSA, Daniel ; RAMOS, Pedro . Mesa 2: Novos rumos para o Choro - I Encontro Internacional do Choro em Santos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
NORONHA, Lina Maria Ribeiro ; PALOPOLI, Cibele ; GARCIA, Tânia . Milhaud e o cenário musical brasileiro. Diálogo no evento 'Darius Milhaud no Brasil: 100 anos de sua estadia e conexões com a música brasileira'. Sesc Santos. 3 de agosto. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
AMARAL, José de Almeida ; PALOPOLI, Cibele ; CAPELUPI, Edmilson ; SIMÃO, Gustavo ; SERAU, Paulo . Roda de escuta Chorando na Garoa: encontro inédito dos chorões com o acervo da discoteca Oneyda Alvarenga. 30 de abril. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
PALOPOLI, Cibele. Uma flautista brasileira em Londres: entrevista para o Canal Londres TV. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PALOPOLI, Cibele; BARCELLOS, Pepe ; PESSOA, Almir . Workshops sobre música brasileira em escolas primárias de Londres (Rutherford, Earlsfield, Swaffield, Riversdale e Sherringdale). Atividade realizada durante a residência artística na World Heart Beat Music Academy (Londres, Inglaterra). Apoio da Secretaria da Economia Criativa (SEC), do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), Edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbios. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha ; PALOPOLI, Cibele . Correção das avaliações da disciplina Percepção Musical I do Departamento de Música da ECA/USP. 2015. (Parecerista).

3.
PALOPOLI, Cibele. Comitê de pareceristas da disciplina Análise Musical III do Departamento de Música da ECA/USP. 2013. (Parecerista).

4.
PALOPOLI, Cibele. Comitê de pareceristas da disciplina Análise Musical III do Departamento de Música da ECA/USP. 2012. (Parecerista).

5.
PALOPOLI, Cibele. Comitê de pareceristas da disciplina Análise Musical II do Departamento de Música da ECA/USP. 2011. (Parecerista).

6.
PALOPOLI, Cibele. Correção das avaliações da disciplina Percepção Musical IV do Departamento de Música da ECA/USP. 2011. (Parecerista).

7.
PALOPOLI, Cibele. Comitê de pareceristas da disciplina Análise Musical III do Departamento de Música da ECA/USP. 2011. (Parecerista).


Produção artística/cultural
Música
1.
PALOPOLI, Cibele; OCTOCTO, G. . Gravação CD 'Oito' do grupo Ôctôctô. 2018. Registro Fonográfico.

2.
PALOPOLI, Cibele; BARBEIRO, Zé . Show: Tecendo o Choro com a participação do Araçá - Quarteto. Instituto Moreira Salles. 22 de abril. 2017. Interpretação.

3.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . Música na estrada: Ôctôctô no Teatro Metrópole. Taubaté. 2 de agosto.. 2017. Interpretação.

4.
PALOPOLI, Cibele; BARBEIRO, Zé ; MOTA, Rafael . CD Enaltecendo o Choro. 2017. Registro Fonográfico.

5.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . Ôctôctô na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Laboratório de Música de Câmara da USP (LAMUC). 1 de junho. 2017. Interpretação.

6.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . Ôctôctô na EMESP. 1 de junho. 2016. Interpretação.

7.
PALOPOLI, Cibele; BARBEIRO, Zé . Tecendo o Choro na Livraria Martins Fontes. 18 e 24 de fevereiro e 2 de março. 2016. Interpretação.

8.
PALOPOLI, Cibele; BARBEIRO, Zé . Oficina de Choro com Tecendo o Choro na 2a. Semana de Ritmo e Som da Unisantos. 9 de maio. 2016. Interpretação.

9.
PALOPOLI, Cibele; Clube do Choro de São Paulo . Roda feminina do Clube do Choro de São Paulo celebra o Dia da Mulher. 6 de março. 2016. Interpretação.

10.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . Concerto, palestra e oficinas na Banda Musical Municipal de Peruíbe. 15 e 16 de dezembro de 2016. 2016. Interpretação.

11.
PALOPOLI, Cibele; LOPES, Beto ; Orquestra Sinfônica Jovem da UniSantos . Estreia mundial do choro O castigo do peralta, de Beto Lopes, para flauta e orquestra de câmara. 8 de abril. 2016. Interpretação.

12.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . Nova Música. Ôctôctô. Fundação Ema Klabin. 8 de outubro. 2016. Interpretação.

13.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . Ôctôctô no Jazz B. 1 de setembro. 2016. Interpretação.

14.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . Grupo Ôctôctô: Álbum de Familia - Apresentação musical na Berklee College of Music, David Friend Recital Hall (Boston, EUA), como parte do Latin Music and Culture Celebration (LMCC). Apoio da Secretaria da Economia Criativa (SEC), do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), Edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbios. 21 de janeiro. 2015. Interpretação.

15.
PALOPOLI, Cibele; BARCELLOS, Pepe ; PESSOA, Almir ; World Heart Beat Music Academy . Brazilan Music in the Speaker's House, House of Commons. Concerto realizado durante a residência artística na World Heart Beat Music Academy (Londres, Inglaterra). Apoio da Secretaria da Economia Criativa (SEC), do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), Edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbios. 26 de fevereiro. 2015. Interpretação.

16.
PALOPOLI, Cibele; BARCELLOS, Pepe ; PESSOA, Almir ; World Heart Beat Music Academy . Brazilan Music in All England Club Wimbledon. Concerto realizado durante a residência artística na World Heart Beat Music Academy (Londres, Inglaterra). Apoio da Secretaria da Economia Criativa (SEC), do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), Edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbios. 12 de março. 2015. Interpretação.

17.
PALOPOLI, Cibele; BARCELLOS, Pepe ; PESSOA, Almir ; World Heart Beat Music Academy . Brazilian Music Concert featuring the World Heart Beat Music Academy's special Brazilian residents. Concerto realizado durante a residência artística na World Heart Beat Music Academy (Londres, Inglaterra). Apoio da Secretaria da Economia Criativa (SEC), do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), Edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbios. 20 de março. 2015. Interpretação.

18.
PALOPOLI, Cibele; BARCELLOS, Pepe ; PESSOA, Almir ; World Heart Beat Music Academy . Brazilan Music in the Embassy of Brazil in London. Concerto realizado durante a residência artística na World Heart Beat Music Academy (Londres, Inglaterra). Apoio da Secretaria da Economia Criativa (SEC), do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), Edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbios. 24 de março. 2015. Interpretação.

19.
PALOPOLI, Cibele; BARCELLOS, Pepe ; PESSOA, Almir ; World Heart Beat Music Academy . Brazilan Music Concert featuring the Academy's students and Brazilian Musicians. Concerto realizado durante a residência artística na World Heart Beat Music Academy (Londres, Inglaterra). Apoio da Secretaria da Economia Criativa (SEC), do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), Edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbios. 25 de março. 2015. Interpretação.

20.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . Ôctôctô no Auditório do SESC Vila Mariana 16 de outubro. 2015. Interpretação.

21.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . Ôctôctô no Jazz B 29 de outubro. 2015. Interpretação.

22.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . Apresentação musical no King's College London, Strand Campus, organizado pelo Music Department e King's Brazil Institute. Apoio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC), do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), Edital de Intercâmbio n.1/2015. 4 de dezembro. 2015. Interpretação.

23.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . Brazilian Music Workshop and Spirit of São Paulo Concert na World Heart Beat Music Academy (Londres). Apoio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC), do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), Edital de Intercâmbio n.1/2015. 3 de dezembro. 2015. Interpretação.

24.
PALOPOLI, Cibele; BARBEIRO, Zé . Tecendo o Choro no Sesc Vila Mariana. 25 de novembro. 2015. Interpretação.

25.
PALOPOLI, Cibele; Choro do Chapéu . Choro do Chapéu. Apresentações semanais aos domingos, de maio a setembro. 2015. Interpretação.

26.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . Turnê Europa 2014: de 7 a 28 de julho - Munique, ALEMANHA: Einstein Kultur; Blackbox, Gasteig; Streitfeld. Porto, PORTUGAL: Passos Manuel, Coliseu do Porto; Universidade do Porto; Garden Praça Lisboa. Apoio: Universidade de São Paulo (edital de Difusão e Intercâmbio Cultural e Científico 2013), Laboratório de Música de Câmara da ECA, Goethe-Institut e Departamento de Cultura de Munique. 2014. Interpretação.

27.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . Semana do Piano e Sopro do Conservatório de Cubatão. 14 de agosto. 2014. Interpretação.

28.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . Série Horizontes Musicais do GURI Santa Marcelina: CEU Curuça (14 de abril) e CEU Parque São Carlos (01 de setembro). 2014. Interpretação.

29.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . Concerto de lançamento do CD Ôctôctô. Associação Cultural Cachuera! 21 de abril. 2013. Interpretação.

30.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . Virada Cultural: Ôctôctô na Casa das Rosas. 18 de maio. 2013. Interpretação.

31.
PALOPOLI, Cibele; SANTOS, Antonio Eduardo . Programa Jovens Talentos da Associação dos amigos de Campos do Jordão. 21 de abril. 2012. Interpretação.

32.
PALOPOLI, Cibele; SANTOS, Antonio Eduardo . III Encontro Internacional de Música (FFCLRP/USP, Ribeirão Preto). 2012. Interpretação.

33.
PALOPOLI, Cibele; SYMPHONY ORCHESTRA, King's College London . KCLSO Poppy Appeal Concert. 'A London Symphony' de Vaughan Williams e Symphony n. 96, 'A Miracle', de Haydn. Great Hall, Strand Campus, King's College London. 2012. Interpretação.

34.
PALOPOLI, Cibele; WOOLF, A. ; TANGIAN, M. . 'Area 21', ensemble de música contemporânea. Obras de Hindemith, Gilberto Mendes, Villa-Lobos, Tom Coult e Tangian. Great Hall, Strand Campus, King's College London. 9 de dezembro. 2012. Interpretação.

35.
PALOPOLI, Cibele; Grupo Ôctôctô . CD Ôctôctô. 2012. Registro Fonográfico.

36.
PALOPOLI, Cibele; SANTOS, Antonio Eduardo . CD Porto e outros Trópicos (A Música que saiu de Santos). 2012. Registro Fonográfico.

37.
PALOPOLI, Cibele; SOUZA, Carlos Eduardo . XXI Congresso da ANPPOM - Retrato II, para duas flautas, de Gilberto Mendes. 2011. Interpretação.

38.
PALOPOLI, Cibele; SANTOS, Antonio Eduardo ; BERNARDES, Adriana . Mostra da Música Contemporânea, MUC. Teatro Guarany, Santos, SP. 2011. Interpretação.

39.
PALOPOLI, Cibele; SANTOS, Antonio Eduardo . Recital de Música de Câmara. Universidade Católica de Santos, UNISANTOS. 2011. Interpretação.

40.
PALOPOLI, Cibele; SANTOS, Antonio Eduardo . 7o Encontro Internacional de Música e Mídia. 2011. Interpretação.

41.
PALOPOLI, Cibele; SANTOS, Antonio Eduardo . Madrigal Ars Viva ? 50 anos. Pinacoteca Benedicto Calixto, Santos, SP. 2011. Interpretação.

42.
PALOPOLI, Cibele; BELÉM, Alice ; SOUZA, Carlos Eduardo ; BRAZ, José Luiz ; HILSDORF, Leonardo . Recital de Formatura - 07/12. 2010. Interpretação.

43.
PALOPOLI, Cibele; SOUZA, Carlos Eduardo ; BRAZ, José Luiz . Gravação ao vivo de obras do compositor Gilberto Mendes - 07/12. 2010. Interpretação.

44.
PALOPOLI, Cibele; Grupo de Choro da ECA . Apresentação com o Grupo de Choro da ECA no ?XIII Congresso de Ciências do Desporte e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa? (Maputo, Moçambique) - março/abril. 2010. Interpretação.

45.
PALOPOLI, Cibele; BELÉM, Alice . Concerto de Música de Câmara no IBUSP - 21/08. 2009. Interpretação.

46.
PALOPOLI, Cibele; BIAZIOLI, Ísis . Momento Cultural no Centro de Convenções Rebouças - 18/11. 2009. Interpretação.

47.
PALOPOLI, Cibele; MATARAZZO, G. C. ; FIDELES, J. G. A. . Tardes Musicais na Fundação Ema Gordon Klabin - 12/12. 2009. Interpretação.

48.
PALOPOLI, Cibele. Apresentação Musical no Festival Música Nova junto a Ensemble Opera Nova Zürich no 43º Festival Música Nova - 12 e 13/09. 2008. Interpretação.

49.
PALOPOLI, Cibele. Apresentação Musical no Festival Música Nova junto a Ensemble Opera Nova Zürich Teatro Juan de Vera em Corrientes (Argentina) - 16/09. 2008. Interpretação.

50.
PALOPOLI, Cibele. Gravação da trilha sonora para a "27ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente". 2008. Interpretação.

51.
PALOPOLI, Cibele; BIAZIOLI, Ísis ; MATARAZZO, G. C. . ?4° Encontro de Música e Mídia?: obras de Gilberto Mendes, Gilberto Gil e João Gilberto - 19/09. 2008. Interpretação.

52.
PALOPOLI, Cibele; Grupo de Choro da ECA . 2ª Etapa do programa ?Furnas Geração Musical III? na categoria de música instrumental brasileira. 2008. Interpretação.

53.
PALOPOLI, Cibele; Grupo de Choro da ECA . Música no MAC - 12/03. 2008. Interpretação.

54.
PALOPOLI, Cibele; BENATTI, Stefânia C. R. ; BIAZIOLI, Ísis ; OLIVEIRA, Rubens . Série Música do Meio-Dia no Memorial da América Latina: obras de Osvaldo Lacerda, Niel de Ponte e Edison Denisow - 08/04. 2008. Interpretação.

55.
Grupo de Choro da ECA ; PALOPOLI, Cibele . Museu de Arte Sacra dos Jesuítas - 13/04. 2008. Interpretação.

56.
PALOPOLI, Cibele; Grupo de Choro da ECA . Casa de Dona Yayá - 18/05 e 14/12. 2008. Interpretação.

57.
PALOPOLI, Cibele; BIAZIOLI, Ísis ; OLIVEIRA, Rubens . Recital de Música de Câmara no Instituto Butantan - Estréia das "Variações sobre um tema de Paganini" de Gilberto Agostinho. 2008. Interpretação.

58.
PALOPOLI, Cibele; BIAZIOLI, Ísis . Concerto de Abertura da Casa de Cultura Suely Vilela - 12/12. 2007. Interpretação.

59.
PALOPOLI, Cibele; BORDONI, Giuliano . Música de Câmara no IAG: obras de J.C. Pepusch, Pattápio Silva e Joaquín Rodrigo - 29/05. 2007. Interpretação.

60.
PALOPOLI, Cibele; BORDONI, Giuliano . Departamento de Música da ECA/USP: obras de Kaspar Fürstenau e Astor Piazzolla para flauta e violão - 06/06. 2007. Interpretação.

61.
PALOPOLI, Cibele; BORDONI, Giuliano . "Certos Concertos SESP-Santos": obras para flauta e violão - 05 e 19/08. 2007. Interpretação.

62.
PALOPOLI, Cibele; Grupo de Choro da ECA . Música de Câmara no IEB - 26/09. 2007. Interpretação.

63.
PALOPOLI, Cibele; Grupo de Choro da ECA . Série Música do Meio-Dia no Memorial da América Latina - 09/10. 2007. Interpretação.

64.
PALOPOLI, Cibele; BENATTI, Stefânia C. R. ; FERREIRA, Filipe ; CARRASQUEIRA, Antônio C. . 3ª Mostra de Cultura do Butantã: obras para quarteto de flautas - 19/10. 2007. Interpretação.

65.
PALOPOLI, Cibele; BIAZIOLI, Ísis . Série Música do Meio-Dia no Memorial da América Latina: obras de Pattápio Silva para flauta e piano - 23/10. 2007. Interpretação.

66.
PALOPOLI, Cibele. Participação junto a "Jazz Big Band". 2006. Interpretação.

67.
PALOPOLI, Cibele. Gravação do 2º CD da 'Banda Musical Municipal de Peruíbe'. 2002. Registro Fonográfico.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PALOPOLI, Cibele; CERQUEIRA, Ricardo Cardim de. Participação em banca de Guilherme José Noronha e Roger Iudi Fantinati Suuti.Ernesto Nazareth pelo violão de Raphael Rabello: uma aproximação do Choro e motivação para o seu ensino nas escolas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos.

2.
PALOPOLI, Cibele; CERQUEIRA, Ricardo Cardim de. Participação em banca de Mateus Alves Torrente.O universo em uma roda: análise antropológica de rodas de Choro de Santos, São Vicente e São Paulo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos.

3.
PALOPOLI, Cibele; CERQUEIRA, Ricardo Cardim de. Participação em banca de Nathan Furlan Valente.É Chorando que se aprende: o Choro na Educação Musical e social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos.

4.
BOHN, Graziela Pigatto; PALOPOLI, Cibele; TONI, Andressa. Participação em banca de Roseane Silva da Cruz.Translation of Singable Songs: uma análise fonológica da tradução de canções para teatro musical. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tradução e Interpretação) - Universidade Católica de Santos.

5.
CERQUEIRA, Ricardo Cardim de; PALOPOLI, Cibele. Participação em banca de Vitor Emanuel Guimarães Vieira da Silva.O ensino do Samba e do Baião na bateria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos.

6.
NORONHA, Lina Maria Ribeiro; PALOPOLI, Cibele. Participação em banca de Roberto Taylor Ferreira Filho.Estudo sobre o uso das cantigas de roda para o ensino de música na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos.

7.
NORONHA, Lina Maria Ribeiro; PALOPOLI, Cibele. Participação em banca de Severino Bittencourt de Barros.Método Sopro Novo de flauta doce: projeto para o ensino de flauta doce no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PALOPOLI, Cibele. Comissão Julgadora do 4º Festival Sociologia e Música da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). 2015. Universidade Católica de Santos.

2.
PALOPOLI, Cibele; AMARAL, Tânia; RAMOS, Mariza; BORGES, Gustavo Araújo; MACHADO, Mário. Comissão curadora para apresentação de propostas de shows do Clube do Choro de São Paulo para o mês de setembro. 2015. Clube do Choro de São Paulo.

3.
PALOPOLI, Cibele. Comissão Julgadora do 3º Festival Sociologia e Música da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). 2014. Universidade Católica de Santos.

4.
PALOPOLI, Cibele. Comissão Julgadora na primeira e na terceira fase do XVII Festival de Música nas Arcadas (FEMA). 2010. Centro Acadêmico XI de Agosto.

5.
PALOPOLI, Cibele. Comissão Julgadora na primeira fase do XVI Festival de Música nas Arcadas (FEMA). 2009. Centro Acadêmico XI de Agosto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Simpósio Internacional de Musicologia.Antônimo de "tradicional" é o quê? O surgimento de novas nomenclaturas no contexto do Choro. 2018. (Simpósio).

2.
19th Biennial Conference of the International Association for the Study of Popular Music (IASPM). 2017. (Congresso).

3.
7th International Workshop on Folk Music Analysis.Crossed-Eyed Choro: Formal Deformations in Brazilian Choro. 2017. (Oficina).

4.
9th European Music Analysis Conference (EuroMAC 9 ? IX CEAM). 2017. (Congresso).

5.
Darius Milhaud no Brasil.Milhaud e o cenário musical brasileiro. 2017. (Simpósio).

6.
III Congresso da Associação Regional da América Latina e Caribe ARLAC-IMS. Choro vesgo: deformações formais na obra de Zé Barbeiro. 2017. (Congresso).

7.
7º Festival Nacional de Choro do Rio de Janeiro. 2016. (Encontro).

8.
IV Jornada Acadêmica Discente do PPGMUS da ECA/USP.Violão velho, Choro novo: biografia e produção musical de Zé Barbeiro. 2016. (Seminário).

9.
Topical Encounters and Rhetorics of Identity in Latin American Art Music, University of Oxford. 2015. (Congresso).

10.
III Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM).Colaboração intérprete-compositor: o contato de Luciano Berio com intérpretes flautistas e a composição da Sequenza I, para flauta solo. 2014. (Simpósio).

11.
XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM. 2014. (Congresso).

12.
13th International Music Theory Conference PRINCIPLES OF MUSIC COMPOSING: The Phenomenon of Rhythm [MUSIKOS KOMPONAVIMO PRINCIPAI: ritmo fenomenas]. Comparative Rhythmic Study between Editions of Sequenza I for Solo Flute by Luciano Berio. 2013. (Congresso).

13.
III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical: "Dimensão Temporal na Análise Musical". 2013. (Encontro).

14.
III ENCONTRO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA (ENIM).Notação proporcional e sua utilização por Luciano Berio na Sequenza I para flauta solo. 2013. (Encontro).

15.
Sixth Annual Society for Musicology in Ireland (SMI) Postgraduate Students' Conference. The exploitation of virtuosity in Sequenza I, for solo flute, by Luciano Berio. 2013. (Congresso).

16.
Um dia de Flauta com a participação de Emmanuel Pahud, realizado pela Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF). 2013. (Encontro).

17.
XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM. Aspectos de organização melódica na Sequenza I, para flauta solo, de Luciano Berio. 2013. (Congresso).

18.
4ème Convention Française de la Flûte. 2012. (Encontro).

19.
II Festival Internacional Sesc de Música. 2012. (Oficina).

20.
International Conference on Music Semiotics in Memory of Raymond Monelle. An overview of Retrato I, by Gilberto Mendes: Quotations and the influence of film music of the 1930s and 40s. 2012. (Congresso).

21.
IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto.A exploração do virtuosismo na Sequenza I, para flauta solo, de Luciano Berio. 2012. (Encontro).

22.
29a. Oficina de Música de Curitiba. 2011. (Oficina).

23.
II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical: "Estrutura e Significado em Música".Aspectos de comparação entre Retrato I e Retrato II, de Gilberto Mendes: Análise musical. 2011. (Encontro).

24.
I Movimento Internacional de Música de Uberlândia, MIMU. 2011. (Outra).

25.
XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM. Retrato II, para duas flautas, de Gilberto Mendes: Análise musical. 2011. (Congresso).

26.
28a. Oficina de Música de Curitiba. 2010. (Oficina).

27.
II Encontro de Jovens Pesquisadores.Retrato I e Retrato II de Gilberto Mendes: análise e interpretação musical. 2010. (Encontro).

28.
III Evento Científico da Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF).Retrato I, para flauta e clarinete, de Gilberto Mendes: Análise Musical. 2010. (Simpósio).

29.
Participação como executante no masterclass ministrado pela flautista Amy Porter no 10o. Festival Internacional de Flautistas da Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF) em Campinas. 2010. (Outra).

30.
XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM. Retrato I, para flauta e clarinete, de Gilberto Mendes: análise musical. 2010. (Congresso).

31.
1º Encontro Internacional de Análise Musical UNESP-USP-UNICAMP. 2009. (Encontro).

32.
9º Festival de Música de Ourinhos. 2009. (Outra).

33.
Oficina de Sopros: OSESP Itinerante - Ourinhos. 2009. (Oficina).

34.
Participação como executante no masterclass ministrado pelo flautista Felix Renggli no 9º Festival Internacional de Flautistas da Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF) em Uberlândia. 2009. (Outra).

35.
Simpósio Internacional Villa-Lobos. 2009. (Simpósio).

36.
4º Encontro de Música e Mídia. 2008. (Encontro).

37.
Participação como executante no masterclass ministrado pela flautista Wendy Rolfe no Departamento de Música da ECA/USP. 2008. (Outra).

38.
Participação como executante no masterclass ministrado pelo flautista Michel Bellavance, promovido pela Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF), na Faculdade Cantareira em São Paulo. 2008. (Outra).

39.
Participação como executante no masterclass ministrado pelo flautista Raffaele Trevisani no Departamento de Música da ECA/USP. 2008. (Outra).

40.
17º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). 2007. (Congresso).

41.
Curso Internacional de Verão. 2007. (Oficina).

42.
Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra. 2007. (Encontro).

43.
Participação como executante no masterclass ministrado pelo flautista Anders Ljungar-Chapelon no 7º Festival Internacional de Flautistas da Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF) em São João del-Rei. 2007. (Outra).

44.
Participação como executante no masterclass ministrado pelo flautista Michel Bellavance, promovido pela Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF), em São Paulo. 2007. (Outra).

45.
3º Curso de Férias. 2006. (Outra).

46.
3º Encontro Internacional de Flautistas. 2005. (Encontro).

47.
Participação como executante no masterclass ministrado pela flautista Pia Kauffmanas em Santos. 2005. (Outra).

48.
Projeto Pró-Bandas. Itanhaém. 2005. (Oficina).

49.
Projeto Pró-Bandas. Peruíbe. 2005. (Oficina).

50.
Projeto Pró-Bandas. São Vicente. 2005. (Oficina).

51.
1º Encontro Internacional de Flautistas. 2003. (Encontro).

52.
23º Festival de Música de Londrina. 2003. (Outra).

53.
Projeto ?Campos das Artes?. 2002. (Outra).

54.
Projeto Pró-Bandas. Mongaguá. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PALOPOLI, Cibele; PIRES, Luiz . I Encontro Internacional do Choro em Santos. 2018. (Congresso).

2.
SANTOS, Antonio Eduardo ; PALOPOLI, Cibele . 2ª Semana de Ritmo e Som da Universidade Católica de Santos. 2016. (Outro).

3.
PALOPOLI, Cibele. Dia do Choro em Peruíbe: oficina de Choro e apresentação musical do Grupo de Choro da USP e dos alunos da Banda Musical Municipal de Peruíbe. 2015. (Outro).

4.
PALOPOLI, Cibele. Participação como monitora do III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical - Dimensão Temporal na Análise Musical: "Dimensão temporal na análise musical". 2013. (Congresso).

5.
PALOPOLI, Cibele. Participação como monitora do II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical: "Estrutura e Significado em Música". 2011. (Congresso).

6.
PALOPOLI, Cibele; Grupo de Choro da ECA . Dia Nacional do Choro na USP - 23/04. 2009. (Concerto).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mateus Alves Torrente. O universo em uma roda: análise antropológica de rodas de Choro de Santos, São Vicente e São Paulo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos. Orientador: Cibele Palopoli.

2.
Guilherme José Noronha e Roger Iudi Fantinati Suuti. Ernesto Nazareth pelo violão de Raphael Rabello: uma aproximação do Choro e motivação para o seu ensino nas escolas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos. Orientador: Cibele Palopoli.

3.
Nathan Furlan Valente. É Chorando que se aprende: o Choro na Educação Musical e social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Católica de Santos. Orientador: Cibele Palopoli.

Iniciação científica
1.
Larissa Vicentino Calasans. Projeto sincopado: identificação de cânones do repertório de Choro. 2017. Iniciação Científica - Universidade Católica de Santos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cibele Palopoli.

2.
Daniel Gutierrez Prado. Identificação de padrões rítmicos em Choros compostos entre 1910 e 1960. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Católica de Santos, Universidade Católica de Santos. Orientador: Cibele Palopoli.



Outras informações relevantes


Membro integrante da comissão diretora do Clube de Choro de São Paulo durante o primeiro semestre de 2016.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 5:18:09